Sei sulla pagina 1di 14

Corpo, violncia sexual, vulnerabilidade e educao libertadora no filme Preciosa: uma histria de esperana

Marcos Roberto Godoi1 Luciene Neves2

GODOI, M.R.; NEVES, L. Body, sexual violence, vulnerability and liberation education in the film Precious: based on the novel push by sapphire*. Interface - Comunic., Saude, Educ.

The aim of this study was to analyze the representations of body (race, obesity and beauty), sexual violence and aspects of vulnerability, education and emancipation faced by the protagonist of the film Precious: based on the novel push by sapphire. The analysis identified representations of the fat and black body, rejection and prejudice, the desire to be beautiful and famous, the bodys value and its beauty. The protagonists mother explores and violates her physically and psychologically. She also covers up the sexual abuse done by her husband and blame the daughter for it. In this direction we could say that the violence has a diffuse characteristic. Regarding the sexual violence, vulnerability was identified in the individual, social and institutional dimensions. The education played an important role in the protagonist process of emancipation from the situation of oppression and vulnerability.

O objetivo deste estudo foi analisar as representaes de corpo (raa, obesidade e beleza), de violncia sexual e os aspectos de vulnerabilidade, educao e emancipao vividos pela protagonista na trama do filme Preciosa: uma histria de esperana. A anlise permitiu identificar representaes do corpo gordo e negro: de rejeio e preconceito; o desejo de ser bela e famosa; de valorizao do prprio corpo e de sua beleza. A violncia sexual tem carter difuso, pois a me da protagonista a explora e a violenta fsica e psicologicamente, alm de encobertar o abuso sexual cometido por seu marido e culpabilizar a filha pelo ocorrido. A vulnerabilidade foi verificada nas dimenses individual, social e institucional, no que se refere violncia sexual. Por outro lado, a educao desempenhou um papel importante no processo de emancipao da situao de opresso e de vulnerabilidade da personagem principal.

Ttulo original do filme em ingls.

Keywords: Body. Body image. Sexual violence. Vulnerability. Liberation education.

Palavras-chave: Corpo. Imagem corporal. Violncia sexual. Vulnerabilidade. Educao libertadora.

1 Rede Municipal de Educao de Cuiab. Rua Diogo Domingos Ferreira, n. 292. Bairro Bandeirantes, Cuiab, MT, Brasil. 78010-210. mrgodoi78@hotmail.com. 2 Departamento de Educao Fsica, Universidade do Estado de Mato Grosso.

COMUNICAO SADE EDUCAO

CORPO, VIOLNCIA SEXUAL, VULNERABILIDADE ...

Introduo
Tm sido cada vez mais frequentes, na mdia, denncias de violncia sexual contra crianas e adolescentes. Devido alta incidncia e s consequncias para o desenvolvimento afetivo, social e cognitivo da vtima e de sua famlia, o abuso sexual considerado um grave problema de sade pblica (Habigzang et al., 2005). De acordo com Berliner e Conte (apud Pfeiffer, Salvagni, 2005), a prevalncia real do abuso sexual infantil desconhecida, uma vez que muitas crianas no revelam o abuso, conseguindo falar sobre ele somente na vida adulta. As vitimizaes sexuais so de difcil notificao devido a fatores como medo, falta de credibilidade no sistema legal e o silncio cmplice que as envolve (Ribeiro, Ferriani, Reis, 2004). De acordo com dados da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidncia da Repblica (SEDH), a cada oito minutos, um menor de idade vtima de abuso sexual no Brasil; em 80% dos sessenta mil casos registrados em 2005, as vtimas foram meninas com idades entre dois e dez anos, mas s 2% dos casos so denunciados e, na maioria das ocasies, a impunidade se d porque os culpados so os pais ou padrastos3. Sendo assim, buscamos apresentar algumas reflexes sobre este fenmeno, a partir da discusso do filme Preciosa: uma histria de esperana (Preciosa, 2009), do diretor Lee Daniels. O objetivo deste estudo foi analisar as representaes de corpo (raa, obesidade e beleza), de violncia sexual e os aspectos de vulnerabilidade, educao e emancipao vividos pela protagonista na trama do longa-metragem. No que tange metodologia, selecionamos, como corpus de anlise, algumas cenas e dilogos do filme. Estes foram agrupados em trs categorias: a) corpo, raa, obesidade e beleza; b) vulnerabilidade e violncia; c) educao libertadora e emancipao. A anlise foi desenvolvida com base na literatura relacionada ao tema e na perspectiva dos Estudos Culturais. Louro (2000) refere-se ao cinema como um movimento permanente de representaes, tornando-se uma pedagogia cultural. De acordo com Giroux (2001, p.90):
Ao analisar a toda a gama dos lugares diversificados e densamente estratificados de aprendizagem, tais como a mdia, a cultura popular, o cinema, a publicidade, as comunicaes de massa e as organizaes religiosas, entre outras, os Estudos Culturais ampliam nossa compreenso do pedaggico e de seu papel fora da escola como o local tradicional de aprendizagem.

3 Disponvel em: <http:/ /noticias.uol.com.br/ ultnot/efe/2006/05/18/ ult1766u16271.jhtm>. Acesso em: 20 fev. 2011.

Representao um conceito-chave para articular a anlise do filme, pois entendido, na perspectiva dos Estudos Culturais, como um processo de produo de significados sociais atravs dos diferentes discursos. por meio dos significados que o mundo social representado e conhecido de certa forma, e no de outra. Os significados no so criados de forma individual e desinteressada, mas so produzidos e postos em circulao mediante relaes sociais de poder (Silva, 2001). Alguns educadores e estudiosos tm utilizado filmes para abordar temas, discutir valores, atitudes ou prticas sociais, tais como: Abreu (2005) lana reflexes sobre o abuso sexual infantil; Fischer (2008) discute as relaes entre cultura do sucesso e sexualidade, com foco na infncia, enfatizando as questes de gnero; Maestrelli e Ferrari (2006) relatam uma experincia com o filme O leo de Lorenzo na disciplina de Gentica Mdica; Oliveira, Oliveira e Iguma (2007) ressaltam as possibilidades da utilizao do filme Copacabana como recurso no
COMUNICAO SADE EDUCAO

GODOI, M.R.; NEVES, L.

processo de ensino em Gerontologia; Meneghel (2008) relata uma experincia com o filme O homem elefante, abordando aspectos relacionados aos processos de excluso baseados na diferena e na doena como estigma. Ainda assim, no encontramos nenhum estudo que aborda o tema da violncia sexual e as suas relaes com a vulnerabilidade e com o processo educativo. A seguir, vamos apresentar a anlise dos dados, com base nas trs categorias de anlise.

