Sei sulla pagina 1di 10

ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE LIGAS DE NIQUEL OBTIDAS POR METALURGIA DO P1

Rodrigo Gonzatti2 Vinicius Martins3 Paulo Ricardo Besch Jnior2 Lrio Schaeffer4

Resumo Os materiais sinterizados a base de nquel possuem ampla utilizao comercial devido as suas propriedades nicas, tais como resistncia a corroso, ao desgaste e resistncia mecnica a elevadas temperaturas, possuindo baixa expanso trmica, baixa condutividade eltrica e permeabilidade magntica. As superligas a base de nquel so utilizadas principalmente como aplicaes aeroespaciais, plantas de gerao de energia, reatores de indstrias qumicas e tambm com grande aplicao em matrizes para produo de embalagens de vidro. Este trabalho tem como objetivo utilizar a metalurgia do p juntamente com tcnica metalogrfica, microscopia eletrnica de varredura (MEV) e ensaios de dureza (HV) para determinar as variaes micro-estruturais e de dureza ocorridas corpos de prova com variaes nas composies dos elementos de liga adicionados ao Nquel. Observou-se atravs dos ensaios que as ligas produzidas no atingiram a dureza esperada para a utilizao destes materiais. Palavras-chave: Ligas de nquel; Metalurgia do p; Sinterizao de nquel; Sinterizao em estado slido. STUDY OF THE BEHAVIOR OF NICKEL ALLOYS OBTAINED BY POWDER METALLURGY Abstract The sintered materials based on nickel have wide commercial use due to its unique properties such as corrosion resistance, wear resistance, mechanical strength at low and high temperatures, low thermal expansion, low electrical conductivity and magnetic permeability. The nickel-based superalloys are used primarily in aerospace, power generation plants, chemical reactors and also with great application in production of glass packaging. This work has as goal to use the powder metallurgy technique coupled with metallography, scanning electron microscopy (SEM) and hardness test (HV) to determine the micro-structural changes and hardness of the bodies of proof with variations in the compositions of elements added to nickel alloy. It was observed through the tests that the alloys produced reached not the hardness expected for use these materials. Key words: Nickel alloys; Powder metallurgy; Sintering of nickel; Solid state sintering.
1

Contribuio tcnica ao 12 Seminrio de Metais No-ferrosos, 31 de outubro a 1 de novembro de 2011, So Paulo, SP. Mestrando do PPGEM. Laboratrio de Transformao Mecnica. (LdTM), Depto. de Metalurgia, UFRGS. . Porto Alegre, RS, Brasil. rgonzatti@yahoo.com.br paulo.boesch@ufrgs.br. Professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense IFSul Campus Sapucaia do Sul Doutorando do PPGEM. Laboratrio de Transformao Mecnica. (LdTM), Depto. de Metalurgia, UFRGS, Porto Alegre, RS , Brasil. viniciushiper@yahoo.com.br. Prof. Dr. - Ing. Coordenador do Laboratrio de Transformao Mecnica (LdTM), Depto. de Metalurgia, PPGEM, UFRGS. Porto Alegre, RS, Brasil. schaefer@ufrgs.br.

