Sei sulla pagina 1di 40

Curso distnCia

di s C ip l in a 8
Aes IntegrAdAs de urbAnIzAO de AssentAmentOs PrecrIOs

Mdulo 3

Operacionalizao das Intervenes Integradas em Assentamentos Precrios


trabalho social e participao
(projeto de trabalho tcnico social)

Professores: Tssia de Menezes Regino, Karla Sanches e Dbora Pastro Autoria do texto: Tssia Regino. Contribuies para o texto: Daniela Augusto, Dbora Pastro, Karla Sanches e Srgio Sampaio.

Mdulo 3

disCiplina 8

trabalho soCial e partiCipao (projeto de trabalho tcnico social)


Professores: Tssia de Menezes Regino, Karla Sanches e Dbora Pastro Autoria do texto: Tssia Regino. Contribuies para o texto: Daniela Augusto, Dbora Pastro, Karla Sanches e Srgio Sampaio.

1. introduo
Esta aula foi organizada com trs objetivos principais: sistematizar elementos importantes no processo de elaborao dos Projetos Tcnicos de Trabalho Social - PTS numa perspectiva participativa; refletir e compartilhar aprendizados sobre o processo de execuo do Trabalho Social em projetos urbanizao de assentamentos precrios, especialmente a partir do Programa Habitar Brasil-BID, quando o governo brasileiro passou a sistematizar instrumentos de orientao para o Trabalho Social associado a tais projetos; e compartilhar reflexes sobre a importncia e estratgias de integrao da ao das equipes multidisciplinares no processo de interlocuo com a populao junto s quais se desenvolve os trabalhos. Especificamente para os alunos e alunas que so integrantes das equipes sociais dos Projetos ou da CAIXA buscamos tambm apontar meios para ampliar as referncias conceituais e o repertrio de operacionalizao do PTS com informaes, experincias, instrumentos e atividades-chaves do Trabalho Social desde a fase de conhecimento da rea at a implementao, especialmente quanto ao processo de participao popular. A diversidade dos pblicos deste Curso reflete um dos desafios principais para o desenvolvimento de um Trabalho Social de qualidade, que a integrao dos conhecimentos e a viabilizao de abordagem efetivamente integrada das reas e seus problemas.
2

Ainda considerando o pblico do Curso - gestores e/ou executores de Projetos financiados pelo Governo Federal - vamos adotar como referncia na abordagem dos diversos sub-temas as orientaes do Ministrio das Cidades para o tema, o que significa dizer que, no obstante outros objetivos estratgicos que se possa ter, um objetivo especial desta aula tratar sobre elaborao e execuo de Projetos Elegveis segundo as regras vigentes do principal agente viabilizador de Programas e Projetos de Urbanizao de Assentamentos Precrios do pas, que o Ministrio das Cidades e seu Agente Operador, que a CAIXA. Tais regras esto contidas especialmente nos seguintes documentos: Instrues Especficas para Desenvolvimento de Trabalho Social em Intervenes de Urbanizao de Assentamentos Precrios - UAP1 e Caderno de Orientao Tcnico Social COTS 2, os quais so bibliografia complementar indispensvel para este curso e para o dia-a-dia do trabalho.

obJetiVos da aprendiZaGeM:
o aluno dever ser capaz de: Compreender e discutir o processo de formulao participativa do projeto de trabalho social em projetos de urbanizao de assentamentos precrios, bem como, os processos participativos associados formulao do projeto de interveno; Compreender e desenvolver os contedos bsicos, instrumentos e atividades-chaves do trabalho social a ser formulado para as etapas de implementao do projeto; refletir e identificar mecanismos de participao da populao no processo de urbanizao, desde a etapa de formulao de projeto at a fase ps-obras; e refletir sobre estratgias de integrao dos trabalhos no nvel institucional e junto comunidade nas dimenses fsicoambiental, jurdica e social de interveno.

1. Ministrio das Cidades. Instruo Normativa para Trabalho Social UAP, 2007. Disponvel em: http://www.cidades.gov.br/secretarias-nacionais/secretaria-de-habitacao/pac/instrucoes/Instrucao%20 Normativa%20para%20Trabalho%20Social%20UAP%20-%20versao%20final.pdf/view 2. CAIXA. Caderno de Orientao Tcnica Social COTS. Disponvel em: http://www.caixa.gov.br/habitacao/ operacoes_coletivas/programa_credito_solidario/orientacao_tecnica.asp

2. objetivos, referncas e Conceitos para a elaborao e implementao do plano de trabalho social pts
Neste Bloco sero debatidos os objetivos gerais e especficos do Trabalho Social nos Projetos, considerando as exigncias operacionais dos financiadores e referncias tcnicas e conceitos selecionados.

2.1 objetivos do trabalho social


2.1.1 Objetivo Geral:
Considerando o princpio de nortear-se pelas regras e diretrizes dos Programas em vigor, trazemos inicialmente a definio do Ministrio das Cidades quanto aos objetivos do Trabalho Social a ser desenvolvido que : viabilizar o exerccio da participao cidad e promover a melhoria de qualidade de vida das famlias beneficiadas pelo projeto, mediante trabalho educativo, favorecendo a organizao da populao, a educao sanitria e ambiental, a gesto comunitria e o desenvolvimento de aes que, de acordo com as necessidades das famlias, facilitem seu acesso ao trabalho e melhoria da renda familiar 3. Uma formulao mais ampla exige explicitar que nos Projetos de Urbanizao de Assentamentos Precrios, dadas as caractersticas de intervir em territrios constitudos, o PTS responde tambm a objetivos operacionais fundamentais para a viabilizao do projeto, que dizem respeito ao estabelecimento das mediaes sociais necessrias negociao do projeto de interveno fsica e ao desenvolvimento das obras e reassentamentos, quando previstos.

2.1.2 Objetivos Especficos:


Dentro desta formulao mais ampla e das referncias com as quais temos trabalhado, os principais objetivos especficos do Trabalho Social, parte dos quais esto formulados nas instrues normativas e documentos tcnicos j citados, podem ser assim sintetizados: a) Fomentar a ampliao da mobilizao e organizao da populao da rea por meio das atividades do projeto; b) Estabelecer os instrumentos de gesto participativa para deciso, monitoramento, acompanhamento e avaliao das diversas etapas de execuo do projeto, inclusive com a constituio da Instncia de Gesto Participativa/ Acompanhamento de Obras e Aes desde o momento inicial do Trabalho Social; c) Fortalecer as organizaes sociais existentes nas reas; d) Desenvolver aes de capacitao de lideranas, inclusive estimulando o surgimento de novas, durante todo o Projeto;
3. Ministrio das Cidades. Instruo Normativa para Trabalho Social UAP, 2007.

e) Estabelecer mecanismos de comunicao que assegurem a toda a populao o acesso s informaes sobre o projeto; f) Assegurar a participao das famlias nas decises de projeto e no acompanhamento das obras, inclusive estabelecendo pactos claros quanto aos critrios de cadastros, solues habitacionais, reassentamento e relocaes, quando for o caso; g) Desenvolver Aes de Educao Sanitria e Ambiental com vistas ampliao do conhecimento acerca do meio ambiente, ao fomento de atitudes e prticas, individuais e coletivas, ambientalmente sustentveis; h) Desenvolver aes de Gerao de Trabalho e Renda, a partir de uma anlise das demandas e do potencial econmico das regies, inclusive por meio da articulao de programas de Qualificao Profissional e Gerao de Emprego e Renda das Prefeituras e/ou Agentes da Sociedade Civil; i) Fomentar aes de enfrentamento das vulnerabilidades mapeadas e fortalecimento do patrimnio social das comunidades, especialmente quanto educao, sade, atendimento infncia, ateno a grupos em situaes de vulnerabilidade e relaes de vizinhana e solidariedade; j) Desenvolver Projeto de preparao e acompanhamento Ps-ocupao, com nfase no uso e ocupao adequada dos novos ambientes construdos ou urbanizados, estabelecimento de relaes positivas de conservao dos investimentos realizados e orientao quanto aos impactos dos novos gastos no oramento familiar e, quando for o caso, preparao e fortalecimento condominial; e k) Realizar avaliao ex-post da interveno considerando o ponto de vista do usurio e objetivos estratgicos do projeto.

os objetivos especficos devem ser formulados respeitando as exigncias do programa, mas considerando a realidade especifica de cada rea, populao, interveno proposta e os resultados pretendidos pelos promotores. portanto, o elenco acima apresentado apenas uma referncia.

2.2 Conceitos e referncias Metodolgicas importantes


Neste tpico apenas listamos algumas citaes de conceitos e referncias que sero abordados ao longo do tratamento das questes operacionais. Texto um pouco mais detalhado sobre o tema consta na Bibliografia Complementar desta aula.

a- Trabalho Social em Habitao - concebido como um conjunto de aes inclusivas


com carter socioeducativo, adequadas realidade scio-econmica e cultural da populao e s caractersticas da rea de interveno, afinadas com os princpios da Poltica Habitacional, com as diretrizes dos programas e desenvolvidas em articulao com todos os agentes sociais envolvidos nos processos de deciso, implantao e controle dos programas de moradia.4. Compe-se de um conjunto de processos e estratgias de informao, mobilizao, advocacy social, organizao e participao da populao, animao comunitria. So todos eles processos que do ancoragem as intervenes habitacionais propriamente ditas. (...).5

b- Metodologia de Interveno em Trabalho Social - Conjunto de processos,


estratgias e procedimentos tcnicos interventivos, eleitos a partir de pressupostos fundamentais disponibilizados por ampla base terico-metodolgicas e tico-politica e processados numa adequao s diversidades regionais 6.

c- Participao Popular - Processo que se constri coletivamente e que pressupe a existncia de


canais permanentes aonde um trabalho contnuo e sistemtico vai imprimindo uma nova configurao relao poder pblico/populao (...) e a criao de espaos pblicos em que se explicitem os conflitos, a partir dos quais critrios claros possam se tornar parmetros permanentes de negociao 7. Este precisa ser o objetivo estratgico do Trabalho Social nos projetos de urbanizao de assentamentos precrios. Fazendo um comparativo com as demais reas, podemos dizer que este um dos produtos que o Trabalho Social deve gerar: uma populao melhor organizada; e mais participativa e cidad.

Como est a participao nos projetos que voc est trabalhando?

