Sei sulla pagina 1di 48

Constituio e Classificao

Composio Aglomerante Argamassa Pasta + gua Agregado fino

A pasta que liga os gros de areia entre si, formando um todo A proporo dos ingredientes varivel, alm de poder variar a natureza ou tipologia do aglomerante e agregado, o que d uma grande diversidade de caractersticas e tipos de argamassas Aglomerantes usuais: cal, cimento e gesso. O agregado fino a areia, em suas diversas formas.

A gua deve ser limpa, doce e isenta de sais e matria orgnica. A quantidade de gua no deve ser insuficiente nem excessiva; a maneira prtica de saber na obra se adequada a quantidade de gua empregada fazer uma bola de argamassa de 8cm de dimetro e coloc-la sobre uma superfcie horizontal; a bola no deve se deformar mais de 5mm. Trao a relao entre os diversos componentes com exceo da gua fornecido em volume ou peso; o primeiro mais prtico e comum; o segundo mais exato Quando h mais do que um aglomerante, adotase a ordem do aglomerante mais caro para o mais barato; assim, o trao 1:2:8 significa 1 unidade de cimento, 2 unidades de cal e 8 unidades de areia, em volume ou peso. Sabidas as densidades aparentes, fcil transformar um trao dado em volume no seu equivalente em peso.

Exemplo Seja dado o trao em volume 1:2:8 (cimento: cal hidrulica; areia), transform-lo no seu equivalente em peso. Densidades aparentes: cimento: d=1,42; cal hidrulica: d=0,65; areia: d=1,5. 1cm3 de cimento pesa 11,42= 1,42g 2cm3 de cal hidrulica pesam 20,65= 1,30g 8cm3 de areia pesam 81,5= 12g O trao em peso seria
1,42 1,30 12 : : 1,42 1,42 1,42 =

1:0,92:8,45

O trao experimental costuma ser quantificado em termos de areia seca. Se a areia tiver uma certa umidade, este fato deve ser levado na quantificao do trao. Exemplo Seja dada uma areia mdia com uma umidade de 5%; como vimos, para este tipo de areia o inchamento cerca de 28%. Determinar o equivalente de areia seca no trao 1:4 feito com areia mida. Quatro litros de areia mida = 4(100-0,28) litros de areia seca, ou seja, 40,72= 2,88 litros de areia seca. A reduo foi significativa. Portanto, para um trao 1:4, em areia seca, deveria ser usado 4/0,72= 5,55 de areia mida.

Classificao das Argamassas


Critrio Natureza do aglomerante Nmero de aglomerantes Tipo Argamassa area Argamassa hidrulica Argamassa simples Argamassa mista ou composta Argamassa de cimento Argamassa de cal Argamassa de cimento e cal Argamassa de gesso Argamassa magnesiana Argamassa pozolnica Argamassa de barro Argamassa aditivada Argamassa de p de pedra Argamassa de cimento de alvenaria Argamassa colante Argamassa de aderncia melhorada Argamassa hidrfuga Argamassa de proteo radiolgica Argamassa redutora de permeabilidade Argamassa termoisolante Argamassa de chapisco Argamassa de emboo Argamassa de reboco Argamassa dosada em central Argamassa preparada em obra Argamassa industrializada Mistura semipronta para argamassa Funo Revestimento e assentamento Revestimento e assentamento Revestimento e assentamento Revestimento e assentamento Revestimento e assentamento Revestimento e assentamento Revestimento e assentamento Revestimento Revestimento Revestimento e assentamento Revestimento e assentamento Revestimento e assentamento Revestimento Revestimento e assentamento Revestimento Revestimento Revestimento Revestimento Revestimento Revestimento Revestimento Revestimento Revestimento Revestimento e assentamento Revestimento e assentamento Revestimento e assentamento Revestimento e assentamento

Tipo de aglomerante

Propriedades especficas

Funo no revestimento Forma de preparo ou fornecimento

Principais Condicionantes das Propriedades


Influncia da Composio Dada a grande diversidade, pode-se dizer que os vrios tipos de argamassa apenas tm em

comum as caractersticas de serem moldveis enquanto no secam e de endurecerem com maior ou menor resistncia, ao fim de certo tempo. Para cada servio, deve-se estabelecer primeiro as qualidades convenientes e s depois escolher a mistura a ser adotada. As propriedades das argamassas tempo de pega, trabalhabilidade, resistncia, etc. so, assim, influenciadas por Tipologia do(s) aglomerante(s) Tipologia do agregado Proporo ou trao entre componentes Quantidade de gua de amassamento Influncia do Aglomerante O aglomerante influi pela Natureza Resistncia Idade Pureza Influncia do Agregado O agregado influi tanto pela sua constituio