1 INTRODUO Nas ltimas dcadas a metalurgia do p tem sido um dos processos com emprego crescente na produo de componentes a base de superligas de nquel. Isto resultado do desejo duplo de melhorar as propriedades e a viabilidade econmica da fabricao destes componentes em comparao com outros mtodos, assim como vislumbrar o desenvolvimento de novas microestruturas, que no podem ser obtidas por outros processos tradicionais.(1) O emprego da tcnica de metalurgia do p para fabricao de peas de ferro e ao vem se estendendo rapidamente, principalmente porque se tem conseguido aliar a uma das caractersticas bsicas da referida tcnica (ou seja, a obteno, em grande escala, de peas com dimenses dentro de estreitas tolerncias), a possibilidade de obterem-se igualmente propriedades mecnicas em faixas de valores comparveis com as que resultam dos processos metalrgicos convencionais.(2) O desenvolvimento das superligas de nquel comeou nos Estados Unidos nos anos 1930. Alm de turbinas de jatos, as superligas de nquel encontram aplicaes variadas em altas temperaturas, como em motores de foguetes e veculos espaciais em geral, reatores nucleares, submarinos, usinas termoeltricas, equipamento petroqumico, insertos de moldes para embalagens de vidro, por exemplo. Entretanto, a principal aplicao continua sendo em turbinas de jatos de aviao.(3) A razo primordial para a existncia das superligas de nquel com diferentes composies qumicas a sua excelente resistncia mecnica num amplo intervalo de temperaturas. A estrutura cristalina compacta cbica de face centrada (CFC) da matriz austentica das superligas de nquel, apresenta grande capacidade de manter resistncia trao, ruptura e boas propriedades de fluncia em temperaturas muito mais altas do que as ligas de matriz cbica de corpo centrado (CCC) por causa de vrios fatores, incluindo o excelente mdulo de elasticidade e a alta difusividade que os elementos secundrios possuem nesse tipo de matriz. de grande importncia a grande solubilidade de muitos elementos de liga na matriz austentica e a capacidade de controle da precipitao de fases intermetlicas como a gama linha, que conferem alta resistncia mecnica. O endurecimento tambm pode ser aumentado pela formao de carbetos e tambm pela dissoluo de alguns elementos na matriz (endurecimento por soluo slida).(4) O campo de aplicao de peas sinterizadas de niquel e suas ligas cresceram consideravelmente, pois elas possuem tima resistncia mecnica com grande faixa de temperaturas de trabalho, ocupando assim com o ao sinterizado um lugar de destaque entre os tipos de materiais utilizados na indstria moderna.(5) A Tabela 1 apresenta algumas aplicaes das ligas de nquel.
Tabela 1. Aplicaes de Nquel e suas ligas(6) METAL/LIGA APLICAES Nquel Equipamento de processamento de produtos alimentares e de substncias custicas; componentes de dispositivos eletrnicos. Ligas de Ni-Cu Equipamento de processamento de produtos de petrleo e petroqumicos; aquecedores de gua e trocadores de calor; componentes que entram em contato com a atmosfera e gua do mar; vlvulas, bombas, parafusos, hlices e fixadores. Ligas de Ni-Cr Equipamento de processamento qumico; equipamento de tratamento trmico; trocadores de calor, componentes de fornos; componentes de turbinas a gs; componentes de dispositivos eletrnicos. Ligas de Ni-Cr-Fe Equipamento de processamento qumico; componentes de fornos. Ligas de Ni-Mo Componentes de turbinas a gs e de motores aeronuticos; equipamento de processamento qumico.

10

O objetivo deste trabalho foi analisar as diferentes propriedades de ligas Nquel produzidas por metalurgia do p, alterando os elementos da liga e sua proporo para avaliar as propriedades fsicas como densidade aparente, a verde e das peas sinterizadas juntamente com a contrao linear e volumtrica. Realizou-se a micrografia dos ps elementares para avaliar a distribuio granulomtrica, metalografia das amostras sinterizadas para avaliar porosidade e microestrutura e ainda mediu-se a dureza. 2 MATERIAIS E METODOS Adotou-se neste trabalho um procedimento que tem por objetivo comparar cinco diferentes ligas de nquel produzidas a partir de ps elementares (Tabela 2).
Tabela 2. Composies das amostras de ligas de nquel Amostras Ni bal bal bal bal bal Fe 0,50% 0,30% 2,50% 5,50% Cr 2,00% 7,50% 7,50% Si 2,00% 2,00% 2,20% 3,50% 4,00% C 0,04% 0,20% 0,20% Cu 20,00% 4,00% Co 1,50% -

1 2 3 4 5

Foram desenvolvidas estas ligas com o intuito de obter resistncia a altas temperaturas almejando alcanar a dureza de aproximadamente 300HV, esta comumente empregada na indstria de fabricao de moldes para embalagens de vidro. A tcnica de processamento adotada foi a metalurgia do p utilizando uma matriz cilndrica com dimetro de 13 mm, presso de compactao de 1.000 MPa, e a sinterizao das peas foi feita com patamar trmico de 1.100C com taxa de aquecimento de 10C por minuto em atmosfera com 95% de nitrognio e 5% de hidrognio como exibe a Figura 1. Curva de Sinterizao 1200 1000 800 600 400 200 0 Tempo (min)
Figura 1. Curva de sinterizao.

