Sei sulla pagina 1di 7

RESUMO

O Vidro
breve anlise tcnica e cronolgica
Carlos Pereira I

Breve olhar sobre o vidro na Antiguidade, abordando as evolues tcnicas e produtivas desde os primrdios at poca Romana, com base nos desenvolvimentos da investigao arqueolgica e arqueomtrica.
PALAVRAS CHAVE: Vidro; poca Romana.

ABSTRACT Brief overlook of glass in antiquity, covering technical and productive evolution from the beginnings until Roman times, based on the development of archaeological and archaeometry research.
KEY WORDS: Glass; Roman times.

RSUM Bref regard sur le verre dans lAntiquit, abordant les volutions techniques et productives depuis les prmices jusqu lEpoque Romaine, sappuyant sur les dveloppements de la recherche archologique et archomtrique.
MOTS CLS: Verre; poque romaine.

1. INTRODUO arece evidente que o olhar sobre o vidro na Antiguidade comea a ganhar novos contornos. O estudo do vidro um processo extremamente difcil e laborioso, motivo pelo qual a anlise dos artefactos de vidro se tenha centrado na simples descrio, classificao e datao das peas. No obstante, trabalhos recentes tendem a contrariar esta perspectiva tradicionalista do estudo da pea por si s. A unio entre vrios ramos de estudo, como o caso da Arqueometria e da Arqueologia, veio permitir a obteno de informao esclarecedora para a compreenso tecnicista deste produto. Tambm a obteno de novos dados arqueolgicos, como o caso da documentao de oficinas de vidreiro (CRUZ 2009) e a recolha de peas de vidro em contextos seguros, contribuiu positivamente para um conhecimento cada vez mais preciso do vidro na Antiguidade. Tal realidade culmina num maior conhecimento do estado da questo sobre este material. Cabe-nos a sua divulgao para que futuros estudos sobre vidro se multipliquem e possam ser mais rigorosos, deixando de ser renegados para segundo plano. Neste trabalho, passamos em revista o actual conhecimento sobre o vidro na Antiguidade at, sensivelmente, ao Perodo Romano.

2. O

VIDRO ATRAVS DO TEMPO :

DOS PRIMRDIOS

POCA ROMANA

2.1. A

ORIGEM

O vidro corresponde a um tipo de material que requer um conhecimento tcnico e cientfico considervel na hora da sua obteno. Podemos supor que este se foi adquirindo gradualmente e empiricamente (SORROCHE CRUZ e DUMONT BOTELLA 2005: 27). Com efeito, passando um breve olhar pela suas evolues tcnica e esttica, apercebemo-nos de um evidente aperfeioamento gradual do produto final, obtido, possivelmente, por tentativa e erro.

Mestre em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Bolseiro de doutoramento da Fundao para a Cincia e a Tecnologia, na UNIARQ - Centro de Arqueologia da Faculdade de Letras de Lisboa. [texto entregue para publicao em Julho de 2010]