como pela composio granulomtrica As principais funes da areia so: Dar porosidade argamassa, facilitando a penetrao do gs carbnico do ar que participa do endurecimento. Resistir s tenses decorrentes da retrao do aglomerante Conferir resistncia argamassa. A resistncia da pasta de um cimento puro classe 25 4MPa aos 28 dias. A resistncia da pedra cerca de 150Mpa. A argamassa de consistncia normal e com trao 1:3 de 25MPa, no mnimo, conforme a norma. A resistncia da argamassa ser maior com uma areia de composio granulomtrica variada do que uniforme. Uma areia s de gros grossos precisa de muito aglomerante para preench-los e fica mais fraca. Uma areia s de gros finos, devido sua elevada superfcie especfica, tambm, precisa de muito cimento para envolvlos, o que enfraquece a argamassa. Em proporo ao agregado, no s a falta de cimento torna a argamassa fraca, por faltar aglomerante para ligar os gros, mas tambm o excesso de cimento, pois a pasta de cimento mais fraca do que a matria mineral da areia.

A resistncia ao desgaste depende em grande parte da boa dosagem granulomtrica do conjunto agregado-aglomerante. A adio de uma pequena porcentagem de argila ( 5%) melhora a trabalhabilidade e a impermeabilidade da argamassa. Influncia do Trao Muito aglomerante aumenta muito a fora de retrao e leva a argamassa a fendilhar. Pouco aglomerante, levar alguns gros da areia a no participarem da massa resistente. Cada argamassa tem uma faixa de dosagem ideal. O trao estabelecido mais em funo do agregado fino utilizado, de modo a obter-se a trabalhabilidade (consistncia) necessria com o mnimo de reduo de resistncia. Influncia da gua Muita gua diminui a resistncia e a impermeabilidade da argamassa, pois aumenta a porosidade e o fendilhamento.

A quantidade de gua deve ser a estritamente necessria a dar a trabalhabilidade requerida. A gua de ser pura, ou seja, isenta de leos, cidos, lcalis, matrias orgnicas e elementos qumicos que afetem negativamente as propriedades dos aglomerantes.

Caractersticas Bsicas dos Tipos Mais Comuns de Argamassas


Caractersticas das Argamassas de Cal Resistncia mnima flexo e ao esforo cortante e razovel compresso. M resistncia umidade. Boa aderncia ao substrato. Relativamente s argamassas de cimento, so mais leves, mais econmicas e racham menos. Endurecimento lento, pela necessidade de recarbonatao pelo CO2.

Caractersticas das Argamassas de Cimento Relativamente s argamassas de cal, so mais caras e mais fortes. Tambm, resistem melhor s solicitaes mecnicas. Tm aderncia menor ao substrato. So mais quebradias. Retrao da pasta de cimento: 10 a 4mm/m. Boa impermeabilidade e resistncia s intempries. Caractersticas das Argamassas de Cimento e Cal Tanto econmica como tecnicamente, combinam se situam entre as argamassas de cimento e as argamassas de cal. Quando se adiciona uma pequena quantidade de cal s argamassas de cimento, retarda-se a pega e diminui-se o risco de fendilhamento. Quando se adiciona uma pequena quantidade de cimento s argamassas de cal, se consegue maior resistncia mecnica, maior impermeabilidade e pega mais rpida.

Caractersticas das Argamassas Magnesianas Tm endurecimento mais rpido, mas resistncia menor do que as argamassas de cimento. A pasta deve ser bem queimada e ter um longo perodo de cura, antes da aplicao, seno, gretam e empolam. Devem ser evitadas. Caractersticas das Argamassas de Gesso Feitas s com gua e gesso, ou adicionando areia, cabelo, crinas, serragem, fibras e cal. O calor e a umidade atacam e desagregam o gesso. Aderem bem s superfcies speras, mas mal madeira. Caractersticas das Argamassas Pozolnicas Mais usadas nos casos de contato com guas agressivas aos cimentos comuns. Nelas podem ser adicionados cimento ou cal.

Caractersticas das Argamassas de Barro Tambm, chamadas de argamassas de saibro ou de argamassas de argila. So mais utilizadas em construes rsticas. Endurecem pela secagem da gua de amassamento. Podem apresentar boa resistncia mecnica, porm m s intempries. Caractersticas das Argamassas de P de Pedra Tambm, chamadas de rebocos nobres, cirex ou granito. So feitas com cal hidratada, cimento branco, pedra moda normalmente granito e, eventualmente, areia e mica. Apresenta trs tipos: liso, raspado e pongado. No tipo liso, usa-se mica para dar brilho. A argamassa colocada sobre a parede e depois batida com desempenadeira. Depois de seca, lavada com soluo de cido muritico a 1:7,