4. Instituto de Estudos Especiais - PUC. Disponvel em: http://www.pucsp.br/iee/index.html 5. CARVALHO, Maria do Carmo Brant e PAZ, Rosangela Dias Oliveira. Conceitos bsicos avaliao, indicadores, descritores e Procedimentos metodolgicos. Apresentao no Seminrio Tcnico sobre ps-ocupao nos projetos integrados de urbanizao de assentamentos subnormais - UAS/HBB do Programa Habitar Brasil. Braslia, 2006. Ministrio das Cidades. Disponvel em http://www.cidades.gov. br/secretarias-nacionais/secretaria-de-habitacao/programas-e-acoes/hbb/biblioteca/avaliacao-de-pos-ocupacao/subsidios-paraavaliacao-de-pos-ocupacao/4-3%20-ProcessoConstrucaoIndicadoresSociaisAvaliacaoResultadosMariaCarmoBrantCarvalho.pdf 6. MESTRINER, Maria Luiza apud. BELFIORE WANDERLEY, Mariangela. Palestra: Polticas Pblicas e Trabalho Social: Polmicas em Debate. Proferida no Seminrio Internacional de Metodologias de Trabalho social, promovido pelo Instituto de Estudos Especiais/ PUC/SP, So Paulo , 21 a 23 /11/2006. 7. VILLAS BOAS, Renata. Os canais institucionais de participao popular - Participao Popular nos Governos Locais. Revista Plis, no. 14. So Paulo, Instituto Plis, 1994. pp.55-62.

d- Cidadania
Nesta aula distingue-se (...) a cidadania passiva aquela que outorgada pelo Estado, com a idia moral do favor e da tutela da cidadania ativa, aquela que institui o cidado como portador de direitos e deveres, mas, essencialmente, criador de direitos para abrir novos espaos de participao poltica 8.

e- Incluso/ Excluso Social


O conceito de excluso social hoje se confronta diretamente com a concepo de universalidade e com ela a dos direitos sociais e da cidadania. A excluso a negao da cidadania 9. evidente que uma poltica de incluso social algo muito mais amplo do que o objeto do Trabalho Social em Projetos de Urbanizao. Entretanto, importante ter-se a incluso como um objetivo e dar-se dimenso prtica dentro do campo de atuao e das prticas do Projeto. Dentre as muitas reflexes pertinentes sobre o tema, considero importante a leitura do texto do Mapa da Excluso/Incluso Social da Cidade de So Paulo10, acerca dos conceitos trabalhados na construo referencial da utopia da incluso social, os quais podem se constituir em importantes balizadores nas reflexes que nortearo a elaborao do Plano de Trabalho Social em relao a este tema.

e nos projetos que voc trabalha como esto as medidas voltadas para a incluso social?

f- Vulnerabilidade Social e Potencialidades


A vulnerabilidade pode ser entendida como a incapacidade de uma pessoa ou de um domiclio para aproveitar-se das oportunidades, disponveis em distintos mbitos scio-econmicos, para melhorar sua situao de bem-estar ou impedir sua deteriorao 11. As potencialidades esto inseridas aqui no conceito Patrimnio dos Pobres: um conjunto de elementos que garantem uma possibilidade de desenvolvimento 12s comunidades. O patrimnio dos pobres, portanto, so os meios de resistncia que podem ser mobilizados para fazer frente s privaes, os ativos (tanto os tangveis, quanto os no-tangveis), como: trabalho bens produtivos, moradia, relaes familiares; patrimnio social, como a organizao.

8. BENEVIDES, Maria Vitria. Palestra proferida no painel Quais so os fundamentos da democracia e de um novo poder?. Frum Nacional de Participao Popular. Disponvel em: http://www.dhnet.org.br/w3/fsmrn/fsm2002/paineis/benevides.html 9. SPOSSATI, Aldaza. Disponvel em: http://www.dpi.inpe.br/geopro/exclusao/exclusao.pdf 10. Mapa da excluso/ incluso social da cidade de So Paulo. Disponvel em: http://www.comciencia.br/reportagens/ppublicas/pp11.htm 11. KAZTMAN, R. Notas sobre la medicin de la vulnerabilidad social. Mxico: BID-BIRF-CEPAL, 2000. Borrador para discusin. 5 Taller regional, la medicin de la pobreza, mtodos e aplicaciones. Disponvel em: www.eclac.cl/deype/noticias/proyectos 12. Disponvel em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142003000200010

neste conceito, que vulnerabilidades e potencialidade voc mapeia na rea onde atua?

g- Plano de Trabalho Social como parte do planejamento de governo


Considero, ainda, importante registrar o entendimento de que o Projeto de Urbanizao de que tratamos e, por conseqncia, o seu Trabalho Social, uma ao de governo e no pode ser resultado apenas do compromisso individual ou das decises das equipes. Trabalhamos com o conceito de planejamento governamental contido no PESPlanejamento Estratgico Situacional, formulado por Carlos Matus, no qual o planejamento definido como um clculo que precede e preside a ao 13, e como uma ao contnua. Destaco entre as formulaes do PES duas que so bastante pertinentes para o processo de formulao e conduo de um Plano de Trabalho Social: o conceito de planejamento orientado por problemas sociais e no por objetivos e o conceito denominado pelo autor como Tringulo de Governo. Este tema est melhor abordado no texto citado no incio deste Captulo.

para saber mais sobre o pes:


Ver entre outros: brose, Markus (org.). Metodologia participativa: uma introduo a 29 instrumentos. porto alegre: tomo editorial, 2001

3- planejamento e desenvolvimento do trabalho social na Fase de levantamento de dados e elaborao do diagnstico e do pts
Neste item vamos discutir sobre os elementos que compem os passos necessrios elaborao de um bom projeto, que passa por levantar dados, fazer um bom diagnstico scio-econmico e organizativo e discutir dados e propostas com a populao, de modo a ter-se um Projeto pactuado. Sempre cabe destacar, que este um trabalho integrado e multidisciplinar e, neste sentido, o processo de planejamento do trabalho social precisa estar integrado ao processo de formulao e/ou execuo das demais dimenses do projeto.
13. Idem..

Vale a pena conhecer: plano Global especfico.14


uma boa organizao deste processo foi feita pela equipe da prefeitura de bh, com o plano Global especfico, cuja representao grfica a seguinte:

leVantaMento de dados FsiCos

leVantaMento de dados JurdiCos

leVantaMento de dados soCiais

diaGnstiCo FsiCo

diaGnstiCo JurdiCo

diaGnstiCo soCial

diaGnstiCo inteGrado

deFinio de obras de aes de aCoMpanhaMento soCial e reGulariZao Fundiria

hierarquiZao de obras e aes, CoM deFinio das etapas de iMplantao e os Custos preliMinares

plano Global espeCFiCo


Fonte: PBH- Poltica Municipal de Habitao

No processo global, o conjunto de atividades sob responsabilidade do Trabalho Social diferenciada em termos de objetivos e produtos. Para apresentar este processo de forma mais didtica, agrupamos as atividades de acordo com o tipo de atividade e o resultado esperado em 4 eixos de interveno que so os seguintes:

Eixo 1- AEs PrEliminArEs dE PlAnEjAmEnto E intErAo com A rEA E suA PoPulAo. Eixo 2 lEvAntAmEnto dE dAdos scio-Econmico E orgAnizAtivo dA rEA E dA PoPulAo Eixo 3 ElAborAo do diAgnstico E do ProjEto dE trAbAlho sociAl Eixo 4 PlAnEjAmEnto PArticiPAtivo do ProjEto / APrEsEntAo E discusso dos Estudos E ProjEtos com A PoPulAo E suAs lidErAnAs

A seguir vamos discutir sobre as etapas e atividades principais de cada eixo, mas cabe destacar desde j que as aes do eixo 4 so paralelas a todo o processo.
14. Disponvel em: http://www.fjp.gov.br/produtos/eg/docs/MC-265.PDF

Eixo 1 - AEs PrEliminArEs dE PlAnEjAmEnto E intErAo com A rEA E suA PoPulAo Pelas suas caractersticas dividimos este eixo em 4 etapas, parte das quais podem ser desenvolvidas de forma simultnea.\
EtAPA 1 Planejamento dos trabalhos

As principais atividades a serem desenvolvidas nesta etapa so: a) Definio da Equipe; b) Atividade/ Oficina de Nivelamento de Informaes e Planejamento Inicial Com Equipe Mobilizada; c) Mapeamento dos Atores Sociais, Levantamento das Lideranas, Organizaes e Equipamentos Pblicos existentes na rea; e d) Definio da(s) Metodologia(s) a serem adotadas e planejamento das atividades do Trabalho Social;
EtAPA 2 Aes preliminares e preparao da entrada das Equipes de trabalho nas reas

Abrange as seguintes atividades principais: a) Contato inicial/individual com lideranas b) Reunio (es) e Contatos Coletivos com Lideranas e Organizaes da regio c) Reunies Gerais Iniciais com a populao d) Visitas aos Equipamentos Pblicos e Comunitrios da rea
EtAPA 3 Aes contnuas de garantia de informao, mobilizao e interao com a Populao

Esta etapa se mantm at o final do processo, com atividades contnuas de informao e esclarecimento populao e abrange: a) Atividades gerais de informao e mobilizao b) Planto Social Eixo 2 lEvAntAmEnto dE dAdos Parte importante da coleta de dados sobre a populao e a rea para subsidiar o planejamento da interveno global de responsabilidade da equipe de trabalho social. Para que esta coleta de dados seja racionalizada, sirva a todas as reas e contenha todas as informaes necessrias importante que os instrumentais e procedimentos para sua aplicao sejam pactuados com todos. A organizao deste eixo de trabalho depende muito da metodologia a ser adotada para a construo do diagnstico. Uma forma convencional de se obter dados amplos e consistentes organizar a coleta de informaes em trs etapas, caracterizadas, conforme seus objetivos/ produtos gerados, da seguinte forma:
10

EtAPA 1 - Arrolamento e selagem dos imveis

So atividades principais a) Delimitao da rea a ser cadastradas e definio da Base Fsica a ser adotada; b) Identificao e levantamento dos imveis implantados na rea demarcada sobre topografia atualizada; c) Relatrio do Arrolamento / Selagem;
EtAPA 2 - Pesquisa socioeconmica censitria

A pesquisa cadastral atende ao objetivo de levantar de forma censitria o conjunto de informaes sobre os domiclios e as famlias que ocupam a (s) rea (s), de forma a subsidiar o diagnstico e os diversos aspectos dos projetos a serem desenvolvidos. realizada em todos os imveis arrolados dentro da rea de intervenes delimitada e so atividades principais para sua execuo: a) Definio do Instrumental / Formulrio de Pesquisa e Conceitos b) Aplicao da Pesquisa em Campo c) Processamento e Sistematizao dos Dados d) Elaborao do Relatrio de Pesquisa

algumas questes sobre Metodologia de pesquisa e CadniCo


a) sobre MetodoloGia e instruMental
as regras dos programas do Ministrio das Cidades definem que todos os beneficirios dos programas de urbanizao de assentamentos precrios devem ser inseridos, na fase inicial da Contratao, no CaduniCo - Cadastro nico de beneficirios de programas sociais15. ocorre que o CadniCo um cadastro fechado, no qual no h como inserir outros dados/ campos alm dos que j esto previstos e nem todos os campos que geralmente so necessrios para o planejamento de projetos de urbanizao de favelas esto l previstos. alm disso, o preenchimento e insero da famlia no CadniCo somente se conclui com a coleta de uma srie de documentos que, s vezes, as famlias no tm (e orientar a providenci-los passa a ser parte do planejamento do trabalho social) ou, na fase de pesquisa, ainda no esto mobilizadas pelo projeto o suficiente para traz-los/ disponibiliz-los. este um tema a ser melhor equacionado, pois se por um lado, fazer a pesquisa cadastral j com o CadniCo tira agilidade e resulta em sobre-trabalho no processo de pesquisa (tem-se que ter duas bases de dados, a do CadniCo e a dos demais dados), por outro lado, no faz sentido, fazer-se um novo cadastro 3 meses depois da aprovao do projeto. inclusive porque se trata de atividade que mobiliza muitos recursos humanos e materiais.