61

ARQUEOLOGIA

Comparativamente a outros materiais, a principal dificuldade do vidro reside na atribuio da cronologia da sua inveno e na determinao da sua origem geogrfica. Vrios foram os investigadores que se interrogaram sobre estas temticas, mas, sem dados mais precisos, elas permanecem ainda numa certa obscuridade. Certo que a sua origem no genuinamente romana, ainda que com frequncia a sua denominao para tal remeta. Embora Plnio (23/24-79 d.C.) tenha descrito outra forma de consecuo da tcnica de obteno do vidro (HN, XXXVI, 65), alguns investigadores tendem a apresentar outras possibilidades para o desenvolvimento desta arte. Por um lado, o vidro poderia ter sido casualmente fundido num qualquer recipiente cermico de uma olaria, resultante de um erro durante o processo de cozedura. Por outro, tambm no processo de tratamento de metais se poder ter obtido este conhecimento, a partir das escrias vitrificadas (SORROCHE CRUZ e DUMONT BOTELLA 2005: 27). A problemtica que, na sua maioria, apresentam as fontes literrias prende-se com a linha que divide o real do imaginrio. A obra de Plnio, Naturalis Historia, no constitui uma excepo. Posto isto, no poderamos deixar de considerar pertinentes as propostas apresentadas. Certamente que a fundio dos elementos necessrios para a obteno de vidro requer altas temperaturas, as quais no so praticveis numa qualquer combusto ao ar livre, como sugere Plnio. No entanto, tambm no deveremos deixar de ter em conta as fontes literrias disponveis, ainda que nem sempre consigamos distinguir a tenacidade da linha que separa o real do mito. So escassas as informaes, obtidas em fontes, sobre a produo de vidro. Uma das mais antigas de que se tem conhecimento corresponde s placas de argila encontradas em TellUmar (GADD e THOMPSON 1936), atravs das quais se tem conhecimento de uma srie de passos necessrios produo de vidro e tambm informaes sobre os fornos de produo deste tipo de material. Com efeito, correspondem a uma das fontes que dados mais precisos oferece sobre a produo de vidro na Antiguidade. Comeam por descrever todo o processo ritual necessrio construo do forno, seleco do local e do dia, referindo que, no dia da colocao dos primeiros minerais no interior do forno, dever ser oferecido um sacrifcio aos deuses para que estes sejam favorveis a uma boa produo (SORROCHE CRUZ e DUMONT BOTELLA 2005: 27). Tambm as obras dos monges Tefilo e Herclio (cit. por SORROCHE CRUZ e DUMONT BOTELLA 2005: 27) constituem fontes indispensveis compreenso da produo do vidro na Antiguidade. No obstante, estas obras correspondem j ao Perodo Medieval. Tendo em conta que a maior inovao na produo de vidro tinha j sido implementada, a cana de sopro, estas obras permanecem de extrema utilidade.

FIG. 1 Pequeno jarro egpcio de vidro opaco.

Alguns investigadores defendem que estes dois monges se basearam na obra de Plnio para elaborar as suas frmulas (SORROCHE CRUZ e DUMONT BOTELLA 2005: 27). Certamente que, e relembramos as placas de argila que documentam o ciclo de produo do vidro, o conhecimento na Antiguidade era transmitido de gerao em gerao e, possivelmente, era exclusivo dos indivduos que se dedicavam sua produo (FUENTES DOMINGUES 2003). Essa transmisso de conhecimento, que na maioria dos casos se efectuava oralmente, poderia tambm ser registada de alguma forma, como o caso. Damos como exemplo o caso das lucernas, cermicas de iluminao produzidas mediante molde bivalve. No h, actualmente, qualquer dvida de que o molde para produzir este tipo de cermicas circulava entre os oleiros. Veja-se o caso de Bracara Augusta (MORAIS 2005). Assim, no poderamos deixar de equacionar que esta poderia ser a finalidade das referidas placas de argila de TellUmar. Neste mbito, parece evidente que tambm os lingotes de vidro eram frequentemente, seno maioritariamente, comercializados. No com o objectivo de transmisso de conhecimento, mas sim enquanto comercializao da matria-prima, pois o local de fundio e de produo poderia no ser o mesmo. Prova desta realidade so os naufrgios de Mljet (Crocia), datado do sculo II a.C., e o de Palams (Espanha), datado entre 80 e 30 a.C. (ORTZ PALOMAR 2001: 16).

62

online

II SRIE (17)

Tomo 1

JUNHO 2012

FIG. 2 Lucerna de tipo Dressel-Lamboglia 11 (segunda metade do sculo I d.C.), onde se pode identificar uma cena de produo de peas de vidro (LAZAR 2006).