para destacar o brilho. No tipo raspado, a massa raspada logo aps a colocao, com escova de ao. Ou aplicada diretamente com mquina prpria que d o aspecto raspado j na colocao. No tipo pongado, a massa aplicada com mais desuniformidade e a escova no passa sobre a superfcie, mas apertada contra ela. Tm grande resistncia abraso, ao choque e ao risco. Tm boa impermeabilidade, mas mofam facilmente, por causa da superfcie irregular. Por isso, devem ser pintadas com silicone ou hidrfugo transparente. O maior defeito o elevado coeficiente de dilatao, que responsvel pela fissurao, caso a superfcie no seja dividida em painis de, no mximo, 1,30m1,30m. Caractersticas das Escaiolas feita de areia finssima e cimento branco e, eventualmente, gesso.

um revestimento muito barato, impermevel, liso, higinico, normalmente, usado para substituir os azulejos. Uma boa escaiola pode ser obtida com p finssimo de mrmore e cimento branco, mais areia finssima (economia), cal hidratada (aderncia) e gesso (acelerador de pega). Aps a colocao em camada bem fina, para evitar a fissurao, alisada com boneca de pano e encerada. Pode ser pintada enquanto mida, para ficar com aspecto marmorizado. Caractersticas do Solo-Cimento Mistura ntima de solo natural, cimento e gua. Muito usado na pavimentao viria. Tambm, em edificaes residenciais de pequeno porte, em paredes monolticas ou de blocos. A durabilidade depende de rigorosas anlises laboratoriais, que demoram cerca de 40dias, para quantificar a dosagem, avaliar a retrao do composto e a expansibilidade do solo.

A compactao do solo-cimento de importncia primordial para o seu bom desempenho. O solo deve ter menos de 15% de silte e argila, 50 a 70% de areia mdia a grossa e at 35% de pedregulho (entre 4,8mm e 76mm). As camadas superficiais do solo, at uma profundidade de 60cm, com predomnio de matria orgnica, no podem ser utilizadas. A quantidade ideal de cimento situa-se de 5 a 12% da quantidade de solo e a quantidade de gua de 150 litros por tonelada de cimento. Para cura, as peas devem ser molhadas 3 vezes ao dia, por um perodo mnimo de 7 dias. A resistncia compresso aos 7 dias dos corpos-de-prova cilndricos deve situar-se entre 16 e 40kg/cm2. A resistncia trao aos 7 dias deve ser inferior a 10kg/cm2, para diminuir o risco de fissurao por retrao. Possveis defeitos: ocorrncia de trincas e empenamentos, principalmente, se o solo contiver argila muito expansiva.

Propriedades no Estado Fresco


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Consistncia Trabalhabilidade Coeso e Tixotropia Plasticidade Reteno de gua Massa Especfica Adeso Inicial

Consistncia a tendncia da argamassa resistir deformao no estado fresco. De acordo com a consistncia, as argamassas podem ser classificadas em argamassas secas, argamassas plsticas e argamassas fluidas. Como mostra a figura:

Na argamassa seca, a pasta de aglomerante preenche os vazios entre os gros de areia, mas estes ainda permanecem em contato. Na argamassa plstica, uma pelcula fina de pasta de aglomerante atua como lubrificante na superfcie dos gros do agregado. Na argamassa fluida, os gros ficam completamente imersos na pasta aglomerante.

A consistncia diretamente determinada pela quantidade de gua e influenciada pelos seguintes fatores: 1. relao gua/aglomerante 2. relao aglomerante/areia 3. granulometria da areia 4. natureza e qualidade do aglomerante

Constata-se que para uma mesma relao aglomerante/areia necessria uma maior relao gua/aglomerante para manter a mesma consistncia, medida que cresce o teor de cal.

Trabalhabilidade Significa facilidade de manuseio por quem a prepara e aplica. Est associada com as propriedades de plasticidade, reteno e exsudao de gua, coeso interna, tixotropia, adeso, massa especfica e consistncia. Influncia das caractersticas do agregado: a trabalhabilidade aumenta medida em que diminui o mdulo de finura da areia, mantm-se a continuidade da granulometria e decresce o teor de gros angulosos. Influncia das caractersticas do aglomerante: a trabalhabilidade aumenta com o uso de cal; os cimentos que tm maior finura resultam em argamassas com maior trabalhabilidade e maior reteno de gua. Coeso e Tixotropia Coeso refere-se s foras de atrao fsica

entre as partculas slidas da argamassa e s ligaes qumicas da pasta aglomerante. A cal melhora as condies de estabilidade plstica, consistncia e trabalhabilidade das argamassas porque proporciona coeso interna, por diminuio da tenso superficial da pasta aglomerante e aumento da adeso ao agregado. Tixotropia a propriedade pela qual um material experimenta transformaes trmicas irreversveis, passando do estado slido ao estado de gel. Isto ocorre na massa coesiva da pasta aglomerante, aps a hidratao dos silicatos C3S e C2S, o que ocasiona o endurecimento. Plasticidade a propriedade pela qual a argamassa fresca tende a reter a deformao, aps a reduo do esforo de deformao. A plasticidade e a consistncia determinam a trabalhabilidade da argamassa. Os fatores que influem na plasticidade so: Natureza e teor dos aglomerantes

