Sei sulla pagina 1di 9

A lenda do Boitat

O nome boitat vem da lngua indgena e quer dizer cobra de fogo. Durante o dia o Boitat cego, no enxerga nada, sua viso perfeita noite. Diz a lenda que certa noite a lua no apareceu, nem as estrelas no cu, a escurido era total, um breu. Passado algum tempo, o dia no surgiu, pois, o sol tambm no apareceu e ficou tudo na escurido por vrios dias. As pessoas que moravam nos vilarejos estavam passando fome e frio. No havia como cortar lenha para os braseiros que mantinham as pessoas aquecidas, nem como caar naquela escurido. Pra piorar tudo, comeou a chover sem parar. A chuva inundou tudo e muitos animais acabaram morrendo. Uma cobra boiguau que dormia num imenso tronco acordou faminta e comeou a comer as nicas coisas que enxergava, os olhos de animais mortos que brilhavam boiando nas guas. Alguns dizem que eles brilhavam devido a luz do ltimo dia em que os animais viram o sol. De tanto olhos brilhantes que a cobra comeu, ela ficou toda brilhante como fogo e transparente. A cobra se transformou num monstro incandescente, o Boitat. Dizem que o Boitat assusta as pessoas quando essas viajam na mata noite. Mas muitos acreditam que o Boitat protege as matas contra incndios. De qualquer forma se voc encontrar um Boitat use culos escuros ou feche os olhos e fique bem parado quase sem respirar.

Lenda do Saci-Perer Menino negrinho, levado e arteiro S tem uma perna, mas salta de l pra c o dia inteiro A carapua vermelha o deixa invisvel Adora traquinagens, se acha invencvel. Fuma cachimbo E tem joelho machucado Mas no se engane, Ele no nenhum coitado. Ele mora no mato E dele toma conta Com os caadores desavisados Ele sempre apronta Ele bom, mas bagunceiro Se diverte com a confuso Some com objetos Faz trana nas crinas dos cavalos E adora bagunar no fogo Se o leite queimar, a comida estragar Pode ser coisa do Saci! O saci adora assobiar o seu jeito de marcar presena No meio de um rodamoinho de areia Chega fazendo baguna.

Lenda da Mula-Sem-Cabea

Dizem que uma mulher que namorou um padre e foi amaldioada. Da por diante, toda madrugada de quinta para sexta-feira ela se transforma em Mulasem-cabea. Ela percorre sete povoados e quem ela encontrar pelo caminho ela ataca, come seus olhos, unhas e dedos. Quem j a viu costuma dizer que apesar do nome ela tem cabea sim, mas como lana fogo pelo nariz e pela boca, sua cabea fica toda coberta por fumaa. Nas noites em que ela aparece possvel se escutar seus relinchos e seu galope, parece um cavalo enfurecido. Ao encontrar a mula deve-se deitar no cho, esconder unhas e dentes para no ser atacado. Se algum corajoso conseguir arrancar os freios da sua boca a maldio quebrada para sempre e ela vira mulher novamente.

Lenda do Negrinho do Pastoreio uma lenda popular principalmente no sul do Brasil. Nos tempos da escravido no Brasil, havia um fazendeiro malvado que tinha em sua fazenda escravos negros de vrias idades, inclusive crianas. Num dia de inverno rigoroso o fazendeiro mandou que um menino escravo fosse pastorear seus cavalos e potros novos. Ao entardecer quando o menino voltou com os cavalos o fazendeiro reclamou que faltava um, um cavalo baio. Como castigo chicoteou o menino at sangrar e mandou o menino procurar o cavalo. Apavorado o menino foi a procura do cavalo baio. Quando finalmente o encontrou no conseguiu prend-lo. Ao retornar fazenda, o menino encontrou o fazendeiro ainda mais irritado. Este resolveu castig-lo novamente, chicoteou o garoto e o amarou em cima de um formigueiro. No dia seguinte o fazendeiro retornou ao local e se assustou com o que viu: o menino estava l, de p, sem nenhuma marca de chicotada, nem mordida de formigas. Ao lado dele a Virgem Maria e prximo a eles o cavalo baio. O fazendeiro se ajoelhou pedindo perdo. O Menino nada respondeu, beijou as mos da Nossa Senhora, montou no cavalo baio e partiu a galope.