Por outro lado, sabemos hoje que o vidro se caracteriza por dois tipos de produo primria e secundria , estando a primeira, caracterstica de uma produo em massa de lingotes, muito restrita geograficamente, e sendo a segunda, a da tcnica de reciclagem do vidro, a que se disseminou por todo o Imprio Romano (CRUZ 2009: 169-170). Assim, tambm a obra de Plnio ter circulado, divulgando-se os seus dados. Quando chegamos poca Medieval, a comunidade clerical aquela que se encontra mais apta para uma devida interpretao desta obra. Neste mbito, os dois monges podero, com efeito, ter-se baseado na obra de Plnio, da qual passamos a citar um excerto traduzido para o espanhol: [] En una parte de Siria, limtrofe con Judea que lleva el nombre de Fenicia, existe al pie del Monte Carmelo un pantano llamado Candebea del que se supone que nace el ro Belus, el cual, despus de recorrer unos siete kilmetros, desemboca en el mar cerca de la colnia de Ptolomeida. Este ro es lento, sus aguas son turbias y no potables, aunque se consideran sagradas. El ro es profundo y cenagoso y sus arenas slo quedan al descubierto cuando baja la marea. Despus de ser agitadas y lavadas por las olas, las arenas aparecen blancas y brillantes, por lo que despus de ser sometidas a la accin del agua del mar resultan aptas para su utilizacin. Esta zona de la costa tiene una longitud no superior a unos 500 pasos, sin embargo, h permitido desde hace muchos siglos atender a la fabricacin del vidrio. Se cuenta que habiendo arribado un barco de unos mercaderes que transportaban trona, desembarcaron en esas orillas y fueron a preparar su comida. Al no encontrar piedras

sobre las que apoyar sus marmitas para calentarlas, tomaron gruesos pedazos de su mercanca. Cuando la trona fundi y se mezcl con la arena de la playa comenz a correr un lquido transparente, hasta entonces desconocido, que fue el origen del vidrio [] (FERNANDEZ NAVARRO 1991: 5). Como foi referido, aquilo que frequentemente se coloca em dvida neste texto que um pequeno fogo ao ar livre possa atingir temperaturas capazes de fundir os elementos necessrios obteno de vidro. Alm disso, no poderamos deixar de referir que tambm Tcito ou Estrabo relatam este episdio, embora com algumas variantes (ver SORROCHE CRUZ e DUMONT BOTELLA 2005: 27). Problemticas parte, este relato levou muitos investigadores a pensar que a origem do vidro se encontraria localizada geograficamente na Sria ou na Fencia (FOY e NENNA 2001). No entanto, temos hoje conhecimento da recolha de vidros tambm no Egipto e na Mesopotmia, mais antigos, que colocam em causa a origem cronolgico-geogrfica da Sria (SORROCHE CRUZ e DUMONT BOTELLA 2005: 27; CASTELLANO HERVAS 2006: 68; FOY e NENNA 2001: 13-17). Ainda que no possamos atribuir com segurana Sria a origem do vidro, no podemos deixar de admitir que as primeiras manufacturas vidreiras se encontrariam nesse local, mantendo uma importncia considervel at ao Perodo Romano e durante este. Essa importncia assentaria no facto da regio ser um dos principais centros produtores primrios (CRUZ 2009: 169 e 170). 2.2. FABRICO
VIDREIRO E SUA EVOLUO

Como Vigil constatou, o facto de o vidro ter comeado a ser produzido na costa Srio-Palestiniana, e tambm no Egipto, permitiu um grande desenvolvimento tcnico e cientfico da sua produo, baseado, possivelmente, nas tcnicas de fundio dos metais (VIGIL PASCUAL 1969), uma vez que as semelhanas entre as duas so bastantes. precisamente este desenvolvimento que vai permitir o aparecimento de recipientes exclusivamente em vidro. A construo de fornos capazes de atingir temperaturas mais elevadas e a introduo de novas tcnicas de calefaco dos mesmos, permitiram um refinamento do vidro, que pode, agora, ser trabalhado em maiores quantidades. Com isto, cremos que at, sensivelmente, 1500 a.C. se obteve um elevado conhecimento tcnico da arte de refinamento e produo de vidro, mas que este esteve limitado a produes de pequena dimenso, o que obriga a que nos questionemos sobre se ser adequado falar em comrcio. a introduo da inovadora cana de sopro que vai permitir a proliferao quer da morfologia dos recipientes, quer dos centros produtores de vidro (entenda-se aqui produo secundria), assim como de um acesso mais generalizado comunidade em geral.