Teor de ar incorporado Intensidade da mistura Boa plasticidade sinnimo de boa reteno de gua, ou seja, baixa segregao de gua (exsudao). A plasticidade tambm influenciada pelo contedo de finos menores que 0,0075mm:
Plasticidade Rica Mdia ou Cheia Pobre % mnima de finos da mistura seca da argamassa Sem aditivo plastificante Com aditivo plastificante >25 >20 25 a 15 20 a 10 <15 <10

Reteno de gua a capacidade da argamassa fresca em manter a sua consistncia ou trabalhabilidade quando sujeita a solicitaes que provocam perda de gua evaporao, suco e absoro pelo componente. A reteno de gua influi sobre as propriedades no estado endurecido, resistncia mecnica e aderncia do revestimento, porque determina as condies de hidratao do cimento e de carbonatao da cal e age sobre a retrao de secagem.

A reteno de gua pode ser melhorada por aditivos na argamassa. H os que impedem a perda de gua para o componente, como o caso de derivados de celulose, e os que impedem a percolao da gua capilar, como os incorporadores de ar. A cal favorece a reteno de gua pela sua elevada superfcie especfica e pela grande capacidade de absoro dos seus cristais (at 100% do seu volume) A figura apresenta a perda de gua das argamassas em funo da suco dos blocos, com um tempo de contato de 4 minutos:

Os fatores que influem na capacidade de reteno de gua so: rea especfica dos constituintes e o nmero de ons ativos por unidade de superfcie Natureza da cal (cal dolomtica melhora a reteno de gua) Relao cal/cimento no trao Relao agregado/aglomerante no trao Para melhorar a reteno de gua, o teor de cal deve ser pelo menos igual ao de cimento. Tambm, quando diminui o consumo de aglomerante, a reteno de gua melhora com o aumento da relao cal/cimento. Fixando-se a relao cal/cimento, a reteno de gua fica prejudicada com o aumento da relao agregado/aglomerante. Massa Especfica Massa especfica absoluta da mistura aglomerante/agregado a relao entre a massa de material slido seco e no vcuo e o seu volume a uma temperatura estabelecida, portanto, sem considerar os vazios. Massa especfica aparente determinada com os vazios impermeveis includos no volume do

material slido. A massa unitria constitui-se na massa do material que ocupa um recipiente com volume unitrio, e utilizada para a converso de quantidades expressas em massa para quantidades expressas em volume. Para uma dada massa especfica, a massa unitria varia com o adensamento do material, isto , depende da forma e distribuio de tamanho das partculas, relacionando-se com a composio granulomtrica da areia. Os vazios na argamassa so de ar aprisionado ou incorporado e de espaos deixados pela evaporao do excesso de gua. Tambm, depende da granulometria das partculas mais finas da mistura. Adeso Inicial Depende das caractersticas de trabalhabilidade da argamassa e da porosidade, rugosidade e da base ou de tratamento prvio (limpeza) que aumente a superfcie de contato entre os materiais. Determina a aderncia ps-endurecimento.

Propriedades no Estado Endurecido


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Resistncia Mecnica Elasticidade ou Capacidade de Deformao Resistncia ao Fogo Resistncia ao Ataque Qumico Retrao Aderncia Permeabilidade Condutividade Trmica

Resistncia Mecnica a capacidade da argamassa resistir s tenses de trao, compresso e cisalhamento. A resistncia mecnica e a elasticidade condicionam o comportamento da argamassa quando sujeitas a solicitaes podendo, quando insuficientes, determinar o aparecimento de fissuras ou a desagregao, o que compromete a durabilidade das obras. A resistncia mecnica muito influenciada pelo proporcionamento, tipologia e qualidade dos materiais. Por exemplo, a adio de pequenos volumes de cal aumenta as resistncias compresso e trao, mas volumes elevados

originam diminuio dessas resistncias. A resistncia ao desgaste e abraso influenciada pelo teor de aglomerante, pela granulometria e natureza da areia e prejudicada pela presena de finos argilosos. Elasticidade ou Capacidade de Deformao a capacidade da argamassa se deformar sem que ocorra ruptura, retornando s dimenses iniciais quando cessam as solicitaes. Quando a elasticidade e a resistncia trao so inadequadas, diante das tenses de trao resultantes da retrao de secagem, retrao trmica ou de aes externas, ocorrem fissuras. A adequao da elasticidade e da resistncia trao no significa total ausncia de fissuras, mas sim a ocorrncia de fissuras microscpicas e muito prximas, de modo que no se propagam por efeito trmico ou higroscpico, o que no prejudica a estanqueidade e a durabilidade. Com o aumento do espaamento entre as fissuras que cresce o risco do descolamento da camada de argamassa.

