Sei sulla pagina 1di 13

Trabalho elaborado por: Vera Lcia Rodrigues da Silva 9 B N.

17

NDICE
Assunto: Introduo O que a SIDA? Onde apareceu, quando e porqu? A SIDA em Portugal Existe cura para a SIDA? Porque que o organismo no resiste SIDA? Evoluo da infeco pelo VIH Como se transmite a SIDA? Via sangunea ou parentrica Via sexual Via peri-natal ou me-filho Como se pode prevenir a SIDA? Via sangunea ou parentrica Via sexual Via peri-natal ou me-filho Pg. 3 4 5 7 8 8 9 10 10 11 11 12 12 12 12

Concluso

13

INTRODUO
A SIDA no um problema recente, mas s h um tempo para c que se ouve falar mais neste assunto. A razo para tal o facto que antes as pessoas poderiam morrer com SIDA, mas como no havia uma medicina avanada, no se sabia o porqu da morte da pessoa, dizendo-se por vezes que a pessoa tinha morrido de repente, tinha-lhe dado uma coisa ruim, etc. Neste trabalho vou falar sobre a SIDA, um problema que pode estar relacionado com todos ns, mas que infelizmente nem todas as pessoas sabe bem o que , nem como se pode transmitir.

O QUE A SIDA?
A sigla SIDA significa Sndrome de ImunoDeficincia Humana Adquirida, e uma fase avanada da infeco provocada pelo Vrus da Imunodeficincia Humana (VIH). S a inicial de Sndrome, que significa, conjunto de sintomas e sinais de uma doena. I corresponde a Imuno e refere-se ao sistema Imunitrio, que o mecanismo que o nosso corpo possui para nos defender dos microrganismos patognicos que so os causadores de doenas e infeces. D de Deficincia, funcionamento. isto , de falha ou mau

A corresponde a Adquirida, ou seja, ns no a herdamos, vamos adquirindo-a durante a vida. Em resumo, o VIH adquirido durante a vida, provoca uma falncia do sistema imunitrio, produzindo assim a sndrome.

ONDE APARECEU, QUANDO E PORQU?


Em 1981, o CDC de Atlanta, que o organismo que nos EUA faz o controlo e vigilncia das doenas, descreve pela primeira vez uma nova sndrome de causa desconhecida em que existia uma falha no sistema imunitrio. Em 1982, a OMS (Organizao Mundial de Sade) aceita o termo SIDA para identificar esta nova sndrome. Em 1983, os investigadores Lue Montagnier, do Instituto Posteur de Paris, e Robert Gallo, do Instituto Nacional do Cancro dos EUA, descobrem que a SIDA se deve aos efeitos provocados pelo VIH no organismo. Trata-se de um vrus de forma redonda, com ARN no seu cdigo gentico (retrovrus) de aco lenta, o que quer dizer que os seus efeitos no se manifestam imediatamente. A origem do vrus ainda hoje permanece desconhecida. Mas cientistas chegaram a algumas hipteses para a origem deste vrus: Uma das hipteses mais provveis que um vrus da mesma famlia, a que hoje chamamos de VIH que existia nos macacos verdes africanos, possa ter passado destes para o Homem, merc de costumes alimentares utilizando miolos de macacos ou por rituais de certas tribos africanas envolvendo sangue daqueles animais.
5

Outra das hipteses fala de um desequilibro ecolgico que teria obrigado o vrus para, para sobreviver, encontrar um hospedeiro, visto certas espcies de macacos se encontrarem em extino. Ainda outra hiptese seria o vrus modificaes a que chamamos mutao. sofrer algumas

Provavelmente foram estas as razes que levaram a que em 1981 os primeiros casos nos EUA fossem descritos em homossexuais e hemoflicos.

Em Portugal, o primeiro caso de SIDA foi diagnosticado em 1983. Em 1985, descobriu-se a forma de detectar a presena do vrus atravs de uma anlise de sangue. A partir desse momento estabeleceu-se nos pases desenvolvidos um controlo rigoroso de todo o sangue e derivados antes de serem utilizados para qualquer tratamento. Em 1985 a investigadora portuguesa Odette Ferreira, em colaborao com o Instituto Pasteur de Paris, isolou um outro vrus de estrutura semelhante ao VIH. A partir da passam a designarem-se estes vrus por VIH-1 e VIH-2.

EXISTE CURA PARA A SIDA?


Hoje em dia, no existe qualquer cura nem medicamento capaz de fazer desaparecer o VIH do organismo de um portador, tenha ou no sintomas, embora se trabalhe afincadamente para o descobrir. O AZT, o DDI e outros so medicamentos antivricos usados actualmente para retardar o desenvolvimento da infeco VIH/SIDA e esto a ser ensaiados novos produtos.

Porque que o organismo no resiste SIDA?


Para enfrentar os microrganismos patognicos temos um sistema natural de defesa que se chama Sistema Imunitrio. O VIH ataca e destri precisamente as clulas coordenadoras do sistema imunitrio (linfcito T4) que se torna progressivamente incompetente para nos defender dos microorganismos patognicos ou causadores de doenas, deixando-nos abertamente expostos a elas. Por fim, quando se est na fase da SIDA, o organismo no resiste s infeces graves e tumores que surgem como consequncia de falta de defesas que antes lhe eram proporcionadas pelo sistema imunitrio.

