Sei sulla pagina 1di 10

ACONSELHAMENTO PSICOLGICO Desenvolvimento Histrico Definio Aconselhamento e Orientao Educacional Aconselhamento E Psicoterapia Mtodos de Aconselhamento DESENVOLVIMENTO HISTRICO Historicamente,

o aconselhamento surgiu no sculo XX, em conexo com os seguintes movimentos psicolgicos renovadores: 1) Fundao de Centros de Orientao Infantil e Juvenil; 2) Aparecimento da Orientao Profissional - Quando foi fundado o Servio de Orientao Profissional em Boston, onde limitava-se a fornecer aos clientes informaes relativas ao mundo profissional, sem haver preocupao com as tcnicas de relacionamento entre orientador e o orientando. nfase na aplicao dos testes psicolgicos! 3) A criao de Servios de Higiene Mental para adultos, inclusive de Centros de Aconselhamento Pr-matrimonial e Matrimonial nos EUA; 4) As instituies de Assistncia Social que necessitavam dar aos clientes, alm de assistncia mdica e financeira, oportunidade de expresso e alvio de suas cargas emocionais constituram um outro setor em que floresceu o aconselhamento psicolgico; 5) O desenvolvimento dos servios de assistncia psicolgica nas empresas, constataram ser o ajustamento scio-emocional fator mais importante na produtividade industrial do que o aumento de salrio ou alterao das horas de trabalho. DEFINIO O termo aconselhamento foi usado em conexo a vrias situaes: Fornecer informaes, dar conselhos, criticar, elogiar, encorajar, apresentar sugestes e interpretar ao cliente o significado do seu comportamento.

A palavra aconselhamento foi empregada na sua evoluo para designar atividades que variavam de punio e coero a relao permissiva que proporciona a liberao emocional do indivduo e facilita o seu desenvolvimento. Carl Rogers: uma srie de contatos diretos com o indivduo com o objetivo de lhe oferecer assistncia na modificao de suas atitudes e comportamento. MacKinney: relao interpessoal na qual o conselheiro assiste o indivduo na sua totalidade psquica a se ajustar mais efetivamente a si prprio e ao seu ambiente. Tolberg: relao pessoal entre duas pessoas, na qual o conselheiro, mediante a relao estabelecida e a sua competncia especial, proporciona uma situao de aprendizagem, na qual o sujeito, uma pessoal normal, ajudado a se conhecer a si prprio e as suas possibilidades e prospeces futuras, a fim de fazer uso adequado de suas potencialidades e caractersticas, de uma forma satisfatria para si prprio e benfica para a sociedade e, mais remotamente, poder aprender como resolver seus futuros problemas e atender s suas necessidades. Ressaltam nessa definio dois aspectos: primeiro, o aconselhamento encarado como uma situao de aprendizagem; segundo, considerado como aplicvel a pessoas normais. Erickson: uma relao entre duas pessoas. Um dos participantes (o entrevistador) assumiu ou foi levado a assumir a responsabilidade de ajudar o outro participante. O entrevistando tem possveis necessidades, problemas, bloqueios ou frustraes que deseja tentar satisfazer ou modificar; O bem-estar do entrevistando constitui o interesse central da situao. Ambos os participantes desejam e esto interessados em tentar encontrar solues para as dificuldades apresentadas pelo entrevistando. Pode ser uma entrevista com o objetivo de tomar contato, de avaliar, de fornecer informaes, de investigar dados, ou de tratamento (teraputica). Considerando e sintetizando os conceitos apresentados, podemos definir o aconselhamento como uma relao face a face de duas pessoas, na qual uma delas ajudada a resolver dificuldades de ordem educacional, profissional, vital e a utilizar melhor os seus recursos pessoais.

Aconselhar no dar conselhos, fazer exortaes nem encorajar disciplina ou prescrever condutas que deveriam ser seguidas. Pelo contrrio, trata-se de ajudar o sujeito a compreender-se a si prprio e situao em que se encontra e ajuda-lo a melhorar a sua capacidade de tomar decises que lhe sejam benficas (Rowland, 1992). ACONSELHAMENTO E ORIENTAO EDUCACIONAL O termo aconselhamento usado muitas vezes com relao orientao educacional e profissional. Na realidade, embora no sejam a mesma coisa, tm finalidade comum, porque ambos visam a ajudar o orientando e promover um melhor ajustamento do estudante a fim de que ele possa desenvolver as suas potencialidades. O aconselhamento parte integrante e imprescindvel da orientao educacional e profissional. Na orientao educacional um processo mais amplo, visando: Remover as causas de frico entre aluno e professor; Promover atividades extracurriculares; Classificar e distribuir os alunos nas classes; Ajudar os alunos a utilizar melhor seus recursos individuais; Promover servio de diagnstico e aconselhamento psicolgico Encaminhar os alunos profissionalmente e at proporcionar-lhes oportunidades de colocao. ACONSELHAMENTO E PSICOTERAPIA A psicoterapia visa a ajudar o indivduo a obter melhor compreenso de si mesmo para orientar-se na soluo de seus problemas vitais. Carl Rogers: H um grande nmero de profissionais que se dedica a entrevistas, com a finalidade de trazer modificaes construtivas na atitude de seus clientes, atravs desses contatos tet--tte. Quer sejam chamados psiclogos, orientadores educacionais, assistentes sociais, chefes de pessoal, psiquiatras etc., se a sua tarefa se relaciona com indivduos desajustados, fracassados nos estudos