15. Disponvel em: http://downloads.caixa.gov.br/_arquivos/cidades/cadun_manuais/MANUAL_ PREENCHIMENTO_FORMULARIOS_CADUNICO_V604_26022007.pdf

11

temos defendido que muito adequado fazer a pesquisa nesta fase com uma instrumental mais adequado s necessidades de projeto, que tenha mais mobilidade de insero e processamento de dados; e adotar como perodo de insero das famlias no CadniCo a fase de preparao para a individualizao do atendimento, seja por meio de reassentamento/ produo habitacional, seja por meio da urbanizao/ regularizao. isto especialmente importante face aos usuais problemas de obras que terminam estabelecendo prazos muito longos de execuo das obras, o que resulta em defasagem do Cadastro inicial e em efetiva alterao de parte da populao inicialmente cadastrada.

b) sobre ConCeitos e dados a Coletar


na definio dos dados a coletar importante que sejam levantados os dados que sero necessrios aos projetos setoriais (urbanstico, regularizao fundiria, etc) e tambm para o monitoramento dos indicadores propostos no programa e para a avaliao econmica do mesmo, quando isto for demandado. no item deste texto que trata do diagnstico esto listados elementos essenciais do ponto de vista social a serem levantados e alguns modelos esto inseridos como anexos. na definio de conceitos o principal se refere definio de famlia ou unidade a cadastrar. outra definio importante refere-se definio da composio de renda e, em funo da integrao de programas, cabe registrar como estas questes esto definidas no Cadastro nico de programas sociais do Governo Federal - CadniCo .

deFinies do CaduniCo: FaMlia: a unidade nuclear composta por um ou mais indivduos, eventualmente ampliada
por outros indivduos que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas por aquela unidade familiar, todos moradores em um mesmo domiclio.

renda FaMiliar Mensal: a soma dos rendimentos brutos de todos os membros da


famlia no sendo includos no clculo aqueles percebidos por menores aprendizes nem os rendimentos percebidos de determinados programas sociais. a definio de renda familiar do CaduniCo problemtica para o cadastro de projeto, porque receber ou no renda de programa social um indicador de maior ou menor capacidade de assumir os custos decorrentes da interveno.

EtAPA 3 - levantamentos Qualitativos

Os levantamentos qualitativos buscam aprofundar o conhecimento das condies da rea em termos de histria, organizao social, cobertura de equipamentos e servios e a subsidiar diagnstico em relao anlise de potencialidades e vulnerabilidades. Existem diversas metodologias de diagnstico participativo, nas quais os levantamentos qualitativos so parte do processo geral de levantamentos e formulao do diagnstico. A seguir elencamos as atividades principais a serem consideradas em um processo convencional, em que tais atividades so conduzidas a partir de um roteiro estruturado de entrevista:
12

a) Levantamentos junto a Lideranas, presidentes de entidades e/ou moradores mais antigos; b) Levantamentos junto a dirigente de equipamentos pblicos e/ou comunitrios da rea c) Levantamento de dados institucionais acerca dos equipamentos pblicos.

Vale conhecer:
uma experincia bem avaliada de metodologia participativa drup diagnstico rpido urbano participativo, realizado em santo andr. para conhecer mais: http://www.semasa.sp.gov.br/admin/biblioteca/docs/pdf/livro6.pdf

Eixo 3 ElAborAo dAs ProPostAs tcnicAs Este eixo abrange aes com dois objetivos: integrar os estudos e estabelecer a relao de troca e complementao de dados e propostas entre as reas institucionais importantes de serem envolvidas no projeto; e elaborar os documentos tcnicos de responsabilidade do Trabalho Social, quais sejam: o Diagnstico Scio-econmico e Organizativo e o Plano de Trabalho Social. O processo de trabalho est apresentado a seguir em trs etapas:
EtAPA 1 Articulao institucional e Planejamento Participativo

Esta etapa agrupa atividades sugeridas com o objetivo de garantir a integrao dos estudos e a construo de uma viso comum dos problemas a serem enfrentados, de modo a permitir a formulao de uma proposta efetivamente integrada, tanto do ponto de vista fsico-ambiental, como fundirio e social. Tem como atividades importantes: a) Atividades com Equipes Tcnicas do Projeto Integrado para compartilhamento de dados b) Atividades de Articulao Institucional, compartilhamento de dados e Consolidao de Diretrizes com outras reas da administrao (quando no so integrantes da equipe permanente) c) Atividades de Consolidao dos Cenrios e da Proposta de Ao Integrada, incluindo a proposio de Diretrizes para o Projeto Urbano a partir do Diagnstico Social
EtAPA 2 Elaborao do diagnstico scio-econmico e organizativo

Para elaborao do diagnstico importante que toda a fase de pesquisa scio-econmica e de levantamentos qualitativos sobre a rea estejam concludos, tenham sido debatidos com os atores sociais institucionais (Etapa anterior) e com a populao (EIXO 4). Tambm importante que tenham sido definidas as diretrizes gerais da interveno global. So atividades importantes:
13

a) Atividades de construo do diagnstico social compartilhado entre equipe tcnica responsvel pelo projeto e parceiros do PTS b) Elaborao tcnica do Texto do Diagnstico scio-econmico e organizativo da rea.
EtAPA 3 Elaborao do Plano de trabalho social

No prximo Captulo abordaremos os contedos principais do PTS. Aqui esto apresentadas as atividades importantes do processo de formulao: a) Elaborao preliminar das Diretrizes do PTS b) Discusso e Consolidao das Diretrizes e propostas de aes com as Secretarias Municipais e instituies parceiras do PTS c) Elaborao do Documento Tcnico do Projeto de Trabalho Social a ser Apresentado.

esta outra fase do processo de elaborao de projetos em que muito importante a utilizao de metodologias participativas. busca-se aqui consolidar o que na formulao do pes, citado anteriormente, consiste nos vrtices do tringulo de Governo: Construir o projeto de Governo, mapeando os problemas, formulando os resultados esperados, propondo as aes que se pretende realizar para superar os problemas e alcanar os objetivos; verificar a Capacidade de Governo, as condies de conduo e direo dos processos a serem desenvolvidos, abrangendo as tcnicas, mtodos, recursos (humanos e materiais) mobilizados ou mobilizveis para a ao; e a Governabilidade, que define os limites de efetividade da ao: nenhum governo pode fazer mais do que permite a governabilidade que limita seu projeto

esta equao muito importante no processo de formulao do pts para que no se caia em alguns vcios comuns da formulao de projetos sociais, tais como: formular objetivos para os quais no se desenha aes ou cujas aes esto fora da governabilidade da equipe de projetos; e ainda, propor aes que dependem em termos de recursos humanos e materiais de outros atores, os quais no esto comprometidos com as mesmas. Voc tem tido este cuidado?

14

Eixo 3 PlAnEjAmEnto PArticiPAtivo dAs AEs/ APrEsEntAo E discusso dos Estudos E ProjEtos com A PoPulAo E suAs lidErAnAs Este eixo se refere ao processo de discusso e pactuao dos projetos e propostas do Projeto Integrado e do PTS com a populao. o eixo de ao fundamental para assegurar um processo efetivamente participativo, no qual as propostas, respeitadas os limites tcnicos, jurdicos e financeiros, reflitam as expectativas da populao. Do ponto de vista da mobilizao da populao, este eixo de trabalho em geral coordenado pela equipe social, mas sua execuo deve se dar de forma conjunta com as equipes responsveis pelos projetos tcnicos de Urbanizao, Saneamento e Regularizao, bem como, com a equipe coordenadora, responsvel pelos pactos institucionais. As discusses devem ocorrer ao longo do processo de estudos e formulao de projetos e a escolha das metodologias, tcnicas e dinmicas a serem usadas merece muita ateno, porque elas podero favorecer maior ou menor apropriao do Projeto pela populao.

Vale a pena conhecer: World Caf


alm das experincias com as oficinas utilizando-se de ferramentas do pes, tivemos uma boa experincia com a metodologia denominada World Caf, que um processo de conversao para promover dilogos construtivos, acessar inteligncia coletiva e criar possibilidades inovadoras de ao, particularmente em grupos que so maiores do que a maioria das abordagens tradicionais de dilogo so capazes de acomodar. para conhecer mais: http://wiki.papagallis.com.br/World_Caf%C3%a9_e_intelig%C3%aancia_coletiva

Este eixo est organizado aqui em etapas que consideram as etapas tcnicas j apresentadas anteriormente, sintetizadas a seguir.
EtAPA 1 devoluo dos dados levantados e construo do diagnstico comum com a Populao

So aes necessrias, que podem acontecer por metodologias diversas: a) Devolutiva dos dados levantados e mapeamento preliminar dos problemas com as lideranas b) Devolutiva dos levantamentos e mapeamentos preliminar de problemas prioritrios com a populao em Assemblias / Reunies Gerais c) Atividades com as Lideranas para apresentar e discutir os dados dos Diagnsticos Tcnicos e consolid-los. d) Atividade Geral com a populao para consolidao do diagnstico e priorizao dos problemas
15

EtAPA 2 discusso e pactuao de diretrizes e cenrios do Projeto integrado junto Populao

Trata-se do processo de discusso das diretrizes do Projeto Integrado e abrange: a) Discusso com Lideranas e/ou instncia de gesto participativa sobre Cenrios e/ou Diretrizes de interveno b) Discusso com a populao das alternativas de Cenrios e/ou Diretrizes de interveno c) Atividades de Esclarecimentos complementares e negociao d) Atividades Gerais (assemblias, oficinas, votaes) de definio do cenrio a ser adotado / Diretrizes Finais da proposta
EtAPA 3 Apresentao e discusso das Alternativas dos Projetos bsicos/ Executivos associadas s obras junto a comunidade -

Esta etapa muito importante porque em tese somente aqui se tem a definio da soluo/ impacto individual sobre cada famlia. Abrange as seguintes atividades principais: a) Apresentao para Lideranas e/ou Instncia de Gesto Participativa das propostas de interveno elaboradas b) Apresentao para a comunidade dos projetos de interveno elaborados c) Atividades de esclarecimentos complementares e negociao d) Reunies/ Assemblias Gerais de aprovao das propostas na comunidade.

destaca-se como importante nesta etapa o processo de negociao com a populao a ser reassentada, com a qual devem ser realizados encontros abordando-se os seguintes temas: Caractersticas das alternativas de soluo habitacional propostas; aes de natureza fundiria e instrumentos de titulao e regularizao das unidades; e nus que passaro a arcar aps a regularizao, como prestao de retorno (se for o caso) impostos, tarifas de gua e energia eltrica, etc.

