Sei sulla pagina 1di 3

GOOGLE...

Como Tudo Comeou...


GOOGLE uma empresa desenvolvedora de servios online, sediada na Califrnia, Estados Unidos. Seu primeiro servio foi o Google Search, hoje o site de busca mais usado no mundo, que foi criado a partir de um projeto de doutorado dos ento estudantes Larry Page e Sergey Brin da Universidade de Stanford em 1996. Este projeto, chamado de Backrub, surgiu devido frustrao dos seus criadores com os sites de busca da poca e teve por objetivo construir um site de busca mais avanado, rpido e com maior qualidade de ligaes. Brin e Page conseguiram seu objetivo e, alm disso, apresentaram um sistema com grande relevncia s respostas e um ambiente extremamente simples. Uma das propostas dos criadores do Google era ter uma publicidade discreta e bem dirigida para que o utilizador perca o menor tempo possvel, sem distraes.

O Google, hoje, fornece dezenas de outros servios online, em sua maioria gratuitos, que incluem servio de e-mail, edio e compartilhamento de documentos e planilhas, anlise de sites, rede social, comunicao instantnea, traduo, compartilhamento de fotos e vdeos, entre outros; assim como ferramentas de pesquisa especializada, que inclui, entre outras coisas, notcias, imagens, vdeos e artigos acadmicos. A maior parte das receitas da Google provm do servio Google AdSense, que voltado para a publicidade online, por meio de links patrocinados. Em 2008 a empresa lanou sua plataforma para celulares inteligentes, o Android. Um ano depois ela introduziu a primeira verso de seu sistema operacional baseado na web Chrome OS.
Prof: Padovan

O nome Google foi escolhido devido a expresso googol, que representa o nmero 1 seguido de 100 zeros, para demonstrar assim a imensido da Web. A expresso googol surgiu de um fato um tanto curioso. O matemtico Edward Kasner questionou o seu sobrinho de 8 anos sobre a forma como ele descreveria um nmero grande - um nmero realmente grande: o maior nmero que ele imaginasse. O pequeno Milton Sirotta emitiu um som de resposta que Kasner traduziu por "googol". Mais tarde, Kasner definiu um nmero ainda maior: o googolplex. Segundo o documentrio do Biography Channel sobre os criadores do Google, quando o primeiro investidor da empresa passou um cheque de 100 mil dlares perguntou a que ordem o devia passar. Brin e Page disseram que estavam a pensar dar o nome de "Googol" empresa, mas o empresrio, possivelmente por ignorncia, escreveu "Google", obrigando, assim, a que a empresa tivesse este nome. Veja os derivados do nome googol:

Googolplex: o nome do conjunto de construes de trabalho e moradia do Google, em Mountain View (Googleplex) - Califrnia. Este termo tambm vem da matemtica e algo como , que seria 10 elevado a (10 elevado a 100) ou 10 elevado a googol. Googolduplex: como quando algum se refere a um dos complexos de moradia do Google; Este termo, voltando matemtica, se refere a , ou 10 elevado a (10 elevado a (10 elevado 100)), ou mesmo 10 elevado a googolplex.

Curiosidades:

O sucesso do buscador tornou as aes da empresa uma das mais valorizadas e rentveis nas bolsas norteamericanas, em alta contnua desde sua disponibilizao ao pblico investidor. No segundo semestre de 2007, as aes ordinrias da Google estavam cotadas a US$650 cada.
Prof: Padovan

O domnio www.google.com foi registrado um ano antes da fundao da empresa, mais exatamente no dia 15 de setembro de 1997, por uma empresa especializada em registro de marcas, a Mark Monitor Inc.. Foi eleita pelo Great Place to Work Institute (GPTW) como a dcima quinta melhor empresa para se trabalhar no Brasil.

Prof: Padovan

Potrebbero piacerti anche