Sei sulla pagina 1di 32

CADASTRO PARA RECEBIMENTO DE CERTIFICADO DE CONCLUSO Ateno: Campos marcados com * so de preenchimento obrigatrio.

* Nome: * Instituio/Empresa: * CPF/CNPJ: Cargo: E-mail: * Pas: * Estado (UF): * Endereo: * Bairro: * Cidade: * CEP: Telefone: * Atividade: ( )Consultoria/extenso ( )Empresrio ( )Estudante ( )Frigorficos ( )Indstria de Insumos para a produo ( )Indstria de insumos para frigorficos ( )Indstria de insumos para laticnios ( )Indstria de laticnios ( )Instituies governamentais ( )Mdia especializada ( )Pesquisa/ensino ( )Produo de Gado de Corte ( )Produo de Leite ( )Revenda/ distribuio de produtos para a produo ( )Varejo ( )Outra: *Como soube de nossos Cursos?

PRIMEIRA AULA Compostagem: destinao final para carcaas e outros. A preocupao com a avicultura e a suinocultura em relao aos efeitos que seus detritos produtivos causam ao meio ambiente teve real importncia principalmente com o advento da tecnologia de produo concentrando um grande nmero de animais por unidade de rea. Da mesma forma estes comearam a interferir na qualidade de vida das populaes urbanas, onde os limites das granjas se confrontavam com residncias pelo crescimento de bairros perifricos ou por topografias irregulares que direcionavam os detritos para destinos sem critrios, causando problemas ambientais. Com a mobilizao de rgos governamentais e entidades de classes civis e de produtores para reduzir ou at limitar os efeitos desta agresso ambiental, no por negligencia do produtor, mas pela prpria estrutura de criao que a atividade imprime com severas crises de mercado e adversidades sanitrias, fez com que os destinos corretos fossem implementados. Sendo assim, toda granja deve possuir um PLANO DE GESTO AMBIENTAL elaborado em concordncia com todos os envolvidos do setor produtivo com responsabilidades e comprometimento, visando contemplar medidas que minimizem procedimentos do sistema produtivo que ocasionem riscos ao meio ambiente. Como exemplos: O uso racional de gua, tanto no consumo pelos animais quanto na higienizao e limpeza, reduo na gerao de resduos slidos, destino de lixo orgnico, assim como varias outras aes que possam ser inseridas no processo de 3R (reduzir, reutilizar e reciclar). Este documento deve conter normas que determinem procedimentos operacionais, delegando h um gestor, colaborador da granja, a funo de checar todas as anomalias ou ocorrncias do dia a dia, procurando sua soluo e contra-medidas para que o evento no volte a ocorrer. Atualmente um dos maiores desafios do setor agropecurio unir a produtividade com a preservao ambiental, isto devido a uma legislao ambiental mais rgida e uma maior conscientizao do produtor com o meio

ambiente e sua propriedade. Neste curso expomos somente um dos fatores de produo de resduos, ou seja, a gerao e destino de carcaas de animais mortos, assim como detritos originrios da maternidade na suinocultura (restos placentrios) ou da produo de ovos na avicultura (descarte de ovos). Destinao de carcaas Atualmente, ainda temos em algumas propriedades rurais o destino das carcaas tanto em granjas de sunos quanto de frangos, a deposio das mesmas em valas a cu aberto causando problemas como contaminao do solo, do lenol fretico comprometendo ainda mais no perodo de chuvas pelas inundaes, odores desagradveis, acesso de outros animais podendo causar botulismo no caso da ingesto de ossos por bovinos, sendo ainda um atrativo para roedores que transmitem doenas e outros prejuzos quando os mesmos invadem as fbricas de raes e armazns de gros. Outro meio utilizado para eliminar as carcaas, o uso de fossas anaerbicas (inferninhos), mas que possuem um perodo de vida til curto em mdia 2 anos, pois so facilmente preenchidas, alm de ser um processo anaerbico (sem a presena do ar) que causa maus odores e a produo de um lquido que no penetra no solo ajudando a diminuir capacidade til da fossa, quando tambm so invadidas por outros animais (tatus) destruindo as paredes das mesmas ou pior ainda transportando carcaas para fora causando os mesmos problemas j citados no item anterior. (f5)

