Sei sulla pagina 1di 8

Estrutura de Trabalhos Acadmicos

ABNT Norma NBR 14274: 2002

CAPA

ANEXOS REFERNCIAS

Elementos ps-textuais

Elementos textuais
ELEMENTOS TEXTUAIS

SUMRIO Elementos
FOLHA DE ROSTO CAPA

pr-textuais

- Elemento opcional - Elemento condicionado necessidade

Elementos pr-textuais: antecedem o texto com informaes que ajudam na identificao e utilizao do trabalho. Elementos textuais: parte do trabalho em que exposta a matria. Deve ter trs partes fundamentais: introduo, desenvolvimento e concluso. Elementos ps-textuais: complementam o trabalho.

Modelo de Capa
3 cm INSTITUTO BATISTA RENASCER - IBR CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA

3 cm A UTILIZAO DE RECURSOS VISUAIS NA ESCOLA BBLICA DOMINICAL: UMA ABORDAGEM CRIATIVA E DINMICA

2 cm

LVIA LOPES DOS SANTOS CRUZ

GOINIA 2010

2 cm

Modelo de Folha de Rosto

3 cm INSTITUTO BATISTA RENASCER - IBR CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA

A UTILIZAO DE RECURSOS VISUAIS NA ESCOLA BBLICA 3 cm DOMINICAL: UMA ABORDAGEM CRIATIVA E DINMICA 2 cm

LVIA LOPES DOS SANTOS CRUZ

(Trabalho, Artigo, Esquema, resumo, Sintese, Projeto...) elaborado para fins de avaliao parcial, na Disciplina..., do Curso de.... do Instituto Batista Renascer IBR. Orientador: Prof (). Ms...

GOINIA 2010

2 cm

Modelo de Sumrio

3 cm

SUMRIO

Introduo ....................................................................................

04

1. Breve histrico da Escola Bblica Dominical .............................

06

2. O conceito de recursos visuais e sua finalidade .......................

10

3. Dinamismo e criatividade no uso dos recursos visuais ..........

13

3 cm
Consideraes Finais ................................................................... 16

2 cm

Referncias Bibliogrficas ............................................................

18

2 cm

ELEMENTOS PR-TEXTUAIS
ABNT Norma NBR 14274: 2002

So elementos componentes que antecedem o texto dos trabalhos acadmicos com informaes que ajudam na identificao e utilizao do trabalho. So eles: CAPA Elemento obrigatrio, contm tais informaes centralizadas: - Nome da instituio; - Ttulo; - Subttulo (se houver); - Nmero de volumes; - Nome do (a) autor (a); - Local (cidade) da Instituio de Ensino Superior (IES); - Ano da entrega. LOMBADA Elemento obrigatrio para dissertaes e teses, mas opcional para outros trabalhos acadmicos. Traz as informaes: - Nome do (a) autor (a), impresso do alto para o p da lombada; - Ttulo do trabalho, impresso da mesma forma; - Elementos alfanumricos de identificao. Exemplo: v. 2.

ERRATA Elemento opcional e que deve conter a referncia do trabalho e o texto da errata, como no exemplo: Folha 32 Linha 3 Onde se l publiacao Leia-se publicao

FOLHA DE ROSTO Elemento obrigatrio, contm frente (anverso) e verso da folha. Frente (anverso) - Identificao da IES; - Ttulo principal; - Subttulo (se houver) aps dois-pontos; - Nmero de volumes (se houver); - Nome do (a) autor (a); - Natureza do trabalho (monografia, dissertao, etc.) e objetivo (aprovao em disciplina, grau pretendido, etc.) disciplina ou programa da IES; - Nome do orientador (a) e co-orientador (a), se houver; - Local (cidade) da Instituio de Ensino Superior (IES); - Ano da entrega. Verso da Folha de Rosto Contm a ficha catalogrfica que um elemento obrigatrio em Dissertaes e Teses. Para sua elaborao, deve-se recorrer biblioteca da IES.

FOLHA DE APROVAO elemento obrigatrio e deve conter: - Nome do autor (a) do trabalho; - Ttulo do trabalho e subttulo (se houver); - Natureza, objetivo; - Nome da IES, rea de concentrao; - rea de concentrao; - Data de aprovao; - Nome, titulao e assinatura dos componentes da banca examinadora e IES a que pertencem. A assinatura e data devem ser colocadas aps a aprovao.

DEDICATRIA (S) Elemento opcional que contm o nome a quem o trabalho acadmico dedicado e o motivo da dedicao.

AGRADECIMENTO (S) Elemento opcional que traz o nome de pessoas a quem se agradece e o motivo pelo qual se agradece pela realizao do trabalho acadmico.

EPGRAFE (S) Elemento opcional que apresenta uma citao de frase que caracteriza o trabalho apresentado. Deve apresentar somente o nome do (a) autor (a), aps a citao, entre parnteses.

RESUMO NA LNGUA VERNCULA Elemento obrigatrio que contm uma sequencia de frases concisas e objetivas (no apenas enumerao de tpicos). a sntese dos elementos relevantes do trabalho: objetivo, metodologia, conceitos centrais e resultados/concluses. Em dissertaes e teses, o resumo no deve ultrapassar 500 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras-chave do contedo do trabalho.

RESUMO EM LNGUA ESTRANGEIRA Elemento obrigatrio que traz as mesmas caractersticas do resumo na lngua verncula, mas em folha separada com os seguintes ttulos (Abstract em ingls, Resumen em espanhol, Rsum em francs). Seguem-se as mesmas palavras-chave traduzidas na lngua estrangeira em uso.

LISTA DE FIGURAS Elemento opcional que dever ser elaborado com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome especfico acompanhado do respectivo nmero da pgina. Denomina-se Figura em trabalhos acadmicos: desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, grficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos, etc.

LISTA DE TABELAS, QUADROS E/OU ANEXOS Elemento opcional que deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome especfico, acompanhado do respectivo nmero da pgina.

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS Elemento opcional que contm, em relao alfabtica, as abreviaturas e as siglas utilizadas no texto. Na sequencia, colocam-se, por extenso, as palavras ou expresses correspondentes s abreviaturas. Esta lista pode constar como Apndice.

LISTA DE SMBOLOS Elemento opcional que deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com a devida nomenclatura.

SUMRIO Elemento obrigatrio, cujas partes so acompanhadas do (s) respectivo (s) nmero (s) da (s) pgina (s). Havendo mais de um volume, em cada um deve constar o sumrio completo do trabalho.

Potrebbero piacerti anche