A densidade terica de um material calculada considerando que o mesmo tenha mesmo porosidade zero, onde os defeitos estruturais do sistema cristalino, misturas, mltiplas fases e solues slidas so considerados para a realizao do clculo. A

Temperatura (C)

11

partir desta densidade realizaram-se os clculos de densidade tericas das ligas de nquel estudados. A Tabela 3 mostra os valores encontrados de densidade terica das ligas de nquel, que serviro de base para a avaliao do resultado das amostras sinterizadas.
Tabela 3. Densidade terica das ligas de nquel

LIGA 1 2 3 4 5

DENSIDADE g/cm 8,28 8,31 8,30 8,19 8,14

3 RESULTADOS E DISCUSSO Os materiais foram analisados com o auxlio de um microscpio eletrnico de varredura (MEV) com o intuito de analisar a disperso no tamanho das partculas, homogeneidade e morfologia das misturas. As Figuras das micrografias foram obtidas com magnificao de 1.000x. A Figura 2 apresenta a micrografia do p de nquel onde possvel visualizar o tamanho da partcula menor que 25 m disposta de forma aglomerada. A Figura 3 exibe a micrografia do p de cromo com tamanho de partcula que varia na faixa de 5 m a 40 m.

Figura 2. Micrografia p de Nquel (1.000x).

Figura 3. Micrografia p de Cromo (1.000x).

12

Na Figura 4 observa-se o p de silcio com partculas esfricas irregulares com variao entre 5 m e 20 m com disposio aglomerada. Na Figura 5 pode ser visto o p de cobre aglomerado com partculas na ordem de 10 m.

Figura 4. Micrografia p de Silcio (1.000x).

Figura 5. Micrografia p de Cobre (1.000x).

Pode-se observar o p de ferro na Figura 6 com partculas de 10 m em aglomerados irregulares. A Figura 7 mostra a micrografia do p de cobalto esfrico com partculas menores que 5 m e com aglomerado esfrico aproximadamente de 20 m.

Figura 6. Micrografia p de Ferro (1.000x).

13

Figura 7. Micrografia p de Cobalto (1.000x).

A partir dos corpos de prova das ligas produzidos construram-se algumas tabelas comparativas onde; M: massa do corpo de prova (mm); H: altura do corpo de prova (mm); : dimetro do corpo de prova (mm); V: volume do corpo de prova (cm3) e : densidade do corpo de prova (g/cm3). As Tabelas 4 a 8 apresentam os valores de massa do corpo de prova, densidade, dimetro, volume e densidade, sendo os primeiros valores a verde, apenas compactados e os corpos de prova sinterizados.
Tabela 4. Dados comparativos liga 1 LIGA 1 M verde 5,34 4,67 M H H V V sinterizada verde sinterizado verde sinterizado verde sinterizado verde sinterizado 5,30 4,62 6,22 5,30 5,85 5,00 12,98 12,98 12,28 12,30 0,82 0,70 0,69 0,60 6,49 6,65 7,74 7,73

Tabela 5. Dados comparativos liga 2 LIGA 2 M verde 4,98 4,83 M H H V V sinterizada verde sinterizado verde sinterizado verde sinterizado verde sinterizado 4,98 4,83 5,32 5,17 5,35 5,17 12,98 12,98 12,9 12,9 0,70 0,68 0,70 0,67 7,07 7,07 7,30 7,20