16

EtAPA 4 Apresentao e discusso do Plano de trabalho social

Abrange as seguintes atividades principais: a) Apresentao do Escopo do PTS e Levantamento de Propostas acerca dos seus eixos de ao junto s Lideranas e/ou Instncia de Gesto Participativa b) Apresentao e discusso do PTS formulado com Lideranas e/ou Instncias de Gesto Participativa e/ou Agentes Sociais significativos. c) Apresentao e discusso do PTS com Populao

EtAPA 5 Aes de Fomento organizao da Populao, capacitao das lideranas e integrao com o poder pblico

Esta etapa tem um objetivo imediato e outro futuro: por um lado, pretende dar conta do espao de discusso do projeto com as lideranas, de forma contnua, favorecendo uma maior apropriao dos seus contedos; e por outro lado, trata-se de fortalecer a organizao para a fase da implementao. Sua dinmica ser muito determinada pelo nvel de organizao da populao e prazo de elaborao dos projetos. So atividades recomendadas: a) Discusso com a populao sobre a forma de organizao a ser adotada para acompanhamento do projeto b) Constituio da Instncia de Acompanhamento e Gesto Participativa do Projeto c) Atividades de apoio e capacitao de lideranas d) Eventos ldicos e educativos de integrao poder pblico e populao
EtAPA 6 Formalizao da Adeso individual da Populao ao Projeto

Esta etapa se aplica a projetos que exigem adeso individual das famlias demonstrando, na fase do projeto, a concordncia com as solues propostas. Abrange: a) Elaborao do Termo de Adeso b) Coleta das Assinaturas do Termo de Adeso ao Projeto

qual sua experincia anterior no processo de formulao de projetos e de discusso deles com a populao? possvel estabelecer diferenas, em termos de resultados, entre um processo mais participativo e um menos estruturado?

17

4. Contedo do projeto de trabalhho social a ser apresentado


Como j mencionado, os contedos mnimos a serem apresentados no Projeto de Trabalho Social esto estabelecidos de forma geral no COTS, que elenca os seguintes itens como contedo mnimo a ser apresentado no PTS vinculado aos Programas de Urbanizao de Assentamentos Precrios:

1- identiFiCao 2- CaraCterstiCas da rea de interVeno e do entorno 3- CaraCteriZao da populao beneFiCiria 4- JustiFiCatiVa 5- obJetiVos 6- MetodoloGia 7- CoMposio da equipe tCniCa 8- aValiao 9- parCerias 10- CronoGraMa de eXeCuo de atiVidades 11- CoMposio de Custos 12- CronoGraMa de deseMbolso16.

Alm destas definies, o COTS prev tambm a apresentao de um Plano de Reassentamento em projetos onde tal ao esteja prevista. Neste Captulo vamos debater aspectos metodolgicos dos contedos principais do PTS e do Plano de Reassentamento a ele vinculado, levantar reflexes para tomadas de deciso, destacar estratgias para formulao dos contedos da proposta tcnica e levantar exemplos de experincias bem sucedidas. As reflexes acerca dos temas considerados principais esto apresentadas a seguir.

4.1. Contexto de desenvolvimento do pts Frente interveno integrada proposta


Embora no exigido no elenco de itens do COTS importante que o contedo inicial a ser trabalhado no PTS seja o grupo de informaes relativo sntese da interveno integrada a ser desenvolvida no Assentamento Precrio, porque ela estabelece as dimenses de territrio e tipologias de aes com as quais a equipe social dever trabalhar junto populao e, portanto, estabelece as bases para o planejamento da ao.
16. CAIXA. Caderno de Orientao Tcnica Social COTS. Disponvel em: http://www.caixa.gov.br/habitacao/operacoes_coletivas/programa_credito_solidario/orientacao_tecnica.asp

18

So informaes geradas pela equipe integrada, j que d conta do conjunto de aes propostas. So importantes de serem apresentadas no PTS para sua prefeita contextualizao, mas tambm porque importante serem apropriados pela equipe social, para que esta possa estabelecer o dilogo cotidiano com a populao. Dentre as informaes a serem apresentadas destacam-se as seguintes:

4.1.1. Caractersticas Gerais da rea de Interveno, do Entorno e da rea de Reasssentamento (quando houver)
importante que sejam sistematizadas as seguintes informaes acerca da interveno e sua relao com o PTS: a) Poligonal(is) de Projeto, reassentamento e obras; b) caractersticas gerais das reas; Aspectos Fsico-Urbansticos e Habitacionais; Aspectos Ambientais; Aspectos Jurdico-Fundirios; e Aspectos Sociais.

4.1.2. Sntese do Projeto de Urbanizao Integrada


Trata-se de apresentar o escopo do Projeto de Interveno para o qual ser desenvolvido o PTS com os seguintes tpicos principais: a) objetivos; b) sntese das diretrizes e Aes integradas, compreendendo: Aspectos Fsico-Urbansticos e Habitacionais; Aspectos Ambientais; Aspectos Jurdico-Fundirios; e Aspectos Sociais c) Populao beneficiria por tipo de interveno e sua relao com o trabalho social Nesta parte do documento importante deixar claro o quantitativo e a diversidade de solues viabilizadas, estabelecendo-se os pblicos e temas da abordagem do Trabalho Social, que bastante diferente por tipo de soluo viabilizada e estratgia de execuo do Projeto, com destaque para:

Soluo de Produo: Famlias inseridas em obras de Mutiro ou Famlias atendidas com obras a serem executadas por empreitada global. Solues das Necessidades Habitacionais:
Famlias a serem beneficiadas com consolidao das unidades pela implantao de infra-estrutura;
19

Famlias em cujas unidades consolidadas sero executadas obras de melhorias habitacionais, para adequao da unidade; Famlias a serem reassentadas externamente; Famlias a serem relocadas em unidades implantadas na prpria rea.

Beneficirias indiretas/ no individualizadas de obras de infra-estrutura.


d) metas fsicas de atendimento - Que se referem aos quantitativos das aes integradas. e) cronograma de referncia das obras e Aes Fundirias.

4.1.3. Critrios e Parmetros para Elegibilidade da Soluo Habitacional


indispensvel deixar claro desde o incio da interveno na rea quais so os critrios que tornam uma famlia detentora de direito s solues habitacionais. Isto implica em tomada de deciso de nvel gerencial e no apenas da equipe social, j que tal deciso remete poltica habitacional mais geral. Por vezes, alguns destes pontos j esto regulamentados em Leis de ZEIS, Planos Municipais/ Estaduais de Habitao ou mesmo na regulamentao dos Fundos Municipais. So os seguintes pontos que afetam a definio da elegibilidade: a) critrio geral de habilitao ao Projeto Em geral, tem-se como critrio geral, na fase de Projetos: Famlias titulares que so ao mesmo tempo cadastradas e ocupantes nos imveis cadastrados na rea, no perodo de cadastro definido, seja em imveis residenciais, comerciais ou mistos. Dentro deste critrio geral cabem especificidades, as quais devem ser perfeitamente definidas na fase inicial do projeto, seja para garantir transparncia, seja no gerar expectativas no correspondidas ou mesmo para no gerar espao para tentativas de burla e fraudes de cadastro. b) tratamento para situaes Especiais As situaes especiais mais comuns se referem a dois grupos. No primeiro grupo de problemas, tem-se as famlias moradoras de aluguel ou na condio de cedido e o outro lado do problema, que so os proprietrios de benfeitorias no residentes; e no segundo grupo de problemas tem-se famlias/ pessoas que desenvolvem atividades (econmicas, religiosas, etc) incompatveis com as condies de regularizao que se ter no assentamento. c) tratamento para beneficirios de Projetos Anteriores ou para proprietrios de imveis em outra regio da cidade Estas situaes devem estar previstas nos Planos Locais de Habitao de Interesse Social e muito importante que sejam esclarecidas desde o momento inicial o tratamento a ser dado. Em geral os Planos Locais so restritivos ao atendimento de quem j se beneficiou da poltica habitacional e de quem proprietrio de imvel em outro local.

20

4.1.4. Estratgia de Reassentamento adotada (quando for o caso), incluindo solues de Moradia Transitria, (tambm quando for o caso);
Quando o projeto de urbanizao exige reassentemento, a estratgia de implementao desta medida deve ser resultado de uma soma de condies, entre as quais se destacam: a condio jurdico-fundiria dos imveis afetados, o plano de obras possvel e as condies financeiras e de gesto. Constitui, portanto, uma deciso de nvel gerencial. So aspectos importantes de serem explicitados nesta estratgia de reassentamento: a) imveis afetados e solues de reassentamento aplicveis. Compreende domiclios, atividades econmicas e equipamentos comunitrios; b) Estratgia de implantao. Considera o Plano de Obras proposto no programa, a disponibilidade de solues a origem dos beneficirios e os procedimentos operacionais para disponibilizao fsico-financeira das solues;
c) Estratgia de controle da ocupao da rea afetada. Que estabelece os

procedimentos a serem adotados para impedir expanso da ocupao, de modo a manter coerncia da proposta com a situao da rea. d) condies mnimas para a execuo de reassentamentos. Que estabelecer patamares e compromissos de como se dar a execuo dos reassentamentos. e) solues de reasssentamento transitrio. Recomenda-se evitar as solues transitrias seja pela questo social (amplia os impactos negativos sobre as famlias), seja pela questo econmica (trata-se de recursos gastos sem retorno). Quando necessrio, importante estudar solues que gerem menos transtornos para as famlias, e mobilizem menos a equipe em atividades transitrias. J h diversas experincias em desenvolvimento de solues devem ser geridas pelas prprias famlias, como as solues de Bolsa Aluguel / Auxilio Aluguel, em que o moderador localiza e contrata a sua soluo. Para qualquer soluo transitria prevista (Aluguel ou Alojamento) deve ser previsto um conjunto de atividades do PTS para acompanhamento das famlias nesta situao.

o conjunto de informaes listado acima indispensvel ao planejamento do trabalho social com a populao, especialmente no que diz respeito ao suporte social especfico para os diversos tipos de solues e/ou aes a serem desenvolvidas com vistas soluo de moradia adequada.