EVOLUO DA INFERCO PELO VIH


Vias De Transmisso

2
Perodo Assintomtico

Capacidade de transmisso a outras pessoas

Presena de anticorpos (seropositividade)

Deteriorao progressiva do sistema imunitrio

1 Sintomas ligeiros, inespecficos e passageiros. Coincide com o chamado Perodo de Janela 2 Ausncia total de sintomas. Aparecem anticorpos anti-VIH no sangue (seropositividade). 3 Incio dos sintomas: inflamao emagrecimento, algumas infeces. dos gnglios,

4 SIDA. Sintomologia grave. Aparecimento de infeces oportunistas e tumores.

COMO SE TRANSMITE A SIDA?


Somente as pessoas portadoras de VIH, tenham ou no sintomas das infeces VIH/SIDA, so capazes de o transmitir a outra pessoa. O VIH destrudo facilmente fora de um organismo de um portador. As vias de transmisso de uma pessoa para a outra so muito concretas e implicam a existncia de comportamentos que exponham ao contgio. As trs vias de transmisso actualmente admitidas so: A via sangunea ou parentrica A via sexual A via peri-natal ou me-filho

Via sangunea ou parentrica


Os utilizadores de drogas por via endovenosa partilham seringas, se alguns deles for portador de VIH pode transmiti-lo a outra ou outras pessoas. Em Portugal esta via de transmisso tem vindo a aumentar de importncia de forma preocupante.

Atravs de transfuso com sangue contaminado tambm se pode transmitir a SIDA. Como at 1985 no se controlava o sangue dos dadores, algumas pessoas que recebiam transfuses de sangue e/ou derivados, como hemoflicos, adquiriam, de forma passiva, o HIV. Actualmente, nos pases desenvolvidos, os produtos sanguneos so submetidos a um controlo sistemtico e rigoroso pelo que o risco de transmisso praticamente inexistente. Outros objectos que lesem a pele e mucosas como mquinas de barbear, escovas de dentes, brincos, agulhas de tatuagem ou de furar as orelhas, etc., podem ser tambm veculos de transmisso quando partilhados.

Via sexual
O vrus penetra atravs de pequenas fissuras ou leses causadas pela actividade sexual

Via peri-natal ou me-filho


Acontece quando uma mulher portadora de VIH transmite o vrus ao seu bebe durante a gravidez, o parto ou a amamentao.

10

COMO DE PODE PREVENIR A SIDA?


Via sangunea ou parentrica
O uso de drogas por via endovenosa representa um elevadssimo risco para a sade, sendo por isso desejvel que no se utilizem. Caso contrrio, nunca devem ser partilhadas agulhas, seringas e outros materiais injectveis. Tambm no devem ser partilhados objectos que possam perfurar a pele ou mucosas, como agulhas para tatuagem, mquinas de barbear, escovas de dentes e outros objectos que possam converter em veculos de transmisso.

Via sexual
bvio que no manter relaes sexuais, ou t-las com uma pessoa que sabemos que no portadora de HIV, no envolve qualquer risco de infeco. Em qualquer outro caso, a utilizao correcta do preservativo tem demonstrado a sua eficcia na preveno de transmisso desta e de outras doenas sexualmente transmissveis, ainda que no proporciona uma segurana absoluta.

11

Via peri-natal ou me-filho


Uma mulher que deseje engravidar e pense que pode estar infectada pelo vrus HIV, deve consultar o seu mdico para se certificar. As mulheres portadoras que desejem uma gravidez ou que j estejam grvidas devem consultar o mdico para avaliar os riscos para elas prprias e para o seu filho, face s diferentes opes possveis nesta situao.

CONCLUSAO
Com este trabalho conclu que os primeiros casos de SIDA emergiram por volta de 1980, com a aparncia de matar qualquer indivduo que a tenha contrado. A SIDA tornou-se um grave problema internacional de sade pblica: em Fevereiro de 1992 estavam infectadas cerca de 10 milhes de pessoas, e a taxa de crescimento deste nmero alarmante. As vtimas incluem homossexuais, heterossexuais, homens, mulheres, adultos e crianas. A doena causada por um vrus HIV que infecta o sistema imunitrio, incluindo macrfagos e linfcitos T e B. Uma vez no interior das clulas infectadas, o ARN do retrovrus transcrito numa molcula de ADN, que integrado num cromossoma da clula. Aps um breve perodo de reproduo, o vrus estabelece uma infeco latente. Os indivduos neste estado de infeco
12

podem transmitir o vrus. Os factores que desencadeiam o final da latncia so desconhecidos, mas alguns indivduos permanecem neste estado latente de "sade" durante vrios anos. A pessoa com SIDA vulnervel s doenas oportunistas como a pneumonia, a candidiase e toxoplasmose, que so doenas prevalecentes. As doenas oportunistas so geralmente a causa da morte das pessoas com SIDA Porque no h nenhuma vacina e cura para o tratamento da SIDA, esta s pode ser controlada reduzindo a transmisso do vrus.

13

Potrebbero piacerti anche