Sei sulla pagina 1di 16

FACULDADE SO SALVADOR PROCESSO PENAL I

UNIDADE I

DIREITO PROCESSUAL PENAL CARACTERSTICAS DO DIREITO PROCESSUAL PENAL POSIO ENCICLOPDICA DO DIREITO PROCESSUAL PENAL PROCESSO PENAL PROCESSO PENAL DEMOCRTICO PRINCPIOS JURDICOS PRINCPIOS DO DIREITO PROCESSUAL PENAL

1. DIREITO PROCESSUAL PENAL CONCEITO E FINALIDADE.

Como cedio, as leis em geral destinam-se a tutelar (regular e resguardar) a aquisio e o gozo de direitos (subjetivos), de sorte que, uma vez violado o direito (conflito de interesses), surge para o seu titular uma pretensoque o autoriza a provocar o Poder Judicirio com o fim de garantir o pleno exerccio do direito afrontado.

Assim, pretenso nada mais que uma declarao de vontade, na qual o titular de um direito solicita a atuao do rgo jurisdicional frente pessoa determinada e distinta ao autor da declarao, almejando-se resguardar este seu direito.

A pretenso no encontra amarras, podendo ser exercitada para a preservao de qualquer espcie de direito material, inclusive os tutelados pelo Direito Penal, de tal sorte que, cometida uma infrao penal (violao de uma NORMA PENAL MATERIAL), nasce para o ESTADO uma pretenso, consistente no DIREITO-DEVER de punir o infrator da aludida norma penal material.

Todavia, se, com o advento de uma transgresso a uma norma penal, apresentase ao Estado o poder-dever de punir quem a infringiu, tal PUNIO (sano penal) somente se realiza, num ESTADO DEMOCRTICO DE DIREITO, atravs do atendimento de regras previamente estabelecidas, com a finalidade de se evitar abusos por partes dos agentes estatais encarregados de efetuar a persecuo criminal, abusos estes que, infelizmente, em nosso Pas, ainda so costumeiros.

Neste contexto, podemos conceituar o Direito Processual Penal como ocorpo

de normas jurdicas cuja finalidade regular o MODO, os MEIOS e os RGOS encarregados de punir do Estado, realizando-se por meio do Judicirio, constitucionalmente incumbido de aplicar a lei ao caso concreto (NUCCI,
Guilherme de Souza.Manual de Processo Penal e Execuo Penal, 9 Ed., So Paulo: RT, 2012, p. 85).

Ou ainda, como sendo o conjunto de princpios e normas que regulam a

aplicao jurisdicional do direito penal, bem como as atividades persecutrias da Polcia Judiciria, e a estruturao dos rgos da funo jurisdicional e respectivos auxiliares (MARQUES, Jos Frederico Marques. Elementos de Direito processual
penal. 2 Ed., Campinas: Millennium, 2003, v.1, p. 16).

Esmiuando os conceitos ora reportadospodemos concluir que:

(a) O direito de punir (jus puniendi) conferido ao Estado, circunstncia que no se desfigura nos casos de ao penal privada, onde o particular (querelante) funciona como mero substitutoprocessual. (b) O Direito Processual Penal, enquanto cincia jurdica, volta-se a disciplinar a FORMA (procedimento) como se soluciona a lide penal, quer na sua fase judicial, quer na sua fase anterior (pr-processual). (c) O Direito Processual Penaldirige-se, tambm, a regulamentar a atuao da Polcia Judiciria em sua atividade de investigao visando elucidar amaterialidade e autoria das infraes penais. (d) O Direito Processual Penalcuida, ainda, de disciplinar o exerccio da Jurisdiopenal, definindo seus rgos e limites de competncia.

(e) Por fim, o Direito Processual Penal, regula a atuao, quer na fase judicial, quer na fase policial, das cognominadas funes essenciais Justia (Ministrio Pblico e Advocacia).

Assim, do que at agora analisado, podemos tambm arrematar que o Direito Processual Penal possui dupla finalidade:

(a) FINALIDADE IMEDIATA: viabilizar a aplicao do Direito Penal ao infrator da Norma Penal. (b) FINALIDADE MEDIATA: promover a pacificao social.

