Sei sulla pagina 1di 231

BIBLIOTECA DO CONGRESSO GABINETE DE DESENVOLVIMENTO DE REDES E NORMAS MARC

LIBRARY OF CONGRESS NETWORK DEVELOPMENT AND MARC STANDARDS OFFICE

Manual Marc 21 Registos bibliogrficos

Verso portuguesa abreviada e adaptada por Paula Maria Fernandes Martins Colaborao de Rui Paulo Fernandes Pires

COIMBRA

2005

ACESSO A Marc 21 concise format for bibliographic data. - 2004 concise edition:

http://www.loc.gov/marc/bibliographic/ecbdhome.html

00X CAMPOS DE CONTROLO

006 CARACTERSTICAS ADICIONAIS DO MATERIAL (R)

008 TODOS OS MATERIAIS (NR)

008 LIVROS

008 FICHEIROS DE COMPUTADOR

008 RECURSOS EM CONTINUAO

006 CARACTERSTICAS ADICIONAIS DO MATERIAL (R)

DEFINIO DO CAMPO E MBITO

Este campo contm 18 posies de carcter (00-17) que permitem codificar informao sobre aspectos especiais do item a ser catalogado que no podem ser codificados no campo 008 (Elementos de Dados de Comprimento Fixo). usado em casos em que um item tem caractersticas mltiplas (e.g., material impresso com uma cassete acompanhante ou um mapa que publicado em srie). tambm usado para registar codificados os aspectos de ficheiros de computador de items electrnicos codificados na Etiqueta de Registo/06 como outra coisa que no o cdigo m. Os elementos de dados de comprimento fixo definidos para o campo 006, como os elementos de dados correspondentes do campo 008, so potencialmente teis para fins de recuperao e gesto de dados.

O campo tem uma estrutura genrica em rvore, na qual o cdigo dado em 006/00 (Forma de material) determina os elementos de dados definidos para as posies de caracter subsequentes. Excepto o cdigo s (Srie/Recurso integrativo), os cdigos no campo 006/00 correspondem queles na Etiqueta de Registo/06 (Tipo d registo). Para cada ocorrncia do campo 006, os cdigos definidos para as posies de caracter 01-17 sero os mesmos definidos no campo 008 (Elementos de Dados de Comprimento Fixo), posies de caracter 18-34.

ORIENTAES PARA A APLICAO DE DESIGNADORES DE CONTEDO

Os elementos de dados no campo 006 so definidos por posio. A posio de caracter 00 contm um cdigo que identifica uma forma de material. O caracter de preenchimento (|) no permitido nesta posio. O caracter de preenchimento pode ser usado em qualquer outra posio de caracter quando a agncia catalogadora no tenta codificar essa posio.

S a posio de caracter 00 descrita nesta seco. As outras posies de caracter so descritas nas descries das posies correspondentes do campo 008 (Elementos de Dados de Comprimento Fixo). Em todos os casos, as posies de caracter 01-17 relacionam-se com as posies 18-34 de uma das configuraes do campo 008. A relao entre os cdigos do campo 006/00 (Forma de material) e as configuraes do campo 008 so indicadas abaixo.

Novembro 2005

006/00 Forma de material a Material lingustico c Msica em notao d Msica em notao manuscrita e Material cartogrfico f Material cartogrfico manuscrito g Medium projectado i Registo sonoro no musical j Registo sonoro musical k Grfico bidimensional no projectvel m Ficheiro de computador/Doc. electrnico o Kit p Material misto r artefacto tridimensional ou objecto natural s Srie/Recurso integrativo t Material lingustico manuscrito CDIGOS PARA 006/00

Configurao do campo 008/18-34 Livros Msica Msica Mapas Mapas Materiais visuais Msica Msica Materiais visuais Ficheiros de computador Materiais visuais Materiais mistos Materiais visuais Recursos em continuao Livros

a Material lingustico O cdigo a usado para identificar o campo 006 como contendo elementos de dados codificados relacionados com material lingustico no srie.

c Msica em notao O cdigo c usado para identificar o campo 006 como contendo elementos de dados codificados relacionados com msica em notao.

d Msica em notao manuscrita O cdigo d usado para identificar o campo 006 como contendo elementos de dados codificados relacionados com msica em notao manuscrita.

e Material cartogrfico O cdigo e usado para identificar o campo 006 como contendo elementos de dados codificados

Novembro 2005

relacionados com material cartogrfico no manuscrito.

f Material cartogrfico manuscrito O cdigo f usado para identificar o campo 006 como contendo elementos de dados codificados relacionados com material cartogrfico manuscrito.

g Medium projectado O cdigo g usado para identificar o campo 006 como contendo elementos de dados codificados relacionados com um medium projectado.

i Registo sonoro no musical O cdigo i usado para identificar o campo 006 como contendo elementos de dados codificados relacionados com um registo sonoro no musical.

j Registo sonoro musical O cdigo j usado para identificar o campo 006 como contendo elementos de dados codificados relacionados com um registo sonoro musical.

k Grfico bidimensional no projectvel O cdigo k usado para identificar o campo 006 como contendo elementos de dados codificados relacionados com um grfico bidimensional no projectvel.

m Ficheiro de computador/Documento electrnico O cdigo m usado para identificar o campo 006 como contendo elementos de dados codificados relacionados com um ficheiro de computador ou documento electrnico.

o Kit O cdigo o usado para identificar o campo 006 como contendo elementos de dados codificados relacionados com um kit.

p Material misto O cdigo p usado para identificar o campo 006 como contendo elementos de dados codificados relacionados com material misto.

Novembro 2005

r Artefacto tridimensional ou objecto natural O cdigo r usado para identificar o campo 006 como contendo elementos de dados codificados relacionados com um artefacto tridimensional ou um objecto natural.

s Srie/Recurso integrativo O cdigo s usado para identificar o campo 006 como contendo elementos de dados codificados relacionados com os aspectos de controlo de um recurso em continuao no impresso. Para material lingustico impresso com caractersticas de srie, usa-se o campo 008.

t Material lingustico manuscrito O cdigo t usado para identificar o campo 006 como contendo elementos de dados codificados relacionados com material lingustico manuscrito.

CONVENES DE INTRODUO

Maisculas/minsculas Os cdigos alfabticos so introduzidos em minsculas.

Novembro 2005

008 TODOS OS MATERIAIS (NR)

DEFINIO DO CAMPO E MBITO

Este campo contm 40 posies de caracteres (00-39) que fornecem informao codificada sobre o registo como um todo e sobre aspectos bibliogrficos especiais do item a ser catalogado. Estes elementos de dados codificados so potencialmente teis para fins de recuperao e gesto de dados.

Quando o item a descrever uma reproduo de um item previamente existente e a informao bibliogrfica sobre a reproduo dada no campo 533 (Nota de Reproduo), o campo 008 codificado para o original excepto 008/23 (Forma do item) para livros, msica, recursos em continuao e materiais mistos e 008/33 (Tipo de material) para materiais visuais, que so codificados para a reproduo. (Quando um item uma reproduo, os cdigos definidos para certas posies do campo 008, que se relacionam com as caractersticas da reproduo, so registados no subcampo |7 (Elementos de dados de comprimento fixo da reproduo) no campo 533.) Para reprodues para as quais a informao bibliogrfica no dada no campo 533 (e.g., quando uma reproduo est a ser descrita no corpo da entrada ou quando o campo 534 (Nota de Verso Original) usado para registar informao sobre o original) e para reimpresses de items previamente existentes, o campo 008 codificado para a reproduo excepto quando as directrizes de catalogao especificamente exigem a codificao de uma determinada posio para o original.

Os elementos de dados so definidos por posio. As posies de caracter que no esto definidas contm um espao (#). Todas as posies de caracter definidas devem conter um cdigo definido; para algumas posies do campo 008, este pode ser o caracter de preenchimento (|). O caracter de preenchimento pode ser usado (em certas posies de caracter) quando uma organizao catalogrfica no tenta codificar essa posio de caracter. O caracter de preenchimento no permitido no campo 008 posies 00-05 (data de entrada no ficheiro). O seu uso desaconselhado nas posies 07-10 (data 1), 15-17 (local de publicao, produo ou execuo) e na posio de 008 definida para forma do item (posio 23 ou 29 conforme a configurao do 008).

As posies de caracter 00-17 e 35-39 so definidas do mesmo modo para todos os tipos de material, com consideraes especiais para a posio 06. A definio das posies de caracter 1834 foi feita independentemente para cada tipo de material, embora certos elementos de dados

Novembro 2005

tenham a mesma definio nas especificaes para mais de um tipo de material. Quando elementos de dados semelhantes so definidos para incluso no campo 008 para diferentes tipos de material, ocupam as mesmas posies de caracter do campo 008.

DEFINIO DAS POSIES DE CARACTER E MBITO

As posies de caracter 00-17 e 35-39 do campo 008 so definidas do mesmo modo no formato bibliogrfico MARC 21, independentemente do tipo de registo. A definio das posies 18-34 varia conforme o cdigo de tipo de registo na etiqueta de registo/06 e cdigo de nvel bibliogrfico na etiqueta de registo/07. Certos elementos de dados so definidos do mesmo modo em mais de uma configurao do campo 008. Quando elementos de dados semelhantes so definidos para incluso num campo 008 para diferentes tipos de registo/nveis bibliogrficos, geralmente ocupam as mesmas posies de caracter do campo 008.

ORIENTAES PARA A APLICAO DE DESIGNADORES DE CONTEDO

POSIES DE CARACTER

00-05 Data de entrada no ficheiro Seis caracteres numricos especificam a data em que o registo foi introduzido em forma legvel por mquina. A data dada no padro aammdd (aa para o ano, mm para o ms e dd para o dia). A data de entrada no ficheiro em 008/00-05 nunca alterada. A informao de data e hora da ltima transaco no campo 005 muda sempre que feita uma transaco sobre o registo. A informao sobre a ltima transaco permite a uma organizao manejando mais de uma verso de um registo identificar a verso mais actual. O carcter de preenchimento (|) no permitido em qualquer destas posies. O campo 008/00-05 normalmente gerado pelo sistema.

06 Tpo de data/estado da publicao Um cdigo de um caracter alfabtico indica o tipo de datas dadas nas posies de caracter 008/0710 (Data1) e 008/11-14 (Data 2). Para recursos em continuao, o cdigo em 008/06 tambm indica o estado da publicao. A escolha de um cdigo para 008/06 feita concorrentemente com a determinao das datas apropriadas para 008/7-14. Para a maior parte dos registos os dados so

Novembro 2005

derivados da informao no campo 260 (Publicao, Distribuio, etc. (P de imprensa)), no campo 362 (Datas de Publicao e/ou Designao Sequencial), ou em campos de notas. As datas so representadas por quatro dgitos. Dgitos em falta na data so representados pelo caracter u.

Para recursos em continuao, 008/07-10 contm a data de incio da publicao (designao cronolgica) e 008/11-14 contm a data de fim. Para reimpresses de sries e para reprodues de sries descritas no corpo da entrada, registam-se nestas posies de carcter as datas de incio e fim do original.

Precedncia dos cdigos (items monogrficos) Quando h mais de um cdigo aplicvel a um item bibliogrfico, use a tabela abaixo para determinar o cdigo apropriado. Os cdigos listados primeiro tomam precedncia sobre os cdigos listados subsequentemente. A coluna da esquerda cobre items numa s parte e items em vrias partes completos em um ano. A coluna da esquerda cobre items em vrias partes para os quais necessria uma gama de datas.

Items em uma parte/em vrias partes completos em um ano b r e s p t q n data a. C. data de reimpresso/data do original data detalhada data nica data de distribuio/produo data de publicao e data de copyright data duvidosa data desconhecida

Coleces/items em vrias partes completos em mais de um ano b i k r data a. C data inclusiva gama de datas data de reimpresso/original

m data inicial/final t n data de publicao e data de copyright data desconhecida

Caracteres legais A Data 1 e a Data 2 consistem geralmente cada uma em quatro dgitos (e.g., 1963). Quando parte da data desconhecida, os dgitos em falta so representados pelo caracter u (e.g., 19??seria registada como 19uu). Se a data totalmente desconhecida, pode-se inferir o milnio (e.g., 1uuu). Para datas depois de Cristo do primeiro milnio, o ano alinhado direita e as posies no usadas contm zeros (e.g., 946 d.C. seria registado como 0946). Quando a Data 1 ou a Data 2 no aplicvel, como quando esto envolvidas datas antes de Cristo, usam-se espaos (e.g., ####). Para sries vivas (i.e., quando a srie no deixou de ser publicada) e items em vrias partes incompletos, a data em 008/11-14 representado por 9999 para indicar que o ano ainda no

Novembro 2005

est disponvel. O carcter de preenchimento (|) pode tambm ser usado em 008/06-14 quando no se tentou codificar datas, mas o seu uso em 008/07-10 desaconselhado. Muitos sistemas baseados em MARC dependem de caracteres que no o de preenchimento em 008/07-10 para recuperao e deteco de duplicados. Quando se usa o carcter de preenchimento quer em 008/07-10 quer em 008/11-14, deve ser usado em todas as quatro posies de carcter, de maneira que uma combinao do carcter de preenchimento com qualquer outro caracter nunca deve ocorrer.

b - No so dadas datas; envolvida data a.C. O cdigo b indica que uma ou mais datas associadas com o item so datas antes de Cristo. Os campos 008/07-10 e 008/11-14 contm espaos. A informao de data a.C. pode ser especificamente codificada no campo 046 (datas especiais codificadas)

008/06

008/07-10 #### 008/11-14 #### 260.##|c[150-100 a.C.:]

c recurso em continuao correntemente publicado O cdigo c indica que o recurso em continuao est actualmente a ser publicado. Correntemente publicado define-se como um item do qual se recebeu um nmero dentro dos ltimos trs anos. O campo 008/07-10 contm a data de incio da publicao. O campo 008/11-14 contm os caracteres 9999.

008/6

008/07-10 1984 008/11-14 9999 260.##|aNew York |bXerox Films,|c1984-

008/06

008/07-10 1953 008/11-14 9999 260.##|aChicago :|bUniversity of Chicago Press, 362.1#|aComeou com o vol. de 1953

Novembro 2005

008/06

008/07-10 195u 008/11-14 9999 500.##|aDescrio baseada em: Vol. 2, n 2 (Fev. 1956) [A data do primeiro nmero desconhecida]

008/06

008/07-10 19uu 008/11-14 9999 260.##|aNew York :|bWiley Interscience, 500.##|aDescrio baseada em: 1981 [A data do primeiro nmero desconhecida mas pode-se fazer uma estimativa]

008/06

008/07-10 1uuu 008/11-14 9999 260.##|aNew York :|bDoubleday, 500.##|aDescrio baseada em: 1901 [A data do primeiro nmero desconhecida e no possvel fazer uma estimativa]

d Recurso em continuao que cessou a publicao O cdigo d indica que deixaram de se publicar novos nmeros de um recurso em continuao ou que uma mudana de autoria ou de ttulo levou criao de um registo de entrada sucessiva. Quando um novo ttulo sucede a um prviamente existente, o ttulo anterior considerado findo e codificado d no campo 008/06. S se considera que um item cessou a publicao quando h clara indicao de que assim . Geralmente, um perodo de mais de trs anos durante o qual no foi publicado nenhum novo nmero de um recurso em continuao considerado prova de que cessou a publicao. O campo 008/07-10 contm a data de incio da publicao. O campo 008/11-14 contm a data em que o item deixou de ser publicado.

Novembro 2005

008/06

008/07-10 1928 008/11-14 1941 260.##|aBerlin |bVZG,|c1928-1941 362.0#|aVol. 1, n 1 (Fev. 1928)-vol. 14, n 2 (Fev. 1941)

008/06

008/07-10 1uuu 008/11-14 1958 260.##|aNew York: |bAmerican Statistical Association,|c -1959 362.0#|a -1958

008/06

008/07-10 19uu 008/11-14 1929 260.##|aBoston :|bThe Society,|c -1929 [A data de incio desconhecida mas possvel fazer uma estimativa]

008/06

008/07-10 1945 008/11-14 19uu 260.##|aChicago |bThe Association,|c1945515.##|aCessou a publicao? [A data de fim desconhecida mas possvel fazer uma estimativa]

e Data detalhada O cdigo e indica que este presente uma data detalhada que inclui o ms (e possivelmente o dia) alm do ano. O campo 008/07-10 contm o ano. O campo 008/11-14 contm o ms e o dia formatados mmdd. Se o dia desconhecido, usa-se uu; se o detalhe no item indica apenas o ms, usam-se espaos. Para materiais visuais, este cdigo pode ser usado com material televisivo para dar a data da transmisso original.

Novembro 2005

008/06

008/07-10 1983 008/11-14 0615 260.##|aWashington, D.C. |bDept. Of Commerce,|c15 de Junho, 1983

008/06

008/07-10 1977 008/11-14 05## 260.##|cMaio de 1977 [O dia no aplicvel porque a publicao identificada por ms apenas]

008/06

008/07-10 1976 008/11-14 11uu 260.##|aU.S. :|bTriangle Film Corp.,|cNov. 1976 [O dia desconhecido]

i Datas inclusivas de coleco O cdigo i indica que 008/07-10 e 008/11-14 contm as datas inclusivas aplicadas a uma coleco. Se as datas inclusivas so representadas por um nico ano, essa data dada em ambos os lugares. Uma coleco, consista ou no em items publicados individualmente, no considerada existir numa forma publicada. Items em vrias partes no so tratados como uma coleco (ver cdigo m).

008/06

008/07-10 1765 008/11-14 1770 260.##|c1765-1770

008/06

008/07-10 18uu 008/11-14 1890 260.##|c18--?-1890

Novembro 2005

008/06

008/07-10 1988 008/11-14 1988 260.##|c1988

k Extenso de anos do grosso da coleco O cdigo k indica que 008/07-10 e 008/11-14 contm a extenso de anos aplicvel maior parte do material numa coleco. Se as datas por grosso so representadas por um nico ano, essa data dada em ambos os lugares. Uma coleco, consista ou no em items publicados individualmente, no considerada existir numa forma publicada. Items em vrias partes no so tratados como uma coleco (ver cdigo m).

008/06

008/07-10 1796 008/11-14 1896 260.##|c1796-1896

008/06

008/07-10 1854 008/11-14 1854 260.##|c1854

m Datas mltiplas O cdigo m indica que 008/07-10 e 008/11-14 contm a extenso de anos de publicao de um item em vrias partes. O campo 008/07-10 contm a data inicial (ou de comeo) e 008/11-14 contm a data terminal (ou de fim). Se ambas as datas para um item em vrias partes so representadas por um nico ano, ento usa-se o cdigo s. O cdigo tambm usado para um item no publicado em uma nica parte que foi executado ao longo de um perodo de tempo, tal como um quadro.

008/06

008/07-10 1972 008/11-14 1975 260.##|aParis :|bditions du Cerf,|c1972-1975

Novembro 2005

008/06

008/07-10 uuuu 008/11-14 1981 260.##|aBoston :|bMacmillan,|c -[1981] [Item em vrias partes do qual no se tem o primeiro volume]

008/06

008/07-10 197u 008/11-14 1987 260.##|aParis :|bHachette,|c[197-]-1987 [Item em vrias partes cuja data de publicao do primeiro volume incerta]

008/06

008/07-10 1943 008/11-14 197u 260.##|aNew York :|bDover,|c1943-[197-?] [Item em vrias partes cuja data de publicao do ltimo volume incerta]

008/06

008/07-10 1943 008/11-14 1945 260.##|aLondon :|bGollancz,|c1943-1945 [Item em uma parte cuja data de publicao apanha mais de um ano]

008/06

008/07-10 1998 008/11-14 9999 260.##|aBrecia :|bLa scuola,|cc 1998[Item em vrias partes cuja data de publicao se prolonga at ao presente]

n Datas desconhecidas O cdigo n indica que as datas apropriadas para 008/07-10 e 008/11-14 so desconhecidas, (e.g., quando no se do datas no campo 260).

