Sei sulla pagina 1di 62

INTRODUO O Magnetismo Pessoal a qualidade pela qual um homem atrai o interesse, a confiana, a amizade e o amor dos demais.

Ao escrever este livro teve o autor a inteno de levar ao conhecimento dos leitores, de forma bem simples e acessvel, o segredo do poder pessoal. Esforou-se para demonstrar ao leitor como aproveitar imediatamente o fruto de seu estudo e no quando suas esperanas estiverem desvanecidas e sua capacidade de prazer diminuda. Ento o saber j no lhe seria de utilidade. agora o momento em que sse saber poder ser uma vantagem pessoal para o leitor. Os que estudaram este Curso dizem que o autor conseguiu o seu fim. Dizem que o estrito afastamento das discusses tericas nesta instruo lhes permitiu entenderem e aplicarem o princpio do xito. Eis a razo por que este Curso satisfaz, ao passo que outras dissertaes pretensiosas, obscuras e palavrosas no conseguiram nem agradar, nem instruir.

PREFCIO

DO

AUTOR

Suponho que o desejo mais comum dos homens e das mulheres o de atrarem os outros, porque para o homem essa atrao significa poder, influncia, riqueza, xito; para a mulher significa prestgio social, popularidade, satisfao e amor. Esse desejo bom; esclareamos bem este ponto antes de comear. No deprimente aspirar a ter influncia. No baixa ambio desejar a riqueza; porque a riqueza, em si, apenas um meio de nos tornarmos mais teis. Invocando as vossas recordaes de h vinte anos ou mais, certamente vos lembrareis de que vos apontavam como exemplos dignos de imitao os homens e as mulheres de importncia e de influncia na poca. Eram como luzes refulgentes aos olhos das pessoas mais velhas do que vs. Vossos pais e mestres falavam deles com respeito e faziam votos para que pudsseis seguir as suas pegadas e chegar s culminncias que eles tinham alcanado. Porventura estavam eles em erro, quando dessa maneira exaltavam o carter humano? Creio bem que no. Os grandes espritos do mundo devem ser os nossos faris na jornada desta vida, e pela anlise dos grandes homens vivos ou j mortos que ns podemos obter o segredo da sabedoria, que tornou as suas vidas sublimes e cheias de poder. Pois eu pretendo desvendar-vos o segredo do seu xito. Nas trs primeiras lies deste Curso, procurei esclarecer--vos sobre algumas das caractersticas gerais do estudo do Magnetismo Pessoal e, deste modo, conduzir-vos e preparar-vos para a instruo especfica que vem em seguida.

P RIMEIRA P ARTE O MAGNETISMO PESSOAL LIO I

Reconhecimento de uma fora A bateria de acumulao A presena de correntes mentais. Reconhecimento de uma fora. Devo falar-vos de corao aberto e se, porventura, as minhas comparaes triviais ofenderem os ultracientficos, peo-lhes que suspendam o seu juzo at que tenham assimilado estas instrues e possam observar o efeito da aplicao dos seus preceitos na vida diria de cada um. Falo para a maioria, em linguagem fcil de entender; falo para a mdia dos homens e mulheres, que desejam simplesmente que se lhes apresentem fatos; falo para o grande pblico, em geral, que deseja a chave para o aperfeioamento da sua condio. A bateria de acumulao. Talvez nunca tivsseis pensado que sois uma espcie de bateria de acumuladores eltricos; que constantemente recebeis e descarregais foras; que continuamente emitis correntes de repulso e de atrao, umas vezes conscientemente, como quando desejais impressionar os vossos amigos; outras vezes inconscientemente, como quando causais uma impresso agradvel ou desagradvel a uma pessoa conhecida apenas de vista. Desta maneira, estais atuando constante e continuamente sobre os outros, e sois atuado pelos outros, quer por vossa vontade, quer a despeito dela. Tal o primeiro fato. A presena de correntes mentais. Portanto evidente que h uma fora em ao. Ser a fora do Pensamento? No, porque ela se manifesta sem pensamento da vossa parte. Essa fora pode ser, e realmente , acrescentada ao pensamento. Ser eletricidade? Eletricidade apenas o nome de uma fora desconhecida. Que ela, ento? Chamamo-la Magnetismo, porque no sabemos que outro nome havemos de dar-lhe. Pode muito bem chamar-se corrente mental, assaz semelhante, em diversos pontos, corrente eltrica. uma fora que ns podemos aprender a empregar, a conhecer, assim como aprendemos a governar a eletricidade, sem entendermos o que ela . A sua origem um mistrio; aceitamo-lo, pois, simplesmente, assim como aceitamos o mistrio da prpria Vida, e passemos ao emprego dessa Fora.
LIO II

Caractersticos do indivduo magntico Sentimento magntico de sossego Olhar peculiar Sempre polido Os fracos tornam-se mais fracos, e os fortes tornam-se mais fortes O homem magntico conserva o conhecimento, sem precipitao No vivaz Trabalha segundo leis fixas Vs gostais dele le emprega a vossa fora. Caractersticos do indivduo magntico. Indicaremos nesta lio os efeitos da fora magntica. Todos ns conhecemos o tipo do homem magntico ou da mulher magntica. As mulheres so to magnticas quanto os homens; se falo apenas nestes unicamente em benefcio da exposio. Bastar, portanto, que o aluno saiba que tudo quanto, nesse caso se aplica ao homem, aplica-se igualmente mulher. Sentimento magntico de sossego. Quando estais na presena de um homem conscientemente magntico, o primeiro efeito que le exerce sobre vs o do sossego; esse homem no se mostra nervoso; no inquieto. Em seguida ao sentimento de sossego, reconheceis que le possui algures uma fora de reteno; no nas palavras, no nos gestos, mas existe e parece ser como que uma

parte dele. Ora, isto exatamente: uma parte dele, e poucos minutos antes, por mais extraordinrio que vos parea, era, em pequenos graus, uma parte de vs mesmos! Um pouco dessa fora de atrao, que le desenvolve, e que vs reconheceis, foi de vs para le, sem que vs perce-bsseis. Mas no o podeis imaginar ainda h pouco.

Olhar peculiar. Examinemos esse homem um pouco mais intimamente para ver se possvel apanhar o segredo da fascinao que ele exerceu sobre vs. Primeiramente observai o seu olhar. Os seus olhos dirigem-se para vs, mas no vos fixa, no vos fita nos olhos; le olha diretamente para os dois olhos, para a raiz do vosso nariz. um olhar aplicado e penetrante, sem ser ofensivo. Vs sentis que esse olhar no , no pode ser, impertinente. Observai tambm que le no vos olha dessa maneira, quando vs lhe estais falando; ento le espera como que para receber a vossa mensagem, e depois manda-vos a dele. Quando fala, olha para vs com aquele modo aplicado e dominador, mas amvel. le no homem de asseres pessoais; no homem de argumentos.
Sempre polido. Escuta-vos com polidez; sempre polido, mas vs tendes a impresso de que, por detrs daquele sossego exterior, existe uma vontade inflexvel; vs sentis nele o poder. um homem para ser obedecido; numa palavra, a impresso que le vos deixa a de uma pessoa que sabe perfeitamente aquilo de que precisa e que no tem pressa, porque tem a convico de o alcanar. Isto bem verdadeiro e explica o seu sossego, a sua segurana. Saber poder, e le sabe que fundamenta a sua situao nas leis de causa e efeito. Os fracos tornam-se mais fracos, e os fortes tornam-se mais fortes. H uma Lei pela qual o Positivo pode atuar sobre o Negativo. por ,fra dessa lei que aquele que inconsciente de seu poder magntico e, por isso, o fraco, entrega algo do seu magnetismo natural quele que o forte, porque consciente do seu poder. "Porque a qualquer que tiver ser dado, e ter em abundncia, mas ao que no tiver, at o que tem lhe ser tirado" S. Mateus, XXV 29 O homem magntico conserva o conhecimento, sem precipitao. Analisemos agora a sua conversao. Fornece-vos le algumas informaes? Muito pouco, e coisa alguma que se possa interpretar como afirmativa de opinies prprias; o que le diz, ordinariamente, no tem grande importncia, posto que vos parea que tenha^ enquanto le est falando. No vivaz. le no vivaz. No entanto, age de maneira que vos leva a imaginar que tem em si muita vida e a usaria, se assim o desejasse. Por isso, le excita um tanto vossa curiosidade. Mas le no vos impressiona como se propositalmente pretendesse mis-tificar-vos. De modo nenhum. O seu olhar bem franco e, por isso, no podeis julgar tal coisa, e se vs conviverdes longamente com le, haveis de observar que nunca vos arma ciladas na conversa para vos provocar admirao. De fato, o seu plano de pensamento est acima da admirao. Nos seus primeiros tempos, quando le aprendia, como aprendeis agora, o modo de adquirir o magnetismo pessoal, talvez apreciasse ver provocado o seu poder pela franca admirao que os seus conhecidos lhe manifestassem; mas tornou-se superior a isso. Sim, tornou-se superior a isso. Homem nenhum permanece estacio-nrio; h sempre alturas mais alm que procuramos alcanar; nunca atingimos o vrtice. Trabalha segundo leis fixas. Quando este homem alcanou popularidade, influncia,' ikjueza ou xito, aceitou-os, tomou-os como sendo o seu direito, como uma seqncia lgica da Lei de Causa e Efeito, e seguiu avante. No ficou parado. Conseguiu a riqueza para si, exatamente pela mesma forma como conseguiu a popularidade: governando. Carecia de riqueza; atraiu a riqueza, porque precisava dela.

Vs gostais dele. Mas estamos caminhando muito depressa, alm do ponto de nossa lio. Que impresso vos deixou este homem magntico? Justamente esta: desejais ver mais alguma coisa a respeito dele, porque sentis que le est em acordo simptico convosco, por algum modo misterioso que vs no podeis definir. Estais fascinado por le, e no ficareis livre da sua influncia mesmo depois de vos terdes afastado. le emprega a vossa fora. E agora, recordando a conversao que tivestes, haveis de descobrir, posto que na ocasio no reparsseis em tal, que fstes vs que dissestes o que sabeis; fstes vs que procurastes agradar; fstes vs que destes. Sim, isto exatamente: vs destes; le recebeu. Se le, que possui a fora do conhecimento consciente, tivesse desejado que as coisas se passassem de modo diverso, vs, na vossa fraqueza c ingenuidade, certamente serieis compelido a receber tudo o que le resolvesse dar-vos impulso, determinao, opinio. Se le desejasse faz-lo, poderia tervos influenciado, como o vento produz as ondas na lagoa. Por que? Porque a hei, le conhece a Lei e vs no a conheceis. Mas le no desejou isso naquela ocasio; quis apenas produzir boa impresso em vs; f-lo, porque conhecia o seu poder, e tomando de vs um pouco de magnetismo, foi-se embora, como a abelha segue o seu caminho, aps haver tirado o mel da flor. LIO III

Caractersticos do indivduo no-magntico " um rabugento le deprime Razo disso propenso a errar. Caractersticos do indivduo no-magntico. Conheceis o homem no-magntico? Eis uma boa ocasio para descrev-lo em contraste com a personalidade forte da qual at agora falamos. le irrita-vos; se estais aborrecido, le aumenta a vossa irritao; se tendes uma disposio mrbida, le torna mais profunda a vossa tristeza, se estais contente, le atua como um trovo. le um peso que vs sois solicitados a erguer. le pede a vossa simpatia; diz que um incompreendido; queixa-se do destino, queixa-se do tempo, queixa-se de alguma pessoa. um rabugento. Est sempre descontente; falador; diz os segredos; tem necessidade de partilhar os seus desgostos convosco; uma criatura impulsiva, sem tranqilidade, sem bom senso, sem ponderao, sem condies de atrair. Oh! li-sonjeia-o e deixa-o ir. Livrai-vos dele. Vs, muito facilmente, o podereis conquistar pelo seu amor prprio; fart-lo e desembaraar-vos dele tal o vosso pensamento; ponde logo essa idia em prtica e afugentai-o do vosso esprito. le deprime. Ficais satisfeito quando le se vai embora. le retirou algo de vs de maneira terrvel porque vs no sabeis como livrar-vos da sua influncia. Se o soubsseis, no s tereis poupado uma perda de magnetismo, como podereis mesmo ter retirado alguma coisa da sua fraqueza, se o desej asseis. Razo disso. Qual , pois, a razo dessa falta de atrao ? simples como o A.B.C. le um dependente. Um negativo; le no tem seno lamentos e mais lamentos! Porventura pode-reis imaginar o homem magntico, de que h pouco vos falei, como um homem cheio de lamentaes? Podereis conceb-lo assim? No; seria um absurdo. O vosso homem magntico um poder, porque subjugou as circunstncias, porque manteve uma atitude de esprito que governa as circunstncias, que domina as coisas que o rodeiam. propenso a errar. Olhai, agora, o outro lado do retrato. Aqui tendes o vosso homem nomagntico que um insucesso, por sua confisso prpria, ainda que le talvez no o saiba; fraco, queixoso, provocando o insucesso pela atitude do seu esprito; dissipador do pensamento, gastador de energia; um tal carter est pela Lei destinado a falir. Aqui esto os vossos dois tipos. Estudai-os bem e cuidadosamente. O primeiro o vosso modelo; o segundo, a vossa advertncia.

Pode-se repetir aos vossos ouvidos, como uma regra urea que deve ser acatada. No deis a conhecer vossos lamentos. No procureis a simpatia nem a lisonja. Reconhecei a fora em cada desejo, e jazei que essa fora seja vossa. L I O IV

Comea a instruo especfica Natureza das correntes mentais Extrair poder do desejo Plenitude da fora em tudo Mtodo de operar O segredo consiste no vosso isolamento A reserva no significa imbecilidade Prova do vigor no desejo-fra Mistrio Uso efetivo do mistrio pelos grandes homens Empresai a fora captada de outro homem Precauo Procurai evitar a lisonja. Comea a instruo especfica. Gamo foi que o vosso modelo se tornou magntico? Que fz le consigo mesmo, e como se reproduziu esse efeito? So bem naturais estas perguntas. Vou respond-las to simplesmente quanto posso. Mas faamos recair o exemplo e aplicar a instruo diretamente em vs como um indivduo, para que le possa causar-vos uma impresso mais profunda. Natureza das correntes mentais. "O desejo, em qualquer pessoa, uma corrente mental sobrecarregada de poder" justamente essa espcie de poder que o homem magntico tem sobre seus companheiros. Quando digo "corrente mental", falo literalmente. No se trata apenas de um modo de falar. Todos os desejos atuam de maneira anloga das correntes eltricas e so governados por leis anlogas, se no as mesmas da atrao e repulso. Extrair poder do desejo. Quando tiverdes entendido que podeis extrair poder e magnetismo de qualquer desejo, vs te-reis, por assim dizer, descoberto uma mina de ouro no vosso jardim. Porque o desejo est sempre mo e a sua origem manifesta-se de muitos modos. Quando dais sada ao desejo, gastais a Fora e assim enfraqueceis o vosso poder de atrao. Descarregais magnetismo que podereis armazenar com o fim de atrair as coisas boas da vida.

Plenitude da fora em tudo. Quando aprenderdes a considerar o desejo, no como uma pedra de escndalo, mas como um degrau, o vosso xito na vida estar assegurado. A fora do desejo manifestada por muitas qualidades de correntes mentais, como a importncia, a clera, a distrao, a incria ou a vaidade. Esta ltima de todas, talvez, a que mais enfraquece. Ela toma formas to insidiosas que, muitas vezes, um homem no percebe que est agindo para satisfazer a prpria vaidade e por ela est sendo escravizado. Mtodo de operar. Ora,- pois, o plano de procedimento este: ao sentirdes uma corrente de desejo, procurai ret-la convosco, recusai satisfaz-la. Por esse esforo consciente da vossa vontade vos defendeis contra uma descarga de fora, que

A fora acumulada atrai sempre; a fora abandonada gasta-se e neutraliza-se.

vos enfraqueceria. Ao mesmo tempo criais uma condio de atrao, que permanecer tanto tempo quanto durar esse desejo. A satisfao do desejo viria neutralizar a fora inerente a ele. Tomemos primeiramente uma forma de corrente de vaidade, muito vulgar, mas que enfraquece muitssimo o desejo de surpreender.

O segredo consiste no vosso isolamento. Primeiramente, compreendei o valor do segredo. Quanto tiverdes obtido uma informao qualquer, por mais trivial que seja, que vos seria agradvel comunicar a um conhecido, conservai-vos calado, porque desta maneira fareis a primeira tentativa para praticar a evoluo de magnetismo resultante do desejo reprimido. Este segredo que assim guardais uma unidade do magnetismo mental, armazenada na bateria do vosso crebro, e esse segredo guardado gera uma fora que lhe obtm mais fora de fora, exatamente como o vosso dinheiro num banco vence juros. Quanto mais segredos armazenardes no vosso esprito, mais reserva ou isolamento estais exercendo; e, assim, maior ser o vosso predomnio sobre os vossos impulsos, maior ser a quantidade de fra-reserva no dissipada, no gasta, que estar pronta a entrar ao vosso servio em importantes empresas. A reserva no significa imbecilidade. Mas nem por um momento imagineis que esse hbito de reprimir o impulso vir produzir uma condio de imbecilidade em que o desejo pode ser obliterado. O efeito inverso; os desejos tornam-se de vigor e fora decuplicados, como um rio atravessado por uma comporta aumenta a sua presso sobre as margens e, ento, quando estiverdes pronto a usar do poder, ele realizar alguma coisa. Tornou-se, na verdade, uma Fora. Prova do vigor no desejo-fra. Talvez nunca tivsseis analisado a fora de um desejo. Pensai um minuto. O desejo de levar uma certa notcia a um amigo pode forar-vos a tomar um veculo e ir a toda a pressa procura dele. Deve, pois, haver em operao uma fora vigorosa que vos impele para essa atividade. Pois bem, o caso que careceis dessa fora para vs mesmos. Guardai-a. Careceis dela, se tendes de atrair para vs mesmos a satisfao do xito que solicitais. Mistrio. O ponto a considerar em seguida que o mundo respeita aqueles que no entende. O rio profundo silencioso. Quem penetrar as profundezas do pensamento do homem magntico? le um mistrio; vs no podeis medi-lo, porque le no o consente. insondvel. Pois tambm vs deveis ser um mistrio: no deveis ser vulgar nem pr-vos em evidncia por qualquer modo. Ser de qualquer modo notado fatal ao verdadeiro poder. No a excentricidade do gnio que nos atrai. Ns respeitamos o gnio, no obstante a excentricidade. Tende muito cuidado, meu caro discpulo, em no confundir o interesse da curiosidade v, que gosta de se divertir, com o verdadeiro respeito, que ns sentimos por aquilo que excede a nossa compreenso. Por conseguinte, deixai as pessoas vossas conhecidas no desconhecimento a respeito das vossas qualidades e opinies, tanto quanto fr possvel. Excitai-lhes o interesse deste modo, por exemplo: O vosso amigo vem tra-zer-vos uma notcia importante. Em outros tempos, manifes-tareis a maior surpresa. Haveis de modificar isso. Recebereis a notcia atenciosamente, mas com calma, quase sem comentrios. O efeito sobre vosso amigo ser o espanto de que uma coisa que a le impressionou tanto, em vs cause to pequena impresso. Deveis mostrar-lhe, no entanto, que no h falta de interesse vosso pelo assunto; mas le, pelo modo que rece-bestes a notcia, ficar entendendo que vs sois muito menos suscetvel de se abalar no vosso equilbrio mental do que le. Talvez no o tivsseis at ento observado. E que resulta da? Resulta que le conhece em vs uma ponderao de carter que ainda no vos tinha atribudo, e isso o torna curioso. Oh! co-meais a obter o respeito dele; sois um mistrio para le.
Uso efetivo do mistrio pelos grandes homens. Os grandes condutores de homens na Histria, em contingncias difceis e em perigo de perder os seus auxiliares, muitas vezes mantiveram unidos os seus subordinados e obtiveram uma ao de conjunto e um apoio leal, pelo encanto do mistrio

pessoal. Sem dvida, muitos de vs conheceis a histria de Charles Stuart Parnell, o lder irlands na Cmara dos Comuns, na Inglaterra, o "rei sem coroa", como o chamavam em segredo. Ocorre-me o seu exemplo como o mais expressivo do que seja a fora penetrante do magnetismo pessoal, mais ainda do que Napoleo, Wellington ou Gladstone. Na Amrica, James G. Blaine foi quem mais se aproximou dele, em poder pessoal sbrc os coraes e as inteligncias daqueles que o seguiam. Para os seus mais ntimos, Parnell foi sempre um mistrio. O prprio Gladstone, seu contendor tantas vezes, confessava o encanto dele, a sua fora, o modo simples como assumia o comando. Parnell falava pouco, sempre no momento exato. A sua voz nunca era spera, nem elevada. Se jamais algum homem governou pela influncia do segredo e do silncio, foi esse homem, sustentando na mo as rdeas com que guiava a faco mais rebelde e descontente que se tem reunido num parlamento. No vamos considerar neste livro os motivos e as circunstncias de sua queda. O fato que le subiu por um inteligente confiana em si mesmo, pelo exerccio da influncia repressiva, pela fora do Magnetismo Potencial. Empregai a fora captada de outro homem. O terceiro ponto de que vos deveis recordar que o silncio no significa insociabilidade, de modo algum; apenas o hbito de se conter; o hbito do pensamento firme. Puxai pelo outro homem. Lembrai-vos de que, enquanto fordes um mistrio para as pessoas das vossas relaes, sois um poder. E se, porventura, sa-tisfazeis a curiosidade dele (voltando outra vez comparao com a descarga eltrica), vs permitis, ento, uma troca de corrente, uma satisfao que significa, em termos de eletricidade, uma neutralizao. Um e outro deram e receberam, e a condio de atrao cessou no momento. Mas se conservardes sempre o mistrio, vs mesmos sereis a atrao. Sois vs o magne-te, le o ao. Precauo. preciso neste ponto acautelar o aluno demasiado entusiasta ou leviano. No esqueais que especialmente no princpio, deveis empregar grande discrio, prudncia e tato em todas as vossas experincias. Seria quase fatal para o vosso xito, se se viesse a descobrir o fim por que mudais o vosso modo de proceder. No deis a perceber que desejais obter e guardar a informao que satisfaria curiosidade ativa ou latente do vosso interlocutor. Nunca procureis abertamente despertar a curiosidade. Julgo desnecessrio dizer a qualquer estudante que nunca deve falar a respeito de seus estudos, propsitos e desejos neste assunto, porque, deste modo, poria em guarda quem o ouvisse. Se falsseis a este respeito, violareis a primeira regra do estudo do Magnetismo Pessoal a de conservar a informao pessoal e no satisfazer a vaidade. Procurai evitar a lisonja. O homem atrativo e magntico nunca fala de si. O resultado que falam mais dele, admiram--no e aprovam-no mais do que se le dedicasse toda a sua habilidade em arranjar artifcios de conversao, destinados a li-sonjear a sua vaidade. O estudante que dissesse: "Isto no se aplica a mim. Eu nunca procuro a lisonja", seria o nico em mil. Toda gente procura o elogio dos outros, em maior ou menor grau. Os que procuram a lisonja com mais afinco so os que menos a alcanam, porque no retm nem conservam a fora que atrai essa forma de corrente mental. LIO V

