Sei sulla pagina 1di 8

A obedincia voz de Deus e a confirmao do chamado

Quando Eliseu foi visitado por Elias provavelmente j se sentia vocacionado ao ministrio proftico. Contudo, aguardou at que o chamado fosse efetivamente feito e confirmado por algum revestido da autoridade divina. E Eliseu obedeceu imediatamente voz de Deus, abandonando seu antigo ofcio e seguindo Elias, para aprender sobre o ministrio. Normalmente, aps a pessoa ter a percepo interior do chamado de Deus, ela recebe a confirmao desse chamado por intermdio de um servo do Senhor, como ocorreu com Eliseu. Elias o profeta mais experiente, foi at Eliseu e chamou-o para servi-lo e aprender o ministrio proftico. Qual foi a evidncia fsica, o sinal de que Eliseu receberia a uno proftica que estava sobre Elias? Este ter lanado sua capa sobre Eliseu (1 Reis 19,19) e, posteriormente, quando Elias partiu para junto de Deus, Eliseu ter tomado a capa de seu predecessor (2 Reis 2). Naquela poca, usar capa era smbolo de autoridade proftica. No momento em que Elias a lanou sobre Eliseu, identificou-o como seu sucessor. Alm desse tipo de sinal, o prprio Deus atestou o ministrio de Eliseu ao realizar muitos milagres por intermdio de Seu servo. O general srio Naam foi curado de lepra, uma doena incurvel na poca; cem profetas foram alimentados com uma pequena quantidade de po; o ferro de um machado, que cara nas guas do rio, flutuou. Jesus tambm realizou muitos milagres. Este era um sinal inequvoco de que Deus era com Ele (Joo 3.2; Atos 2.22). E antes, de ascender aos cus o Mestre instruiu Seus discpulos a anunciarem as boas novas de salvao e mencionou sinais como evidncias do chamado deles:

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado ser salvo; mas quem no crer ser condenado. E estes sinais seguiro aos que crerem: Em meu nome expulsaro os demnios; falaro novas lnguas; Pegaro nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortfera, no lhes far dano algum; e poro as mos sobre os enfermos, e os curaro. Marcos 16:15-18 Deus quer usar voc. Voc est disposto a atender ao Seu chamado? Voc j tem manifestado as marcas daqueles que foram ungidos pelo Senhor? Voc uma pessoa humilde e altrusta, pacfica e promotora da paz? Est disposto a servir a Deus e ao seu prximo, priorizando seu chamado para ser sal da terra e luz do mundo? Voc precisa aprender a discernir a voz de Deus e dar ouvidos a ela. No captulo seguinte, vamos destacar os meios pelos quais o Senhor costuma falar conosco, comunicando-nos Seu chamado.

Como Deus se comunica conosco e nossa resposta ao Seu chamado.


Ao estudarmos as Escrituras, constatamos que o Senhor tem diversas maneiras de falar com o homem. Vemos, por exemplo, que Deus pode comunicar-se suscitando pensamentos em nossa mente, por meio de Sua Palavra, de sonhos, vises, de experincias, ou usando Seus anjos e outros emissrios. Deus se comunicou diretamente com Ado, No, Abrao, Moiss, entre outros. O Senhor enviou anjos para falar com Josu, Mano, Maria e Jos. Outros, como Jos e Daniel, tiveram sonhos e vises profticas. Os israelitas, por outro lado foram instrudos a

buscar a vontade de Deus na Tor. Jonas aprendeu sobre a importncia de fazer a vontade de Deus no ventre de um grande peixe que o engolira. Paulo foi confrontado pelo Senhor numa estrada para Damasco. Ele viu uma luz fortssima e ouviu a voz de Jesus. A igreja primitiva era instruda pelo Senhor pelo estudo das Escrituras e pelo conselho dos apstolos e ancios. Em suma, Deus tem muitos meios de comunicar-se conosco. As escrituras so o Seu modo habitual de falar conosco, da a importncia de lermos e meditarmos em seus ensinamentos, uma vez que nelas o Senhor revelou os Seus caminhos, pensamentos e planos para o Seu povo. Mas tambm devemos ficar atentos a outra formas de o Senhor se comunicar conosco e confirmar Seu chamado a ns, bem como responder assertivamente a ele, ainda que isto exija uma mudana radical de vida.