Por fim, ainda sobre o tema, importa afianar queo Direito Processual Penal tem como seu objeto de estudo (enquanto cincia jurdica que ) no s a intepretao (e construo) de leis ordinrias que versem acerca da aplicao do direito penal, como tambm a hermenutica do arcabouo constitucional a respeito do tema.

2. CARACTERSTICAS DO DIREITO PROCESSUAL PENAL.

A doutrina costuma alinhavar trs caractersticas do Direito Processual Penal:

(a) Autonomia: O direito processual penal constitui-se uma cincia autnoma no campo da dogmtica jurdica, uma vez que tem objeto e princpios que lhe so prprios. (b) Instrumentalidade:O Direito Processual Penal um instrumento para a realizao do Direito Material (Direito Penal). (c) Normatividade:O Direito Processual Penal constitui uma disciplina normativa, dogmtica, possuindo, inclusive, uma codificao prpria.

3. POSIO ENCICLOPDICA DO DIREITO PROCESSUAL PENAL.

J do conhecimento de todos que o Direito, embora sendo uno, para fins de sistematizao e estudo, foi doutrinariamente seccionado em diversos ramos (Processual, Penal, Civil, Trabalho, etc), sendo certo, ainda, que tais ramos encontram-se, desde o antigo Direito Romano, destacados em duas grandes esferas: Direito Pblico e Privado.

Nos dias atuais, todavia, esta dicotomia sofre severas crticas, isto por que as relaes jurdicas, na sociedade moderna, so constitudas de forma massificada (contratos bancrios, telefonia, etc.), forando o Estado a cada vez mais interferir em tais relaes mediante a edio de normas de ordem pblica (cogentes), no havendo, portanto, como se conceber que ainda exista um ramo do direito purista, sem influncia estatal na sua regulao.

De toda sorte, acatando-se classificao tradicional, o Direito Processual Penal h de ser considerado como ramo do Direito Pblico, sobretudo porque um dos sujeitos das relaes jurdicas dele nascidas sempre o Estado, detentor que do jus puniendi.

4. PROCESSOPENAL CONCEITO.

Os dicionrios costumam dar ao termo processo a significao de Srie de aes ou operaes visando a um resultado (Caldas Aulete), sequncia contnua de

fatos ou operaes que apresentam certa unidade ou que se reproduzem com certa regularidade (Houaiss) e, ainda modo de fazer alguma coisa; mtodo, maneira, procedimento (Houaiss).

Na seara jurdica processo o meio de que se vale o Estado para cumprir sua funo jurisdicional. Ou seja, o instrumento da jurisdio, visto que atravs dele que cumprida a funo jurisdicional.

Assim, podemos asseverar que oprocesso penal constitui-se de uma srie de atos dos rgos jurisdicionais e dos sujeitos processuais (autor e ru cuja participao

necessria e obrigatria) tendentes ao cumprimento da funo jurisdicional, que a atuao da vontade da lei aos conflitos ocorrentes.

5. O PROCESSO PENAL DEMOCRTICO.

Vimos, em momento anterior, que o Direito Processual Penal no refere apenas s normas processuais contidas no CPP e demais legislaes ordinrias alusivas ao tema, mas tambm ao regramento constitucional que disciplina o exerccio da Jurisdio penal.

De fato, o estudo do Processo Penal em pases que se afirmam democrticos, tal como o Brasil, no pode ser realizado sem levar em consideraouma viso abertamente constitucional (NUCCI, op.citada, p. 85).

Observe-se que uma mera passada de vista sobre a evoluo do Constitucionalismo nos permite concluir que, desde sua gnese (Maghna Carta Liberttatum, Inglaterra, 1215), as Constituies foram concebidas com o intuito delimitar o Poder do soberano em suas relaes com os sditos, conferindo a estes liberdades outrora inconcebveis,incluindo-se, entre estas, direitos e garantias que visam tutelar o individuo (cidado) contra o arbtrio do Estado.

Tome-se como exemplo deste raciocnio, a primeira Constituio da moderna histria do constitucionalismo (Constituio Americana de 1787), onde diversos princpios e regras alusivos proteo de direitos individuais foram insertos (proibio de buscas e apreenses ilegais; direito a Julgamento pelo Jri; devido processo legal; direito a no autoincriminao; contraditrio; assistncia jurdica; julgamento pblico e clere; Jri imparcial, etc.).