A elasticidade da argamassa expressa pelo seu mdulo de elasticidade na compresso. Resistncia ao Fogo a propriedade que se refere estabilidade e integridade dos componentes da argamassa quando sujeitos ao direta do fogo. A argamassa de revestimento contribui para a resistncia ao fogo da parede. Resistncia ao Ataque Qumico A resistncia da argamassa aos ataques qumicos est ligada sua composio, natureza dos materiais, sua resistncia ao desgaste superficial e, principalmente, sua permeabilidade e dos materiais adjacentes. Os ataques qumicos mais comuns so: 1. reaes de materiais instveis em relao umidade; 2. reaes com cidos e lcalis; 3. reaes com sulfatos. A hidratao da cal dolomtica, ocorrendo depois

da aplicao da argamassa, faz com esta se expanda. As reaes de expanso tambm podem provir de impurezas como argilominerais, pirita, mica, concrees ferruginosas e matria orgnica. Os agentes cidos mais agressivos provm de esgotos e de gases (anidrido sulfrico e anidrido carbnico) que na presena da umidade atacam os produtos base de cimento e cal. A permeabilidade tem um papel importantssimo na resistncia ao ataque por sulfatos, pois o principal mecanismo observado neste tipo de deteriorao consistiu na cristalizao de sais que so transportados pela umidade que se propaga nas paredes por capilaridade. A cristalizao dos sais se d nos poros com grande aumento de volume e o desenvolvimento de grandes presses que induzem fissurao e desagregao da argamassa. Retrao o mecanismo que consiste na variao de volume que ocorre na argamassa devido remoo da gua retida pelas foras superficiais

do gel da pasta aglomerante (gua adsorvida) e da gua retida entre as superfcies dos cristais (gua intersticial ou zeoltica), durante o processo de secagem. O agregado tem o papel mais importante como inibidor da retrao. A granulometria da areia determina o volume de vazios a ser preenchido pela pasta aglomerante. Quanto maior o volume de vazios entre os gros de areia maior ser a retrao da pasta. A retrao tende a aumentar com a diminuio do gro da areia e com o aumento da descontinuidade da sua granulometria. Por exemplo, uma areia fina com granulometria descontnua tem uma retrao cerca de trs vezes maior do que uma areia Normal. Se aumentar a quantidade de gua na mistura, o potencial de retrao cresce, porque o volume de agregado ser reduzido comparativamente ao volume de pasta. O aumento do teor de cimento eleva o potencial de retrao retrao por hidratao que superior retrao por carbonatao da cal. A elevao da temperatura pela incidncia solar

continuada acelera a retrao inicial da argamassa de revestimento e responsvel pelo aparecimento precoce de fissuras. uma boa prtica manter as argamassas midas nos primeiros dias de cura. Aderncia essencialmente a capacidade de absoro de tenses que surgem na interface da argamassa com os componentes da base. influenciada pelas condies da base, como a porosidade, absoro de gua, resistncia mecnica, textura superficial e pelas prprias condies de assentamento dos componentes da base. Um assentamento homogneo sem descontinuidades excessivas entre juntas dos componentes da base favorece a aderncia da argamassa de revestimento. As argamassas de cal, em geral, devido sua maior plasticidade e reteno de gua, permitem o melhor preenchimento das irregularidades da base o que favorece a aderncia. Neste aspecto, a cal dolomtica prefervel cal clcica.

Ao contrrio da retrao, a aderncia favorecida pela granulometria fina da areia. Permeabilidade a propriedade que caracteriza a passagem de gua atravs da argamassa endurecida por meio de infiltrao sob presso, capilaridade ou difuso de vapor de gua. A permeabilidade da argamassa influenciada pela granulometria da areia e pela natureza e teor de aglomerante. diretamente proporcional relao gua/aglomerante e inversamente proporcional resistncia da pasta aglomerante. Assim, as argamassas de cimento so menos permeveis. A absoro capilar da argamassa, deve ser inferior absoro capilar da base, a fim de dar proteo contra a passagem da gua da chuva. Condutividade Trmica As propriedades termofsicas da argamassa dependem de: 1) composio e quantidade de matria slida; 2) distribuio, geometria e

dimenses dos poros que conferem estrutura celular argamassa; 3) teor de umidade nos poros; 4) tipo de gs contido nos poros. A condutividade trmica inversamente proporcional quantidade ar no material e diretamente proporcional massa especfica aparente. A gua menos isolante que o ar, por isso, a umidade nos poros aumenta a condutividade trmica.