Corpo, raa, obesidade e beleza


O filme Preciosa: uma histria de esperana baseado no romance Push de Sapphire4. Passa-se em 1987, no Harlem, bairro pobre de Nova Iorque, e conta a histria de Claireece Preciosa Jones. Ela representada como adolescente, mulher, negra, obesa, pobre e analfabeta. Sofre preconceito e violncia na escola, no bairro onde mora e na sua famlia. Em uma das primeiras cenas do filme, ela diz:
Preciosa: Queria ter um namorado de pele clara e cabelo bom. E queria ser capa de revista. Mas antes queria aparecer num dos vdeos da Bet. Minha me disse que eu no sei danar. Falou que ningum quer ver meu traseiro rebolando.

Sapphire o nome artstico de Ramona Lofton, mulher, negra, poetisa performtica e autora do livro Push. Foi professora no Bronx, bairro mais pobre de Nova Iorque, seus alunos eram, na maioria, negros e latinos.
4

A adolescncia uma fase na qual o interesse por relacionamentos afetivos comea a se manifestar. Preciosa gostaria de ter um namorado branco e com o cabelo bom, ou seja, fica subentendido que ela percebe os negros e seus cabelos como ruins. Provavelmente, porque no este tipo de beleza que divulgado na mdia e valorizado pela sociedade. Seu corpo a anttese do corpo apreciado nas sociedades ocidentais industrializadas. A mdia exerce uma importante influncia na construo do padro esttico corporal. De acordo com Goldenberg e Ramos (2002), a exigncia da boa forma fsica acaba atingindo os simples mortais, que so bombardeados cotidianamente por imagens de rostos e corpos perfeitos, seja atravs do cinema, da televiso, da publicidade e matrias de jornais e revistas. Goellner (2003a) destaca que existem vrias pedagogias em circulao, no s na rea escolar, mas, tambm, os filmes, msicas, revistas e livros, imagens, propagandas so locais pedaggicos que esto a dizer de ns, seja pelo que exibem ou pelo que ocultam. Dizem tambm de nossos corpos e, por vezes, de forma to sutil que nem mesmo percebemos quanto somos capturadas/os e produzidas/os pelo que l se diz. Em vrios momentos do filme, Preciosa se imagina como uma estrela de cinema, uma atriz famosa, uma cantora, uma modelo em ensaio fotogrfico. Normalmente, essas situaes ocorrem quando ela sofre alguma violncia. Estes sonhos revelam o desejo de Preciosa de ser aceita, popular, querida, de ter a ateno que no recebe de quase ningum. Em uma das cenas, depois de tomar banho, ela comea a se arrumar na frente de um espelho. Ao invs de se ver refletida, ela v a imagem de uma jovem loira, dentro do padro esttico valorizado para o corpo feminino. No entanto, na maioria das vezes que ela se imagina diferente do que uma celebridade , ela se v com o corpo que tem, mas aparece produzida: maquiada, bem vestida e feliz. Fica subentendido que ela gostaria de ser aceita com o corpo que possui, sem ter de se enquadrar no padro esttico hegemnico pautado pela magreza ou pelo corpo atltico. Em outra cena, aps fazer um teste para entrar na escola alternativa, em virtude de ter sido expulsa da escola convencional porque estava na sua segunda gravidez, ela desabafa:
COMUNICAO SADE EDUCAO

CORPO, VIOLNCIA SEXUAL, VULNERABILIDADE ...

Preciosa: Sempre tem algo errado com esses testes. Fica parecendo que eu no tenho crebro. Fica parecendo que eu e minha me, a famlia toda, que a gente idiota. S uma gordura feia e preta para ser jogada fora. Vai arrumar o que fazer. s vezes eu queria estar morta. [...].

Nesta passagem, podemos perceber a representao de rejeio e preconceito em relao ao seu corpo e sua raa, uma vez que ela se define de forma negativa, assim como sua famlia. Pode-se dizer que um dos efeitos de tal representao sentir-se inferiorizada psicologicamente, bem como a internalizao do preconceito. Conforme Novaes e Vilhena (2003), a gordura, frequentemente associada com a feira, sofre uma das maiores formas de discriminao nas sociedades que cultuam o corpo. Soma-se a isto o fato de ser mulher, negra e pobre, recaindo sobre si vrias formas de estigma e preconceito. De acordo com Carvalho e Martins:
No contexto atual, a obesidade recebe duas definies: uma como um estado desviante dos padres de normalidade na cultura e, nesse sentido, o corpo gordo definido como algo anormal, porque difere da idia de indivduo normal, construda em um contexto social, no qual se atribui normalidade a um modelo de corpo com uma silhueta magra e/ou musculosa; e outra, a obesidade pode ser compreendida como uma doena, se ela representa um fator gerador de impotncia do corpo e reduz as possibilidades de vida de um indivduo no ambiente que lhe prprio. (Carvalho, Martins, 2006, p.213)

No entanto, um corpo gordo pode estar numa realidade saudvel e aumentando sua potncia de agir. Se, por um lado, este tipo de corpo se desvia dos padres vigentes de beleza, contudo, ele no se desvia de sua prpria natureza humana, de se sentir e perceber o ambiente sua volta, afetando-se com as impresses do mundo. Deste modo, uma classificao antropomtrica no avalia a sade dos corpos, seja por seu carter esttico, que perde a percepo do movimento, seja porque reduz o corpo ao visvel e mensurvel, ignorando o psquico, o dinmico, o vivencial, ou seja, a condio efetiva daquele corpo junto vida e s suas atividades e projetos (Carvalho, Martins, 2006). Em outro momento da pelcula, Mary, a me de Preciosa, a obriga a comer, mesmo sem estar com fome. Numa conversa com a assistente social, ela diz:
Preciosa: Minha me uma baleia no sof. Diz que eu como toda hora, mas vive me obrigando a comer. A ela me chama de balofa. Diz que o apartamento pequeno por minha causa. A nica vez que ela sai para jogar nos nmeros (loteria). Acha que eu vou ficar com ela o dia todo, com as cortinas abaixadas, vendo TV, comendo, vendo TV, comendo de novo. Pode me ajudar com isso? T a fim de falar de outra coisa? (Silncio).