Posto isto, foroso afirmar que o estudo do processo penal brasileiro dever ser perpetrado com enfoque nos mandamentos constitucionais pertinentes, notadamente os alusivos aos direitos e garantias fundamentais, por se constiturem verdadeiros FREIOS aos excessos do Estado contra o indivduo.

Guilherme Nucci, baseado na assertiva ora sustentada, no por acaso leciona que devemos partir da viso constitucional de direito e democracia, diferenando

direitos e garantias fundamentais, para atingir, a partir disso, uma correta e ampla viso do processo penal.

Em outras palavras, porque o processo penal lida com o que h de mais caro ao ser humano vida, liberdade, integridade fsica e moral, que so bens indisponveis e configuram condies intrnsecas dignidade da pessoa humana TODO O ESTUDO DO PROCESSO PENAL DEVE SEMPRE TER COMO FUNDAMENTO BASILAROS POSTULADOS ESTABELECIDOS PELA CONSTITUIO FEDERAL, APLICANDO-SE OS DIREITOS E GARANTIAS HUMANAS FUNDAMENTAIS EM DETRIMENTO DE NORMAS PROCESSUAIS ORDINRIAS DEFASADAS E, NO RARAS VEZES, INCONSTITUCIONAIS.

Da porque, admitem, a maioria dos autores, ser,o moderno Processo Penal brasileiro, GARANTISTA ou, ao menos, espera-se que assim passe a ser considerado.

EXEMPLO: Ao penal originria n 470 STF. Nulidade reconhecida unanimemente em relao ao ru Carlos Alberto Quaglia, embora resistncia inicial do relator.

FRASE:Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como no sou judeu, no me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como no sou comunista, no me incomodei. No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho catlico. Como no sou catlico, no me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; j no havia mais ningum para reclamar... (Martin Niemller, 1933)

6. PRINCPIOS JURDICOS.

6.1. Conceito.

A palavraprincpio, como o prprio nome induz, tema semntica de aquilo que serve de base a alguma coisa; causa primeira, raiz, razo (Houaiss).

Assim, princpios nada mais so queensinamentos bsicos e gerais que delimitam de onde devemos partir em busca de algo.

Na seara jurdica, Celso Antnio Bandeira de Mello (Curso de Direito Administrativo, 2000, p. 747/748)nos traz uma primorosa definio de princpio, aduzindo que, por definio, mandamento nuclear de um sistema,verdadeiro

alicerce dele, disposio fundamental que se irradia sobre diferentesnormas compondo-lhes o esprito e servindo de critrio para sua exatacompreenso e inteligncia exatamente por definir a lgica e a racionalidade dosistema normativo, no que lhe confere a tnica e lhe d sentido harmnico.

Nucci (op. citada), por sua vez, esclarece que princpio um postulado que

se irradia por todo o sistema de normas, fornecendo um padro de intepretao, integrao, conhecimento e aplicao do direito positivo, estabelecendo uma meta maior a ser seguida.

Qualquer que seja o conceito adotado, alguns aspectos merecem ser consolidados: (a) Os Princpiosrefletem os valores supremos de uma sociedade. (b) Em razo disto, os Princpios so a viga mestra do direito. (c) Princpios so comandos gerais dotados de alto grau de abstrao (menos casusticos, portanto, que as regras). (d) Princpios tm, em razo do seu alto grau de abstrao, um amplo campo de incidncia e abrangncia.

(e) Princpios orientam a INTERPRETAO das regras do sistema jurdico que compe,posto queindicam o caminho a ser alcanado. (f) Por fim, princpios inspiram a produo legislativa.

6.2. Importncia dos princpios no direito atual, suas funes e caractersticas.

Por sculos, alguns Cdigos referiam aos princpios jurdicoscomo um remdio para a incompletude do ordenamento jurdico(entre ns tome-se, como exemplos, a Lei de introduo ao cdigo civil1, o art. 126 do CPC2, bem como o art. 3 do CPP3).

DECRETO-LEI N 4.657, DE 4 DE SETEMBRO DE 1942. Art. 4. Quando a lei for omissa, o juiz decidir o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princpios gerais de direito. CPC. Art. 126. O juiz no se exime de sentenciar ou despachar alegando lacuna ou obscuridade da lei. No julgamento da lide caber-lhe- aplicar as normas legais; no as havendo, recorrer analogia, aos costumes e aos princpios gerais de direito. CPP.Art. 3o. A lei processual penal admitir interpretao extensiva e aplicao analgica, bem como o suplemento dos princpios gerais de direito.