63

ARQUEOLOGIA
Os procedimentos utilizados para a formao dos primeiros vidros tinham por base duas tcnicas distintas, enquanto reflexo de prticas j anteriormente utilizadas (SORROCHE CRUZ e DUMONT BOTELLA 2005: 28). Referimo-nos moldagem da pasta de vidro em molde aberto e tcnica de talhe. Nesta ltima, os lingotes de vidro eram lapidados at se obter a forma geral do objecto para, posteriormente, ser polido ou torneado. Por vezes, poderiam ser juntas duas ou mais camadas de vidro de diferentes cores, obtendo-se assim decoraes. Exemplo desta prtica o bem conhecido vaso Portland decorado com figuras mitolgicas, datado do sculo I d.C. (POLACO 1992). A utilizao da tcnica em molde aberto baseia-se, por sua vez, na prensagem de vidro em estado viscoso. A obteno do molde requer bastantes passos prvios prensagem do vidro. Inicialmente, era efectuado um exemplar em bruto da pea, do qual era obtido o molde que, dependendo do material utilizado na sua elaborao, poderia ser usado uma ou mais vezes. Ainda assim, e independentemente da resistncia do material com que era feito o molde, este tinha vida curta. Era utilizado apenas uma ou duas vezes, pois a elevada temperatura do vidro afectaria, de forma irreversvel, o prprio molde. Esta tcnica permitiu a obteno de uma grande diversidade de objectos durante o segundo milnio a.C., momento em que se produziam pequenas taas no Egipto (VIGIL PASCUAL 1969: 19). Pensa-se que at cerca de 1500 a.C. se usou a tcnica de produo de moldes de areia (SORROCHE CRUZ e DUMONT BOTELLA 2005: 28). Com efeito, seria razovel pensarmos que a utilizao de moldes de areia constituiu uma tcnica introduzida contemporaneamente cana de sopro. No entanto, os dados mostram claramente que os moldes de areia eram j utilizados antes da cana de sopro, deixando marcas irrefutveis nas peas produzidas. Esta consistia na obteno de um bloco de areia humedecido, no qual se introduzia a massa vtrea fundida. Aps a insero desta ltima, rodava-se continuamente o bloco para que a massa cobrisse todas as paredes do molde. Com esta tcnica obtinham-se pequenos cilindros de vidro, dos quais se trabalhavam as extremidades com pinas, formando o bordo e controlando o arrefecimento (SORROCHE CRUZ e DUMONT BOTELLA 2005: 28). Ainda durante o segundo milnio a.C., aparece a tcnica produtiva de Millefiore (OLIVER 1968). Esta consistia na juno de duas ou mais pequenas varas de vidro de diferentes cores, formando uma nica, mais grossa. Desta era cortado um pequeno filamento transversal, utilizado, posteriormente, na produo de taas ou tigelas. Esta tcnica, mais do que uma inovao formal, constituiu uma inovao esttica, auferindo-lhe um aspecto multicolor. Na verdade, e ainda que alguns investigadores considerem esta uma tcnica produtiva (SORROCHE CRUZ e DUMONT BOTELLA 2005: 28), tudo indica que, neste caso, o mtodo de produo dos recipientes poderia ser exactamente o mesmo aplicado aos restantes. A principal diferena reside no modo de preparao da matria-prima.

FIG. 3 Vaso Portland produzido atravs da tcnica de talhe e torneamento (POLACO 1992).

Outra inovadora tcnica decorativa que, possivelmente, ser coeva da anteriormente descrita, corresponde aplicao de pequenos files ou gotas de vidro. Os recipientes eram aquecidos nos fornos antes da aplicao deste tipo de decoraes, para que se pudessem fixar mais facilmente (SORROCHE CRUZ e DUMONT BOTELLA 2005: 29). Mais tardia parece ser a aplicao de folhas de ouro, que, utilizando resina enquanto elemento de incorporao, eram coladas no vidro, dando-lhe a forma pretendida e sendo, posteriormente, cobertas com uma fina camada de vidro ou resina transparente (IDEM, ibidem). As tcnicas que vimos mencionando at ao momento mantiveram-se em uso durante todo o primeiro milnio a.C., sem que verifiquemos uma elevada produo deste tipo de materiais. Esta realidade deve-se ao facto de as tcnicas produtivas utilizadas at ento serem difceis e bastante dispendiosas, motivo pelo qual os objectos de vidro se encontravam restritos a uma pequena poro de membros das comunidades antigas, at, sensivelmente, viragem da era. Outro factor que ter contribudo para esta escassez poder relacionar-se com a pouca disseminao de centros produtores de vidros. Sabemos que a Mesopotmia, o Egipto e a costa Srio-Palestiniana foram os primeiros locais onde se ter produzido o vidro, enquanto matria-prima, e tambm os primeiros recipientes de vidro (CASTELLANO HERVS 2006: 68; FOY e NENNA 2001: 13-17). Os sculos VIII a V a.C. correspondem a um perodo de esplendor na produo do vidro, sendo este o momento em que os centros produtores do Mediterrneo Oriental, com Alexandria no comando, se assumem como os principais, expandindo-se depois para o restante Mediterrneo (CASTELLANO HERVS 2006: 68). Este quadro que vimos delineando, transfigura-se profundamente com a introduo da cana de sopro. Esta constituiu, sem dvida alguma, a introduo de uma tcnica revolucionria na arte de transformao e produo do vidro, mantendo-se actual at aos nossos dias (Fig. 2).