Nesta passagem, percebemos a influncia da sua me em relao ao seu comportamento alimentar e sedentrio. Mary apresenta os mesmos hbitos de alimentao e de inatividade fsica, mas Preciosa mais gorda do que a me, que se aproveita disto para agredir e culpabilizar a filha. Conforme Goldenberg e Ramos (2002), a gordura e a flacidez ou a moleza so tomadas como smbolos da indisciplina, do desleixo, da preguia, da falta de virtude, ou seja, da falta de investimento do indivduo em si. No entanto, Palma e Vilaa (2010) apresentam dados que desconstroem a ideia de responsabilidade individual, e robustecem a noo de transmissibilidade dos fenmenos associados sade. Em sntese, as pesquisas por eles revisadas evidenciam a disseminao da obesidade numa rede social, de tal forma que o estado corporal dos amigos e parentes contribui para a condio do estado obesognico do sujeito. Alm disto, mostram que nveis de atividade fsica dependem de fatores psicossociais e demogrficos, tais como: nvel de escolaridade, raa, renda, estado conjugal, tipo de ocupao, pertencimento a grupos de praticantes de exerccios fsicos, isolamento social, satisfao com a vida etc. Noutra cena, Preciosa est na sala de espera para falar com a assistente social, e pensa (com voz em off):

COMUNICAO SADE EDUCAO

GODOI, M.R.; NEVES, L.

Preciosa: Semana passada a Sra. Rain (professora da escola alternativa) mandou a gente escrever o que a gente queria ser. Escrevi que queria ser bem magra, com a pele clara e cabelo comprido. Ela leu e disse que eu era bonita do jeito que eu sou. Mas de algum jeito, agora, eu no sei por que, mas acho que ela t certa.

A assistente social chama Preciosa; antes de subir a escada, ela olha seu corpo num espelho e pensa: Acho que ela t certa. Esta cena evidencia a mudana de valor em relao representao do seu corpo. Antes, ela no tinha nenhuma referncia sobre sua beleza. A professora da escola alternativa tratou de desenvolver a estima de Preciosa, reforando que se pode ser bela do jeito que se , que h diferentes formas de beleza. Goellner (2003b) afirma que as mulheres no so meros objetos nos quais se direcionam os padres estticos e comportamentais. Elas interagem no seu tempo com estes padres, e aprendem diferentes maneiras de serem belas e femininas. Elas tanto podem se reconhecer e se assumir nestes padres ou no.

Vulnerabilidade e violncia
No campo da sade, o quadro conceitual da vulnerabilidade est relacionado ao esforo de superao das prticas preventivas apoiadas no conceito de risco. Ele surge no contexto de enfrentamento da epidemia da aids, aps o uso dos conceitos de grupo de risco e de comportamento de risco. No entanto, a discusso sobre a vulnerabilidade tem-se expandido para outras reas da sade (Ayres et al., 2006). No mbito deste artigo, utilizaremos a conceituao de vulnerabilidade aplicada suscetibilidade dos personagens do filme violncia sexual, sendo analisada em trs dimenses: a individual, a social e a programtica ou institucional. Conforme Ayres et al. (2006), a dimenso individual da vulnerabilidade refere-se ao grau e qualidade das informaes de que o sujeito dispe sobre a aids (e sobre a violncia sexual) e suas formas de transmisso, bem como sua capacidade de elabor-las e incorpor-las em seus comportamentos e prticas de preveno; a dimenso social relacionada aos fatores contextuais que podem influenciar a vulnerabilidade individual, tais como: acesso aos meios de comunicao, escolarizao, disponibilidade de recursos materiais, poder de influenciar decises polticas, possibilidade de enfrentar barreiras culturais, estar livre de coeres violentas ou poder defender-se delas; e a dimenso programtica ou institucional, relacionada capacidade de resposta das instituies pblicas (de sade, educao, bemestar social e cultura) no que tange ao diagnstico da situao e no encontro de caminhos para a superao (da violncia sexual) e da contaminao pela aids (grifos e parnteses nossos). No filme em questo, a vulnerabilidade pode ser identificada em vrios momentos. Na parte inicial, Preciosa est na escola assistindo aula de matemtica quando chamada para ir at a diretoria. L, a diretora pergunta se ela est grvida. No obtm resposta. Em seguida, a diretora diz:
Diretora: Voc tem 16 anos, ainda est no colegial e est grvida do segundo filho. Isso correto Claireece? Silncio. Est grvida de novo? O que que houve Claireece? Preciosa: Eu fiz sexo Sra. Lichenstein. Diretora: Voc j pensou um pouco na sua situao? Preciosa: Silncio. Eu estou ferrada. Valeu, eu vou voltar para matemtica. Diretora: Senta. Sente-se imediatamente. Devamos fazer uma reunio entre mim, voc e sua me. Preciosa: Minha me t ocupada. Diretora: Tudo bem e se eu fosse at a sua casa? Preciosa: Se eu fosse voc eu no faria isso. Diretora: Eu vou ter que suspender voc. Preciosa: No justo, eu no fiz nada. Eu fao meu dever, minha nota boa. Diretora: Acontece alguma coisa na sua casa? Se acontece alguma coisa eu quero que me diga agora. Preciosa: Silncio.

COMUNICAO SADE EDUCAO

CORPO, VIOLNCIA SEXUAL, VULNERABILIDADE ...