Assim, outrora os princpios jurdicos eram considerados secundriasdo direito e sua funo criativa era excepcional ou marginal.

fontes

Em outras palavras, os princpios jurdicos no apresentavam efetividade1 em funo do no reconhecimento de fora normativa aos seus textos e da falta de vontade poltica de dar-lhes aplicabilidade direta e imediata (BARROSO;

Efetividade a realizao de algo preexistente no plano concreto. Em Direito, consiste na realizao do fim a que a norma (ou o princpio) se dirige.

BARCELLOS, Revista de Direito Administrativo, Rio de Janeiro, v. 232, p.141-176, abr./jun. 2003, p.142).

Ocorre que, no decorrer do sculo XX, os princpios jurdicos, antes mais insertos no mbito do Direito Privado, onde tinham funo meramente supletiva, foram gradativamente migrando para o Direito Constitucional.

Com o fenmeno da constitucionalizao dos princpios jurdicos, estes adquiriram funo de destaque, posto quepassaram a ser reconhecidos como verdadeiras NORMAS com eficcia jurdica e aplicabilidade direta e imediata (BARROSO; BARCELLOS, op. citada, p.149).

Deixaram deser simples orientaes para se tornarem comandos dotados de efetividade e juridicidade. Comandos estes que devem ser obedecidos por todos e que servem de lastro para a satisfao imediata de direitos subjetivos.

A importncia dos princpios to grande que Celso Antnio Bandeira de Mello (op. citada, p.748), em memorvel passagem, afirma que a violao a um princpio a forma mais grave de ilegalidade ou de inconstitucionalidade:

Violar um princpio muito mais grave que transgrediruma norma qualquer. A desateno ao princpio implica ofensa no apenas aum especfico mandamento obrigatrio, mas a todo o sistema de comandos. a mais grave forma de ilegalidade ou inconstitucionalidade, conforme oescalo do princpio atingido, porque representa insurgncia contra todo osistema, subverso de seus valores fundamentais, contumlia irremissvel aseu arcabouo lgico e corroso de sua estrutura mestra.

Fixadaa inegvel proeminncia dos princpios jurdicos nos dias atuais, insta asseverar suas funes: (a) Funo normativa: pois indicam comportamentos que devem ser e, como tal, originam direitos subjetivos.

(b) Funo interpretativa: Na medida em que condicionam a atividade do intrprete, posto que nenhuma interpretao normativapode ser efetivada sem que se leve em conta os princpios jurdicos. (c) Funo diretiva:Prpria dos princpios programticos (normas programticas so normas vagas, de grande densidade semntica, mas com baixa efetividade social e jurdica, como por exemplo, as que informam os objetivos fundamentais do Brasil Art. 3 CF constantes do texto constitucional). (d) Funo integrativa:No sentido em que se presta a preencher lacunas legais. , ainda,a funo mais usual dos princpios e, para uns, deve ser entendida como funo criativa, na medida em que, completando as lacunas da lei, culminam por criar o direito. (e) Funo limitativa: Que decorre da funo negativa que os mesmos desempenham, vedando quaisquer aes ou produo de atos normativos contrrios ao seu contedo. (f) Funo fundamentadora: que, como j salientamos, o princpio, enquanto "mandamento nuclear de um sistema" (CELSO ANTNIO BANDEIRA DE MELLO), exerce a importante funo de fundamentar a ordem jurdica em que se insere, sendo pois a viga mestra do sistema onde se situam.

Os princpios, hodiernamente, apresentam as seguintes caractersticas:

(a) Carter de norma jurdica (normatividade): Os princpios so espcie da qual as normas so gnero. Da mesma forma que as regras, possuem carter de norma jurdica. (b) Imperatividade:Consistente na obrigatoriedade da obedincia de seus comandos por parte das pessoas s quais se dirigem, sejam estas pessoas individuais, coletivas ou os prprios rgos do Poder Pblico. (c) Eficcia: A eficcia um atributo associado s normas e consiste na consequncia jurdica que deve resultar de sua observncia, podendo ser

exigida judicialmente se necessria (BARROSO; BARCELLOS, op. citada, p.168).Esta eficcia pode ser observada sob quatro aspectos:

I.