A tremenda fora do desejo de elogios, que deve ser conservada e aplicada Cautela com este esgotamento No tardareis a observar grande mudana. A tremenda fora do desejo de elogios, que deve ser conservada e aplicada. Cada um de ns pode recordar-se dos seus momentos de fraqueza, inclusive daqueles em que foi imperioso o desejo de dizer alguma coisa que tnhamos a convico de que haveria de impressionar os outros, direta ou indiretamente, pela importncia, argcia ou raridade do que diramos. Tal o desejo de elogios. uma fora dominante na natureza humana e reconhece-se mesmo na vida animal. No coisa de que se deva ter vergonha, porque natural. A importncia do fato para ns consiste em que uma

fora poderosa, qual demos permisso de atuar contra ns. Quando a maioria dos homens encontra probabilidade de dizer alguma coisa que redunde em seu crdito, no so eles quase irresisttvelmente impelidos a diz-la? No procuram eles impacientemente a primeira oportunidade para a dizerem? Em cem indivduos, noventa e nove so assim. Eles no imaginam que esse desejo de elogios uma das mais poderosas foras artificiais da natureza, e que esse desejo os impele, muitas vezes, contra a sua vontade e sempre contra o seu pensamento ponderado, contra o seu bom senso e o seu bom gosto. E, mais que tudo, eles no imaginam que essa fora artificiosa, m, irresistvel, uma corrente mental que poderia ser empregada com imenso proveito para eles, em vez de consentirem que ela se "descarregue" por um jato repentino, como a centelha eltrica que sai da mquina esttica, deixando-os muito mais fracos do que antes.

o CHARCO da VAIDADE

A fora do desejo de notoriedade impele os homens, contra seu juzo, a procurar as traioeiras sendas da lisonja. Cautela com este esgotamento. Portanto, vs, meus alunos, tomai bem cuidado nisto. Reprimi, em todas as ocasies, o vosso desejo de aplausos.
No deis satisfao a esse desejo, nem nas coisas mais triviais. Se vos custa procederdes assim, isso apenas prova que estais guardando convosco uma fora poderosa. Uma fora que se agita e que luta para se unir com a sua oponente de alguma outra mentalidade. Quanto essa condio se realiza, existe um estado de atrao.

No tardareis a observar grande mudana, Quando co-meardes a pr em prtica as idias aqui expostas, no tardareis em observar em vs uma notvel mudana. Um respeito de vs mesmos que vai aumentando, uma dignidade natural, um sentimento de poder.
Em seguida a cada represso consciente do desejo-fra, realmente sentireis o poder nos vossos prprios nervos. Seguidamente observareis uma diferena na atitude dos outros para convosco. Um desejo maior, da parte deles, de vos procurar, de falar convosco, de vos ver. Vs podeis sempre manter e aumentar esta condio, recordando-vos da regra da "curiosidade no satisfeita". Conservai os vossos amigos admirados, mas eles no saibam que vs procedeis assim intencionalmente.

LIO

VI

Do emprego das foras antagnicas em nosso proveito prprio Reconhecimento da fora til Um magnfico exerccio para absorver energia Domina-se a tentao.

Do emprego das foras antagnicas em nosso proveito prprio. Nas lies precedentes, mostrouse que o impulso ou desejo uma fora, exatamente a espcie de fora que gostareis de exercer para influenciar os outros.
Agora deveis compreender claramente, se que j o no entendestes, que todo desejo uma fra magntica mental, positiva ou negativa; e que le procura unir-se ao seu contrrio para ser satisfeito justamente como o plo positivo do mag-neto atrai o plo negativo do ao. Ao aluno que tenha dvidas sobre o vigor destas foras, apontarei o caso do bbado. Que poder impelir um homem contra a sua vontade e contra todo o instinto da sua prpria moral a no ser uma extraordinria fra artificial? Neste exemplo, a fra a tentao uma poderosa forma do desejo. Vou dizer-vos como podereis enganar essa fra viciosa, de modo que, semelhana dos atletas japoneses, possais empregar o vigor do vosso adversrio contra le mesmo.

Reconhecimento da fra til. Aprendestes a reconhecer o valor magntico do segredo e da supresso da vaidade. Preciso, agora, fazer-vos ver que toda tentao um benefcio disfarado. O estudante inteligente do Magnetismo Pessoal deve receber bem a tentao, sob qualquer forma, pois que le j aprendeu que, "engarrafando" dentro de si a fra superabundante dessa tentao, le aumenta a sua bateria armazenada de magnetismo mental, isto , o seu Magnetismo Pessoal. A tentao aumenta o seu poder de atrao. Mas ceder tentao,

O homem magntico sada as foras que os outros temem, porque delas pode extrair precioso poder.

satisfazendo o desejo, seria como gastar a sua plvora, neutralizar a condio atrativa e enfraquecer a bateria. A proteo c o isolamento da vossa bateria mental, tal o saber, a espcie particular de saber que vs tirais destas lies. Um magnfico exerccio para absorver energia. Passo, agora, a dar uma informao explicita sobre o mtodo de conservar a energia. Suponhamos que vos sentis assediado por um desejo ou tentao de qualquer natureza. Ordinariamente, esse fato incomodar-vos-ia, pelo menos. Mas agora que reconheceis esse desejo ou tentao, recebei-o bem, como uma nova fora para a vossa bateria, como um novo capital. Concentrai agora o vosso esprito nesse desejo e colhei o benefcio da sua plena . fora. Em seguida fazei um exerccio respiratrio apropriado, e que consiste em inspirar o ar

muito lentamente com toda a capacidade dos pulmes, durante cerca de oito segundos, repetindo mentalmente: Estou conscientemente apropriando-me da fora deste desejo. Em seguida, procurai conservar o ar plenamente aspirado, durante cerca de oito segundos, repetindo mentalmente: Agora possuo perfeita estabilidade e ponderao para dominar a fora magntica que estive armazenando. Isto pode ser repetido algumas vezes, se fr necessrio. Apresentei este exerccio de respirao no s como um modo de fixar a idia de apropriao e absoro de fora magntica, mas ainda porque atualmente opinio geral, entre os psiclogos, que existe ntima relao entre a respirao e a natureza emotiva do homem. Domina-se a tentao. Desejo insistir bem neste ponto, isto , que a tentao perde o poder sobre vs, desde o momento em que estejais convencido de que a podeis enganar; tirai--lhe a fora e empregai-a para os vossos fins. Deste modo, com este passo dado, ficais colocado acima da tentao situao esta que os homens lutam toda a sua vida por alcanar. Para tornar este ponto ainda mais claro, comparemos a tentao com uma bomba. A bomba cai prxima de vs com a mecha fumegante. Conhecendo-lhe a natureza e construo vs operais com rapidez e inteligncia: arrancais a mecha. Ento o poder da bomba vosso, usareis dela como vos parecer melhor. O homem ignorante teria deixado que se desse a exploso e sofreria os resultados. LIO VII

Tempo necessrio para resultados apreciveis Alguns efeitos que se podem observar desde logo Exemplo O que deveis fazer. Tempo necessrio para resultados apreciveis. Algum aluno pode alegar que as lies precedentes so demasiado simples; que pretende alguma coisa de mais misterioso e complexo. Respondo-lhe apenas isto: "Segui as instrues e vede por vs mesmos. No podeis aprender de outra maneira." Na verdade, s uma pessoa completamente desarrazoada que poderia esperar que uma mudana radical no seu carter se realizasse imediatamente aps a prtica de qualquer dos exerccios at agora apresentados. Estas lies mostram-nos a lei que governa o assunto, e do-nos, assim, a probabilidade de progredir sem obstculos. Deixai a planta receber luz do sol e a planta prosperar ! Mas no vai ela logo at a plena florescncia preciso tempo para que se desenvolva naturalmente. Pois, no nosso caso, a luz fornecida ao' aluno pela explanao da lei, e quanto maior segurana houver no modo como le tira vantagens da lei, tanto mais seguramente le progredir. Alguns efeitos que se podem observar desde logo. Ordinariamente, o principiante observa os efeitos do seu desenvolvimento ao cabo de quatro ou cinco dias. Contudo, a primeira sensao que aparece quase imediatamente a de um aumento de respeito de si prprio e de confiana em si mesmo. Depois de cada reteno consciente da ra de um desejo, observa-se logo uma sensao fsica de poder e de plenitude no crebro e nos nervos. No se sente isso como uma opinio prpria ou como uma vaidade. Essa sensao no de modo algum pretensiosa, mas simplesmente sossegada e tranqilizadora. Faa o principiante a crtica de si mesmo com toda a franqueza. Porm no pratique o erro de atribuir ao egosmo ou ao mau gosto dos outros a sua carncia de atrao. Se, porventura, houver erro, ser certamente dele. Exemplo. Observai-vos com todo o cuidado quando hoje vos encontrardes com os vossos amigos. Aqui est o Sr. B. Por qualquer razo, tendes sempre procurado inutilmente despertar-lhe interesse e amizade. Sentis que le no se, interessa por vs; que a vossa companhia no o satisfaz. Para descobrirdes a razo disso, examinai a vossa anterior conduta para com le. Descobrireis que le tem sido a bateria receptora, ao passo que vs tendes "gasto a vossa plvora" com le, enfraquecendo--vos

de cada vez no vosso esforo para satisfazer o vosso desejo consciente ou inconsciente de notoriedade. Conseguis a ateno dele? No. E le consegue a vossa? Sim. E esfora-se le por consegui-la? No. Pois agora podeis talvez aplicar com mais conhecimento de causa, os princpios das foras conservadoras, expostos nas lies precedentes. B. est tirando fora de vs, em vez de vs tirardes dele. O que deveis jazer. Parai. Estais navegando em guas perigosas. Ponderai a filosofia dos princpios j estabelecidos. Deixai B. s, durante alguns dias. Praticai inteligentemente a conservao dessas foras que tnheis estado a desperdiar. Fizestes hoje alguma coisa que vos seria agradvel narrar. Guardai isso convosco. Engarrafai-o resolutamente. Parece fcil, mas o hbito de fazer esvoaar essas pequeninas centelhas, pela satisfao momentnea que isso produz, tornou-se forte em vs. De quando em quando, sentis que elas escapam vossa vigilncia, e cada vez que tal sucede ficais apatetado, no-magntico. Reprimi os desejos da carne, como tambm os desejos do esprito. Isto no apenas a antiga doutrina da auto-renncia. a lei cientfica da fora, das correntes mentais. No difcil cumpri-la, porque, com uma compreenso inteligente da lei, vs vereis que estais fazendo muitssimo mais do que apenas resistir a uma fora. Estais tornando essa fora propriamente vossa. Vs capturais essa fora, e podeis empreg-la como vos convier. L I O VIII

Estudo dos efeitos Observa-se uma mudana fsica Resultado especial. Estudo dos efeitos. Porventura perguntar, agora, algum aluno: "Suponhamos que eu capturei todas essas foras, agarrei a fora que existe dentro de cada desejo mental e fsico medida que ela aparece, e armazenei toda essa energia; qual ser o efeito disso?" A energia por vs armazenada atrai a energia oposta das outras pessoas, to exatamente como a eletricidade positiva atrai a negativa, e isso at sem esforo consciente de vossa parte. O vosso rosto, a vossa apresentao e as vossas aes mudaro inconscientemente. Encontrareis as coisas boas, que antes em vo procurveis, dirigindo-se para vs insensivelmente. Elas so foradas a vir. a lei da atrao. Enquanto as coisas boas esto, assim, vindo ao vosso encontro, no sejais demasiado impaciente. No murmureis por no ter ainda saltado at vs "aquela especial coisa boa" de que precisais. Ela vir. Observa-se uma mudana fsica. Quando um homem comea a desenvolver a sua personalidade magntica, conforme os preceitos apontados, o seu corpo imediatamente sofre mudana fsica. Os olhos tornam-se mais brilhantes, a pele mais clara, o porte mais ereto, e do seu rosto desaparece a expresso de receio oculto, inquietao, embr.ao, abatimento. le no j objeto infeliz das foras insidiosas da natureza humana. le prprio uma fora inconsciente. O mundo, do ponto de vista que o interessa, aparece-lhe sob nova luz. Lentamente comea a reconhecer o seu poder, e, porque conhece e entende isso, sente-se satisfeito. Resultado especial. Quando o aluno chegar a esta situao, deve precaver-se contra o perigo das perdas; mesmo o falar dessa preciosa conscincia do poder produziria grande perda dele. Um fenmeno especial que eu devo mencionar, e que s um prosador superficial poder considerar como desanimador, o fato de que, medida que ides adquirindo poder e que a "fortuna" parece finalmente ter-se voltado em vosso favor, as coisas que anteriormente vs procurveis em vo, e que atualmente se dirigem para vs, perderam aos vossos olhos parte do seu valor. No seja isso motivo de desgosto para o aluno. Bem ao contrrio, le se glorifica e encontra satisfao no sentimento do poder. Lembrai-vos de que h outros desejos maiores do que esses que tendes agora.

LI O
'.li

IX

Lembranas teis de aplicao prtica Olhar central Como se obtm a tranqilidade e a confiana em. si O aperto de mo magntico. Lembranas teis de aplicao prtica. Depois que o aluno fixou inteiramente no esprito a teoria da conservao da fora dentro das correntes mentais e o estado que dela resulta, poder ser-lhe til recordar algumas idias novas, mas aproveitveis, que o auxiliaro a pr em execuo mais rapidamente os seus novos conhecimentos.
Tomemos primeiramente o caso em que se pretende- fazer uma impresso favorvel em ocasio difcil. Suponhamos que ides ter uma entrevista com um homem, cuja personalidade sempre vos oprimiu. Digamos que o homem um desses sujeitos grandalhes, gritadores, olhar feroz, pescoo de touro, homem de importncia na sua roda, mas inteiramente desprovido da menor sensibilidade, um "massa-bruta" e cruel. Para uma pessoa educada e sensvel bem aborrecido ter de tratar com tal sujeito, especialmente se tem de lhe pedir um obsquio ou concesso. As naturezas grosseiras gostam de aumentar a humilhao dos que se humilham. Mas vamos ao caso. Vs podeis proceder com esse tipo muito habilmente. O vosso prvio conhecimento e exerccio de conservao das foras defende-vos de qualquer ataque possvel que, em outras circunstncias, le pudesse tentar contra a vossa sensibilidade, servindo-se da vossa fraqueza ou vaidade. Aparecei, portanto, diante dele, com um porte leal e modesto, sentindo com justia que podereis apresentar-vos muito mais favorvelmente, se quissseis faz-lo. S este conhecimento uma fora que transparecer no vosso rosto, malgrado vosso, e que, ir impressionar ou reprimir a fora contrria com que vos ides encontrar. Com a vossa conscincia da fora reservada, comeai a vossa conversao tranqila e confiadamente. Nos vossos modos no deve transparecer nenhum sinal de impacincia, inquietao ou qualquer outro sentimento que no seja uma tranqilidade agradvel e completa, e uma discreta segurana de vs mesmos.

Olhar central. Quando estiverdes falando, olhai para le diretamente, para o meio dos olhos, isto , na raiz do nariz. Imaginai que estais olhando para um pequenino sinal nesse ponto e que estais vendo o ponto fraco do carter desse homem (porque realmente esses homens grosseiros so mesquinhos e fracos), e, portanto, deveis falar quele sinal do homem, entre os seus olhos, e olhar com todo o sossego enquanto falais. Nada

Uma conversa spera facilitada pelo conhecimento das leis das correntes mentais.

de esbugalhar os olhos ou franzir a testa. No tardareis a observar que le muda, com inquietao, a direo do seu olhar. Fazei com que le olhe para vs; fazei com que le conserve os seus olhos fitos nos vossos, enquanto estais falando. Mas quando le falar, desviai a vista; olhai para o seu colete, para os seus sapatos, para qualquer outra coisa que no os olhos. Escutai respeitosamente e, no instante em que comeais a falar outra vez, procurai o pequeno sinal entre os olhos. No faais qualquer dessas coisas ostensivamente. No lhe desperteis a idia de que estais fazendo experincia sobre le. O sossego a vossa chave. Esse homem h de lembrar-se de vs. Qualquer que seja o resultado da vossa entrevista, podeis estar certo de que le se h de lembrar de vs; de que vs procedestes pelo melhor modo que se podia proceder; de que vs produzistes nele uma impresso maior do que le possa admitir consigo mesmo.

Como se obtm a tranqilidade e a confiana em si. Um exerccio que vos dar grande facilidade de maneiras, porte agradvel e confiana em vs mesmo o de praticar sozinho com uma pessoa imaginria. Deveis estar absolutamente s, em um stio onde ningum possa ver-vos nem ouvir-vos. O campo seria o lugar ideal; contudo, fechado com toda segurana no vosso gabinete, estareis livre de ser observado.
Em primeiro lugar, empregai cinco minutos em tomar as respiraes extensas e profundas aspirando o ar com toda a capacidade dos pulmes e expirando-o lenta e compassadamente. Depois, erguei-vos vivamente e dirigi-vos a uma pessoa imaginria do vosso conhecimento. Podeis empregar um espelho para considerar a vossa prpria imagem, ou confiar exclusivamente vossa imaginao o ver uma figura humana. claro que podeis dizer tudo o que quiserdes, por mais extraordinrio que seja, mas deveis pensar cada frase antes yt pronunci-la. Dirigi-vos, pois, imagem em tom forte, pleno, confiado. Arredondai cada slaba e carregai nela. Fazei que as vossas palavras ressoem saindo do peito. Apontai com o dedo, passeai de um para outro lado, empregai gestos que impressionem, dizei e fazei tudo o que desejareis dizer e fazer, como se realmente estivesse presente a pessoa a quem vos dirigis. Este exerccio magnfico. Desenvolver a confiana prpria em todos os que o realizarem, e os seus resultados sero observados por muitos modos indiretos, que eu no menciono aqui por falta de espao, mas que vs imediatamente reco-nhecereis.

Uma conversa interessante e proveitosa com um "esprito vivo".