Propriedades no Perodo de Uso


Durabilidade Est vinculada no s s propriedades da argamassa, mas tambm ao dos agentes degradantes, s condies de exposio e s decises tomadas durante o processo de produo, uso e manuteno da edificao. A quantificao da durabilidade extremamente difcil diante de tantos fatores intervenientes. Resistncia ao Congelamento Depende de estrutura porosa, resistncia mecnica, permeabilidade e condies de congelamento.

Ensaios de Argamassas
Mtodos de ensaio para caracterizao das argamassas
Caracterstica/ Propriedade plasticidade consistncia capacidade de reteno A de gua e de reteno de Argamassa fresca consistncia no estado plstico massa especfica e teor de ar incorporado exsudao resistncia compresso Categoria Mtodo de Ensaio Normalizado RILEM MR-13/1982 NBR 7215/1991 NBR 9287/1986 NBR 11686/1990

B Argamassa endurecida

C Argamassa aplicada sobre substrato ou ensaio in loco

RILEM MR-6/1992 NBR 7215/1991 NBR 7222/1982 resistncia trao BS 4551 cl 15/1980 massa especfica NBR 9778/1986 mdulo de elasticidade NBR 8522/1983 retrao por secagem NBR 8490/1984 absoro de gua por NBR 9779/1987 capilaridade DIN 52617/1987 permeabilidade gua CSTB/CA 1779/1982 permeabilidade ao vapor DIN 52615/1987 de gua CSTB/CA 2669-4/93 resistncia qumica ASTM C 267/1982 resistncia de aderncia NBR 13528 trao IPT ME-10/1981 resistncia de aderncia RILEM MR-20/1992 ao cisalhamento resistncia de aderncia RILEM MR-9/1992 abraso permeabilidade gua CSTB NIT 140/1982 resistncia superficial RILEM MR-18/1992 resistncia ao impacto resistncia ao impacto LNEC FE PA 27/80

Consistncia na Mesa ABNT (NBR 7215/91) Procedimentos do flow table test Corpo-de-prova: forma tronco-cnica Mtodo: queda da mesa com 30 golpes em 30 segundos Medida: espalhamento em mm nos dois dimetros ortogonais Consistncia normal: espalhamento=1655mm

Reteno de gua (NBR 9287/86) Procedimentos Preparao do ensaio: determinao prvia da consistncia na mesa ABNT- medida B (mm)

Mtodo: submeter a argamassa a uma suco de 51mm de Hg durante 60 segundos no funil de Bchner modificado (ver Figura)

Medida final: determinao final da consistncia na mesa ABNT- medida A (mm) ndice de reteno de gua RA: A 125 RA = 100% B 125 Massa Especfica no Estado Fresco (NBR 11686/90) Procedimentos Corpo-de-prova: cilndrico, moldado em molde metlico de volume (Vm) e massa (Mm) conhecidos

Mtodo: aps adensamento e nivelamento da superfcie da argamassa e limpeza do recipiente externamente, determinada a massa do conjunto (Mma) Massa especfica da argamassa arg:

arg =

Mma Mm Vm

Exsudao (RILEM MR-6/82) Procedimentos Definio: tendncia de separao da gua da argamassa Mtodo: colocar 5 amostras de argamassa fresca de 500ml em bqueres de vidro de 600ml e medir a quantidade de gua que exsuda da argamassa nos tempos de 15min, 30min, 1h, 2h e 4h Cuidado a observar: a gua exsudada em cada bquer deve ser vertida sem agitao emedida separadamente Resistncia Compresso (NBR 7215/91) Procedimentos Corpos-de-prova (CP): 4 cilindros (5cm de dimetro e 10cm de altura), para cada idade, moldados em forma metlica prpria

Moldagem dos CP: achada a argamassa normal, os moldes so enchidos em 4 camadas, devendo ser compactada cada uma com 30 golpes de soquete de ; so colocadas lminas de vidro nos topos para o seu alisamento; aps 6 a 15h, retira-se o vidro e alisa-se novamente com nata de cimento Cura dos CP: depois de 20-24h da moldagem, feita a desforma dos CP e estes imersos em gua at o dia do ensaio de compresso Mtodo: ruptura dos CP nas idades de 3, 7 e 28 dias Resistncia Trao por Compresso Diametral (NBR 7222/82) Procedimentos Dimenses, moldagem e cura dos CP: como anteriormente Princpio do ensaio:

Frmula de clculo da resistncia trao por compresso diametral Rt,D (MPa): 2P Rt , D = DH , com P em N e D e H em mm Resistncia Trao por Flexo (NBR 7222/82) Procedimentos Dimenses dos CP: prismas de 2,5x2,5x10cm ou 4x4x16cm Cura dos CP: como anteriormente Nmero de CP: 3 Princpio do ensaio:

Frmula de clculo da resistncia trao por compresso diametral Rt,f (MPa): 3PL PL Rt , f = Rt , f = 2 2 ou 2bd bd , com P em N e L, b e d em mm

Massa Especfica no Estado Endurecido (NBR 9778/86) Procedimentos Corpos-de-prova: cilindros de 15x30cm, moldados conforme a NBR 7215 ou testemunhos extrados (>200cm3), num mnimo de trs(3) Mtodo: saturao por imerso e determinao da massa imersa Mi (g) pelo mtodo de deslocamento de gua , medido atravs da balana hidrosttica, alm das massas prvias Mseca (g) e Msat (g) Massas especficas da argamassa endurecida , nas condies seca (seca)e saturada (sat):

sec a =

sat

M sec a 1000(kg / m 3 ) M sat M i M sat = 1000 ( kg / m 3 ) M sat M i

Retrao Hidrulica ou por Secagem (NBR 8490/84) Procedimentos Dimenses dos CP: prismas de 2,5x2,5x25cm Nmero de CP: 3 Condies de secagem: T=(232)oC e UR= (504)%

Medida: comprimento, com preciso de 0,002mm a 0,004mm Passos do ensaio: 23h no molde; imerso em gua por 15min; leitura inicial li; imerso em gua + cal por 28 dias; leitura l2; armazenamento para secagem; medidas 32, 35, 42, 56 dias e 12, 20, 36 e 68 semanas. Clculo da retrao: Sendo a l a leitura em uma dada idade a retrao determinada por

l li = 100(%) 250

Absoro de gua por Capilaridade (NBR 9779/87) Procedimentos CP: no mnimo trs por amostra, os quais podem ser moldados em formas cilndricas (NBR 7215), ou obtidos por extrao de testemunhos, co relao h/d=2 e >200cm3 Mtodo de ensaio: o CP seco imerso parcialmente na gua, de modo que o nvel de gua permanea constante a 51mm acima da base. Medidas: para 3, 6, 24, 48 e 72 horas o CP deve ser pesado e a altura da mancha de umidade medida; aps a ltima leitura, o CP deve ser rompido por compresso diametral visando a observao interior da mancha de umidade.

Expresso da absoro de gua:

W = S t
, onde: W = absoro capilar, em kg/m2 S = coeficiente de absoro, em kg.m-2.h-0,5 t = tempo, em horas ou minutos Grficos: durante o ensaio traado o grfico da absoro em funo da raiz quadrada do tempo, podendo o ensaio ser interrompido se quatro pontos experimentais estiverem alinhados segundo uma reta (DIN 52617/87; com CP impermeabilizados lateralmente, de 20cm de dimetro e 2cm de altura)

Resistncia de Aderncia Trao (NBR 13528) Procedimentos Corpo-de-prova: in loco, em revestimentos de paredes e tetos, cortando a camada de argamassa perpendicularmente ao seu plano com serra-copo e at o corte atingir um pouco do substrato Mtodo: sobre o CP colada uma pastilha com epxi ou metil metaclilato; aps a cura da cola, o equipamento de trao acoplado pastilha e esta arrancada de forma contnua e uniforme, a uma velocidade de 0,1MPa/s.

Medida: a tenso de aderncia calculada pela diviso da carga de ruptura pela rea da seo transversal do CP, expressa em MPa (N/mm2)

Locais de ruptura

Permeabilidade gua (CSTC NIT 140/87) Procedimentos Nome mais conhecido: mtodo do cachimbo, por ser usado um dispositivo de vidro em forma de cachimbo Mtodo de ensaio: fixado o cachimbo parede atravs de um mastique, avaliada a absoro de gua em cm3, sob uma presso de 92mm de coluna de gua, por esta ser correspondente ao esttica do vento a 140km/h sobre a parede molhada. Grfico de resultados: em funo do tempo em minutos, conforme a Figura.