21

4.1.5 Processo de Discusso do Projeto pela populao


Constitui tambm elemento do contexto do projeto, a ser apresentado, a forma como se deu efetivamente o processo de discusso do projeto com a populao e suas lideranas e a participao dos mesmos nesta construo, bem como, o nvel de interao e aceitao (ou no) estabelecido. Esta relao da populao com o projeto ser importante no planejamento das aes, tanto no que diz respeito compreenso do nvel de domnio do projeto (que implicar no planejamento de mais ou menos atividades voltadas para este fim), quanto no que diz respeito ao nvel de identidade entre suas reivindicaes e o projeto elaborado, inclusive, explicitando a existncia de eventuais pontos de conflitos a serem trabalhados ao longo do PTS.

4.2. Caracterizao scio-econmica e organizativa / diagnstico das reas e da populao


Pode-se agrupar a apresentao do diagnstico scio-econmico e organizativo em quatro grandes tpicos, cujos dados principais esto sintetizados a seguir:

4.2.1. Caractersticas do Banco de Dados do Projeto


So dados gerados pela pesquisa: a) Nmero de Imveis cadastrados b) Nmero de famlias e populao a ser atendida; c) Famlias efetivamente entrevistadas

4.2.2 Caracterizao Scio-Econmica da rea e da Populao


Tambm so dados gerados pela pesquisa, sendo os principais:
CaraCteriZao sCio-eConMiCa da populao

a) Sexo b) Idade c) Escolaridade d) Situao Ocupacional e) Profisses f) Renda (per capita/ da populao/ familiar/ familiar mdia ) g) Comprometimento mensal com o pagamento de encargos, impostos, taxas, moradia, transporte; h) Perfil epidemiolgico e doenas mais freqentes da comunidade i) Portadores de Necessidades Especiais j) Principais demandas k) Participao em Entidades Sociais
22

CaraCterstiCas prinCipais dos CheFes de FaMlia

a) Sexo b) Idade c) Escolaridade d) Profisso e) Condio Ocupacional f) Renda g) Tempo mdio de residncia dos titulares das famlias na rea h) Portadores de Necessidades Especiais
CaraCteriZao urbano-habitaCional da rea

a) Uso e ocupao do imvel; b) Condio da Ocupao dos Domiclios/ Titularidade c) No. Moradores por Domiclio d) Nmero de famlias no domiclio e) Tipologia / material Construtivo f) Porte/ nmero de cmodo do imvel/ Servios internos e unidade sanitria g) Condies de acesso aos/ servios bsicos (luz, gua, esgoto e lixo).

4.2.3. Caracterizao Histrica da Ocupao


Os dados e as comprovaes obtidas neste tpico so especialmente importantes em projetos cuja soluo passa pela Usucapio e podem ser assim sintetizados: a) Histrico da Ocupao; e b) Fatos e eventos principais.

4.2.4. Caracterizao Poltico-Organizativa e Cultural da rea e da populao


Este item bsico importante para subsidiar o planejamento das estratgias de mobilizao e participao e para avaliao do potencial de redes sociais. Destacam-se como pontos a abordar: a) Organizaes de base da rea b) Lideranas atuantes c) Forma de organizao, prticas cotidianas de organizao e/ou de lutas em torno de reivindicaes especficas e conquistas sociais d) Outras Organizaes no-governamentais e atores sociais externos atuantes na rea, inclusive em programas de assistncia social, gerao de trabalho e renda e/ou educao sanitria e ambiental e)Presena de fatores desorganizadores, como trfico e violncia urbana f) Prticas e manifestaes culturais. g) Prticas scio-ambientais
23

4.2.5. Condies de Acesso a Polticas Sociais, Equipamentos Pblicos e Servios


Aborda os seguintes itens: a) Equipamentos Pblicos e/ou comunitrios e programas existentes na rea e entorno; b Anlise do Nvel de Cobertura c) Avaliao da populao quanto aos servios

4.2.6. Anlise de Vulnerabilidades, Potencialidades e Riscos


Mapear de forma adequada os diversos componentes da vulnerabilidade de cada rea e sua populao fundamental para um bom diagnstico. Esta anlise pode se constituir em um dos guias principais da formulao das aes a serem desenvolvidas pelo PTS com vistas a reduzir vulnerabilidades, ampliar o nvel de incluso e fortalecer as potencialidades da rea. A ttulo de exemplo, listamos a seguir alguns fatores de vulnerabilidade e patrimnio comumente encontrados em assentamentos precrios e os riscos potenciais associados a projetos.

4.2.6.1 Fatores de Vulnerabilidade mais comuns nos assentamentos precrios


Renda familiar muita baixa Soluo inadequada para as necessidades habitacionais Relaes precrias de emprego ou desemprego Baixo nvel de escolaridade e qualificao profissional Perfil etrio da populao, quando prevalecendo um percentual muito elevado de crianas e jovens Perfil do Chefe de famlia, destacando-se como indicadores de vulnerabilidade: chefes muito jovens ou idosos, chefes de famlias sozinhos (sem cnjuge), mulheres chefes de famlia; chefes com poucos anos de estudo Ausncia do capital social dado pela organizao em reas em que as aes de natureza coletiva so pontuais e h dificuldade de mobilizao das famlias Presena da violncia associada ao trfico de drogas com seus efeitos socialmente desorganizadores, especialmente entre os jovens. Acesso inadequado aos servios de sade, educao, assistncia social e oportunidades cultura, esporte e lazer

24

no processo de anlise dos dados levantados importante buscar comparar os dados das reas com dados relativos ao municpio em que esto localizadas, de modo a se obter informaes mais efetivas sobre as condies de excluso urbana e de vulnerabilidade social do assentamento em relao cidade. para os municpios do estado de so paulo, tem-se um exemplo de ndice sinttico de fcil comparao, que o ndice paulista de Vulnerabilidade social - ipVs, criado pela Fundao seade.17.

4.2.6.2 Potencialidades / Fatores Aceleradores do Desenvolvimento Social


Identidade positiva da populao com o bairro/ rea em que residem Organizao social, ativa, mesmo que no formalizada Solidez e valorizao das relaes de vizinhana e existncia de redes locais de solidariedade Acessos a equipamentos e servios nos nveis da prpria cidade Existncia de programas do municpio ou de parceiros potenciais, possveis de serem mobilizados para enfrentar parte dos problemas sociais identificados Atuao de ONGs na localidade, como ponto de partida para uma solidariedade na rea Vocaes produtivas existentes na rea ou na regio /potencialidades do mercado local. Alm das potencialidades presentes nas reas, a efetivao do Projeto de Urbanizao deve se constituir em fator acelerador do desenvolvimento social j que, com a interveno, importantes ativos dos moradores podero ser fortalecidos, como a moradia e a sade. O fator acelerador representado pela urbanizao cresce em efetividade se assegurada a identidade entre o projeto e a populao, que desta forma se apropria dele. Isto pressupe compatibilidade entre as propostas estruturais do projeto e as demandas prioritrias da populao, que devem ter sido expressas na fase de levantamentos.

17. Sobre ndice Paulista de Vulnerabilidade Social IPVS: http://www.seade.gov.br/master.php?opt=menu&menu=3

25

4.2.6.3 Riscos Associados ao Projeto


preciso estar atento tambm aos riscos trazidos pelo projeto. As experincias mostram que, ainda que resultando em uma objetiva melhoria da qualidade de vida do lugar e das famlias, especialmente quando envolvem deslocamentos de populao, os projetos tambm podem trazer riscos de vulnerabilizao da populao (perda de vnculos sociais, reduo de oportunidades de trabalho entre outros). necessrio que estes riscos sejam mapeados, de modo a nortear a adoo de aes e metodologias especficas para prevenir os eventuais impactos negativos nas famlias e nos entorno social e urbano. Um outro aspecto refere-se sustentabilidade scio-econmica das solues geradas incluindo a capacidade de pagamento para os retornos financeiros correspondentes ao acesso s solues adequadas. importante uma anlise clara dos custos a serem repassados para as famlias incluindo as taxas, frente capacidade de pagamento das mesmas, e a indicao de medidas para enfrentar eventuais impactos negativos ou incapacidade de retorno.

4.3 estruturao das aes propostas para o trabalho social na Fase de obras e ps-obras
Considerando os seus focos principais, temos organizado as aes do Trabalho Social em 5 grandes eixos/aes estratgicas, abrangendo e desdobrando os trs eixos obrigatrios definidos pelos Manuais dos Programas. Estes 5 eixos (tambm chamados sub-projetos ou aes estratgicas) so os seguintes:
Mobilizao, participao e organizao social/ Comunitria trabalho social de suporte ao acompanhamento das obras, execuo dos reassentamentos e regularizao Fundiria educao sanitria e ambiental aes de apoio Gerao de trabalho e renda, desenvolvimento e incluso social acompanhamento e avaliao ps-ocupao.

Eles esto abordados a seguir em termos de objetivos, etapas e aes principais.

