Sei sulla pagina 1di 6

Mesomorfo, Ectomorfo, Endomorfo. Qual seu tipo de corpo? 0 Mesomorfo, Ectomorfo ou Endomorfo?

O tipo do seu corpo influencia na forma como voc responde dieta e musculao. importantesaber qual seu tipo para planejar seu treinamento e sua alimentao. Nesse artigo, Doug Lawrenson explica como melhorar seu resultado de acordo com o tipo do seucorpo.

Introduo Ao longo dos anos, tm-se desenvolvido diferentes tipos de qualificar o corpo humano. Namedicina ayurvdica, conhecida por ter mais de 5 mil anos de idade em seus ensinamentossnscritos, os tipos de corpo eram definidos em Vata, Pitta e Kapha. Por volta de 1940, William H. Sheldon introduziu a sua teoria chamada Somotypes, que prope aexistncia de basicamente 3 tipos de corpos, e cada tipo tem sua personalidade especfica. Essateoria ficou mundialmente famosa e usada at hoje para literatura e pesquisa em relao perdade peso, exerccios e musculao. O sistema que Sheldon introduziu caracteriza o corpo humano em Ectomorfo, Mesomorfo ouEn domorfo. Nem todos se encaixam exatamente em uma dessas categorias, mas contm caractersticasdominantes de um desses tipos. Para saber seu tipo de corpo, preciso lembrar da sua poca deadolescncia e lembrar de como era seu corpo, antes das alteraes devido idade e estilo de vida.

O Ectomorfo O ectomorfo o oposto do Endomorfo, so caractersticas predominantes: Ombros e quadris estreitos Um rosto fino e estreito, com uma testa alta Peito magro e abdmen estreito Pouqussima gordura corporal Pernas e braos finos

O treino de um Ectomorfo: Frequncia/Periodizao Exercite um ou dois grupos musculares por treino. Treine cada grupo muscular uma vez por semana. Descanse bastante entre os treinos. Altere sua rotina de treinamento mensalmente. Aumente a intensidade a cada treino. (Mais repeties, pesos ou sries) Faa seu corpo trabalhar duro, mas brevemente.

Sries e repeties Use movimentos bsicos mas pesados que atinjam as fibras musculares profundamente. Evite movimentos isolados. Mantenha as repeties entre 5 e 10. Faa de 6 a 8 sries por grupo muscular. Cuidado com overtraining (ele pode diminuir seus ganhos). Se os ganhos no esto aparecendo, surpreenda seu corpo com a seguinte tcnica: 10 sries de 10 repeties para um exerccio de cada grupo muscular. Use essa tcnica uma vez a cadaoito semanas.

Intensidade Levante sempre o maior peso que conseguir, sem que prejudique o movimento do exerccio. Descanse pelo menos 60 segundos entre as sries. Descanse pelo menos 5 minutos entre os grupos musculares. Ocasionalmente, tente repeties foradas, supersets, dropsets, tri-sets, entre outras tcnicas de intensidade. Nesse artigo voc pode ver algumas dessas tcnicas: CLIQUE AQUI.

Recuperao Descanse por mais dias. Devido a alta taxa metablica, durma pelo menos 8 horas por dia. Se possvel, tire uma soneca durante o dia. Nunca treine cansado ou quando no estiver totalmente recuperado.

Aerbico Mantenha as atividades aerbicos no mnimo possvel, no mais que trs vezes por semana ( isso no inclui apenas aerbico na academia, mas jogar uma pelada, andar de bicicleta, etc). Boas opes de aerbicos incluem bicicleta ergomtrica, caminhada rpida e esteira.

Nutrientes Uma dieta excelente e suplementao adequada so fundamentais. Coma de 5 a 7 pequenas refeies (incluindo bebidas para ganho de peso, comohipercalricos) por dia, a cada 2,5 ou 3 horas. Consuma de 2 a 3g de protena por Kg do seu peso. A ingesto de protena deve ser de 25 a 30% da ingesto diria, cerca de 50% de carboidratos e 20 a 25% de gorduras. Beba um shake de protena (preferencialmente Casena) 90 minutos antes de deitar para dormir. Aumente a ingesto diria de carboidratos fibrosos (integrais) e diminua a ingesto de acares simples. Use um bom multivitamnico e multimineral.

Estilo de vida Mantenha o nvel de estresse baixo, aprenda a relaxar. O estresse libera cortisol que prejudicial construo muscular. Minimize as atividades externas que usam grande quantidade de energia. Pense em conservar energia em tudo o que fizer. Beba pelo menos 2,5 litros de gua por dia.

O Mesomorfo O Mesomorfo est entre o Endo e o Ectomorfo. Possuem: Cabea grande, ombros largos e cintura estreita. Corpo musculoso, com braos e coxas fortes. Pouca gordura corporal Boa gentica, maior potencial para musculao Torso longo e peito cheio.