Uma mudana radical em resposta ao chamado


Por que afirmamos isso? Porque o chamado de Deus com frequncia costuma exigir uma resposta imediata do convocado e uma mudana radical de vida. Abrao, depois de ouvir um chamado de Deus, pela f [...] obedeceu, indo para o lugar que havia de receber por herana; e saiu, sem saber por onde ia (Hebreus11.8). Como entender isso? O Altssimo chamou Abro e disse-lhe o seguinte: Saia da sua terra e do meio da sua parentela e v para o lugar que Eu ainda lhe mostrarei. Imagine o que o patriarca pensou: Senhor, obedecerei Sua ordem. Mas, por favor, diga-me para onde devo ir. Em que direo devo seguir? Norte, sul, leste ou oeste? O Senhor, no entanto, no revelou que terra daria ao Seu Servo. Abrao teve de sair primeiro do meio de sua famlia, em Ur dos Caldeus. S depois de algum tempo Deus revelou que daria Cana a Abrao e seus descendentes. Com essa histria, entendemos que muito difcil atender ao chamado divino se no tivermos uma f incondicional no Senhor. Afinal, sair ao mundo sem destino uma atitude absolutamente

radical. No adianta passarmos as noites em claro pensando sobre o que Deus pretende em relao a ns para o nosso futuro, sem obedecer s primeiras instrues dele, pois Sua revelao sempre ser diretamente proporcional nossa f e obedincia Ele. Ento, se Deus o chamar, no adiantar voc dizer: Ah, Senhor, agora no posso ir. Procure-me daqui a trs anos, quando eu estiver aposentado, ento vou ter todo tempo disponvel para o senhor. um engano completo pensar que um chamado proftico de Deus acontece dessa maneira. Eliseu, ao ser chamado por Elias, deixou os bois e correu aps o profeta (1 Reis 19.20). Elias jogou sua capa sobre Eliseu, e assim comunicou o chamado. Eliseu atendeu imediatamente, deixando para trs o arado e o trabalho no campo, para acompanhar Elias e servi-lo, aprendendo sobre o que envolvia o ofcio proftico. Voc pensa que foi fcil para Eliseu largar tudo e seguir algum que ele s conhecia de ouvir falar? No foi. Eliseu era um lavrador que costumava lavrar a terra com uma junta de bois. Ele trabalhava arduamente para romper a rigidez do solo e semear a terra. Mas Deus havia designado um terreno novo para Eliseu arar. Ele passaria a lavrar o duro corao dos seus irmos israelitas e semear nele a Palavra do Senhor, um desafio bem superior ao que estava acostumado. Voltemos ao texto que narra o encontro de Elias e Eliseu, para vermos mais detalhadamente a resposta deste ao chamado daquele: Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodcima; e Elias passou por ele, e lanou a sua capa sobre ele. Ento deixou ele os bois, e correu aps Elias; e disse: Deixame beijar a meu pai e a minha me, e ento te seguirei. E ele lhe disse: Vai, e volta; pois, que te fiz eu?

Voltou, pois, de o seguir, e tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram; ento se levantou e seguiu a Elias, e o servia. 1 Reis 19:19-21 No versculo 21 de 1 Reis 19, podemos ver bem a resposta que marca a vida do que foi chamado por Deus. A atitude radical de Eliseu de queimar o arado, matar os bois e comer a carne junto com o povo indicava que no pretendia voltar atrs, uma vez que ps o fim a tudo aquilo que estava ligado ao seu antigo ofcio. Em outras palavras, Eliseu rompeu com tudo aquilo que poderia impedir a sua chamada. Eliseu no precisaria mais do arado nem dos bois para prosseguir em seu ministrio. Assim, ele sacrificou algo material em prol da obra de Deus. Vrios discpulos de Jesus, como Pedro, Andr, Tiago, Joo, Mateus, tambm abandonaram sua profisso para abraar o discipulado e, posteriormente, o ministrio (leia Mateus 4.18-22; 8.21, 22; 9.9). Foi uma mudana muito radical na vida de todos eles.

Rompendo com os obstculos que nos impedem de atender ao chamado


O que aprendemos com isso? Que todos ns temos em nossa vida coisas com as quais devemos romper, para seguir rumo ao que Deus planejou para ns. Temos de romper com aquilo que est atrapalhando um chamado dirigido a ns. E, quando tomamos essa atitude, o Senhor, ento, leva-nos a patamares mais altos. O que tem impedido voc de ouvir a voz do Altssimo e de atender ao Seu chamado? Conceitos e valores mundanos? Uma amizade ou aliana que Ele no aprova? Seu ego? O medo de seguir a Cristo e no ter como sustentar sua famlia? Esses obstculos podem ser transpostos. Voc precisa certificar-se de que ouviu a voz de Deus e seguir rumo quilo que Ele lhe falou.

