Sei sulla pagina 1di 7

Questionrio da aula -1

1-O que administrao de empresas? R: Administrao antes de tudo alcanar resultados com os meios de se que
dispe.

2-Cite um conceito de administrao.R:Administrao o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos
recursos e competncias organizacionais para alcanar determinados objetivos com eficincia e eficcia.

3-Elabore a seqncia da rpida histria da teoriada administrao passando por: Frederick W. Taylor ; Henry Ford ; Taylor (tempos e movimentos)e Henri Fayol.

Questionrio da aula -2
1-Qual o principal foco das empresas ?
As empresas representam um tipo de organizao a organizao focada no lucro.

2- O que sinergia e entropia?.


O Sinergia nas empresas o que adiciona, agrega, multiplica juntando ganhos para obter resultados crescentes. Entropia seria o contrrio, isto , perda. Existe entropia quando h perda de energia ou de insumos no sistema que no so devidamente aproveitados.

3-Para que servem as organizaes?


Para produzir bens; Para prestar servios; Para prestar servio comunidade; Para prestar servio sociedade; Para cobrar impostos dos contribuintes; Para proporcionar educao, sade e segurana; Para proporcionar valor as pessoas;

4-Quantas foram as revolues industriais e o que as marcaram?


1 Revoluo industrial. Carvo e ferro A primeira Revoluo Industrial aconteceu com a descoberta do ferro e do carvo. Com isso estradas de ferro foram construdas e o trem foi inventado. O conceito transporte talvez tenha ganhado outro significado e esta primeira Revoluo Industrial marcou o mundo.Limitada a Inglaterra com desenvolvimento da indstria de tecidos e o aperfeioamento das mquinas a vapor. 2 Revoluo industrial. Ao e eletricidade A segunda Revoluo Industrial marca a descoberta da energia eltrica e do uso do petrleo como combustvel. No nem necessrio dizer o impacto que tais descobertas trouxeram ao mundo em diversos aspectos. No possvel se pensar em demais avanos sem falar em energia e combustvel. Espalhou-se pela Europa marcada por inovaes como ao, energia, combustveis petrolferos, motor a exploso, produtos qumicos, etc. Grandes guerras x tecnologias, Os artigos a seguir mostram algumas das armas e defesas que desempenham um papel importante no combate moderno, bem como algumas tecnologias que podero desempenhar uma importante funo no futuro. A partir da ll Guerra Mundial at a atualidade marcada pelo desenvolvimento da informtica e da robtica que gerou uma automao do processo produtivo.

5-Quais so os nveis de uma empresa?


Nivel Institucional: Estabelece objetivos empresariais - Verifica e analise alternativas estratgicas, -Toma decises globais,

-Elabora planejamento estratgia e politicas -Avalia resultados globais Nivel Intermediario: Estabelece objetivos departamintais - Verifica e analise alternativas taticas, -Toma decises departamentais, -Elabora e imprementa planejamento tatico -Avalia resultados globais Nivel operacional: Estabelece objetivos operacionais - Verifica e analise alternativas operacionais, -Toma decises operacionais, -Avalia praneja e repraneja a operao do dia a dia -Avalia resultados cotidiano

6- O que misso e viso de uma empresa?


Misso: a expresso da razo da existncia da empresa, Viso de uma empresa: a imagem definida pela organizao a respeito do seu futuro, ou seja do que ela pretende vir a ser.

Questionrio da aula -3
1-O que preciso para compreender um empresa?
Para compreender uma empresa, preciso entender tambm o contexto no qual ela est inserida.O ambiente representa todo o universo que envolve externamente a empresa; tudo aquilo situado fora dela.

2-O que vem a ser consonncia e dissonncia ?


Consonncia quando harmonia das presunes (suspeitas e discernimento do ambiente), da empresa a respeito do seu ambiente so confirmadas na prtica e no cotidiano Dissonncia cada informao recebida comparada com as dedues anteriores. Se a comparao revela algum forte desvio ou incoerncia, a empresas tende a restabelecer o equilibro desfeito, seja modificado suas crenas anteriores ou desacreditado da nova informao recebida. O Processo da dissonncia nada mais do que uma tentativa de restabelecer a consonncia.

3-Como podem ser definidos os limites ou fronteiras entre empresa e ambiente?Os limites ou
fronteiras entre empresa e ambiente podem ser definidos tanto termos de espao (prdios, edifcios, instalaes, reas fsicas, terrenos), de tempo( horrios de trabalho, turnos de atividade), de valores e atitudes dos empregado

4-Quais as variantes fazem parte ds ambientes : Geral e de Tarefa ?


1-Variveis tecnolgicas; 2-Variveis polticas; 3-Variveis econmicas; 4-Variveis legais; 5-Variveis sociais;

6-Variveis demogrficas; 7-Variveis ecolgicas.

Questionrio da aula -4
1-As tecnologias podem ser fsicas e concretas ou podem ser conceitual e abstratas, quais so ela?
A-Tecnologia fsica e concreta: mquinas, equipamentos, instalaes, circuitos. B Tecnologia conceitual e abstrata: polticas, diretrizes, processos, procedimentos, regras e regulamentos, mtodos de trabalho.

2-O que vem a ser tecnologia incorporada e no incorporada?


A tecnologia incorporada: est contida em bens de capitais, matrias-primas bsicas, matrias-primas intermedirias, componentes, entre outros. Tecnologia no incorporada: encontra-se na cabea das pessoas como tcnicos, peritos, especialistas, engenheiros e pesquisadores sob a forma de conhecimentos intelectuais ou operacionais.