Fossa sptica A incinerao de carcaas tambm utilizado porem um processo caro, pois demanda o uso de material combustvel pelo alto valor de umidade das
4

carcaas e local apropriado para este procedimento j que promove o desprendimento de gases e riscos de propagao do fogo. (f19)

Queima de carcaas O processo de compostagem uma alternativa para destinar carcaas de forma segura e correta, de maneira natural e com baixos custos ao produtor. A compostagem um meio natural de fermentao atravs de aerobiose, ou seja, com a presena de ar, associada a umidade fazendo que com que as carcaas e outros resduos sejam decompostos pela a ao de microorganismos que serviro posteriormente para adubao. Devemos ainda salientar que as mortalidades nas granjas, tanto de sunos quanto de aves, um processo que acontece de forma continua, a compostagem uma tcnica que independente do momento da mortalidade, sendo que os resduos podem ser levados as composteiras de tempos em tempos, no atrapalhando o processo em nenhum momento. Os animais devero ser levados a composteira logo aps sua morte, no caso de restos placentrios estes devero ser acondicionados em um tambor para no final do dia serem levados a composteira especificamente. Um dos problemas para aceitao desta tcnica, esta em relao s pessoas acharem que este procedimento gerar mal cheiro e poder atrair mosca entre outros animais, mas nesta aula, mostraremos que isto no verdade e a compostagem um mtodo racional, barato e seguro para destinar as carcaas e outros resduos, porem necessita de uma pessoa treinada e ciente da necessidade da utilizao de equipamentos de proteo individual (EPIs, luvas de borracha, culos de proteo e botas de borracha). (f18)

Contato compostado O que compostagem?

com

o material

um processo pelo qual, atravs da ao de microorganismos como bactrias, protozorios e fungos degradaram os restos orgnicos, de forma controlada e aerbica. Este procedimento dividido em duas fases, em sua primeira fase ocorrem reaes qumicas e oxidativas, com alta temperatura presente. Na segunda fase, ou fase de maturao h um processo de humificao (formao de hmus). Processo que independente de equipamentos mecnicos, energia eltrica ou combustvel. (f2)

Imagem de uma composteira

Aula 1- prova 1- O que significa o processo de 3R? a) Reproduzir, reciclar, reduzir b) Reduzir, reutilizar e reciclar c) Reciclar, rever e reutilizar d) Reduzir, reutilizar e reprovar 2- Quais os processos de destino de carcaas no so ambientalmente corretos? a) incinerao b) valas a cu aberto c) fossa anaerbica d) todas as anteriores 3- Quais so as principais desvantagens dos seguintes mtodos

respectivamente? a) Fossa, curta vida til; Vala, contaminao do solo; Incinerao, problemas com a umidade da carcaa. b) Fossa, alto custo com a fossa; Congelamento, problemas com o descongelamento; Incinerao, somente na poca de So Joo. c) Fossa, profundidade; Congelamento, necessrio muito gelo; Incinerao, necessria grande quantidade de madeira. d) Todas as alternativas esto incorretas. 4- O que compostagem? a) Processo pelo qual atravs de microorganismos ocorre a degradao de material orgnico por meio aerbico. b) Processo pelo qual atravs de meio anaerbico ocorre a degradao de material orgnico.

c) Processo pelo qual utilizamos algum tipo de equipamento mecnico ou algum tipo de combustvel. d) Processo pelo qual a degradao ocorre de forma descontrolada. 5- Em quantas fases so divididos os processos de compostagem? a) em uma nica fase: aerobiose e simbiose. b) em duas fases: qumica e maturao respectivamente c) em trs fases: qumica, maturao e anaerobiose d) em duas fases: maturao e qumica respectivamente