lgico que todo ser humano procura um lugar de acomodao. Mas a verdade que, apesar de podermos estar h muito tempo em um mesmo lugar, levando uma vidinha tranquila, talvez seja necessrio rompermos com nossa histria, para atendermos ao chamado de Deus. E fundamental sabermos que ser Ele quem nos ajudar a fazer essa mudana radical. A ns cabem a coragem e a f, para fazermos tudo o que for possvel; ao Senhor cabe o impossvel, aquilo que est alm de nossa capacidade, inteligncia e recursos materiais. Sendo assim, se o obstculo que o est impedindo de atender ao chamado divino algum pecado, vcio ou mania, voc ter de apresentar isso a Deus, pedir libertao e fazer sua parte para abandon-lo. Se precisa romper com o ritualismo vazio do culto que presta ao Senhor, ter de busc-lo com afinco, voltando ao primeiro amor, estudar Sua Palavra e obedecer Sua voz; ento o fogo cair sobre voc e sua congregao, e coisas que voc julgava inimaginveis acontecero, porque Deus vai operar no sentido de cumprir tudo aquilo que Ele prometeu. Mas cuidado para no romper com uma situao s porque ela no lhe agrada no momento. Antes, analise se essa situao ou no um meio usado por Deus para quebrant-lo, lev-lo a reconhecer que depende dEle e amadurec-lo. Ore, fale com o Senhor. Pea-lhe discernimento. Ento, parta para a ao. De qualquer modo, o ideal, quando voc romper com algo, no faz-lo de forma abrupta, saindo da situao ressentido ou provocando ressentimentos. bom sempre encerrarmos um ciclo com nossa histria em paz. A Palavra de Deus nos ensina que, se for possvel, devemos ter paz com todos (Romanos 12.18), que quem guardar o mandamento no experimentar nenhum mal; e o corao do sbio discernir o tempo e o modo (Eclesiastes 8.5).

Quando fui chamado por Deus


Quando o Senhor me chamou para Sua obra, eu trabalhava em uma empresa, e minha mulher em outra. Ento, orei e, um dia, tomei uma deciso radical. Sa do emprego e disse minha esposa que sasse do dela e no dissesse nada a ningum. Eu precisava experimentar o cuidado de Deus como o provedor de todas as minhas necessidades. Isto seria o sinal de que ele havia me chamado e de que me sustentaria. Com f e temor a Deus, tomamos essa deciso e aguardamos a ao dele a nosso favor. Foi uma atitude muito radical da nossa parte. Mas eu acreditava, como acredito at hoje, que aquele que me chamou me capacitaria ao ministrio e que cuidaria de mim e de minha famlia, provendo tudo de que necessitssemos; afinal, Ele poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente alm daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em ns opera (Efsios 3.20). Eu no estou dizendo com isso que, se voc recebeu um chamado para o ministrio, deve abandonar tudo amanh mesmo, sem qualquer planejamento, e viver pela f, como muitos que passam a viver s custas de outros dizem por a. Deus tem um modo especfico de falar e tratar com cada um. Voc sabia que existem muitos ministros do evangelho e lderes religiosos que so mdico, professores ou exercem outras atividades como profissionais liberais, e que no abandonam suas profisses porque o prprio Senhor os orientou a no faz-lo? Em meio s suas atividades profissionais, Deus os usa para ministrar Sua Palavra a pessoas que no iriam a uma igreja para ouvir sobre Jesus. Eu dei meu testemunho apenas para ilustrar que aquela minha atitude radical de abandonar o emprego e trabalhar na obra do Senhor foi o incio da minha caminhada at aqui. E como costumo reconhecer: At aqui nos ajudou o Senhor! Sou grato a Deus por tudo que Ele tem feito em minha vida e por intermdio dela. Sei que no porque mereo, mas pela bondade e generosidade do Senhor

para comigo. Meu objetivo leva-lo a crer e a confiar que o Deus que chama o mesmo que sustenta Seus ungidos.

A amplitude do chamado
Tambm desejo enfatizar neste captulo que to importante quanto discernir a voz de Deus e o chamado que Ele nos fez respondermos do modo certo a esse chamado, demonstrando f e confiana no Senhor, e que atender ao chamado divino no se restringe apenas a empenhar-se num ministrio na igreja, como pastor, evangelista, professor de escola dominical, lder da mocidade ou de um coral. algo muito mais profundo que envolve uma transformao radical em nosso modo de ser e de agir e um rompimento com o passado de pecado e mesmice. Voc foi chamado da morte para a vida (Joo 5.24; 1 Joo 3.14) e das trevas para a maravilhosa luz de Deus (1 Pedro 2.9). Foi comissionado a ser sal da terra e luz do mundo (Mateus 5.13,14), a viver em santidade e justia (Lucas 1.75), a ter comunho com Cristo (1 Corntios 1.9), a dar bons frutos e a herdar a vida eterna (Lucas 18.30). Atender a esse chamado implica transformao de vida, o que produz um impacto fortssimo no somente em quem recebe o chamado, mas em seus familiares, amigos, vizinhos e em todos aqueles que cruzam seu caminho. Este o propsito de Deus ao chamar-nos: Ele visa comunicar Seu plano de salvao humanidade e realizar a significativa mudana que ocorre ao sermos religados a Ele por intermdio de Cristo, tornando-nos Seus filhos e herdeiros de Seu Reino. Esse o chamado geral de Deus a todo cristo, mas h um chamado especfico que Ele faz a cada um de ns, individualmente. Precisamos atender ao chamado geral revelado em Sua Palavra, mas tambm o especfico, revelado a ns em particular por meio de uma palavra proftica, sonhos, vises. Vamos falar melhor isso no captulo a seguir.

Potrebbero piacerti anche