Novembro 2005

008/06

008/07-10 uuuu 008/11-14 uuuu 260.##|a[Espanha]

008/06

008/07-10 uuuu 008/11-14 uuuu [Objecto natural; o campo 260 no se encontra presente no registo]

p Data de distribuio/lanamento e data de produo/gravao quando diferentes O cdigo p indica que esto presentes tanto uma data de distribuio/lanamento (008/07-10) como uma data de produo/gravao porque h uma diferena entre as duas datas. Para ficheiros de computador, o cdigo p usado quando h uma diferena entre a data em que o ficheiro primeiro se tornou operacional para anlise e processamento em forma legvel por mquina (i.e., data de produo) e a data em que o ficheiro se tornou disponvel para o pblico, geralmente atravs de uma agncia estabelecida (i.e., data de distribuio). Para imagens mveis, se uma obra com contedo idntico mas num suporte diferente tem uma data de lanamento posterior da obra original, usa-se o cdigo p (e.g., uma videogravao lanada em 1978 que foi originalmente produzida como filme em 1965)

008/06

008/07-10 1982 008/11-14 1967 260.##|aWashington : U.S. Navy Dept,|c1967 :|bDistibudo por National Audiovisual Center,|c1982

q Data duvidosa O cdigo q indica que a data exacta para um item no conhecida mas possvel especificar uma gama de anos (e.g., entre 1824 e 1846). A data mais antiga possvel dada em 008/07-10 e a data mais tardia possvel em 008/11-14

Novembro 2005

10

008/06

008/07-10 1963 008/11-14 1966 260.##|aNew York :|bHippocrene Books,|c[entre 1963 e 1966]

008/06

008/07-10 18uu 008/11-14 19uu 260.##|aAmsterdam :|bElsevier,|c[sculo 19 e comeo do 20] [A dcada desconhecida tanto para a data mais antiga como para a mais recente]

r Data de reimpresso/relanamento e data original O cdigo r indica que 008/07-10 contm a data de reimpresso ou relanamento e 008/11-14 a data do original, se conhecida. Se estiverem disponveis mltiplas datas para a publicao original, 008/11-14 contm a mais antiga. Com material fotogrfico original, a obra a ser descrita seria uma tiragem posterior de um negativo criado anteriormente. Com estampas originais, a obra a ser descrita seria uma reimpresso feita da chapa ou bloco anteriormente criada pelo artista (geralmente falecido).

008/06

008/07-10 1983 008/11-14 1857 260.##|aBoston :|b[s. n.,|c1983?] 500.##|aVerso original: Pittsburg, Pa.: Wm Schuchman & Bro. Lith., [1857]

008/06

008/07-10 1966 008/11-14 uuuu 500.##|aReimpresso de Green Howards Gazette [A data de publicao original desconhecida]

Novembro 2005

11

008/06

008/07-10 uuuu 008/11-14 1963 260.##|aNew York :|b[s. n.,|cs. d.] 500.##|aAnteriormente publicado em 1963

s Data nica conhecida/data provvel O cdigo s indica que a data consiste em uma data nica conhecida de distribuio, publicao, lanamento, produo, execuo, escrita, ou uma data provvel que pode ser representada por quatro dgitos. Esta data dada em 008/07-10. 008/11-14 contm espaos. A data nica associada com o item pode ser real, aproximada ou conjectural (e.g., se a data nica incerta]. O cdigo s tambm usado um item nico no publicado tal como um grfico original ou histrico quando h uma data nica associada com a execuo do item.

008/06

008/07-10 1977 008/11-14 #### 260.##|aWashington :|bDept. of State,|c1977

008/06

008/07-10 1981 008/11-14 #### 260.##|a[Darmstadt] :|bTetzlaff,|c1980 [i.e. 1981]

008/06

008/07-10 1969 008/11-14 #### 260.##|aLondon :|bHarcourt, World & Brace,|c[1969?]

008/06

008/07-10 1983 008/11-14 #### 260.##|aYerushalayim :|bE. Fisher,|c744 i. e. 1983 ou 1984 [Datas no gregorianas sem um equivalente gregoriano nico]

Novembro 2005

12

008/06

008/07-10 1946 008/11-14 #### 260.##|aBerlin :|b[s. n.,|cca. 1946]

008/06

008/07-10 198u 008/11-14 #### 260.##|aNew York :|bHaworth,|c[198-]

008/06

008/07-10 19uu 008/11-14 #### 260.##|aNew York |bS.R.A.,|c[19--]

Uma gama de datas associada com um nico item de data incerta codificada como duvidosa (cdigo q). Datas certas mltiplas necessrias para um nico item so codificadas como datas mltiplas (cdigo m). Datas simples ou mltiplas associadas com uma coleco so codificadas ou como datas por grosso (cdigo k) ou datas inclusivas (cdigo i)

t Data de publicao e data de copyright O cdigo t indica que esto presentes uma data de publicao/lanamento/produo/ execuo em 008/07-10 e uma data de copyright em 008/11-14. Datas de depsito legal (i.e., as precedidas por D.L., etc.)so tratadas como datas de copyright.

008/06

008/07-10 1982 008/11-14 1949 260.##|aLondon :|bMacmillan,|c1982, c 1949

Novembro 2005

13

008/06

008/07-10 1970 008/11-14 1958 260.##|aNew York :|bTime Life Books!c1970, c 1958

008/06

008/07-10 198u 008/11-14 1979 260.##|aRio de Janeiro :|bDelta,|c[198-?], c 1979

u Recurso em continuao estado desconhecido O cdigo u usado para recursos em continuao quando no h indicao clara de que a publicao do item tenha cessado. O campo 008/07-10 contm uma data de incio. O campo 008/11-14 contm os caracteres uuuu uma vez que no se conhece data de fim.

008/06

008/07-10 1948 008/11-14 uuuu 361.0#|a1948-

008/06

008/07-10 19uu 008/11-14 uuuu 500.##|aDescrio baseada em: 1983

008/06

008/07-10 1uuu 008/11-14 uuuu [O registo fonte no contm informao]

07-10 Data 1 Estas posies de caracter contm uma data especificada pelo cdigo em 008/06 (Tipo de data/Estado da publicao). A determinao de datas para 008/07-10 feita concorrentemente com

Novembro 2005

14

a escolha de cdigo para 008/06. Ver a seco acima sobre 008/06 para exemplos e convenes de introduo relacionados com a informao codificada de data. O uso de caracteres de preenchimento em 008/07-10, embora possvel, desencorajado uma vez que os dados em data 1 so usados para recuperao e deteco de duplicados em muitos sistemas. Quando se usa o caracter de preenchimento em 008/07-10, todas as quatro posies devem cont-lo.

11-14 Data 2 Estas posies de caracter contm uma data especificada pelo cdigo em 008/06 (Tipo de data/Estado da publicao). A determinao de datas para 008/07-10 feita concorrentemente com a escolha de cdigo para 008/06. Ver a seco acima sobre 008/06 para exemplos e convenes de introduo relacionados com a informao codificada de data. Usam-se quatro caracteres de preenchimento (||||) quando no se tentou codificar estas posies de caracter.

15-17 Local de publicao, produo ou execuo Um cdigo alfabtico de dois ou trs caracteres indica o local de publicao, produo, ou execuo. [...] A fonte do cdigo a MARC Code List for Countries que mantida pela Library of Congress. A escolha de um cdigo MARC geralmente relacionada com a informao no campo 260 (Publicao, Distribuio, etc. (P de imprensa)). O cdigo registado em 008/15-17 usado em conjuno com o campo 044 (Cdigo de Pas do Produtor) quando h mais de um cdigo apropriado para um item. O primeiro cdigo no subcampo |a do campo 044 registado em 008/1517. Podem-se usar trs caracteres de preenchimento (|||) em vez de um cdigo vlido, mas o seu uso em 007/15-17 desencorajado. Este elemento de dados do campo 008 usado para recuperao e deteco de duplicados em muitos sistemas. Quando se usa o caracter de preenchimento em 008/1517, todas as trs posies devem cont-lo.

Os cdigos de dois caracteres so alinhados esquerda e a posio no utilizada contm um espao (#). Para items reimpressos [...], o cdigo baseado na jurisdio onde a reimpresso foi publicada e no na jurisdio associada com o local de publicao original. Para registos sonoros, o cdigo representa o local onde se situa a companhia discogrfica. Para items de material visual que so grficos originais ou histricos, se se pode deduzir informao geogrfica (como com a maior parte das fotografias), regista-se um cdigo de local nesta posio de caracteres.

Novembro 2005

15

008/15-17 nyu 260.##|a[New York] :|bGardner & Co.,|cc 1899

008/15-17 nyu 245.00|a[Retrato de Cyrus Patten] /|cAnson, New York 260.##|c1852 [Um nico item grfico no publicado]

008/15-17 xx# 245.00|aVanity Fair /|cF. Depero 260.##|c1930 [Um item grfico no publicado em que a informao geogrfica no pode ser deduzida]

008/15-17 ja# 260.##|aTokyo :|cShobido & Co.,|c1919 [Uma coleco consistindo inteiramente em items publicados]

Quando o local de publicao/produo/execuo totalmente desconhecido, usa-se o cdigo xx#.

008/15-17 xx# 260.##|aS. l. :|bs. n.,|c1983 [O local completamente desconhecido]

008/15-17 xx# 245.00|a[Diamante Hope]|h[realia] [O campo 260 no est presente no registo]

Quando est envolvido mais que um local, a jurisdio nomeada em primeiro lugar codificada em 008/15-17. Os cdigos adicionais so registados no campo 044 (Cdigo de Pas do Produtor).

008/15-17 enk 260.##|aLondon ;|aNew York :|bAcademic Press,|c1979 044.##!aenk|anyu

Novembro 2005

16

Para materiais visuais e msica, se a obra uma produo multinacional, o cdigo para o primeiro pas registado em 008/15-17. O cdigo para o primeiro pas repetido no campo 044 (Cdigo de Pas do Produtor), seguido pelos cdigos para os pases de outras entiades envolvidas na produo. Para recursos em continuao e ficheiros de computador publicados em srie, o cdigo de pas reflecte o local de publicao da ltima parte examinada. Se o registo for posteriormente actualizado e o local mudou, o cdigo de local de publicao actualizado quando a mudana mencionada numa nota. Para materiais mistos, o cdigo representa o repositrio onde o material est reunido. xx# - Nenhum local, desconhecido ou indeterminado O cdigo xx# indica que no se pode dar nenhum local de publicao, produo. etc., que o local

desconhecido, ou que indeterminado. Exemplos de tais items so: 1) objectos naturais; 2) manuscritos antigos.

vp# - Vrios locais O cdigo vp# usado se vrios locais esto associados com diferentes partes do item, geralmente uma coleco.

18-34 [Ver uma das seces separadas que descrevem as sete definies de 008/18- 34.]

35-37 Lngua

Um cdigo alfabtico de trs caracteres indica a lngua do item. A fonte do cdigo a MARC Code List for Languages que mantida pela Library of Congress. A escolha de um cdigo MARC baseada na lngua predominante do item. Tambm se podem usar trs caracteres de preenchimento (|||) se no se tentar codificar 008/35-37.

Para material lingustico (i.e., livros e recursos em continuao), o cdigo de lngua baseado no texto do item. O termo texto refere-se principal obra(s) includa na publicao, excluindo o prefcio, introduo, apndices, etc. Para ficheiros de computador, a lngua associada com os dados e/ou a interface do utilizador (e.g. crans textuais, output audvel numa lngua) determina o cdigo usado em 008/35-37, no a linguagem de programao. (Documentao acompanhante numa lngua outra que a dos dados e/ou interface do utilizador codificada no campo 041.) Para

Novembro 2005

17

mapas, a lngua dos nomes e texto associados com o mapa ou globo determina o cdigo usado. Para msica, a lngua predominante do texto cantado ou falado associada com a partitura ou registo sonoro registada em 008/35-37. Para materiais visuais, (excluindo grficos projectveis originais ou histricos), o contedo lingustico definido como a banda sonora, o som acompanhante, as legendas ou ttulos separados (para filmes mudos), linguagem gestual quando o nico meio de comunicao, ou o guio impresso acompanhante (para obras sem som ou, se com som, sem narrao). Para material grfico original ou histrico, material grfico opaco, e materiais tridimensionais, o contedo lingustico o associado com o material, i.e. legendas ou outro texto associado com o item ou coleco que so parte da fonte principal de informao. Para materiais mistos, o cdigo de lngua baseado na lngua predominante de um item ou materiais numa coleco.

Quando h s uma lngua associada com um item, regista-se o cdigo para essa lngua.

008/35-37 spa 245.00|aRentabilidad bruta del inversionista en bolsa.|pBonos del tesoro

Se for aplicvel mais de uma lngua, o cdigo para a lngua predominante registado em 008/3537, e os cdigos para todas as lnguas, incluindo a lngua predominante, so registados no campo 041 (Cdigo de Lngua). O cdigo registado em 008/35-37 sempre o mesmo que o cdigo de lngua registado na primeira ocorrncia dos subcampos |a ou |d (para registos sonoros).

008/35-37 rus 041.0#|arus|aeng 500.##|aPrincipalmente em russo, com algumas contribuies em ingls.

Se no h lngua predominante, os cdigos de lngua so registados por ordem alfabtica no campo 041 e o primeiro registado em 008/35-37.

008/35-37 eng 041.0#|aeng|aspa 546.##|aTexto em ingls e espanhol.

Ao elaborar um registo bibliogrfico para uma traduo, d-se o cdigo para a lngua da traduo,

Novembro 2005

18

no a lngua do original, em 008/35-37. (O cdigo para a lngua do original registado no subcampo |h do campo 041.)

008/35-37 eng 041.1#|aeng|hger [Traduo inglesa de um ttulo alemo]

### - Espaos

O cdigo ### indica que o item no tem contedo textual cantado, falado ou escrito. Exemplos de tais items so: 1) msica instrumental ou electrnica; 2) registos sonoros consistindo em sons no verbais; 3) materiais visuais sem narrao, ttulos impressos, legendas, etc.; 4) ficheiros de computador que consistem em no mais que linguagem de mquina (e.g., COBOL) ou cdigos de caracteres (e.g., ASCII) usados em programas fonte.

mul Lnguas mltiplas O cdigo mul indica que o item multilingue sem lngua predominante e a instituio catalogadora escolheu no especificar uma lngua em 008/35-37.

sgn Linguagem gestual O cdigo sgn indica que o principal meio de comunicao uma linguagem gestual, e.g., um livro contendo imagens do gesto para cada letra num determinado sistema gestual, ou uma videogravao que gestual. O sistema particular de linguagem gestual indicado no campo 546 (Nota de Lngua), e.g., American Sign Language. Os cdigos para lnguas secundrias e relacionadas podem ser indicado no campo 041 (Cdigo de Lngua).

und Indeterminada O cdigo und indica que a lngua do item no pode ser determinada. Este cdigo tambm usado para obras com contedo consistindo em slabas arbitrrias ou outros sons de produo humana para os quais no possvel especificar uma lngua.

38 Registo modificado

Um cdigo alfabtico de um caracter indica se quaisquer dados num registo bibliogrfico so uma

Novembro 2005

19

modificao de informao que aparecia no item que est a ser catalogado ou que se destinava a ser includa no registo legvel por mquina. Tais modificaes incluem: a romanizao de dados que originalmente apareciam numa escrita no romana; substituio por caracteres disponveis daqueles que no podiam ser convertidos para forma legvel por mquina (e.g., smbolos especiais, ); abreviao de registos porque a quantidade de dados excedia um comprimento mximo permissvel imposto pelo sistema. Um registo no considerado modificado quando se romanizam campos no registo que no so transcries de dados do item (e.g., cabealhos, campos completos sem aspas, endereo de assinatura, etc.). Equivalentes MARC para certas letras usadas em lnguas menos conhecidas que usam o alfabeto romano tambm no so considerados modificaes. Usa-se um caracter de preenchimento (|) quando no se tentou codificar esta posio de 008.

Precedncia dos cdigos Quando h mais que um cdigo aplicvel a um item bibliogrfico, use a tabela seguinte para determinar o cdigo apropriado para uso. Os cdigos esto listados por ordem de precedncia, com os cdigos listados primeiro tomando precedncia sobre os cdigos listados subsequentemente. O cdigo # a prioridade mais alta.

# s x r o

No modificado Abreviado Caracteres omissos Completamente romanizado/fichas impressas em escrita no romana

Completamente romanizado/fichas impressas apenas em escrita romana

# - No modificado O cdigo # indica que o registo no foi modificado de nenhuma maneira (e.g., no abreviado e no contm caracteres que no pudessem ser convertidos para forma legvel por mquina).

o Completamente romanizado/fichas impressas romanizadas O cdigo o indica que os dados bibliogrficos no registo MARC esto completamente romanizados e quaisquer fichas impressas produzidas esto tambm em forma romanizada.

r Completamente romanizado/ fichas impressas na escrita original O cdigo r indica que os dados bibliogrficos no registo MARC esto completamente romanizados mas as fichas impressas esto disponveis na escrita original (verncula).

Novembro 2005

20

s Abreviado O cdigo s indica que alguns dos dados destinados a serem includos no registo bibliogrfico foram omitidos porque os dados excediam o comprimento mximo permitido pelo sistema usado para o criar ou processar. Em sistemas onde o comprimento dos dados restrito, -o geralmente a nvel de campo ou de registo. Os registos bibliogrficos MARC tm um comprimento mximo de 99.999 caracteres. (Para mais informao, ver MARC 21 Specifications for Record Structure, Character Sets, and Exchange Media.) O cdigo s raramente usado em registos actuais.

x Caracteres omissos O cdigo x indica que o registo continha caracteres que no podiam ser convertidos para forma legvel por mquina (e.g., caracteres no romanos ocasionais em registos predominantemente em alfabeto romano, smbolos matemticos, etc.). Nota: Muitas instituies escolhem simplesmente romanizar quaisquer caracteres no romanos encontrados nos dados bibliogrficos. A tcnica de representar smbolos especiais por uma palavra ou expresso descritiva frequentemente usada como alternativa a omitir completamente o smbolo especial e.g., [rvore] includo nos dados para representar o imagem de uma rvore que se destinava a ser parte integrante do ttulo). pouco provvel que o cdigo x seja usado em registos actuais.

39 Fonte da catalogao Um cdigo de um caracter indica a fonte original da catalogao do registo. Se a fonte da catalogao conhecida, identificada no subcampo |a do campo 040 (Fonte da Catalogao). Usase um caracter de preenchimento (|) quando no se tentou codificar esta posio de 008.

# - Agncia bibliogrfica nacional O cdigo # indica que uma agncia bibliogrfica nacional (e.g., a Library of Congress dos Estados Unidos ou a National Library of Canada) a criadora dos dados originais de catalogao.

008/39

040.##|aDLC|cDLC [O registo foi criado e transcrito pela Library of Congress.]

Novembro 2005

21

008/39

040.##|aSLC|cWvU|dWvU|dCU|dCStRLIN [O registo foi criado pela Library of Congress, transcrito pela West Virginia University, University of California e RLIN.]

008/39

040.##|aCaOONL|beng|cCaOONL [O registo foi criado e transcrito pela National Library of Canada.]

c Programa de catalogao em cooperao O cdigo c indica que o criador dos dados catalogrficos um participante (que no uma agncia bibliogrfica nacional) num programa de catalogao em cooperao.

008/39

040.##|aMH|cMH [Catalogao da Harvard University Library introduzida online como parte do Program for Cooperative Cataloging.]

008/39

040.##|aCaBVAU|cCaOONL [Registo criado pela Univ. of British Columbia e transcrito pela NLC.]

c Outro O cdigo d indica que a fonte dos dados catalogrficos uma organizao que no uma agncia bibliogrfica nacional nem participante num programa de catalogao em cooperao.

008/39

040.##|aWyU|cWyU [O registo foi criado e transcrito pela University of Wyoming.]

008/39

d [O registo foi criado pela Northwestern University e modificado pelo RLIN e a University of Michigan.]

040.##|aIEN|dCStRLIN|dMiU

Novembro 2005

22

u Desconhecido O cdigo u indica que o criador dos dados catalogrficos desconhecido. Este cdigo usado quando uma organizao transcreve dados de catalogao manual de uma fonte desconhecida. Neste caso, o campo 040 no tem o subcampo |a e o subcampo |c contm o cdigo MARC para a organizao que transcreve.

008/39

040.##|cWMUW [A University of Wisconsin-Milwaukee responsvel pela designao de contedo e transcrio de catalogao de uma fonte desconhecida.]

CONVENES DE INTRODUO

Maisculas/Minsculas Os cdigos alfabticos so introduzidos em minsculas.

Comprimento do campo O campo 008 deve sempre consistir em quarenta (40) posies de caracter.

Novembro 2005

23

008 LIVROS

DEFINIO DAS POSIES DE CARACTER E MBITO

A definio livros do campo 008/18-34 usada quando a etiqueta de registo/06 (Tipo de registo) contm o cdigo a (Material lingustico) ou t (Material lingustico manuscrito) e a Etiqueta de registo/07 (Nvel bibliogrfico) contm o cdigo a (Parte componente monogrfica), c (Coleco), d (Subunidade) ou m (Monografia). As posies do campo 008 01-17 e 35-39 tm a mesma definio em todos os campos 008 e esto descritas na seco 008 Todos os materiais.

O campo 008/18-34 corresponde aos elementos de dados definidos por posio equivalentes no campo 006/01-17 quando o campo 006/00 (Forma de material) contm o cdigo a (Material lingustico) ou t (Material lingustico manuscrito). Detalhes sobre cdigos especficos definidos para as posies de caracter equivalentes no campo 006 e 008 para livros so fornecidos apenas na seco Orientaes para aplicao de designadores de contedo de 008 Livros.

