Sei sulla pagina 1di 10

Instituto de Ensino Superior de Olinda

- Teoria Geral das Penas

(Reabilitao)

Olinda, 14 de Novembro de 2011

REABILITAO
Ato ou efeito de reabilitar ou reabilitar-se; Regenerao; Restaurao do crdito; Recuperao da confiana ou da considerao pblica.

A Reabilitao e seu carter Ressocializador


De incio, necessrio informar que, aps o cumprimento de sua sentena, o condenado tem direito de voltar a possuir sua vida normal, onde no mais deve ser apontado como algum que cometeu um delito, no pode mais ter a sombra de sua imagem uma acusao de indivduo de conduta no ilibada. Neste ensejo, a legislao prev a possibilidade de o condenado ter reavido suas capacidades para exercer cargos em determinadas funes, profisses, exercer seus direitos, e ter alm de tudo novamente sua dignidade humana. Assim atravs da Olinda, 14 de Novembro de 2011

Reabilitao criminal que se pleiteia o desaparecimento dos efeitos decorrentes da condenao e fiquem guardados em banco de dados sigilosos, onde no ser qualquer pessoa que ter acesso livre aos antecedentes criminais do indivduo. Desta maneira, a reabilitao firma um tratado entre o Estado e o condenado, onde feito o cancelamento dos antecedentes criminais, e em troca o beneficiado se compromete em no transgredir mais nenhuma norma jurdica, onde durante 2 (dois) anos dever viver em sociedade sem o cometimento de qualquer infrao, demonstrado que se encontra totalmente recuperado e pronto pra viver livremente em sociedade. Para alguns doutrinadores o verdadeiro objeto da reabilitao mostrar a sociedade que o individuo apenado, cumpriu sua penitencia, de acordo com o estabelecido pelo crime cometido, onde aps este "estagio" de ressocializao, mostrou cabalmente que se arrependeu do ato cometido, onde busca reparar os danos causados e soube reconhecer acima de tudo sua culpa, fazendo o possvel para voltar a viver no meio social, tendo assim o direito de ver sua ficha criminal afastada, esquecida em lugar apropriado. A legislao prev a reabilitao no art. 94 do Cdigo Penal, onde tomamos a liberdade de transcrev-la abaixo: Art. 94. A reabilitao poder ser requerida, decorridos 2 (dois) anos do dia em que for extinta, de qualquer modo, a pena ou terminar sua execuo, computando-se o perodo de prova da suspenso e o do livramento condicional, se no sobrevier revogao, desde que o condenado : I - tenha tido domiclio no Pas no prazo acima referido; II - tenha dado, durante esse tempo, demonstrao efetiva e constante de bom comportamento pblico e privado; III - tenha ressarcido o dano causado pelo crime ou demonstre a absoluta impossibilidade de faz-lo, at o dia do pedido, ou exiba documento que comprove a renncia da vtima ou novao da dvida. Pargrafo nico - negada a reabilitao, poder ser requerida, a qualquer tempo, desde que o pedido seja instrudo com novos elementos comprobatrios dos requisitos necessrios. " Assim, vemos os requisitos que do ensejo a concesso da reabilitao criminal, porm necessrio ressaltar que to logo permitida a concesso da reabilitao criminal, tambm permitida a revogao da reabilitao, seno vejamos o artigo 95 do Cdigo Penal Brasileiro, onde transcreveremos abaixo :

"LEI N 7.210, DE 11 DE JULHO DE 1984. Art. 202 - Cumprida ou extinta a pena, no constaro da folha corrida, atestados ou certides fornecidas por autoridade policial ou por auxiliares da Justia, qualquer notcia ou referncia condenao, salvo para instruir processo pela prtica de nova infrao penal ou outros casos expressos em lei.

Olinda, 14 de Novembro de 2011

Como o nome bem expressa, trata-se de sigilo de informaes, uma vez que sendo para fins de instruo em processo pela prtica de nova infrao penal, os registros criminais sero utilizados. O que ocorre a no divulgao desses dados, para que aquele que deseja reconstruir sua vida, deixando para traz o passado de crimes, possua o direito a ressocializao e a dignidade.