Tabela 6. Dados comparativos liga 3 LIGA 3 M verde 5,01 4,42 M H H V V sinterizada verde sinterizado verde sinterizado verde sinterizado verde sinterizado 4,98 4,40 5,65 5,00 5,44 4,76 12,98 12,98 12,35 12,35 0,75 0,66 0,64 0,57 6,70 6,68 7,83 7,75

14


Tabela 7. Dados comparativos liga 4

LIGA 4 M verde 4,75 4,88 M H H V V sinterizada verde sinterizado verde sinterizado verde sinterizado verde sinterizado 4,73 4,86 5,61 5,80 5,38 5,65 12,98 12,98 12,34 12,40 0,74 0,77 0,63 0,66 6,39 6,37 7,55 7,37

Tabela 8. Dados comparativos liga 5 LIGA 5 M verde 4,81 4,99 M H H V V sinterizada verde sinterizado verde sinterizado verde sinterizado verde sinterizado 4,79 4,98 5,77 6 5,72 5,55 12,98 12,98 12,37 12,38 0,76 0,79 0,64 0,68 6,31 6,29 7,47 7,38

Aps sinterizao dos corpos de prova atravs da coleta de dados conseguiu-se chegar a algumas informaes muito pertinentes no que diz respeito produo de peas atravs da metalurgia do p convencional, que so a contrao linear e contrao volumtrica e densidade. As ligas obtiveram estabilidade na densificao durante o processo de sinterizao e um aumento significativo da densidade a verde para a densidade do sinterizado. Observa-se que a liga 1 obteve a densidade a verde de aproximadamente 6,55 g/cm e passaram para 7,74 g/cm representando uma densificao de 93,42 0,06%. A liga 2 de nquel obteve a densidade a verde de aproximadamente 7,07 g/cm e passaram para 7,25 0,05 g/cm representando uma densificao de 87,24 0,6% sendo a liga com menor densidade relativa. Na liga 3 o percentual de densificao aps a sinterizao foi de 93,84 0,59% sendo esta a liga que obteve o melhor. A liga 4 obteve a densidade a verde de aproximadamente 6,38 g/cm e passaram para aproximadamente 7,44 g/cm representando uma densidade relativa de 92,09 0,1% sendo a que manteve a maior estabilidade. A densificao de 91,22 0,55% resultante na sinterizao da liga 5. A Tabela 9 apresenta resumidamente nos percentuais de densificao da ligas de nquel sinterizadas.
Tabela 9. Dados comparativos liga 5

Liga 1 2 3 4 5

Densidade Relativa (%) Amostra 1 Amostra 2 93,48 93,36 87,85 86,64 94,34 93,37 92,19 89,99 91,77 90,66

A Tabela 10 apresenta as contraes lineares e volumtricas das peas produzidas por metalurgia do p.

15

Tabela 10. Contrao linear e volumtrica da liga de nquel sinterizadas

Liga 1 2 3 4 5

Contrao Linear (%) Amostra 1 Amostra 2 5,9 5,7 -0,6 0,0 3,7 4,8 4,1 2,6 0,9 7,5

Contrao Volumtrica (%) Amostra 1 Amostra 2 16,5 14,6 0,0 1,5 14,7 13,6 14,9 14,3 15,8 13,9

A Tabela 10 apresenta os valores de contrao linear e volumtrica com muita variao, sendo atribudo a quantidade e composies de metais em diferentes propores, pois cada metal se comporta de uma maneira durante a sinterizao. Os dados apresentados nesta tabela so extremamente importantes para realizar o projeto do ferramental de uma pea com aplicao especifica. A Figura 8 mostra a microestrutura da liga 1 onde possvel observar poros distribudos homogeneamente sobre a superfcie com magnificao de 100x.

Figura 8. Metalografia da liga 1 ampliada 100X.

A Figura 9 exibe a metalografia da liga 2 com magnificao de 100x onde pode-se observar poros maiores com elevadas quantidade justificando a baixa densidade relativa obtida pela liga exibida na Tabela 9.

Figura 9. Metalografia da liga 2 ampliada 100X.

