Sei sulla pagina 1di 5

CENTRO UNIVERSITRIO DE PATOS DE MINAS UNIPAM

Recredenciado pelo Decreto Estadual de 09/12/04 MANTIDO PELA FUNDAO EDUCACIONAL DE PATOS DE MINAS FEPAM

DIAGNSTICO I. REDE SOCIAL E INTERNET EM TEMPOS MODERNOS.

Nome do aluno (a): Carim Attoni. Dbora Oliveira. Roberta IdaFranches Carneiro. Professor Especialista: Andra Gonalves Dias. Disciplina: Psicologia Social II. Curso: PSICOLOGIA Perodo: 4 Ano Letivo: 2012/2.

Patos de Minas, setembro de 2012/2.

O texto a seguir abarca os temas hipermodernidade, internet, comportamento humano, facebook, novas relaes e o adoecimento psquico. Onde iremos traar uma associao entre aleitura feita sobre a obra Os Tempos Hipermodernos, do autor Gilles Lipovestsky com Sebastien Charles, o filme A Rede Social e apontamentos discutidos na aula de psicologia social II. De incio fica uma pergunta: Aonde a hipermodernidade ir nos levar? Vamos a um breve histrico da obra Tempos Hipermodernos, inicialmente tratando da modernidade a ps-modernidade, constatamos o abandono do universo disciplinar. Comeando pela leitura da modernidade, fica claro que os mecanismosde controle no sumiram, encontram-se presentes, porm de outra forma, menos reguladores, utilizandose da linguagem menos evasiva. Utilizando uma nova vestimenta; a do discurso, onde tudo em prol de um bem estar maior. J na ps- modernidade, deparamos com o paradoxo, onde o indivduo esmagado entre duas premissas, a de possuir autonomia e a de ser totalmente dependente; o indivduo possui a opo de assumir responsabilidades ou no, de se manter no controle ou ir para onde o vento o levar. Segundo Lipovestsky, sob um olhar histrico, na ps-modernidadeh uma abolio dos freios institucionais e com o seu desaparecimento, h o surgimento emergente da manifestao do sujeito enquanto seus desejos subjetivos, da sua realizao individual e do seu amor prprio. J na esfera social, o individuo seduzido, no mais alienado ou disciplinado. Este se sente no controle absoluto de suas aes e suas escolhas. Ser mesmo? O autor nos leva a refletir e constatar que no bem assim, pois o que vemos so os sinais de hipersensaes, comportamento caracterizadopelo hiperconsumo, hiper-narcisismo, onde o movimento dessa nova cultura apresenta-se de forma fluida e flexvel, os indivduos so mais informados, todavia so mais imaturos, menos conscientes de suas responsabilidades e altamente desestruturados e instveis. Coexistem e na inferncia ideolgica, as pessoas so mais influenciveis, mais abertas, menos crticos e mais superficiais, mais cticos e menos profundos. Gerando a sensao de uma perda de sentido total. A Revoluo Industrial trouxe a produo em srie, e a humanidade levou esta proposta muito a srio. Na hiper modernidade tudo muito rpido, dinmico. No h tempo para esperar, para construes artesanais, preciso evoluir, agilidade e, sobretudo resultados.