Eficcia positiva ou simtrica:Consistente na a possibilidade de se exigir judicialmente um direito subjetivo garantido por um princpio. Eficcia interpretativa:Diz respeito necessidade de se interpretar as normas inferiores em conformidades com as superiores, lembrando-se da superioridade axiolgica que os princpios possuem sobre as demais. Eficcia negativa: Que determina que todas as normas ou atos que sejam incompatveis com os princpios sejam declarados invlidos. Eficcia vedativa do retrocesso:Est intimamente relacionada eficcia negativa e aos princpios fundamentais, uma vez que permite que seja exigida, do Poder Judicirio, a invalidao de uma norma que revogue outra (que disciplina ou aumenta um direito fundamental) sem a respectiva substituio (ou contrapartida) (BARROSO; BARCELLOS, op. citada, p.168-171)

II.

III.

IV.

(d) Precedncia (superioridade) material (ROTHENBURG, Walter Claudius. Princpios constitucionais. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 2003p.17): Tendo em vista que os princpios refletem os valores supremos de uma sociedade, eles possuem precedncia axiolgica sobre as demais normas. Ou seja, sob o ponto de vista material, h uma preeminncia dos princpios sobre as regras. (e) Abstrao: possuem alta abstrao, no trazendo em si regras de conduta, malgrado possam ser aplicados diretamente a um caso concreto.

7. PRINCPIOS DO DIREITO PROCESSUAL PENAL.

7.1. Consideraes iniciais.

Fixadas estas iniciais consideraes sobre os princpios jurdicos,acerca de seu inegvel carter normativo e de sua hegemonia perante as normas-regras, podemos, doravante, iniciar o estudo dos princpios do direito processual penal propriamente ditos.

Com efeito, cada ramo do direito possui princpios prprios, que influenciam todo o sistema legal em que se encontra inserto, podendo estar expressamente previstos no ordenamento jurdico ou seremimplcitos (resultando da conjugao de vrios dispositivos legais que conformam o seu contedo).

de se ressalvar, ainda, que h princpios processuais que constituem autnticas garantias humanas fundamentais, bem como h aqueles que, alm de irradiar-se para todas as normas do sistema, do origem a outros princpios (subprincpios).

Ainda em carter introdutrio, imperativo alertar que os doutrinadores divergem quanto quantidade e a nomenclatura dos princpios do direito processual penal. Assim, em nosso estudo, apesar de seguirmos a abrangente relao de princpios lecionada por NUCCI, tambm faremos aluso a outros princpios indicados por outros doutrinadores.

7.2. Princpios do processo penal.

7.2.1. Princpio da dignidade da pessoa humana.

O princpio da dignidade da pessoa humana, acolhido por diversas culturas ocidentais, dentre as quais a brasileira, , por mais paradoxo que possa parecer, o que LEGITIMAe, ao mesmo tempo, LIMITAa persecuo criminal.

A Constituio brasileira finca no valor dignidade da pessoa humana o fundamento primeiro de suas ordens normativas. Faz isso, tal como acontece nas Constituies italiana (art. 3), alem (art. 1.1.), espanhola (art. 10.1), tcheca (prembulo), portuguesa ou russa (art. 21), para situar o homem como o centro e o fim do Direito.

No Estado Democrtico de Direito oprincpio da dignidade da pessoa humanaganha um contornobem abrangente, que compreende a segurana da vida individual e social, a proteo jurdica, a salvaguarda da identidade e da natureza humana, a limitao do poder do Estado e o respeito da integridade corporal do indivduo.

Como valor, entretanto, o conceito de dignidade da pessoa humana no preciso, nem definitivo. H consenso acerca de um contedo mnimo, o de que a dignidade da pessoa humana decorre da autodeterminao consciente e responsvel da prpria vida e da pretenso ao respeito por parte das demais pessoas. Fala-se, ainda, que direito personalssimos, como o da intimidade, honra, imagem, dentre outros, seriam consequncia imediata desse instituto.

Ora, as liberdades pblicas so compreendidas como um priusda ordem social, que protegida frente a todos e cuja defesa assumida pela coletividade, como assunto de ordem pblica. Se assim , oprincpio da dignidade da pessoa humanatambmfundamenta a ordem poltica e a paz social e impe ao Estado a obrigao de gerir com eficincia seu sistema de segurana pblica, para a preveno e a represso criminal.

