Sei sulla pagina 1di 4

Escola Secundria de Estarreja Tema 1 A Geologia, os gelogos e os seus mtodos

Biologia e Geologia 10Ano Setembro 2011

Guio de Explorao de Actividades

O que provocou a extino dos Dinossurios do Sistema Terra?


Que caractersticas do Sistema Terra permitiram a expanso e o declnio dos Dinossurios? Como era o Sistema Terra, na Era dos Dinossurios? Em que rochas so encontrados os fsseis de dinossurios? Como se formam e organizam essas rochas no Sistema Terra? Que informaes podem ser obtidas atravs do estudo do registo fssil dos Dinossurios?

No sentido de encontrares resposta para estas e outras questes-problema, e compreenderes as principais teorias defendidas pela Comunidade Cientfica, sobre a Extino dos Dinossurios, sero propostas actividades desenvolvidas em torno de notcias, e artigos cientficos. Algumas actividades sero complementadas com tcnicas de organizao e de sistematizao de dados que o/a iro ajudar a compreender e a integrar a informao do Tema 1 de Geologia.

Nota importante: Este documento no se destina a substituir o manual adoptado na disciplina, nem qualquer outro suporte de aprendizagem. Seguindo as linhas orientadoras gerais, propostas no Programa de Biologia e Geologia, um dos meios propostos pela equipa de professores como complemento na orientao e contextualizao das respectivas estratgias de ensino-aprendizagem e avaliao, quer na sala de aula, quer no laboratrio.

Bom trabalho!

Rui Soares 2013 Modificado de Cardoso, Domingues , Rodrigues & Soares 2011

Escola Secundria de Estarreja Tema 1 A Geologia, os gelogos e os seus mtodos

Biologia e Geologia 10Ano Setembro 2011

A - Fala-se sempre no Fim. Como foi o princpio?... () H mais de 200 milhes de anos, uma intensa actividade vulcnica desencadeou uma extino em massa e ps ponto final ao perodo Trisico (entre h 245 e 208 milhes de anos). E foi a partir da que os dinossauros floresceram e reinaram sobre a Terra nos 135 milhes de anos seguintes. isso que confirmam os resultados de uma srie de anlises a sedimentos com 201,4 milhes de anos recolhidos em diferentes zonas na Europa Fig. 1 Dinossurio. e na Amrica. () Primeiro era a Pangeia (o continente nico na Terra), h mais de 200 milhes de anos. Depois iniciou-se a separao entre as placas norte-americana e africana, que abriu espao para o surgimento do Oceano Atlntico e desencadeou uma intensa actividade vulcnica, que durou mais de 600 mil anos e alterou a atmosfera, levando a superaquecimento do planeta. Aquele vulcanismo intenso produziu um pico de dixido de carbono e de outros gases com efeito de estufa e causou a extino em massa que marcou o final do perodo Trisico. Mais de metade das espcies de plantas e de animais ento existentes pereceram nessa altura e entre eles os crurotrsios - antigos parentes dos modernos crocodilos que ento reinavam na Terra. Acontece que estes crurotrsios eram os principais competidores dos dinossauros e no se adaptaram ao novo clima. Foi isso, explicam os paleontlogos, que permitiu aos dinossauros florescerem e reinarem durante 135 milhes de anos na Terra. () Adaptado de Filomena Alves In : Dirio de Notcias 24 Maro 2010 1. 2. 3. 4. 5. Mencione elementos do Sistema Terra enumerados na notcia. A atmosfera um subsistema integrado na Terra. 2.1. Explique em que medida esse subsistema aberto. Transcreva uma frase do texto que evidencie uma relao Geosfera Atmosfera. Desenvolva as atividades propostas no PBworks sobre dinossurios e histria da Terra. Resolva as questes do anexo 1, relacionadas com a discusso da actividade diagnstico.

Fig. 2 - Crurotrsio.

Rui Soares 2013 Modificado de Cardoso, Domingues , Rodrigues & Soares 2011

Escola Secundria de Estarreja Tema 1 A Geologia, os gelogos e os seus mtodos

Biologia e Geologia 10Ano Setembro 2011

B Uma pista de Dana de Dinossurios A 20 de Outubro de 2008, gelogos da Universidade do Utah (E.U.A.) identificaram uma incrvel concentrao de pegadas de dinossauros que eles chamam de "um salo de baile dinossauro", localizado em um deserto na fronteira com o Arizona, Utah, onde havia um osis no deserto de areia h 190 milhes anos atrs. O stio inclui raras marcas de caudas de dinossauros e fornece mais provas de que houve intervalos hmidos durante o incio do Perodo Jurssico, quando a parte SO dos E.U.A. estava coberta com um campo de dunas de areia maior que o deserto do Saara. Localizado dentro do Cliffs Vermilion National Monument, a superfcie (...) [da rocha] tem mais de 1.000, talvez, milhares de pegadas de dinossauros, com a mdia de uma dzia por metro quadrado em alguns lugares. () Arenito Navajo: rochas brancas, cinzas, amarelas, beges, rosadas, de gro fino a mdio, com estratificao cruzada mais evidente no topo da sequncia arentica. Representa depsitos elicos. Formao Kayenta: argilitos, siltitos castanhoavermelhados, e arenito. Representa depsitos fluviais.