4.3.1 Aes de Mobilizao, Participao e Organizao Social/ Comunitria


Este grupo de aes organizado tendo como objetivo principal a participao popular e a ampliao dos nveis de organizao da rea e da populao. Busca fomentar condies favorveis mobilizao da populao da rea em torno do projeto, oferecendo subsdios para sua participao e acompanhamento em todo o processo de execuo do Projeto e das obras, garantindo que o projeto reflita as demandas e a ao da populao. Agrupa tambm aes para assegurar a ampliao aos seus nveis de organizao, quando estes forem inadequados.
26

So etapas e aes importantes de serem planejadas:


a) aes preparatrias ao incio das obras. b) aes Contnuas para a participao, Mobilizao e acompanhamento do projeto c) estruturao e Manuteno do sistema de Comunicao d) aes contnuas junto instncia de Gesto participativa/ Controle social e Capacitao e) aes de apoio e/ou Fortalecimento da organizao autnoma da populao f) atividade e eventos ldicos e temticos de integrao da Comunidade g) Monitoramento e avaliao peridica do projeto com a Comunidade

Vale a pena conhecer: Comisso de urbanizao e legalizao CoMul


uma boa experincia de gesto participativa de projetos foi criada em recife a partir da lei n 16.113/95, que dispe sobre o plano de regularizao das Zonas especiais de interesse social preZeis. em seus artigos de 27 a 33 a lei trata da CoMul, que a Comisso de urbanizao e legalizao CoMul. no art.28 ela caracterizada como o espao privilegiado para discusso e deliberao acerca dos projetos de urbanizao e regularizao jurdica a serem desenvolvidos pelo executivo Municipal na respectiva Zeis para conhecer mais: http://www.servicodejusticaepaz.com.br/downloads/lei_dos_prezeis.pdf http://www.habitare.org.br/pdf/publicacoes/arquivos/colecao7/capitulo_11.pdf

4.3.2 Trabalho Social de Suporte ao Acompanhamento das Obras, Execuo dos Reassentamentos e Regularizao Fundiria
So aes que tm como foco o trabalho social na dimenso propriamente habitacional. Abrange todo o suporte social e as mediaes junto populao com vistas inibio da expanso de ocupaes irregulares, ao acompanhamento das obras de urbanizao e melhorias habitacionais; pactuao, preparao e execuo dos reassentamentos e relocaes; orientao das populaes dos entornos imediatos das obras; e ao apoio ao processo de regularizao fundiria. importante que sejam planejadas as seguintes etapas e aes principais
a) atividades Gerais de suporte s obras; ao congelamento da rea e orientao para convivncia com as obras em segurana; b) atualizao Cadastral e consolidao das regras de atendimento; c) atualizao e detalhamento do plano de reassentamento e relocaes e Contratao dos termos de Compromisso/ adeso por tipo de atendimento
27

d) acompanhamento das obras, preparao e operacionalizao do reassentamento/ remanejamento de famlias este grupo de aes somente se aplica a projetos com reassentamento. abrange desde o acompanhamento das obras de infra-estrutura e produo habitacional na rea de reassentamento ou bolses habitacionais da prpria rea at a operacionalizao das mudanas e abrange entre outras as seguintes aes:

Contratao do Processo de Reassentamento / Remanejamento, ampliao das informaes das famlias sobre a nova moradia e preparao para as mudanas; Apoio as providncias junto s concessionrias e prestadores de servios para plena insero urbana; Ampliao das informaes e preparao para a constituio de Condomnios, quando for o caso Abordagem do entorno de rea de Reassentamento externo; Operacionalizao dos reassentamentos.
e) acompanhamento das obras de urbanizao e Melhorias habitacionais em unidades Consolidadas - este grupo de aes se desdobra em dois tipos de atividades, dada a relao entre as famlias e as obras e so as seguintes:

Acompanhamento das Obras de Urbanizao; Acompanhamento das Obras de Melhorias Habitacionais.


f) Contratao das condies e acompanhamento das solues de reassentamento / remanejamento transitrio; g) apoio social regularizao Fundiria da rea e das unidades.

4.3.3 Educao Sanitria e Ambiental


O Professor Aziz AbSaber define a Educao Ambiental como um processo que envolve um vigoroso esforo de recuperao de realidades e que garante um compromisso com o futuro, (...) destinado a reformular comportamentos humanos e recriar valores perdidos ou jamais alcanados(...) um novo iderio comportamental, tanto no mbito individual como coletivo. 18 No caso do PTS no Projeto de Urbanizao, a ao estratgica assim denominada agrupa as aes que tm como objetivo maior o fomento sustentabilidade scio-ambiental do projeto, a partir da ao da populao. Busca desenvolver aes e metodologias que possibilitem a ampliao do conhecimento da populao sobre as condies ambientais da rea em que reside, bem como, sobre o uso e conservao das obras implantadas pelo projeto. Tem como finalidade maior, conscientizar a populao do seu papel como parceira na recuperao e manuteno das reas saneadas e recuperadas e desenvolver prticas sustentveis de convivncia com o meio ambiente natural e construdo, bem como, prticas adequadas de higiene e sade.
18. Entrevista publicada no Eco Press: Educador Ambiental, WWF, 2000.

28

As etapas e aes a serem planejadas esto vinculadas a metodologia de trabalho escolhida. A seguir esto listados alguns grupos de aes usualmente adotados:
a) sensibilizao da Comunidade para a temtica ambiental, podendo envolver parceiros como escolas, unidades de sade, etc. b) Formao de Multiplicadores e construo de uma viso comum do problema ambiental e de um plano de ao c) desenvolvimento do plano de ao de educao sanitria e ambiental o plano de ao ser to amplo quanto for a sensibilizao e mobilizao efetivada na fase anterior. nos projetos de urbanizao, importante que este plano assegure a abordagem de alguns eixos bsicos:
Eixo 1 rEsduos Eixo 2 rEAs vErdEs E dE PrEsErvAo AmbiEntAl Eixo 3 guA Eixo 4 Esgoto Eixo 5 EnErgiA

d) educao ambiental focada nas obras executadas/ alteraes do ambiente construdo.

Vale a pena conhecer: agenda 21 do pedao


a partir dos conceitos da agenda 21, o instituto ecoar para a Cidadania desenvolveu a metodologia da agenda 21 do pedao. a idia que cada comunidade, bairro ou vila construa uma agenda 21 do seu pedao. tal como uma agenda normal, na agenda 21 do pedao so marcados os compromissos de cada dia, o planejamento da estratgia para as mudanas necessrias e as aes para solucionar os problemas do lugar.19 esta metodologia foi utilizada com sucesso em alguns projetos de urbanizao. Conhea mais sobre este tema em http://www.rebob.org.br/enCbh/25outubro/sala04/05agenda21do.pdf

19. http://www.ecoar.org.br/novo/noticias.asp?str=255

29

4.3.4 Apoio Gerao de Trabalho e Renda, Desenvolvimento e Incluso Social


Neste grupo esto organizadas as aes voltadas para ampliar a incluso social, especialmente por meio do trabalho, fomentar a reduo da vulnerabilidade social da populao e fortalecer as suas potencialidades em termos scio-econmicos e de acesso a polticas e servios. Deve priorizar aes capazes de melhorar as condies de insero dos moradores no mercado de trabalho como empregados ou como empreendedores; aes de capacitao profissional e gerao de renda; articulao da melhoria do acesso s Polticas sociais bsicas, seja a partir da destinao de reas e implantao de equipamentos, seja a partir da articulao de aes com nfase em educao, sade e assistncia social. Deve buscar consolidar redes de parceria do poder pblico com a populao e preferencialmente ser desenvolvido como ao em rede, trazendo para a rea polticas e aes existentes na Prefeitura ou em ONGs, de modo a favorecer a sua continuidade aps a concluso do projeto. Este grupo de aes ser tanto mais amplo quanto for o nvel de comprometimento institucional com a integrao das aes, por isso, aqui onde mais interessa a efetivao de uma ampla articulao institucional. J existem experincias bem sucedidas em cidades onde o projeto de urbanizao de favelas parte da poltica de incluso social, e no o contrrio.

Vale a pena conhecer: santo andr Mais igual


uma experincia includa na seleo de Melhores prticas, pela CaiXa, aborda a questo da integrao das polticas de incluso social nas intervenes em assentamentos precrios.trata-se do programa santo andr Mais igual (saMi) dentro do qual se insere o programa de urbanizao integrada de favelas. Falando a respeito, denaldi coloca que o programa destina-se a atender as famlias moradoras de ncleos de favela em processo de urbanizao com diversos programas setoriais (habitao, educao, sade, garantia de renda, desenvolvimento econmico, entre outros), articulados institucionalmente e concentrados espacialmente. (...) alm dos programas habitacionais, integram o saMi, entre outros, os seguintes programas: urbanizao de Favelas e produo habitacional; Microcrdito (banco do povo); incubao de Cooperativas; Capacitao de empreendedores populares (empreendedor popular); Formao profissional; MoVa - alfabetizao para adolescentes e adultos; renda Mnima, acoplado ao atendimento escolar; sade da Famlia proviso descentralizada de servios de sade, empregando agentes de sade que operam nos bairros; e Criana Cidad programa destinado ao atendimento de crianas (santo andr, 2002b). 20. para conhecer mais leia tambm: http://downloads.caixa.gov.br/_arquivos/melhorespraticas/estudocaso/e_santoandre.pdf
30

20. Rosana Denaldi - Santo Andr: urbanizao de favelas e incluso social - http://www.antac.org.br/ AmbienteConstruido/pdf/revista/artigos/Doc118121.pdf

Onde no se tenha uma formulao to ampla quanto o SAMI, so aes importantes de serem articuladas por meio de parcerias e/ou viabilizadas com recursos do Projeto:
a) atividades preparatrias e de apoio Gerao de emprego nas obras b) aes de qualificao profissional, apoio ao trabalhador e gerao de trabalho e renda c) aes integradas de incluso social com sade, educao, assistncia, cultura, etc. d) aes de garantia do acesso s polticas pblicas essenciais s famlias reassentadas f) planejamento e gesto dos equipamentos implantados no projeto

uma reflexo necessria: nossas aes esto mesmo gerando trabalho e renda?
Vrios desafios esto postos para as equipes de trabalho social, em relao s aes voltadas para a gerao de trabalho e renda especialmente no novo cenrio de volume de recursos a investir no pts. este novo cenrio foi dado pela definio do Ministrio das Cidades de que os recursos aportados no pts devem corresponder a, no mnimo, 2,5% do investimento total no projeto. tem-se, portanto, um volume de recursos a investir como no se teve antes. embora as atividades e demandas do trabalho social vinculado s obras recebam necessariamente um maior volume deste investimento, muito importante aproveitar este momento para se buscar dar uma nova dimenso s aes de gerao de trabalho e renda desenvolvidos no mbito dos projetos de urbanizao. para isto importante mapear as vocaes e potencialidades do municpio ou da prpria localidade e investir em arranjos focados nesta vocao e potencial, desde capacitao at o apoio ao empreendedorismo ou articulao com o empresariado local. importante buscar articular as atividades de gerao de emprego e renda com o desenvolvimento local, inclusive fazendo parcerias para a produo de novos conhecimentos sobre o tema, quando isto for necessrio.