ORIENTAES PARA APLICAO DE DESIGNADORES DE CONTEDO

POSIES DE CARACTERES

18-21 Ilustraes (006/01-04) At quatro (4) cdigos alfabticos de um caracter que indicam a presena de tipos de ilustraes no item representado pelo campo 008 ou 006 com uma configurao livros. Informao para estas posies de caracteres geralmente derivada de termos no campo 300 (Descrio Fsica). Os cdigos so registados em ordem alfabtica. Se se atribuirem menos de quatro cdigos alfabticos, os cdigos so alinhados esquerda e as posies no utilizadas contm espaos (#). Se forem aplicveis mais de quatro cdigos, s se registam os primeiros quatro. Usam-se quatro caracteres de preenchimento (||||) quando no se tentou codificar 008/18-21.

# - Sem ilustraes O cdigo # indica que a obra no contm ilustraes. Quando se usa # em 008/18, sempre seguido por trs outros espaos em 008/19-21.

Novembro 2005

a Ilustraes O cdigo a indica que um item contm ilustraes. Tipos de ilustraes no cobertas por qualquer dos cdigos mais especficos so codificadas usando o cdigo a.

b- Mapas

c Retratos

d Grficos

e Planos

f Gravuras

g Msica

h Facsimiles

i Brases

j Tabelas genealgicas

k Formulrios

l Amostras

m Gravaes sonoras

o Fotografias

p Iluminuras

008/18-21 a### 300.##|a271 p. :|bil. ;|c21 cm.

Novembro 2005

008/18-21 f### 300.##|a246 p., 32 p. de est. ;|c26 cm.

008/18-21 ab## 300.##|aIl., mapas (em bolsa).

008/18-21 acf# 300.##|aIl., gravuras, retratos.

008/18-21 acdg 300.##|aIl., grf., facsim., msica, retratos.

008/18-21 #### 300.##|a367 p ;|c23 cm. [No h ilustraes no item]

22 Pblico alvo (006/05) Um cdigo alfabtico de um caracter descreve o nvel intelectual do pblico alvo ao qual o material destinado. Usa-se um caracter de preenchimento (|) quando no se tentou codificar esta posio de 008.

# - Desconhecido ou no especificado O cdigo # indica que o pblico alvo ao qual o material destinado desconhecido ou no especificado

008/22

245.02|aA consumers guide to auto repair costs

a Pr-escolar O cdigo a indica que o item destinado a crianas, idades aproximadas 0-5 anos.

Novembro 2005

b Primrio O cdigo b indica que o item destinado a crianas, idades aproximadas 6-8 anos.

c Pr-adolescente O cdigo c indica que o item destinado a jovens, idades aproximadas 9 -13.

d Adolescente O cdigo d indica que o item destinado a jovens, idades aproximadas 14-17.

e Adulto O cdigo e indica que o item destinado a adultos.

f Especializado O cdigo f indica que o item destinado a um pblico especfico e a natureza da apresentao tornaria o item de pouco interesse para outros pblicos. Exemplos de items codificados f incluem: 1) material tcnico destinado a um pblico especializado, e 2) items que se dirigem a um pblico limitado: por exemplo, os empregados de uma nica organizao.

008/22

245.10|aMARC for library use.

g Geral O cdigo g indica que o item de interesse geral e no destinado a um pblico em particular. O cdigo usado para a maior parte das obras de fico que no so cobertas mais apropriadamente por um dos outros cdigos.

008/22

245.10|aLetter from Peking :|ba novel.

j Juvenil O cdigo j indica que o item destinado a uso por crianas e jovens, idades aproximadas 0-15. O cdigo usado no se deseja um cdigo mais especfico para o pblico alvo juvenil.

Novembro 2005

008/22

650.#0|aUrso pardo|xliteratura juvenil

008/22

245.00|aSaturday morning heroes...

23 Forma do item (006/06) Um cdigo alfabtico de um caracter especifica a forma do material para o item a catalogar. Podese usar um caracter de preenchimento (|) quando no se tentou codificar esta posio de 008, mas esta prtica desencorajada uma vez que a informao sobre a forma do item frequentemente usada para recuperao e deteco de duplicados.

# - Nenhuma das seguintes O cdigo # indica que o item no especificado por um dos outros cdigos.

a Microfilme O cdigo a indica que o item um microfilme.

b Microficha O cdigo b indica que o item uma microficha.

008/23

300.##|a1 microficha ;|c10 x 15 cm

c Micro-opaco O cdigo c indica que o item um micro-opaco.

d Caracteres grandes O cdigo d indica que o item impresso em caracteres grandes.

008/23

250.##|aLarge print ed.

Novembro 2005

f Braille O cdigo f indica que o item em Braille.

r Reproduo em tipografia normal O cdigo r indica que o item uma reproduo em tipografia normal legvel vista desarmada, por exemplo uma fotocpia.

008/23

500.##|aFoto-reproduo da edio de 1963

s Electrnico O cdigo s indica que o item se destina a ser manipulado por um computador. O item pode residir num suporte acedido tanto directa como remotamente, em alguns casos exigindo o uso de dispositivos perifricos ligados ao computador (e.g., um leitor de CD--ROM). Este cdigo no usado para items que no exigem o uso de um computador (e.g. discos compactos de msica, videodiscos).

24-27 Natureza do contedo (006/07-10) Cdigos alfabticos de um caracter indicam que um item contm certos tipos de materiais. Geralmente, um cdigo especfico s usado se uma parte significativa do item o tipo de material representado pelo cdigo. A informao para estas posies de caracter normalmente derivada de outras reas do registo bibliogrfico (e.g., campo 245 (Indicao de Ttulo), campos 5XX (Nota), ou campos 6XX (Entradas secundrias de assunto)). Podem-se registar at quatro cdigos, em ordem alfabtica. Se se atriburem menos de quatro cdigos, os cdigos so alinhados esquerda e as posies no usadas contm espaos (#). Se houver mais que quatro cdigos apropriados para o item, escolhem-se os quatro mais significativos. Se nenhum cdigo for aplicvel, todas as posies contm espaos (####). Usam-se quatro caracteres de preenchimento quando no se tentou codificar estas posies de 008.

# - Natureza do contedo no especificada O cdigo # indica que a natureza do contedo de um item no especificada. Quando se usa # em 008/24, seguido por trs outros espaos.

Novembro 2005

008/24

####

245.14|aThe responsabilities of leadership /|c ... [No se d natureza especial do contedo]

a Abstracts/resumos O cdigo a indica que o item contm abstracts ou resumos de outras publicaes. Este cdigo no usado quando uma publicao inclui um abstract ou resumo do seu prprio contedo.

b Bibliografias O cdigo b indica que todo ou parte do item uma bibliografia ou bibliografias. Este cdigo usado apenas quando a bibliografia suficientemente substancial para ser mencionada no registo bibliogrfico. Nota: Porque as bibliografias so includas como parte da definio do cdigo n, o cdigo b no se usa quando o cdigo n est presente.

008/24

b###

504.##|aBibliografia: p. 104-177.

c Catlogos O cdigo c indica que o item um catlogo. Tambm inclui listas de objectos coleccionveis, como selos e moedas, ou catlogos comerciais, etc. Para catlogos de livros, registos sonoros, ou filmes, o cdigo b (Bibliografias), o cdigo k (Discografias) ou o cdigo q (Filmografias), so dados com o cdigo c.

d Dicionrios O cdigo d indica que o item contm um dicionrio ou glossrio. As concordncias so codificadas como ndices (cdigo i). Dicionrios biogrficos monogrficos so codificados como biografia colectiva (cdigo c) em 008/34 (Biografia) em vez de aqui como um dicionrio.

008/24

d###

245.10|aDictionnaire de la langue qubcoise

Novembro 2005

e Enciclopdias O cdigo e indica que um item uma enciclopdia ou um tratamento enciclopdico de um tpico especfico.

f Manuais O cdigo f indica que um item um manual.

g Artigos legais O cdigo g indica que um item contm artigos substanciais sobre tpicos legais.

008/24

gl##

245.10|aLaws of the land interpreted :|bcompedium of contemporary law with analyses and commentary /|cedited by ...

i ndices O cdigo i indica que um item um ndice de material bibliogrfico que no ele prprio. O cdigo i no usado quando uma publicao contm um ndice do seu prprio contedo.

j Documento de patente O cdigo j indica que um item contm uma descrio detalhada de uma inveno ou descoberta de um processo novo e til, mquina, fabrico, composio, ou aperfeioamentos destes. Um documento de patente pode ser um de vrios tipos de documentos: uma patente ou documento similar (e.g. certificado de inventor), um pedido de patente (domstica, estrangeira, pedido prioritrio, etc.), ou uma continuao/diviso de um dos acima citados.

k Discografias O cdigo k indica que todo o item, ou uma parte significativa dele, uma discografia ou discografias, ou outra bibliografia de registos sonoros. O cdigo usado apenas se a discografia suficientemente substancial para ser mencionada no registo bibliogrfico. Para discografias que so tambm catlogos, usam-se conjuntamente os cdigos k e c.

Novembro 2005

008/24

bkq#

504.##|aBibliografia: p. 80-84. 504.##|aDiscografia: p. 85-97. 504.##|aFilmografia: p. 98-101.

l Legislao O cdigo l indica que um item contm textos integrais ou parciais de produtos de corpos legislativos. O cdigo l tambm usado quando uma obra consiste em textos de regras e regulamentos emitidos por agncias executivas ou administrativas.

m Teses O cdigo m indica que um item uma tese, dissertao, ou obra identificada como tendo sido criada para satisfazer os requisitos para um grau acadmico.

n Panormica da literatura sobre um assunto O cdigo n indica que um item composto inteiramente por recenses que sumarizam o que foi publicado sobre um assunto, geralmente com uma lista de referncias quer no corpo da obra quer como bibliografia. Nota: Porque as bibliografias so includas como parte da definio do cdigo n, o cdigo b (Bibliografias) no deve ser registado quando o cdigo n est presente.

o Crticas O cdigo o indica que um item dedicado inteiramente a crticas de obras publicadas ou executadas (e.g. livros, filmes, registos sonoros, teatro).

p Textos programados O cdigo p indica que um item um texto programado.

q Filmografias O cdigo q indica que todo o item, ou uma parte significativa deste, uma filmografia, filmografias ou outra bibliografia de imagens em movimento. O cdigo usado apenas se a filmografia suficientemente substancial para ser mencionada no registo bibliogrfico. Para filmografias que so tambm catlogos, aplicam-se conjuntamente os cdigos q e c (Catlogos).

Novembro 2005

008/24

bkq# 504.##|aBibliografia: p. 80-84. 504.##|aDiscografia: p: 85-87. 504.##|aFilmografia: p. 98-101.

r Directrios O cdigo r indica que um item um directrio ou registo de pessoas ou colectividades. Dicionrios biogrficos monogrficos so codificados como biografias colectivas (cdigo c) em 008/34 (Biografia) e no como directrios aqui.

s Estatsticas O cdigo s indica que todo o item, ou uma parte significativa dele, uma compilao de dados estatsticos sobre um assunto. O cdigo no usado para obras sobre metodologia estatstica.

t Relatrios tcnicos O cdigo t indica que um item contm relatrios tcnicos. Isto trabalho que resultado de investigao cientfica ou desenvolvimento tcnico, testes, ou avaliao, apresentado numa forma adequada para disseminao entre a comunidade tcnica.

u Normas/especificaes O cdigo u indica que um item uma norma internacional, nacional ou da indstria ou uma especificao que d uma indicao precisa de um processo ou requisito de servio.

v Casos legais e notas de casos O cdigo v indica que um item contm discusses de casos legais particulares que foram decididos ou que esto pendentes perante tribunais ou agncias administrativas.

w Relatrios legais e digestos O cdigo w indica que um item contm o texto de decises de tribunais ou agncias administrativas. O cdigo usado tambm quando uma obra consiste em textos ou digestos de tais decises.

Novembro 2005

10

z Tratados O cdigo z indica que um item um tratado ou acordo negociado entre duas ou mais partes para resolver uma disputa, estabelecer uma relao, conceder direitos, etc.

28 Publicao governamental (006/11) Um cdigo alfabtico de um caracter indica se o item publicado ou produzido por ou para uma agncia governamental internacional, nacional, estatal, provincial ou local, ou por qualquer subdiviso de tal entidade. O cdigo tambm descreve o nvel jurisdicional da agncia governamental associada com o item. Uma agncia governamental e todas as suas subdivises so tratadas como entidades governamentais independentemente de como possam entrar como cabealhos (i.e. entrarem sob jurisdio ou no). No registo bibliogrfico, a agncia no tem que ser uma entrada principal ou secundria, mas deve ser nomeada como editor na zona da publicao, distribuio, etc., ou ter causado a publicao do item (geralmente deduzido quando a agncia governamental responsvel pelo contedo da obra. Quando em dvida, trate o item como publicao governamental. Usa-se um caracter de preenchimento (|) quando no se tentou codificar esta posio de 008.

Orientaes para certos tipos de publicaes Pases socialistas Uma vez que a codificao de todos os items publicados em pases socialistas como publicaes governamentais limitaria a utilidade deste elemento, a codificao s deve ser usada para o mesmo tipo de agncias que seriam consideradas governamentais num pas no socialista. Ao codificar items desta maneira, quando em dvida, trate o item como uma publicao governamental. Dois nveis Se um item publicado ou produzido conjuntamente por agncias governamentais a dois nveis diferentes, registe o cdigo para o nvel de governo mais alto. Publicaes acadmicas Nos Estados Unidos, items publicados por instituies acadmicas so considerados publicaes governamentais se as instituies so criadas ou controladas por um governo. Imprensas universitrias Nos Estados Unidos, items publicados por imprensas universitrias so considerados publicaes governamentais se as imprensas so criadas ou controladas por um governo (e.g. imprensas das universidades estaduais nos Estados Unidos).

# - No uma publicao governamental O cdigo # indica que o item no publicado por ou para uma entidade governamental.

Novembro 2005

11

008/28

110.2#|aInternational Comparative Literature Association

008/28

260.##|aNew York :|bMacmillan,|c1983

a - Componente autnomo ou semi-autnomo O cdigo a indica que o item publicado ou produzido por ou para uma agncia governamental de um componente autnomo ou semi-autnomo de um pas.

008/28

110.1#|aSabah.

c Multilocal O cdigo c indica que o item publicado ou produzido por ou para uma jurisdio multilocal que definida como uma combinao regional de jurisdies abaixo do nvel de estado.

008/28

110.2#|aHouston Independent School District.

f Federal/nacional O cdigo f indica que o item publicado ou produzido por ou para uma agncia governamental fedrl ou nacional (e.g., uma nao soberana, como o Canad). O cdigo f usado para os governos de Inglaterra, Gales, Esccia e Irlanda do Norte. O cdigo f tambm usado para tribos ndias americanas.

008/28

110.2#|aNational Agricultural Library.

i Intergovernamental internacional O cdigo i indica que o item publicado ou produzido por ou para uma agncia intergovernamental internacional.

Novembro 2005

12

008/28

110.2#|aONU.|bSecretrio Geral.

l Local O cdigo l indica que o item publicado ou produzido por ou para uma jurisdio de governo local como uma cidade, vila, condado, etc.

008/28 110

l !#|aMexico City (Mxico)

m Multiestadual O cdigo m indica que o item publicado ou produzido por ou para uma combinao regional de jurisdies ao nvel de estado, provncia, territrio, etc.

008/28

110.2#|aCouncil of State Governments.

o Publicao governamental nvel indeterminado O cdigo o indica que o item publicado ou produzido por ou para uma agncia governamental mas que o nvel de jurisdio no pode ser determinado.

s Estadual, provincial, territorial, dependente, etc. O cdigo s indica que o nvel de jurisdio de uma agncia governamental um estado, provncia, territrio, ou outra jurisdio dependente.

008/28

110.1#!aVirginia.|bGovernador.

u Desconhecido se o item publicao governamental O cdigo u indica que no se sabe se o item ou no publicado ou produzido por ou para uma agncia governamental.

z Outro O cdigo z indica um tipo de publicao governamental para a qual nenhum dos outros cdigos

Novembro 2005

13

definidos apropriado.

29 Publicao de conferncia (006/12) Um cdigo numrico de um caracter indica se uma obra consiste nas actas, relatrios ou resumos de uma conferncia. Usa-se um caracter de preenchimento (|) quando no se tentou codificar esta posio de 008. Os seguintes tipos so considerados publicaes de conferncias:

- Actas, incluindo compilaes ou compilaes parciais de artigos (ou de contribuies, etc. que so baseados em artigos) apresentados numa conferncia ou encontro.

ensaios,

- Uma compilao parcial, definida como uma obra contendo dois ou mais artigos (ou contribuies, ensaios, etc., que so baseados em artigos) apresentados numa conferncia ou encontro, - Uma compilao de preprints de contribuies para uma conferncia.

Os seguintes tipos de publicao no so considerados publicaes de conferncias:

- Obras compostas ou baseadas em uma nica contribuio - Audincias de corpos legislativos - Aulas dadas numa escola (excepto quando a entrada principal o nome de um encontro).

0 No uma publicao de conferncia O cdigo 0 indica que um item no uma publicao de conferncia.

008/29

245.12|aA first course in physics /|cby Robert Andrew Millikan...

1 Publicao de conferncia O cdigo 1 indica que um item uma publicao de conferncia.

008/29

245.10|aProceedings of the Third Seminar on Quantum Gravity...

Novembro 2005

14

30 Festschrift (006/13) Um cdigo numrico de um caracter indica se a obra um festschrift. Um festschrift definido como uma publicao honorfica ou memorial geralmente sob a forma de uma compilao de ensaios, palestras ou contribuies biogrficas, bibliogrficas, cientficas ou outras. Frequentemente incorpora os resultados de investigao, produzido em honra de uma pessoa, uma instituio, ou uma sociedade, como regra, por ocasio da celebrao de um aniversrio. Um verdadeiro festschrift geralmente menciona a pessoa, instituio, ou sociedade que comemora na fonte principal de informao (i.e., pgina de ttulo). O ttulo da obra pode ou no usar a palavra festschrift.Outras indicaes de que um item um festschrift incluem expresses como: ensaios em honra de, em memria de, comemorando, e os seus equivalentes em lnguas estrangeiras. Usa-se um caracter de preenchimento (|) quando no se tentou codificar esta posio de 008.

0 No um festschrift O cdigo 0 indica que o item no um festschrift.

008/30

245.10|aEssays on nuclear physics.

1 Festschrift O cdigo 1 indica que o item um festschrift.

008/30

245.10|aFoundations of mathematics :|bsymposium papers commemorating the sixtieth birthday of Kurt Gdel,

008/30

245.10|aFestschrift to honor F, Wilbur Gingrich, lexicographer ...

31 ndice (006/14) Um cdigo numrico de um caracter indica se o item inclui um ndice do seu prprio contedo. A informao para este elemnto de dados derivada da meno de um ndice noutra parte do registo

Novembro 2005

15

bibliogrfico (e.g., no ttulo, ou numa nota). Usa-se um caracter de preeenchimento (|) quando no se tentou codificar esta posio de 008.

0 No tem ndice O cdigo 0 indica que um item no inclui um ndice do seu prprio contedo.

008/31

[No h indicao de ndice nos dados bibliogrficos]

1 ndice presente O cdigo 1 indica que um item inclui um ndice do seu prprio contedo.

008/31

500.##|aInclui ndice.

008/31 Tyler ...

245.14|aThe corporate law of the district of Columbia :|bannotated : with index /|cby Frederick S.

32 No definida Esta posio de caracter no est definida; contm um espao (#) ou um caracter de preenchimento (|).

33 Forma literria Um cdigo de um caracter usado para indicar a forma literria de um item. Os cdigos numricos 0 e 1 fornecem uma identificao genrica de se o item ou no uma obra de fico. Podem-se usar cdigos alfabticos para identificar formas literrias especficas. Usa-se um caracter de preenchimento (|) quando no se tentou codificar esta posio de 008.

0 No fico (sem mais especificaes) O cdigo 0 indica que o item no uma obra de fico e no se deseja mais identificao da forma literria.

Novembro 2005

16

008/33

100.1#|aClarke, Mary,|d1923245.10|aBallet in art :|bfrom the Renaissance to the present ...

1 Fico (sem mais especificaes) O cdigo 1 indica que o item uma obra de fico mas no se deseja identificao adicional da forma literria.

008/33

100.1#|aDalgliesh, Alice,|d1893245.14|aThe bears on Hemlock Mountain ... 650.#1|aUrsos|xFico.

c Banda desenhada O cdigo c indica que o item uma banda desenhada.

d Dramas O cdigo d indica que o item uma obra dramtica.

e Ensaios O cdigo e indica que o item um ensaio.

f Romances O cdigo f indica que o item um romance.

h Humor, stiras, etc. O cdigo h indica que o item uma obra humorstica, uma stira ou uma forma literria semelhante.

i Cartas O cdigo i indica que o item uma nica carta ou uma compilao de correspondncia.