A diretora da escola queria saber o que estava se passando com Preciosa e se disps a dialogar com a sua me. Mas, devido situao de violncia a que era submetida por sua famlia, Preciosa no queria que ela fosse at a sua casa. Preciosa acaba sendo transferida de escola devido a sua segunda gravidez. Pressupomos que o receio seja o de que meninas grvidas sejam mau exemplo para seus colegas. Essa situao evidencia o estado de vulnerabilidade institucional, pois a escola no soube lidar adequadamente com a questo da gravidez e, muito menos, identificar a situao de abuso sexual. Alm disto, a escola no oferecia um programa de educao sexual ou educao em sade para abordar temas como gravidez na adolescncia ou violncia sexual. J em outro momento, Preciosa est lavando loua em casa. Sua me, sentada no sof, pergunta se ela trouxe seu cigarro. Ela responde que no; Mary joga um objeto na cabea da garota, que cai no cho e desmaia. Em pensamento, aparece a imagem de seu pai estuprando-a. A porta do quarto est aberta. A me passa e v a cena e no faz nada. O pai dela diz: O papai te ama, sabia?. Depois, Preciosa comea a se imaginar como uma celebridade, uma estrela de cinema assediada por jornalistas e fotgrafos. A me joga gua no rosto da menina, acordando-a. Nesta passagem, observamos a situao de violncia fsica da me contra Preciosa, e possvel visualizar a violncia sexual efetuada por seu pai. a nica passagem do filme em que ele aparece sendo representado como um pai ausente. Conforme Habigzang et al. (2005), a maioria dos casos de abusos sexuais cometidos contra crianas e adolescentes ocorre dentro de casa, praticados por pessoas prximas, que desempenham papel de cuidador destas (seja com laos sanguneos, ou no, no caso de padrastos ou namorados das mes). Nestas situaes, os abusos so denominados intrafamiliares ou incestuosos. Segundo Furniss, citado por Habigzang et al. (2005), a dinmica do abuso sexual intrafamiliar desencadeada e mantida por uma trama complexa que envolve a sndrome do segredo, ou seja, pelo fato de o abuso gerar repdio social, o abusador tende a se proteger numa teia de segredo, mantida por meio de ameaas e barganhas criana abusada; e tambm a sndrome da adio, na qual o comportamento compulsivo de descontrole do agressor, que usa a criana para obter excitao sexual e alvio da tenso, gera dependncia psicolgica e sua negao. Alm disso, outras formas de violncia intrafamiliar podem estar associadas, como: negligncia, abusos emocionais e fsicos. Felizardo et al. (apud Pfeiffer, Salvagni, 2005) destacam que, quando a filha adolescente, a me, em muitos casos, consciente ou inconscientemente, comea a delegar filha, em todos os seus aspectos, o seu pesado papel de me e esposa. Este aspecto pode ser visualizado em vrios momentos do filme, nos quais a me obriga Preciosa a realizar as tarefas domsticas. Desse modo, podemos perceber a vulnerabilidade social, uma vez que Preciosa no conseguia defender-se da violncia sexual praticada pelo seu pai e da explorao, violncia fsica e psicolgica efetuada por sua me. Segundo Pfeiffer e Salvagni (2005), a violncia sexual pode apresentar-se sob vrias formas e nveis de gravidade, nem sempre acompanhada de violncia fsica aparente. Isto dificulta muito a possibilidade de denncia pela vtima e a confirmao diagnstica pelos meios hoje oferecidos pelas medidas legais de averiguao do crime (Pfeiffer, Salvagni, 2005). Neste sentido, podemos identificar aspectos da vulnerabilidade institucional no que se refere ao enfrentamento da violncia sexual. Dando continuidade descrio do filme, a diretora vai at a casa de Preciosa, mas no recebida pela me. Pelo interfone, a diretora passa o endereo de uma escola alternativa para Preciosa estudar. Aps, Mary diz que escola no ajuda ningum, que era para ela se contentar com o dinheiro que recebe da assistncia social. A sua me diz ainda:
Me: Voc uma imbecil que no sabe merda nenhuma. Ningum quer voc, ningum precisa de voc. Sai por a trepando com todo mundo, trepou at com meu homem, teve dois filhos com ele e um deles um animal....

Depois da discusso, a me atira objetos e corre atrs da filha para surr-la. Nesta situao, h uma demonstrao da violncia psicolgica que a me exercia sobre ela. Por ser de famlia pobre e Preciosa ter uma filha com sndrome de down chamada de Mongo, apelido proveniente de mongolide , elas recebiam ajuda do governo. Mary no queria perder este dinheiro, e explorava esta situao para viver com a renda da assistncia social. No entanto, Mongo era criada por sua av. Somente nos dias
COMUNICAO SADE EDUCAO

GODOI, M.R.; NEVES, L.