Preparo das Argamassas


De forma geral, devem ser observados os seguintes cuidados no preparo das argamassas: No fazer argamassa no cho, nem sobre pavimentos, pois isso leva a perda de gua ou aglomerante da mistura e a alteraes na argamassa ou nos pavimentos. Preparar a argamassa em betoneira ou em caixa de madeira bem calafetada. A quantidade de gua deve ser a mnima possvel para se obter uma consistncia plstica ou normal. A gua deve ser colocada em ltimo lugar. Quando so usados aditivos, estes devem ser misturados previamente com a gua num reservatrio prprio. Os materiais devem ser bem misturados. Seguir rigorosamente o trao especificado. Devem ser feitas caixas especficas para a dosagem: 45cm35cm(altura= 30cm; 25cm; 20cm). O balde comum de pedreiro tem 10 litros, quando bem cheio e um saco de cimento (50kg) equivale a 35 litros, aproximadamente. Cuidados especficos no preparo das argamassas de cal:

A cal s pode ser misturada a areia aps um perodo mnimo de 20 dias aps a sua extino. Aps a preparao, a argamassa de cal area pode se manter quase indefinidamente, se guardada ao abrigo do sol, sem aerao e se for molhada periodicamente. As argamassas de cal prontas devem ser usadas com cautela, pois no h absoluta segurana sobre a sua idade e trao. Para obter argamassa fina de revestimento, a cal e a areia devem ser peneiradas. Cuidados especficos no preparo das argamassas mistas de cimento e cal: A argamassa deve ser usada imediatamente aps a adio de cimento argamassa de cal. aconselhvel que a adio de cimento seja feita j no balde ou carrinho ou estrado pelo prprio pedreiro. A argamassa que comear a endurecer j no deve ser usada, ainda menos, com adio de gua alm da prevista no trao original. Cuidados especficos no preparo das argamassas de cimento: Devem ser aplicadas com maior rapidez do que as de cal ou as mistas. A pega inicia normalmente 1 hora depois da adio de gua.

Cuidados especficos no preparo das argamassas de gesso: No deve ser feita argamassa demais por causa da pega muito rpida do gesso (15-30 minutos). Cuidados especficos no preparo das argamassas de p de pedra (cirex): A mistura deve ser feita em fbrica e entregue em sacos impermeveis. Aps a adio de gua, devem ser aplicadas em 3 horas, no mximo.

Dosagem das Argamassas


Coeficiente de Rendimento Rendimento do aglomerante o volume de pasta obtido com uma unidade de volume desse aglomerante. Determinado experimentalmente ou analiticamente pela frmula:
CR = d +a D

, sendo d= densidade aparente do aglomerante seco, D= sua densidade absoluta e a= volume unitrio de gua.

A tabela abaixo indica os valores de d, D e a (para pasta de consistncia normal) mais usados nos clculos do Coeficiente de Rendimento:
Aglomerante Cimento solto Cimento compactado Cimento na obra Cal area Cal hidrulica Gesso d 1,22 2,70 1,42 1,00 0,40-0,64 0,85 D 3,05 2,20 2,3-2,9 2,50 a 0,43 1,20 0,80-1,00 0,52

Influncia da Umidade no Trao A umidade resulta em inchamento I (%) das areias. Um volume de areia seca, depois do umedecimento, fica aumentado para:

1+

I 100

Um volume de areia mida tem o seguinte volume de areia seca: 1 I 1+ 100 Logo, se temos um trao 1:n com areia seca, seu equivalente com areia mida :

I 1 : n1 + 100

Traos mais Comuns para Assentamento


Tipo de Condies Situao Trao Bloco de Construtivo Exposio Parede sustentao 1:1/4:3 Todos 1:1/4:3 Argila Parapeitos, Muros, Normal abaixo das camadas de 1:1/2:4 Concreto tijolos impermeveis 1:1:6 Silico-calcrio Externas 1:1:6 Todos Severas 1:1:6 Todos Moderadas Parede no solo e entre beirais ou 1:1:6 a 1:2:9 Argila abrigadas 1:2:9 Conc./ Silico. 1:1:6 Argila Internas 1:2:9 Conc./ Silico. 1:2:9 a 1:3:12 Todos
Fonte: BUILDING RESEARCH STATION DIGEST

Traos mais Comuns para Revestimento


Camadas sobre o chapisco Paredes Externa acima do solo 1:2:8 a 10 0:1:3 ou 1:2:9 Externa abaixo do solo 1:1:6 1:1/4:3 1:1:6 Teto (concreto ou misto) Internas 1:2:8 a 10 ou 1:3:12 1:1/4:3 0:1:3 ou ou 1:2:9 1:0:3 * Externo ou Interno 1:2:8 a 10 0:1:3 ou 1:2:9

Emboo Reboco

Fonte: ABPC/ IPT; Nota: * at 1,60m em banheiros, cozinhas e pias.

Clculo das Dosagens Observar as indicaes da Tabela no. 4Clculo das dosagens de vrios tipos de argamassas, de Ernesto Ripper em Como evitar erros na construo, Pini, 1984. Traos e Consumos para Diversos Servios Observar os dados da Tabela no. 5- Traos comuns das argamassas para diversos servios, de Ernesto Ripper em Como evitar erros na construo, Pini, 1984.

Potrebbero piacerti anche