64

online

II SRIE (17)

Tomo 1

JUNHO 2012

FIG. 4 Copo de vidro decorado com cabuches de tonalidade azulada (Torre de Ares, Tavira).

Ignoramos se esta tcnica poder ter sido experimentada ou testada durante o segundo e primeiro milnios a.C. (SORROCHE CRUZ e DUMONT BOTELLA 2005: 29), no havendo dados que nos permitam supor tal possibilidade. At ao momento, o sculo I a.C. mantm-se como ponto temporal chave da transformao da actividade vidreira na Antiguidade, tendo sido recolhidos fragmentos de recipientes de vidro soprado em Pompeia e em Roma datados de 40 a 10 a.C. (ISINGS 1957). Mais uma vez, alguns investigadores atribuem ao Prximo Oriente a introduo desta tcnica (SORROCHE CRUZ e DUMONT BOTELLA 2005: 29), ficando por esclarecer em que argumentos se baseiam para defender tal possibilidade. No entanto, devemos reconhecer que, ainda que possam no ter sido os inventores, foram os romanos a retirar do vidro todo o seu potencial, elevando-o a novos padres de qualidade, produo e consumo. A cana de sopro obrigou a mudanas no processo de refinao e produo do vidro. Por um lado, constatamos um aumento da qualidade de vidro comparativamente s pastas tradicionais. Este processo viu transformaes logo no momento de refinao, pois o vidro soprado tem que ser mais depurado. Os elementos intrusivos, como o caso das bolhas de ar, teriam que ser agora eliminados o mais possvel, evitando que estas dificultassem o manuseamento do vidro e que ficassem presentes nas superfcies dos recipientes. Por outro lado, um refinamento mais cuidado do vidro, assim como a eliminao das bolhas de ar, obrigam a que as estruturas de combusto atinjam temperaturas mais elevadas. Posto isto, evidente que tambm as estruturas de combusto devero ter sido alvo de uma mudana profunda na sua concepo, principalmente os fornos de produo primria.

Esta inovao rapidamente chegou Pennsula Itlica, atravs do Mediterrneo, no podendo esquecer-se que at ento a regio importa mais objectos de vidro do que aqueles que produz (CASTELLANO HERVS 2006: 69). O desenvolvimento das tcnicas de produo de vidro levado a efeito pelos romanos permitiu que este tipo de materiais depressa se disseminasse por todo o Imprio, processo impulsionado pela rapidez produtiva que a cana de sopro possibilitava. No poderamos deixar de referir que esta rpida difuso s foi possvel devido grande aceitao dos vidros por parte das comunidades que viram nestes artefactos uma utilidade prtica, principalmente em algumas formas especficas. Outro factor que contribuiu inexoravelmente para a aceitao deste produto corresponde existncia de uma extensa rede de comercializao pr-existente. A produo de objectos de vidro com cana de sopro permitiu tambm novos mtodos de trabalho e novas morfologias de recipientes, com paredes bastante mais delgadas. Um claro exemplo desta realidade a substituio da prensagem, em molde ou a torno, pela tcnica de sopro em molde (CRUZ 2009: 203-207). Este mtodo de trabalho permitia agora a obteno de decorao mais detalhada e elaborada, que poderia ser concebida de duas formas distintas: em molde aberto bivalve, o qual permite o fabrico directo de uma pea, ficando praticamente terminada aps este processo; em molde simples, dando-se a morfologia geral pea, sendo depois retirada do molde para modelao (SORROCHE CRUZ e DUMONT BOTELLA 2005: 29).