em que a assistente social ia fazer as visitas de acompanhamento familiar que a av levava Mongo para a casa de Preciosa. Para receber a ajuda da assistncia social, Preciosa tinha de frequentar a escola. No entanto, sua me no valorizava o saber e o conhecimento escolar, exercendo uma forma de controle e dominao. Porm, o mais impactante desta passagem o tratamento e a forma depreciativa com que a me se referia a Preciosa, dizendo que ela no sabia de nada, que ningum precisava dela, ningum queria ela e que deveria t-la abortado. Com certeza, valores negativos que abalavam a estima de sua filha. Mais uma cena onde retratada uma situao de vulnerabilidade social ocorre quando, depois de ir escola alternativa, Preciosa est voltando para casa, andando pelas ruas do bairro, e um grupo de meninos agride-a verbalmente de orca, de feia, e um deles a empurra ao cho. Ela passa, ento, a se imaginar fazendo um show. Na escola, ela tambm era vtima de agresses e xingamentos, mas no conseguia defender-se com argumentos, somente reagindo violentamente. Numa das conversas que ela teve com a assistente social, Preciosa diz: ... tambm fui no mdico. A dona Rain (professora) ficou besta quando soube que eu no tinha ido no mdico (risos). Nem sei como eu tive o meu primeiro filho no cho da cozinha, com a minha me chutando a minha cabea. Esta cena permite identificar aspectos da situao de vulnerabilidade institucional que estava enfrentando, pois Preciosa no tinha acesso ao servio de sade. Depois que teve seu segundo filho no hospital, ela volta para casa com o beb. Chegando l, a me pede para segurar o menino. Depois, ela joga a criana no sof e atira um objeto na filha. Mary acusa Preciosa de estragar sua vida, de ter roubado seu marido e pelo fato de perder o auxlio famlia. Elas brigam e Preciosa cai. A garota levanta e joga a me contra a parede, que atira um vaso de plantas contra a filha. Preciosa pega o beb e vai embora, cai da escada, mas consegue segurar a criana. Mary pega a TV e joga escada abaixo, mas no acerta neles. Depois de um tempo, a me de Preciosa vai procur-la na escola. Diz a ela que seu pai morreu e que ele tinha o vrus da aids. Preciosa se imagina num ensaio fotogrfico. No dilogo a seguir, fica evidente a situao de vulnerabilidade individual da me de Preciosa, pois ela desconhecia as formas de transmisso do vrus da aids.
Me: Preciosa t sonhando de novo? Preciosa eu estou falando com voc? Voc ouviu o que eu disse? Preciosa: Voc pegou? Me: Peguei o que? Preciosa: O vrus da aids. Me: No. Preciosa: Como que sabe? Me: Eu sei porque eu nunca fiz sexo anal. Preciosa: melhor ir no mdico me. Me: Voc vai pra casa? Preciosa: (Silncio: no responde, se levanta e vai embora).

Aps vrias reunies na assistncia social, a situao de vulnerabilidade institucional comea a diminuir, quando a assistente descobre a relao incestuosa que ocorria na casa da famlia. Numa sesso de reconciliao, a assistente pergunta, para a me, sobre o abuso sexual contra sua filha. Depois de se esquivar das perguntas e at ser agressiva com a assistente, Mary conta que a primeira vez foi quando Preciosa tinha trs anos, dizendo que a menina dormia na cama junto com eles. Falou que passou a odiar a sua filha, pois seu homem a desejava, e culpou, ainda, a garota por seu marido ter ido embora de casa. Segundo ela, a filha permitia o abuso, pois no falava nada, no gritava. Depois, Mary entrega Mongo para Preciosa, pede desculpas e diz que no quer receber mais os cheques (da Previdncia). Preciosa conta sobre seus progressos na escola e suas perspectivas, e fala para a me que no quer v-la nunca mais, pega os filhos e vai embora. Conforme Hirsh (apud Pfeiffer, Savagnani, 2005), quando o incesto revelado, em algumas situaes, a me reage com cimes, como rival, e passa a colocar, na filha, a responsabilidade pelo
COMUNICAO SADE EDUCAO

CORPO, VIOLNCIA SEXUAL, VULNERABILIDADE ...

ocorrido. A me teria dificuldade de reconhecer o incesto, pois seria o reconhecimento de seu fracasso como me e esposa. Por outro lado, a me pode sentir-se desprotegida pelo outro responsvel, insegura por imaginar que realmente no seria ouvida, envergonhada tanto pelo que passa como pela sua impossibilidade de denunciar, por seu amor prprio reduzido; e, ainda, ameaada por aquele de quem habitualmente depende fsica e emocionalmente, muitas vezes, ela se cala por toda sua vida (Pfeiffer, Savagnani, 2005).

Educao libertadora, emancipao e esperana


Antes, na escola convencional, Preciosa sentava no fundo da sala de aula, s ouvia o professor, nunca tinha ido ao quadro resolver alguma atividade. Tinha dificuldade de leitura, mas gostava das aulas de matemtica e se saa bem nesta disciplina. Podemos identificar, aqui, uma situao de ensino parecida com a da educao bancria, nos termos de Paulo Freire (1987), ou seja, aquela prtica educativa que subordina o educando, sufocando o gosto pela rebeldia, reprimindo a curiosidade, desestimulando a capacidade de desafiar-se, de arriscar-se, tornando-o um sujeito passivo. A situao de vulnerabilidade a que Preciosa estava submetida comea a se alterar depois que ela passa a estudar na escola alternativa. L, a turma, em sua maioria, era composta de alunas negras ou latinas, que tinham dificuldades de aprendizagem. A professora Rain era polivalente, seu mtodo de ensino era dialgico e problematizador, uma vez que trabalhava a leitura e a escrita atravs de dirios, nos quais as alunas escreviam sobre sua vida, seus sonhos e projetos, suas dificuldades etc. Alm disto, ela levava suas alunas para visitar museus e desenvolvia atividades mais participativas no contexto da sala de aula. Numa das cenas do filme, as alunas esto lendo suas redaes. Preciosa pensa:
Preciosa: Eu estou feliz porque eu estou escrevendo e tambm por causa que eu estou na escola. A Sra. Rain diz que vamos escrever todo dia no caderno. Ela vai escrever pra gente todo dia tambm. [...]. A me diz que a escola uma merda, que ningum aprende escrevendo em caderno. Ela t errada nisso. Por causa que eu to aprendendo. [...]. Eu tambm penso na Mongo, sinto falta dela. Meu beb t pra chegar. Tambm vou ler pro meu beb e enfeitar a parede dele. Escuta beb, a mame no burra. A mame ama voc. Escuta.