Novembro 2005

17

j Contos O cdigo j indica que o item um conto ou compilao de contos.

m Formas vrias O cdigo m indica que o item representa uma variedade de formas literrias (e.g., poesia e contos).

p Poesia O cdigo p indica que o item um poema ou uma compilao de poemas.

s Discursos O cdigo s indica que o item um discurso ou uma compilao de discursos.

u Desconhecida O cdigo u indica que a forma literria do item desconhecida.

34 Biografia (006/17) Um cdigo alfabtico de um caracter indica se o item contm ou no material biogrfico, e caso sim, quais so as caractersticas biogrficas. Usa-se um caracter de preenchimento (|) quando no se tentou codificar esta posio de 008.

# - Sem material biogrfico O cdigo # indica que um item no contm material biogrfico ou autobiogrfico.

008/34

245.00|aDictionary of Russian verbs.

a Autobiografia O cdigo a indica que um item uma obra autobiogrfica.

b Biografia individual O cdigo b indica que um item a biografia de um indivduo.

Novembro 2005

18

008/34

100.1#|aDampenon, Philippe. 245.10|aMichel Sardou /|cpar Philippe Dampenon.

c Biografia colectiva O cdigo c indica que um item contm material biogrfico sobre mais de um indivduo.

008/34

245.10|aUnited States music :|bsources of bibliography and collective biography.

d Contm informao biogrfica O cdigo d indica que um item contm informao biogrfica.

008/34

245.00|aCorrespondance indite de Victor...|bprcde dune notice...

CONVENES DE INTRODUO

Maisculas/minsculas - Os cdigos alfabticos so introduzidos em minsculas.

Comprimento do campo O campo 008 deve consistir sempre em quarenta (40) posies de caracter.

Novembro 2005

19

008 FICHEIROS DE COMPUTADOR

DEFINIO E MBITO DAS POSIES DE CARACTER A definio ficheiros de computador do campo 008/18-34 usada quando a Etiqueta de registo/06 (Tipo de registo) contm o cdigo m. As posies 01-17 e 35-39 do campo 008 tm a mesma definio em todos os campos 008 e so descritas na seco 008 todos os materiais.

O campo 008/18-34 corresponde aos elementos de dados definidos por posio no campo 006/0117 quando o campo 006/00 (Forma de material) contm o cdigo m (Ficheiro de computador/Documento electrnico). Detalhes sobre cdigos especficos definidos para as posies de caracter equivalentes no campo 006 e 008 para ficheiros de computador so dados apenas na seco Orientaes para a aplicao de designadores de contedo de 008 Ficheiros de computador.

ORIENTAES PARA A APLICAO DE DESIGNADORES DE CONTEDO POSIES DE CARACTER

18-21 No definidas (006/01-04) Estas quatro posies de caracter no esto definidas: cada uma contm um espao (#) ou caracter de preenchimento (|).

22 Pblico alvo (006/05) Um cdigo alfabtico de um caracter descreve o pblico alvo ao qual o material se destina. usado principalmente para materiais electrnicos educativos. Quando items com contedo factual so considerados apropriados para mais que um pblico alvo, regista-se o cdigo para o pblico alvo primrio. Usa-se um caracter de preenchimento quando no se tentou codificar esta posio de 008.

Se o registo tem informao tanto nvel de leitura como de idade de interesse presente no campo 521 (Nota de Pblico Alvo) codificado com base na informao de idade de interesse.

Novembro 2005

# - Desconhecido ou no especificado O cdigo # indica que o pblico alvo a que o material se destina desconhecido ou no especificado.

008/22

245.10|aMacPoint|h[documento electrnico] /|cwritten by Bill Atkinson.

a Pr-escolar O cdigo a indica que o item se destina a crianas, idades aproximadas 0-5 anos.

008/22

245.00|aSesame Street letters for you|h[documento electrnico].

b Primrio O cdigo b indica que o item se destina a crianas, idades aproximadas 6-8 anos.

008/22

245.10|aAlphabet zoo|h[documento electrnico].

c Pr-adolescente O cdigo c indica que o item se destina a jovens, idades aproximadas 9-13.

008/22

245.10|aEating for good health|h[documento electrnico] /|cwritten by Del Surette.

d Adolescente O cdigo d indica que o item se destina a jovens, idades aproximadas 14-17.

008/22

245.10|aBumble plot|h[documento electrnico] /|cby Leslie Grimm ; artist, Corinne.

e Adulto O cdigo e indica que o item se destina a adultos.

Novembro 2005

008/22

245.00|aMaInTax 1985|h[documento electrnico] /|cdeveloped by Michael W. Morgan ...

f Especializado O cdigo f indica que o item destinado a um pblico particular e a natureza da apresentao tornaria o item de pouco interesse para outros pblicos. Exemplos de items que so codificados f incluem: 1) software tcnico destinado a um pblico muito especializado e 2) items que se dirigem a um pblico limitado, por exemplo, os empregados de uma nica organizao.

008/22

245.00|aDimensional analysis|h[documento electrnico] :|bengineering software ...

g Geral O cdigo g indica que o item de interesse geral e no destinado a um pblico de um nvel intelectual particular. Este cdigo usado para obras de fico que no sejam cobertas mais apropriadamente por um dos outros cdigos.

008/22

245.00|a[Lode runner]|h[documento electrnico].

j Juvenil O cdigo j indica que o item se destina a ser usado por crianas e jovens, idades aproximadas 0-15. Este cdigo usado quando no se pretende codificar mais especificamente para o pblico alvo juvenil.

23-25 No definidas (006/06-08) Estas trs posies de caracter no esto definidas; cada uma contm um espao (#) ou um caracter de preenchimento (|).

26 Tipo de ficheiro de computador (006/09) Um cdigo alfabtico de um caracter indica o tipo de ficheiro de computador que se est a descrever. O tipo especfico de documento electrnico tambm descrito em forma textual no

Novembro 2005

campo 516 (Nota de Tipo de Ficheiro de Computador ou Nota de Dados). Usa-se um caracter de preenchimento (|) quando no se tentou codificar esta posio de 008.

a Dados numricos O cdigo a indica um documento electrnico que contm principalmente nmeros ou representao por nmeros, tal como registos contendo toda a informao sobre notas de estudantes, toda a informao sobre estatsticas de equipas de futebol, etc. A informao pode ser sondagens originais e/ou informao que foi sumarizada ou manipulada estatisticamente.

008/26

516.##|aDados numricos

b Programa de computador O cdigo b indica um documento electrnico contendo um conjunto ordenado de instrues dirigindo o computador na execuo de operaes bsicas e identificando a informao e mecanismos necessrios. Esta categoria inclui videojogos e software de microcomputador e modelos computacionais. Alguns tipos de programas de computador (e.g. jogo, fonte) so identificados por cdigos separados nesta posio de caracter.

008/26

516.##|aProgramas de computador

c Representacional O cdigo c indica um documento electrnico que contm dados grficos que podem ser manipulados em conjunto com outros tipos de ficheiros para produzir padres grficos que podem ser usados para interpretar e dar significado informao. No inclui um documento em formato de imagem.

008/26

516.##|aDados grficos (desenhos de arquitectura)

d Documento O cdigo d indica um documento electrnico que textual, consistindo principalmente em informao alfabtica (palavras ou frases) convertida para um formato codificado que pode ser

Novembro 2005

processado, ordenado, e manipulado por mquina, e recuperado em muitos formatos opcionais. Inclui material lingustico destinado a constituir um documento textual, seja representado como ASCII seja como imagem. Inclui tanto entidades bibliogrficas nicas como uma coleco de entidades bibliogrficas. Documentos cuja finalidade primria textual, mesmo que esteja presente software de pesquisa, so codificados aqui.

008/26

516.##|aTexto (Relatrios legais e digestos)

e Dados bibliogrficos O cdigo e indica que um documento electrnico consiste em dados com referncias bibliogrficas. Isto inclui dados de catlogos de biblioteca e bases de dados de citaes. Os dados podem estar numa forma estruturada ou no estruturada. Pode estar presente software de pesquisa, mas a finalidade do registo a descrio do contedo dos dados bibliogrficos, em vez da descrio do sistema ou servio online.

008/26

516.##|aCatlogo de biblioteca

f Fonte O cdigo f indica que um documento electrnico contm informao para um computador produzir fontes.

008/26

516.##|aFontes (Mapa de bits e PostScript)

g Jogo O cdigo g indica que um documento electrnico um jogo, destinado a uso recreativo ou educativo. Geralmente os jogos consistem em texto e software. Um videojogo includo aqui.

008/29

516.##|aJogo de computador

Novembro 2005

h Som O cdigo h indica que o ficheiro consiste em dados codificando sons susceptveis de ser produzidos pelo computador.

008/26

516.##|aDados sonoros

i Multimedia interactivo O cdigo i indica que o documento electrnico descrito pelo registo suporta navegao atravs e manipulao de muitos tipos de media (i.e., audio, video, etc.). O multimedia interactivo geralmente d ao utilizador um alto nvel de controlo, frequentemente permitindo uma interaco quase conversacional com o computador e os dados.

j Sistema ou servio online O cdigo j indica que o registo para um sistema ou servio online e pode conter informao no bibliogrfica. Um sistema ou servio online suporta interaco com o utilizador baseada no sistema. Se o foco do registo descrever o prprio sistema, com o contedo das bases de dados nele contidas de somenos importncia, codificado aqui. Se o recurso um ficheiro online onde o sitema de menor importncia para a descriao, cai noutra categoria. Exemplos de sistemas ou servios online so: sistemas de bibliotecas online (consistindo numa variedade de bases de dados), sites FTP, BBSs, centros de informao em rede.

008/26

516.##|aSistema de informao abrangendo o campus

m Combinao O cdigo m usado quando o item uma combinao de dois ou mais dos tipos de ficheiro acima.

008/26

516.##|aProgramas de computador e ficheiros de texto.

u Desconhecido O cdigo u indica que o tipo de ficheiro desconhecido.

Novembro 2005

008/26

z Outro O cdigo z indica um tipo de ficheiro para o qual nenhum dos outros cdigos definidos apropriado.

008/26

516.##|aLista de distribuio

27 No definida (006/10) Esta posio de caracter no est definida; contm um espao (#) ou um caracter de preenchimento (|).

28 Publicao governamental (006/11) Um cdigo alfabtico de um caracter indica se o ficheiro de computador ou no publicado ou produzido por ou para uma agncia governamental internacional, nacional, provincial, estatal, ou local (incluindo entidades intergovernamentais de todos os tipos), ou por qualquer subdiviso de tal entidade. O cdigo tambm descreve o nvel jurisdicional da agncia governamental associada com o item. Uma entidade governamental e todas as suas subdivises so tratadas como entidades governamentais independentemente de como possam entrar como cabealhos (i.e., entrada sob jurisdio ou no). No registo bibliogrfico, a entidade no tem que ser uma entrada principal ou secundria, mas deve ser nomeada como editor, etc. na zona da publicao, distribuio, etc., ou ter causado a publicao do item (geralmente suposto quando a entidade governamental responsvel pelo contedo da obra). Quando em dvida, trate o item como uma publicao governamental. Usase um caracter de preenchimento (|) quando no se tentou codificar esta posio de 008.

Orientaes para certos tipos de publicaes Pases socialistas Uma vez que a codificao de todos os items publicados em pases socialistas como publicaes governamentais limitaria a utilidade deste elemento, a codificao s deve ser usada para o mesmo tipo de agncias que seriam consideradas governamentais num pas no socialista. Ao codificar items desta maneira, quando em dvida, trate o item como uma publicao governamental.

Novembro 2005

Dois nveis Se um item publicado ou produzido conjuntamente por agncias governamentais a dois nveis diferentes, registe o cdigo para o nvel de governo mais alto. Publicaes acadmicas Nos Estados Unidos, items publicados por instituies acadmicas so considerados publicaes governamentais se as instituies so criadas ou controladas por um governo. Imprensas universitrias Nos Estados Unidos, items publicados por imprensas universitrias so considerados publicaes governamentais se as imprensas so criadas ou controladas por um governo (e.g. imprensas das universidades estaduais nos Estados Unidos).

# - No uma publicao governamental O cdigo # indica que o item no publicado por ou para uma entidade governamental.

008/28

110.2#|aSentinel Software Ltd.

008/28

130.0#|aMs. Pac-Man.

a - Componente autnomo ou semi-autnomo O cdigo a indica que o item publicado ou produzido por ou para uma agncia governamental de um componente autnomo ou semi-autnomo de um pas.

008/28

110.1#|aSabah.

c Multilocal O cdigo c indica que o item publicado ou produzido por ou para uma jurisdio multilocal que definida como uma combinao regional de jurisdies abaixo do nvel de estado.

008/28

110.2#|aHouston Independent School District.

f Federal/nacional O cdigo f indica que o item publicado ou produzido por ou para uma agncia governamental

Novembro 2005

federal ou nacional, e.g., uma nao soberana, como o Canad. O cdigo f usado para os governos de Inglaterra, Gales, Esccia e Irlanda do Norte. O cdigo f tambm usado para tribos ndias americanas.

008/28

110.2#|aCentre nacional de la recherche scientifique

i Intergovernamental internacional O cdigo i indica que o item publicado ou produzido por ou para uma agncia intergovernamental internacional.

008/28

110.2#|aUnesco.

l Local O cdigo l indica que o item publicado ou produzido por ou para uma jurisdio de governo local como uma cidade, vila, condado, etc.

008/28 110

l !#|aSchiedam (Holanda)

m Multiestadual O cdigo m indica que o item publicado ou produzido por ou para uma combinao regional de jurisdies ao nvel de estado, provncia, territrio, etc.

008/28

110.2#|aCouncil of State Governments.

o Publicao governamental nvel indeterminado O cdigo o indica que o item publicado ou produzido por ou para uma agncia governamental mas que o nvel de jurisdio no pode ser determinado.

Novembro 2005

s Estadual, provincial, territorial, dependente, etc. O cdigo s indica que o nvel de jurisdio de uma agncia governamental um estado, provncia, territrio, etc.

008/28

110.1#|aVirginia.|bDivision of Motor Vehicles.

u Desconhecido se o item publicao governamental O cdigo u indica que no se sabe se o item ou no publicado ou produzido por ou para uma agncia governamental.

z Outro O cdigo z indica um tipo de publicao governamental para a qual nenhum dos outros cdigos definidos apropriado.

29-34 No definidas (006/12-17) Estas seis posies de caracter no esto definidas; cada uma contm um espao (#) ou um caracter de preenchimento (|).

CONVENES DE INTRODUO

Maisculas/minsculas Os cdigos alfabticos so introduzidos em minsculas.

Comprimento do campo -- O campo 008 deve sempre consistir em quarenta (40) posies de caracter.

Novembro 2005

10

008 RECURSOS EM CONTINUAO

DEFINIO DAS POSIES DE CARACTER E MBITO O campo 008/18-34 recursos em continuao contm dados codificados para todos os recursos em continuao, incluindo sries e recursos integrativos. usado quando Etiqueta de registo/06 (Tipo de registo) contm o cdigo a (material lingustico) e Etiqueta de registo/07 contm o cdigo b (Parte componente de srie), i (Recurso integrativo), ou o cdigo s (Srie). As posies 01-17 e 3539 de 008 so definidas da mesma maneira para todos os campos 008 e so descritas na seco 008 Todos os materiais.

O campo 008/18-34 corresponde aos elementos de dados definidos por posio equivalentes no campo 006/01-17 quando o campo 006/00 (Forma de material contm o cdigo s (Srie/Recurso integrativo). Detalhes sobre cdigos especficos definidos para as posies de caracter equivalentes no campo 006 e 008 para sries e recursos integrativos so dados apenas na seco Orientaes para aplicao de designadores de contedo de 008 Recursos em continuao.

ORIENTAES PARA APLICAO DE DESIGNADORES DE CONTEDO POSIES DE CARCTER

18 FREQUNCIA (006/01) Um cdigo alfabtico de um caracter indica ou frequncia de um item, ou, no caso de recursos integrativos, actualizaes a um item. Este elemento usado em conjuno com 008/19 (Regularidade) e baseado na informao que se encontra no campo 310 (Frequncia corrente). Os cdigos de frequncia por vezes no reflectem exactamente a frequncia como dada no campo 310. Geralmente este o caso quando a frequncia expressa em nmeros por ano (e.g., 4 nos. por ano). Nestes casos, usa-se a frequncia aplicvel mais prxima de acordo com o quadro seguinte, e 008/19 (regularidade) contm o cdigo x. Usa-se um caracter de preenchimento (|) quando no se tentou codificar esta posio de 008.

Novembro 2005

Publicado ou actualizado Duas vezes por ano Quatro vezes por ano Cinco vezes por ano Seis vezes por ano Sete vezes por ano Oito vezes por ano Nove vezes por ano Dez vezes por ano Onze vezes por ano Doze vezes por ano

Cdigo de frequncia f (semestral) q (trimestral) q (trimestral) b (bimestral) b (bimestral) b (bimestral) m (mensal) m (mensal) m (mensal) m (mensal)

Se um item cessa a publicao depois de apenas um nmero, d a frequncia (e regularidade) pretendida se conhecida. Seno, codifique tanto a frequncia como a regularidade como u (desconhecida).

008/18 008/19

a r

300.##|a1 v. ;|c28 cm. 310.##|aAnual 362.0#|a1984.

Uma reimpresso em tipografia normal ou uma fotoreproduo codificada para a frequncia (e regularidade) da reimpresso ou fotoreproduo no as do original. Na maior parte dos casos, tanto a frequncia como a regularidade sero codificadas como u.

# - Sem frequncia determinvel O cdigo # indica que o item no tem frequncia determinvel. usado quando se sabe que a frequncia intencionalmente irregular.

008/18 008/19

# x

310.##|aIrregular

Novembro 2005

a Anual O cdigo a indica que o item publicado ou actualizado uma vez por ano.

008/18 008/19

a r

310.##|aAnual

b Bimestral O cdigo b indica que o item publicado ou actualizado de dois em dois meses. A publicaes cuja frequncia identificada como seis, sete, ou oito nmeros por ano tambm atribudo o cdigo b.

c Semisemanal O cdigo c indica que o item publicado ou actualizado duas vezes por semana.

008/18 008/19

c r

310.##|aSemisemanal

d Diria O codigo d indica que o item publicado ou actualizado uma vez por dia. Nota: isto pode incluir Sbado e Domingo.

008/18 008/19

d r

310.##|aDirio

e Quinzenal O cdigo e indica que o item publicado ou actualizado a cada duas semanas.

008/18 008/19

e r

310.##|aQuinzenal

Novembro 2005

f Semestral O cdigo f indica que o item publicado ou actualizado duas vezes por ano. Publicaes cuja frequncia identificada como dois nmeros por ano tambm recebem o cdigo f.

008/18 008/19

f x

310.##|aSemestral

g Bienal O cdigo g indica que o item publicado ou actualizado a cada dois anos.

008/18 008/19

g r

310.##|aBienal

h Trienal O cdigo h indica que o item publicado ou actualizado a cada trs anos.

008/18 008/19

h r

310.##|aTrienal

i Trs vezes por semana O cdigo i indica que o item publicado ou actualizado trs vezes por semana.

008/18 008/19

i r

310.##|aTrs nmeros por semana

k Actualizado continuamente O cdigo k indica que o item actualizado com frequncia superior a diria.

Novembro 2005

008/18 008/19

k r

310.##|aActualizada continuamente.

m Mensal O cdigo m indica que o item publicado ou actualizado todos os meses. Publicaes cuja frequncia identificada como nove, dez, onze ou doze nmeros por ano tambm recebem o cdigo m.

008/18 008/19

m r

310.##|aMensal

q Trimestral O cdigo q indica que o item publicado ou actualizado a cada trs meses. Publicaes cuja frequncia identificada como quatro nmeros por ano tambm recebem o cdigo q.

008/18 008/19

q r

310.##|aTrimestral

s Semimensal O cdigo s indica que o item publicado ou actualizado duas vezes por ms.

008/18 008/19

s x

310.##|aDois nmeros por ms

t Trs vezes por ano O cdigo t indica que o item publicado ou actualizado trs vezes por ano.

008/18 008/19

t r

310.##|aTrs nmeros por ano

Novembro 2005

u Desconhecida O cdigo u indica que a frequncia actual do item desconhecida. Quando se usa o cdigo u nesta posio de caracter, tambm deve ser usado em 008/19 (Regularidade).

w Semanal O cdigo w indica que o item publicado uma vez por semana.

008/18 008/19

w r

310.##|aSemanal

z Outra O cdigo z indica uma frequncia para a qual nenhum dos outros cdigos definidos apropriado.

008/18

310.##|aA cada ano bissexto

19 Regularidade (006/02) Um cdigo alfabtico de um caracter indica a regularidade pretendida de um item. Este elemento usado em conjuno com 008/18 (Frequncia) e baseia-se na informao que se encontra no campo 310 (Frequncia actual). Considere a inteno declarada do editor quando codificar a regularidade. Usa-se um caracter de preenchimento (|) quando no se tentou codificar esta posio de 008.

n Irregular normalizada O cdigo n indica que o item no completamente regular, mas irregular de uma maneira previsvel. Usa-se, por exemplo, quando o padro de publicao se desvia intencionalmente de um padro normalizado ou quando o campo 310 especifica uma cumulao regularmente publicada em adio aos nmeros individuais.