Meia hora deste exerccio, toda vez que vos sentirdes abatido, ou que preciseis estimular a confiana em vs mesmos, produzir resultados magnficos. E tambm, muitas vezes, o aluno obtm resultados

materiais definidos, pelo poder da auto--sugesto e por meio deste exerccio da palavra falada de forma intimativa. Pedi aquilo de que necessitais pedi-o como se fosse coisa vossa. O aperto de mo magntico. O aperto de mo tambm uma coisa importante nos encontros com outras pessoas. Olhando agradvelmente para o vosso amigo, pegai-lhe na mo com firmeza, envolvendo bem as costas e a palma. No aperteis os dedos. Depois de um aperto rpido e caloroso, retirai vossa mo, passando vossos dedos por baixo da palma da mo dele e to distante quanto possvel das pontas dos dedos dele. o aperto natural da cordialidade e surtir seu efeito. L I A O X

Cultura do olhar magntico Exerccio ao espelho Efeito. Cultura do olhar magntico. Depois que o aluno se convenceu do valor da conservao das correntes mentais, e aprendeu a utiliz-las, realmente no necessita de muito maior auxlio. Contudo, mais alguns meios de desenvolvimento podem parecer importantes a alguns alunos, e passo a mencion-los. Na lio antecedente, descreveu-se o mtodo de fixar um ponto entre os olhos da pessoa com quem se fala. Convm que designemos esse mtodo pela expresso olhar central. No deveis cometer o erro de empreg-lo indiferentemente, em toda e qualquer ocasio. S deve ser empregado com o intuito de causar impresso, quando assim o quiserdes. Poderia suceder que fosseis opressivamente impressivo, o que deve evitar-se. Empregai a vossa fora com tato e discrio. O agrado atraente. Sede agradvelmente impressivo. Quando desejais agradar, como sucede no convvio ordinrio, o vosso rosto deve apresentar uma expresso interessante. No mostreis um sorriso perptuo, pois no h nada menos digno, mas procurai dar ao vosso rosto a expresso natural e tranqila que le teria ao observardes uma cena interessante e apa-ziguadora. Empregai o olhar central com freqncia, mas "fa-zei-o recuar" com agrado, cheio de dignidade. Desta maneira, dareis a impresso conjunta de bom humor e poder. Exerccio ao espelho. Eis aqui um exerccio que auxiliar o desenvolvimento do olhar e da expresso eficiente. Colocai um pequeno espelho diante de vs, sobre uma mesa, ou ponde --vos diante de um espelho grande, com o rosto distncia de cerca de quinze polegadas do vidro. Com um lpis fareis um pequeno sinal ou salincia na raiz do vosso nariz, justamente entre os olhos. Esse sinal deve permanecer durante dez ou quinze minutos e servir para ajudar-vos a concentrar a ateno e o olhar. Olhando para a vossa imagem no espelho, fixai a vista naquele ponto, entre os olhos. Permanecei perfeitamente imvel, olhando fixamente para o ponto central. Procurai no pestanejar. Quando sentirdes que ides pestanejar, em vez de o fazer erguei apenas as plpebras um pouco. Os nervos descansam quase da mesma forma como se fechsseis as plpebras. Este exerccio no dever prolongar-se mais de quinze minutos. Os principiantes acharo difcil o estarem sentados perfeitamente imveis, mesmo durante cinco minutos, mas necessrio aprender este repouso e domnio dos nervos, se porventura o aluno deseja desenvolver-se completamente. Efeito. De manh cedo a melhor ocasio para esse exerccio, quando o crebro est fresco, o corpo descansado e os nervos distendidos. Comear por um exerccio de cinco minutos, aumentandoo gradualmente um minuto cada manh, at que o possais fazer durante doze ou quinze minutos. Ao im de trs dias, aproximadamente, comeareis a observar o poder e a firmeza do vosso olhar. Observareis o olhar fraco e cambiante das outras pessoas. Observareis que mesmo as pessoas de olhar atrevido olham para um ou para outro dos vossos olhos, e que desviam a vista com inquietao, quando vs sosse-gadamente aplicais o olhar central de que elas, claro, no tm conhecimento. O olhar central d-vos como que o estranho efeito de que estais olhando diretamente

atravs da cabea da pessoa visada. E, ao mesmo tempo, alivia-vos do olhar dela ou da impresso da sua vista. O exerccio ao espelho, acima descrito, desenvolve rapidamente um poderoso olhar magntico. Os olhos so a janela da alma, e nas pessoas de grande sensibilidade psquica os pensamentos lem-se, muitas vezes, de olhar para olhar. Deveis, pois, aplicar-vos o mais possvel a desenvolver um olhar potente. Se porventura o aluno usa habitualmente culos, o efeito do exerccio ainda o mesmo, mas ser necessrio mais cuidado para no forar a vista. O fato de usardes culos no enfraquece materialmente a capacidade de cultivar o vosso olhar, e, na verdade, s vezes acrescenta at uma certa fora de impresso. LIO XI

Trs mtodos particulares de irradiao direta da influncia magntica l.o) Fotografia mental 2.) Mtodo do plexo solar 3.) Mtodo muscular. Trs mtodos particulares de irradiao direta da influncia magntica. Em cada um destes trs mtodos, o primeiro passo necessrio o retiro ao silncio. Quer isto dizer que o aluno deve recolher-se num quarto arejado, livre de toda intromisso estranha, colocar-se em posio confortvel, sentado ou encostado, e entregar-se inteiramente, durante uns dez minutos, completa passividade, de corpo e esprito. Todos os msculos devem ser distendidos, todo pensamento perturbador deve ser banido. Quando o aluno sente que est nessa disposio, est apto a empregar um dos trs mtodos para lanar a sua prpria fora em servio ativo. Passo a descrever os trs mtodos.
1.) Fotografia mental. Depois de conseguido o estado tranqilo e passivo, sentai-vos a uma mesa e escrevei uma delineada sugesto, muito simplesmente, numa folha de papel. Escrevei, por exemplo: "Quero que terminem as zangas entre mim e Joo Beltro", ou "Quero que Fulano tenha uma boa impresso a meu respeito", ou ainda "Quero que Sicrano seja levado a fazer isto". Depois de escrever o vosso desejo simplesmente e em breves palavras, acomodai-vos na cadeira com todo o conforto, e olhai para o papel fixamente, concentrando--vos intensamente, mas com tranqilidade, na significao das linhas que estais vendo, e, entrementes, respirando vagarosa, mas profundamente. Tal a fotografia mental. A teoria consiste em que, desta maneira, as correntes mentais eficientes se formam com maior perfeio. Se comeardes por pedidos razoveis e simples, de natureza genrica, tais como a melhoria gradual da vossa sade, o aperfeioamento e a fortificao do carter, melhor memria, gnio mais sossegado, provavelmente logo, desde o momento,

Fotografia mental: formar, absorver e irradiar o fora do pensamento.

obtereis xito e, medida que vos fardes desenvolvendo, pode-reis formular pedidos mais explcitos e entrar em minudncias, como as dos exemplos acima mencionados. Se pedirdes coisas que de modo algum estejam, direta ou indiretamente, em conflito com os direitos ou com a felicidade de outras pessoas, obtereis um certo grau de xito que estar em relao com a sinceridade e inteligncia com que tiverdes adotado nossas instrues.

2.6) Mtodo do plexo solar. 0 plexo solar o centro nervoso da espinha ou medula situado por detrs do vazio do estmago. Alguns cientistas afirmam, e com lgica muito boa, que le realmente um crebro o crebro abdominal e que regula no s certas funes corporais involuntrias, tais como a respirao e a pulsao do corao, mas ainda a natureza emocional do indivduo. Atualmente, alguns sbios consideram o plexo solar como um verdadeiro centro magntico ou magneto nervoso capaz de impressionar a personalidade dos outros, ou de ser por ela impressionado.
Esses sbios operam pelo modo seguinte: Tendo-se entregue ao silncio e tornando-se propriamente passivos, deitam-se de costas, depois de previamente terem despido toda a roupa que, de qualquer modo, possa impedir ou embaraar os movimentos. Tomando uma profunda inspirao, enchem o peito, recolhendo o abdmen ao mesmo tempo. Depois, sustentando a inspirao, recolhem o peito, forando o ar que nele existe e, desse modo, distendendo o abdmen. Em seguida, recolhem o abdmen e, assim, se a inspirao foi ainda mantida, torna-se a estender o peito. Para cada respirao, o peito e o abdmen so recolhidos e distendidos alternadamente, cada um deles cinco vezes, bem rapidamente. Segue-se um descanso de meio minuto e repete-se a operao. Outro descanso de meio minuto e repete-se a operao pela terceira e ltima vez. O aluno atento h de observar desde logo que este exerccio atua diretamente sobre o plexo solar, dando-lhe uma estimulante massagem interna por meio de movimentao dos rgos adjacentes. A parte mental desta idia que o desejo, cuja realizao se pretende, deve ser mantido tranqilamente no esprito, enquanto o exerccio dura, e que o estmulo do plexo solar ou da bateria de nervos lana o pensamento em vibraes que exercem efeitos sobre o organismo nervoso mais ou menos receptivo das outras pessoas de quem se trata. Muito se tem dito sobre a eficcia deste sistema; mas, qualquer que seja a sua virtude em relao ao efeito produzido sobre os outros, certo que ele tem efeito notvel sobre o aluno, em tudo quanto diz respeito a dar-lhe ponderao, tranqilidade e alvio nas depresses.

3.) Mtodo muscular. O terceiro e ltimo mtodo parece estranho ao primeiro exame, mas tornase claro desde que se considere que a Fora, quer se exprima na Forma de inteligncia, de esprito, de gravidade, de eletricidade, de ao muscular, etc, sempre a mesma em sua essncia, Baseado nessa teoria, o aluno, depois de se retirar ao silncio, pe-se de p e contrai todos os msculos do corpo, dando-lhe o estado de rigidez mais intenso que lhe seja possvel. Aqui certamente est uma fora produzida, mas no aplicada. O esprito do aluno fixa-se, ento, inteiramente sobre o desejo que pretende satisfazer. O aluno aplica todo o seu poder e querer em realizao. Ao mesmo tempo, certifica-se de que a fra-expresso fsica (a rigidez dos msculos) se vai transformando em fraexpresso mental. Ele

Estimulao do plexo solar pela teoria da vibrao irradiante.

cultiva o pensamento de que, medida que a fora se vai filtrando para fora dos seus msculos, permitindo-lhes perder a rigidez e tornarem-se lassos, ela vai saindo dele sob a forma mental do seu desejo, e sob essa forma vai atuar sobre as pessoas ou condies de que se trata. Isto tem sido experimentado com xito notvel em assuntos gerais de negcios. Um dos meus amigos, todas as manhs, durante uma semana, praticou este exerccio com o pensamento: "O negcio h de melhorar", e o resultado foi bom. "Por que no continuaste?" perguntei-lhe. "No sei" foi a sua resposta franca; e o aluno provavelmente responderia o mesmo. Uma verdade maravilhosa, experimentada, provada e tendo bom xito, muitas vezes desprezada, porque a sua prpria simplicidade produz falta de f. LIO XII

A f ajuda, mas no essencial F adquirida e xito por meio de idias provocadas psiquicamente As idias soo, muitas vezes, o lao de unio entre o psquico e o material. A j ajuda, mas no essencial. A f, nos precedentes, exerccios de Magnetismo Pessoal, posto que no seja essencial, auxilia a eficcia desses exerccios. Compreendo bem quanto seja difcil para o principiante ter f em coisas de que nada sabe e, por isso, aproveito a ocasio para dizer duas palavras de advertncia sobre o assunto. F adquirida, e xito por meio de idias provocadas psiquicamente. Provavelmente admitireis que a f vos ajudaria com maior rapidez, mas dizeis que no a possuis. Mesmo sem f, podereis desenvolver-vos no Magnetismo Pessoal, mas havendo f so melhores os resultados. Deixai-me, pois, dizer-vos que, se realmente desejais a vantagem que a f poderia dar, para obt-la bastar recusardes considerar a dvida. Isto no custa tanto como parece. O fato de que estais estudando mostra que tendes vontade de aprender. Logo, quereis seguir umas instrues. Recusar dar a menor considerao dvida coisa que de modo nenhum vos causar prejuzo ou enfraquecimento. Tomai isso como uma parte da vossa tarefa, e lembrai-vos de que recusar (mesmo temporariamente) dar considerao dvida praticamente a mesma coisa que ter f, e pode ser feito isso por todo aquele que livremente deseja aprender. Muitos alunos tm sido auxiliados a ascender a pontos difceis pela adoo deste plano (que se poderia chamar negativo) de adquirir f, e ainda estou para ver um aluno sincero que tenha operado assim, sem alcanar xito. O

mentalismo inteligente no pretende que os mtodos h pouco expostos sejam por si ss inteiramente suficientes para produzirem resultados satisfatrios. A f sem trabalho de nada vale, diz a Bblia, e o trabalho sem f quase intil. As idias so, muitas vezes, o lao de unio entre o psquico e o material. Estes mtodos ajudam a levantar uma poderosa vibrao psquica em favor do aluno aplicado. Ento, se le mantm aberto o esprito e espreita as idias, est na trilha do xito. O bem aparece-lhe usualmente em primeiro lugar sob a forma de idias felizes, o que o resultado direto da atividade psquica, auxiliada pela ao proposital do aluno. A idia- , assim, o lao de unio entre o psquico e o material, e apenas resta ao aluno desenvolver as oportunidades criadas para le pelo seu pensamento, ou, para ser mais exato, as oportunidades atradas a le pelo seu desejo. L I O XIII

desenvolvimento consciente do poder-vontade Base cio desenvolvimento do poder-vontade Mtodo mais eficaz de aplicao. Desenvolvimento consciente do poder-vontade. Praticando a conservao das foras mentais irregulares, conforme se disse nas primeiras lies, o poder-vontade do indivduo desenvolve-se inconscientemente. Deve-se, no obstante, desejar um desenvolvimento consciente, do qual resulta um aumento da confiana do aluno em si prprio, embora le no compreenda como isso possa acontecer. Base do desenvolvimento do poder-vontade. Basta dizer que a realizao proposital de qualquer coisa difcil, por menos importante que seja, refora a vontade. Comeai por qualquer coisa trivial, como, por exemplo, desenhar, ao mesmo tempo, numa folha de papel, um crculo com uma das mos e um quadrado com a outra. Habituai o vosso esprito a faz-lo, com o firme propsito de o realizar. Quando, por fim, o tiverdes conseguido, sentai-vos e absorvei a convico de que conquistastes alguma coisa s pelo poder--vontade. Juntai essa convico vossa bateria de acumulao, e passai a outra qualquer coisa mais prtica, porventura algum problema intrincado da vossa vida domstica. Habituai o vosso esprito a faz-lo. Empregai toda a convico relativamente fora que vs tendes estado a armazenar e no a abandoneis. De cada vez ganhareis e ficareis mais forte do que anteriormente. Mtodo mais eficaz de aplicao. O homem de poder--vontade mais eficaz no aquele que cerra os dentes, retesa os msculos, franze as sobrancelhas furiosamente e se aplica sua tarefa de um modo abrutalhado. Pode ter xito, mas gasta energia indevidamente, e no pode competir como o homem sossegado, inteligente, tranqilo e cheio de confiana. Este ltimo entrega-se sua tarefa refletidamente. Se depara com o mau xito, sorri e recomea resignada e pacientemente, acreditando no seu prprio poder de conseguir o que pretende. Para le, esse trabalho no significa um combate, como para o outro homem; significa apenas um perodo de atividade inteligente, que tem um nico resultado possvel o xito. L I O X IV

Os mtodos de projeo ativa no so absolutamente necessrios Relao entre o mental e o material Processo de induo Projetar a fora pela afirmao Alguma preparao imprescinivelmente necessria.

Os mtodos de projeo ativa no so absolutamente necessrios. Revendo este Curso, que estou quase a terminar, algum aluno pode dizer: "Fizestes-me entender, com bastante clareza, como que eu posso armazenar a fora que significa poder para o indivduo, mas seria preciso saber corno posso projetar ativamente essa fora." Seria talvez o caso de remeter tal aluno para a lio XI, mas compreendo: le precisa de alguma coisa mais imediata e pessoal. Normalmente no necessrio projetar ativamente a fora. O fato de serdes o possuidor de uma fora consciente o bastante para atrairdes o interesse, a confiana, o amor, o respeito das pessoas com as quais conviveis. evidente que haver vantagens mais materiais: vrias portas, que no passado se haviam fechado para vs, agora se abriro. Antes no havieis compreendido que o domnio das coisas materiais tem de ser obtido por uma aproximao inteligente e harmnica, empregando os canais mentais. Relao entre o mental e o material. Usarei como exemplo uma analogia. Imaginai um lago com uma bela ilha no meio. A ilha representa alguma coisa material que desejais a riqueza, por exemplo. A gua do lago representa as condies mentais que a cercam. O vosso natural desejo precipitar-vos impetuosamente para a ilha. Encontrai-vos a debater com a gua condio mental. Esta, embora intangvel, constitui uma barreira real. Para alcanardes a ilha, tendes que aprender a nadar. Isto , deveis aprender a dominar as leis dos arredores mentais, antes de poderdes atingir resultados mentais. No se justifica o desejo impaciente do aluno no sentido de realizar uma projeo ativa de sua fora. Quando le entender o mtodo passivo, mais lento, porm mais eficiente, ento seu xito estar plenamente assegurado. Processo de induo. Tendo em vista a teoria eltrica, bem demonstrada, que a passagem de uma corrente prxima de um outro condutor produz nesse condutor uma corrente simptica, suponhamos que vs desejais impressionar ou influenciar uma pessoa com quem acabais de travar conhecimento. Fixai no vosso esprito o fato de que essa pessoa um instrumento pelo qual passam correntes mentais; e que vs sois um instrumento que no s produz, mas tambm recebe e guarda aquelas correntes que desejais. Por isto, podeis comear com deciso a "puxar por le" na conversa, empregando judiciosamente o olhar central. Dedicai todo o vosso tato e cincia a fazer isso de um modo discreto, no importuno, mantendo ao mesmo tempo com firmeza toda a vossa fora; por assim dizer, puxando-vos para dentro. Pelo ato de fazerdes passar diante dele as correntes mentais, sob a forma de perguntas ou sugestes hbeis, vs despertais nele correntes simpticas que manifestam seus gostos e averses. Estimulando e satisfazendo, no decorrer da conversa, tais gostos e averses por meio de uma constante subcorrente de aprovao expressa sutilmente, no tardareis a conseguir que le esteja em completa vibrao convosco. Isto , le gosta de vs, e prefere estar convosco a no estar. No cometais o erro de empregar lisonja barata, que s atua sobre os espritos muito fracos; procurai criar em vs mesmos uma corrente de interesse amvel e genuno. Podeis conseguir isso, expulsando do vosso esprito os outros interesses.

Mtodo muscular ou transformao direta da fora fsica em fora psquica.

Com o conhecimento das leis de- induo e atrao, que existem entre as correntes mentais, achareis que a prtica de atrair as pessoas se torna uma cincia fascinadora, No as atraireis por necessitardes delas, mas simplesmente para exercitar o vosso poder e estudar a ao da lei sob circunstncias vrias.

Projetar a fora pela afirmao. Outro mtodo de projeo ativa da influncia o que emprega a afirmao. Por exemplo, estais numa reunio mundana e desejais que uma determinada pessoa procure de modo prprio ser-vos apresentada; podeis empregar o processo seguinte, variado conforme as circunstncias. Este processo tem dado resultado em centenas de experincias, quando as condies no so absolutamente contrrias.
Escolhei bem o paciente da vossa experincia. Passai diante do seu campo de viso tantas vezes quanto possvel, mas sem ser importuno. Empregai o olhar central, com tranqilidade e agrado, todas as vezes que le olhar para vs. Ao mesmo tempo, ide repetindo mentalmente, como se estivsseis a falar com le: "Vs quereis falar-me. Vs quereis falar-me." Fazei disso uma afirmao vigorosa e procurai incutir-lha, por assim dizer, por meio dos vossos olhos. Alguma preparao imprescindlvelmente necessria. E claro que nenhum mtodo de atrao, ativa ou passiva, tem o menor valor, se o aluno deixar sair a sua prpria fora acumulada, iso , se le despreza a constante conservao da fora, conforme se descreveu nas primeiras lies. Mais ainda: no se pode aconselhar, nem razoavelmente possvel empregar qualquer dos mtodos diretos que tm sido mencionados, sem que o aluno tenha assimilado os princpios gerais da cincia, esboados nas precedentes lies. Tudo o que se adquire custa o seu preo: neste caso do Magnetismo Pessoal o preo a absoluta supresso da vaidade em toda e qualquer das suas inmeras formas. LIO XV

Concluso da Primeira Parte Mais algumas palavras antes de vos deixar. Senti prazer ao escrever este Curso. Parece-me que est completo e que vos d justamente a informao que le pretendia dar. Uma advertncia: guardai-vos dos maus hbitos. Os maus hbitos so os maiores distribuidores do Magnetismo Pessoal. Todo aquele que escravo de qualquer mau hbito, mental ou fsico, pode perfeitamente atribuir a esse fato a sua falta de

personalidade magntica. Os maus hbitos so uma fora, que se inclui no captulo geral da Tentao. Podem, pois ser tratados como se indicou numa lio anterior; a sua fora pode ser arrancada e armazenada dentro de vs, e os seus maus efeitos podem ser neutralizados. E agora, como explicao final, recordai-vos disto: Aprendestes a conservar e a projetar esta Fora, a que damos o nome de Magnetismo Pessoal. Nunca deveis esquecer que, por um mero esforo da vossa vontade, podeis, em todas as ocasies, desafiar aqueles que, pela aproximao mental, pretendam retirar fora de vs. Estais prova de tais saques quando sois positivo e autocontrolado. Em todo o decurso destas lies, eu procurei, sem afirmar este fato em tantas palavras, dar-vos a impresso de que estais aprendendo a fazer de uma fora, que por si prpria no tem individualidade nem inteligncia, uma parte de vossa individualidade, uma parte de vs mesmos, pela imposio de vossa vontade sobre ela. Sabeis, pois, finalmente, que o Magnetismo Pessoal muito poderoso, quando a Fora e a Vontade operam juntas em harmonia e unidade, e se tornam um todo nico. Segunda Parte AS QUALIDADES MAGNTICAS LIO XVI Introduo Preliminares Formos de influncia A Confiana. Introduo. No intuito de tornarmos este trabalho ainda mais interessante, se possvel, vamos adicionar-lhe mais alguns ensinamentos e exerccios dignos da mais alta ponderao e constante prtica. Constituem eles a substncia do que de melhor se tem escrito sobre este assunto no Velho e Novo Mundo, a essncia dos excelentes mtodos do Rvmo. Paulo Weller, do Dr. La Motte, do professor americano Clark, compendiados pelo distinto investigador espanhol D. Vicente Garcia Ruy Prez, no seu primoroso livrinho Magnetismo Pessoal, que fecha com chave de ouro, estampando o mtodo indiano para o desenvolvimento da vontade. A estes, agregamos trabalhos de outros investigadores, que julgamos indispensveis para tornar este livro, embora sob uma aparncia modesta, um vade mecutn de sumo valor para todos aqueles que tm lutado em vo contra o infortnio e desejam, a todo transe, elevar-se e progredir. le fornece os meios mais eficazes que at hoje se conhecem para melhorar rapidamente a situao de cada um. Antes, porm, de darmos o contedo dos referidos mtodos, julgamos acertado preced-los, em resumo das preciosas consideraes e conselhos contidos na pequena, mas valiosa, obra acima citada. O livro Magnetismo Pessoal, por ser uma exposio dos mtodos de diversos autores, nem sempre apresenta uma perfeita unidade de vistas, apresentando mesmo algumas redundncias. Este leve seno, porm, se prejudica o valor literrio da obra, nem por isso lhe tira o valor cientfico, o seu valor intrnseco, que o que mais interessa ao leitor. Feitas estas ligeiras consideraes, entremos no assunto. A possibilidade extraordinria que todos possumos de influenciar os nossos semelhantes, em estado de viglia, to natural como o andar. Todos, mais ou menos conscientemente, a executamos, mas a executamos mal, e precisamente o fim principal desta obra facilitar aos estudiosos perseverantes os meios infalveis para que possam mudar radicalmente, e num prazo relativamente breve, a corrente atual da sua vida, convertendo o fracasso em xito, o infortnio em ventura.