FIG. 5 Esquema de sopro de peas em molde bivalve (FLEMING 1997).

cana de sopro

molde

65

ARQUEOLOGIA
A rpida disseminao deste inovador processo por todo o Imprio Romano, alm de se encontrar bem atestada pelos abundantssimos vestgios arqueolgicos presentes em stios com esta cronologia, chega-nos tambm atravs dos testemunhos de Plnio, o qual refere que esta tcnica se estende ao Norte da Pennsula Itlica, Glia, ao Vale do Rdo, Pennsula Ibrica, ao Vale do Guadalquivir, a Mrida, onde alis est documentada desde o reinado Jlio-Cludio (CALDERA DE CASTRO 1983: 69; SORROCHE CRUZ e DUMONT BOTELLA 2005: 29; CASTELLANO HERVS 2006: 69). Como bem apontou Mrio da Cruz, podemos subentender com esta afirmao de Plnio que se trata, provavelmente, de centros produtores secundrios, ainda que coloque a possibilidade da existncia de uma qualquer produo primria por identificar (CRUZ 2009: 175-178). O conhecimento desta nova tcnica constituiu uma clara soluo para os elevados preos aplicados at ento, quer dos artefactos de vidro, quer dos produzidos com outras matrias, como parece ser o caso dos recipientes metlicos, que viram no mercado um forte concorrente. Outra clara vantagem do vidro poder ser reutilizado e refundido, facilitando a fundio dos minerais a mais baixas temperaturas e melhorando a homogeneidade da pasta vtrea (ORTZ PALOMAR 2001: 16; CRUZ 2009). Com efeito, o Perodo Romano estabelece o momento durante o qual se alcanam as maiores inovaes na arte de transformao do vidro. Esta realidade parece resultar da assimilao das vrias tcnicas usadas pelas diversas culturas que operavam esta actividade (SORROCHE CRUZ e DUMONT BOTELLA 2005: 30). Por um lado, inspira-se na aplicao e na utilizao de decoraes elaboradas patentes nos centros produtores de Alexandria, recorrendo tambm utilizao de diferentes cores; por outro, usa-se a tcnica de sopro na produo de peas esteticamente mais simples, mas variadas na sua morfologia, prtica aplicada inicialmente na rea geogrfica da Sria, ainda que com as devidas reservas (SORROCHE CRUZ e DUMONT BOTELLA 2005: 30). caracterstica intrnseca da mentalidade romana esta concepo prtica, na qual se fundem os vrios conhecimentos oriundos de prticas culturais e tcnicas diversas que, quando aplicados no mximo da sua potencialidade, permitem que o vidro deixe de ser maioritariamente de uso sumpturio e acessvel a apenas alguns membros da comunidade, para passar a ser considerado de uso utilitrio e de ampla difuso social. Para alguns investigadores, neste perodo que se d a transio do vidro colorido para o vidro incolor, que ter sido introduzido pelos vidreiros egpcios, os quais, alis, trazem tambm a aplicao do vidro arquitectura (HARDEN 1981). No obstante, permanece por esclarecer se, com efeito, o vidro translcido conseguido somente no Perodo Romano. Ainda que a questo cronolgica da introduo do vidro translcido se afigure problemtica, certo que a aplicao do vidro na Arquitectura uma realidade bem documentada, pelo menos, a partir de meados do sculo I d.C. A sua aplicao em pavimentos (mosaicos), em revestimentos e em janelas hoje uma realidade perfeitamente comprovada, ainda que, no ltimo caso, no se tenham eliminado completamente tcnicas anteriores a esta inovao, onde eram aplicados outros materiais (CORTZ PISANO 2001). Pompeia e Herculano, devido ao seu elevado estado de conservao, constituem dois dos locais onde melhor se documentaram estas prticas, comprovando tambm a antiguidade da utilizao do vidro na Arquitectura (SORROCHE CRUZ e DUMONT BOTELLA 2005: 30; CORTZ PISANO 2001). No entanto, no resulta fcil a identificao em stios arqueolgicos de vidros utilizados na Arquitectura durante o Perodo Romano. Tal dificuldade deriva de dois motivos: o elevado estado de fragmentao que o vidro desta cronologia alcana, e a sua refundio para posterior reutilizao. O vidro plano era obtido vertendo-se para uma superfcie plana, a qual poderia ser de mrmore, de metal, ou inclusive, de madeira hmida (KISA 1908; CORTZ PISANO 2001; SORROCHE CRUZ e DUMONT BOTELLA 2005: 30; CRUZ 2009: 201 e 202, fig. 4.3.2.2a). A partir do momento em que a cana de sopro introduzida, e pelo elevado trabalho que implicavam, todas as anteriores tcnicas produtivas parecem entrar em decadncia, ainda que no tenham sido completamente eliminadas. Para alguns investigadores esta inovao foi introduzida na Pennsula Ibrica durante o reinado de Tibrio (14-37 d.C.), momento a partir do qual se inicia a produo de objectos de vidro nas trs provncias hispnicas (AGUILAR-TABLADA e SNCHEZ DE PRADO 2006: 190; CASTELLANO HERVS 2006: 69). No entanto, esta realidade no implicou o abandono da importao de produtos oriundos de outras reas geogrficas, como parece ser o caso da Pennsula Itlica, da Glia, do Norte de frica e at do Mediterrneo Oriental. Este facto, mais do que uma novidade, confirma as relaes econmicas que a Pennsula Ibrica mantinha e que j outros tipos de materiais, como as cermicas, haviam permitido corroborar. Contrariamente s cermicas, os vidros apresentam uma dificuldade acrescida no momento da identificao da sua origem e da associao dos fragmentos a distintas provenincias. De facto, e dada a grande homogeneidade do vidro, no resulta fcil a associao de determinadas peas a centros produtores precisos e, automaticamente, a determinao da provenincia exacta. No caso das cermicas, as pastas so obtidas sem que se d uma fuso dos seus componentes, conservando-se caractersticas distintivas entre os diferentes centros produtores, assemelhando-as a assinaturas que permitem a identificao, mesmo que aproximada, da sua origem. Os vidros, aps uma reaco qumica que funde todos os seus componentes, ocultam essa mesma assinatura, ficando com caractersticas idnticas independentemente do centro produtor, podendo variar apenas a qualidade do vidro.