Para exemplificar tais acontecimentos sociais temos: a perda da f, tudo frvolo, descontrado, onde o nico DEUS denominado MODA, os discpulos so fracos, instveis e falsos. Onde a f, foi substituda pelo TER. E percebe-se que com isso os efeitos hipermodernos so associados asensao de EJACULAO PRECOCE, onde os indivduos envolvidos ficam literalmente a ver navios. Tudo fugaz. O sentir, o aprofundamento da relao no existe, fica restrito ao campo carnal. Intensificando assim, o paradoxo deste indivduo que de um lado possui um perfil de extremo cuidado com o corpo, fanticos, por sade e higiene, que obedecem s determinaes mdicas e sanitaristas, e do outro, temos a ascenso das patologias individuais, a falta de lei ou a falta de norma, gerando a uma anarquia comportamental. Dentro deste sistema o sujeito perde o poder de escolha, ele no possui alternativa. Ele tem que evoluir, tem que acelerar, ele precisa ser mutvel, flexvel, reativo, viver numa constante sensao de mudana, pressa, muita pressa. O indivduo passa a viver de uma forma sedutora constante. Para exemplo, desta dinmica podemos utilizar do filme, A Rede Social onde constatamos os paradoxos das relaes interpessoais desde o incio. O filme conta a histria de um jovem brilhante e criador do Facebook chamado Mark Zuckerberg, que j demonstra traos da identidade hipermoderna, desde as primeiras cenas. Ele um jovem de comportamento lgico e anti-social, mais o que ele mais almeja a popularidade e se sentir integrado. Com algumas atitudes duvidosas, para alcanar seu objetivo de construo de algo revolucionrio, o gnio aqui descrito o fundador do maior veculo de sociabilidade da nossa hipermodernidade, o Facebook. Alm de mostrar tudo que ocorreu por trs da criao deste site acabam que tambm comportamentos bastante justificados na hipermodernidade, relaes vazias que comearam a ser criadas a partir da internet e das suas redes sociais. Onde as pessoas passaram a dar mais importncia a conhecer outras pessoas e a se conectarem a elas, no mais pelo convvio pessoal, mas sim em estarem ligadas na internet. Dentro do Facebook, o indivduo pode ter 300, 400, 500 amigos. Mas quantos deles so realmente prximos? Quantos deles realmente podese chamar de amigo? Sendo o slogan do filme Voc no conquista 500 milhes de amigos sem fazer alguns inimigos, interessante constatar a ironia que o prprio Facebook. Ele uma rede social, uma rede com o objetivo de agregar, compartilhar, curtir, amigos, ou seja, tornou-se uma ferramenta que teria por essncia ser um meio de aproximao, mas, que como o prprio filme trouxe, acaba por afastar as pessoas. Inclusive isso fica evidente

na vida do Mark, que em busca do seu sonho de popularidade, ele no hesitou, em destruir suas poucas relaes. Justificando, que com todo bnus viro os nus. Nos tempos de redes sociais, vivem-se comportamentos onde o que se tem so as relaes lquidas, e comportamentos em constante contradio. Neste filme, ficou bem claro isso! Demonstrando questes como o bullying virtual ou a falsa sensao de poder que a internet pode criar e a necessidade de manter status, mesmo quando ele inexistente. Isso sem falar na questo dos direitos autorais em tempos de web colaborativa e at mesmo na crise da indstria fonogrfica. Levando-nos a sensao de desamparo, onde caos paradoxal o senhor de tudo. Apropriando-se da nossa pergunta inicial: Aonde os tempos hipermodernos iro nos levar? Paradoxalmente, pode-se responder: Em algum lugar de lugar nenhum. Num cenrio sob efeito do imaginrio e das aparncias, deparamo-nos em mais um tnel sem fim. Onde os participantes desta alucinante viajem apenas representam, parecem, apenas parecem mais sensveis ao sofrimento do outro, sob o falso olhar de querer o melhor, de no julgar. Apenas destacamos ainda mais a insensatez, discrepncia, para no usar o termo LOUCURA, de ressaltar dentro do olhar subjetivo, para no dizer, olhar do seu prprio umbigo e julgar que o outro, esta agindo de maneira correta ou errada. Sim, so as contradies hipermodernas. Camufladas, repaginadas, onde o prprio Lipovetsky, de forma bastante cuidadosa, coloca que o hiperconsumo no um mal em si, devemos apenas ponderar sobre os excessos; tarefa bastante rdua em sua opinio. Leva-nos a acreditar, que um dia a cultura do hiper no ter a mesma magnitude, o mesmo impacto nas vidas humanas. As prioridades sero outras, mas a busca por felicidade continuar. A histria se faz dentro dos contextos sociais, culturais e polticos de cada momento. A hipermodernidade se faz pela globalizao, pela revoluo gentica, pela perda das nacionalidades, pelo neoliberalismo-capitalismo maquiado. Tempos caracterizados pela individualidade e uma pseudo-independncia do outro, todavia como seres essencialmente sociais geraram o nosso prprio adoecimento mental ao nos isolarmos e alimentarmos uma persona de aparncias, vazia de contedo, simplesmente lquida.

Referncias Bibliogrficas

LIPOVETSKY, Gilles, Os tempos hipermodernos/ Gilles Lipovetsky: traduo Mrio Vilela. So Paulo: ed Barcarolla,2004.

http://www.webartigos.com/artigos/anomia/3730/#ixzz25hNkL5hR

http://scoretracknews.wordpress.com/2010/12/08/resenha-a-rede-social-filmeem-destaque/

Potrebbero piacerti anche