Fig. 3 - Contextualizao geolgica simplificada do Vermilion National Monument. Marjorie Chan visitou pela primeira vez o local em 2005 e pensou que as marcas deixadas na rocha arentica tinham sido formadas a partir da eroso do vento. Mas na altura a investigadora suspeitou de algo mais, eu sabia que isto no era toda a histria, havia uma alta concentrao de marcas e no existiam em mais local nenhum na regio. A variedade de formas e tamanhos das pistas revela que pelo menos quatro espcies de dinossauros se tenham reunido no bebedouro, com animais que vo desde os adultos a jovens. Vrios argumentos deram fora teoria: o tamanho dos trilhos o indicado para animais grandes e as pegadas esto limitadas a uma nica camada rochosa; encontraram-se quatro tipos diferentes de trilhos que incluam marcas de garras, dedos e calcanhares; as marcas tinham uma orientao, o que indica uma direco na caminhada. () Adaptado de http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/descoberto-um-oasis-do-jurassico-com-mil-trilhosde-dinossauros_1346801

Rui Soares 2013 Modificado de Cardoso, Domingues , Rodrigues & Soares 2011

Escola Secundria de Estarreja Tema 1 A Geologia, os gelogos e os seus mtodos

Biologia e Geologia 10Ano Setembro 2011

1. 2. 3. 4. 5.

6.

7.

Identifique em qual das unidades geolgicas destacadas na figura foram descobertas as pistas de dinossurios descritas no texto. Mencione a estrutura comum observvel nos depsitos da Formao de Kayenta e nos Arenitos Navajo. Identifique o grupo de rochas em que so includos os arenitos, siltitos e argilitos. Construa um mapa de conceitos, em grupo, seguindo as instrues do Anexo 2. Solicite ao professor amostras de areia de duna, arenitos e de outras rochas componentes da Geosfera. 5.1. Proceda observao e estudo desse material de acordo com as actividades propostas no Anexo 3. Pesquise informao referente aos mtodos de datao que permitem quantificar a idade das rochas em milhes de anos. (Resolva a actividade do manual que melhor lhe permita compreender esse mtodo de datao.) 6.1. Escreva em grupo um pequeno texto ilustrado a fim de o dar a conhecer turma, de acordo com critrios a serem fornecidos posteriormente pelo professor. 6.2. Discuta com o professor o trabalho produzido. Identifique, na escala do tempo geolgico, apresentada nas pginas 42 e 43 do manual adoptado as Eras representadas nas rochas do Cliffs Vermilion National Monument. 7.1. Discuta essa escala com os seus colegas de turma, com a orientao do professor.

C - Eu corro, tu corres, eles (tambm) corriam A velocidade aproximada de um animal pode ser calculada, partindo das pegadas que este deixa para trs. Em 1976, o zologo ingls R. McNeill Alexander usou elefantes, aves e pessoas e muitos outros animais para formular uma equao, relacionando as pegadas velocidade, comprimento da perna e da passada. Usando a frmula de Alexander, os cientistas podem determinar a velocidade da marcha ou da corrida de um dinossurio. Os cientistas calcularam que o comprimento da perna aproximadamente quatro vezes o comprimento do p. Equaes para determinar a altura do quadril e a velocidade do animal:

Velocidade (V)=0,25g0,5.SL1,67.h-1,17
g- acelerao da gravidade 9,8ms
-2

Altura do quadril (h)= 4.Comprimento do p (FL) SL Comprimento da passada (todas as medidas de comprimento so expressas em metro (m)) Comprimento do p (FL) a distncia medida entre a extremidade do dedo mais longo e a extremidade posterior do p.

1.

2.

Pesquise, no manual adoptado, o princpio do raciocnio geolgico que possibilita estimar a velocidade dos dinossurios, partindo de uma equao matemtica estabelecida a partir do estudo da locomoo de animais contemporneos. (Resolva a actividade do manual que melhor lhe permita compreender esse princpio geolgico.) Partilhe com os seus colegas de turma e o professor as ideias e concluses obtidas.

Rui Soares 2013 Modificado de Cardoso, Domingues , Rodrigues & Soares 2011

Potrebbero piacerti anche