Nessa afirmao categrica fica assinalada a grande importncia, o valor excepcional e imenso dos ensinamentos contidos nas linhas que seguem. Com o fim de tornarmos esta obra acessvel a todos, no entramos aqui em largas explicaes de doutrinas, prprias de um trabalho de maior flego, e deixando de parte os termos tcnicos, usamos de uma linguagem ch, ao alcance da maioria a que ela se destina. Preliminares. Oferecemos-vos o estudo de um assunto novo e interessantssimo, posto que as verdades em que se funda sejam to antigas como o mundo, e to simples que, para alguns, parecem sem valor. Entretanto, sobre essas verdades que se assenta o Magnetismo Pessoal, e, quanto mais se aplicam aos usos da vida, tanto maiores so os resultados que se obtm. indispensvel trabalhar ativamente e com perseverana para desenvolver as faculdades que todos possumos e conseguir que, quase imperceptivelmente, o nosso poderio cresa e aumente num grau incalculvel. O primeiro requisito para se obter uma presena magntica a sade; sem ela nada se pode fazer. A fora da mente se relaciona com a condio do corpo, de tal modo que, quando este enfraquece, aquela se ressente. O magnetismo uma fora nervosa e em nossos nervos vivemos, de maneira que falta de vitalidade diminui em grau correspondente a nossa fora nervosa. O primeiro esforo, pois, h de encaminhar-se para recuperar a sade, se foi perdida; e o segundo, para conserv-la em bom estado. Para tal fim muito conveniente abandonar o uso das bebidas alcolicas, carne de porco, pastelaria, doces, ch, caf e todos os estimulantes, buscando somente os alimentos mais puros, e nada que nos possa causar dano, ainda que nos lisonjeie o paladar. A regularidade nos costumes e o evitar excessos ativam nossas foras latentes e as aumentam. A influncia magntica trplice na sua forma e emprega como agentes os olhos, a voz e as mos. O olhar inquieto, exaltado e movedio infunde receios, enquanto que o olhar sereno, firme e desapaixonado inspira confiana e determinao. Os movimentos bruscos e gestos desagradveis repelem e, amiudadas vezes, aniquilam qualquer bom efeito que se tenha conseguido causar com a conversao. Deve haver a maior sobriedade no emprego deles. Se a isto se ajuntar uma voz inculta e spera, no nos surpreender que pessoas de certo merecimento passem a sua vida de fracasso em fracasso. Ao contrrio, as atitudes adequadas, naturais e elegantes, acompanhadas de uma voz agradvel e de tons bem modulados, produzem um efeito que se retm muito tempo depois de terem sido esquecidas as palavras. Outro importantssimo acessrio para o desenvolvimento do Magnetismo Pessoal a vontade que regula a quantidade e energia da fora que se emprega e, alm disso, determina a sua natureza. A vontade o poder que dirige as foras e as envia tarefa que se tem de efetuar, mas cumpre distinguir entre a vontade e a teimosia, assim como entre a vontade e o desejo.

A vontade quer, determina uma resoluo fixa e firme. O desejo, muito mais fraco, uma aspirao; denota um intento somente. Por meio de exerccios adequados, a vontade pode desenvolver-se como qualquer outra faculdade. A prtica seguida fortalece e aumenta a vontade, mas em compensao, se no se emprega, definha pela inao. Cumpre educar a vontade, porque o xito depende inteiramente dela. O elemento final do Magnetismo Pessoal a confiana no seu poder. Aquele a quem falte confiana em si prprio ser o joguete de todas as mentes fortes e obedecer a todas as influncias. Incapaz de sustentar-se por si s, depende dos outros aos quais se chega e lhe servem de sustentculo. Recai no infortnio, quando fica abandonado a si mesmo. Ocupar sempre um posto inferior e, enquanto no vencer por si mesmo essa condio prejudicial, no ter xito em nada, nem poder ser feliz. Precisa aprender a no depender seno de si mesmo. Assim como pode fazer certas coisas, poder fazer outras. Importa muito no desanimar diante dos fracassos; se os no houvesse, no haveria xitos. O superar dificuldades a prova do magnetismo. A confiana em si mesmo no significa orgulho, nem egosmo, mas sim, perfeito domnio, educao absoluta, correo completa. Aquele que fr modesto no seu trato, calmo e cnscio do seu poder, e confiar ilimitadamente em si mesmo, esse ser o mais magntico. O trato engendra confiana, mas no deve nunca descer vulgaridade ou a qualquer outra das caractersticas das pessoas mal-educadas. Devemos possuir sempre um conhecimento exato e to profundo quanto fr possvel das pessoas ou coisas a quem dirigimos a nossa ateno. Isso s se consegue com paciente aplicao e estudo. Antes de podermos falar de uma coisa com clareza e segurana, carecemos de conhec-la e estar familiarizados com todos os seus pormenores. Deste modo adquirimos conhecimento seguro e ganhamos a confiana prpria e alheia. Antes de podermos esperar influenciar a alguns, devemos primeiro descobrir os nossos pontos fracos e fortes, para robus-tecermos os primeiros e aplicarmos os outros eficazmente; mas, antes de intentarmos .isso, devemos ter a maior confiana em ns mesmos para convencer-nos da prpria habilidade e ocupar--nos sem temor no trabalho que nos convenha. Para facilitar o estudo e para proceder a um auto-exame, responda o leitor s seguintes perguntas: " calmo e comedido?" "Altera-se facilmente?" "Manifesta as suas impresses, quando recebe boas ou ms notcias?"

"Tem amor e dios violentos?" "Irrita-se estando s, quando as coisas no andam a seu gosto ?" "Pode conter-se em presena de sua famlia e de amigos?" "E em presena de estranhos?" "Diz ou faz inopinadamente coisas que, pouco depois, lamenta ter dito ou ter feito?" "Equivoca-se quando julga fatos de pouca monta?" "Engana-se a respeito de assuntos transcendentes?" "Est contente com a sua situao atual? "Sofre por ninharias?" "Passa as noites acordado?" "Padece de dores de cabea ?" " nervoso?" "Molestam-no certos sons?" "-lhe aborrecida a aproximao de certas pessoas?" "Repelem-no outras?" "Como trata as pessoas que reconhece serem-lhe superiores?" Das respostas que der, poder deduzir a necessidade de robustecer os pontos fracos e manter o nvel dos pontos fortes. Formas de influncia. A vida s tem valor quando influenciada pela cultura e pela educao. Isto exato tanto em relao ao homem como em relao a toda a natureza. A tendncia sempre para baixo. O que o cuidado para a planta, a educao para o homem. Abandonado a si mesmo, este degenerar invariavelmente. A tendncia para o descenso notria em toda parte. Toda tendncia para flutuar fraqueza e tem sua origem na carncia de uma direo, na falta de um fim ou objetivo bem definido na vida. Essa ausncia de finalidade, de propsito, devida a estar a vitalidade enfraquecida, o que, por sua vez, implica falta de magnetismo. Conseguintemente, para ser magntico, h de se ter um objetivo concreto. A natureza de tal objetivo varia com o indivduo. Uns se propem adquirir riquezas, outros uma posio culminante na sociedade, sobressair-se nas artes ou cincias, distinguir-se na poltica, etc, e assim todos. O fracasso ou xito est diretamente relacionado com a natureza do fim que cada um se prope e com a constncia com que busca a sua realizao. Com maus desejos uma pessoa no pode adquirir magnetismo.

Com inteno absolutamente pura e uma forte vontade, consegue-se o melhor magnetismo e no se pode deixar de alcanar resultados favorveis, seja qual fr o objetivo. Mas antes de podermos formar uma inteno estritamente honrada, necessrio aprendermos a cultivar o pensamento na honradez. Deve o leitor desde j cultivar a honradez absoluta, no fazendo conluios com a astcia, a velhacaria, o estratagema ou a maldade em nenhuma das suas formas. Eleva-se sobre qualquer dvida e mantm-se firme e forte na cspide da retido e da verdade. Seja qual fr a sua vida, nunca faa, pense, fale ou intente uma falsidade nem nada que com ela se parea. Um pensamento honrado e amante da verdade, num crebro forte, o verdadeiro magnetismo e a mais poderosa vontade, e, como fatos indiscutveis, devem cultivar-se. Nunca diga mentiras nem mesmo de brincadeira. No exagere mritos mas tambm nunca os rebaixe. No lisonjeie nem menospreze outrem; ambos os modos so errneos. Seja exatamente correto. No passe adiante um conto ou uma anedota que contenham alguma falsidade, ainda que esta seja to manifesta que no possa enganar ao mais simplrio. Seja sincero, dizendo as verdades tais como so, sem variantes nem exageros. Conclua sempre o que principiou e no permita que ningum, nem coisa alguma, desvie a sua ateno. Se a observao e o estudo o tm familiarizado com as leis da vida, h de ter notado que influncias e contra-influncias se entrecruzam na nossa mente e a afetam, alterando a corrente do pensamento. Devido a elas, mudamos de inteno e deixamos de conseguir o que desejamos. Para dominar essas circunstncias, importa cultivar o pensamento direto desde este momento. A confiana. O xito na vida quer da mente, do corpo ou dos negcios, quer na aquisio de conhecimentos, felicidade, riqueza ou poderio, depende da harmonia do seu pensamento e da fora da esperana. Aquele que dotado de um carter ntegro, de uma natureza franca e que possui uma determinao firme e invarivel, alcana sempre todas as vitrias honestas que se podem conseguir na esfera do poder de uma pessoa. A razo de muitos fracassarem e ficarem condenados a ve-getar nas fileiras da mediocridade pode-se atribuir confuso do seu sistema nervoso, inarmnico, que no se consorcia com os propsitos da mente. Essa condio afeta as pessoas de diferentes modos e de acordo com o grau de inteligncia que cada qual possui. Um ignorante ou rstico pode ser relativamente feliz, nesse estado, por no haver conhecido nem aspirado a nada melhor; ao mesmo tempo que, em igual estado, outra pessoa de maior capacidade intelectual se repute muito infeliz, sendo a sua vida um constante desengano e um fardo insuportvel.

A desarmonia interior deve ser cuidadosamente estudada porque estamos todos sujeitos a ela, em maior ou menor grau. Algumas pessoas so mais rigorosamente afetadas por esse estado de desarmonia interior e nunca se libertam. De nada serve buscarmos o remdio fora de ns mesmos. Mantenha sempre, no trabalho como nas diverses, a dignidade que impe respeito e lhe possibilita o uso integral de suas faculdades. O xito daqueles que nunca perdem a calma. A excitao do indivduo revela-se principalmente pela voz, que pode se elevar demais ou tornar-se muito grave. Lembre-se de que, se, algumas vezes, voc tem que ser humilde, outras vezes tem que ser altaneiro. Antes de fazer alguma coisa que no lhe seja habitual, pense maduramente para prever o seu resultado. Antes de falar em voz alta sobre algum assunto importante, diga-o a si mesmo mentalmente e trate de ouvi-lo para averiguar como soar. Observando-se esta prtica, bem depressa se adquirir o hbito de ponderar previamente as aes e palavras, evitando-se, assim, o que no for adequado. Cumpre no irritar-se. Para isso, indispensvel esforar-se para estar sempre de bom humor e tratar de achar alegre a vida. O temor mortifica e enerva; prejudicialssimo e nos incapacita para toda ao magntica. A excitao , como a irritabilidade, indcio de fraqueza, e convm no se deixar vencer nem dominar por ela. Se na sua companhia estiver algum excitado, mantenha-se calmo, que le naturalmente se tranqilizar. Se voc fr provocado por algum, no se excite, no responda ao desafio, e tudo terminar bem, porque bem certo o adgio. Quando um no quer, dois no brigam. Se obtiver triunfo em algum assunto, no se exalte; se houver cometido um engano, confesse-o francamente e d as satisfaes necessrias; que o sangue frio presida a todos os atos da sua vida, e voc ter dado um grande passo para a felicidade. A ansiedade uma condio mental que, afetando o nosso ritmo respiratrio, nos causa uma perda de fora nervosa. A vitalidade adquirida pelo sistema nervoso por meio do oxignio do ar que respiramos. Na. ansiedade, inspiramos menos ar do que necessrio para nos mantermos com sade. No h necessidade de acentuar as causas reais ou imaginrias que produzem a ansiedade. Sempre cometemos erros, sofremos perdas e encontramos dificuldades. Mas para que nos ocuparmos com o passado ou interrogarmos o futuro, quando o presente est cheio de oportunidades que reclamam a nossa imediata ateno?

O mau vzo de buscarem-se preocupaes comea sempre por muito pouca coisa e logo cresce at o tamanho de uma montanha. Os que sofrem ansiedade tornam-se inteis para si mesmos e quase imprestveis para os outros. bom nos prevenirmos contra as enfermidades e o infortnio, que, a no ser assim, nos surpreenderiam; mas vai grande diferena entre afastar-se para deixar passar uma carruagem e prse a chorar pelo risco de ser atropelado. O primeiro um ato de precauo devido ao raciocnio; o segundo c uma viso de infortnio criada por um crebro fraco. Evitem-se os erros, a misria e a desgraa. No se abandone nenhum dever e adquira-se tudo quanto honradamente se possa conseguir. Procurem-se as diverses lcitas e amem-se a verdade e o bem; mas no nos entreguemos ansiedade que contm todos os germes que destroem a vida, o corao e o crebro. Deixemos de lado a inquietao sem motivo, inimiga da ambio sadia e da felicidade. Caminhemos para a frente com o firme objetivo de mudar o curso da vida, e o Triunfo ser certo. LIO XVII

A vontade Eficcia do magnetismo Domnio magntico O pensamento. A vontade. Sendo sabido que, para ser magntico, necessrio ter uma confiana ilimitada, domnio sobre si mesmo e um firme e claro objetivo a realizar, vamo-nos ocupar de outro aspecto muito importante, que o estudo da vontade. No tm sido devidamente apreciadas as faculdades intelectuais do animal e, muitas vezes, so eles considerados como desprovidos de inteligncia. A observao, no entanto, nos ensina que entre a mentalidade dos animais e a dos homens h apenas diferena de grau. Em certos casos no h mesmo nenhuma diferena. A vontade humana difere da vontade do animal especialmente numa circunstncia, a saber: a do animal fixa, e quando determina uma coisa procede imediatamente sua execuo. No retifica as suas resolues nem efetua mudana alguma nelas. Os animais selvagens fogem com a cauda metida entre as pernas, quando, ao primeiro instante, no logram o seu intento. A formiga irrita-se e enfurece-se, quando alguma coisa lhe intercepta a passagem. A explicao desse procedimento consiste no fato de que, havendo resolvido fazer uma coisa, a vontade do animal se aferra, se fixa na sua determinao e no quer empreender outra ao, ainda que as circunstncias a estejam requerendo. A vontade fixa do animal a teimosia no homem que, com tal procedimento, no denota fortaleza, mas, sim fraqueza. Uma vontade forte uma fora sempre alerta, sempre ativa.

Se um mtodo no prevalece, busca outro e outro, at conseguir o fim proposto. Se sobrevm obstculos, a vontade os remove ou, quando no, inutiliza-os, circunvalando o caminho at que se torne desembaraado. Uma vontade realmente forte no sabe o que so fracassos nem pode fracassar, porque cria recursos apropriados ocasio e continua sempre para diante. O que o seu destino deve ser, cada qual deve determin-lo por si mesmo. "A sade fsica e moral, a fora, a influncia pessoal, a felicidade diz Durville no so presentes do cu; no os recebe seno quem os merece, pois que se acham por todas as partes na natureza e cada um pode tom-las a seu bel-prazer. A felicidade um dos sinais mais evidentes de uma individualidade forte, mais evolucionada, mais desenvolvida, mais perfeita, ao passo que o infortnio indcio de uma individualidade pusilnime e atrasada." Deve-se, porm, aspirar somente quilo que fr possvel alcanar-se. Se um jovem de clara inteligncia e razovel habilidade deseja obter um elevado emprego, est perfeitamente de acordo com as suas foras, porque, se encaminhar todas as suas energias para esse fim, pode ficar racionalmente certo do seu xito, enquanto que, a um velho inepto, aspirar mesma coisa seria uma toleima. "Querer poder, disse o escritor acima citado com a condio de no querer seno o que fr possvel e saber fazer uso da vontade." Qualquer desejo pode ser realizado dentro de certos limites. Um valioso auxlio nesse assunto a cultura do pensamento na retido e honradez. "Repare bem diz ainda Durville que os pensamentos de bondade, benevolncia, alegria, esperana, valor e confiana, possuem em si e por si mesmos um poder organizador que assegura a nossa sade fsica, atrai para junto de ns tudo quanto bom e prepara a nossa felicidade, enquanto que a maldade, o dio, a indolncia, a tristeza, o desespero constituem foras destruidoras que arruinam nossa sade fsica, nos fazem detestados de quantos nos rodeiam e nos arredam do que bom, preparando-nos assim a infelicidade. "As pessoas boas, benfazejas, perseverantes, alegres e cheias de esperanas, so atraentes; possuem j a personalidade magntica at um certo grau; e tm naturalmente todas as qualidades requeridas para desenvolv-la rapidamente at um pouco mais elevado. Os malvados devem converter-se, seno em bons, pelo menos em melhores. Os desesperados, os que no chegaram a coisa nenhuma, devem compreender que o fracasso devido sua insuficincia, sua inpcia, sua ignorncia, e devem aprender para obter algum resultado. Para estes ltimos, a tarefa ser mais longa e difcil do que para os primeiros, porque se acham menos avanados na jornada da vida, menos evolucionados; mas compreendem, tambm, que podem mudar de carter, ser melhores, mais simpticos, mais hbeis e que, ento, a felicidade que to obstinadamente se lhes escapara, vir para eles to depressa quanto maiores forem os esforos que empregarem para obt-la. Deste modo encurtaro o caminho que deve conduzi-los ao fim almejado, passando por uma estrada mais direita, melhor conservada, mais segura. Lucraro, assim, um tempo precioso. E, segundo o provrbio ingls, Tempo dinheiro.

Muitos fracassos devem ser atribudos ao fato de ter sido abandonado ou descuidado algum princpio fundamental. Os que nunca triunfam so os que se deixam ir ao sabor das correntes, sem roteiro fixo. No visam nenhum fim definido e concreto, e dedicam a sua ateno a todas as novidades que se lhes deparam. Sendo entusiastas, as suas energias se perdem, porque se dispersam em diferentes sentidos. A direo do pensamento consiste em fazer convergir todas as suas energias para um s ponto. Cumpre ter sempre presente o fim para o qual nos dirigimos; no devemos deixar de lado a mais insignificante mincia, nem nos ocuparmos de coisa alguma que no se relacione direta ou indiretamente com o objeto que temos em vista. Eficcia do magnetismo. Para conseguir a direo dos indivduos, e uma vez adquirida, torn-la proveitosa, nada h mais eficaz do que o magnetismo. Esse poder eleva todas as pessoas e afeta favoravelmente aquele que o exerce, ainda que seja temporariamente. Gera a convico de que o ser superior o mais agradvel, o que melhor conhece as coisas e o que mais til. O magnetismo favorece sempre. Exerce uma atrao suave e graciosa, real e positiva, que causa prazer, irradia vitalidade exuberante e a envia onde seja necessria. O magnetismo o poder do indivduo e o atrativo da sua personalidade; , ainda, pelo menos em parte, um meio de aplicao da sua energia. Qualquer coisa que atraia para ns uma disposio favorvel de algum auxlio, assim como tudo o que repulsivo dificulta o exerccio desse poder. A violncia de pensamentos, sentimentos e aes tem impedido, em alguns casos, a marcha do xito, quando, com habilidade e brandura, se teria chegado a le. Os hbitos pessoais de alguns indivduos repelem com freqncia aqueles que desejariam ser seus amigos. H quem suponha que o magnetismo o resultado de um temperamento especial; porm no tal coisa. O temperamento magntico, se desenvolve pelo meio de viver, regime e conduta que tendem a conservar as energias. Qualquer pessoa sria pode desenvolver em si mesma tal temperamento; mas aguardar que le surja espontaneamente, sem dedicar-se ao seu estudo e prtica, seria esperar em vo. A condio magntica tempera os caracteres e indubitavelmente necessria, porque, como meio compensador, produz um grande bem ao seu possuidor nas lutas e angstias. Nenhum homem pode ter melhor amigo nem mais constante defensor e auxiliar do que o temperamento magntico.