O treino de um Mesomorfo Frequncia/Periodizao Responde bem ao treinamento que envolva movimentos bsicos e pesados, juntamente comexerccios de definio. Quanto mais variado o programa de exerccio, melhor o resultado Alterne entre 3 a 4 semanas de treinamento pesado, com vrios semanas de baixa intensidade, para promover a hipertrofia e fora.

Sries e repeties Use movimentos rpidos e bsicos com carga intensa, antes de fazer os exerccios de isolamento. Mantenha as repeties entre 8 e 12, para a maioria dos grupos musculares. Alterne de 6 a 25 repeties para o quadrceps, Posteriores da coxa e panturrilha.

Intensidade Varie a intensidade do treinamento, com exerccios, sries, repeties e pesos diferentes. Tenha dias de treinamentos leves, moderados e pesados. Combine repeties lentas, ritmo moderado e rpido. Utilize regularmente tcnicas como: Repeties parciais, Repeties foradas, Sries descendentes, Exerccios compostos, etc.

Recuperao Sem descanso, a vantagem natural que voc j tem no ser usada 100% Durma de 7,5 a 9 horas por dia.

Aerbico No faa aerbicos mais do que 3 vezes por semana, por 20 a 30 minutos. Atividades recomendadas: Escalador, Esteira, Caminha rpida ou Bicicleta ergomtrica.

Nutrientes Consuma pelo menos 2 gramas de protena por Kg do seu corpo. Os carboidratos devem ser em torno de 60% das suas calorias dirias; prefira vegetais, arroz integral, feijo, lentilha, macarro e gros integrais. Limite as gorduras no mximo 15% das suas calorias totais. Coma uma variedade de protenas magras, como frango sem pele, peru, clara de ovo, carne vermelha magra e peixe.

Estilo de vida Seja paciente e persistente Beba no mnimo 2,5 litros de gua por dia Tenha calma e escute seu corpo. Os ganhos continuaro a vir ano aps ano.

O Endomorfo O Endomorfo aquela pessoa mais redonda. geralmente o gordinho engraado da escola. Tendem a ter: Quadris largos e ombros estreitos (forma de pra) Depsito de gordura em todo o corpo, incluindo braos e coxas. Estrutura ssea larga Metabolismo mais lento. Ganham peso facilmente, mas tm dificuldade em perder gordura Armazenam gordura com facilidade

O treino de um Endomorfo Frequncia/Periodizao Precisa de exerccios mais frequentes, especialmente aerbicos. Faa abdominais no incio do seu treino. Faa exerccios de corpo inteiro durante os primeiros meses de treino, depois tente algumtipo de diviso. O seu objetivo acelerar o metabolismo e reduzir a gordura corporal. Mude seu treino frequentemente (a cada 2 semanas por exemplo).

Sries e Repeties Todo treino deve ser de alta intensidade. Diminua o peso para conseguir diminuir o descanso entre as sries. No faa mais do que 8 sries por grupo muscular. Evite treinos com muito peso e pouca repetio Mantenha sua faixa de repetio entre 9 e 12 para parte superior do corpo, e 12 a 25 para a parte inferior (pernas e panturrilhas).

Intensidade Mantenha alta a intensidade e descanse no mximo 40 segundos entre as sries. Utilize tcnicas como Supersets que ajudam a trazer definio ao msculo.

Recuperao

Treine com mais frequncia, mas descanse pelo menos 48 horas antes de treinar a mesma parte do corpo novamente. Com um metabolismo mais lento, no preciso dormir tanto. 7,5 horas de sono por noite so suficientes.

Aerbico Condicionamento fsico a chave para sua boa aparncia Evite correr longas distncias para evitar o stress nas articulaes. Faa no MNIMO 20 minutos de exerccios aerbicos 3x por semana. No MNIMO.

Nutrientes Consuma pouqussima gordura. Consuma protena magra, com moderao Consuma produtos lcteos desnatados. Evite lanches tarde da noite, mas se for preciso, tenha alimentos saudveis e sem gordura. Comer refeies menores e frequentes mantm o nvel de acar no sangue e o metabolismo para cima, e controla o apetite. Conte suas calorias dirias. Coma devagar. Aps suas refeies voc ainda deve sentir um pouco de fome. Elimine os refrigerantes e o lcool (cerveja).

Estilo de vida Participe de uma variedade de atividades aerbicas para manter o metabolismo acelerado,como passeios, caminhadas, ciclismo, natao, esportes com raquete e artes marciais. Tente ter uma atividade aerbica diria. Como uma caminhada pela manh. Arranje um tempo para descansar e relaxar. Beba pelo menos 2,5 litros de gua por dia.

Concluso Quando voc sabe qual o tipo do seu corpo, e qual a dieta e a rotina melhor, voc vai progredir muito mais rpido. No tente mudar o tipo do seu corpo, pois no possvel. Aceite-o como ele e tente melhorlo, dentro do possvel.

Potrebbero piacerti anche