SEGUNDA AULA Localizao da composteira Como descrito anteriormente o processo de compostagem, quando bem manejado no possibilita a gerao de odores, moscas e aparncia ruim. Portanto as unidades ou clulas de compostagem podero ser locadas prximas as instalaes de produo animal. (f8)

Proximidade

das

clulas

de

compostagem do galpo maternidade de uma granja de sunos. Caso a retirada do material final, produto compostado, seja efetuado pelo prprio pessoal da granja, as composteira poder ser instalada o mais prximo da granja, facilitando a deposio das carcaas. Caso a remoo do resduo final no for realizada por funcionrios da granja, esta dever ser instalada rente a cerca de proteo sanitria (rea de biosseguridade). Para que ocorra retirada do material por outros funcionrios a clula devero possuir comportas em ambas as sesses frente e fundos. Mesmo levando em considerao o bom manejo a localizao deve contemplar a direo predominante dos ventos e a drenagem do solo evitando o transporte de possveis odores e o transporte de material pela ao das guas de chuvas.

Dimensionamento das composteiras Primeiramente necessrio ter uma estrutura processo: Facilidade para montar a pilha de carcaas Proteo contra umidade e chuvas Proteo contra animais oportunistas (roedores, carnvoros, insetos) Fcil circulao de ar atravs da pilha. (f17) a qual ser a composteira, subdividida em clulas que traro ao

Vista frontal da composteira Para dimensionarmos a composteira temos que levarmos alguns aspectos como: o tempo de compostagem de 90 dias para animais menores e restos placentrios, j para animais adultos este tempo pode chegar at 120 dias onde ossos maiores (clavcula e fmur) demoram mais para se decompor. A primeira fase que acontece dentro das clulas da composteira e a segunda de aproximadamente 30 dias e realizado fora das clulas, direto no campo o qual servir de adubo orgnico. . Outro aspecto a ser levado o ndice de perdas com mortalidade, para obtermos estes ndices necessrio realizarmos os seguintes clculos:

10

Clculo do ndice de perdas em quilos (kg) por ano: nmero de animais que morreram no lote x 100 = % de mortalidade nmero de animais do lote N de matrizes X peso mdio X % mortalidade = perda em kg / ano 100 Este clculo de ser feito para todas as fases de uma criao como crias vivas / ano; animais na creche / ano; animais terminao / ano somando tudo ao fim obtendo um valor de perdas em kg por ano. Feito este clculo agora calcularemos: Clculo dirio da perda mdia por mortalidade: Total de perdas em kg / ano = perdas kg/dia 365 Assim com estes valores poderemos dimensionar melhor a clula de compostagem: Clculo do volume da compostagem: densidade das carcaas = 1,25 (valor para densidade) Perdas kg / dia X densidade das carcaas = m rea da compostagem volume da compostagem = m 1,50 m (altura ideal) A melhor forma para uma composteira a retangular com 3,0 m de comprimento e 2,5 m de largura tendo assim uma rea de 7,5 m por clulas. (devemos lembrar que se deve ter sempre uma clula a mais para estocagem do material que servir de meio carbonceo, maravalha, sabugo / palha de milho, etc). (f13)

11

Detalhe do depsito de material carbonceo. Exemplo de construo de composteira Fundo concretado de 5 cm de espessura, com certa declividade direcionada Paredes de conteno que podem ser feitas de alvenaria com 1,50 m de altura. Estas devem conter pilares laterais para suportarem a presso com a carga interna. Porta frontal e/ou fundos para carga ou descarga, sendo esta uma comporta em tbuas de madeira. (f12) para um ralo lateral, para escoar o chorume e excessos de umidades.

