Sei sulla pagina 1di 11

FACULDADE ESTCIO DE S DE BELO HORIZONTE ELAINA FREITAS DA SILVA

A PROTEO DA PESSOA HUMANA FRENTE O DIREITO INTERNACIONAL

Belo Horizonte

2007

ELAINA FREITAS DA SILVA

A PROTEO DA PESSOA HUMANA FRENTE O DIREITO INTERNACIONAL

Projeto de Monografia apresentado ao Curso de Direito da Faculdade Estcio de S como um dos requisitos para a obteno do ttulo de Bacharel em Direito, sob a orientao da Prof. Dulce.

Belo Horizonte 2007

SUMRIO 1) Apresentao................................................................................................................04 2) Objetivos......................................................................................................................05 3) Justificativa...................................................................................................................06 4) Estado da arte................................................................................................................07 5) Metodologia..................................................................................................................08 6) Cronograma...................................................................................................................09 7) Bibliografia...................................................................................................................10

1. APRESENTAO

Trata-se de trabalho cientfico que prope identificar a questo concernente proteo da pessoa humana frente o Direito Internacional, tendo a regulamentao e regimento pelas regras de direito internacional pblico, bem como as regras estabelecidas por meio dos tratados internacionais. Abordaremos os aspectos da proteo dada pela ordem jurdica internacional pessoa humana. Nesta linha de estudo, abordaremos as implicaes da globalizao na questo dos direitos humanos, a questo das obrigaes erga omnes no direito humanitrio internacional, os tratados e acordos internacionais que tratam da questo da pessoa humana, a questo do jus cogens. O presente estudo abordar o trato jurdico estabelecido pelos princpios constitucionais brasileiros, as respectivas relaes com o direito internacional, no que tange proteo da pessoa humana. Esta anlise ser realizada tendo como ponto principal os tratados e acordos internacionais, as devidas implicaes no que concerne sua aplicao, bem como normas e regras da Constituio Federal de 1988, considerando-se o constante nos artigos 5 e 7, dentre outros. Para tanto, a pesquisa percorrer desde o surgimento da questo da pessoa humana diante do Direito Internacional, buscando ainda, analisar a influncia dos tratados e acordos internacionais e das organizaes internacionais, bem como as implicaes da globalizao mundial.

2. OBJETIVOS 2.1. Objetivos Especficos a) Estudar o surgimento da proteo da pessoa humana frente ao Direito Internacional; b) Apontar o desenvolvimento do processo de internacionalizao e de globalizao; c) Analisar as implicaes para o indivduo.

2.2. Objetivos Gerais a) Traar uma evoluo histrica da proteo da pessoa humana em mbito internacional.

3. JUSTIFICATIVA Diante da atual sociedade pluralista e complexa, tendo em vista o processo de globalizao, bem como as questes regionais de cada Estado, a relevncia do trabalho se refere ao fato de que os direitos da pessoa humana esto em constante transformao, portanto esto sujeitos s renovaes do ordenamento jurdico. Desta forma, sero abordadas as alteraes recentes ocorridas no ordenamento jurdico referente aos direitos humanos. mister a importncia dos direitos humanos, tendo em vista a possibilidade de violao, inclusive considerando-se as atrocidades cometidas no perodo de guerras. Estudar e ressaltar a difuso dos instrumentos internacionais de proteo dos direitos humanos, o que demonstra extrema importncia, porquanto para se pleitear direitos necessrio conhec-los.

4. ESTADO DA ARTE

Os direitos humanos so resguardados e estabelecidos pela Constituio Federal de 1988, assim sendo, elencados em nvel de direitos fundamentais da pessoa humana, e ainda conforme disposto no texto constitucional sero abarcados aqueles direitos estabelecidos em Tratados Internacionais. Celso D. Albuquerque Mello, ressalta a importncia da Carta das Naes Unidas, tendo em vista as bases da ordem jurdica internacional: "o flagelo da guerra... por duas vezes, no espao de nossas vidas, trouxe sofrimentos indizveis humanidade. 1 Tendo em vista que, os direitos fundamentais so estabelecidos pela Constituio, e por esta so reconhecidos e assegurados, cabe ao Estado o dever de primar pelo respeito aos direitos humanos, inclusive em mbito poltico, estabelecendo-se assim mais segurana s relaes sociais, respeitando inclusive os valores ticos e culturais de cada sociedade. Celso Lafer contribui com os direitos humanos ao afirmar que "o valor da pessoa humana enquanto conquista histrico-axiolgica encontra a sua expresso jurdica nos direitos fundamentais do homem" 2. Ora, haja vista as implicaes dos direitos humanos em mbito constitucional, o que so equiparados aos direitos fundamentais da pessoa humana, cabe ressaltar que a proteo da pessoa humana em nvel internacional, se junta s questes de proteo em nvel interno de cada Estado, posto que no haja que se falar numa separao desta proteo. Inicialmente, temos as medidas nacionais e posteriormente as medidas internacionais de proteo da pessoa humana. Portanto, h se perceber uma linha tnue entre as questes nacionais, ou seja, internas de cada Estado, e as questes internacionais, tocantes a todos os Estados, uma vez que o Direito Internacional e o direito interno esto em constante interao, na medida em que busca um mesmo objetivo, qual seja a proteo dos direitos humanos. Ressalte-se a importante contribuio de Antnio Augusto Canado Trindade3, quando elabora um estudo detalhado sobre os direitos humanos, e afirma que na verdade, como se pode depreender de um exame cuidadoso da matria, no presente domnio de proteo o direito internacional e o direito interno conformam um todo indivisvel: apontam na mesma direo, desvendando o propsito comum de proteo da pessoa humana.