Nenhuma mulher estar to disposta a cuidar de si mesma no mundo, repelindo a agresso sem ofender ou sentindo a sua superioridade em relao ao homem comum, do que aquela que possui o temperamento magntico. Muitas vidas tm mudado radicalmente, graas ao uso do magnetismo. O proveito no se obtm somente com o estudo terico; necessrio praticar tambm e, sobretudo, adotar uma resoluo firmssima da vontade. O magnetismo engrandece o futuro. Assim como a vida uma acumulao de dias, o homem uma acumulao de sua mente. Estudemos a sua cabea. O rosto formado por um conjunto de cordas a que chamamos msculos e cada lado deles tem dois movimentos, um para puxar as carnes para trs e outro para traz-las de novo ao seu lugar. A ctis cobre as carnes e um tecido ao qual se ligam pequenos msculos capazes de dar ao rosto todas as formas de expresso. Cada pensamento nos mostra a sua ndole, de um modo ou de outro, graas a essa condio. , pois, lgico que, se a pele suave, quando estirada, se enrugue quando se relaxe ou contraia pelo desgosto. Sendo o magnetismo, como , uma tenso sadia que des-tri todo o indcio de fraqueza, transforma o rosto, arredon-dando-o em todos os sentidos e encurtando a sua forma alongada. A sensao do prazer produz este efeito, ao passo que o pesar alonga e contrai o rosto. Todas as partes da cabea participam destas modificaes e, estudando o rosto dos circunstantes, observaremos a exatido desta lei. Quando franzimos os sobrolhos, alguma coisa nos fz mal, alguma idia desagradvel nos passou pela mente, causando--nos desgosto, ou algum temor nos assaltou, tirando-nos a paz do crebro e do sistema nervoso. Uma palavra desagradvel pode causar uma ruga, que se faz mais profunda de hora para hora. A fronte carrancuda alonga e adelgaa o rosto visivelmente, e nenhum rosto to repulsivo como o que demasiadamente estreito. As linhas que ficam aos lados da boca crescem retas ou curvas, conforme somos magnticamente positivos ou negativos. s vezes, as faces se encovam e as narinas se prolongam e se afinam. O nariz exageradamente delgado denota crueldade, segundo se diz, e pode, com efeito, ser assim, pois que o centro do rosto o ponto da emoo inteligente, da mesma forma que os msculos da fronte indicam as faculdades de raciocinar. cinismo duvidar da retido do motivo do procedimento alheio, buscando alguma coisa de interessado e malvolo nas aes boas, como, por exemplo, censurar a caridade, atribuindo-lhe af de notoriedade ou alarde de virtude.

cnico aquele que passa o dia todo censurando os outros. Os efeitos desse proceder se manifestam nas feies: as sobrancelhas se carregam, a fronte vinca-se de rugas de dvida, o nariz se afila por crueldade e os extremos da boca tendem para baixo. O modo de evitar isso consiste em formar novos hbitos e, por uma determinao da vontade, proibir-se de ter dvidas. prefervel encarar as coisas pelo lado bom. A crtica adversa contramagntica. Se no se pode dizer bem de uma pessoa, no se diga nada. A, censura h de ser sempre nobre e generosa, sem necessidade de mentiras, exageros e animosidades. Nunca busque o mal, e sim o bem. O hbito de aplicar a tudo a mansuetude, o amor e a bondade recompensa amplamente a quem o segue, dotando-o de temperamento magntico que desfaz as rugas, afugenta a tristeza e engrandece o porvir. Domnio magntico. A arte de governar as pessoas tem muitos aspectos. Pode consistir na fora fsica, quando esta real em relao ao antagonista. A obedincia pode resultar tambm do temor da convenincia ou do desejo de seguir algum em quem se haja depositado a maior confiana. Um agente de polcia, por exemplo, fisicamente mais forte do que o malfeitor a quem detm, induz este a acompanh-lo pela fora da sua vitalidade muscular, e este o domnio pela fora fsica. Se outro policial, menos musculoso do que o criminoso, fizesse igual deteno, venceria pela energia de sua vontade, e este meio seria magnetismo fsico. H outras muitssimas formas de influncia que convm estudarmos, porque nos permite atrair e conjugar as vontades ao nosso desejo. Convm advertir, desde logo, que o buscar vantagens para vencer antimagntico, porque no nobre; melhor ganhar a boa vontade sem violncia de nenhum gnero. O domnio magntico deve comear por simples afinidades, entendendo-se por afinidade a coincidncia de gostos, inclinaes e juzos, com outras pessoas, pelo menos no momento. Este o cimento, a base do futuro edifcio, porque seria tolice pr-se uma pessoa em contradio com o indivduo a quem deseja dominar. A natureza humana ope-se resolutamente discordncia e contradio clara e manifesta. Alm disso, no necessrio humilhar para vencer. A afinidade pode estabelecer-se sempre, ainda quando o modo de ver o caso seja diverso, procurando-se, para principiar, um ponto no qual exista o acordo comum; mas sempre, segundo todas as regras, deve ser cuidadosamente evitado o antagonismo declarado. Uma pessoa de forte temperamento magntico pode arrastar tudo quanto esteja diante dela. No devemos desejar conquistas fceis. Poder suceder, algumas vezes, que uma vontade superior nossa esteja em contradio conosco. Em tais casos, se no pudermos vencer, devemos manter ntegra a nossa vontade, sem permitirmos a ningum que se torne vencedor nosso.

Nessa poca, o corpo h de estar livre, o pensamento ainda mais livre e o poder da vontade absolutamente livre. As afinidades simples se formam manejando destramente a conversao. conveniente evitar um acordo apenas aparente, pois que o antagonismo poder ser percebido. Quando h verdadeiro antagonismo a conversao pode se transformar numa batalha de inteligncia, da qual sair vencedor aquele cuja mente fr superior em fora e inteligncia. As pessoas magnticas so as mais cuidadosas e precavidas; deixam muito pouco ao acaso, ou por outra, no descuidam coisa alguma que possa ser prevista. A afinidade o fator que mais facilita a vitria, e o xito seguro, se h magnetismo. No transcorrer de qualquer conversao percebe-se logo o gosto do interlocutor. Mantenhamo-nos na expectativa, aguardando o momento oportuno para estabelecer a oportunidade, e manejemo-la com o maior cuidado. Averiguar o motivo que leva uma pessoa a proceder de determinada maneira eqivale a encontrar um caminho fcil para influenci-la. Alguns carecem de motivo impulsor, outros o escondem cuidadosamente: importa muito saber isto, e no curso da conversao, acharemos indicaes preciosas, que aguaro a nossa perspiccia. Se as causas impulsoras esto encobertas, provavelmente a pessoa no ser honesta e teremos que estar vigilantes,'mas esta regra tem as suas excees. O pensamento. A cincia admite como uma verdade in-concussa_ que h um ter universal, que enche o espao no universo, c que tambm existe difundido entre as molculas de que os corpos se compem. este ter o meio transmissor no fenmeno eltrico e na propagao da luz. Tambm est assente que a luz vibra e se propaga em ondas. O pensamento viaja consoante a luz e, como esta, se propaga, e, ainda como a luz, pode ser obscurecido ou interceptado na sua marcha, pela interposio da matria opaca. De igual modo, a ao do pensamento pode ser exercida ou anulada por enfermidade, ou defeitos fsicos do crebro. O pensamento e a luz so etreos. O ter penetra nos slidos e lquidos com a velocidade da luz,,na razo de 16000 milhas por segundo; passa atravs dos ossos, crebros, pele e lquidos do corpo; constitudo de luz ativa e movimento eltrico, ondulando sem cessar. O pensamento e a luz tm muitas propriedades idnticas; a vida e a luz tambm tm muitas semelhanas; o movimento eltrico e a luz andam igualmente associados. muito provvel, portanto, que o ter prevalea em todas as coisas e seja o grande meio de comunicao entre um lugar e outro.

Que o pensamento se transmite de crebro a crebro por outros caminhos que no os dos sentidos, j est fora de toda dvida. Apenas haver um ou outro indivduo que no tenha experincia prpria, confirmatria da verdade deste asserto. Centenas de idias de outras mentes chegam nossa, diariamente, sem que o sintamos. Um pensamento vida e gera luz, ao volver em movimento eltrico a luz absorvida do crebro. O pensamento determina no crebro um movimento eltrico que pe em movimento o ter; a ondulao deste afeta e faz vibrar de um modo particular, em cada caso, outros crebros at onde alcance a sua ao. O pensamento tem uma cr e uma forma expressiva da sua ndole. Dois indivduos caminham pela rua com os seus respectivos crebros em atividade, cada um numa direo; pode acontecer um pensar no outro e no mesmo momento a sua lembrana ocorrer quele que foi lembrado. As pessoas ligadas por fortes laos de simpatia, e que se renem amide, lem freqentemente os pensamentos uma das outras. Pelo que foi exposto, fica bem claro que so necessrias mentes sadias e vigorosas para a prtica do Magnetismo Pessoal. LIO XVIII Magnetismo fsico Magnetismo mental Magnetismo

Desenvolvimento magntico nervoso Exerccios.

Desenvolvimento magntico. A atividade o brao direito da fora, e a variedade do seu campo de ao tonifica e aviva as nossas faculdades mentais. O emprego dessas faculdades numa direo determinada, durante algum tempo, vantajoso, mas, se despendemos nela todo o tempo, inevitavelmente sobreviro o cansao e a apatia. Ao contrrio, a mudana e a variedade de nossos campos de ao influem favoravelmente para manter nossas faculdades mentais na plenitude de seu vigor. Cumpre-nos, porm, prevenir que necessrio haver discernimento e medida para empregar com acerto nossas atividades. As mudanas dos nossos trabalhos e a obstinao numa s idia eqivale a um contnuo martelar no crebro. Para que uma pessoa seja sumamente magntica, importa que seja sumamente ativa, no no sentido de ninharias, seno na mais ampla e elevada expresso da palavra, empregando por completo o seu poder mental e nervoso. Para chegar a realizar muito, necessrio trabalhar muito. Quando desejamos que outrem sinta o nosso poder, temos que nos lembrar de que necessitamos de um meio de comunicao, e j sabemos que esse meio o ter universal; mas esse meio por si's no bastante; preciso tambm reunir uma quantidade de energia para podermos dispor dela em ocasio oportuna, O depsito dessa energia pode-se supor situado na base do crebro, pois que mais abundante nesse lugar, e demonstrar a sua presena pelo brilho do olhar e a sua atividade pela dilatao da pupila.

A luz o reflexo de outras influncias, pois, quanto mais magnticos so os olhos, tanto mais fcil e brilhantemente refletem a luz, e tanto mais brilham por seu prprio poder. Esse brilho uma das provas mais importantes de sade e de vitalidade. Vamos dar um exerccio para habituar dilatao, muito proveitosa para o desenvolvimento magntico. Entre num quarto escuro, onde no possa ver nenhum objeto, e ali, vagarosa e suavemente, relaxe todos os seus membros at afrouxar o corpo totalmente. Conseguido isto, cerre os olhos. Se houver, ento, algum desenvolvimento, de magnetismo, observar uma claridade ou luz fraca em frente do crebro. Alguns tm a propriedade de irradiar no exterior essa claridade que fica no ar; outros a observam como se estivesse nos globos de seus olhos e a percebem da mesma forma tendo os olhos abertos ou fechados e, finalmente, h tambm quem parea sentir essa luz no interior do seu crebro. Deve-se continuar a prtica desse exerccio durante duas semanas, convindo descansar sempre um dia, isto , praticando trs dias por semana e nunca dois dias seguidos. O magnetismo aumenta nos perodos de descanso. Vamos indicar outra experincia prtica, advertindo, porm, que esta s se deve intentar quando o corpo estiver de perfeita sade e livre de toda depresso. Num dia de descanso magntico, noite, ao retirar-se para dormir, estire o corpo, a cabea e o pescoo, e intente, com a vontade, dilatar tambm o crebro, tendo os olhos cerrados. Depois, com os dedos indicador e mdio da mo direita, golpeie as pestanas de ambos os olhos, to suavemente que os no magoe. O efeito que se produz, e que se v, no luz, nem nenhum princpio luminoso, mas sim a refulgncia proveniente dos tomos que se desprenderam dos olhos; mas este o primeiro passo para observar como se desenvolve neles o fogo ou fulgor magntico. Observe cuidadosamente o resultado destas experincias e notar o seu progresso. O crebro intercepta as imagens dos objetos que chegam a le por meio do nervo tico, e esta intercepo se chama vista, quando os olhos so os agentes transmissores. Os cegos so, freqentemente, capazes de perceber e interpretar muito mais do que se supe, e no caso de serem magnticos, derivam por deduo sensitiva um conhecimento muito exato das coisas que os rodeiam e vem pelo sentido da luz interior. mesma coisa podemos todos fazer. O Magnetismo Pessoal divide-se em trs classes: Fsico ou Muscular, Intelectual ou Mental e Nervoso ou Emocional. Todos eles provm da mesma fonte e nenhum se acha separado dos outros; mas h sempre um predominante. O fluido magntico que circula no corpo humano, e a que alguns denominam fluido vital, no fica retido no organismo; irradia-se no exterior e forma em torno de ns uma como atmosfera de mais ou menos extenso, que constitui o campo de nossa ao fsica.

Quando um enfermo debilitado se acha dentro do campo de ao de um indivduo sadio, alegre, forte e robusto, uma comunicao, uma corrente se transmite do forte para o fraco. Essa relao estabelece a harmonia de fora, o equilbrio que constitui a sade, a qual, desde aquele momento, tende a estabelecer-se sem que a vontade de ambos intervenha na operao. Eis aqui porque, nas relaes da vida, o fraco busca instintivamente a proteo do forte, a criana salta e se alegra nos braos da me ou da ama, e at o enfermo, acabrunhado pelo sofrimento, experimenta alvio, tranqilidade e bem-estar, quando o visita um amigo leal. Este o magnetismo inconsciente, de que no nos ocupamos mais, por no corresponder ao nosso trabalho. Antes de tratarmos das trs classes em que dividimos o Magnetismo Pessoal, convm termos presente, para melhor compreenso, que h duas classes de vontade: a latente ou ordinria e a ativa ou magntica. H igualmente, duas classes de mentalidade: a consciente, que a que percebe atravs dos sentidos externos, e a subconsciente, que provm do ter universal. Passamos a demonstrar as nossas afirmaes. Magnetismo fsico. Quando a energia fsica se pe em ao sem magnetismo, apresenta-se na forma usual de um trabalho comum. A mulher procede assim em quase todos os seus afazeres domsticos e o homem executa tambm grande parte do seu trabalho sem o concurso do magnetismo, pois, para que le se desenvolva, condio necessria que a mente tome parte no trabalho; no raro sucede que a mente se torna secundria em relao aos msculos que desempenham o papel principal. Os nervos guiam a ao, isto evidente, mas bem depressa educam os msculos que se habituam a realizar um determinado trabalho automaticamente, intervindo no ato s a vontade latente, que se apodera de nossas faculdades e as ocupa a maior parte do tempo, executando muitas coisas de que no nos inteiramos. Os nossos hbitos costumeiros constituem as manifestaes familiares da vontade latente. Muitas pessoas cantam, assobiam, tamborilam com os dedos e executam outras aes sem dar-se conta disso, inconscientemente. Comearam por um exerccio da vontade ativa, prosseguiram e, por fim, acostumados os msculos, repetem a ao mecanicamente. Observe-se o leitor cuidadosamente e desde logo se convencer da diferena que existe entre a vontade ativa e a latente. Em todas as conversaes aparece este hbito destruidor e pernicioso. Os pensamentos vm mente, as palavras lngua, juntam-se e so expressas, de modo que dizemos muitas tolices e muitas coisas que nos conviria mesmo dizer de outra maneira ou calar. O poder sem participao da vontade ativa e deixando que s atue a latente, pode ser vlido e ficar bem nos atos comuns da vida, tais como o comer, beber, vestir, andar, etc, mas se desejamos obter um domnio efetivo sobre as outras pessoas, devemos educar a nossa vontade para que sempre esteja ativa, ante a presena de outros.

A vontade ativa representa a decidida determinao de alcanar um objetivo definido. Esta vontade e o magnetismo so inseparveis. Quando predominam no organismo as faculdades musculares, estas so capazes de alcanar na ordem fsica o fim que se intente. J foi dito que as faculdades mentais no se eximem por completo da tarefa que lhes cabe. O sistema nervoso tem uma funo a realizar, e a realiza, mas, sempre que a energia muscular predomina, ela que dirige as outras. Sempre devemos fazer agir a vontade ativa e coloc-la em primeiro lugar, para que alguma coisa mais forte do que os msculos, e muito superior a eles, nos auxilie. Os grandes concertistas, pintores e escultores educam os msculos, tornando-os obedientes ao seu ideal artstico e sua fora magntica. Magnetismo mental. Elevemo-nos s regies mais altas para chegarmos a algumas das prticas diretas da nobre arte do Magnetismo Pessoal. Nada h mais til para o homem do que os conhecimentos de que vamos tratar; devem eles ser assimilados de maneira a se integrarem totalmente personalidade. A histria do mundo nos ensina que, em todas as pocas, os homens se utilizaram de algum mtodo para melhorar a vida e realizar o progresso; esse mtodo foi mecnico; depois tornou-se fsico; agora mental e, num futuro prximo, dever ser magntico. O pensamento um poder de fora incomensurvel. uma coleo de processos inteligentes, organizados, composto cada um de atividades menores. Onde quer que o pensamento se manifeste, tanto nas menores como nas maiores e mais grandiosas exibies da sua fora, nos mostra a sua relao e dependncia com a eletricidade como base e com a fosforescn-cia atmosfrica como meio de expresso, o que demonstra evidentemente a energia que se gasta na elaborao do pensamento, energia essa que inerente vida e ao ser. O pensamento pulsa nas minsculas clulas cerebrais muito antes de unir-se aos seus similares para produzir o organismo chamado pensamento. A verdade maravilhosa e surpreendente, que o crebro, se constitui num receptculo dessas pulsaes dotadas de uma modalidade vibratria caracterstica. Da mesma forma a luz, que outro movimento ondulatrio transformada pelo crebro em pensamento quando chegamos a elaborar a impresso que ela nos causa. Quanto mais intenso fr o pensamento, tanto mais forte ser a onda que transmite e o leva a outro crebro. O crebro no afetado de maneira sensvel por todos os pensamentos que chegam a le, o que seria muito desagradvel. Para chegar a impressionar indispensvel que a onda condu-tora leve a energia necessria para penetrar e alterar de algum modo a modalidade vibratria de outro crebro. Quanto maior interesse pusermos no que dizemos, tanto maior probabilidade teremos de chegar a afetar as mentes alheias. s vezes, ao terminarmos a leitura, em voz alta, que fazamos a um amigo, este nos diz que no a compreendeu, apesar de ter ouvido todas as palavras.

Em casos como esse, ou a pessoa que lia estava distanciada do assunto e a voz era falha de expresso e de fora, ou o ouvinte estava distrado e ausente. Qualquer das hipteses demonstra que o pensamento independente do som. Pessoa alguma pode ser magntica se fr dispersiva. S o que se diz com completo e perfeito conhecimento tem extenso e profundidade suficientes para impressionar e afetar outrem. Uma instruo geral muito importante; mas para dirigir eficazmente a ao magntica indispensvel o conhecimento profundo e especfico do assunto em que a empregamos. Com isto no queremos dizer que tenhamos uma nica idia, nem que nossa atividade deva dedicar-se a um s tema e, sim, que indispensvel dedicar-se a cada assunto, separadamente, dando-lhe uma ateno completa. Magnetismo nervoso. O emprego da energia nervosa nos permite influenciar maior nmero de pessoas, pois que a sensibilidade, e no o pensamento, o guia principal para exercer influncia sobre aqueles que penetram em nosso crculo de ao. A energia nervosa um poder acumulado e se distingue notadamente da vitalidade fsica e mental no que diz respeito paixo e s emoes. nesse campo que o verdadeiro magnetismo se manifesta plenamente. Quando dizemos alguma coisa com toda a sinceridade, produzimos uma impresso completamente diferente daquela produzida por palavras que ocultam algum interesse inconfessvel. As idias emitidas com o ardor da inspirao e com o fogo do entusiasmo parece que tm um peso diferente e uma significao diversa das que se proferem com a fora da mente apenas. Se pomos um grande e legtimo interesse naquilo que falamos, parece que nos exprimimos pelos nervos e chegamos a comover o interlocutor. Ser til advertir que denominamos paixes as idias proferidas ou manifestadas com grande intensidade, as emoes importantes. As numerosas formas de expresso do sistema nervoso so, em geral, independentes do domnio da mente e do corpo. So ligadas principalmente sensibilidade e suficientemente poderosas para chegar a dominar a vida fsiGa; raras vezes podem ser subjugadas pelo raciocnio. Quando a expresso de uma paixo ou de uma emoo provm da mente e no dos nervos, cria-se uma iluso e no uma realidade. isto o que fazem os atores em cena e os hipcritas. Ser interessante compreender como a fta da emoo d voz uma tonalidade especial, facilmente reconhecvel; quando a voz vibra sob o impulso de uma verdadeira emoo, o diafragma (msculo largo, situado entre o trax e o abdmen, que forma o assento dos pulmes) agita-se violentamente, o que d voz um som trmulo que se acentua na angstia. Ouvindo uma voz no magntica, notamos que inexpressiva. A voz magntica vibra sempre de maneira a causar real impresso, embora por vezes isso acontea de maneira sutil. O diafragma entra em atividade em proporo com a fora da emoo que agita o corpo, e como a personalidade magntica tenso, vibrao constante sem sacudidelas nem trmulos, vibra de um modo to suave e ligeiro que s se pode observar pelo efeito que produz.