008/19 008/18

n m

310.##|aMensal (excepto Jul. e Ago.)

Novembro 2005

008/19 008/18

n m

310.##|aMensal (Nmeros de Nov.-Dez. combinados)

008/19 008/18

n b

310.##|aBimestral, com um nmero cumulativo anual)

r Regular O cdigo r indica que o item tem um padro de publicao que se pretende regular. Usa-se quando um dos cdigos de frequncia definidos em 008/18 define exactamente a frequncia da publicao e sempre que o editor pretenda publicar o item numa base regular. Isto pode ser determinado a partir de informao no item ou examinando o padro de publicao. Assim, se um item diz que pretende ser bimestral, a regularidade codificada como r embora se saiba que o padro de publicao tem variaes ocasionais devido a dificuldades de publicao. As inconsistncias podem ser expressas no campo 515 (Nota sobre peculiaridades de numerao) se se desejar.

008/19 008/18

r m

310.##|aMensal

008/19 008/18

r z

310.##|aQuinquenal

u Desconhecida O cdigo u indica que a regularidade do item desconhecida. Quando se usa o cdigo u nesta posio de caracter, tambm deve ser usado em 008/18 (Frequncia).

008/19 008/18

u u

[Sem campo 310]

Novembro 2005

x Completamente irregular O cdigo x usa-se em duas situaes diferentes: 1) Quando se sabe que a frequncia intencionalmente irregular e o elemento frequncia (008/18) est codificado como #; ou 2) quando a frequncia no campo 310 est expressa em nmeros por ano.

008/19 008/18

x q

310.##|aCinco nmeros por ano.

20 Indefinida (006/03) Esta posio de caracter no est definida e contm um espao (#) ou um caracter de preenchimento (|).

21 Tipo de recurso em continuao Um cdigo alfabtico de um caracter indica o tipo de recurso em continuao. Usa-se um caracter de preenchimento (|) quando no se tentou codificar esta posio de 008.

# - Nenhum dos seguintes O cdigo # indica que o tipo de recurso em continuao no especificado por um dos outros cdigos. Anurios e relatrios anuais encontram-se nesta categoria.

008/21

2415.10|aAnnual report of the Malden Public Library.

d Base de dados actualizada O cdigo d indica que o item uma base de dados actualizada. Uma base de dados uma compilao de dados logicamente interrelacionados armazenados conjuntamente em um ou mais ficheiros de computador, geralmente criados e geridos por um sistema de gesto de base de dados.

008/21

245.00|aMEDLINE on SilverPlatter |h[documento electrnico].

Novembro 2005

l Em folhas soltas actualizado O cdigo l indica que o item em folhas soltas actualizadas. Um documento em folhas soltas actualizadas um recurso bibliogrfico que consiste em um volume(s) base actualizado por pginas separadas que so inseridas, removidas, e/ou substitudas.

008/21

241.00|aMARC 21 format for bibliographic data :|bincluding guidelines for content designation /|cprepared by Network Development and MARC Standards Office, Library of Congress, in cooperation with Standards and Support, National Library of Canada.

m Srie monogrfica O cdigo m indica que o item uma srie monogrfica e usado para qualquer ttulo que seja uma srie, independentemente do seu tratamento. Uma srie monogrfica um grupo de items analisveis (i.e., cada parte tem um ttulo distintivo) que so relacionados entre si por um ttulo colectivo. Os items individuais podem ser ou no numerados.

008/21

245.00|aActa Universitatis Wratislaviensis.|pGermanica Wratislaviensia.

n Jornal O cdigo n indica que o item um jornal. Um jornal um recurso em continuao concebido principalmente para ser uma fonte primria de informao escrita sobre acontecimentos correntes ligados com os assuntos pblicos, seja de mbito local, nacional e/ou internacional. Contm uma vasta gama de notcias sobre todos os assuntos e no se limita a qualquer assunto especfico. Pode incluir (embora no primariamente) artigos sobre assuntos literrios ou outros assim como publicidade, notas legais, estatsticas vitais, e ilustraes.

008/21

245.00|aWall Street journal.

008/21

245.04|aThe Washington post.

Novembro 2005

p Peridico O cdigo p indica que o item contm artigos separados, histrias, outros escritos, etc. e publicado ou distribudo geralmente com frequncia superior a anual.

008/21

245.04|aThe U.F.O. investigator.

w Stio Web actualizado O cdigo w indica que o item um stio Web que actualizado, mas no se enquadra em um dos outros cdigos, como peridico, jornal, ou base de dados.

008/21

245.00|aCNN.com|h[documento electrnico]

22 Forma do item original (006/05) Um cdigo alfabtico de um caracter especifica a forma de material em que um item foi originalmente publicado. Em casos em que o item publicado simultaneamente em mais que uma forma, ou quando difcil determinar a forma originalmente publicada, considera-se o primeiro item recebido ou introduzido na base de dados a forma fsica original. Usa-se um caracter de preenchimento (|) quando no se tentou codificar esta posio de 008.

# - Nenhuma das seguintes O cdigo # indica que o item original no especificado por um dos outros cdigos.

a Microfilme O cdigo a indica que o item original foi publicado em microfilme.

b Microficha O cdigo b indica que o item original foi publicado em microficha.

c Microopaco O cdigo c indica que o item original foi publicado como um microopaco.

Novembro 2005

10

d Em caracteres grandes O cdigo d indica que o item original foi publicado em caracteres grandes.

e Formato de jornal O cdigo e indica que o item, original impresso em formato de jornal. Formato de jornal quando um item em papel de jornal e/ou parece um jornal. O item no precisa de corresponder definio de jornal (i.e., o cdigo de tipo de recurso em continuao em 008/21 no tem que ser o cdigo n).

f Braille O cdigo f indica que o item original foi publicado em braille.

s Electrnico O cdigo s indica que o item original se destina a ser manipulado por um computador. O item pode residir num suporte acedido directamente ou remotamente, em alguns casos exigindo o uso de dispositivos perifricos ligados ao computador (e.g., um leitor de CD-ROM). Este cdigo no usado para items que no exigem o uso de um computador (e.g., discos compactos de msica, videodiscos).

23 Forma do item (006/06) O cdigo alfabtico de um caracter especifica a forma de material para o item que se est a descrever. Usa-se um caracter de preenchimento (|) quando no se tentou codificar esta posio de 008.

# - Nenhuma das seguintes O cdigo # indica que o item original no especificado por um dos outros cdigos.

a Microfilme O cdigo a indica que o item um microfilme.

b Microficha O cdigo b indica que o item uma microficha.

Novembro 2005

11

c Microopaco O cdigo c indica que o item um microopaco.

d Em caracteres grandes O cdigo d indica que o em caracteres grandes.

f Braille O cdigo f indica que o item original em braille.

r Reproduo em letra normal O cdigo r indica que o item uma reproduo em letra normal legvel a olho nu, como uma fotocpia.

s Electrnico O cdigo s indica que o item original se destina a ser manipulado por um computador. O item pode residir num suporte acedido directamente ou remotamente, em alguns casos exigindo o uso de dispositivos perifricos ligados ao computador (e.g., um leitor de CD-ROM). Este cdigo no usado para items que no exigem o uso de um computador (e.g., discos compactos de msica, videodiscos).

24 Natureza da obra inteira (006/07) Um cdigo alfabtico de um caracter indica a natureza de um item se consiste inteiramente em um certo tipo de material. usado para especificar que tipo de publicao o item por oposio ao que contm. Se um item pode ser considerado mais de um tipo de material, os tipos so registados em 008/25-27 (Natureza do contedo) e a posio 008/24 codificada espao (#). Usa-se um caracter de preenchimento (|) quando no se tentou codificar esta posio de 008.

# - No especificada O cdigo # indica que a natureza do item inteiro no especificada.

a Abstracts/resumos O cdigo a indica que todo o item consiste em abstracts ou resumos de outras publicaes.

Novembro 2005

12

b Bibliografias O cdigo b indica que todo o item uma bibliografia ou bibliografias.

008/24

245.00|aBibliographie des Schriftums fr den Bereich der Haushaltswissenschaft.

c Catlogos O cdigo c indica que todo o item um catlogo (i.e., uma lista de items numa coleco, como uma coleco de livros, uma coleco de objectos de arte, etc.).

008/24

245.00|aLempertz-Katalog.

d Dicionrios O cdigo d indica que todo o item um dicionrio ou glossrio. As concordncias so codificadas como ndices (cdigo i). Dicionrios biogrficos em srie so codificados como Biografia (cdigo h).

e Enciclopdias O cdigo e indica que todo o item uma enciclopdia ou um tratamento enciclopdico de um tpico especfico.

008/24

245.00|aEncyclopedia of social work.

f Manuais O cdigo f indica que todo o item um manual.

g Artigos legais O cdigo g indica que todo o item contm artigos substanciais sobre tpicos legais.

h Biografia O cdigo h indica que todo o item contm material biogrfico, seja autobiografia, biografia individual, ou biografia colectiva. A genealogia no codificada como biografia.

Novembro 2005

13

i ndices O cdigo i indica que todo o item um ndice para material bibliogrfico outro que ele prprio (e.g., um jornal de indexao).

008/24

245.00|ADeutsche Bibliographie.|pHalbjahres-Verzeichnis.

k Discografias O cdigo k indica que todo o item uma discografia ou discografias, ou outra bibliografia de registos sonoros.

008/24

245.00|aJournal of jazz discography.

l Legislao O cdigo l indica que todo o item contm textos integrais ou parciais de produtos de corpos legislativos, publicados que em forma de estatuto quer de cdigo. O cdigo l tambm usado quando uma obra consiste em textos de regras e regulamentos emitidos por agncias executivas ou administrativas.

008/24

245.00|aTax legislation bulletin.

m Teses O cdigo m indica que todo o item contm teses, dissertaes, ou obras identificadas como tendo sido criadas para satisfazer os requisitos de um grau acadmico.

008/24

245.00|aTheses in progress in Commonwealth studies.

Novembro 2005

14

n Panormicas da literatura sobre um assunto O cdigo n indica que todo o item contm recenses que sumarizam o que foi publicado sobre um assunto, geralmente com uma lista de referncias ou no corpo do trabalho ou como uma bibliografia.

o Crticas O cdigo o indica que todo o item dedicado inteiramente a crticas de obras publicadas ou executadas (e.g., livros, filmes, registos sonoros, teatro, etc.).

p Textos programados O cdigo p indica que todo o item um texto programado.

q Filmografias O cdigo q indica que todo o item uma filmografia, filmografias ou outra bibliografia de imagens em movimento.

r Directrios O cdigo r indica que todo o item um directrio ou registo de pessoas ou colectividades. Dicionrios biogrficos em srie so codificados como biografia (cdigo h).

s Estatsticas O cdigo s indica que todo o item uma compilao de dados estatsticos sobre um assunto. O cdigo no usado para obras sobre metodologia estatstica.

t Relatrios tcnicos O cdigo t indica que todo o item contm relatrios tcnicos. Isto trabalho que o resultado de investigao cientfica ou desenvolvimento tcnico, teste, ou avaliao, apresentado numa forma adequada para disseminao entre a comunidade tcnica.

u Normas/especificaes O cdigo u indica que o item uma norma internacional, nacional ou da indstria ou uma especificao que d uma indicao precisa de um processo ou requisito de servio.

Novembro 2005

15

v Casos legais e notas de casos O cdigo v indica que todo o item contm discusses de casos legais particulares que foram decididos por, ou esto pendentes perante, tribunais ou agncias administrativas.

w Relatrios legais e digestos O cdigo w indica que todo o item contm os textos de decises de tribunais ou agncias administrativas. O cdigo tambm usado quando uma obra consiste em textos de digestos de tais decises.

z Tratados O cdigo z indica que todo o item contm tratados ou acordos negociados entre duas ou mais partes para resolver uma disputa, estabelecer uma relao, conceder direitos, etc.

008/24

245.00|aGuide to United States treaties in force.

25-27 Natureza do contedo (006/08-10) Cdigos alfabticos de um caracter que indicam que uma obra contm certos tipos de materiais. Geralmente, um cdigo especfico s usado se uma parte significativa do item o tipo de material representado pelo cdigo. A informao para estas posies de caracter geralmente derivada de outras reas do registo bibliogrfico (e.g., campo 245 (Indicao de Ttulo), campos 5XX (Nota), ou campos 6XX (Entrada secundria de assunto). Podem-se registar at trs cdigos, em ordem alfabtica. Se se atriburem menos de trs cdigos, os cdigos so alinhados esquerda e as posies no utilizadas contm espaos (#). Se mais de trs cdigos so apropriados para o item, seleccionam-se os trs mais significativos e registam-se em ordem alfabtica. Se no houver cdigos aplicveis, todas as posies contm espaos (###). Usam-se trs caracteres de preenchimento (|||) quando no se tentou codificar estas posies de caracter.

# - No especificada O cdigo # indica que a natureza do contedo do item no especificada.

Novembro 2005

16

008/24

008/25-27 ### 245.00|aJournal of Ayurveda=|b... [Nenhuma natureza do contedo especificada apropriada]

a Abstracts/resumos O cdigo a indica que o item contm abstracts ou resumos de outras publicaes. Este cdigo no usado quando uma publicao inclui um abstract ou resumo do seu prprio contedo.

008/24

008/25-27 a## 245.00|aReview of applied entomology.|nSeries B,|pMedical and veterinary. 650.#2|aEntomologia veterinria|xAbstracts|xPeridicos.

b Bibliografias O cdigo b indica que uma parte significativa do item uma bibliografia ou bibliografias. Este cdigo s usado se a bibliografia suficientemente substancial para ser mencionada no registo bibliogrfico. Nota: Porque as bibliografias so includas como parte da definio do cdigo n, o cdigo b no usado quando o cdigo n est presente.

008/24

008/25-27 b## 504.##|aInclui bibliografias.

c Catlogos O cdigo c indica que uma parte significativa do item um catlogo (i.e., uma lista de items numa coleco). Tambm inclui listas de objectos coleccionveis, como selos e moedas, ou catlogos comerciais. Para catlogos de livros, registos sonoros, ou filmes, o cdigo n (Bibliografias), o cdigo k (Discografias), ou o cdigo q (Filmografias), dado com o cdigo c.

008/24

008/25-27 ci# 245.00|aBook auction records. 650.#0|aLeiles de livros|xCatlogos|vndices.

Novembro 2005

17

d Dicionrios O cdigo d indica que o item inclui um dicionrio ou glossrio. As concordncias so codificadas como ndices (cdigo i). Para dicionrios biogrficos em srie usa-se o cdigo h.

e Enciclopdias O cdigo e indica que todo o item inclui uma enciclopdia ou um tratamento enciclopdico de um tpico especfico.

f Manuais O cdigo f indica que o item inclui um manual.

g Artigos legais O cdigo g indica que item inclui artigos substanciais sobre tpicos legais.

h Biografia O cdigo h indica que uma parte significativa do item contm material biogrfico, seja autobiografia, biografia individual, ou biografia colectiva. A genealogia no codificada como biografia.

i ndices O cdigo i indica que o item inclui um ndice para material bibliogrfico outro que ele prprio (e.g., um jornal de indexao). O cdigo i no usado quando uma publicao inclui um ndice do seu prprio contedo.

k Discografias O cdigo k indica que uma parte significativa do item uma discografia ou discografias, ou outra bibliografia de registos sonoros. O cdigo usado apenas se a discografia suficientemente substancial para ser mencionada no registo bibliogrfico. Para discografias que tambm so catlogos, do-se conjuntamente os cdigos k e c (Catlogos).

Novembro 2005

18

l Legislao O cdigo l indica que o item inclui textos integrais ou parciais de produtos de corpos legislativos, publicados que em forma de estatuto quer de cdigo. O cdigo l tambm usado quando uma obra consiste em textos de regras e regulamentos emitidos por agncias executivas ou administrativas.

m Teses O cdigo m indica que o item contm no todo ou em parte teses, dissertaes, ou obras identificadas como tendo sido criadas para satisfazer os requisitos de um grau acadmico.

n Panormicas da literatura sobre um assunto O cdigo n indica que o item inclui recenses que sumarizam o que foi publicado sobre um assunto, geralmente com uma lista de referncias ou no corpo do trabalho ou como uma bibliografia. Nota: Porque as bibliografias so includas como parte da definio do cdigo n, o cdigo b (Bibliografias) no deve ser registado quando o cdigo n apropriado.

o Crticas O cdigo o indica que o item inclui crticas de obras publicadas ou executadas (e.g., livros, filmes, registos sonoros, teatro, etc.).

p Textos programados O cdigo p indica que o item inclui texto programado.

008/24

008/25-27 p## 245.00|aClinical execises in internal medicine. 650.#2|aMedicina interna|xTextos programados.

q Filmografias O cdigo q indica que uma parte significativa do item uma filmografia, filmografias ou outra bibliografia de imagens em movimento. O cdigo usado apenas se a filmografia suficientemente substancial para ser mencionada no registo bibliogrfico. Para filmografias que so tambm catlogos, do-se conjuntamente os cdigos q e c (Catlogos).

Novembro 2005

19

r Directrios O cdigo r indica que o item inclui um directrio ou registo de pessoas ou colectividades. Dicionrios biogrficos em srie so codificados como Biografia (cdigo h).

s Estatsticas O cdigo s indica que uma parte significativa do item uma compilao de dados estatsticos sobre um assunto. O cdigo no usado para obras sobre metodologia estatstica.

t Relatrios tcnicos O cdigo t indica que o item inclui relatrios tcnicos. Isto trabalho que o resultado de investigao cientfica ou desenvolvimento tcnico, teste, ou avaliao, apresentado numa forma adequada para disseminao entre a comunidade tcnica.

u Normas/especificaes O cdigo u indica que o item inclui uma norma internacional, nacional ou da indstria ou uma especificao que d uma indicao precisa de um processo ou requisito de servio.

v Casos legais e notas de casos O cdigo v indica que o item inclui discusses de casos legais particulares que foram decididos por, ou esto pendentes perante, tribunais ou agncias administrativas.

w Relatrios legais e digestos O cdigo w indica que todo o item inclui textos de decises de tribunais ou agncias administrativas. O cdigo tambm usado quando uma obra consiste em textos de digestos de tais decises.

z Tratados O cdigo z indica que o item inclui tratados ou acordos negociados entre duas ou mais partes para resolver uma disputa, estabelecer uma relao, conceder direitos, etc.

28 Publicao governamental (006/11) Um cdigo alfabtico de um caracter indica se p item ou no publicado ou produzido por ou para uma agncia governamental internacional, nacional, provincial, estatal ou local, ou por qualquer

Novembro 2005

20

subdiviso de tal entidade, e, se sim, descreve o nvel jurisdicional da agncia. Uma agncia governamental e todas as suas subdivises so tratadas como agncias governamentais independentemente de como possam entrar como cabealhos (i.e., entrada sob jurisdio ou no). No registo bibliogrfico, a agncia no tem que ser uma entrada principal ou secundria, mas deve ser nomeada como editor, etc. na zona da publicao, distribuio, etc., ou ter causado a publicao do item (geralmente inferido quando a agncia governamental responsvel pelo contedo da obra). Em caso de dvida, trate o item como uma publicao governamental. Usa-se um caracter de preenchimento (|) quando no se tentou codificar esta posio de 008.

Orientaes para certos tipos de publicaes Pases socialistas Uma vez que a codificao de todos os items publicados em pases socialistas como publicaes governamentais limitaria a utilidade deste elemento, a codificao deve ser usada apenas para o mesmo tipo de entidades que seriam consideradas governamentais num pas no socialista. Ao codificar items desta maneira, quando em dvida, trate o item como uma publicao governamental. Dois nveis Se um item publicado ou produzido conjuntamente por agncias governamentais a dois nveis diferentes, registe o cdigo para o nvel de governo mais alto. Publicaes acadmicas Nos Estados Unidos, items publicados por instituies acadmicas so considerados publicaes governamentais se as instituies so criadas ou controladas por um governo. Imprensas universitrias Nos Estados Unidos, items publicados por imprensas universitrias so considerados publicaes governamentais se as imprensas so criadas ou controladas por um governo (e.g., imprensas das universidades estaduais nos Estados Unidos).

# - No uma publicao governamental O cdigo # indica que o item no publicado por ou para uma agncia governamental.

008/28

110.2#|aRand McNally.

008/28

245.02|aA Guidebook of United States coins.

Novembro 2005

21

a Componente autnomo ou semi-autnomo O cdigo a indica que o item publicado ou produzido por ou para uma agncia governamental de um componente autnomo ou semi-autnomo de um pas.