Observa-se na Figura 10 que a liga obteve a melhor densificao, pois, tem a menor porosidade exibindo poros pequenos e bem distribudos.

16

Figura 10. Metalografia da liga 3 ampliada 100X.

A Figura 11 apresenta a metalografia da liga 4 com poros praticamente esferoidizados e homogeneamente distribudos.

Figura 11. Metalografia da liga 4 ampliada 100X.

A Figura 12 exibe a metalografia com magnificao de 100x da liga 5 com poros homogeneamente distribudos sobre a superfcie da amostra.

Figura 12. Metalografia da liga 5 ampliada 100X.

A Tabela 11 demonstra os valores mensurados de micro dureza das amostras estudas das ligas de nquel, onde a liga 2 apresenta o melhor resultado.

17

Tabela 11: Micro dureza de amostras das ligas de nquel

t=5s HV 100g/5s

Liga 1 98,11

Liga 2 200,65

Liga 3 100,58

Liga 4 120,36

Liga 5 139,15

Esta dureza elevada comparada com as outras ligas de nquel estudadas deve-se ao alto percentual de cobre por sua molhabilidade com o metal base. Este resultado mostra-se promissor no estudo, pois os valores encontrados de micro-dureza so o dobro em comparao com o resultado de duas ligas estudas. 4 CONCLUSO A importncia de estudos de ligas nquel conhecida desta a dcada de 1950 do sculo XX, porm, h poucos estudos sobre as ligas de nquel por metalurgia do p. Com o intuito de avaliar as ligas de nquel obtidas por este processo de fabricao comparando com as fundidas realizou-se este trabalho. Pode concluir-se que a compactao de 1.000 Mpa em temperatura ambiente foi a adequada, pois, mesmo com uma presso de compactao elevada a densidade relativa mxima obtida foi de 94% e sinterizada com atmosfera redutora, sendo necessrio realizar sinterizao a vcuo para aumentar a densificao. Outro fator que valida a curva de sinterizao foi o aumento significativo da densidade a verde para a densidade do sinterizado. A partir dos resultados obtidos conclui-se que a utilizao da metalurgia do p para a obteno de ligas de nquel vivel, havendo maior necessidade de estudo visando o melhoramento das propriedades mecnicas. Agradecimentos Os autores agradecem o Laboratrio de Transformao Mecnica (LdTM), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Instituto Federal Sul-riograndense (IFSul) e as instituies de apoio financeiro como CNPq e CAPES. REFERNCIAS
1 2 3 Nquel disponvel em: <http://www.infomet.com.br/metais-e-ligasassuntos.php?cod_secao=13>. Acesso em: 02/01/2011 CHIAVERINI, V.; Metalurgia do p. So Paulo, Brasil: Associao Brasileira de Metalurgia e Materiais ABM, 2001 4 Ed. P. 184 -187 SILVA, O.M.M., MXIMO, F. LOURENO, N.J; GRAA, M.L.A. Caracterizao metalogrfica de uma superliga a base de nquel. IAE/AMR, SENAI/FGT, FEG/UNESP, IAE - Instituto de Aeronutica e Espao, Diviso de Materiais Praa Mal. Eduardo Gomes 50, So Jos dos Campos SP, 18 CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Cincia dos Materiais, 24 a 28 de Novembro de 2008, Porto de Galinhas, PE, Brasil. SIMS, C.T.; HAGEL, W.C.; The Superalloys, John Wiley & Sons, New York, 1972, p. 1565. Nquel e ligas de nquel disponvel em: <http://metallurgyfordummies.com/nickel-andnickel-alloys/>. Acesso em: 25/05/2011 BRESCIANI FILHO, E.; Seleo de Metais no ferrosos; Editora da Unicamp; 2a Edio; 1997; pg. 89-99. Ligas de cobre-nquel Disponvel em: <http://www.copper.org/education/homepage.html>. Acesso em 15/05/2011

4 5 6 7

18

Potrebbero piacerti anche