O diafragma a primeira parte do corpo que recebe a sensao, que a recolhe e a envia s partes por onde haja de exteriorizar-se, principalmente voz. possvel enriquecer artificialmente a voz elevando-a a um alto grau de beleza fnica e emocional, que bem depressa, com a prtica, se converte em natural pelo hbito. Um bom meio para esta aquisio ler uma linha em tons trmulos, muito suaves, at que os nervos, com as, suas vibraes, tragam lgrimas aos olhos. O trmulo deve produzir-se at que o ouvido possa apenas perceb-lo, e a transformao da voz h de fazer-se lenta e gradualmente para que ningum possa suspeitar a mudana. Como se v, isto artificial, mas convm adotar essa maneira de falar e aplic-la em todas as ocasies, esforando-se para que o sistema nervoso vibre em unssono com o nosso propsito. Sem que exista um grande interesse no que se faz ou se diz, no se pode aspirar ao xito completo, que exige tambm seriedade. As asseres mentais,-quando acompanhadas da energia da vontade, chegam a criar uma verdadeira realidade, e esta a seriedade a que nos referimos. Por assero entendemos a formulao ou expresso de uma idia em linguagem adequada, com frases curtas, se possvel. "O que eu desejo que se faa, fao-o mentalmente, uma e outra vez, com toda a energia, ardor e determinao de que sou capaz", disse algum que raras vezes falha. A conquista do magnetismo nas suas mltiplas aplicaes exige que se tenham sempre presentes algumas particularidades. Assim, convm e um bom costume colocar-se sentado, ou de p com as costas para a luz. No devemos .abrir a boca, seno quando tenhamos de tratar de um assunto bem definido. Nunca devemos falar sem que a vontade ativa anime as nossas palavras. Nunca devemos tocar ningum, a no ser que se tenha um pensamento pertinente ocasio, aplicvel a le e que exija esse contato, tendo o cuidado de dirigir o pensamento e associ-lo com o toque. No se fitem as pessoas nos olhos seno quando se lhes fale em voz alta ou mentalmente. No se deve empregar um olhar sem afirmao mental. Mantenha-se a boca cerrada e os dentes tocando-se. Nunca se faam frases vazias de sentido. Cumpre que tenhamos sempre um objetivo, uma finalidade, um propsito em tudo quanto dizemos, dirigindo a vontade para reforarmos bem as palavras e lhes darmos maior valor. Usem estas regras imediatamente e sempre, sem esquecer de que as afirmaes mentais devem praticar-se at que, pela fora de repetio, se tornem um hbito. Quando essas afirmaes so auxiliadas pelo magnetismo, chegam mente subconsciente da pessoa a quem se dirigem e foramna obedincia.

Exerccios. O exerccio auxilia poderosamente a aquisio do magnetismo pessoal, entendendo-se por exerccio no os movimentos ordinrios do corpo, que executamos com freqncia diariamente, mas sim os que descrevemos minuciosamente e que foram graduados e especialmente calculados para excitarem e estimularem o crescimento da fonte de onde dimana a corrente que domina a vida humana, corrente irresistvel e que comumente se conhece com o nome de Magnetismo Pessoal. O homem o que so os seus nervos. O fato de estarem todos os nossos rgos ramificados e ligados com vrios centros nervosos prova-o evidentemente. Repetidssimas experincias tm demonstrado tambm at saciedade que a sensao impossvel onde o nervoso estiver destrudo. Se o nervo tico for cortado, a viso cessa. A construo do olho poder permanecer perfeita, mas a vista perdeu-se. Que a mobilidade depende principalmente dos nervos tambm pode provar-se facilmente e enfim, no resta a menor dvida de que dependemos dos nossos nervos. A importncia desta verdade deve ser lembrada porque nos d a chave de todas as situaes da vida. Urri sistema nervoso forte e bem desenvolvido indica sempre vitalidade robusta, o apangio da mente bem equilibrada, vigorosa constituio de uma personalidade bem dotada para arrostar as batalhas da vida e delas sair vitoriosa. A imensa maioria das pessoas alcana pouco ou nenhum xito na vida, o que , em grande parte, devido a serem tais pessoas deficientes em fora n'ervosa. Aumentando a fora do sistema nervoso, elevando-a, com o uso adequado, a um grau de potncia cada vez maior, nos acharemos mais perto do xito. O objetivo dos seguintes exerccios aumentar a energia dos nervos a tal grau que seja quase impossvel falhar. uma verdadeira ginstica nurica, de resultados infalveis, se se praticar com regularidade e constncia. Exerccio 1. um ndice do seu estado atual e o primeiro passo para uma rpida melhoria. Tome uma folha de papel de tamanho comum, nem muito grossa, nem muito fina, e segure-a colocando o polegar e os dedos da mo direita no canto inferior do lado do papel, adiantando a mo a uns trinta e trs centmetros de distncia do peito, com o cotovelo separado do corpo; todo o brao h de ficar livre, no deve tocar em nada nem ter nenhum meio de apoio. Em tal posio, coloque-se em frente de um espelho, no qual, previamente e na altura conveniente, ter marcado tinta um ligeiro pontinho. O exerccio consiste em colocar-se de modo que o vrtice do ngulo superior do papel, do lado oposto mo, coincida com a pupila de um dos olhos e com o pontinho marcado no espelho. A experincia deve durar uns doze segundos. Parece fcil, mas no o seno para os que tm um perfeito domnio sobre o seu sistema nervoso. Procure o estudioso faz-lo,' mas haja cuidado de no separar-se da coincidncia do ponto marcado, com a pupila, nem sequer a espessura de um fio de cabelo. Provavelmente pare-cer-lhe- um trabalho difcil para os nervos e, em cada prova que intente, se tornar mais nervoso, ao princpio; mas com perseverana alcanar completamente o fim proposto. Essa aparente nervosidade consiste na rebelio, escape, derramamento ou irradiao da fora vital, que resiste, quando se tenta domin-la.

Os que desejam alcanar uma posio culminante na sociedade e aprender a dominar as pessoas devem suportar os sofrimentos do aprendizado. Aquele que se abandona indolncia tem que renunciar esperana de ser alguma coisa no mundo, no sentido de conseguir talento ou posio elevada. Depois de conseguir executar com perfeio o primeiro exerccio, na forma indicada, deve-se repetilo, aumentando o tamanho do papel, primeiro com meia folha de papel de ofcio e logo com papel no aparado, evitando sempre que haja o mnimo desvio entre a ponta do papel, o sinal do espelho e a pupila, e fazendo que o brao esteja inteiramente livre. Exerccio 2. Em vez de papel, empregue um copo com gua at o meio, tomando-o pela parte delgada do p, perto da base, com o dedo polegar e o indicador, e procure p-lo na linha da superfcie da gua, coincidindo com a sua pupila e o ponto fixo do espelho. Depois, procure fazer o mesmo exerccio com outros dedos e o polegar. Exerccio 3. Intentai fazer os dois anteriores com a mo esquerda. Exerccio 4. Repitam-se o 1. e o 2., acompanhando-os de uma completa e prolongada respirao; isto , comece a aspirar o ar, quando principiar o exerccio, continuando-o enquanto aspira e prolongando a aspirao quanto seja ' possvel, at que no possa mais; o ar aspirado dever exalar-se mui lentamente. Exerccio 5. Ponha-se a mo direita em forma de ndice, isto , com o dedo indicador estirado e os outros recolhidos por debaixo do polegar, e intente, at consegui-lo, que o extremo do dedo indicador fique ao nvel do negro do olho, mantendo esta posio em frente do espelho durante quarenta e cinco segundos, sem mover a ponta do dedo. Exerccio 6. Siga com a vista uma linha imaginria ao redor de um aposento grande. Os olhos ho de girar suave e brandamente, com lentido e no aos saltos nem com pestanejos. Esta operao deve repetir-se cinqenta vezes ao dia. Exerccio 7. Sentado, na posio mais cmoda possvel, mas sem apoiar as costas em nada, fixe o olhar numa qualquer mancha da parede e fite-a firme e fixamente, sem pestanejar, durante cinco segundos, estando perfeitamente imvel. Em igual posio, pense em seus dedos, mantendo-os totalmente quietos, enquanto o corpo permanece na imobilidade. Este exerccio deve ser repetido durante dez segundos. Exerccio 8. Faa que todo o corpo descanse numa atitude fcil e cmoda; mantenha-o nessa posio durante dois minutos, sem mover os dedos das mos nem dos ps, nem os braos, pernas e cabea. Exerccio 9. Ponha-se em p, perfeitamente ereto, durante meio minuto, e pense primeiro em suas plpebras, em seguida, nos dedos de suas mos e, depois, de seus ps, que devem permanecer absolutamente quietos. Deve-se repetir este exerccio depois de dominado todo o corpo custa da imobilidade voluntria de cada uma de suas partes. Ao mesmo tempo faa completas aspiraes, profundas e mui longas, exalando com lentido o ar aspirado, quando houver mister; tudo isto sem o mnimo movimento de nenhum msculo voluntrio.

Exerccio 10. Mantenha-se em p durante trs minutos, em completa imobilidade de todos os msculos de seu corpo que pode mover vontade, com os braos cados naturalmente ao lado, tocando-se entre si ligeiramente os dedos indicador e mdio, e os olhos fitando fixamente algum objeto. Este exerccio to importante, que deve pratic-lo todos os dias da sua vida. Os vogues da ndia devem a le, em grande parte, os seus maravilhosos podres. Exerccio 11. Com a palma voltada para baixo, levante a mo direita para a frente at que fique ao nvel do ombro, e sustenha o brao no ar, perfeitamente reto. Por um ato da sua vontade, domine todos os msculos, desde o ombro at a ponta dos dedos, sem mover os braos. Repita isto vagarosamente seis vezes e logo faa o mesmo com o brao esquerdo, deixando que o direito penda inerte ao lado. Exerccio 12. Na mesma posio, com o punho ligeiramente cerrado, gradualmente v aumentando a presso do punho at que o esforo seja terrvel; depois faa a tenso do brao e do punho. Repita este exerccio, e muito lentamente, mas com tenso, flexione o brao at tocar o ombro com o punho, mantendo o brao em posio livre do corpo, sem tocar nele. Exerccio 13. Estando sentado, ponha os ombros baixos e fite diretamente para diante, tendo o peito bem cheio de ar. Faa que os msculos do pescoo se ponham em tenso, lenta e gradualmente, at que fiquem rgidos. Depois tensione tambm gradualmente o peito, tendo o pensamento no interior, ao passo que o exterior permanea imvel. Descanse sempre que haja terminado um exerccio; este descanso deve ser duplo quando se tenha de fazer alguma variante. Exerccio 14. Ponha em tenso as suas pernas, lembran-do-se de que a tenso h de efetuar-se muito lenta e gradualmente. Trate logo de produzir a tenso dos ps, tendo o mesmo cuidado. Em todos estes exerccios de tenso cumpre observar cuidadosamente que no se produza o esgotamento da fora, devendo suspcnder-se o esforo quando o cansao se acentue. Exerccio 15. De p, com o peso do corpo descansando nas plantas dos ps; encha de ar os pulmes e, retendo a respirao, levante ambos os braos ao nvel dos ombros ou, por outra, em cruz, traga logo os braos para diante, deixando as mos frouxas e pendentes dos punhos. Respire. Torne a dominar a respirao e, gradualmente, cerre os punhos, trazendo-os lentamente para as axilas. Ao chegar a elas, concentre todas as suas energias nos punhos. Tenha cuidado de evitar os movimentos bruscos. Exerccio 16. De p, com os braos aos lados, cados naturalmente, dirija o seu pensamento para o brao direito e comece a levant-lo to lenta e suavemente que apenas se note ao princpio, e, pouco a pouco, eleye-o at a altura do ombro e logo traga-o para a frente do corpo, como em atitude de jurar. Exerccio 17. Repita-se o exerccio, acompanhando os movimentos com um aumento gradual de tenso muscular. Respire profundamente e v reduzindo a tenso at que o movimento termine.

LIO

XIX

Conseqncias Regras gerais Educao da vontade Desenvolvimento da vontade Desenvolvimento da fora magntica __ Do fluido magntico. Conseqncias. Praticados com a necessria constncia, este exerccios conduzem infalivelmente ao xito e compensam, com a maior amplitude, o trabalho que houver custado a sua execuo. Os resultados no se fazem esperar e, como j disse na primeira parte deste trabalho, parece que a gente entra numa nova vida, mais ativa, mais gil, e muito mais enrgica e proveitosa. Combinando-os com os ensinamentos que a traos largos deixamos expostos, o discpulo chegar a dispor de um poder que exceder em muito as suas ardentes ambies. Todo esforo que se faa, cada minuto empregado em estudar qualquer parte desta obra ou em praticar algum exerccio por ela recomendado trar uma recompensa certa. Repetimos: os esforos continuados nos levam infalivelmente ao xito. Regras, gerais. J se sabe que, para triunfar na vida por meio do Magnetismo Pessoal, indispensvel possuir uma grande confiana em si mesmo, sem que, por isso, se mostre orgulhoso. Nada, pois, de orgulho; as maneiras modestas, a calma, a serenidade imperturbvel, uma confiana ilimitada nas prprias faculdades, eis o que nos permite realizarmos grandes feitos. Uma coisa que, em geral, muita gente ignora, que, para fazer mudar a opinio alheia e obrig-la a conformar-se com a nossa, fazendo-a agir consoante os nossos desejos, temos necessidade de estudar previamente as sugestes que houvermos de dar, e conhecer bem a fundo o assunto que nos prende a ateno. Estudai constantemente as pessoas que vos interessam, c esse estudo, o tato e a retido de juzo que certamente possuis vos mostraro o caminho da vitria. Esforai-vos por criar em vs o hbito de achar a vida alegre, de estar sempre de bom humor e de vos mostrar pra-zenteiro, sem, contudo, atrair a ateno. Quando uma profunda preocupao vos houver empolgado o esprito, no penseis em influenciar ningum. No vos sirvais nunca de argumentos mortificantes com as pessoas que desejais influenciar; a brandura e o agrado devem ser as vossas armas prediletas. Procurai cuidadosamente o ponto vulnervel, o lado fraco dessas pessoas. Todos os temos. E, uma vez descoberto o ponto, atacai-o de modo adequado e podeis ficar certo do vosso triunfo. Quando se vos depare uma pessoa que desejais influenciar, tratai de dar-lhe a mo pela maneira indicada na primeira parte desta obra. tambm conveniente, quando derdes a mo, inclinardes ligeiramente o corpo para diante, fitando a pessoa na raiz do nariz, entre os dois olhos, sem pestanejar e, nesse momento, querer com determinao produzir a impresso que se quer dar. Praticai esta maneira de dar a mo, at que consigais faz-lo maquinalmente, sem pensar nisso.

Educao da vontade. fora de dvida que a base do magnetismo ou influncia pessoal uma boa e forte vontade. Poucos so, porm, os que tratam de desenvolv-la; outros supem que se fortificar por si mesma, deslembrados de que ningum espera ter braos fortes ou tornar-se um hrcules, sem que haja se submetido a um vigoroso e continuado exerccio ginstico. Exercitamos a memria, fazemos esforos supremos para desenvolver nossos msculos, mas onde esto os que se dedicam a educar a vontade? Bem pouco se faz nesse sentido. Absurdo pretender que essa faculdade preciosa se diferencie das outras at o extremo de poder desenvolver-se espontaneamente, quando um fato incontestvel que todas as nossas faculdades decrescem e perdem potncia em razo de sua falta de exerccio. Um temperamento vivo e inquieto tido erroneamente como indcio de demonstrao de uma vontade poderosa, quando, pelo contrrio, esse defeito evidencia uma vontade fraca. O prprio fato de no poder moderar o seu temperamento indica que a vontade no est acostumada a dominar. E como que pretendeis mandar nos outros, quando no tendes fora para governar-vos a vs mesmos? de todo ponto indispensvel que a pessoa aprenda a exercer a vontade sobre si mesma e afirm-la at que consiga um domnio absoluto sobre todas as outras faculdades do esprito. A vontade deve ser sempre a diretora indiscutvel, a senhora absoluta. E o atualmente? Certamente no, mas necessrio que o seja, e para isso, decidi-vos resolutamente cada dia a ter uma vontade forte e decidi-vos tambm a dominar-vos. Pensai nisto muitas vezes ao dia, sempre que houver oportunidade e muito especialmente noite, quando fordes deitar; decidi-vos a triunfar, e desta maneira conseguireis fazer que a vossa vontade seja a soberana de todas as outras faculdades, e ela, desde logo, vos demonstrar a sua potncia. Porque existe, sem dvida alguma, uma influncia sutil e invisvel, mas poderosa, que emana de uma vontade firme e forte e que domina as pessoas muito mais do que poderiam faz-lo as mais eloqentes palavras. Aquele que possui esse dom pode ser considerado dono de um poder invisvel e, desde o momento em que vos ponhais em relao com tal indivduo, no podeis subtrair-vos sua influencia. Ora bem, razo alguma existe para que no possuais este poder. Tendes as faculdades mentais que para isso se requerem e no vos falta seno desenvolv-las. No espereis conseguir o desenvolvimento da vontade num s dia, nem ainda em uma semana; mas se perseverardes no propsito de obt-la, o conseguireis indefectivelmente. O trabalho que custar ser proporcional necessidade que dela tiverdes. Se nunca vos tivsseis servido de um dos vossos braos, certo que le penderia inerte e sem fora. Podereis esperar racionalmente, numa semana ou num ms, dot-lo da fora que lhe faltasse? Alguma coisa anloga ocorre no vosso caso; no absolutamente igual, porque, at certo ponto, exercitantes a vossa vontade na luta pela vida. Mas como isso pouco, comparado com o exerccio ministrado s outras faculdades! Os exerccios seguintes serviro para desenvolverdes positivamente a vossa vontade num grau maravilhoso, se os praticardes constante e regularmente, fornecendo-vos um poder de influncia certa sobre todos aqueles com quem tratais.