66

online

II SRIE (17)

Tomo 1

JUNHO 2012

No entanto, esta caracterstica, mais do que traduzir reas geogrficas distintas, resulta de diferentes temperaturas e diversos processos de fabrico. O processo de reciclagem do vidro, bastante comum a partir do sculo II d.C., em que se misturam fragmentos de vrias peas que podem ter distintas origens, complica ainda mais este j difcil panorama.

3. CONSIDERAES

FINAIS

Ainda que o actual conhecimento sobre o vidro na Antiguidade esteja em constante crescimento, mantm-se o sentimento de que muito est ainda por descortinar. No focmos aqui, sequer, as problemticas que se prendem com as morfologias associadas a reas geogrficas. Nem tudo , contudo, desanimador. A verdade que os estudos sobre vidros cresceram exponencialmente nos ltimos anos, principalmente no campo da Arqueometria.

Reconhecemos que esta uma temtica de difcil abordagem, em que os materiais alvos de estudo ocultam irreversivelmente as caractersticas intrnsecas aos centros onde foram produzidos. Foi precisamente neste campo que a investigao arqueomtrica permitiu importantes avanos no estudo e compreenso do vidro. Importa reter aqui que o vidro no genuinamente romano. Ainda que frequentemente os denominemos de vidros romanos, a verdade que somente o seu fabrico , ou poder ser, genuinamente romano. A matria-prima tem uma origem distinta. Relembramos a problemtica, que outros autores avanaram j (FOY e NENNA 2001; CRUZ 2009), de que os centros produtores primrios e secundrios raramente podero coincidir. No caso da Pennsula Ibrica, durante o Perodo Romano, imagem de outras reas geogrficas do territrio actualmente europeu, os dados obtidos at ao momento apontam para que os centros produtores de objectos de vidro correspondam a uma produo secundria. Estes laborariam com duas matrias claramente distintas, lingotes exgenos e casco de vidro local/regional.