Detalhe interno das comportas de madeira O ideal a construo de pequenas clulas em srie em pequeno nmero, fazendo com que este nmero aumente de acordo com a necessidade. (f9)

Seqncias de composteiras

12

13

14

Aula 2 prova 1- Para realizarmos uma boa compostagem so necessrios quais requisitos? a) facilidade para empilhar as carcaas. b) proteo contra chuva, umidade e contra animais oportunistas. c) fcil circulao de ar entre a pilha. d) Todas as alternativas esto corretas. 2- A localizao das composteiras preferencialmente dever ser instalada prxima a cerca das granjas devido a ? a) facilidade de transporte das carcaas. b) protees sanitrias, entre outras, impedindo a entrada de outras pessoas a rea de biossegurana. c) facilidade do controle do processo. d) todas as alternativas esto corretas. 3- Quais os ndices para clculo de dimensionamento das clulas de compostagem necessrios? a) ganho de peso dirio. b) nmero e peso dos animais mortos dirio. c) converso alimentar e peso das carcaas. d) peso dos animais vendidos. 4- Qual o nmero ideal de clulas a serem construdas? a) 6 (seis) clulas de compostagem. b) pequenas clulas em srie em pequeno nmero, fazendo com que este nmero aumente de acordo com a necessidade. c) 5 (cinco) clulas de 3,0 m de comprimento e 2,5 m de largura. d) uma nica composteira abrigando todo tipo de material.

15

5- Qual dos itens abaixo no se relaciona na construo das composteiras? a) tabuas em guilhotina facilitando a remoo do material. b) declividade no piso para sada de lquidos no processo. c) ponto de fornecimento de gua prximo as clulas. d) sem canaleta de coleo de chorume.

16

TERCEIRA AULA Qual o material necessrio para compostagem? Materiais denominados de aerado, que pode ser palhada, sabugo de milho, casca de arroz e maravalha, o ltimo o mais usado por apresentar uma maior relao de Carbono/ Nitrognio que ser importante para as reaes qumicas (meio carbonceo), esse material servir para cobrir as carcaas. Um fator de suma importncia de no escolher um material com partculas muito pequenas favorecendo a compactao da composteira e conseqentemente dificultando o processo de aerao da mesma aumentando o tempo de processamento ou favorecendo a proliferao de agentes putrefadores que produziro gases dentro das carcaas podendo vir a explodir provocando o desarranjo da pilha compostada, desta forma, no se recomenda o uso de p de serra, resduos de pr-limpeza de gros, sobras de silagem e outros. O bagao de cana tambm poder ser utilizado, desde que a umidade contida no seja alta, j que este material armazenado a cu aberto nas usinas. Diariamente deve-se umedecer a composteira que pode ser com gua ou dejetos, este ltimo ira acelerar o processo de compostagem por conter microorganismos benficos. A quantidade de gua ou dejeto a ser adicionado deve ser o suficiente para que com as mos espremendo o material no escorra gua entre os dedos. oportuno possuir um termmetro ou uma barra de ferro para verificar a temperatura, mantendo a mesma ao redor dos 60 C. (f7)