008/28

110.1#|aSabah.

c Multilocal O cdigo c indica que o item publicado ou produzido por ou para uma jurisdio multilocal que definida como uma combinao regional de jurisdies abaixo do nvel de estado.

008/28

110.2#|aRgion parisienne (France)

f Federal/Nacional O cdigo f indica que o item publicado ou produzido por ou para uma agncia governamental federal ou nacional, e.g., uma nao soberana, como o Canad. O cdigo f usado para os governos de Inglaterra, Gales, Esccia, e Irlanda do Norte. O cdigo f tambm usado para tribos ndias americanas.

008/28

110.1#|aItlia.|bMinistero degli affari esteri.

i Intergovernamental internacional O cdigo i indica que o item publicado ou produzido por ou para uma entidade intergovernamental internacional.

008/28

110.2#|aOrganizao Mundial de Sade.

l Local O cdigo l indica que o item publicado ou produzido por ou para uma jurisdio governamental local como um condado, cidade, vila, etc.

Novembro 2005

22

m Multiestadual O cdigo m indica que o item publicado ou produzido por ou para uma combinao regional de jurisdies ao nvel de estado, provncia, territrio, etc.

008/28

110.2#|aLake Erie Regional Transportation Authority

o Publicao governamental nvel indeterminado O cdigo o indica que o item publicado ou produzido por ou para uma entidade governamental mas que o nvel de jurisdio no pode ser determinado.

s Estado, provincial, territorial, dependente, etc. O cdigo s indica que o nvel de jurisdio da agncia governamental um estado, provncia, territrio, etc.

008/28 110.1#|aWisconsin.|bCommissioners of Fisheries.

u Desconhece-se se o item uma publicao governamental O cdigo u indica que se desconhece se o item ou no publicado ou produzido por ou para uma agncia governamental.

z Outro O cdigo z indica um tipo de publicao governamental para o qual nenhum dos outros cdigos definidos apropriado.

29 Publicao de conferncia (006/12) Um cdigo numrico de um caracter indica se o item consiste ou no nas actas, relatrios, ou resumos de uma conferncia. Usa-se um caracter de preenchimento (|) quando no se tentou codificar esta posio de 008. Os seguintes tipos de publicao no so considerados publicaes de conferncia:

Obras compostas por ou baseadas numa nica contribuio

Novembro 2005

23

Audincias de corpos legislativos Cursos ministrados numa escola (excepto quando a entrada principal o nome de um grupo eventual)

Os seguintes tipos de publicao so considerados publicaes de conferncia:

Actas, incluindo compilaes ou compilaes parciais de contribuies, ensaios, etc. apresentados numa conferncia ou simpsio.

Uma compilao parcial, definida como uma obra contendo duas ou mais contribuies, ensaios, etc. apresentadas numa conferncia ou simpsio.

Uma compilao de preprints de contribuies para uma conferncia.

0 No uma publicao de conferncia O cdigo 0 indica que a obra no uma publicao de conferncia.

008/29

245.00|aJournal of family therapy ...

1 Publicao de conferncia O cdigo 1 indica que o item uma publicao de conferncia.

008/29

245.10|aCompte rendu du congrs /|cAssociation des bibliothcaires du Qubec.

30-32 No definidas (006/13-15) Estas trs posies de caracter no esto definidas; cada uma contm um espao (#) ou um caracter de preenchimento (|).

33 Alfabeto ou escrita original do ttulo Um cdigo alfabtico de um caracter indica o alfabeto ou escrita original do ttulo no item, no qual o ttulo chave (campo 222) baseado. Se no houver ttulo chave, o valor do cdigo pode estar relacionado com o ttulo prprio (campo 245). Este elemento de dados obrigatrio para registos bibliogrficos criados ou actualizados por um dos centros que participam na Rede ISSN. Para

Novembro 2005

24

outros registos no Rede ISSN, 008/33 facultativo. Usa-se um caracter de preenchimento (|) quando no se tentou codificar esta posio de 008.

# - No se d alfabeto ou escrita original/No h ttulo chave O cdigo # indica que no se d nenhum alfabeto ou escrita original do ttulo. Para registos bibliogrficos que no contm o campo 222 (Ttulo Chave) o cdigo espao (#) frequentemente usado em vez da codificao para o alfabeto ou escrita original do ttulo prprio no campo 245 (Indicao de Ttulo).

a Romano bsico O cdigo a indica que o alfabeto original do ttulo o alfabeto Romano e no inclui quaisquer diacrticos ou caracteres especiais. As lnguas geralmente associadas com o cdigo a incluem: Basco, Ingls, Latim, Gals, e muitas lnguas da frica Central e do Sul.

008/33

222.#0|aNewsweek.

b Romano alargado O cdigo b indica que o alfabeto original do ttulo o de uma lngua de alfabeto Romano que inclui diacrticos ou caracteres especiais. A maior parte das lnguas Europeias ocidentais, com a principal excepo do Ingls, caem neste grupo.

008/33

222.#0|aRevista de biologa del Uruguay

Note que o cdigo b usado se a prpria lngua tem diacrticos mesmo se o ttulo em causa no contm quaisquer caracteres do alfabeto alargado

008/33

222.#0|aNew Brunswick police journal 245.00|aJournal de la police de Nouveau Brunswick.

c Cirlico O cdigo c indica que o alfabeto original do ttulo o alfabeto Cirlico.

Novembro 2005

25

008/33

245.00|aPravda.

d Japons O cdigo d indica que a escrita original do ttulo a Japonesa. A lngua Japonesa no tem realmente um alfabeto. Usa dois silabrios (Hiragana e Katakana) e caracteres ideogrficos Chineses.

008/33

245.00|aNihon kagaku zasshi.

e Chins O cdigo e indica que a escrita original do ttulo a Chinesa. A lngua Chinesa no tem realmente um alfabeto. Usa um sistema de caracteres ideogrficos para representar sons e palavras inteiras.

008/33

222.#0|aTianjin yiyo 245.00|aT`ien-chin i yao.

f rabe O cdigo f indica que o alfabeto original do ttulo o alfabeto rabe.

008/33

245.00|aFikr wa-fann.

g Grego O cdigo g indica que o alfabeto original do ttulo o alfabeto Grego.

008/33

245.00|aMelissa ton vivlion

h Hebraico O cdigo h indica que o alfabeto original do ttulo o alfabeto Hebraico.

Novembro 2005

26

008/33

245.00|aShenaton Seminar ha-kibutsim.

i Tailands O cdigo i indica que a escrita original do ttulo o silabrio Tailands.

j Devanagari O cdigo j indica que a escrita original do ttulo o silabrio Devanagari.

008/33

245.00|aAtma visvasa.

k Coreano O cdigo k indica que a escrita original do ttulo a Coreana. A lngua Coreana usa um sistema de escrita que forma caracteres que representam palavras inteiras a partir de componentes silbicos (Hangul). Usam-se tambm caracteres ideogrficos Chineses tradicionais.

008/33

245.00|aTongguk nongnim

l Tamil O cdigo l indica que a escrita original do ttulo o silabrio Tamil.

008/33

245.00|aKirutayukam.

u Desconhecido O cdigo u indica que o alfabeto original do ttulo desconhecido.

z Outro O cdigo z indica um alfabeto ou escrita original do ttulo para o qual nenhum dos outros cdigos definidos apropriado. Tambm usado quando o ttulo incorpora palavras de mais de um alfabeto ou escrita.

Novembro 2005

27

008/33

245.00|aSakartvelos museumis moambe =|bBulletin du Musum de Gorgie. [Ttulo no alfabeto Georgiano e Romano Alargado]

008/33

222.#0|aReport sterreichische Lnderbank

008/34 Conveno de entrada (006/17) Um cdigo numrico de um caracter indica se o item foi catalogado de acordo com as convenes de catalogao de entrada sucessiva, ltima entrada, ou entrada integrada. Usa-se um caracter de preenchimento (|) quando no se tentou codificar esta posio de 008.

0 Entrada sucessiva O cdigo 0 indica que o registo segue a conveno de entrada sucessiva em que um novo registo criado de cada vez que 1) um ttulo muda, ou 2) uma colectividade usada como entrada principal ou qualificador do ttulo uniforme, muda (o ttulo anterior ou posterior ou autor/ttulo registado num campo de ligao (campo 780/785) em cada registo.)

008/34

245.00|aHawaii medical journal. 780.00|tHawaii medical journal and inter-island nurses bulletin|x0097-1030

008/34

110.2#|aChartered Institute of Transport. 245.00|aJournal. 780.00|aInstitute of Transport (London. England)|tJournal [Registo pr-AACR]

1- ltima entrada O cdigo 1 indica que o registo segue a conveno de ltima entrada em que um registo de srie catalogado sob o seu ltimo (mais recente) ttulo ou entidade emissora. Todos os ttulos anteriores e/ou entidades emissoras so dados em notas (Campos 247, 547, e 550). A prtica de catalogao pela ltima entrada para sries foi abandonada com a introduo das regras de catalogao AACR.

Novembro 2005

28

008/34

247.10|aBritish Columbia financial times|f1914-June 1951

008/34

111.2#Symposium on Underwater Physiology. 245.10|aUnderwater phisiology;|bproceedings. 550.##|aO vol. para 1955 publicado pelo simpsio sob o seu nome anterior: Underwater Physiology Symposium.

2 Entrada integrada O cdigo 2 indica que um registo catalogado sob o seu ltimo (mais recente) ttulo e/ou pessoa ou colectividade responsvel. S se cria um novo registo quando h uma alterao significativa na edio ou determinado que h uma nova obra, e para fuses e cises de ttulos. usado para integrar recursos e sries electrnicas que no retm os seus ttulos anteriores.

CONVENES DE INTRODUO Maisculas/minsculas os cdigos alfabticos so introduzidos em minsculas.

Comprimento do campo - O campo 008 deve sempre consistir em quarenta (40) posies de caracter.

Novembro 2005

29

01X-09X NMEROS E CDIGOS

017 NMERO DE DEPSITO LEGAL (R)

020 ISBN (R)

022 ISSN (R)

024 OUTROS NMEROS OU CDIGOS NORMALIZADOS (R)

034 DADOS MATEMTICOS CODIFICADOS DOCUMENTOS CARTOGRFICOS (R)

041 CDIGO DE LNGUA (R)

044 CDIGO DE PAS DE PUBLICAO (NR)

080 CDU (R)

084 OUTRAS CLASSIFICAES (R)

017 NMERO DE DEPSITO LEGAL (R)

De acordo com as Regras Portuguesas de Catalogao, e tendo em conta a compatibilidade com a PORBASE, o campo conter o nmero de depsito legal e o cdigo de pas e no, como prev o Marc 21, o nmero e a agncia que o atribui.

INDICADORES

1 indicador: Sem valor atribudo

2 indicador: Sem valor atribudo

SUBCAMPOS

|a Nmero de depsito legal (R)

|b Nome do pas, codificado (NR)

PONTUAO

No final do campo no se coloca qualquer sinal de pontuao, excepto se o ltimo elemento for uma abreviatura, uma inicial ou uma letra, ou dados que terminem com sinal de pontuao

EXEMPLOS 017.##|a44452/91|bPT

017.##|a137167/99|bPT

Novembro 2005

020 ISBN (R)

O campo contm o nmero internacional normalizado do livro (ISBN), condies de disponibilidade e/ou preo e qualquer ISBN cancelado ou invlido. A sigla ISBN, a frase ISBN invlido, bem como os travesses entre os algarismos que compem o nmero no so digitadas no registo bibliogrfico; sero gerados como 'display constants' associados ao contedo dos subcampos.

INDICADORES

1 indicador: Sem valor atribudo

2 indicador: Sem valor atribudo

SUBCAMPOS

|a ISBN (NR) Contm um ISBN vlido e informao adicional, entre parntesis, relativa a editores, encadernaes/formato, nmero dos volumes.

|c Condies de disponibilidade e/ou preo (NR) Precedido de dois pontos (:)

|z ISBN cancelado ou invlido (R) No existindo um ISBN vlido, o subcampo |z pode ser o nico presente em 020.

PONTUAO

O campo no termina com ponto final.

EXEMPLOS 020.##|a0001001205 (Collins)

020.##|a2503410510 (brochado) 020.##|a2503410529 (encadernado) [2 ISBNs associados ao mesmo registo]

Novembro 2005

020.##|a9729575339 (Vol. 1) 020.##|a9729575347 (Vol. 2) 020.##|a9729575355 (Vol. 3) [3 ISBNs associados ao mesmo registo]

020.##|a019914172X :|c0.45

020.##|a0262510901|z026251901 [2 ISBNs associados ao mesmo registo; um, vlido, o outro, invlido]

020.##|cGratuito [No se conhece o ISBN]

Novembro 2005

022 ISSN (R)

O campo inclui o Nmero Internacional Normalizado das Publicaes em Srie (ISSN). A sigla ISSN e as frases ISSN incorrecto e ISSN cancelado no so digitadas no registo bibliogrfico; sero geradas como 'display constants' associados ao contedo dos subcampos. Digita-se o travesso que separa os 4 algarismos que compem o nmero.

INDICADORES

1 indicador: Nvel de interesse internacional 2 indicador: Sem valor atribudo

# Sem nvel especificado

SUBCAMPOS

|a ISSN (NR) Contm um ISSN vlido.

|y ISSN incorrecto (R) Contm um ISSN incorrecto, j associado a outra publicao em srie.

|z ISSN cancelado (R)

PONTUAO

O campo no termina com ponto final.

EXEMPLOS 022.##|a0870-0273

022.##|a0174-3597|y0017-9957

022.##|a0005-1098|z0572-2225

022.##|z0027-3473

Novembro 2005

024 OUTROS NMEROS NORMALIZADOS OU CDIGOS (R)

O campo contm um nmero normalizado ou cdigo, ligado a um documento, que no pode ser registado noutro campo deste bloco (por ex. 020 ou 022). As siglas ISRC e ISMN ou as frases ISRC invlido, ISMN invlido, bem como os travesses ou espaos que separam os nmeros no se digitam no registo MARC.

INDICADORES

1 indicador: Tipo de n normalizado ou 2 indicador: Indicador de diferena cdigo 0 Cdigo internacional normalizado de # Sem informao

gravaes sonoras (ISRC) * 2 Nmero internacional normalizado de msica (ISMN) ** 8 Nmero normalizado ou cdigo no especificado * International Standard Recording Code

** International Standard Music Number

Indicaram-se, apenas, os indicadores necessrios s bibliotecas da UC.

SUBCAMPOS

|a Nmero normalizado ou cdigo (NR)

|c Condies de disponibilidade (NR) Inclui as condies de disponibilidade e/ou preo, bem como informao adicional, entre parntesis, relativa ao documento associado ao nmero.

|d Cdigos adicionais que seguem o nmero normalizado ou cdigo (NR) Contm nmeros facultativos que se encontrem direita do nmero ou cdigo, como algarismos que identificam o preo, ttulo ou nmero.

|z Nmero normalizado ou cdigo cancelado ou invlido (R)

Novembro 2005

PONTUAO

O campo no termina com ponto final.

EXEMPLOS 024.0#|aFRZ039101231

024.2#|aM571100511

Novembro 2005

034 DADOS MATEMTICOS CODIFICADOS DOCUMENTOS CARTOGRFICOS (R)

O campo inclui dados matemticos codificados sobre documentos cartogrficos, incluindo escala, projeco e/ou coordenadas. Os elementos que integram este campo baseiam-se na informao fornecida no campo 255; assim, haver tantos campos 034 quantos os campos 255 existentes num registo.

Nos modelos em relevo e noutros documentos tridimensionais, se um nico conjunto de escalas for usado em 255 (i.e., uma escala horizontal e, outra, vertical) o 1 indicador conter o valor 1, o denominador da fraco que representa a escala horizontal ser registado em |b, e o denominador da fraco que representa a escala vertical ser registado em |c. Se existirem vrios conjuntos de escalas registados em srie, o 1 indicador conter o valor 3, os denominadores menor e maior da escala horizontal sero registados, respectivamente, na 1 e 2 ocorrncias do subcampo |b, e os denominadores menor e maior da escala vertical sero registados, respectivamente, na 1 e 2 ocorrncias do subcampo |c.

INDICADORES

1 indicador: Tipo de escala

2 indicador: Tipo de anel

0 Escala indeterminvel/Nenhuma escala 1 Escala nica (horizontal) 3 Srie de escalas

# No aplicvel 0 Anel de incluso 1 Anel de excluso

SUBCAMPOS

|a Escala (NR) Utiliza-se o subcampo, ainda que no exista uma escala especfica (valor 0 no 1 indicador). Utilizam-se os cdigos: a escala linear Se a indicao da escala for o nico elemento do campo 255 e no apresentar fraco, o campo 034 conter apenas o subcampo |a.

b escala angular Destinado s cartas celestes

Novembro 2005

z outras Para outros tipos de escalas escalas de tempo, estatsticas, etc.

|b Escala linear horizontal (R) Contm o denominador da fraco representativa da escala horizontal. A escala maior (nmero mais pequeno) normalmente registada em 1 lugar.

|c Escala linear vertical (R) Contm o denominador da fraco representativa da escala vertical de modelos/cartas em relevo e outros documentos em trs dimenses. A escala maior (nmero mais pequeno) normalmente registada em 1 lugar.

|d Coordenadas de longitude Oeste (NR)

|e Coordenadas de longitude Este (NR)

|f Coordenadas de latitude Norte (NR)

|g Coordenadas de latitude Sul (NR)

|h Escala angular (R)

|j Declinao limite Norte (NR)

|k Declinao limite Sul (NR)

|m Ascenso direita limite Este (NR)

|n Ascenso direita limite Oeste (NR)

|p Equincio (NR)

|s Latitude sobre o anel G (R)

Novembro 2005

|t Longitude sobre o anel G (R)

PONTUAO

O campo no termina com sinal de pontuao.

EXEMPLOS 034.0#|aa

034.1#|aa|b100000 [Escala linear de 1:100.000]

034.3#|aa|b18000|b28000

034.1#|aa|b744000|c96000

034.1#|ab|p1950

034.1#|aa|b22000000|dO1800000|eE1800000|fNO840000|gSO700000

Novembro 2005

041 CDIGO DE LNGUA (NR)

O campo contm cdigos de lnguas associadas ao documento, quando as posies 35-37 do campo 008 so insuficientes para fornecer informao completa sobre um documento, ou seja, o campo s se utiliza quando os documentos apresentam mais do que uma lngua. O preenchimento do campo 008/35-37 obrigatrio; mas o campo 041 pode no ser utilizado, ou s-lo em conjunto com 008/35-37.

Os cdigos utilizados so os que integram a Marc Code List for Languages da Biblioteca do Congresso (ver http://www.loc.gov/marc/languages/).

As lnguas de um documento podem ser registadas textualmente na nota 546.

Utilizar-se- o campo 041 quando se verifica uma ou mais das seguintes condies: - o documento apresenta mais do que uma lngua; - o documento ou inclui uma traduo; - a lngua dos resumos, 'abstracts', ou material acompanhante difere da lngua principal do documento; - a lngua do sumrio difere da lngua principal do documento.

Em documentos electrnicos, as linguagens de programao (Cobol, por ex.) ou os cdigos de caracteres (ASCII, por ex.) sero fornecidos no campo 538.

Em documentos audiovisuais, o campo utiliza-se em filmes, diapositivos, acetatos e vdeos, nas seguintes condies: - a pista sonora tem verses em diferentes lnguas; - o acompanhamento sonoro (discos, bandas magnticas, p. ex.) tem verses em diferentes lnguas; - as legendas ou interttulos dos filmes mudos so em diferentes lnguas; - o acompanhamento sonoro de uma obra encontra-se numa lngua e o mesmo texto encontrase impresso nessa obra, mas numa outra lngua, sob a forma de legendas; - as legendas ou interttulos, nos filmes mudos, ou com som mas sem narrao, so em diferentes lnguas; - o suporte de comunicao inclui linguagem simblica

Novembro 2005

Em materiais grficos projectveis, materiais grficos opacos e materiais em trs dimenses, preenchese o campo se se verificarem uma ou mais das seguintes condies: - ttulos destacados, ou outros textos associados a estes documentos, apresentam-se em vrias lnguas; - a lngua do material acompanhante difere da que est associada ao documento.