Ela l a sua fbula, agora com mais desenvoltura, mas comea sentir as contraes do parto e levada para o hospital. Nesta passagem, podemos perceber a felicidade de Preciosa por estar progredindo na escola. Fica evidente a discordncia dela em relao ao ponto de vista de sua me, que no acreditava na escola e que a considerava incapaz de aprender. Na concepo freireana, a emancipao humana uma conquista poltica, e se d atravs de uma luta ininterrupta para a libertao das pessoas, de sua vida desumanizada pela opresso social. Atravs de um mtodo de ensino dialgico, de problematizao e reflexo crtica, possvel contribuir para esta emancipao. Segundo Freire (2000), a luta pela transformao social pode acontecer em diferentes lugares e momentos: em casa, nas relaes familiares, na escola, no trabalho etc. Este processo emancipatrio fica mais evidente medida que o filme se desenrola, nas diferentes situaes pedaggicas mediadas pela professora com suas alunas. Outro aspecto que merece destaque so as relaes de amizade. Preciosa no tinha muitos amigos quando estudava na escola convencional, mas, na escola alternativa, ela estabeleceu laos de amizade. O acolhimento dos amigos pode ser visualizado, por exemplo, quando suas colegas e professora vo at o hospital visit-la; na cena em que o auxiliar de enfermagem lhe d um carto de Natal; ou, ainda, quando a professora organiza uma festa na escola para comemorar um prmio da prefeitura pela evoluo do aprendizado de Preciosa. Numa cena que ocorre na escola, as alunas esto lendo seus dirios, e chega o momento de Preciosa:

COMUNICAO SADE EDUCAO

GODOI, M.R.; NEVES, L.

Preciosa: Eu no quero ler tudo que est aqui, s quero dizer do que se trata. T bom, os conselheiros da instituio (assistncia social) perguntaram sempre da minha me e do meu pai, mas no querem saber deles. Eles s querem que eu trabalhe l, s esto querendo uma empregada. que eu roubei o meu arquivo e li. S querem que eu trabalhe. Eu quero trabalhar, mas no pelos cheques da assistncia. Colega de sala: E do que vai adiantar algum como a Preciosa largar a escola antes de conseguir o diploma e ir trabalhar em alguma casa de gente branca? Ela nunca vai conseguir ser nada se ficar numa merda dessa. Outra colega: A Rondha (colega de sala) era empregada.

As alunas comeam a discutir a situao das empregadas domsticas, salrio, turno de trabalho, ter de abandonar a escola etc. Nesta sequncia, podemos perceber a concepo crtica do ato de ler, a leitura de mundo, a compreenso do texto e do contexto, tal qual a concepo freireana de alfabetizao de adultos, que entende esta como um ato poltico e um ato de conhecimento. A leitura do mundo precede a leitura da palavra, da que a posterior leitura desta no possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente (Freire, 2001, p.11), ou seja, no h dicotomia entre a leitura de mundo e a leitura da palavra, pois a leitura sempre se faz atravs das relaes entre o texto e o contexto. Por meio dos dirios utilizados no processo de alfabetizao das alunas, a professora estabelece um intenso dilogo com Preciosa sobre a sua situao.
Professora: Onde estava sua av quando seu pai abusou de voc? Onde est a pequena Mongo agora? O que vai ser a melhor coisa pra voc nessa situao? Preciosa: Faz muita pergunta Srta. Rain. Queria poder parar de respirar. S quero ser boa me. Professora: Ser boa me pode significar deixar o Abdul ser criado por algum mais capacitado para atender as necessidades dele. Preciosa: Dona Rain, eu sou a melhor para atender meu filho (comea a amamentar o filho, o olhar de ternura). Professora: Quem vai te ajudar? Como vai se sustentar? Como vai continuar aprendendo a ler e escrever? Preciosa: A assistncia social ajudou minha me. Professora: Voc viu como a assistncia social ajudou sua me. Se conseguir o diploma, voc pode ir faculdade. Voc pode ter tudo Preciosa.

Em uma atitude dialgica, a professora questiona sobre quem seria mais capacitado para criar Abdul (filho de Preciosa), sobre a dependncia da assistncia social, sobre o sustento dela e o futuro de seus estudos. O dilogo assume um papel central para uma educao libertadora na obra de Paulo Freire. Ele a fora que impulsiona o pensar crtico-problematizador em relao condio humana no mundo. Alm disto, ele abre caminhos para repensar a vida em sociedade, discutir nossas prticas culturais, nossa educao, a linguagem que praticamos e a possibilidade de agirmos de outro modo, transformando o mundo que nos cerca. O educador no pode se omitir de comunicar sua leitura de mundo, desde que fique claro que no existe apenas uma nica leitura possvel. Assim, os homens se educam em comunho, mediatizados pelo mundo (Freire, 1987, p.39). Depois que Preciosa ganha o beb, ela volta para sua casa. Sua me a agride fisicamente e ela sai para procurar ajuda na escola alternativa. Como estava fechada, ela arromba a porta e fica esperando a professora e a secretria chegarem. A professora acaba levando Preciosa e o beb para sua casa at que arrumem outro lugar. Ela descobre que sua professora lsbica e mora com a companheira, Katherine. Preciosa ganha um presente de Natal delas e pensa:
Preciosa: Por que as pessoas que nem me conhecem so mais legais comigo do que minha me e meu pai? Me sinto protegida. Minha v tem medo da minha me. Por isso no me

COMUNICAO SADE EDUCAO

CORPO, VIOLNCIA SEXUAL, VULNERABILIDADE ...

deixa morar com ela. A dona Rain diz para no ter medo de nada. Aposto que ela no tem medo da minha me. [...]. Minha me diz que gay gente ruim. Mas me, no foram os gays que me violentaram! Gays no me deixaram sentada numa sala pra no aprender nada. E no tem gay vendendo crack para o pessoal do Harlem. [...].

