Sei sulla pagina 1di 4

UNIVERSIDADE METODISTA DE SO PAULO FACULDADE DE HUMANIDADES E DIREITO CURSO DE CINCIAS SOCIAIS

IGOR DO NASCIMENTO MOTTA

SO BERNARDO DO CAMPO 2012

IGOR DO NASCIMENTO MOTTA

ATIVIDADE: PLANO DE AULA

Atividade para atendimento ao planejamento semanal do Curso Cincias Social, 6. Perodo. Orientao: Prof. Claudete Pagotto.

SO BERNARDO DO CAMPO 2012

Professor(a): Igor do Nascimento Motta Curso: Sociologia

Ensino Mdio CH: 100 min.

Plano de Aula Tema da aula Globalizao e o processo de fragmentao

Objetivos gerais: Estudo da sociedade globalizada e a natureza excludente do capitalismo a partir da globalizao

Objetivos especficos: Possibilitar um debate, para que de modo claro, todos percebam que Globalizao e fragmentao ocorrem paralelamente.

Contedo: Introduo No mundo da globalizao, o espao geogrfico ganha novos contornos, novas caractersticas, novas definies. E, tambm, uma nova importncia, porque a eficcia das aes est estreitamente relacionada com a sua localizao. Os atores mais poderosos se reservam os melhores pedaos do territrio e deixam o resto para os outros. Numa situao de extrema competitividade como esta em que vivemos, os lugares repercutem os embates entre os diversos atores e o territrio como um todo revela os movimentos de fundo da sociedade. A globalizao, com a proeminncia dos sistemas tcnicos e da informao, subverte o antigo jogo da evoluo territorial e impe novas lgicas.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalizao: do pensamento nico conscincia universal. Pg. 38. Rio de Janeiro: Record, 2009. Disponvel em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/sugestao_leitura/sociologia/ outra_globalizacao.pdf Acesso em 27/08/2012

Metodologia de ensino: - Apresentao de conceitos e experincias dos alunos. Utilizao de fragmentos do seguinte contedo: Globalizao e Fragmentao do centro de estudos impacto;Disponvel em http://pt.scribd.com/doc/3621847/Geografia-PreVestibular-ImpactoGlobalizacao-e-Fragmentacao; - Apresentao de trecho do filme ADEUS LENIN; Disponvel em; http://www.baixarfilmesdublados.net/baixar-filme-adeus-lenin-legendado/ ; Debate reflexivo abordando o contedo proposto;

Critrios de avaliao: - Participao em sala de aula; - Gerao de texto reflexivo sobre questes latentes surgidas durante o debate em aula, que envolvam nossos objetivos. O professor (a) deve ficar atento na elaborao da(s) questo (es) durante todo o decorrer da aula. A entrega ser na prxima aula; Bibliografia:
GLOBALIZAO E FRAGMENTAO; http://pt.scribd.com/doc/3621847/Geografia-PreVestibularImpacto-Globalizacao-e-Fragmentacao;

Potrebbero piacerti anche