Desenvolvimento da vontade. Tendes que copiar estes exerccios seguintes em vrias tiras de papel, tomando um exerccio para cada dia. Repeti-os muitas vezes mentalmente, de cinco a dez minutos cada vez, e noite, ao deitar-vos, fixaio bem na vossa memria, e que le seja a ltima coisa em que penseis antes de con-ciliardes o sono. Procedendo deste modo, o vosso esprito atuar durante o sono e essas auto-sugestes chegaro a fazer parte dele, o que oossibilitar a realizao dos vossos intentos. 1 A minha vontade forte. Ningum pode resistir minha influncia. 2 Nunca desanimarei. Jamais serei moroso. 3 Estou decidido a triunfar. Estou certo de que triunfarei. 4 Triunfarei em todas as minhas empresas. O triunfo no pode falhar para mim. 5 Ningum pode resistir a uma forte vontade. Eu a tenho. 6 Domino-me perfeitamente. Ignoro o que ser fraco. 7 Posso influenciar a todos os outros. Ningum poder resistir a mim. Ao concluir a semana, tomai os sete exerccios e relde-os muitas vezes cada dia, durante duas semanas, sem vos esque-cerdes de repeti-los noite, antes de pegardes, um cada dia, at concluir a lista, praticando-os exatamente como os anteriores. 1 Nunca serei tmido. Jamais ficarei nervoso ao falar, seja l com quem fr. . Sempre serei senhor de mim em todas as circunstncias. 2 Triunfo agora e triunfarei sempre. . absolutamente necessrio que eu triunfe. Nada pode impedir-me de vencer. 3 No me incomodarei nunca. Nada me altera nem me causa clera. A ningum deixarei que me influencie. 4 Exero um domnio absoluto sobre mim mesmo. - forte a minha vontade. 5 A todos posso influenciar. Todos devero estimar--me. Se fr necessrio, obrig-los-ei a que me amem. Praticados estes exerccios com a devida regularidade e pela forma em que se acham dispostos, a vontade desenvolver-se- positivamente, num grau surpreendente, mas no h parar, necessrio continuar e os resultados viro infalivelmente. Simples como parecem, esses exerccios praticados com a mais firme convico operam prodgios. Desenvolvimento da fora magntica. Tem-se observado sempre que umas pessoas so mais magnticas do que outras. Vejamos o que o magnetismo humano, para ficarmos sabendo o que que nos pode tornar magnticos. O magnetismo humano, fora vital ou nurica, um fluido sutil e invisvel que procede do sistema nervoso; e de notar que esse magnetismo de diversas espcies; assim, por exemplo, podeis ser

magntico para uma pessoa e no o ser para outra; no h ningum que o seja para todos; , porm, possvel desenvolverdes um magnetismo pessoal bastante forte e assim vos tornardes magntico para com cerca de noventa e cinco das cem pessoas com quem vos relacionais. No resta a menor dvida de que o fluido magntico est sob o domnio da vontade, e, por conseguinte, quanto mais exercitarmos esta, com o fim de nos tornarmos magnticos, tanto mais nos tornaremos, e rhaior nmero de pessoas podemos influenciar; naturalmente, indispensvel praticarmos com perseverana. No seria racional que pretendssemos tornar-nos magnticos da noite para o dia. Alguns praticam por um ou dois dias os exerccios dados, e porque em to escasso tempo no hajam experimentado, na sua natureza, uma transformao radical, os desprezam desdenhosamente, como coisa sem valor nem eficcia. Que engano o deles! A esses impacientes perguntaremos: Porventura podeis pretender dominar a aritmtica num dia, ou ainda aprender uma lngua com um simples relancear de olhos pela gramtica? A aquisio mais importante que podeis fazer em vossa vida a do Magnetismo Pessoal, que vos dar poder, influncia e felicidade, e que traz consigo a sade e a riqueza. No penseis que exageramos. Se considersseis a enorme importncia que tem o possuir uma personalidade magntica, ficareis ansioso por adquiri-la a todo transe e trabalhareis com afinco para consegui-la. Vs, leitor, que agora me favoreceis com a vossa ateno, podeis, com toda a certeza, tornar-vos magntico e desenvolver uma fora extraordinria de carter. Pouco importa o vosso estado presente, pois, seja le qual fr, na vossa pessoa existem as faculdades requeridas, em estado latente e espera de serem desenvolvidas, sempre que se seguirem risca estas instrues. Fazei o que nelas se prescreve, trabalhai diariamente e a recompensa chegar indubitavelmente e sereis magntico em grau surpreendente. Como sucede em tudo, os primeiros passos so os mais difceis, mas encetada a marcha, a vossa vontade forosamente entrar a desenvolver-se, no encontrareis dificuldade em continuar e avanareis muito mais rapidamente do que podeis imaginar. Temos visto pessoas que tm mudado completamente o seu carter no espao de uma semana, ao passo que outras levam trs ou mais para que uma mudana notvel se produza. Num caso especial, foram necessrios dois meses completos para que a transformao se efetuasse e, depois, outros dois meses para amestrar-se e obter o perfeito domnio, mas os seus esforos foram amplamente compensados, e hoje, que a pessoa conhece bem o valor de sua aquisio, no consentiria em privar-se dela por preo algum. Sucede, algumas vezes, que a primeira srie de exerccios ocasiona, como primeira mudana, certa propenso para a clera, alguma tendncia irritao, mas no deveis afligir-vos com isso, porque a segunda srie de exerccios corrige esse inconveniente, eliminando as qualidades indesejveis. Praticai os exerccios, observai estas instrues ao p da letra e podeis estar certo do triunfo. No nos cansaremos de repetir que, seguindo as instrues, jamais vos arrependereis e, pelo contrrio, dareis por bem pago o tempo que a elas consagrais.

Vamos, agora, dar-vos a conhecer os mtodos mais poderosos para desenvolver o Magnetismo Pessoal. Escrevei os exerccios seguintes, cada um em papel separado, com escrita grada e firme: 1. Eu triunfo agora e estou decidido a triunfar sempre. 2. Estou firmemente resolvido a tornar-me necessrio aos outros. 3. Eu posso exercer a minha influncia em todos. 4. Todos me amaro e faro o que eu quiser. 5. Domino-me a mim mesmo. Sou senhor do meu temperamento. Posso dominar os outros, que no podero resistir a mim. 6. Farei da minha vida um xito completo. No posso enfraquecer-me nem decair. 7 Estou satisfeito de fazer com que todos (e principalmente Fulano) me amem. A intervir, influenciando no que for necessrio. No posso fazer fiasco. Triunfo sempre. Depois que tiverdes escrito estes exerccios como foi recomendado, tomai um jarro de cristal e enchei-o de gua nas suas duas teras partes; falta de jarro pode servir um vaso grande, liso e cheio de gua tambm nos seus dois teros. Colocai o jarro ou vaso sobre uma mesa, tomai uma cadeira e assentai-vos nela de modo que os vossos olhos fiquem aproximadamente a um metro do jarro, e fixai os olhos na metade do mesmo, durante vrios minutos. Depois, lede o exerccio 1. e voltai a olhar para o centro do jarro com uma ateno firme, sem volver os olhos para outra parte, repetindo mentalmente as palavras escritas. Este trabalho deve prolongar-se por mais ou menos meia hora. Convm que os exerccios sejam praticados sucessivamente, um cada dia, durante sete dias, e, quando houverdes terminado, necessrio repeti-los pelo menos duas vezes mais. Se tiverdes tendncias especiais, ou se aparecerem novas tendncias indesejveis, escrevei numa folha de papel as vossas prprias sugestes de acordo com o efeito que desejais produzir, e praticai com o jarro de gua e as vereis corrigirem-se indefectivelmente. Em certas circunstncias, ao olhardes para a gua, observa-reis que as palavras aparecem escritas no lquido. Se isto vos suceder, continuai olhando, porque isso ser, no como vulgarmente se supe, uma persistncia de imagens na retina, mas sim o sinal evidente de que as sugestes vos impressionaram vivamente, de que pegaram, e na razo dessa impresso estar a sua eficcia. Do fluido magntico. No deixeis de praticar os exerccios na forma indicada, porque positivamente eles desenvolvero em vs um poder magntico surpreendente. No so eles uma v teoria por ns inventada, seno uma aplicao de profundas investigaes da sabedoria oriental nas cincias ocultas, e o produto de uma longa experincia. Temos ensinado este mtodo a muitas pessoas e nunca falhou porque infalvel.

Daqui vem o afirmarmos categoricamente que at hoje no se conhece nada melhor nem to eficaz, sendo este o nico mtodo que desenvolve o Magnetismo Pessoal num curto espao de tempo, devido a comear pelo seu verdadeiro incio. Os primeiros princpios, uma vez dominados, vos traro o xito com tanta certeza como facilidade. Para terminarmos, desejamos dar-vos a conhecer o modo de desenvolver tambm vosso fluido magntico. Tomai o jarro de gua cheio at suas duas teras partes, tal como j vos dissemos, e colocai-o na mesa, vossa frente. Fixai os olhos com intensidade no centro, e enquanto olhais, determinai energicamente ser magntico e possuir uma forte dose de magnetismo pessoal que vos permita influenciar as pessoas e fazer-vos amar por elas. Olhai fixamente o jarro durante meia hora, a menos que o sono vos surpreenda, o que pode acontecer e no vos deve preocupar; mas o de que deveis cuidar com maior empenho que o vosso pensamento esteja exclusivamente ocupado nas idias apontadas. Se existe alguma pessoa em particular que desejais influenciar em determinado sentido, pensai nessa pessoa todo o tempo que dure o exerccio e determinai energicamente influenci-la segundo o vosso desejo; decidi, com toda a energia de que sois capaz, que ela no poder desobedecer-vos e que proceder de acordo com a vossa vontade. Fazendo isso, um certo nmero de vezes, adquirireis uma influncia decisiva e prodigiosa sobre quase todas as pessoas a que vos propondes influenciar. Em honra da verdade, devemos declarar-vos que certo que encontrareis pessoas s quais no podeis influenciar (umas cinco por cento, aproximadamente), porque o seu magnetismo, por ser semelhante ao vosso, dificultar desenvolverdes um poder superior ao delas. No entanto, esses casos so raros e ainda essas pessoas podem ser influenciadas facilmente por outro que no vs; de onde se pode deduzir que sempre poderemos influenci-las; no direta, mas indiretamente. Claro que o caminho assim ser mais longo, mas, no obstante, conseguiremos o fim que temos em vista. Se desejais ultimar um negcio com algum, ao mirar o jarro de gua, fazei-o com a determinao firmssima de que a pessoa aceite as vossas propostas, etc. Quando fordes procurar um indivduo para falar-lhe, cuidai de levar firmemente gravadas no vosso esprito as sugestes necessrias para conseguir o vosso objetivo e, assim praticando, tornar-vos-eis uma potncia irresistvel na presena do outro. Se no triunfardes no primeiro momento, isto , se no che-gardes a convenc-lo, muito provvel, quase certo que tereis feito sobre le tal impresso, que le ser levado a refletir e mais tarde far o que desejais. Seria menosprezar a cultura e a perspiccia do leitor insistir na afirmao de que estas instrues tm que ser sempre acompanhadas de discrio e que o seu emprego exige tato. Neste estudo no podemos entrar em particularidades, em indicaes especiais para determinados casos, mas as regras gerais apontadas, se vs as aplicardes, bastaro para mudar radicalmente, e em breve tempo, a marcha de vossa vida. Ns vos afirmamos categoricamente que pouco importa o vosso estado atual natural, que no nem pode ser um obstculo para chegar ao sucesso, e que jamais obtereis o xito completo a que tendes direito, se previamente no cuidardes de desenvolver o vosso Magnetismo Pessoal, cujo conhecimento vale muito mais do que qualquer outro.

Terceira Parte O HOMEM QUE TRIUNFA LIO XX O exterior A resoluo A voz. Circunstncias precisas O hipnotismo As relaes A chave do mistrio Mtodo indiano para desenvolver a vontade Exercidos. O exterior. O Professor Clark, tratando definir o Magnetismo Pessoal, diz que a potncia da personalidade, a confiana pessoal, o que quer que seja intangvel que desperta a confiana dos outros em ns. Em seguida, mostra que le no consiste numa bonita presena, num porte esbelto, ainda que tudo isso possa contribuir para a sua manifestao. Pode haver sade, formosura e graa, sem que, por isso, haja Magnetismo Pessoal, que a expresso real do eu, do verdadeiro eu, do que restaria quando todos os carmas pessoais fossem subtrados e todos os talentos tangveis eliminados. Abundam, na Histria, exemplos de pessoas que, despidas de dotes fsicos que as recomendassem e do prestgio que o nascimento outorga, galgaram, pela fora do seu carter, da sua vontade, do seu poder e do seu magnetismo, os primeiros postos no mundo. Napoleo, por exemplo, pequeno de corpo, desprovido de aparncia notvel, nascido em condio humilde, no poderia atirar-se conquista do mundo e domin-lo de certo modo, seno pelo exerccio de certas qualidades que dificilmente seriam bem definidas. Madame de Stal, a menos dotada das mulheres em beleza fsica, recebeu, por sua encantadora personalidade magntica, as homenagens de todos os personagens mais notveis do seu tempo, e foi odiada e desterrada por Napoleo, porque este podia tolerar e suportar interiormente os seus belos e ricos corte-sos, que no possuam essa personalidade magntica que os tornaria perigosos; mas a personalidade magntica de Madame de Stal levava-o a detest-la e tem-la mais do que a qualquer outra pessoa. Como estes, poderamos citar muitos outros exemplos histricos. A resoluo. A exemplo de Outros personalistas, insiste Clark sobre a eficcia da confiana que cada um de ns deve ter em si mesmo. Essa confiana podeis consegui-la pela auto--sugesto. Comeai por tomar uma resoluo firme de executar tudo aquilo sobre que tiverdes concentrado o vosso esprito." No desanimeis jamais, no penseis seno em vencer, ainda mesmo nas coisas mais triviais. No existe um ato, por mais insignificante que seja, que no encerre o germe de um xito. Triunfai, realizando os vossos projetos, e assim as vossas foras aumentaro. Evitai cuidadosamente que elas diminuam, porque sucede, nisto, como com os pensamentos: ou se subtraem vossa capacidade intelectual ou se somam s coisas que podeis compreender. O pensamento no triunfo. Tende sempre o valor de ousar. Alimentai a confiana, alentai-vos com aquilo que sois capaz de fazer. Criai em vs o poder de sugestionar-vos, vs mesmos, com sugestes mais fortes que aquelas que uma fora estranha qualquer pudesse implantar no esprito de outras pessoas.

As vossas prprias sugestes, a vossa valentia inata, a vossa determinao cultivada, podem remover todos os obstculos, e vencer, em nobre contenda, todos os inimigos. Mas para conseguir esse resultado necessrio que volteis os vossos pensamentos para vs mesmos e procureis descobrir os vossos pontos fracos para tratar de fortalec-los, pois em luta atltica nunca foi vencedor quem nunca buscou treinar previamente seus msculos. Cultivai a deciso do carter. Aprendei a dizer as coisas prontamente e bem, com alma decidida, que no deixe dvida alguma da vossa sinceridade. No vacileis nunca. Um chefe que vacila, que d mostras de perplexidade no que h de fazer, no poder reter muito tempo junto de si os seus adeptos. decidir, ainda que duvideis. Um erro cometido em conseqncia de uma ao pronta e positiva prefervel indeciso que deixa escapar as ocasies. Um homem que nunca cometesse um erro seria circunspecto demais para galgar o posto dos lderes da Humanidade. A vacilao inimiga do mando, e, pelo contrrio, a deciso , por assim dizer, o seu alimento. Nas ocasies oportunas, a indeciso produz o frio da morte, ao passo que a vivacidade a pedra fundamental da confiana; a segurana o tesouro acumulado pela confiana. O magnetismo humano no pode ter um lugar fixo no plano do destino do homem. Uns o trazem no seu todo, outros o manifestam nos seus ademanes, outros mais o exprimem na articulao, acento e entonao que do s palavras e, finalmente, em alguns, tudo isso se rene. A voz. Circunstncias precisas. Fator importantssimo tambm para a aquisio do Magnetismo Pessoal a voz, que sempre reflete exatamente o que cada um . Embora tentemos variar seu tom, no poderemos fugir da regra; apesar de manifestarmos assentimento e conformidade, se no o existirem realmente em ns a voz no encobrir o que realmente pensamos. Freqentemente se d certo tom voz, a que chamamos afetao, com o fim de suavizar as palavras repentinas, porm, quando o interessado est doente, desiludido, com inveja ou cime, qualidades determinadas e certos tons da voz se misturam com a afetao e mostram claramente o disfarce. Pela mesma razo impossvel que uma pessoa essencialmente boa empregue, no falar, um tom spero e duro. A voz humana tem modalidades fixas que so materiais e provm de um hbito arraigado e contnuo. Se algum freqentemente passou pelo lado desagradvel da vida, se teve inimizade, procurou vingar-se ou, de qualquer forma, alimentou sentimentos de dio, etc, ter uma voz na qual se podero notar os traos de sua vida, por mais que procure encobri-los. Tudo isto, de ordinrio, produz uma voz gutural e, desagrada diz-lo, a maioria das pessoas a possui. Outra fala muito freqente a da voz aspirada, pela qual, misturando-se o tom com o ar, apenas vibra, exprimindo como que um desejo de segredar, prprio dos que tm o vcio de cochichar. No h uma pessoa em cada mil que esteja inteiramente livre desse vcio. Para cultivar uma voz agradvel necessrio procurar a origem da dificuldade e a encontraremos se nos lembrarmos que a voz exprime e reflete perfeitamente nossas condies de momento. Por meio de exerccios mecnicos poderiam ser dominados os sons guturais e aspirados, obtendo-se certa claridade musical, maior pureza no som, que talvez nos seria de interesse.

Todas as impurezas e tambm os mais srios defeitos da voz podem ser vencidos por exerccios magnticos, que gastaro menos tempo do que os mtodos ordinrios de vocalizao, e produzem resultado maior e mais positivo. A voz desagradvel na qualidade de sua estrutura, no mtodo de seu emprego e no que trata de exprimir ou suprir. Os tons baixos e fracos so antimagnticos. Todos temos a voz viva ou fraca, conforme falemos do corao ou s com os msculos. Freqentemente encontramos essa voz apagada em formas variadas, que chamamos do corao, c algumas vezes est ligada aspirao, o que lhe d pior efeito. Esta voz apagada deve ser mudada em outra de tom magntico. Os sons musculares podem ser claros, puros c perfeitos no que se refere ao som apenas, porm falta-lhes a expresso, so vazios e tornam-se montonos e cansados. Toda monotonia desagradvel. Comer sempre a mesma coisa no bom, porque tende a dificultar a digesto. As mesmas coisas na habitao, dispostas sempre da mesma forma, produzem tdio. Um sistema uniforme, as mesmas diverses, os mesmos pensamentos aborrecem. Assim tambm a voz num s tom prejudica o orador e produz na sua mente, por ao reflexa, um cansao danoso ao vigor do pensamento. Pelo contrrio, a variedade de tons da conversa recreia os ouvintes e facilmente pode ser conseguida com pequenos recursos oratrios que ajudam a amenizar a voz com suas mudanas de tons. Forar a voz um erro, se esse recurso for empregado com a idia de que tem valor surpreendente. As vozes magnticas so sempre poderosas em vibraes e ricas em sons, porm os sons enrgicos devem ser empregados com muita sobriedade. A voz, naturalmente, tem trs tons gerais: a altura normal, a mdia e a baixa. Como a voz baixa no suave, o que a possui deve desenvolver sua fora. As seguintes regras serviro de diretriz no uso dirio da voz: 1 Voz muito alta e forte tm os que ameaam e se en-colerizam, irritando-se facilmente. 2 Uma voz alta, porm um pouco menos do que a altura normal, falada com brandura e calma, a mais sentida e afetiva. 3 A voz mdia indica calma na mente e no corao. 4 Um tom mais baixo do que a mdia seu possuidor tem essas condies. normal acrescenta sinceridade e seriedade, quando

5 Uma voz baixa, falada com brio, indica fora de carter, firmeza na mente e no corao, um esprito dominador; expresra com calma, denota solenidade. 6 O tom de reserva indica suspeita ou natureza receosa ou desiludida.

7 - A voz cavernosa um verdadeiro entorpecimento da vida. No basta formar frases alegres na mente, pois podem no soar bem ao serem expressas. Note-se que as palavras so sempre vivificadas pelo sentimento que as sugere. No o que dizemos, mas o modo pelo qual falamos que influi sobre os outros. Uma frase desagradvel que escapa da boca pode produzir um inimigo e, para evit-lo, convm estudar o efeito que pode produzir. Empregai vossa fora de vontade para achar as influncias perniciosas e procurai domin-las. Adquiri a fora suficiente para venc-las e mant-las afastadas pelo vosso temperamento magntico. No se deve esquecer, todavia, que o temperamento magntico se baseia em tudo o que bom e belo na vida. S a tolerncia, a brandura, a suavidade, podem produzi-lo, desde que se evite cuidadosamente tudo o que spero e desagradvel. No se pode duvidar que h magnetismo na voz humana, porm a quantidade depende da pessoa. A voz que indica negligncia indolente no tem desculpas, pois prova criminosa falta de ateno. Os pulmes robustos e sos podem ser devidos ao nascimento, porm uma boa voz deve ser considerada como uma grande vantagem, embora sempre nos seja possvel melhor-la. J escutastes vossa prpria voz? curioso que, ouvindo-a a todos os momentos, nunca lhe destes a devida ateno. Dai ateno a ela c vosso interesse despertar. Uma boa voz pode ser adquirida como se pode alcanar uma respirao regulada, e importante possu-la, pois nenhuma outra faculdade humana a iguala em poder de influir sobre os outros. Imaginai os esforos de ateno que tendes de fazer para acompanhar a conversa de um homem que tem a voz dbil, flutuante e cuja pronncia obscura, indistinta e de tom efe-minado... Quantas vezes acontece virdes uma pessoa que possui o necessrio para poder ser magntica, menos a voz! Dir-se-: Se algum naturalmente dotado de semelhante voz, como se poder critic-lo por isso? Permiti-nos responder que a voz feita pelo prprio indivduo, sendo o reflexo exato do que fazemos c de como o fazemos. Ela suscetvel de educao, e se lhe dedicarmos a ateno e o tempo necessrios, chegaremos a adquirir uma bela voz. Cultivar vosso Magnetismo Pessoal, sem fazer o mesmo para a voz, eqivaleria a introduzir um lobo num rebanho de ovelhas. A voz humana tem seu carter e indcio do que o homem , pois pode dar-nos informaes sobre seu passado, presente e futuro. Ningum, que fale de modo incoerente, pensa com clareza.