Podemos perceber aqui um processo de autorreflexo sobre as relaes sociais. Preciosa desconstri o preconceito em relao aos gays, introjetado pela sua me, e reconhece todo o apoio que a professora Rain estava dando a ela. De acordo com Freire (1978), a conscincia crtica caracteriza-se pelo pensar autnomo e comprometido, levando ao engajamento sociopoltico. Substitui as explicaes mgicas para explicar a realidade, e adota princpios e relaes causais. Opera com pr-disposio para rever sua posio e se d conta dos pr-conceitos que deformam as interpretaes. Caracteriza-se, tambm, pela responsabilizao dos seus atos, a atitude argumentativa dialgica e a receptividade diante do novo. Na sala de aula, as alunas esto escrevendo em seus dirios. Preciosa escreve: Por que eu?. A professora v e a chama. Ela diz: Eu sou HIV positivo. Todas ficam em silncio. A colega de turma pergunta: E seu bebezinho est bem?. Preciosa diz: T, tive que parar de dar de mam.
Professora: Lembra que uma vez voc me disse que nunca conseguiria contar a sua histria? Agora escreva. Preciosa grita: Vai merda! Sabe muito bem pelo que eu passei. Nunca tive um namorado (chora). Meu pai disse que ia se casar comigo. Como ele ia fazer isso? Seria contra a lei (chora). Professora vai at ela e diz: Escreve. Preciosa: Eu to cansada dona Rain. Professora: Se no for por voc mesma, faa pelas pessoas que amam voc. Preciosa: Ningum me ama. Professora: As pessoas te amam, Preciosa. Preciosa: No mente pra mim, dona Rain. O amor no fez nada por mim. O amor me machucou, me chamou de animal, fez eu me sentir intil, me deixou doente! Professora: Isso no amor, Preciosa (a professora chora). Seu beb ama voc, eu amo voc.

Temos aqui uma situao-limite, vivenciada pela garota, que se altera quando a professora pede a ela para escrever. De acordo com Freire (1987), as situaes-limite so constitudas por contradies que envolvem os indivduos, produzindo uma aderncia aos fatos, que so percebidos como fatalismo. Isto faz com que as pessoas se sintam impotentes, no enxergando as possibilidades de romper com tudo aquilo que as torna submissas, nem tampouco como poderiam responder de outro modo s tarefas que as situaes-limite exigem. Assim, no enfrentam, nem buscam respostas aos desafios que elas carregam e que poderiam lev-las a mudar seu modo de viver. A professora insiste para Preciosa escrever, numa tentativa de romper com a situao-limite. Mas a aluna se queixa que o amor no fez nada por ela, que o amor a machucou e a fez ficar doente. Rain ento responde que isso no amor, diz que seu filho a ama e ela tambm. Conforme Freire (1987, p.79), a conquista implcita no dilogo a do mundo pelos sujeitos dialgicos, no a de um pelo outro. Conquista do mundo pela libertao dos homens, no h dilogo, porm, se no h um profundo amor ao mundo e aos homens. A amorosidade percorre a obra de Paulo Freire e se materializa no afeto e compromisso com o outro, atravs da solidariedade e da humildade. Em nossa anlise, a educao desempenhou um papel importante para a emancipao das situaes de vulnerabilidade e de opresso que Preciosa enfrentava. Ela possibilitou que a jovem pudesse ver os fatos de uma forma diferente, instrumentalizando-a para enfrentar as dificuldades da vida e dando-lhe esperana para viver dias melhores. Mesmo advinda de um contexto familiar e social violento, ela pretendia dar a seus filhos um futuro melhor.

COMUNICAO SADE EDUCAO

GODOI, M.R.; NEVES, L.

Consideraes finais
Este trabalho no pretende esgotar todas as possibilidades de anlise do filme, apresenta-se como uma leitura, dentre outras possveis. Em nossa anlise, pudemos identificar as representaes em torno do corpo gordo e negro: de preconceito e rejeio; o desejo de ser bela e famosa; e aps, de valorizao do prprio corpo e de sua beleza. Em relao s representaes de violncia, a me de Preciosa a explorava e a violentava, fsica e psicologicamente. Alm disto, acobertava o abuso sexual cometido por seu marido e culpava a sua filha por ele a desejar. A vulnerabilidade individual foi identificada quando Preciosa no conseguia se defender da violncia sexual; e o analfabetismo, que contribua para que no encontrasse sadas para as situaes-limite vivenciadas. E ainda, quando sua me tinha informaes incorretas sobre as formas de transmisso do vrus HIV. A vulnerabilidade social foi constatada nas situaes de explorao e violncia na sua prpria famlia, o preconceito e discriminao vivenciados na escola e em seu bairro, alm das privaes econmicas pelas quais passava. J a vulnerabilidade institucional foi mostrada no contexto da escola, que a expulsou por estar na segunda gravidez, no identificando que ela estava sendo abusada sexualmente e nem oferecendo um programa de educao sexual. E, ainda, pela assistncia social que demorou a identificar a violncia sexual que ocorria em seu lar. A professora da escola alternativa desempenhou um importante papel na vida de Preciosa. Seu mtodo de ensino era problematizador, reflexivo e dialgico, contribuindo para uma educao como prtica da liberdade, e para a emancipao da situao de opresso e de vulnerabilidade de sua aluna. Conforme Ayres et al. (2006), as aes de reduo da vulnerabilidade no podem ser efetivas e operacionais se ficarem restritas esfera da sade. A ao intersetorial fundamental, e deve envolver, no mnimo, sade e educao. No entanto, medida que envolvemos as reas do trabalho, bem-estar social, jurdica e cultural, as chances de melhores resultados aumentam proporcionalmente. O problema da violncia sexual complexo e envolve vrios fatores, da a necessidade de um trabalho intersetorial para diminuir as vulnerabilidades. No entanto, ns, educadores e profissionais da sade, podemos discutir este assunto em nossa prtica profissional. Uma estratgia possvel seria utilizar o filme Preciosa para problematizar e refletir sobre corpo, vulnerabilidade, violncia sexual e educao libertadora. O/a educador/a (professor/a ou profissional de sade) desempenha um papel importante no processo de mediao pedaggica, devendo explorar as representaes e os aspectos conceituais contidos na trama do filme. Alm disto, seria interessante discutir, com os/as alunos/as, os mitos e verdades sobre a violncia sexual; ler e discutir matrias jornalsticas sobre este assunto; realizar dramatizaes e dinmicas de grupo relacionadas ao tema, dentre outras estratgias pedaggicas que visem fortalecer as atitudes em defesa da vida.

Colaboradores Marcos Roberto Godoi responsabilizou-se pela redao, edio e finalizao do artigo. Luciene Neves Santos participou da edio e finalizao do manuscrito.

COMUNICAO SADE EDUCAO

CORPO, VIOLNCIA SEXUAL, VULNERABILIDADE ...

