Sei sulla pagina 1di 4

OAB 140 - 1 Fase Extensivo de Sbado Disciplina: Direito Tributrio Professor Alexandre Mazza Data: 15/08/2009 TEMAS TRATADOS

S EM SALA Dica: WWW.sitedomazza.com.br I. Conceito - o ramo do direito pblico que estuda princpios e normas reguladoras das atividades de criao, cobrana e fiscalizao de tributos. - Direito Pblico: pois estuda atuao estatal. - Criao: poder legislativo. Cria-se por meio de Lei. - Cobrana: quem se encarrega da cobrana poder executivo (administrao tributria na linguagem do CTN). - Fiscalizao: quem se encarrega da fiscalizao o poder executivo (administrao tributria - na linguagem do CTN). ATENO: o estudo da destinao do dinheiro arrecadado pelo fisco no estudada pelo direito tributrio, mas pelo Direito Financeiro. II.Competncia Legislativa A competncia para legislar em direito tributrio CONCORRENTE da Unio, dos Estados e do Distrito Federal (art. 24, I, CF). Municpio no participa de competncia concorrente, legisla sobre direito tributrio s que por outro princpio, o de matria de interesse local. Mas cabe a Unio editar normas gerais, para que o sistema seja coerente, atualmente, tais normas esto na Lei 5.172/66, o CTN. Natureza jurdica do CTN: O CTN ... formalmente Lei Ordinria (LO) e materialmente Lei Complementar (LC), significa que o CTN tem natureza dplice. Pergunta: de quem a competncia para iniciativa de projetos de lei em matria tributria? Resposta: Segundo a jurisprudncia do STF, a competncia para iniciativa de projetos de lei em matria tributria COMUM entre o Legislativo e o Executivo. III. Princpios do Direito Tributrio Natureza: Ao mesmo tempo so garantias do contribuinte e limitaes constitucionais ao poder de tributar. So clusulas ptreas, ou seja, no podem ser limitados ou reduzidos por Emenda Constitucional. Depende de Lei Complementar (art.146, II, CF). Princpios do Direito Tributrio: So limitaes constitucionais ao poder de tributar. Essas limitaes podem ser princpios, imunidades ou normas. As limitaes so garantias do contribuinte e no do fisco, e so institudas por clusulas ptreas. No entanto, so regulamentadas por lei complementar conforme o artigo 146 da CF. 1. Princpio da Legalidade (art. 150, I, CF e art. 97 do CTN conceito mais completo) Tambm conhecido como Estrita Legalidade ou da Tipicidade Cerrada. Conceito: Criao, aumento, reduo e extino de tributos sempre dependem de lei*.
-1

OAB 140 - 1 Fase Extensivo de Sbado Disciplina: Direito Tributrio Professor Alexandre Mazza Data: 15/08/2009

*PERIGO: em regra essa lei uma Lei Ordinria. *Perigo Em regra a lei ordinria que cria, aumenta, reduz e extingue tributos (o imposto, a taxa e a contribuio). Tributos criados por lei complementar: emprstimo compulsrio, IGF, impostos residuais e novas fontes de custeio da seguridade. Pergunta: permitida a edio de MP em matria tributria? Sim, mas se a MP criar ou aumentar IMPOSTO, este s poder ser exigido no exerccio seguinte ao da converso da MP em lei (anterioridade). Obs.: Para outras espcies tributrias a anterioridade conta a partir da edio da MP.

Excees legalidade: seis tributos podem ter > alquota modificada > por ato de executivo (pois varia conforme a exceo). Pegadinhas: Primeira a base de clculo no poder ser modificada por ato do executivo; Segunda no poder ser instituda a modificao da alquota; Terceira o poder executivo atuar dentro dos patamares das alquotas mnimas e mximas criadas por lei.

Excees: IOF, IPI por decreto presidencial ou MP recebida como decreto. II, IE por decreto, MP ou portaria ministerial. * Estes quatro so impostos aduaneiros e tm a funo de regulao da balana comercial. So tambm chamados de impostos extrafiscais, pois no tm finalidade de arrecadao. Cide/combustveis por decreto e MP. ICMS/combustveis por convnio entre estados membros. Ateno: Nos termos do artigo 97, pargrafo segundo do CTN a mera atualizao monetria da base de clculo pode ser feita por ato de executivo (a atualizao no respeita a legalidade e nem a anterioridade). Para o STF a definio da data para o pagamento do tributo no depende de lei. Em regra a criao de tributos dependem de Lei Ordinria, somente 4 tributos dependem de Lei Complementar. Os quatro tributos criados por Lei Complementar so: a) Emprstimos Compulsrios*; b) Imposto sobre Grandes Fortunas IGF; c) Impostos Residuais; d) Novas fontes de Custeio da Seguridade (contribuies previdencirias residuais). * No se admite edio de medida provisria sobre temas reservados a Lei Complementar (art. 62, 1 CF). ,