ou delinqentes, que deixam as entrevistas de alguma maneira melhor ajustadas s dificuldades e enfrentando a realidade da vida de maneira mais construtiva, ento os mtodos usados so de interesse para ns. Strang: difcil diferenci-los visto que um processo emerge do outro como uma escala contnua, de acordo com o contedo emocional, profundidade e extenso das transformaes positivas na personalidade do orientando. No incio da escala: O aconselhamento psicolgico diferente de psicoterapia. Tais diferenas referem-se ao carter situacional, o aconselhamento est centrado na resoluo de problemas do sujeito, focalizado no presente, com uma durao mais curta, mais orientado para a ao do que para a reflexo, predominantemente est mais centrado na preveno do que no tratamento. De maneira geral, a maioria dos autores considera o aconselhamento psicolgico como algo que se destina a proporcionar ajuda a indivduos normais, a fim de remover obstculos ao seu desenvolvimento, obstculos de natureza ambiental, ou situacionais, e NO DE DISTRBIOS DE PERSONALIDADE. A soluo para estes pertence ao mbito da psicoterapia. Posicionamento do Conselheiro A prtica de Aconselhamento Psicolgico, assim concebida, sugere uma modificao da viso do psiclogo clnico, reorientando seus recursos pessoais, tericos e tcnicos no sentido de: criar espaos de maior continncia para as diferentes demandas de ajuda psicolgica. Aconselhamento Educacional e Profissional: fornecimento de informaes. Aconselhamento Vital: explorao da personalidade e tambm empregado em orientao educacional e profissional. Psicoterapia e Tratamento psiquitrico: Formas de tratamento que atuam em nvel mais profundo.

EVOLUAO DOS MTODOS DE ACONSELHAMENTO Mtodo Autoritrio Se caracteriza pelo elevado grau de autoritarismo, no qual consistia em repreender e ameaar os orientandos. Arquivos das primeiras clnicas de orientao para pais e filhos: ordens e ameaas eram consideradas tcnicas eficientes para modificar o comportamento humano. Crtica: Mtodo obsoleto por propor modificaes superficiais e efmeras. Mtodo Exortativo Caracteriza-se pela obteno de um termo de compromisso ou promessa formal. O orientando se empenha em fazer com que o orientando aja de acordo com aquilo que acha ser melhor para ele. Trabalha com este objetivo, at conseguir a promessa. Ex: deixar de beber, de violentar fisicamente a esposa. Critica: exigncia externa, sem motivos internos. Mtodo Sugestivo Baseia-se no emprego de tcnicas sugestivas, onde procura-se provocar uma modificao no procedimento do individuo, sugestionando-o com o progresso obtido. Ex: Voc est mais calmo. Nem sempre alcanado os objetivos desejados, porque a sugesto dada, muitas vezes, no compreendida ou porque no atua no sentido em que se deseja. Critica: Consiste na represso do problema. Mtodo Interpretativo Uso de tcnicas interpretativas: o estudo da dinmica da personalidade permite melhor compreenso do comportamento e a possvel descoberta das causas que o motivaram. Tentativa para alterar o comportamento humano, atravs de explicao e interpretaes intelectuais.

Mtodo Ecltico Caracteriza-se pela aplicao de conceitos e tcnicas pertencentes aos diversos mtodos. Consiste no aproveitamento das tcnicas pelo orientador como mais satisfatrias e eficientes para a situao apresentada pelo cliente. Tcnicas diretivas, no-diretivas, interpretativas, suportivas podem ser usadas, simultaneamente ou no, de acordo com a natureza do problema e as necessidades do orientando. Mtodo Diretivo Processo educativo que visa aprendizagem de atitudes adequadas a um ajustamento pessoal e social satisfatrios. O orientador age como dirigente: Seleciona os tpicos que sero discutidos, define os problemas, descobre as causas e elabora planos de ao. Grande nfase ao histrico do caso, empenha-se em fazer um diagnstico e um prognstico. Critica: Este mtodo pode criar situaes de dependncia, visto que a responsabilidade das solues est a cargo do orientador. Mtodo No-diretivo No se d grande importncia ao contedo fatual e intelectual, e sim ao contedo EMOCIONAL. Numa atmosfera emocional altamente propicia, o orientando relaxa as defesas e elabora os seus prprios planos de ao. O papel do orientador consiste na clarificao e aceitao dos contedos emocionais. No h preocupao com o diagnstico, e sim estimular e propiciar a autocompreenso do orientando. Busca da autonomia. Um dos Iniciadores deste mtodo Carl Rogers A responsabilidade da direo da entrevista cabe ao orientando por isso denominado clientcentered, isto , entrevista centralizada na pessoa do orientando. Visa pessoa, mais do que o problema apresentado. Proporciona a oportunidade de um amadurecimento pessoal.