Leitura composteira

digital

da

temperatura

da

17

O processo de compostagem A compostagem decorrente de atividades aerbicas (com a presena de ar) e atividade anaerbica (sem a presena de ar). As carcaas possuem grande quantidade de gua e nitrognio, porm apresentam uma relao muito pobre de carbono / nitrognio, sendo esta relao quem regula todo o processo de compostagem. Para corrigir esta falha, necessrio adicionar algum tipo de material que seja rico em carbono para balanar a reao. A maravalha tem tima relao carbono / nitrognio e ainda outro beneficio, por sua porosidade ela pode acomodar-se melhor ao redor das carcaas e os restos de pario. As carcaas so dispostas em camadas sobre a maravalha com aproximadamente 30 cm de altura, sendo cada camada umedecida. A quantidade a gua usada para umedecer cada camada metade de cada quilo de carcaa colocada na composteira, ou seja, para uma carcaa de um kg usaremos 0,5kg de gua (500 ml de gua). As chamadas reaes anaerbicas (sem a presena de ar) ocorrero dentro das carcaas e as denominadas aerbicas (com a presena de ar) do lado de fora da mesma, durante o processo anaerbico (sem a presena de ar), dentro da carcaa, haver a formao de fluidos e gases, que saem da carcaa e passam pela maravalha (rea com presena de ar). Estes gases so decompostos e transformados em gua e gs carbnico (gs do refrigerante), a este processo deve-se as altas temperaturas de 50 60C presentes no processo, o qual as carcaas so cozidas. Todo este procedimento dura em mdia 90 - 120 dias para sunos e para aves 10 - 60 dias at que toda parte de musculatura tenha sido decomposta, sobrando apenas alguns ossos. Uma dica importante que auxilia na identificao do fim do processo a queda de temperatura que ocorrer, podendo ser verificada atravs do uso de um termmetro ou da barra de ferro citada anteriormente. Lembrando: Relao carbono / nitrognio

18

Temperaturas devem estar em torno de 60C Umidade certa da composteira sem presena de reas secas ou encharcadas. ventilao

Como fazer compostagem? Primeiro espalha-se uma camada de maravalha no fundo da composteira, com altura de 30 cm de fundo. Colocar as carcaas dispostas para que haja espaos para circulao de ar. Todo o material a ser compostado dever ser disposto a no mnimo 30 cm das paredes da composteira evitando a putrefao das mesmas. (f16)

Disposio das carcaas e outros resduos Todas as vsceras e animais maiores devem ser perfurados para evitar que estas venham a explodir devido formao de gases, caso isto acontea haver uma desorganizao da pilha da composteira.(f11 e f10)

Deposio de leites nascidos mortos

19

Perfurao dos animais No caso de restos placentrios ou ovos descartados devemos utilizar clulas exclusivas onde os teores de lquidos so maiores e necessitam maior quantidade de material carbonceo e o tempo de compostagem menor. Para cada camada de carcaas necessrio umedec-la com metade do peso em kg de cada carcaa. Recomenda-se para acelerar o processo de compostagem, aps dispor as carcaas cobri-las com uma fina camada de material j compostado de uma clula mais antiga de maneira que os microorganismos pr-existentes cultivem o novo material. (f14)

Material pr-existente Podemos empilhar as carcaas ou restos de pario de maneira ordenada at 1, 5m de altura em cada clula. Sendo que as carcaas novas colocadas na parte superior da pilha auxiliaro a comprimir as camadas inferiores, as quais j estaro em estgio avanado de compostagem. Estas devem ser retiradas de conforme tempo que deve ser maior de 90 dias o primeiro estgio. O segundo estgio ou estgio de maturao de aproximadamente 30 dias e realizado fora das clulas, direto no campo o qual servir de adubo orgnico.

20

A temperatura no primeiro estgio deve ser verificada, sendo esta o melhor indicador de uma boa compostagem, a temperatura ideal em torno de 60C, lembre-se a que pilha formada de diversas camadas e as mais inferiores tero temperaturas mais baixas o que um indicativo que as reaes para compostagem esto encerrando-se. Umidade outro importante item que deve ser levado em conta, um nvel de umidade baixo resulta em uma compostagem incompleta, dificultando a elevao da temperatura da pilha e se esta for elevada demais pode barrar a passagem de ar. A passagem de ar muito importante, pois a compostagem basicamente aerbica (na presena de ar), dependente da presena de ar, caso no haja uma circulao de ar correta haver um resfriamento da pilha e aparecero odores ftidos. Lembrando: fundo de maravalha de 30 cm dispor as carcaas 30 cm das paredes e para restos de pario usar 5 cm entre elas. Cada camada deve ser coberta 30 cm de maravalha umedecer cada camada com metade do peso de cada carcaa empilhar no mximo em at 1,5m de altura observar temperatura, umidade e circulao de ar na clula carcaas e vsceras grandes devem ser perfuradas

Vantagens do processo de compostagem Evita a poluio ambiental Fornece adubo de alta qualidade Melhora a qualidade de vida dentro da propriedade Processo de baixo custo Evita a criao de insetos e odores desagradveis um processo modulvel, ou seja, pode ser feita de acordo com o porte da propriedade e produo.