4.3.5 Aes de Acompanhamento e Avaliao Ps-Obras/ ocupao


O Trabalho de Acompanhamento e Avaliao ps-ocupao/obras vem sendo organizado como eixo especifico, especialmente porque, embora inserido no PTS, ele tem demandas tcnicas diferenciadas, inclusive quanto composio de equipe, j que pressupe o aporte de tcnicos com especialidades multidisciplinares, novamente abrangendo dimenses fsico-ambientais, fundirias e sociais. Este grupo de aes especialmente estratgico em projetos de urbanizao que prevem um grande volume de reasssentamentos, os quais significam em geral uma ruptura com as prticas urbanas conhecidas pelos moradores e que demandam um trabalho de apoio e orientao para
31

adaptao ao novo local de moradia. Exige tambm uma ao forte em torno da questo do controle urbanstico e da manuteno dos ganhos de insero urbana conquistados com o projeto, em funo da situao anterior de vnculo entre irregularidade da ocupao com a ausncia de regras de cidade. So objetivos deste eixo: assegurar a sustentabilidade da interveno aps sua implantao, a partir da orientao e informao adequada aos usurios acerca do projeto implantado, do uso correto das unidades e redes, dos impactos do Projeto sobre o oramento familiar, das regras de controle urbano e de conservao da cidade legal; consolidar as aes desencadeadas na fase de obras em torno da Mobilizao e Organizao, Educao Sanitria e Ambiental, Gerao de Emprego e Renda e Aes de Incluso Social; e realizar da avaliao da interveno desenvolvida, luz dos objetivos do Projeto e da opinio dos usurios, identificando problemas ocorridos e construindo alternativas de solues destes problemas. Neste grupo de aes se insere, do ponto de vista do planejamento operacional, a realizao da Avaliao Ex-post dos Projetos, nos termos definidos pela Matriz Avaliativa adotada para avaliao dos Projetos de UAP / financiados pelo Ministrio das Cidades.21 As etapas/aes principais da fase ps-ocupao sero bastante diferenciadas de acordo com os projetos, mas possvel identificar como grupos de aes importantes:
a) apoio tcnico ps-ocupao/obras, seja em Conjuntos habitacionais de reassentamento/ remanejamento, seja no prprio ncleo. b) apoio e Fortalecimento da Gesto Condominial nos Conjuntos habitacionais de reassentamento/ remanejamento, quando for o caso c) elaborao de diagnstico e plano de ao ps-obras compartilhado com a populao d) implementao do plano de ao ps-obras Compartilhado. so temas importantes deste plano: moradia; acesso infra-estrutura, polticas e servios urbanos; qualidade ambiental e controle urbano; regularizao; organizao e incluso social. e) realizao da avaliao ps-ocupao.

Vale a pena conhecer: pouso / programa Favela bairro / rJ


uma experincia referenciada por bons resultados de maneira geral, mas tambm especificamente com relao aos objetivos da fase ps-obras, foi desenvolvida no programa Favela-bairro com os pousos - postos de orientao urbanstica e social, instalados nas reas na fase final de obra. para conhecer mais: http://www.fau.ufrj.br/prourb/cidades/favela/progfavbt.html http://desafios2.ipea.gov.br/desafios/edicoes/21/artigo16478-1.php

21.http://www.cidades.gov.br/secretarias-nacionais/secretaria-de-habitacao/programas-e-acoes/hbb/ biblioteca/avaliacao-de-pos-ocupacao/subsidios-para-avaliacao-de-pos-ocupacao

32

4.4 estrutura tcnica e sistemtica de Gesto e execuo do plano


Trata-se dimensionar e apresentar a equipe prevista para realizar o conjunto de atividades propostas, considerando a equipe a ser mobilizada diretamente pelo executor e as equipes e servios a serem contratadas.

4.4.1 - Equipes do Proponente


A Coordenao do Trabalho Social dever ser exercida necessariamente por integrantes da Equipe Proponente.

Vale a pena conhecer: santo andr Mais igual


no texto da seleo das Melhores prticas, a respeito do programa santo andr Mais igual tem-se uma formulao acerca das instncias de gesto constitudas, que coloca que: a promoo da integrao e a simultaneidade das aes so os objetivos da criao destas instncias, que so: equipe gestora(...);equipe operadora (...);equipe local(...).22

Seja com maior grau de institucionalizao, como no SAMI, seja com menor grau, para o dia a dia do Projeto indispensvel que estejam claras as seguintes responsabilidades:
A) coordEnAo gErAl do ProjEto intEgrAdo.

A Equipe deve abranger: Um Coordenador de Projeto, Responsvel Tcnico por Projetos e Obras, Responsvel Tcnico do Trabalho Social, Responsvel pela Fiscalizao, Responsvel Tcnico pelas aes jurdico-fundirias; e, dependendo das caractersticas da rea, um especialista ambiental.
b) coordEnAo do ProjEto dE trAbAlho sociAl.

Equipe abrangendo o mesmo Responsvel Tcnico do Trabalho Social, os representantes de cada Secretaria Municipal que atuam com polticas sociais e que tem ao integrada ao Projeto e, quando for o caso, os coordenadores dos eixos/ sub-projetos setoriais.
c) EQuiPE dE cAmPo.

a base de apoio ao conjunto de aes do PTS e preferencialmente deve ter dedicao integral. Ela poder ser totalmente terceirizada. H muita polmica quanto s referncias numricas de composio desta Equipe. Tem-se desde as referncias do CRAS (Centro de Referncia de Assistncia Social), que um Tcnico de Nvel Superior e um de Nvel mdio para cada cerca de 1.000 famlias (totalmente invivel para o volume de atividades do PTS nos Projetos de Urbanizao)
22. http://downloads.caixa.gov.br/_arquivos/melhorespraticas/estudocaso/e_santoandre.pdf

33

at referncias de Projetos de Reassentamento, de um tcnico para cada 50 famlias (pouco vivel do ponto de vista financeiro). Na nossa experincia de projetos do Habitar Brasil-BID, considerando as equipes de campo compostas por tcnicos das Prefeituras e das Empresas Terceirizadas, tm sido necessrios em mdia dois tcnicos sociais e dois estagirios para cada 500 famlias, alm de parceiros e contratados para aes especificas integradas ao PTS. Quando o Projeto for estruturado em etapas e houver simultaneidade entre grupos em fase de obras e em fase de ps ocupao, o dimensionamento da Equipe de Campo deve considerar a necessidade de se ter tcnicos a frente das aes na rea de reassentamento e no assentamento precrio.

4.4.2 Contrataes Terceirizadas


A deciso sobre terceirizao de servios deve estar estreitamente ligada capacidade instalada da gesto municipal/ estadual, mas tambm aos recursos mobilizveis para tal terceirizao. Na situao em que se tenha uma boa equipe formada, importante dar prioridade para contratao dos itens que demandam conhecimento tcnico especializado especfico, a ser contratado j com a definio de capacitar a equipe para execuo futura de tais aes. Nas situaes em que se tenha equipes pequenas e limitaes institucionais de ampli-las, deve-se priorizar que a equipe prpria assuma as funes de coordenao do projeto (estas intransferveis), terceirizando-se a execuo das atividades. importante atentar que h atividades que demandam especializaes bastante especficas e cuja contratao em um bloco geral de contrataes, pode prejudicar o atendimento ao nvel de exigncia tcnica especfica, como o caso de constituio de sistemas de processamento e gerao de bancos de dados, etc. Dentre as terceirizaes mais comuns destacamos:
a) servios especializados de pesquisa para atualizao Cadastral e Criao do banco de dados Cadastrais do projeto dependendo das deliberaes acerca do tema CadniCo esta contratao abrange tambm a organizao dos dados para insero dos beneficirios no CadniCo, caso no tenha sido feita. b) Consultoria e assessoria para apoio ao desenvolvimento e Monitoramento do trabalho social trata-se de contrato de consultoria cujo objeto de ao o apoio prefeitura do Municpio e no a terceirizao total. pelas caractersticas diferenciadas das atividades e de qualificao exigida, esta contratao poder vir a ser feita por aes estratgicas (MoC, esa e Ger), a critrio da prefeitura e sob avaliao da sua rea de licitao. c) realizao de oficinas e eventos - o escopo do contrato pode abranger oficinas especficas e eventos para os quais se contrata tcnicos com experincia compatvel com a atividade, bem como, dever disponibilizar todo o material necessrio e o apoio logstico para os eventos/oficinas.
34

d) Consultoria para formulao do sistema de Monitoramento e avaliao os servios de consultoria tcnica especializada podem abranger desde a preparao do sistema de monitoramento e avaliao, at a atuao na execuo do monitoramento, incluindo os controles de monitoramento intermedirios entre o incio dos servios e a avaliao final. pela demanda de conhecimento metodolgico especifico que o tema requer, em geral pode ser mais adequado ser contratado separado. e) Consultoria e/ou atividades para Capacitao/ atualizao tcnica da equipe abrange contratos ou convnios voltados para capacitar as equipes em temas especficos considerados necessrios. f) execuo Global do projeto de trabalho tcnico social trata-se da hiptese de terceirizao global dos trabalhos, cuja contratao abrange a execuo das atividades especializadas, a mobilizao da equipe de campo, a execuo dos trabalhos contnuos e ainda a elaborao dos relatrios Mensais e trimestrais com os respectivos anexos e demais instrumentos necessrios prestao de contas junto ao programa.

4.5 Composio de oramento e Custos tpicos


So itens a serem considerados na apropriao de valores:
servios tcnicos especializados, j comentados no tpico anterior. eventos e oficinas. Cursos e atividades de Capacitao profissional Material didtico e de comunicao. Material de Consumo equipamentos e infra-estrutura necessria realizao dos trabalhos, ressalvadas as restries feitas pelos programas nas instrues normativas especficas. transporte / alimentao/hospedagem (em situaes restritas ).

35

5- eleMentos iMportantes na Fase de eXeCuo


Para finalizar esta aula, trazemos aqui algumas questes que fazem diferena na fase de execuo do projeto. Um belo projeto pode ser jogado no lixo se no se tem definidas estratgias de gesto, monitoramento e avaliao que assegurem a contnua adequao entre projeto e realidade.

5.1 estratgias de planejamento operacional no momento inicial da fase de execuo


De maneira geral, mas especialmente em projetos em que tenha transcorrido um prazo longo entre sua elaborao do incio das obras, fundamental realizar uma atualizao do planejamento no incio da fase de execuo, quando todos os atores estejam definidos, envolvendo: coordenao, equipes setoriais, empreiteira e gerenciadores, quando for o caso. Esta atualizao do planejamento tem como foco essencial a compatibilizao do cronograma operacional de trabalho social com o Plano de Ataque da obra, aps contratao do responsvel pela execuo das obras. Com esta atualizao renova-se o pacto das aes a executar com aqueles que sero responsveis pela sua implementao. Em situaes extremas onde j se tenha grande defasagem entre a situao prevista e a situao encontrada na fase de incio das obras, pertinente formalizar esta atualizao, por meio de uma reprogramao ou reviso de projeto.