-2

OAB 140 - 1 Fase Extensivo de Sbado Disciplina: Direito Tributrio Professor Alexandre Mazza Data: 15/08/2009 ATENO: Admite a edio de MPs em matria tributria, exceto nos temas de Lei Complementar, mas se a MP criar ou majorar IMPOSTO (s vale para IMPOSTO, no para os demais), este s poder ser exigido no exerccio (ano) seguinte ao da CONVERSO DA MP EM LEI. Se a MP no for convertida em lei, o imposto nunca ser exigido. Para outras espcies tributrias (ex. taxas e contribuies de melhoria), no vale este regra, podendo o tributo ser exigido no ano seguinte ao da edio da MP. 2. Princpio da anterioridade Art. 150, III, b e c da CF OBS: princpio da anualidade no existe no ordenamento. Tributo criado ou majorado em um exerccio, s poder ser exercido exigido no ano seguinte, respeitado o intervalo mnimo de 90 dias. (anterioridade nonagsimal). Lembrar que: Leis que reduzem ou extinguem tributos no respeitam a anterioridade (produzem efeitos imediatos) Excees - pela EC 42/2003 tem-se 3 grupos de excees: 1) Cobrana imediata imposto cobrado no dia seguinte (IOF, II, IE, IEG e emprstimo compulsrio de calamidade pblica ou guerra). 2) 90 dias imposto cobrado no mesmo ano (IPI, contribuies previdencirias artigo195 CF Cide/combustveis e ICMS/combustveis). 3) Ano seguinte imposto cobrado no ano seguinte sem contar os noventa dias (IR, alteraes na base de clculo de IPTU e IPVA). 3. Princpio da Capacidade Tributria artigo 145, pargrafo nico da CF. Conceito Sempre que possvel os impostos tero carter pessoal > e sero graduados segundo a > capacidade econmica do contribuinte. Pergunta: Para a OAB e o STF, quais impostos admitem alquotas progressivas? Na CF de 88 apenas 3 impostos so progressivos (IR, ITR e IPTU). *Lembrar que o IPVA no admite alquotas progressivas. O IPVA no progressivo, mas tem alquotas diferenciadas pelo uso e tipo de carro. LEGISLAO DE AULA - Constituio Federal - Cdigo Tributrio Nacional

QUESTES SOBRE O TEMA: 1. (OAB/CESPE 2007.3) Entre as seguinte vedaes, no tem exceo expressa no texto constitucional A)a instituio de tributo sem lei que o estabelea. B) a majorao de tributo sem lei que o estabelea. C) a cobrana de tributo novo no mesmo exerccio financeiro em que haja sido publicada a lei que o criou. D) a cobrana de tributo novo em menos de 90 dias a partir da publicao da lei que o criou.

-3

OAB 140 - 1 Fase Extensivo de Sbado Disciplina: Direito Tributrio Professor Alexandre Mazza Data: 15/08/2009 2. (OAB/CESPE 2007.3.SP) Constitui exceo ao princpio da anterioridade A) a instituio de contribuio para o custeio do servio de iluminao pblica. B) a instituio de emprstimos compulsrios no caso de investimento pblico de carter urgente e de relevante interesse nacional. C) a instituio de contribuio de interveno no domnio econmico. D) a instituio ou majorao do imposto sobre a exportao, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados. 3. (OAB/CESPE 2007.1) Assinale a opo correta acerca da legislao tributria. A) Os emprstimos compulsrios somente sero institudos mediante lei complementar. B) A discriminao dos servios a serem tributados pelo imposto sobre servios de qualquer natureza (ISS) ser veiculada por lei ordinria. C) Apenas emendas constitucionais estabelecero as alquotas do ICMS aplicveis s operaes de exportao. D) lcito que a matria atinente fixao das alquotas mnimas para o IPVA seja disciplinada por decreto. 4. (OAB/CESPE 2006.3) Conforme a Constituio Federal, alguns tributos podem ter suas alquotas modificadas por ato do Poder Executivo. Esses tributos incluem o A) imposto sobre a propriedade de veculos automotores (IPVA). B) imposto sobre a prestao de servios de qualquer natureza (ISSQN). C) imposto sobre importaes. D) imposto sobre servios de transporte intermunicipal.

GABARITO 1. A, 2. ,D 3. A, 4. C.

-4

Potrebbero piacerti anche