21

Processo que independente de equipamentos mecnicos, energia eltrica ou combustvel.

22

Aula 3 Prova 1- Qual o melhor material carbonceo para a correo do equilbrio carbono / nitrognio na reao de degradao do material orgnico? a) sabugo de milho b) palhada c) casca de arroz d) maravalha 2- Qual a quantidade de gua deve ser usada para umedecer a pilha ? a) Metade do peso da carcaa b) um quarto() do peso da carcaa c) o mesmo peso da carcaa d) todas as anteriores 3- Onde ocorre o 2 estgio ou estgio de maturao? a) fora da clula de compostagem b) dentro da clula de compostagem c) parte fora e parte dentro da clula de compostagem d) nenhuma das anteriores 4- Qual a temperatura ideal para a compostagem e o tempo mdio para a reao de compostagem respectivamente? a) 40C e 60 a 90 dias para sunos e 40 a 50 dias para aves b) 45C e 70 a 80 dias para sunos e 10 a 60 dias para aves c) 60C e 90 a 120 dias para sunos e 10 a 60 dias para aves d) 80C e 90 a 120 dias para sunos e 10 a 60 dias para aves

23

5- Quais os materiais necessrios para compostagem? a) A composteira, material carbonceo com tima relao de nitrognio/ carbono, fonte para umedecer a composteira b) A composteira, termmetro, material carbonceo com baixa relao carbono/nitrognio. c) A composteira, material fonte carbonceo para com a tima relao e carbono/nitrognio, umedecer composteira

termmetro ou barra de ferro. d) A composteira, termmetro, material carbonceo com tima relao carbono/gua.

24

QUARTA AULA Anomalias e ocorrncias no processo de compostagem

25

Anomalias

Causa Temperatura

Recomendaes

Alterao temperatura

de

Material muito seco Material muito mido Relao C/N imprprio Material carbonceo muito grosseiro Secagem rpida da compostagem Muita umidade

Adicione gua no material Retire material mido e substitua por seco Avalie a quantidade de material carbonceo Adicione material carbonceo mais fino. Adicione gua Misture material carbonceo Pouco material carbonceo em relao as carcaas. Alinhar as carcaas amontoadas Afastar as carcaas a 30 cm das paredes.

Dificuldade compostar

de

Relao C/N imprprio Carcaas amontoadas Carcaas prximas as paredes

Odores Maus odores Muita umidade Falta de aerao Muita compactao Cobertura inadequada das carcaas Temperatura ambiente baixa Retire material mido e substitua por seco Revolver, afastar e alinhar as carcaas amontoadas Revolver as reas problemas Cobrir as carcaas com maravalha sempre, no deixar para cobrir ao final do dia.

Odor de amnia Anomalias

Relao C/N impropria Causa

Adicionar nitrognio em 0,5 kg de uria para cada 50 kg de carcaas. Recomendaes

26

Moscas Proliferao de moscas Cobertura carcaas Higiene inadequada do local inadequada das Cobrir as carcaas com 30 cm de material carbonceo. Mantenha a rea limpa de dejetos, pedaos de carcaas e entulhos diversos. Excesso de chorume Outros animais Exposio carcaas de Cobertura carcaas inadequada das Cobrir as carcaas com 30 cm de material carbonceo No permitir espaos vagos entre as carcaas. No permitir as carcaas a menos de 30 cm das paredes. Abertura inadequada das comportas Verificar a vedao das comportas impedindo a aerao.. Adicione material carbonceo

Detalhe do excesso de umidade na composteira pelo chorume escorrendo pelas comportas.