Aconselhamento Centrado na Pessoa Rogers comeou sua vida profissional atendendo crianas e adolescentes numa clnica em Rochester, Nova Yorque. Sua prtica era dominante: fazer diagnstico e entrevistas de aconselhamento. Rogers faz uma referncia a este perodo que nos parece significativa. Ele diz: Realizei estudos diagnsticos de crianas e adolescentes e elaborei recomendaes para tratamento; em 1928 desenvolvi um inventrio para avaliao do mundo interior da criana, que Deus me perdoe continua a ser vendido aos milhares. contudo do interior desta prtica predominantemente diagnstica, centrada no problema (da criana, do adolescente, do adulto) que Rogers comea a desenvolver suas idias inovadoras. Questionando-a, ele vai aos poucos invertendo os focos:

Do problema para a pessoa do cliente; Do instrumental de avaliao para a relao cliente-conselheiro; Do resultado para o processo.

A escuta emptica por parte do conselheiro proporciona um efeito facilitador do processo de autoexplorao e mudana do cliente. Rogers comea a desenvolver a proposta de um tipo de interveno psicolgica fundamentada: No aperfeioamento das atitudes do conselheiro que ensejam esta funo facilitadora e, No pressuposto de que o cliente capaz de viver e elaborar suas experincias de forma integradora, quando se engaja em uma relao com um conselheiro que no o julga, nem avalia. No aconselhamento, desejvel que o orientador esteja a par de suas Insuficincias pessoais que poderiam influenciar seu julgamento a respeito de outros ou deturpar suas relaes profissionais com os orientandos.

O principal receber o cliente e facilitar para que ele se posicione diante de seu sofrimento psquico.Por outro lado, no se supe que o conselheiro aja conforme o gosto do fregus. A funo do conselheiro coloca-se no modo de acolhimento que permite explorar, com o cliente, no apenas a chamada queixa, mas tambm a forma mais adequada de lidar com ela. Da deciso sobre este segundo aspecto, o cliente no est excludo. A partir dos primeiros contatos entre cliente e conselheiro o processo pode levar tanto formulao de um contrato de psicoterapia quanto a uma orientao ou ao encaminhamento para outro profissional ou instituio. Desta forma, o conselheiro dentro de uma perspectiva que deriva da Abordagem Centrada na Pessoa constitui-se como um profissional que recebe uma certa gama de demandas e que possui recursos e flexibilidade para propor alternativas de ajuda, incluindo informao, orientao, encaminhamento e psicoterapia. Destas alternativas fazem parte aquelas que incorporam outras pessoas famlia, grupo social desde que elas estejam envolvidas com o indivduo que silicita ajuda e se disponham a um engajamento no processo. Essas mudanas esto baseadas na viso de homem rogeriana que preconiza existir neste uma tendncia inata ao desenvolvimento, a qual o autor denominar de "tendncia atualizante". Em sua atuao clnica, Rogers observou que a presena de certas atitudes no ambiente psicossocial constituem-se como condio necessria e suficiente para o desabrochar da tendncia atualizante e para a mudana. Sendo assim, tais atitudes, que constituem a equao bsica rogeriana, referem-se : Empatia, congruncia e aceitao incondicional. Essas so atitudes que o conselheiro deve ter frente ao cliente, substituindo sua atitude vertical, diretiva e ativa. Nesse sentido, o conselheiro passa no mais a ser o agente da norma, para ser um facilitador do e no processo de desenvolvimento do cliente. Aconselhamento Psicolgico centrado na pessoa enfatiza sobretudo as atitudes do conselheiro (e no a sua ao) como condies necessrias e suficientes para que o processo de auto-explorao e crescimento ocorra no cliente.

Esta condio de suficincia das atitudes (empatia, congruncia e aceitao) do psicoterapeuta permite distinguir o Aconselhamento Psicolgico centrado na pessoa das terapias focais, que consideram estas atitudes necessrias, mas no suficientes. Da o porqu de recorrerem a estratgias mais ativas e diretivas. Diferena no ACP e Terapias breves s psicoterapias breves corresponde uma maneira especfica de delimitar e lidar com o tempo do atendimento psicolgico. Esta maneira de lidar com o tempo implica, muitas vezes, na adoo de estratgias que exigem do terapeuta um papel mais ativo, diretivo, se quisermos. Ou seja, implica em atribuir ao psicoterapeuta a conduo do processo, a partir de uma avaliao psicodinmica e tendo em vista atingir determinados objetivos prefixados. Psicoterapia Breve: Atitude ATIVA do psiclogo. Aconselhamento Centrado na Pessoa: Atitude EMPTICA do psiclogo. Acredita-se, ainda, que um nmero pequeno de encontros com o conselheiro, ou mesmo um nico, tem uma funo teraputica e pode ser suficiente para que o cliente se organize internamente e prossiga sem ajuda. Condio para isso, voltamos a destacar, a presena facilitadora e a atitude emptica do conselheiro.

Potrebbero piacerti anche