Medidas para a Reabilitao Criminal


A educao uma das maneiras em que esta mudana positiva foi afetada. Educao trabalha em dois nveis para reabilitar com sucesso os criminosos. Em um nvel macro, a sociedade como um todo est sendo educado para promover a importncia de manter as leis, bem como assegurar que h menos discriminao contra os criminosos antigos. Isso garante que h propenso para ex-detentos a retornar a uma vida de crime menor, como eles so capazes de garantir postos de trabalho aps a sua libertao. Educao tambm est sendo oferecida dentro da priso para permitir que os prisioneiros de atualizar e manter relevante para a sociedade em mudana fora dos muros da priso. Na reabilitao criminal, os presos recebem oportunidade de aumentar sua base de conhecimento de contedo. Isto essencial como os estudos mostram que muitos internos no tm a educao bsica grau. Isso impede seriamente o sucesso de empregos adquirir, assim, muitos tiveram que voltar para uma vida de crime. Programas bsicos de reabilitao criminal assegurar que haja um nvel padro de alfabetizao entre os reclusos que se inscrever para o curso.

Olinda, 14 de Novembro de 2011

Psicopatia e Reincidncia
Criminal reincidncia est altamente correlacionada com a psicopatia. O psicopata definido por uma desinibida gratificao em matria penal, sexual, ou agressivos impulsos e da incapacidade de aprender com os erros do Passado. O indivduo com este distrbio de satisfao ganha atravs do seu comportamento antisocial e remorso falta por suas aes. Os resultados indicam psicopata prisioneiros tm uma probabilidade 2,5 vezes maior de ser libertado da priso do que os no diagnosticados, mesmo que eles so mais propensos a recidiva. Tem sido demonstrado que as tcnicas de modificao de punio e comportamento no melhorarem o comportamento de um psicopata. Indivduos psicopatas tm sido regularmente observados para se tornar mais esperto e mais capaz de esconder seu comportamento. Tm sido sugeridas por eles tradicionais teraputicas realmente fazer psicopatas se aproxima se no pior, ento muito mais hbeis em manipular os outros e esconder seu comportamento. Eles so geralmente considerados no s incurvel, mas tambm intratvel. Psicopatas tambm tm um sentido marcadamente distorcido das potenciais consequncias de suas aes, no s para os outros, mas tambm para si. Eles no, por exemplo, profundamente reconhecer o risco de ser pego, desacreditados ou feridos como resultado de seu comportamento.

REVOGAO DA REABILITAO
De acordo com o art. 95, CP, a reabilitao ser revogada, de ofcio ou a requerimento do Ministrio Pblico, se o reabilitado for condenado, como reincidente, por deciso definitiva, a pena que no seja a de multa. Lembra Cezar Bittencourt que, embora a lei fale em pena que no seja de multa, no ser possvel a condenao a pena restritiva de direitos, visto que a reincidncia impede a substituio por tal pena (art. 44, II). Revogada a reabilitao, os efeitos suspensos se restabelecem. So, portanto, dois os requisitos que permitem a revogao da reabilitao: a) A condenao transitada em julgado posterior deve ser relativa a pena privativa de liberdade ou restritiva de direitos; b) A condenao deve se dar com reconhecimento de que o reabilitado reincidente. Uma vez revogada a reabilitao, os efeitos anteriormente suspensos voltam ao status que ante, ou seja, dentre outras coisas, os apontamentos constantes da sentena condenatria tornam a constar de folha de antecedentes e certido criminal.

Olinda, 14 de Novembro de 2011

Por fim, resta esclarecer que no existe nenhum impedimento legal a novo pedido de reabilitao daquela anteriormente revogada, desde que o interessado preencha todos os requisitos estabelecidos pela lei penal.

O princpio da dignidade da pessoa humana na reabilitao criminal


Dignidade humana uma qualidade inerente ao ser humano, decorrente do simples fato de existir, fazendo parte de uma caracterstica natural do prprio homem. A dignidade da pessoa humana princpio fundamental irrenuncivel e inalienvel. O homem credor de um mnimo de direitos, os quais independem de qualquer critrio, com exceo do simples fato de possuir condio humana, tendo sob seu domnio caractersticas atribudas apenas ao seres humanos. Segundo Pena Jnior (2008, p. 10), a dignidade da pessoa humana to importante que, mesmo aquele que a desconhece, merece t-la preservada. Desse modo, a admisso como verdadeiro de que a dignidade essencial a todos os seres humanos, pressupe, de alguma maneira, que todos os outros direitos consagrados ao homem na Declarao Universal dos Direitos Humanos possam decorrer da dignidade humana e a ela devem observar. Seguindo essa linha, de se concluir que o s fato de ser pessoa humana suficiente para que se possua dignidade, base dos valores morais de uma sociedade. O princpio da dignidade da pessoa humana est consubstanciado na Constituio Federal do Brasil, idealizada sob a rubrica de um Estado Democrtico de Direito. A Carta Poltica estabelece a dignidade da pessoa humana como fundamento da Repblica Federativa do Brasil, verbis: Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito tem como fundamentos: I - a soberania; II- a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo poltico. O princpio da dignidade da pessoa humana orienta os demais princpios elencados na Constituio Federal Brasileira e implica inferir que o Estado existe em funo do indivduo e no propriamente as pessoas existem em funo do Estado. O ponto de convergncia principal deixa de ser o Estado e se transmuda para a pessoa humana.