5.2 pactuao da sistemtica de monitoramento com agentes e tcnicos


O peso do processo de monitoramento e avaliao contnua dos projetos foi bem estabelecido por Falco em exposio realizada no Seminrio Tcnico Sobre Ps-Ocupao nos Projetos Integrados de Urbanizao de Assentamentos Subnormais - UAS/HBB: no h avaliao sem monitoramento. O monitoramento registra e armazena informaes substantivas no continuum da ao de uma poltica / programa; isto ; da cadeia de aes e relaes processadas. requisito imprescindvel para o exerccio da avaliao enquanto um instrumento de gesto. (...) O monitoramento das aes condio necessria para se assegurar avaliaes consistentes de resultados e impactos. possvel dizer que a avaliao um processo contnuo que abarca o programa na sua concepo, implementao e resultados. Quando adota metodologias participativas, sua conduo converte-se em possibilidade de aprendizado social / coletivo permitindo aos envolvidos a apropriao reflexiva do processo / programa.23 importante que sejam assegurados ao longo de todo Projeto instncias e instrumentos de planejamento/monitoramento participativo, abrangendo os diversos agentes responsveis pela ao, tanto as equipes responsveis pela dimenso fsica e fundiria quanto a equipe responsvel pelo Trabalho Social, de modo a assegurar-se o monitoramento permanente.
23. CARVALHO, Maria do Carmo Brant e PAZ, Rosangela Dias Oliveira. Conceitos bsicos avaliao, indicadores, descritores e Procedimentos metodolgicos. Apresentao no Seminrio Tcnico sobre ps-ocupao nos projetos integrados de urbanizao de assentamentos subnormais - UAS/HBB do Programa Habitar Brasil. Braslia, 2006. Ministrio das Cidades. Disponvel em http://www.cidades.gov. br/secretarias-nacionais/secretaria-de-habitacao/programas-e-acoes/hbb/biblioteca/avaliacao-de-pos-ocupacao/subsidios-paraavaliacao-de-pos-ocupacao/4-3%20-ProcessoConstrucaoIndicadoresSociaisAvaliacaoResultadosMariaCarmoBrantCarvalho.pdf

36

Alm do monitoramento integrado do ponto de vista das equipes importante garantir o monitoramento e a avaliao participativa junto com a populao e seus representantes, com vistas a incorporar os sujeitos implicados nas aes pblicas e fortalecer o citado processo de aprendizagem social. Estes momentos devem ter periodicidade definida e so instrumentos fundamentais para reorientar a ao e garantir a adequao entre a realidade e a ao. necessrio tambm estabelecer os instrumentos a serem utilizados para documentao e monitoramento, os indicadores de avaliao, os meios e os prazos de cada fase. Destacase a importncia de, na sistemtica de monitoramento a ser proposta, ser prevista sistemtica de monitoramento comparativo dos impactos do Programa sobre as famlias beneficirias/ impactadas. muito importante que os indicadores de monitoramento e avaliao sejam formulados tendo em vista apreender no apenas o processo, mas tambm seus resultados em termos dos objetivos delineados para a ao. Neste sentido, vale a pena investir no processo de formulao de um sistema de monitoramento e avaliao mais amplo e consistente, eventualmente, inclusive com sistema informatizados de processamento e anlise de dados. Considerando-se a periodicidade mensal de medio importante garantir pelo menos uma reunio mensal da equipe integrada para monitoramento acompanhamento, avaliao e atualizao do planejamento de aes e atividades do perodo; e tambm recomendvel prever encontros de avaliao peridicos (trimestral, semestral).

o Cots traz conceitos e indicadores de monitoramento e avaliao que devem ser considerados na formulao da sistemtica adotada.
5.3 sistemtica de documentao e Medio dos trabalhos
A produo e anlise da documentao tcnica e o registro das aes constituem instrumentos indispensveis para o processo e para a redefinio das aes. So instrumentais de registro e monitoramento recomendados:
dirio de Campo, com registro das ocorrncias de campo e de planto; Ficha de atendimento individualizado do planto social, para controle de demandas e problemas; Ficha de estudo de Caso, instrumento de registro, anlise e encaminhamento de problemas que exijam solues individualizadas; quadro/ agenda Mensal de planejamento e acompanhamento de atividades, que contm o resultado do encontro de planejamento mensal, com seus prazos e responsveis; relatrio de eventos, oficinas e atividades realizadas, inclusive com relatrios Fotogrficos. relatrios Mensais de acompanhamento, que informam as atividades desenvolvidas no perodo, aborda as atividades previstas e no realizadas, ressalta elementos que possam incidir no planejamento global do pts e da obra e apropria os valores investidos no trabalho no perodo.
37

no esquecer:
o relatrio de atividades precisa se reportar ao projeto Contratado/ formulado, pois ele o instrumento de verificao do cumprimento ou no do projeto.

relatrios de avaliao (em periodicidade definida pelo sistema pactuado ou pelo programa de Financiamento), que avalia o desempenho global do trabalho social no perodo; em relao aos objetivos do projeto e aos compromissos com a populao. deve ser resultado da avaliao integrada do projeto, envolvendo os demais agentes, inclusive a populao, e deve ser capaz de registrar avanos e retrocessos, bem como, apontar ajustes necessrios em cada perodo. relatrio Final do trabalho tcnico social que traz a avaliao final do desempenho do trabalho social, tanto feita pela equipe como pela populao, confrontando objetivos e resultados.

6. biblioGraFia bsiCa
AKERMAN, Marco e BOUSQUA Ailene - Mapas de Risco de Violncia, in Revista So Paulo em Perspectiva, Volume 13/No. 14 - Revista da Fundao SEADE, Dez/1999. BENEVIDES, Maria Vitria. Democracia e Cidadania. So Paulo, Polis, n 14, 1994. p. 11-20. BONDUKI, Nabil (org). Guisa de Concluso: das Experincias Concretas para a Construo de um Novo Iderio em Polticas Urbanas. In:______ Habitat: as praticas bem- sucedidas em habitao, meio ambiente e gesto urbana nas cidades brasileiras. So Paulo: Studio Nobel, 1996. BROSE, Markus (org.). Metodologia participativa: uma introduo a 29 instrumentos. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2001. CURY, Thereza Christina Holl. Elaborao de projetos sociais. In: VILA, Clia M. de.(coord.). Gesto de projetos sociais. 3.ed.rev. So Paulo: AAPCSAssociao de Apoio ao Programa Capacitao Solidria, 2001. p.37-58. FREITAS, Eleusina Lavr Holanda de. PRODEC Programa de Desenvolvimento Comunitrio, sua proposta original. In: ______. Como qualificar conjuntos habitacionais populares. Braslia: Caixa Econmica Federal, 2004. Cap. 2. p. 59-90. KAYANO, Jorge; CALDAS, Eduardo Lima - Indicadores para o dilogo. So Paulo, Plis; Programa Gesto Pblica e Cidadania /EAESP/FGV, 2001. 48p. KOGA, Dirce. Medidas de cidades: entre territrios de vida e territrios vividos. So Paulo: Cortez, 2003. MAFRA, Clara. Drogas e smbolos: redes de solidariedade em contextos de violncia. In: ZALUAR, Alba e ALVITO, 38

Marcos (orgs.). Um sculo de favela. 3 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003. p. 277-298. MATUS, C. Poltica, Planejamento e Governo. Braslia: IPEA, 1993. 2v. (Srie IPEA). McKNIGHT, John L. Sade Comunitria numa favela de Chicago. In: VALLA. V.V. (org.). Sade e Educao. Rio de Janeiro, DP&A, 2000. NETTO, Jos Paulo e Falco, M. do Carmo. Cotidiano: Conhecimento e Crtica. So Paulo, Ed. Cortez, 1997. NOVARA, Enrico. A ao Pblica e as Estratgias para Reduo de Pobreza. Texto Disponibilizado na Bibliografia do Curso de Aperfeioamento Desenvolvimento e Gerenciamento de Programas de Reduo de Pobreza Urbana Convnio IDHAB/AVSI/CODESC 1998. _______. Pobreza e Vulnerabilidade. Texto Disponibilizado na Bibliografia do Curso de Aperfeioamento Desenvolvimento e Gerenciamento de Programas de Reduo de Pobreza Urbana Convnio IDHAB/AVSI/CODESC 1998. PELICIONI, M. C. F. ; PHILIPPI JR, A . Alguns pressupostos da educao ambiental. In: Educao Ambiental: desenvolvimento de cursos e projetos. Universidade de So Paulo, Faculdade de Sade Pblica. Ed Signus, So Paulo, 2000. PONTUAL, Pedro. Pedagogia da gesto democrtica das cidades. In: Participao Popular nos Governos Locais. So Paulo. Revista Plis, no. 14. So Paulo, Instituto Plis, 1994. pp. 63-68. SILVA, Luis Martins da, Comunicao, Mobilizao e Mudana Social in UNB Srie Mobilizao Social Vol. II. VALLA, Victor Vincent. A crise de interpretao nossa: procurando compreender a fala das classes subalternas. Porto Alegre: Educao e Realidade, 1996. 21(2): 177-190, jul/dez. VILLAS BOAS, Renata, org. Participao Popular nos Governos Locais. So Paulo: Plis, no 14, 1994. _________ Os Canais Institucionais de Participao Popular. In: VILLAS BOAS (org.). Participao Popular nos Governos Locais. So Paulo: Polis, no 14, 1994. p.55-62. TORO, Jose Bernardo e WERNECK, Nisia Maria Duarte. Mobilizao Social: um modo de construir a democracia e a participao. So Paulo, Autentica, 2004. WHITAKER, Chico. Rede: uma estrutura alternativa de organizao. In: TORO, JOSE BERNARDO e WERNECK, NISIA MARIA DUARTE. Mobilizao social: um modo de construir a democracia e a participao. So Paulo, Autentica, 2004. Caderno de Orientao Tcnica Social COTS.CAIXA Econmica Federal. Instrues Especficas para Desenvolvimento de Trabalho Social em Intervenes de Urbanizao de Assentamentos Precrios UAP. Ministrio das Cidades, Secretaria Nacional de Habitao. Instruo Normativa n 27, de 14 de junho de 2007. Ministrio das Cidades, Secretaria Nacional de Habitao. Manual do Programa Habitar Brasil BID / Orientaes do Subprograma de Urbanizao de Assentamentos Subnormais Sobre a Gesto dos Projetos e Exigncias do Trabalho de Participao Comunitria. Ministrio das Cidades, Secretaria Nacional de Habitao, 2007. Relatrio 5 Oficina de Avaliao Ps Ocupao. Projeto Matriz de indicadores para a ps-ocupao - Programa Habitar Brasil/ BID. So Paulo: Instituto de Estudos Especiais - IEE/ PUC SP, 2006.

39

(Footnotes) 1 CAIXA. Caderno de Orientao Tcnica Social COTS. Disponvel em: http://www.caixa.gov.br/habitacao/operacoes_coletivas/programa_credito_solidario/orientacao_tecnica.asp 2 Sobre ndice Paulista de Vulnerabilidade Social IPVS: http://www.seade.gov.br/master.php?opt=menu&menu=3 3 Rosana Denaldi - Santo Andr: urbanizao de favelas e incluso social - http://www.antac.org.br/ AmbienteConstruido/pdf/revista/artigos/Doc118121.pdf

40

Potrebbero piacerti anche