3-Quais so as tipologias de tecnologias?


Tecnologia de acordo com seu arranjo fsico. Seqenciada, mediadora e intensiva. Produo , Banco, Estaleiro.

Tecnologia de acordo com o produto. Flexvel, fixa.

Tecnologia de acordo com o tipo de operao. Unitria, Massa, Processo contnuo

Questionrio da aula -5
1-O que estratgia?
Movimento integrado, capacidade de manobra, mudana, ao, reao e proao tudo isso junto e direcionado para os alvos a serem atingidos ao longo do tempo.

2-Qual a diferena entre a estratgia militar e empresarial? Qual a relao entre as duas?
A diferena bsica entre a estratgia militar e as empresariais a dinmica do cenrio a ser empregado. Guerras militares no acontecem rotineiramente, ao contrrio da guerra dos negcios que so travadas diariamente. Organizaes lutam para se manterem no mercado, para que seu produto no seja substitudo pelo da concorrncia, para que se tenha um diferencial proeminente. Contudo, de uma forma geral, o que se busca tanto na estratgia militar quanto na estratgia empresarial atingir os objetivos proposto para o futuro, mantendo-se em uma posio vantajosa perante o oponente

3-Quais as principais caractersticas para estratgia de uma empresa?


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. A estratgia um comportamento global e sistmico da empresa. A estratgia representa o comportamento de uma empresa diante de seu ambiente externo. A estratgia est focada no futuro. A estratgia discutida, formulada, definida e decidida no nvel institucional da empresa. A execuo da estratgia requer o esforo conjugado de todos os nveis e participantes da organizao. A estratgia significa sempre um movimento de mudana organizacional. A estratgia deve ser definida em um planejamento estratgico.

4-Quais os trs componentes bsicos da estratgia empresarial?

1. 2. 3.

Ambiente.(Geral e tarefa). Empresa.(misso e viso de futuro). Adequao entre ambos.

5-Quais so as etapas de um processo administrativo para uma boa administrao das estratgias empresarial
.A estratgica levada a cabo por meio da ao empresarial, que, para ser eficaz, precisa ser planejada, organizada e controlada.

Questionrio da aula -6
1-O que planejamento? Planejamento uma tcnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior
consistncia no desempenho das organizaes. Alis, o planejamento envolve vrias formas de lidar com a mudana e com a incerteza que ela trs consigo.

2-Qual a extenso de tempo no planejamento dentro dos trs nveis da empresa?

3-Escolha uma empresa dentro do grupo e realize a analise de swot, vide tabela no prximo slide.

4-Por que as empresas precisam de um horizonte de tempo projetado no longo prazo? Ao rastrearem
as ameaas ambientais e oportunidades disponveis, precisam de um horizonte de tempo projetado no longo prazo.

5-O que e para que serve um Balanced Scorecard ?


Representao equilibrada e organizada de indicadores financeiros e operacionais em uma tabela com quatro perspectivas operacionais

Questionrio da aula -7 1. Qual a conceituao de planejamento ttico?

Esse planejamento a funo administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcanados. Visar dar condies racionais. 2. Quais as caractersticas do planejamento ttico? Processo permanente e contnuo sempre voltado para o futuro Se preocupa com a racionalidade de tomada de deciso Seleciona entre vrias alternativas disponveis um determinado curso de ao sistmico interativo uma tcnica de alocao de recursos uma tcnica cclica uma funo administrativa que interage dinamicamente com as demais uma tcnica de coordenao uma tcnica de mudana e inovao

3. Quais o elementos para o processo decisrio? Tomar a deciso. Objetivos. Sistema de valores: prioridades no conceito de quem tomar a deciso. Cursos de ao: seqncia do plano de ao para atingir o objetivo afim de obter o resultado. Estados da natureza: fatores ambientais fora do controle do tomador de decises. Conseqncias: toda ao tem uma reao positiva ou negativa.

4. Vamos pensar: Voc foi contratado para ser o novo engenheiro de uma multinacional, parabns. Um novo projeto ser implementado e voc ser o lder do projeto de aumento da produtividade e reduo de Scraps (peas defeituosas) de uma linha, sendo que todos os projetos possuem uma forma cclica de tratamento, explique como faria em cada fase para realizar o projeto: Qual Planejamento? Que necessidade de Organizao? O que envolveria na Direo? Para que serve o Controle?

Para comear o planejamento precisaria estabelecer: Os objetivos pretendidos: Aumentar a produtividade e reduzir os scraps. Planos para realiz-los: Acrscimo de mquinas, maior reviso e manuteno dos equipamentos, mquinas e instrumentos do processo, o que exigiria tcnicos e engenheiros especficos e competentes para diagnosticar os problemas com mais rapidez e eficincia. Ter uma fiscalizao no final de cada produto para um controle de qualidade,que evitaria tambm que peas defeituosas fossem enviadas no mercado, o que diminuiria reclamaes e descontentamento de clientes.

seguir anotaria as incertezas sobre o futuro e desenvolveria uma tcnica para absorv-las, para obter uma maior consistncia no desempenho das organizaes. A necessidade da organizao de um projeto extremamente importante para que haja mais confiabilidade nos planos a desenvolver. Estruturar uma organizao implica em fazer escolhas bem ponderadas entre vrias alternativas, onde o resultado ter de ser eficaz.

Na direo envolveria O controle serve

Desenvolver um plano de ao conforme a demanda do servio com boa organizao e diretoria fazendo um controle de qualidade.

Potrebbero piacerti anche