BIBLIOGRAFIA
AGUILAR-TABLADA, B. M. e SNCHEZ DE PRADO, M. D. (2006) Evidencias de un Taller de Vidrio en la Ciudad Romana de Augustobriga (Talavera la Vieja, Cceres). Lucentum. 25: 177-191. CALDERA DE CASTRO, P. (1983) El Vidrio Romano Emeritense. Augusta Emerita. Madrid. 1: 7-80 (EAE, 126). CASTELLANO HERVS, A. (2006) Vidrios Romanos. In El Legado Sez Martn a los Museos Municipales de Madrid. Madrid: Museo de San Isidro, pp. 67-101. CORTS PIZANO, F. (2001) Breve Historia de las Aplicaciones del Vidrio Plano en la Construccin. Revista del Vidrio Plano. 64: 10-19. CRUZ, M. (2009) O Vidro Romano no Noroeste Peninsular. Um olhar a partir de Bracara Augusta. Dissertao de doutoramento apresentada Universidade do Minho. FERNANDEZ NAVARRO, J. M. (1991) El Vidrio. Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Cientficas / Fundacin Centro Nacional del Vidrio. FLEMING, S. J. (1997) Roman Glass. Reflections of everiday life. University of Pennsylvania / Museum of Archaeology and Anthropology. FOY, D. e NENNA, M.-D. (2001) Tout Feu Tout Sable. Mille ans de verre antique dans le Midi de la France. Aix-en-Provence: Muses de Marseille / / Editions Edisud. FUENTES DOMINGUEZ, A. (2003) Los Recipientes Vtreos. In BERROCAL-RANGEL, Luis. El Depsito Alto-Imperial del Castrejn de Capote. La historia de una ciudad sin historia, pp. 159-168 (Memorias de Arqueologa Extremea, 5). GADD, C. J. e THOMPSON, R. C. (1936) A Middle-Babylonian Chemical Test. IRAQ. 3: 87-96. HARDEN, D. B. (1981) Catalogue of Greek and Roman Glass in the British Museum. Core- and rod-formed vessels and pendants and Mycenaean cast objects. British Museum. Vol. 1. ISINGS, C. (1957) Roman Glass from Dated Finds. Groningen. KISA, A. (1908) Das Glass im Altertume. Leipzig: Verlag von Karl W. LAZAR, I. (2006) An Oil Lamp from Slovenia Depicting a Roman Glass Furnace. Journal of Dalmatian Archaeology and History. 1 (99): 227-234. MORAIS, R. (2005) Autarcia e Comrcio em Bracara Augusta. Bracara Augusta. Braga (Escavaes Arqueolgicas, 2). OLIVER, A. (1968) Millefiori Glass in Classical Antiquity. Journal of Glass Studies. 10: 48-70.
PUBLICIDADE

ORTZ PALOMAR, M. E. (2001) Definicin, Tecnologa y Fabricacin del Vidrio Antiguo. In Vidrio Romano en Espaa. La Revolucin del Vidrio Soplado. La Granja: Real Fabrica de Cristales de La Granja, pp. 8-61. POLACO, L. (1992) Il Vaso Portland, Venti Anni Dopo. In Alexandria e il Mondo Ellenistico-Romano. Studi in Onore di Achille Adriani. Istituto di Archeologia Universit di Palermo, pp. 729-741 (Studi e Materiali, 6). SORROCHE CRUZ, A. e DUMONT BOTELLA, A. (2005) Historia del Vidrio. Tcnica Industrial. 257: 26-32. VIGIL PASCUAL, M. (1969) El Vidrio en el Mundo Antiguo. Madrid: CSIC.

em papel... ... e na Internet


[http://www.almadan.publ.pt] [http://issuu.com/almadan]

uma edio

Colabore... Leia... Comente... Divulgue...

67

Potrebbero piacerti anche