Nesse mbito, oprincpio da dignidade humanase bifurca.Sob um aspecto,legitima o aparato repressor. Sob outro, estabelece olimite da ao oficial estabelecida para o controle do crime.

Fala-se, ento, doprincpio da dignidade do acusadoe, em consequncia do reconhecimento desse status,deum ncleo de direitos intocvel pela persecuo penal.Assim, prope-se, para a fase de investigao do crime, nova definio dos papis do promotor de justia edo juiz diante da Polcia

Judiciria, com vistaaofortalecimento das garantias do imputadoque decorrem da intangvel dignidade da pessoa humana sobre a qual recai a suspeita da prtica delitiva.

A prpria Constituio, no art. 5, elenca regras que consagram a aplicao de tal princpio ao processo penal:

Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: III - ningum ser submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; XI - a casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial; XII - inviolvel o sigilo da correspondncia e das comunicaes telegrficas, de dados e das comunicaes telefnicas, salvo, no ltimo caso, por ordem judicial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal; XLVII - no haver penas:a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX;b) de carter perptuo;c) de trabalhos forados;d) de banimento;e) cruis; XLIX - assegurado aos presos o respeito integridade fsica e moral;

7.2.3. Princpio do devido processo legal.

Como cedio, o art. 5, inciso LIV da CF assegura que ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal . Vale dizer, sem a observncia ao procedimento estabelecido em lei (SENTIDO FORMAL) no h como se impor, a qualquer residente no Brasil, a privao de sua liberdade ou de um bem.

Trata-se de uma verdadeira GARANTIA FUNDAMENTAL deferida ao todos, em qualquer espcie de processo.

No processo penal tal garantia se exacerba, posto que nulla poena sine judicio.

Mas tal princpio se perfectibiliza no s pela fiel observncia ao procedimento estipulado em lei, mas, sobretudo, pela observncia necessidade de que seja realizado perante a autoridade competente (juiz natural), tendo por alicerce provas devidamente colhidas (vedao de provas ilcitas), respeitando-se, ainda, ao contraditrio e a ampla defesa.

Isto enfatiza a ideia de que tal princpio assume importncia transcendental dentro do processo penal, conformando at mesmo a interpretao de outros princpios, inclusive limitando a atividade do legislador, porquanto no h como se editarem leis que aviltem ao ncleo mnimo de proteo e liberdade do ser humano.

Advm do direito anglo-saxo a dicotomia do aludido princpio em duas facetas ou perspectivas:

PROCESSUAL (procedural dueprocess), que assegura a tutela dos bens jurdicos por intermdio do devido procedimento. MATERIAL (substantive dueprocessoflaw), que impe, no campo da elaborao normativa, uma atuao adequada, razovel, adequada (vedao de excesso).

Assim, no bastante a elaborao de normas procedimentais, se fazendo necessrio a criao de procedimentos hbil apurao das infraes penais, desde que assegure proteo a possveis excessos do aparelho repressor do Estado.

O Supremo tribunal Federal, no julgamento do HC 94.016, Rel. Min. Celso de Mello, assentou de forma magistral a substncia deste princpio, definindo-lhe suas garantias mnimas:

O exame da clusula referente ao due process of law permite nela identificar alguns elementos essenciais sua configurao como expressiva garantia de ordem constitucional, destacando-se, dentre eles, por sua inquestionvel importncia, as seguintes prerrogativas: (a) direito ao processo (garantia de acesso ao Poder Judicirio); (b) direito citao e ao conhecimento prvio do teor da acusao; (c) direito a um julgamento pblico e clere, sem dilaes indevidas; (d) direito ao contraditrio e plenitude de defesa (direito autodefesa e defesa tcnica); (e) direito de no ser processado e julgado com base em leis ex post facto; (f) direito igualdade entre as partes; (g) direito de no ser processado com fundamento em provas revestidas de ilicitude; (h) direito ao benefcio da gratuidade; (i) direito observncia do princpio do juiz natural; (j) direito ao silncio (privilgio contra a autoincriminao); (l) direito prova; e (m) direito de presena e de participao ativa nos atos de interrogatrio judicial dos demais litisconsortes penais passivos, quando existentes.

Potrebbero piacerti anche