MELLO, Celso de Albuquerque. Direito Internacional Pblico Tratados e Convenes.

LAFER, Celso. A reconstruo dos direitos humanos: um dilogo com o pensamento de Hannah Arendt. So Paulo: Companhia das Letras, 1988, p. 118.
3

TRINDADE, Antnio Augusto Canado. A Incorporao das Normas Internacionais de Proteo dos Direitos Humanos nos Direito Brasileiro.

5. METODOLOGIA A pesquisa ser predominantemente terica, buscando identificar a proteo da pessoa humana, apontando em linha histrica, os tratados e acordos internacionais. Ainda, o presente estudo percorrer o desenvolvimento dos direitos humanos, bem como, traar a evoluo do Direito Internacional, no que tange proteo da pessoa humana, considerando as garantias estabelecidas pela Constituio Federal de 1988, e demais institutos e normas estabelecidas em mbito internacional. Buscaremos identificar os caminhos percorridos pela Direito Internacional, at o modelo atual e seus reflexos na proteo da pessoa humana, abordando as novas necessidades da complexa e pluralista sociedade internacional. Noutro momento, sero apontadas as consideraes dos tratados, acordos e organizaes internacionais quanto aos direitos humanos, tendo em vista a globalizao e o direito internacional, considerando o homem como sujeito de direitos e as modificaes diretas e indiretas no campo normativo. 5.1. MARCO TERICO Diante das constantes construes tericas sobre a questo dos tratados internacionais, ora, se as normas estabelecidas nestes so equiparadas a nvel constitucional, hoje a questo j est pacificada no sentido de que certa tal equiparao. O ilustre professor Celso de Albuquerque Mello
4

deixa claro que, tendo em vista a proteo dos

direitos humanos, a norma internacional estabelecida por meio de tratados internacionais prevalece sobre a norma constitucional, tendo em vista o carter fundamental desses direitos. 5.2. SUMRIO PROVISRIO 5.2.1. Os Acordos e os Tratados Internacionais 5.2.2. A Internacionalizao dos Direitos Humanos 5.2.3. Os Direitos Humanos
4

MELLO, Celso de Albuquerque. Curso de Direito Internacional Pblico. 1999, p. 25

10

6. CRONOGRAMA

ETAPAS Bibliografia (busca) Bibliografia (anlise e separao) Elaborao provisria da monografia Reviso ortogrfica Reviso da monografia Redao definitiva da monografia

Fev/07 Abril/07

Junho/07

Setembro/07

7. BIBLIOGRAFIA

11

MELLO, Celso D. Albuquerque (Celso Duvivier de Albuquerque), 1937 Curso de Direito Internacional Pblico / Celso D. Albuquerque Mello; prefcio de M. Franchini Netto 1. ed. 13. ed. (rev. e aum.) Volume I - Rio de Janeiro: Renovar, 2001. TRINDADE, Antnio Augusto Canado, 1993 Direitos Humanos e Meio-Ambiente Paralelo dos Sistemas de Proteo Internacional / Sergio Antnio Fabris Editor Porto Alegre/ Brasil, 1993. FRIEDRICH, Tatyana Scheila, 2004. As Normas Imperativas de Direito Internacional Pblico. Jus cogens. / Belo Horizonte Frum, 2004. MELLO, Celso D. Albuquerque Curso de Direito Internacional Pblico / Celso D. Albuquerque Mello; prefcio de M. Franchini Netto 1. ed. 13. ed. (rev. e aum.) Volume II Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

Potrebbero piacerti anche