Sei sulla pagina 1di 3

Lucas Guimares T52

MATERIAIS DE SNTESE
Tcnica Cirrgica

AGULHAS
Tipo de Agulha Agulha Reta Corpo Cilndrico Triangular = Plano Agulha Curva Ponta Romba - Plana Cortante Tipo ==++ Traumtica ==--- Atraumtica Notas Extras: A agulha composta por Ponta, Corpo e Olho. As agulhas cortantes so comumente utilizadas em tecidos como a pele e as cilndricas em tecidos que facilitem sua transeco, pontas rombas comumente em vasos. Tipos de Olho: Alongado, Quadrado, Falso, Arredondado, Benjamim. Formatos Descrio Agulha utilizada principalmente para reconstruo de vsceras ocas, tendes, nervos e suturas intradrmicas. Podem ser atraumticas ou traumticas. Agulha que possui formato com raio variado, adaptando-se a cada tipo de sntese. As atraumticas evitaro laceraes. As medidas so dadas em partes de crculo. Ex: cinco oitavos de crculo para urologia. Utilizao utilizada com trs dedos, sendo fixada entre dedos indicador e mdio de um lado e o polegar do outro. Movimentada em sentido horizontal, da borda prxima ao cirurgio para a mais distante. A agulha curva transpassada em sentido inverso, da borda distante para a prxima do cirurgio. Utiliza-se sempre com o porta agulhas.

Integrao Clnica I | Agulhas |16/09/2012 11:07

Lucas Guimares T52

TIPOS DE FIOS
Nome do Fio Origem Tipo Multifilamentoso com superfcie similar de monofilamentoso. Utilizao Fios Absorvveis Categute Fio biolgico da submucosa do intestino de ovelhas ou serosa de bovinos. Espessura dada pelo dimetro externo, em dcimo de milmetros com escala crescente a partir de 8/0. No devem ser utilizados em suturas superficiais. Utilizados em suturas gastrointestinais, amarraduras de vasos, cirurgias ginecolgicas e urolgicas. Apresenta maior resistncia tnsil que o Categute, utilizado na sutura de msculos, fscias e tecido celular subcutneo. Disponvel em cor violeta ou branco (pele). Usado em cirurgias gastrointestinais, urolgicas, ginecolgicas, oftalmolgicas e na aproximao do tecido celular subcutneo. Sutura de tendes, cpsulas articulares e fechamento da parede abdominal. Mesma que PSD. Intensa. Simples: 8 dias. Cromados: Fracos: 10 dias. Mdios: 20 dias. Extra: 40 dias. Inflamao Perda da Tenso

cido Fio sinttico. Poligliclico Polimerizao do (Dexon) cido gliclico. cido Fio sinttico. Poligalctico Polimerizao do (Vycril) cido poligalctico.

Multifilamentoso.

Pouca.

Reabsoro por hidrlise entre 60 e 90 dias. Perda da tenso em 3 semanas. 60 dias. Perda em 80%: 21 dias.

Multifilamentoso.

Pouca.

Polidioxanona Fio sinttico. (PSD) Polmero de poliparadioxanona. Poligliconato Fio sinttico. (Maxon) Polmero de GTMC.

Monofilamentoso.

Pouca.

Absoro lenta. Perda em 86% aps 8 semanas. Perda de 70% em 42 dias.

Monofilamentoso.

Pouca.

Integrao Clnica I | Tipos de Fios |16/09/2012 11:07

Nome do Fio

Origem

Tipo Multifilamentoso.

Utilizao Fios No Absorvveis Produz ns firmes. Evitar uso no sistema urinrio e gstrico.

Inflamao Mdia. Formao de granuloma.

Lucas Guimares T52 Perda da Tenso degradado ao longo dos anos reduzindo a tenso. Perda total em 2 anos. Perda de 70% em 2 anos.

Seda Fio biolgico. Bicho da seda.

Algodo Fio biolgico. Fibras do algodo.

Multifilamentoso.

Fio malevel que produz ns fortes. Pode perpetuar processos infecciosos se utilizado em territrio contaminado. Resistentes e de grande durabilidade, bons para suturas de aponeuroses, tendes e vasos. Podem ser sem cobertura (Mersilene, Surgilene) ou com polibitilato (Ethibond) ou teflon (Tevdek). 5 ns para fixao. Evitar em locais infeccionados. So fios elsticos e com resistncia a gua. Difcil manipulao, duro e corredio, no produz n firme. Fios monofilamentados, negros ou incolores so preferidos para suturas de pele. Muito utilizado em sutura cardiovascular. Facilmente removvel ideal para sutura intradrmica. Ns firmes.

Mdia. Formao de granuloma.

Polister Fio sinttico. Fibras de polister.

Multifilamentoso.

Pouca.

Demorada. Ns mal feitos pode fazer o fio se soltar.

Nylon Fio sinttico. Deriva das poliamidas.

Mono ou multifilamentoso.

Pouca.

Perde resistncia ao longo do tempo, pode ser degradado e absorvido em 2 anos.

Polipropileno Fio sinttico. (Prolene)

Monofilamentado.

Pouca.

Aps vrios anos.

Notas Extras: O menor tamanho 10-0 (0000000000) e o maior 7. Integrao Clnica I | Tipos de Fios |16/09/2012 11:07 3

Potrebbero piacerti anche