INDICADORES

1 indicador: Indicao de traduo

2 indicador: Fonte do cdigo

0 No nem inclui traduo 1 ou inclui traduo

# Cdigo de lngua MARC 7 Fonte especificada em |2

O indicador da 2 posio ter o valor #

SUBCAMPOS

|a Cdigos das lnguas associadas ao documento (R) O cdigo de lngua introduzido em primeiro lugar ser o que registado em 008/35-37. A ordem de introduo dos cdigos, em documentos com vrias lnguas, segue a predominncia das lnguas no documento. No havendo lngua predominante, seguir-se- a ordem alfabtica. Em obras musicais, manuscritas ou impressas, a lngua do texto codificada em |a. Se se tratar de registos sonoros, o cdigo de lngua do texto falado ou cantado ser registado em |d.

|b Cdigo de lngua do resumo ou 'abstract' (R)

|d Cdigo de lngua do texto cantado ou falado (R)

|e Cdigo de lngua dos libretos (R)

|f Cdigo de lngua do sumrio (R)

|g Cdigo de lngua do material acompanhante, excepto libretos (R)

|h Cdigo da lngua original e/ou de tradues intermdias (R)

Novembro 2005

EXEMPLOS 008/35-37por 041.1#|aeng|apor|hpor 245.10|aBrevirio do Brasil =|bBrazilian breviary. [Trata-se de uma mesma edio incluindo o original acompanhado de traduo, sendo o cdigo da lngua original tambm registado em |h. No havendo lngua predominante, segue-se a ordem alfabtica dos cdigos].

008/35-37dut 041.1#|adut|hpor 245.10|aDe relikwie. [Verso holandesa do original em lngua portuguesa]

008/35-37ita 041.1#|aita|alat|hlat [Edies bilingues: original em latim com traduo italiana]

008/35-37eng 041.1#|aeng|hund [Traduo em lngua inglesa de um original cuja lngua se desconhece: und[etermined]

008/35-37por 041.1#|apor|hmul [Antologia em lngua portuguesa, traduzida de vrias lnguas]

008/35-37por 041.0#|apor|beng|bfre [Texto em portugus com resumos em ingls e francs]

008/35-37eng 041.0#|deng|eeng|efre|eger [Registo sonoro com texto em ingls e libretos em ingls, francs e alemo]

Novembro 2005

008/35-37por 041.0#|apor|feng|ffre [Texto em portugus com sumrios em ingls e francs].

008/35-37ger 041.0#|ager|geng [Coleco de fotografias, com ttulos em alemo e material acompanhante em ingls]

008/35-37### 041.0#|gfre [Documento impresso sem ttulo ou qualquer texto associado ao documento e com material acompanhante em francs]

Novembro 2005

044 PAS DE PUBLICAO (NR)

O campo inclui um cdigo de 2 ou 3 caracteres, quando as posies 15-17 do campo 008 so insuficientes para fornecer informao completa sobre o pas de publicao/produo do documento, ou seja, o campo s se utiliza quando os documentos apresentam mais do que um pas de publicao. O preenchimento do campo 008/15-17 obrigatrio; mas o campo 044 pode no ser utilizado, ou s-lo em conjunto com 008/15-17.

Os cdigos utilizados so os que integram a Marc Code List for Countries da Biblioteca do Congresso (http://www.loc.gov/marc/countries/cou_pt1names.html)

INDICADORES

1 indicador: Sem valor atribudo

2 indicador: Sem valor atribudo

SUBCAMPOS

|a Cdigo do pas de publicao ou produo (R) O cdigo de pas introduzido em primeiro lugar ser o que registado em 008/15-17.

EXEMPLOS 008/15-17 po# 044.##|apo|afr 260.##|aLisboa ;|aParis

Novembro 2005

080 CLASSIFICAO DECIMAL UNIVERSAL (R)

O campo contm o nmero da classificao decimal universal (CDU)

INDICADORES

1 indicador: Sem valor atribudo

2 indicador: Sem valor atribudo

SUBCAMPOS

|a Nmero da CDU (NR)

|x Subdivises auxiliares (R)

|2 Identificador de edio (NR)

|z Lngua da edio da CDU No um subcampo MARC 21. Foi mantido, tendo em conta a troca de informao com a PORBASE

PONTUAO

O campo no termina com sinal de pontuao.

EXEMPLOS 080.##|a929.5 Pombal, Marqus de|2BN|zpor

080.##|a821.134.3|x-31|x"19"|2BN|zpor

Novembro 2005

084 OUTRAS CLASSIFICAES (R)

INDICADORES

1 indicador: Sem valor atribudo #

2 indicador: Sem valor atribudo #

SUBCAMPOS

|a Nmero da classificao (NR)

|2 Fonte da classificao (NR) Contm a sigla que identifica a tabela utilizada

EXEMPLOS 084.##|a00A06|2MSC

Novembro 2005

1xx ENTRADAS PRINCIPAIS

CABEALHOS DE AUTORES E TTULOS UNIFORMES

100 AUTOR PESSOA FSICA (NR)

110 AUTOR COLECTIVIDADE (NR)

111 AUTOR GRUPO EVENTUAL (NR)

130 TTULO UNIFORME (NR)

Para os cdigos de funo ver Anexo ou http://www.loc.gov/marc/relators/relaterm.html

100 AUTOR PESSOA FSICA (NR)

INDICADORES

1 indicador: Palavra de entrada

2 indicador: Sem valor atribudo

0 Nome prprio 1 Apelido 2 Nome de famlia

0 Nome prprio O cabealho um nome prprio, ou um nome que compreende palavras, frases, iniciais, letras separadas, ou numerais formatados na ordem directa.

1 Apelido O cabealho constitudo pelo apelido, seguido do nome prprio, ou por um apelido sem nome prprio. Existindo apenas um elemento do nome, e havendo dvidas sobre se se trata de um nome prprio ou de um apelido, o primeiro indicador deve ser 0 (zero).

SUBCAMPOS

|a Nome de pessoa (NR) Quando o valor do 1 indicador 1, a palavra de entrada separada dos restantes elementos do nome por vrgula, espao (, ).

|b Numerao (NR) Utiliza-se apenas com o valor 0 no 1 indicador.

|c Qualificaes associadas ao nome (R) Vrias qualificaes associadas ao nome de forma sequencial so separadas por vrgula e precedidas de um nico |c. O subcampo repete-se quando, entre a primeira e as restantes qualificaes, existem outros elementos do cabealho. No caso de um apelido seguido de prefixo (van, van de, etc.), este ser precedido do subcampo |c para evitar o seu processamento, na pesquisa e na ordenao, como nome prprio.

Novembro 2005

|d Datas associadas ao nome (R) Precedido de vrgula.

|4 Cdigo de funo (R) Ver Anexo e http://www.loc.gov/marc/relators/relaterm.html

PONTUAO

Utiliza-se a pontuao prescrita nas regras de catalogao (RPC, AACR2). O campo termina com um sinal de pontuao ou parntesis ( ), excepto se o ltimo elemento for uma data em aberto. Se o ltimo subcampo for |4, o sinal de pontuao ou os parntesis preced-lo-o.

ESPAOS

Iniciais/letras que fazem parte do nome so separadas por um espao. Outras iniciais ou letras que no representem nomes de pessoas so digitadas sem espaos entre si (iniciais de ordens religiosas, por exemplo). Uma abreviatura composta por mais do que uma letra separada das palavras ou letras que a seguem e/ou precedem por um espao.

EXEMPLOS 100.0#|aJoo|bI,|crei de Portugal.

100.0#|aPedro,|cHispano,|dc. 1210-1277.

100.0#|aToms,|cde Aquino, santo,|d1225-1274.

100.0#|aMarcelle,|cTante, pseud.

100.1#|aStal,|cMadame de,|d1766-1817.

100.1#|aAntunes, Antnio Lobo,|d1942-

100.1#|aCastelo Branco, Camilo,|d1825-1890.

Novembro 2005

100.1#|aCouto, Mia,|cpseud.

100.1#|aMartins, J. P. Oliveira,|d1845-1894.

Novembro 2005

110 AUTOR COLECTIVIDADE (NR)

INDICADORES

1 indicador: Palavra de entrada

2 indicador: Sem valor atribudo

0 Nome na ordem inversa no previsto nas RPC 1 Jurisdio 2 Nome na ordem directa

SUBCAMPOS

|a Nome da colectividade subordinante ou da jurisdio (NR)

|b Nome da(s) colectividade(s) subordinada(s) (R) Precedido de ponto final

|g Informao adicional ou qualificador (NR) Precedido de vrgula

|4 Cdigo de funo (R) Ver Anexo e http://www.loc.gov/marc/relators/relaterm.html

PONTUAO

Utiliza-se a pontuao prescrita nas regras de catalogao (RPC, AACR2). O campo termina com um sinal de pontuao ou parntesis ( ). Se o ltimo subcampo for |4, o sinal de pontuao ou os parntesis preced-lo-o.

ESPAOS

No se colocam espaos entre as letras que compem as siglas ou entre iniciais/letras que faam parte de um nome de colectividade. Uma abreviatura composta por mais do que uma letra separada das palavras ou letras que a seguem e/ou precedem por um espao. As datas em aberto so seguidas de um espao, se existirem outros elementos depois delas.

Novembro 2005

ARTIGOS INICIAIS

Os artigos iniciais so omitidos, excepto se se pretender inclu-los na ordenao alfabtica.

EXEMPLOS 110.1#|aPortugal.|bMinistrio da Cultura.

110.1#|aPortugal.|bGoverno Constitucional,|g15.

110.2#|aIgreja Catlica.|bPapa,|g1978-2005 (Joo Paulo II)

110.2#|aAssociao Acadmica de Coimbra.|bDireco-Geral.|bPelouro da Cultura.

110.2#|aIFLA.

110.2#|aJ.M.M. Dias Lda.

110.2#|aOs Infalveis - Grupo de Propaganda e Recreio.

Novembro 2005

111 AUTOR GRUPO EVENTUAL (NR)

INDICADORES

1 indicador: Palavra de entrada

2 indicador: Sem valor atribudo

0 Nome na ordem inversa no previsto nas RPC 1 Jurisdio no previsto nas RPC 2 Nome na ordem directa

SUBCAMPOS

|a Nome do grupo eventual (NR)

|c Localizao do grupo eventual (NR) Precedido de vrgula

|d Data do grupo eventual (NR) Precedido de vrgula

|n Nmero do grupo eventual (R) Precedido de vrgula

|4 Cdigo de funo (R) Ver Anexo e http://www.loc.gov/marc/relators/relaterm.html

PONTUAO

Utiliza-se a pontuao prescrita nas regras de catalogao (RPC, AACR2). O campo termina com um sinal de pontuao ou parntesis ( ). Se o ltimo subcampo for |4, o sinal de pontuao ou os parntesis preced-lo-o.

Novembro 2005

ESPAOS

No se colocam espaos entre as letras que compem as siglas ou entre iniciais/letras que faam parte de um nome de grupo eventual. Uma abreviatura composta por mais do que uma letra separada das palavras ou letras que a seguem e/ou precedem por um espao. As datas em aberto so seguidas de um espao, se existirem outros elementos depois delas.

ARTIGOS INICIAIS

Os artigos iniciais so omitidos, excepto se se pretender inclu-los na ordenao alfabtica.

EXEMPLOS 111.2#|aCongresso Nacional de Bibliotecrios Arquivistas e Documentalistas,|n6 ,|cAveiro,|d1998.

111.2#|aJ.J. Sylvester Symposium on Algebraic Geometry. [Sem espaos entre as iniciais]

Novembro 2005

130 TTULO UNIFORME

INDICADORES

1 indicador: Alfabetao - caracteres vazios 0/9 Nmero de caracteres vazios

2 indicador: Sem valor atribudo

SUBCAMPOS

|a Ttulo uniforme (NR)

|d Data de assinatura de tratado Precedido de vrgula

|f Data de publicao do documento (NR) Precedido de vrgula

|g Informao vria (R) Precedido de vrgula ou ponto final

|k Subcabealho formal (R) Precedido de ponto final (.); para Manuscrito

|l Lngua da obra Precedido de ponto final (.)

|m Meio de execuo msica (R) Precedido de ponto final (.)

|n Nmero da parte/seco (R) Precedido de ponto final (.)

|o Indicao de arranjo msica (NR) Precedido de ponto final (.)

Novembro 2005

|p Nome da parte/seco (R) Precedido vrgula ou ponto final

|r Tonalidade msica (NR) Precedido de ponto final (.)

|s Verso: designao ou data da verso original (NR) Precedido de ponto final (.)

PONTUAO

Utiliza-se a pontuao prescrita nas regras de catalogao (RPC, AACR2). O campo termina com um sinal de pontuao ou parntesis ( ).

ESPAOS

No se colocam espaos entre as letras que compem as siglas que integram um ttulo uniforme (IEEE). Uma abreviatura composta por mais do que uma letra separada das palavras ou letras que a seguem e/ou precedem por um espao.

ARTIGOS INICIAIS

Os artigos iniciais so omitidos, excepto se se pretender inclu-los na ordenao alfabtica.

EXEMPLOS 130.0#|aChanson de Roland. 245.12|aA cano de Rolando.

130.0#|aMil e uma noites.|pAli-Bb e os 40 ladres. 245.10|aAli-Bb e os 40 ladres.

130.0#|aMtodo para aprender portugus. 245.00|aMethodo para aprender portuguez.

Novembro 2005

100.1#|aCames, Lus de,|d1524?-1580. 245.00|aEpisodio da morte de Ignez de Castro. 730.0#|aOs Lusadas.|nCanto III.|pEpisdio de Ins de Castro. 740.0#|aEpisdio da morte de Ins de Castro.

130.0#|aBblia.|pN. T.|pLucas.|lIngls.|sVerso normalizada,|f1972.

130.0#|aTratado de Paris,|d1763. 245.00|aTratado definitivo de paz, e unio entre os serenissimos e potentissimos principes D. Joseph I... Jorge III... de huma parte, Luiz XV... e D. Carlos III... da outra parte. 740.0#|aTratado definitivo de paz, e unio entre os serenssimos e potentssimos principes D. Jos I... Jorge III... de uma parte, Lus XV... e D. Carlos III... da outra parte

130.0#|aDuetos.|mViolino e viola.|nOp. 10.|nN 3.

Novembro 2005

20X-24X TTULOS

210 TTULO ABREVIADO (NR)

222 TTULO-CHAVE (R)

240 TTULO UNIFORME (NR)

242 TTULO TRADUZIDO PELO CATALOGADOR/AGNCIA BIBLIOGRFICA (R)

245 INDICAO DO TTULO ZONA 1 (NR)

246 VARIANTES DO TTULO (R)

247 TTULO ANTERIOR PUBLICAES EM SRIE (R)

210 TTULO ABREVIADO (R)

INDICADORES

1 indicador: Entrada secundria

2 indicador: Tipo de ttulo

0 Sem entrada secundria 1 Entrada secundria

# Ttulo-chave abreviado 0 Outro ttulo abreviado

SUBCAMPOS

|a Ttulo abreviado (NR)

|b Qualificao (NR) Entre parntesis

|2 Fonte (R)

PONTUAO

No final do campo no se coloca qualquer sinal de pontuao, excepto se a ltima palavra for uma abreviatura, uma inicial ou uma letra, ou qualquer outro elemento que termine com sinal de pontuao.

EXEMPLOS 210.1#|aBol. Bibl. Univ. Coimbra 222.#0|aBoletim da Biblioteca da Universidade de Coimbra 245.10|aBoletim da Biblioteca da Universidade de Coimbra.

Novembro 2005

222 TTULO-CHAVE (R)

INDICADORES

1 indicador: Sem valor atribudo

2 indicador: Alfabetao - caracteres vazios

0/9 Nmero de caracteres vazios

SUBCAMPOS

|a Ttuto-chave (NR)

|b Qualificao (NR) Entre parntesis ( )

PONTUAO

O campo no termina com qualquer sinal de pontuao, excepto se a ltima palavra for uma abreviatura ou contiver parntesis ( ).

EXEMPLOS 222.#0|aColquio. Educao e Sociedade 245.10|aColquio.|pEducao e Sociedade.

222.#0|aBiblos|b(Coimbra) 245.00|aBiblos :|brevista da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

222.#0|aBiblos|b(Mxico)

Novembro 2005

240 TTULO UNIFORME (NR)

O campo contm o ttulo uniforme de um documento, quando o registo bibliogrfico j inclui campos 100, 110 e 111. No se utilizar o campo 240 quando o registo contiver um campo 130.

INDICADORES

1 indicador: Visualizao ou impresso

2 indicador: Alfabetao - caracteres vazios

0 No impresso ou visualizado 1 Impresso ou visualizado

0/9 Nmero de caracteres vazios

SUBCAMPOS

|a Ttulo uniforme (NR)

|d Data de assinatura de tratado Precedido de vrgula (,)

|f Data de publicao do documento (NR) Precedido de vrgula (,)

|g Informao vria (NR) Precedido de ponto final (.)

|h Designao genrica de material (NR) Entre parntesis rectos [ ]

|k Subcabealho formal (R) Precedido de ponto final (.)

|l Lngua do documento (NR) Precedido de ponto final (.)

Novembro 2005

|m Meio de execuo (msica) (R) Precedido de vrgula (,)

|n Nmero de parte/seco (R) Precedido de ponto final (.)

|o Indicao de arranjo - msica (NR) Precedido de vrgula (,)

|p Nome da parte/seco (R) Precedido de vrgula ou ponto final

|r Tonalidade msica (R) Precedido de ponto final (.)

|s Verso: designao ou data da verso original (NR) Precedido de ponto final (.)

PONTUAO

O campo no termina com qualquer sinal de pontuao, excepto se a ltima palavra for uma abreviatura, inicial/letra, ou dados que terminem com sinal de pontuao.

EXEMPLOS 110.1#|aPortugal. 240.10|aTratados,etc.|gCabo Verde,|d1976 245.10|aAcordo de transportes areos entre o Governo de Portugal e o Governo de Cabo Verde. 260.##|aLisboa :|bDireco-Geral da Aeronutica Civil,|c1976

240.10|aOs Lusadas.|lPortugus,|f1923 245.13|aOs Lusadas /|cLus de Cames. 260.##|aCoimbra :|bImprensa da Universidade,|c1923.

Novembro 2005

110.1#|aPortugal. 240.10|aLeis, decretos, etc.|gCdigo civil, |s1967 245.10|aCdigo civil portugus. 260.##|aCoimbra :|bAlmedina,|c1990.

110.1#|aPortugal. 240.10|aConstituio,|s1976 260.##|aPorto :|bPorto Editora,|cimp. 1991 [Inclui as alteraes de 1982 e 1989]

Novembro 2005

242 TTULO TRADUZIDO PELO CATALOGADOR/AGNCIA BIBLIOGRFICA (R)

O campo contm uma traduo do ttulo prprio da responsabilidade do catalogador/agncia bibliogrfica. Utiliza-se, apenas, quando o ttulo traduzido no est presente no documento como ttulo paralelo

INDICADORES

1 indicador: Entrada secundria

2 indicador: Alfabetao - caracteres vazios

0 Sem entrada secundria 1 Entrada secundria

0/9 Nmero de caracteres vazios

SUBCAMPOS

|a ; |b; |c; |h; |n; |p - ver etiqueta 245

|y Cdigo de lngua do ttulo traduzido (NR) Cdigo de 3 caracteres para a lngua do ttulo traduzido (ver http://www.loc.gov/marc/languages/)

PONTUAO

O subcampo que precede |y termina com ponto final.

EXEMPLOS 242.14|aThe Mirror.|yeng 245.04|aDer Spiegel.

242.10|aSete chaves.|ypor 245.00|aCemb Kjiioye.

Novembro 2005

245 INDICAO DO TTULO (NR)

O campo contm os elementos da zona 1 das ISBDs. Inclui o ttulo prprio, a descrio genrica de material, o 'resto do ttulo' ttulos que seguem o primeiro (em obras sem ttulo colectivo), sub-ttulos, ante-ttulos, ttulos paralelos e indicaes de responsabilidade.

INDICADORES

1 indicador: Entrada secundria

2 indicador: Alfabetao - caracteres vazios

0 Sem entrada secundria Utilizado quando no existem etiquetas 1xx, i.e., quando o ttulo entrada principal, ou quando se registam ttulos com grafia desactualizada 1 Entrada secundria

0/9 Nmero de caracteres vazios

SUBCAMPOS

|a Ttulo (NR) Contm o ttulo prprio e o ttulo alternativo, bem como o primeiro ttulo de uma obra incluindo vrios ttulos (de um ou de vrios autores) mas sem ttulo colectivo. Inclui a informao introduzida at um dos seguintes sinais de pontuao: parntesis recto [ ], vrgula,(,), sinal de igual (=) , dois pontos (:), ponto e vrgula (;) ou barra oblqua (/).

|b Resto do ttulo (NR) Inclui outros ttulos alm do primeiro (em obras sem ttulo colectivo), ttulos paralelos, e informao de outro ttulo (subttulos, antettulos). Inclui a informao introduzida depois do primeiro sinal de pontuao ISBD at ao sinal de pontuao que precede a 1 indicao de responsabilidade (/), ou o nmero /nome da parte ( |n, |p). Se existir mais do que um ttulo paralelo, mais do que um subttulo ou outros ttulos subsequentes, repete-se a pontuao prescrita pela ISBD, mas no o subcampo.