O doutrinador Ingo Wolfgang Sarlet, diz que a dignidade da pessoa humana uma qualidade intrnseca do homem, carecedora de normas legais para sua preservao, nos seguintes termos: a qualidade intrnseca e distintiva de cada ser humano que o faz merecedor do mesmo respeito e considerao por parte do Estado e da comunidade, implicando, neste sentido, um complexo de direitos e deveres fundamentais que assegurem a pessoa tanto contra todo e qualquer ato de cunho degradante e desumano, como venham a lhe garantir as condies existenciais mnimas para uma vida saudvel, Olinda, 14 de Novembro de 2011

alm de propiciar e promover sua participao ativa e co-responsvel nos destinos da prpria existncia e da vida em comunho com os demais seres humanos Assim sendo, o princpio da dignidade da pessoa humana inerente ao ser humano. O ato de discriminar outrem, por si s, fere esse princpio, tendo em vista que todos so iguais perante a lei, no devendo haver distino ou tentativa de imposio de um grupo sobre outro ou de uma pessoa sobre outra, menos ainda por seus antecedentes criminais. A sociedade ao recriminar aquele que saiu da priso, vendo-o como uma m-pessoa e no lhe oportunizando direitos, pratica conduta mais cruel do que os castigos impostos pela condenao. Os direitos fundamentais so os direitos do homem, os quais esto efetivamente tutelados pelo Estado, atravs de seus preceitos constitucionais. Desse modo, os direitos fundamentais so reconhecidos e consagrados pelo Estado, devendo ser garantidos por meio de medidas eficazes ao combate a discriminao. Esses direitos consubstanciam-se nos direitos vigentes de uma sociedade democrtica que prima pela ordem jurdica da nao. A reabilitao criminal um direito que deve ser respeitado e garantido. A ressocializao, por sua vez, acontece gradativamente, a medida em que a sociedade oportuniza direitos queles que desejam recomear suas vidas. Desse modo, o princpio da dignidade da pessoa humana o respaldo para que aqueles que cometeram e pagaram por seus crimes possuam uma nova chance, sendo vistos como cidados e no como ex-presidirios.

Modelo
EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA 2 VARA CRIMINAL COMARCA DE CAMPO BELO/MG JOS DAS COUVES, j qualificado nos autos da ao penal que lhe foi movido pela Justia Pblica, processo n..., que encontra-se arquivado na e que teve seu regular processamento perante essa Vara Criminal, vem, respeitosamente, requerer REABILITAO CRIMINAL com fundamento nos artigos 93 e seguintes do Cdigo Penal, combinados com os artigos 743 e seguintes do Cdigo de Processo Penal, pelos fatos e fundamentos que se seguem: 1) A pena aplicada ao Requerente foi de 2 (dois) anos, e j transitou em julgado, conforme se comprova com a inclusa certido do julgado.

Olinda, 14 de Novembro de 2011

2) Durante esse perodo de cumprimento da pena, o Requerente sempre manteve sua residncia e domiclio no pas. 3) Mantm emprego fixo, com CTPS assinada, j h 3 (trs) anos. 4) A prpria empresa empregadora reconhece o excelente carter e a correta postura do peticionrio. 5) Quanto ao dano causado vtima, tem-se que esse j foi totalmente ressarcido. 6) Diante de todo o acima exposto, requer que, aps a oitiva do Ilustre representante do Ministrio Pblico, lhe seja concedida a reabilitao. Nestes termos, Pede deferimento. Campo Belo, 12 de janeiro de 2006.

Advogado (nome) OAB/... N...

Instituto de Ensino Superior de Olinda

Reabilitao

Olinda, 14 de Novembro de 2011

- Teoria Geral das Penas -

Instituto de Ensino Superior de Olinda

- Teoria Geral das Penas (Reabilitao)

Olinda, 14 de Novembro de 2011

Olinda, 14 de Novembro de 2011

Potrebbero piacerti anche