Lenda do Boto

O Boto uma animal mamfero, parecido com um golfinho, que vive nas guas dos rios. O Boto-cor-de-rosa rosa que deu origem lenda do Boto vive nas guas da Bacia Amaznica Brasileira e do bacia do rio Orinoco na Venezuela. Podem chegar a medir quase trs metros na idade adulta e apresentam podem apresentar colorao rosa, acinzentada(tucuxi) e preta. Diz a lenda que ao anoitecer o Boto se transforma em um belo rapaz, alto e forte que sai das guas a procura de diverso,festas e uma namorada. Vai a vrias festas, dana muito, costuma beber bastante tambm. Antes do amanhecer ele tem que voltar para o rio, pois seno transforma-se em boto novamente. Algumas pessoas relatam que o boto se transforma em um rapaz elegante, bem vestido e que sempre usa chapu(para esconder um orifcio que possui na cabea). Nas festas ele geralmente seduz alguma mulher bonita, casada ou no, a convida para danar e depois saem da festa para namorar. Antes do amanhecer ele retorna ao rio, deixando a namorada que geralmente no torna a v-lo. Pouco tempo depois a moa descobre que ficou grvida do tal moo. Na regio Amaznica sempre que uma moa solteira engravida suspeita-se logo que se trata de um filho do boto. Dizem que o boto adora as ndias e gosta muito de mulheres com roupas vermelhas.

Lenda da Iara ou Me d'gua Lenda de origem indgena,muito comum na regio Amaznica. Ela uma sereia, metade mulher (da cintura pra cima) e metade peixe (da cintura pra baixo). Possui longos e lindos cabelos, alguns dizem que parece uma ndia com cabelos negros, outros dizem que possui cabelos loiros ou at ruivos. Ela hipnotiza os homens com o seu canto e com o seu olhar. Ao ouvirem seu canto lanam-se nas guas para irem ao seu encontro e na maioria das vezes acabam morrendo afogados. Ela sai da sua casa no fundo do mar, ou do lago ou do rio, geralmente no final da tarde e surge linda e sedutora a procura de um companheiro. difcil um homem resistir ao seu canto hipnotizador ou sua beleza.Por isso meninos ao se depararem numa situao dessas tapem os ouvidos e procurem no olhar para ela.

Lenda da Vitria-Rgia

Numa bonita noite uma jovem ndia se encantou com o brilho da lua que refletia no lago. De to fascinada que ficou com aquela luz mgica, atirou-se nas guas e desapareceu para sempre. A lua se comoveu com a admirao da ndia e a transformou numa linda flor, a Vitria-rgia, que flutua nas superfcies das guas de alguns rios da Amaznia. Essa uma flor noturna, abre ao entardecer e se fecha com o raiar do sol.

Lenda do Curupira uma lenda de origem indgena. Tambm chamado de Caiara, Pai ou Me-domato, quando se imagina ser uma entidade mulher. Entre os ndios Tupis-Guaranis, existia uma outra variedade de Curupira, chamada Anhanga, um ser maligno que causava doenas ou matava os ndios. H relatos de entidades semelhantes entre quase todos os indgenas das Amricas Latina e Central. Dizem que ele um menino de cabelos vermelhos e com os ps virados para trs, para despistar quem quiser segui-lo. Algumas pessoas descrevem o Curupira como um indiozinho montado em um porco selvagem, outros dizem que tem o corpo coberto por pelos. Ele cuida das animais da florestas, protegendo contra a devastao das florestas e a caa de animais. Quando entramos na mata e ouvimos barulhos estranhos pode ser ele. Ele to rpido que muitas vezes ao passar pela mata, parece um vento forte. Ao entrar numa mata deve-se levar uma oferenda para o Curupira, assim ao agrad-lo no se perder na mata. O Curupira tem o poder de ressuscitar qualquer animal morto sem sua permisso. Os ndios guaranis dizem que ele o Demnio da Floresta. H relatos dos jesutas, na poca da colonizao do Brasil, de que os ndios temiam muito o Curupira.

Variao: Caipora O nome Caipora vem do tupi e quer dizer morador do mato. Pode ser masculino ou feminino. uma entidade fantstica pertencente mitologia tupi, representado de diferentes formas dependendo da regio do Brasil. Em alguns lugares dizem que tem forma de uma mulher unpede (uma perna s) que anda aos saltos, em outros lugares dizem que uma criana de cabea grandssima. No Sul do Brasil , em geral, apresentado como um gigante peludo dotado de enorme fora fsica. Nos estados de outras regies representado como um pequeno ndio, escuro, gil, nu ou usando tanga, fumando cachimbo, doido por cachaa e por fumo. Aparece, s vezes, cavalgando um porco-do-mato enorme e agitando um galho de japecanga. Outras vezes est sempre seguido por um cachorro. Para alguns, trata-se de uma verso do Curupira, mas sem os ps voltados para trs. Em todas as verses, porm, o Caipora um protetor dos animais e da mata. Reina sobre os animais, e fez pactos com os caadores: permite-lhes caar, em troca de um pouco de cachaa e de fumo, mas castiga-os quando matam mais animais do que o combinado, ou filhotes e fmeas com crias, quando caam nas sextas-feiras ou quando no lhe do o prometido. Vrios poderes lhe so atribudos: o de assobiar para enganar os caadores; o de surrar os cachorros mateiros; e o de ressuscitar os animais mortos sem sua permisso, apavorando os caadores. Quem encontra o Caipora fica sem sorte nos negcios ou em qualquer empreendimento, azarado. Fonte:www.abckids.com.br

Potrebbero piacerti anche