Referncias ABREU, M.A.M. Trgica trama: o abuso sexual infantil representado no filme M Educao. 2005. Dissertao (Mestrado) - Universidade Catlica de Braslia, Braslia. 2005. AYRES, J.R.C.M. et al. Risco, vulnerabilidade e prticas de preveno e promoo da sade. In: CAMPOS, G.W.S. et al. (Orgs.). Tratado de sade coletiva. 2.ed. So Paulo: Hucitec, 2006. p.375-418. CARVALHO, M.C.; MARTINS, A. A obesidade como objeto complexo: uma abordagem filosfico-conceitual. In: BAGRICHEVSKY, M.; PALMA, A.; ESTEVO, A. (Orgs.). A sade em debate na Educao Fsica. Blumenau: Nova Letra, 2006. v.2, p.203-22. FISCHER, R.M.B. Pequena Miss Sunshine: para alm de uma subjetividade exterior. Pro-Posies, v.19, n.2, p.47-57, 2008. FREIRE, P A importncia do ato de ler: em trs artigos que se completam. 42.ed. So . Paulo: Cortez, 2001. ______. Pedagogia da indignao: cartas pedaggicas e outros escritos. So Paulo: EdUnesp, 2000. ______. Pedagogia do oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. ______. Educao como prtica da liberdade. So Paulo: Paz e Terra, 1978. GIROUX, H. Praticando estudos culturais nas Faculdades de Educao. In: SILVA, T.T. (Org.). Aliengenas na sala de aula: uma introduo aos estudos culturais em educao. Petrpolis: Vozes, 2001. p.85-103. GOELLNER, S.V. A produo cultural do corpo. In: LOURO, G.L.; NECKEL, J.F.; GOELLNER, S.V. (Orgs.). Corpo, gnero e sexualidade: um debate contemporneo na educao. Petrpolis: Vozes, 2003a. p.28-40. ______. Bela, maternal e feminina: imagens da mulher na Revista de Educao Physica. Iju: EdUniju, 2003b. GOLDENBERG, M.; RAMOS, M.S. A civilizao das formas: o corpo como valor. In: GOLDENBERG, M. (Org.). Nu e vestido: dez antroplogos revelam a cultura do corpo carioca. Rio de Janeiro: Record, 2002. p.19-40. HABIGZANG, L.F. et al. Abuso sexual infantil e dinmica familiar: aspectos observados em processos jurdicos. Psicol. Teor. Pesqui., v.21, n.3, p.341-8, 2005. LOURO, G.L. O cinema como pedagogia. In: LOPES, E.M.; MENDES, L.; VEIGA, C.T. (Orgs.). 500 anos de educao no Brasil. Belo Horizonte: Autntica, 2000, p. 423-446. MAESTRELLI, S.R.P FERRARI, N. O leo de Lorenzo: o uso do cinema para .; contextualizar o ensino de gentica e discutir a construo do conhecimento cientfico. Gent. Escola, v.1, n.2, p.35-39, 2006. Disponvel em: <http:// www.geneticanaescola.com.br/ano1vol2/02.pdf>. Acesso em: 5 jan. 2011. MENEGUEL, S.N. O homem elefante: reflexes sobre sade, doena e anormalidade. Interface Comunic., Saude, Educ., v.12, n.25, p.427-32, 2008. NOVAES, J.V.; VILHENA, J. De cinderela a moura torta: sobre a relao mulher, beleza e feira. Interaes, v.8, n.15, p.9-36, 2003.

COMUNICAO SADE EDUCAO

GODOI, M.R.; NEVES, L.

OLIVEIRA, M.L.C.; OLIVEIRA, S.R.N.; IGUMA, L.T. O processo de viver nos filmes: velhice, sexualidade e memria em Copacabana. Texto Contexto Enferm., v.16, n.1, p.157-62, 2007. PALMA, A.; VILAA, M.M. O sedentarismo da epidemiologia. Rev. Bras. Cienc. Esporte, v.31, n.2, p.105-19, 2010. PFEIFFER, L.; SALVAGNI, E.P Viso atual do abuso sexual na infncia e adolescncia. J. . Pediatr., v.81, n.5, p.197-204, 2005. PRECIOSA: uma histria de esperana. Direo Lee Daniels. EUA: PlayArt, 2009. DVD. RIBEIRO, M.A.; FERRIANI, M.G.C.; REIS, J.N. Violncia sexual contra crianas e adolescentes: caractersticas relativas vitimizao nas relaes familiares. Cad. Saude Publica, v.20, n.2, p.456-64, 2004. SILVA, T.T. Currculo e identidade social: territrios contestados. In: ______. (Org.). Aliengenas na sala de aula: uma introduo aos estudos culturais em educao. Petrpolis: Vozes, 2001. p.190-207.

GODOI, M.R.; NEVES, L. Cuerpo, la violencia sexual, la vulnerabilidad y la educacin libertadora en pelcula Precious: una historia de la esperanza. Interface - Comunic., Saude, Educ. El objetivo fue analizar las representaciones del cuerpo (raza, obesidad y belleza), la violencia sexual y los aspectos de vulnerabilidad, educacin y empoderamiento experimentado por el protagonista de la pelcula Precious: Una historia de esperanza. El anlisis identifico las representaciones del cuerpo gordo y negro, el rechazo y prejuicio; el deseo de ser bella y famosa; la valoracin de su proprio cuerpo y la belleza. La violencia sexual tiene una imagen difusa, como la madre de la protagonista explora la violencia fsica y psicolgica ademas, de encubrir el abuso sexual cometido por su marido y culpabilizar a su hija por lo sucedido. La vulnerabilidad ha sido comprobada en las dimensiones individuales, sociales e institucionales, conrespecto a la violencia sexual. La educacin ha jugado un papel importante en el proceso de emancipacin de la situacin de oprecin y de la vulnerabilidad del personaje principal.

Palabras clave: Cuerpo. Imagen corporal. Violencia sexual. Vulnerabilidad. Educacin libertadora.

Recebido em 21/03/11. Aprovado em 10/11/11.

COMUNICAO SADE EDUCAO

Potrebbero piacerti anche