A ao do mecanismo mental pode ser apreciada pelo modo de articular os sons. As palavras claras e de entonao rica, as oraes precisas e incisivas s partem dos lbios daqueles que pensam com vigor e preciso. O tom lnguido e arrastado do indiferente, a linguagem desigual e entrecortada do ignorante, o balbuciar expresso e fastidioso do idiota no so mais do que os primeiros degraus da escada que sobe da imbecilidade inteligncia superior. A voz humana o instrumento mais delicadamente harmonioso que Deus criou, e pode ser educada at durante o sono. Pode-se faz-la expressar toda espcie de emoes na gama interminvel das sensaes humanas, desde a maior tristeza ao maior xtase de alegria. Ela no s nos mostra o que o homem, sem que le o queira, mas tambm f-lo mudar, quando se dedica a cultiv--la e dar-lhe maior beleza e expresso. O hipnotismo. Clark insiste, em seguida, sobre a convenincia de praticar o hipnotismo para desenvolver o Magnetismo Pessoal, porque, diz le, o hipnotizador que triunfar na prtica, o verdadeiro hipnotista, com um pouco de ateno poder desenvolver um magnetismo pessoal que ser irresistvel. O exerccio do magnetismo favorece o seu desenvolvimento pelas razes seguintes: assegura a confiana em si mesmo, faz adquirir uma exata e completa compreenso do que a relao de homem para homem; pe em atividade a sua influncia sobre os outros e experimentalmente ensina os meios mais eficazes para exerc-la; desenvolve o poder de dar sugestes efetivas e, demonstrando o imprio sobre si mesmo, influenciar os outros. Em sntese, o hipnotismo no mais do que sugesto, e nisso se assenta a sua identidade com o Magnetismo Pessoal. Se quiserdes influenciar os vossos semelhantes, indispen-' svel que possais implantar-lhes no esprito sugestes eficientes que levem em si foras em ao. O hipnotizador precisa conhecer a fora da sugesto e saber que, por meio dela, pode dominar os homens. Dirigindo a sua ateno para sce objeto e estudando ao mesmo tempo a natureza humana, logo se habilitar a impor eficazmente as suas sugestes ao esprito de quem quer que seja. As relaes. Na primeira parte deste livro, j deixamos descritos os caractersticos da pessoa magntica e da pessoa no--magntica. Para cultivar com resultado o magnetismo , pois conveniente estud-lo tanto nas pessoas com quem simpatizamos como naquelas com quem antipatizamos. necessrio descobrirmos, numas c noutras, as qualidades que nos agradam e as que nos desagradam. Indagarmos com cuidado a razo da simpatia que sentimos por certas pessoas e da antipatia c repulso que nos causam outras; analisarmos por meio de observao esses caractersticos, discrimin-los bem, separando uns de outros, para nos aproveitarmos dos bons e rejeitarmos os ruins. H ainda uma certa classe de pessoas que convm ser estudada. Falamos das que no nos causam impresso alguma, e elas constituem a maioria. gente que no agrada nem desagrada, inspida, andina, que vive perptuamente imersa na sua mediocridade.

necessrio indagar em que o seu magnetismo falho, para nos servir de aviso e lio. Quem estuda o magnetismo conhece muito bem o poder da auto-sugesto. Decidi-vos a ser fortemente magntico, encaminhai a vossa vida psquica para esse objetivo e, para conseguirdes o vosso desideratum, recorrei de quando em quando auto-sugesto. Ter vontade firme, a mente s e o rumo seguro avanar como faz o piloto com o seu barco. Imaginai um Napoleo sem vontade; um Prim sem confiana em si mesmo; um Bismarck sem energia. No h, pois. que retroceder. Todos os obstculos podem ser removidos, todos os desejos cumpridos, todas as nobres aspiraes realizadas. Uma vontade realmente vigorosa pode fazer sempre uma messe abundantssima onde o terreno houvesse sido devastado pela esterilidade e o insucesso. E todo aquele que sabe tomar resolues com firmeza pode chegar a adquirir essa fora de vontade que a mais poderosa de todas as foras. A chave do mistrio. Ruy Prez considera o Magnetismo Pessoal com uma fora nervosa emitida por meio da vontade. O orador que nos arrebata com a sua eloqncia, irradia no auditrio a sua fora nervosa e o leva persuao. A modalidade vibratria da sua vontade afeta o ambiente e se transmite aos circunstantes, e, deste modo, lhe permite interessar e atrair uma numerosa concorrncia. Se, por meio do Magnetismo Pessoal, desejais produzir um bom efeito nas pessoas com quem entretendes relaes sociais ou negcios, e se quereis que vos tenham em bom conceito, necessrio que formeis o mesmo conceito a respeito delas. Para exercerdes alguma influncia sobre as pessoas, em geral, os vossos pensamentos acerca da Humanidade devem ser puros e elevados. isso a conseqncia de uma lei que H. Durville formula assim: Os pensamentos e aes da mesma natureza se atraem e jazem crescer ou aumentar a considerao, a simpatia, a confiana e o amor que os indivduos so capazes de sentir, uns para com os outros; os pensamentos e aes de natureza oposta se repelem e engedram a antipatia, a desconfiana e o dio. Mantendo a benevolncia no vosso corao, achareis sem falta a mesma benevolncia, porque s se colhe o que se semeia. O que pensais dos outros, eles pensam de vs. Um sorriso gera outro sorriso, e da mesma forma os pensamentos generosos produzem, como ao reflexa, outros pensamentos de igual ndole. Se levais os dias de vossa vida vibrando de amor e caridade, todos quantos se acharem em contato convosco sentiro a atrao dos vossos pensamentos, impregnados da beleza desses sentimentos e, por conseguinte, ho de sentir-se atrados para vs e dispostos a ajudar-vos. Na opinio de Ruy Prez, vai nisso todo o segredo do Magnetismo Pessoal: uma obedincia implcita ao que se chama lei de harmonia.

Mas, para poder influenciar os outros, a primeira condio conhec-los bem, o que se consegue estudando as suas inclinaes, o carter e a corrente das suas idias, bem como o meio em que vivem. Sabemos que podem ser influenciados, que o so efetivamente, em religio, em poltica, nas relaes pessoais ou sociais. Analisando-se este fenmeno, reconheceis que sempre efeito de uma causa que nada tem de prodigiosa, que obedece lei de harmonia. Uma corrente de idias determinadas produzir, entre aqueles com quem convivemos, uma corrente de idias semelhantes. A lei de harmonia opera em escala vastssima e pode aplicar-se em todas as ocasies e meios de vida, na poltica como nas cincias, artes, indstria, agricultura e, principalmente, no lar domstico. Em qualquer caso em que desejarmos atrair a ns as pessoas que nos interessam, necessrio, absolutamente indispensvel, que as acionemos, exercendo nosso magnetismo sobre elas. A iniciativa tem que partir de ns. Cumpre-se, pois, enviar--lhes os pensamentos que desejamos que nos devolvam. Esse o magnetismo em ao. O campo de operaes vastssimo, e nele h lugar para todos. Importa-nos estarmos na primeira fila e, para isso, no h melhor meio do que compreender e praticar o Magnetismo Pessoal. Mtodo' indiano para desenvolver a vontade. Todos os homens tm o dever de praticar constantemente o desenvolvimento da sua vontade, porque com a prtica aumenta o seu poder, e quanto mais forte este se faz, tanto maior o xito em todas as vicissitudes da vida. Em geral, tem-se uma idia falsa do poder da vontade. Sucede, muitas vezes, que, nas classes mais ignorantes, h pessoas com uma vontade mais poderosa que nas mais instrudas, mas isso no obsta a que todo aquele que deseje e pratique os exerccios que vamos dar mais adiante possa adquirir uma vontade potentssima. Freqentemente se confunde a tenacidade, que a energia dos fracos, com a fora de vontade, ou melhor, o vigor real de uma alma bem equilibrada. Todos, enganados pelo orgulho, supomos que temos uma vontade muito forte. A melhor prova de possuir realmente uma vontade forte o sangue frio em todas as circunstncias. O homem calmo e comedido em todas as ocasies da vida, por muito violentas que sejam, o que demonstra possuir uma vontade poderosa. As pessoas nervosas, as que se irritam com a menor provocao, so as que tm uma vontade fraca. Quando algum recupera imediatamente a calma nas situaes difceis, e faz renascer a serenidade, existe uma verdadeira fora de vontade, capaz de intervir favoravelmente no comportamento de seu possuidor. Exerccios. Deveis estudar e praticar os exerccios que vou descrever at que vos seja possvel governar-vos com acerto pelo simples emprego da vontade. Exerccio 1. Todos os meses, quarenta e oito horas depois da lua cheia, deveis fechar-vos, noite, durante uma hora, num aposento escuro, e dedicar-vos a concentrar o vosso pensamento sobre um ponto ou coisa dada, sem permitir que entre em vosso esprito nenhum outro pensamento.

A princpio, os vossos pensamentos vagaro, passando de um para outro assunto, e vos ser difcil det-los num s ponto, mas se continuais com a prtica esse exerccio vos tornar possvel o pensar numa s coisa por muito tempo. Deveis praticar cinco noites consecutivas. Exerccio 2 Tomai doze pedrinhas ordinrias na vossa mo esquerda e logo pegai, com a ponta dos dedos da mo direita, uma delas. Estendei o brao e olhai para a pedrinha com intensidade, ao mesmo tempo que concentrais o vosso esprito pensando somente nela durante um minuto, mas deveis evitar que qualquer outro pensamento estranho entre no vosso crebro. Deixai cair a pedrinha na palma da mo direita, tomai outra e continuai como fica dito, at que todas as pedras passem de uma mo para outra. Praticai isto uma hora cada dia. Exerccio 3. Numa noite serena, quando o cu estiver claro, sa da vossa casa e, no campo ou num espao aberto, vede quantas estrelas podeis contar, sem permitir que outros pensamentos ocupem vosso esprito. Quanto mais estrelas puderdes contar, sem pensardes em outra coisa, maior grau de desenvolvimento alcanar a vossa fora de vontade. Exerccio 4. Concentrai o vosso esprito sobre algumas pessoas ausentes. Desejai com toda a fora de que sois capaz que essas pessoas vos escrevam tratando de um assunto determinado. Deveis comear com alguma pessoa com quem j es-tejais em freqente correspondncia, e, se triunfais, fazendo-a escrever-vos na forma que desejais, continuai dirigindo a experincia a outra pessoa que vos escreva de quando em quando, e, conseguindo isto, endereai o vosso pensamento para alguns a quem conheceis, mas que no vos hajam escrito nunca. Quando obtiverdes resultado vitorioso nestes diversos ensaios, a vossa confiana em vs mesmos ter aumentado consideravelmente, e essa confiana revigora a vontade, fortificando-a. Exerccio 5. Com areia seca e solta, cobri uma superfcie de um metro quadrado aproximadamente e, uma vez ali-sada, traai nessa superfcie com o dedo indicador figuras ou caracteres do gnero que fr do vosso agrado e, durante a operao, concentrai o vosso esprito no que estais fazendo, sem consentir, de maneira alguma, outro pensamento na vossa mente. Esse exerccio dever durar uma hora. Todos estes exerccios devem ser praticados noite, para desenvolver a vontade, mas indispensvel pratic-los todos na ordem em que se do. Um s bastaria, mas foram variados para evitar a monotonia, ainda que nada montono quando til, nem nada cansa quele cuja vontade est altamente desenvolvida. Adendo A INFLUNCIA PESSOAL (Jean Filiatre) o homem um ser essencialmente socivel; o trato e o comrcio com seus semelhantes lhe aprazem e, por isso, os procura com empenho. Baseado na experincia diria, direi at que todos, mais ou menos, se esforam por criar relaes ntimas no meio em que vivem, todos aspiram a ter amigos. Entretanto, quo poucos so os que, nesta ordem de idias, logram alcanar a realizao dos seus desejos! Quantos no se queixam de s encontrar na sociedade frieza e indiferena!

Ningum se aventurou ainda a afirmar que, no correr da sua existncia, s se lhe deparam atenes e delicadeza. Multiplicas so as causas desse mal; eu vou tratar de indicar as principais, e, com essa indicao, fornecerei o meio infalvel de anular-lhe os maus efeitos. Sob qualquer aspecto em que considerado, o homem, esprito e matria, cheio de imperfeies. Essas imperfeies, fsicas ou morais, fazem, de alguma sorte, parte integrante da sua individualidade. Apenas direi algumas palavras acerca desses vcios de constituio, fceis de atenuar com um ponto de precauo. Ter o maior cuidado com a sua pessoa. Esta a linha de conduta que deve ser seguida para no desgostar aqueles com quem as circunstncias vos obrigam a conviver. O mau hlito geralmente causado por uma higiene m da boca. Para faz-lo desaparecer, basta uma lavagem rigorosa dos dentes com gua ligeiramente aromatizada. Se tem sua origem numa perturbao crnica, poderemos tentar disfar-lo chupando pastilhas odorficas, e principalmente evitando dirigir o hlito para o rosto do interlocutor. Se transpirardes a ponto de se vos notar um cheiro desagradvel, corrigireis esse inconveniente fazendo uso freqente de abluses de gua discretamente perfumada. Se as imperfeies fsicas, realmente incomodativas para os outros, constituem o patrimnio de um nmero limitado de indivduos, no sucede o mesmo com os vcios morais. No existe carter que no tenha os seus ngulos agudos, cujo choque no seja penoso para outrem no correr das relaes sociais. Como arredondar esses ngulos, com o intuito de torn-los absolutamente inofensivos? Pelo desenvolvimento de certas qualidades que todos tm em germe; qualidades que se radicam todas na Bondade de que no so seno formas diversas. Bem sei que me podereis objetar que h indivduos completamente maus, mas esses indivduos constituem a exceo. A Bondade, e a Bondade s pode dar a pacincia que. em cada uma das circunstncias da vida, garante a superioridade. Se sois realmente bom para todos, no vos malquistareis com os tagarelas, nem com os autoritrios, nem com os arrebatados. Ouvireis as confidencias dos primeiros sem impacincia, chegareis at a interessar-vos pela prolixidade, e a enumerao de pormenores nfimos em aparncia, mas aos quais eles ligam a maior importncia, no vos parecer uma importunao. Se estais falando a uma pessoa e observais que ela, to amante da conversa, se cala, no hesiteis em mudar de assunto; o que estais dizendo no a interessa. Os autoritrios, esses sofrero o vosso ascendente, confessem ou no, porque a Bondade a fora mais terrvel que um ser racional pode pr em ao; e aqueles mesmos que se julgam inacessveis s influncias exteriores so os primeiros a sentir-lhes o poderio e a inclinar-se diante dela. Vs tereis, enfim, sobre os arrebatados a fora da calma. Aquele que consegue manter sempre a sua presena de esprito nunca se acha em estado de inferioridade relativamente aos que o rodeiam. O que permanece dono de si mesmo em todas as circunstncias, o que no se deixa levar nunca pela clera, esse ser uma potncia verdadeira. Se vos suceder serdes escolhido para rbitro, no resolvais nunca bruscamente o ponto em litgio, porque fareis para vs um inimigo na pessoa daquele a quem no dais ganho de causa. Refleti sobre a questo antes de tentar resolv-la e, como na imensa maioria dos casos a opinio apresenta uma parte de erro e outra de verdade, distingui prudentemente essa parte de verdade, pronunciai em seguida o vosso laudo com firmeza mesclada de brandura.

Muitas vezes perguntaro a vossa opinio sobre um fato, um livro, uma teoria ou idia. No respondais nunca sem conhecer perfeitamente a questo, porque do contrrio vos ex-poreis a externar juizos errneos que vos amesquinharo na estima do consulente ou dos vossos conhecidos. Mais vale confessar ignorncia do que responder descaradamente a esmo. Se porventura esposais opinies muito especiais, cuja originalidade vos seduza o esprito, tende cuidado, ao exp-las, de defend-las com muito entusiasmo, a fim de no ferir os que no possam aceit-las. Lembrai-vos de que as vossas teorias no so as nicas racionais, que ningum possui o monoplio da inteligncia, e que muita gente pode no pensar como vs, sem que merea ser tachada de louca ou cretina. Quando vos pedirem um conselho, dai-o sempre sob uma prudente reserva, de modo que, num insucesso, no se leve vossa conta esse resultado. Na vossa conversao, evitai o mais possvel falar de vs, c encaminhai antes a palavra para o que fr do agrado do vosso interlocutor. Dai sempre mostra de estardes aprendendo alguma coisa dele, e assim lhe passareis uma garantia de saber, que vos far ganhar a sua estima. No s essa vantagem que auferireis, porque aprendeis realmente alguma coisa til. Geralmente cada indivduo aqui na terra estuda profundamente um assunto determinado. A escolha motivada, quer pelo gosto ou disposies naturais, quer pelas exigncias da profisso. Cada pessoa gosta de espraiar-se sobre o assunto da sua predileo, que ela sabe mais particularmente; vs no tendes, portanto, dificuldade de levar a conversao para esse assunto e nele conserv-la. Se falais a um jardineiro, interessai-vos pela jardinagem; a um artista, interessai-vos pela arte, etc, etc. Para isso, no h mister possuir conhecimentos especiais, digo mais, so absolutamente inteis nos casos de que estamos tratando, porque o interlocutor vos prestar todas as informaes desejveis, se o interrogais e vos interessais no que est dizendo. Certo autor ingls escreveu, s por este meio, uma enciclopdia completa do comrcio e da indstria, no se servindo seno da sua conversao com os operrios e locandeiros. til lembrar que se aprende muita coisa com os chamados ignorantes, e que o pior deles pode, num determinado ponto, dar um quinau no maior sbio da terra. Evitai igualmente falar dos vossos pesares ou das vossas alegrias para no vos expordes a perturbar a calma dos que vos rodeiam. Eles podem, s vezes, ter razes para estar tristes, quando vs estais alegres, e vice-versa. Cuidai sempre de no ofend-los pela expresso demasiado ruidosa e por vezes intempestiva de uma felicidade ou de um desgosto... Se conseguis evitar a estopada falando de vs e a maledi-cncia falando dos outros, tereis logo captado a confiana de todos e o mau xito no vos embaraar mais o passo. Nunca critiqueis um ausente, porque as pessoas presentes podero sempre supor que procedereis de igual maneira com elas, e ficariam legitimamente suspeitando de vs. Se a calnia causa indignao, a maledicncia no menos repreen-svel. Quando criticarem uma pessoa na vossa presena, tratai de pr em relevo as suas boas qualidades; quando as faltas imputadas forem absolutamente certas, atribu-as s circunstncias, apresentando o incriminado como uma vtima delas. No useis nunca da lisonja e da adulao, porque so meios vis que s podem influenciar as almas baixas; mas rendei sempre uma discreta homenagem s qualidades e aos talentos daqueles com quem estais conversando.

Levantai o moral dos desesperados, mostrai-lhes a vida sob um aspecto mais risonho e excitai-lhes o nimo. Sede atencioso para com os fracos, desesperados, velhos e crianas. Compenetrai-vos bem desta verdade: que os outros ho de proceder convosco assim como vs procedeis com eles, e que diro de vs o que vs disserdes deles. Ainda que muita coisa se haja dito e escrito a respeito da ingratido, ficai convencido de que nunca perdido um benefcio feito. necessrio achar prazer em prestar servios aos outros; esforai-vos, pois, em cumul-los de favores em todas as emergncias da vida; esquecei-vos de vs em bem deles, que eles se esquecero de si em bem vosso. Acatai a delicadeza daqueles de quem vos aproximais, nada digais que lhes melindre o pudor nem a susceptibilidade, no sejais brutal nem grosseiro. Sede polido; a polidez conquista os coraes, a chave que abre todas as portas e que custa muito barato. Desde logo nos angaria a estima e considerao de todos aqueles com quem nos pomos em contato. Se desejardes saber em que condies e como haveis de proceder convenientemente para com outrem, ponde-vos pelo pensamento no lugar deles e vede, em tal caso, como querereis que eles vos tratassem. Importa no somente no fazerdes aos outros o que no quereis que vos faam, mas ainda e principalmente: fazerdes aos outros, em todas as circunstncias, o que quereis que eles vos fizessem. Objetar-se-me-. Mas eu no quero jazer-mepapalvo! S tendes que tentar, restando-vos a alternativa de mudar de ttica, se o futuro vos justificar a objeo. Fazei experincias como em hipnotismo e com isso nada perdereis; pelo contrrio, ganhareis todos os coraes, e o que para os outros fizerdes, eles o faro infalivelmente para vs. Entretanto, se, a despeito da constncia dos vossos esforos, a opinio de alguns dos que vos cercam se mostra rebelde a modificar-se, usai, para influnci-la, da fascinao aliada com a sugesto mental. No correr da conversao, fixai o olhar raiz do nariz dessa pessoa, de maneira agradvel e sem ostentao, e pensai fortemente: Eu quero que vs me estimeis... vs me estimareis todos os dias cada vez mais... eu quero que vs me estimeis... Se no vos possvel v-la freqentemente, procurai um retrato dela, e, fitando-a na raiz do nariz e vol-tando-vos para o lado da sua residncia, de preferncia na hora em que a supondes no leito, fazei sugestes deste gnero: Eu estou junto de vs... o meu pensamento vos penetra... estais bem disposta a meu respeito... no podeis esquivarvos minha influncia... sois forada a estimar-me... Continuai cada noite, e o bom xito vir to rapidamente coroar os vossos esforos, principalmente se tiverdes treinado a transmitir pensamentos a pacientes em sonambulismo artificial, que ficareis surpreendido do vosso prprio progresso. Se no possuirdes o retrato, que desempenha o papel de condensador do pensamento, concentrai vosso esprito sobre as mesmas sugestes, representando-vos de memria aquele ou aquela que desejais dominar.

Com um pouco mais de esforo, talvez, mas no com menos certeza, conseguireis ento o mesmo resultado, porque os pensamentos so ondas que, dirigidas pela vontade de um operador treinado, se comunicam infalivelmente ao crebro livremente escolhido por le como receptor.

Potrebbero piacerti anche