27

Aula 4 Prova 1- Quantos centmetros de maravalha deve conter o fundo da composteira? a. 10cm b. 20cm c. 30cm d. 60cm 2- O que fazer quanto se de repente a clula de compostagem comear a cheirar podre? a. devemos eliminar toda a compostagem b. basta umedecer a pilha de compostagem c. basta cobrir a pilha com a quantidade adequada de maravalha d. todas as alternativas esto corretas 3- Quais os fatores baixo podem auxiliar no aparecimento de moscas? a. carcaas expostas. b. excesso de chorrume. c. falta de higiene d. todas as alternativas esto corretas 4- Quais so os fatores que podem alterar a temperatura da pilha de compostagem? a. a pilha muito seca b. excesso de umidade na pilha c. relao imprpria de carbono / nitrognio d. todas as anteriores esto corretas

28

5- Quantos centmetros de maravalha so necessrios para cobrir as carcaas na composteira? a. 10 cm b. 25 cm c. 30 cm d. 60 cm

29

Prova Final 1- Quais so os outros fatores que podem servir de riscos ambientais citados neste curso? a) uso irracional de gua, b) gerao de resduos slidos c) destino de lixo orgnico. d) todas as alternativa anteriores. 2- Qual o momento ideal para levar o material (Carcaas) para a composteira? a) no final do dia. b) toda sexta-feira. c) de dois em dois dias. d) logo aps a morte dos animais. 3- Quais so os equipamentos de proteo individual (EPIs) indicado para manuseio das composteiras? a) luvas, botas e culos. b) capacete, seringas descartveis e luvas c) luvas, botas e capacete d) capacete, luvas e oculos 4- Caso a composteira no seja maneja por pessoas da prpria granja, qual e a melhor localizao da mesma? a) prxima as salas de produo b) rente a cerca de proteo sanitria c) o mais longe possvel da granja d) dentro da rea cercada 5- Dentre os materiais utilizados para realizao da compostagem no devemos usar materiais como?

30

a) material com partculas de tamanho apropriado para boa aerao. b) material com partculas extremamente pequenas, o que dificulta a aerao. c) material como maravalha, com tima relao carbono / nitrognio d) material carbonceo como sabugo e palhada 6- O formato da composteira deve ser? a) quadrada b) circular c) retangular d) Triangular 7- Porque as composteiras podem explodir? a) pela presena de plvora no material carbonceo. b) pela formao de gases nas carcaas no perfuradas. c) pela facilidade de aerao das composteiras. d) pelo controle da temperatura ao redor dos 60 C. 8- Quais so os motivos para os restos placentrios e ovos descartados possurem clulas de compostagem separadas das carcaas? a) pelo material ser mais seco e maior tempo de compostagem. b) pelo material ser mais mido e menor tempo de compostagem. c) pelo material ser menos mido e maior tempo de compostagem. d) pelo material ser mais seco e menor tempo de compostagem. 9- Quais as principais causas da ocorrncia de maus odores nas composteiras? a) muita umidade b) falta de aerao c) cobertura inadequada das carcaas d) todas as alternativas anteriores.

31

10- Quais das alternativas abaixo no esto relacionadas com o controle de moscas nas composteiras? a) cobrir as carcaas com 30 cm de material carbonceo. b) perfurar as vsceras antes de compostar. c) manter a rea limpa de dejetos, pedaos de carcaas e entulhos diversos. d) adicionar material carbonceo

Referncia bibliogrfica EMBRAPA CNPSA, Emprego da compostagem para a distribuio final de sunos mortos e restos de pario, ISSN 0102-3713, Concrdia SC, agosto de 2001.

32

Potrebbero piacerti anche