Novembro 2005

|c Indicao de responsabilidade, etc. (NR) Inclui os dados introduzidos depois da barra oblqua (/) relativos (s) indicao(es) de responsabilidade. Aps a utilizao da barra oblqua (/) e depois de inscrita a 1 indicao de responsabilidade, as outras indicaes so registadas, utilizando a pontuao prescrita nas ISBDs, ou seja, ponto e vrgula (;).

|h Designao genrica de material (R) Inclui os dados introduzidos aps |a |n ou |p e precede o 'resto do ttulo' e/ou indicaes de responsabilidade. Escreve-se em minsculas e entre parnteses rectos [ ]

|n Nmero da parte/seco (R) Inclui o nmero da parte/seco e precedido de ponto final (.)

|p Nome da parte/seco (R) Inclui a designao da parte/seco. precedido de vrgula (,) quando se apresenta depois de |n e de ponto final (.) quando segue |a, |b ou outro subcampo |p Nota: Os subcampos |n e |p podem repetir-se quando seguem os subcampos |a, |b, |n ou |p Porm, se a indicao de nmero e nome da parte/seco integra os subcampos |b e |c, o nmero e nome da parte/seco ser apenas precedido da respectiva pontuao.

PONTUAO

O campo termina com ponto final (.), ainda que esteja presente outro sinal de pontuao. Exceptuam-se os casos em que a ltima palavra do campo uma abreviatura, inicial/letra, ou outros dados que j incluam o pontuao final.

ESPAOS

Iniciais no ttulo, separadas ou no por ponto final, no levam espaos entre si. Ao contrrio, quando uma das iniciais de uma abreviatura integra mais do que uma letra introduz-se um espao entre as iniciais. As reticncias so precedidas e seguidas de espao, excepto se, depois delas, existir vrgula (,), ponto (.), ponto de exclamao (!) ou ponto de interrogao (?).

Novembro 2005

EXEMPLOS 100.1#|aChekhov, Anton Pavlovitch|d1860-1904. 245.10|aOncle Vania ;|bsuivi de Les trois soeurs /|cAnton Tchekhov ; version franaise de Gnia Cannac et Georges Perros ; notice de Gnia Cannac.

100.#|aAlcoforado, Mariana,|d1640-1723. 245.10|aCartas de amor ao cavaleiro de Chamilly /|cSoror Mariana . Carta de guia de casados / D. Francisco Manuel de Melo. 700.12|aMelo, Francisco Manuel de,|d1608-1666.|4ctb

100.1#|aHaggard, H. Rider,|d1856-1925. 245.10|aAs minas do Rei Salomo /|c H. Rider Haggard ; trad. integral de Ana Carvalho . As minas de Salomo / verso de Ea de Queiroz 1889-1890. 700.12|aQueirs, Ea de,|d1845-1900.|4ctb|4trl

245.10|aBrevirio do Brasil =|bBrasilian breviary /|cAgustina Bessa-Lus.

245.10|aParis j est a arder?

100.1#|aMilton, John,|d1608-1674. 245.10|aParadis perdu /|ctraduit par Jacques Delille ... = Paradise lost / The author John Milton ...

245.10|aAdministrative report of the Technical Consultation on the precautionary approach to capture fisheries :|ba scientific meeting /|corg. by the Government of Sweden = Rapport administratif de la Consultation Technique sur l' approche de prcaution appliqu aux pches : runion scientifique / org. par le Gouvernement Sudois.

110.1#|aFinlndia. 245.10|aConstitution of Finland ;|bParliament Act ; Procedure of Parliament.

110.2#|aAEN. 245.10|aEnseignement et formation dans le domaine nuclaire : faut-il s'inquiter?

Novembro 2005

130.0#|aMtodo para aprender portugus. 245.00|aMethodo para aprender portuguez.

100.1#|aShakespeare, William. 245.10|aTeatro /|cShakespeare.

245.00|aAntologia da novssima poesia brasileira /|csel. e notas de Gramiro de Matos, Manuel de Seabra.

245.00|aBoletim /|cCentro de Estudo, Conservao e Restauro dos Aores; dir. Paula Romo.

245.00|aColquio.|pLetras /|cdir. Hernni Cidade.

245.00|aBulletin signaltique.|n19,|pSciences humaines /|cCentre National de la Recherche Scientifique.

Novembro 2005

246 FORMAS VARIANTES DO TTULO (R)

O campo contm variantes do ttulo (ttulos relacionados) associadas ao documento. Estas variantes registam-se na etiqueta 246 se diferem substancialmente do ttulo registado em 245 ou se contribuem para uma melhor identificao do documento. Quando as variantes do ttulo se visualizam ou imprimem em nota, o termo ou frase introdutria normalmente gerado a partir do 2 indicador.

INDICADORES

2 1 indicador: Controlador de nota/entrada indicador: Tipo de ttulo secundria 0 Nota, sem Entrada Secundria 1 Nota, com Entrada Secundria 2 Sem nota, sem Entrada Secundria 3 Sem nota, com Entrada Secundria # No especificado (sem 'display constant') 0 Parte do ttulo (no gera nota) 1 Ttulo paralelo (no gera nota) 2 Ttulo distintivo 3 Outro ttulo 4 Ttulo da capa 5 Ttulo da pg. de ttulo adicional 6 Ttulo de apresentao do texto 7 Ttulo corrente 8 Ttulo da lombada

INDICADORES

2 indicador

# Ttulo no especificado Ponto(s) de acesso/entrada(s) secundria(s) para ttulos no abrangidos pelos outros valores do 2 indicador. Este valor ser utilizado para ttulos desenvolvidos, para ttulos impressos em invlucros de documentos (caixas, pastas, etc.), para ttulos ou informao impressa cabea da pgina de ttulo (relacionada com o ttulo/ttulo prprio mas que no foi possvel registar em 245) e, ainda, para outros ttulos pelos quais o documento pode tambm ser conhecido.

Novembro 2005

Utiliza-se o subcampo |i para incluir uma frase introdutria: cabea da pgina de tt.: Ttulo desenvolvido: Tt. do invlucro: Tambm conhecido por:

0 Parte do ttulo Ponto(s) de acesso/entrada(s) secundria(s) para partes do ttulo registado em 245 (partes do ttulo, em |a, ttulos alternativos, tambm em |a, ttulo da parte, em |p) e para as quais no se pretende gerar nota.

1 Ttulo paralelo Ponto(s) de acesso/entrada(s) secundria(s) para o(s) ttulo(s) paralelo(s) registados em 245. No gera nota.

2 Ttulo distintivo Ponto(s) de acesso/entrada(s) secundria(s) para ttulos especficos, alm do ttulo comum, presentes em nmeros/volumes de certos documentos relatrios anuais, 'yearbooks' e actas de conferncias onde um volume pode ser dedicado a um tema particular e, da, o ttulo especfico. A utilizao de 246.x2 pressupe a utilizao de |f Gera a nota Ttulo distintivo:

3 Outro ttulo Ponto(s) de acesso/entrada(s) secundria(s) para ttulos relacionados com o documento, mas no abrangidos pelos outros valores do 2 indicador: ttulos de encadernador, de colfon, ttulos paralelos no includos em 245, ttulo da capa em publicaes tte-bche, etc. Gera a nota Outro ttulo:

4 Ttulo da capa Ponto de acesso/entrada secundria para o ttulo impresso na capa, quando esta no a fonte principal de informao. Gera a nota Ttulo da capa:

Novembro 2005

5 Ttulo da pgina de ttulo adicional Ponto de acesso/entrada secundria para o ttulo, geralmente noutra lngua, que se apresenta numa pgina que precede ou segue a pgina de ttulo utilizada como fonte principal de informao, ou na parte invertida das publicaes tte-bche. Gera a nota Ttulo da pgina de ttulo adicional:

6 Ttulo de apresentao do texto Ponto de acesso/entrada secundria para o ttulo impresso cabea da primeira pgina de texto. Gera a nota Ttulo de apresentao do texto:

7 Ttulo corrente Ponto de acesso/entrada secundria para o ttulo impresso na margem superior ou inferior de cada pgina de uma publicao. Gera a nota Ttulo corrente:

8 Ttulo da lombada Ponto de acesso/entrada secundria para o ttulo de editor, no do encadernador, que se apresenta na lombada da publicao. Gera a nota Ttulo da lombada:

SUBCAMPOS

|a |b |h |n |p ver campo 245

|f Data ou sequncia (NR) Contm datas, ou nmeros de volumes e fascculos relacionados com o ttulo registado em 246. No se utiliza quando o 2 indicador apresenta os valores 0 ou 1

|g Informao vria (NR) Para dados no abrangidos por outro subcampo

Novembro 2005

|i Texto (NR) Inclui o texto ou frase introdutria que deve ser visualizado ou impresso, sempre que no sejam adequados os 'display constants' associados aos valores 2-8 do 2 indicador. Quando utilizado, este subcampo ser o 1 desta etiqueta, precedendo |a

PONTUAO

O campo no termina com sinal de pontuao, excepto se a ltima palavra for uma abreviatura, inicial/letra, ou quaisquer dados que terminem com sinal de pontuao. Cfr. indicaes relativas pontuao dos subcampos da etiqueta 245.

ARTIGOS INICIAIS

No se introduzem neste campo, excepto se se pretende alfabet-los.

ESPAOS EM BRANCO NO SUBCAMPO |f

Se apenas est disponvel a ltima data, introduz-se um espao em branco antes do hfen; existindo as duas datas, com a primeira incompleta, o espao em branco precede igualmente o hfen.

ORDEM DE INTRODUO

Havendo vrias etiquetas 246 num s registo, a sua ordenao a seguinte: - etiquetas 246 com valor 0 no 2 indicador - etiquetas 246 com valor 1 no 2 indicador - restantes etiquetas 246, de acordo com a ordem das notas

EXEMPLOS 245.10|a33+9 leituras plsticas de Fernando Pessoa. 246.3#|aTrinta e trs mais nove leituras plsticas de Fernando Pessoa

245.00|aOrigens poeticas do christianismo. 246.0#|i cabea da pg. de tt.:|aSciencia das religies 740.0#|aCincia das religies. 740.0#|aOrigens poticas do cristianismo

Novembro 2005

245.10|aBblia latina. 260.##|aMoguntia :|bJohannez Fust,|c1462. 246.1#|iTambm conhecida por.:|aBblia das 48 linhas

245.10|aBaedae opera histrica. 246.30|aOpera historica 245.10|a101 rponses sur l'acupuncture, ou La mdecine par l'nergie. 246.30|aLa mdecine par l'nergie

245.10|aBrevirio do Brasil =|bBrazilian breviary. 246.31|a Brazilian breviary

245.10|a11th International Meeting of University Administrators : the business of universities. 246.12|aThe business of universities|f1998

245.10|aBreve resumo dos privilegios da nobreza... 246.13|aHistoria portuguesa - Opsculos II [ttulo do encadernador]

245.10|aAdministrative report of the Technical Consultation on the Precautionary approach to Capture Fisheries (including species introductions). 246.13|aRapport administratif de la Consultation Technique sur l'approche de prcaution applique aux pches (y compris les introductions d'espces) [tt. paralelo no registado em 245] 246.13|aInforme administrativo de la Consulta tecnica sobre el enfoque precautorio para la pesca de captura (incluidas las introducciones de especies) [tt. paralelo no registado em 245]

245.00|aEduardo Loureno :|buma cartografia imaginria : exposio bibliogrfica. 246.14|aHomenagem a Eduardo Loureno :|b60 anos de vida literria e filosfica

245.10|a25 [de] Abril por c. 246.15|aAbril por c

Novembro 2005

245.10|aBreve resumo dos privilegios da nobreza 246.16|aNobreza literria

245.10|aHistoire des recherches sur la quadrature du cercle. 246.17|aQuadrature du cercle

245.10|aMalhoa o portugus dos portugueses e Columbano o portugus sem portugueses. 246.18|aMalhoa & Columbano

Novembro 2005

247 TTULO ANTERIOR (R)

O campo inclui os ttulos anteriores de uma publicao em srie, quando as normas catalogrficas indicam que a catalogao se faa a partir do ttulo mais recente, registando-se os ttulos anteriores nesta etiqueta. Nas bibliotecas da UC, quando ocorrem alteraes significativas no ttulo de uma publicao em srie, prtica corrente criar-se um novo registo bibliogrfico e recorrer-se aos campos 780 e 785 (entradas relacionadas) para indicar os ttulos anteriores e os subsequentes.

INDICADORES

1 indicador: Entrada secundria

2 indicador: Controlador de nota

0 Sem entrada secundria

0 Visualizar nota Display constant : Titulo anterior

1 Entrada Secundria

1 No visualizar nota

No sendo possvel produzir uma nota clara a partir dos dados includos na etiqueta, introduz-se manualmente o texto numa etiqueta 547 (Nota explicativa para ttulos anteriores), mudando o valor do 2 indicador para 1.

SUBCAMPOS

|a |b |h |n |p ver campo 245

|f Limites cronolgicos e numricos (NR)

|g Informao vria (R)

|x ISSN (NR)

PONTUAO

O campo no termina com sinal de pontuao, excepto se a ltima palavra for uma abreviatura, incial/letra, ou quaisquer dados que terminem com sinal de pontuao. Cfr. as indicaes relativas pontuao dos subcampos da etiqueta 245.

Novembro 2005

ARTIGOS INICIAIS

No se introduzem neste campo, excepto se se pretende alfabet-los.

EXEMPLOS 245.00|aBulletin signaltique.|n520,|pSciences de l'ducation. 247.10|aBulletin signaltique.|n19

Novembro 2005

25x 28x EDIO, PUBLICAO, ETC.

250 INDICAO DA EDIO (NR)

255 MATERIAL CARTOGRFICO DADOS MATEMTICOS (R)

256 FICHEIROS DE COMPUTADOR CARACTERSTICAS (R)

260 PUBLICAO, DISTRIBUIO, ETC. (ZONA 4 DAS ISBDs)

250 INDICAO DA EDIO (NR)

INDICADORES

1 indicador: Sem valor atribudo

2 indicador: Sem valor atribudo

SUBCAMPOS

|a Indicao da edio (NR) Inclui todos os dados at ao primeiro sinal de igual (=) ou at barra oblqua (/), ou seja, a indicao de edio e as indicaes adicionais de edio.

|b Restantes elementos da indicao de edio (NR) Inclui as indicaes paralelas de edio e as indicaes de responsabilidade relativas edio. precedido, no primeiro caso, de sinal de igual (=) e, no segundo, de barra oblqua (/) No sendo um subcampo repetvel, introduzir-se- a pontuao prescrita nas ISBDs sempres que tal se mostre necessrio.

PONTUAO

O campo termina com ponto final.

EXEMPLOS

250.##|a2 ed., rev. e aum.

250.##|a2 ed., 1 tir.

250.##|aEd. escolar.

250.##|a1999 ed.

250.##|aEd. facsimil. /|bbajo la dir. de Manuel Moleiro Rodrguez.

250.##|aEd. /|borg. por Hernni Cidade; il de Lima de Feitas.

Novembro 2005

250.##|aCanadian edition =|bdition canadienne.

250.##|aRev. ed. /|bwith revisions, an introduction, and a chapter on writing by E.C. White, 2nd ed. / with the assistance of Eleanor Gould Packard.

Novembro 2005

255 MATERIAL CARTOGRFICO DADOS MATEMTICOS (R)

O campo inclui os elementos previstos na zona 3 da ISBD (CM). Estes dados podem tambm ser registados, de forma codificada, no campo 034.

INDICADORES

1 indicador: Sem valor atribudo #

2 indicador: Sem valor atribudo #

SUBCAMPOS

|a Escala (NR) Inclui todos os dados at ao ponto e vrgula (;) quando o subcampo seguido de |b.

|b Projeco (NR) Inclui todos os dados que seguem o ponto e vrgula (;), mas no o primeiro parntesis ( ( ) que precede os subcampos |c, |d e/ou |e.

|c Coordenadas (NR)

|d Zona (NR)

|e Equincio (NR)

PONTUAO

O campo termina com ponto final.

EXEMPLOS

255.##|aSem indicao de escala.

255.##|aEscala 1:25.000.

255.##|aEscala [1:277.740 aprox.].

255.##|aEscala 1:250.000 ;|bproj. cnica.

Novembro 2005

256 FICHEIROS DE COMPUTADOR CARACTERSTCAS (NR)

O campo inclui os elementos previstos na zona 3 da ISBD (ER).

INDICADORES

1 indicador: Sem valor atribudo

2 indicador: Sem valor atribudo

SUBCAMPOS

|a Caractersticas do ficheiro de computador (NR) Inclui o tipo de ficheiro e, facultativamente, informao sobre a sua extenso. Em registos que seguem as prescries das ISBDs, o nmero de registos, bytes, etc., includo em parntesis ( ).

PONTUAO

O campo termina com ponto final.

EXEMPLOS

256.##|aDados (2 ficheiros : 876.000, 775.000 registos).

256.##|aDados textuais (1 ficheiro PDF com 122 pginas).

256.##|aDados numricos.

256.##|aProgramas.

256.##|aDados e programas.

256.##|aDados (5 ficheiros) e programa (1 ficheiro).

Novembro 2005

260 PUBLICAO, DISTRIBUIO, ETC. (R)

O campo regista informao que respeita publicao, impresso, distribuio, 'release', ou produo da obra.

INDICADORES

1 indicador: Sequncia dos dados de publicao # No aplicvel/Sem informao/Editor mais antigo 2 Editor intermdio 3 Editor actual ou mais recente

2 indicador: Sem valor atribudo

De acordo com as prescries das ISBDs e com as RPC, utiliza-se o valor # no primeiro indicador.

SUBCAMPOS

|a Local de publicao, distribuio, etc. (R) Contm o local de publicao e outros elementos relativos ao local, como o endereo e correces ou clarificaes relativas a locais errados ou fictcios introduzidas entre parntesis rectos [ ]. O subcampo inclui todos os elementos at ao sinal de pontuao seguinte: dois pontos (:) que precedem o editor (|alocal : |beditor) ou ponto e vrgula (;) que precede um 2 local de publicao (|alocal; |alocal)

|b nome do editor, distribuidor, etc. (R) Contm o nome do editor e/ou distribuidor, indicao de funo e correces a informao errada. O subcampo sempre precedido de dois pontos (:) e inclui todos os elementos at pontuao ISBD que precede o subcampo seguinte: vrgula (,) para a data (,|cdata) dois pontos (:), se existe um outro editor (|alocal :|beditor :|beditor) ponto e vrgula (;) se existe um outro local e editor (|alocal :|beditor ;|alocal :|beditor)

Novembro 2005

|c data de publicao, distribuio, etc. Contm a data de publicao, distribuio, etc., e a data de impresso se esta substitui a data de publicao. Vrias datas publicao, copyright, impresso so registadas num nico |c. O subcampo sempre precedido de vrgula (,) e termina com ponto final (.) hfen (-), para datas em aberto parntesis rectos ( ] ) ou parntesis curvos ( ) ) Havendo outro subcampo depois de |c, o ponto final omite-se.

|e Local de impresso Contm o local de impresso e outros elementos que lhe respeitem. O subcampo registado aps |c, entre parntesis ( ( ), e inclui todos os dados at pontuao seguinte dois pontos (:).

|f Impressor Contm o nome do impressor e outros qualificadores que lhe respeitem. Pode utilizar-se a abreviatura [s.n.] quando se desconhece o seu nome. O subcampo inclui todos os dados que seguem os dois pontos (:) at vrgula (,) que precede a data de impresso, ou, at ao parntesis curvo, se o impressor for o ltimo elemento do campo.

|g Data de impresso Se a data de impresso foi utilizada no local da data de edio, em |c, no se regista de novo no subcampo |g. O subcampo contm os dados que seguem a vrgula (,) e termina com um parntesis curvo.

PONTUAO

O campo termina com ponto final ou parntesis curvos ou rectos. Ver tambm descrio dos subcampos.

Novembro 2005

ESPAOS

Se a data de publicao estiver em aberto, o hfen ser o ltimo elemento do campo. Contudo, se a data em aberto for seguida de outros dados, devem digitar-se, a seguir ao hfen, 2 espaos seguidos do identificador de subcampo. As iniciais, incluindo iniciais em nomes de pessoas, no levam espaos entre si.

EXEMPLOS

260.##|aVila Nova de Famalico :|bQuasi,|c2001.

260.##|aLisboa ;|aSo Paulo :|bVerbo,|c1997.

260.##|aSanta Maria da Feira :|bCmara Municipal :|bLiga dos Amigo da Feira

260.##|aPorto :|bFundao Eng. Antnio de Almeida ;|aCampinas :|bUnicamp

260.##|aLisboa :|bLivros do Brasil,|c[D.L. 1996]

260.##|aLisboa :|bUlisseia,|cD.L. 1995.

260.##|aParis :|bFondation Calouste Gulbenkian, Centre Culturel Portugais,|c1988.

260.##|aParis :|bCNRS,|c1970-

260.##|aFaro :|b[s.n.],|c1988- |e(Faro :|fTip. Grfica)

260.##|aLisbonne :|bFondation Calouste Gulbenkian = Lisboa : Fundao Calouste Gulbenkian,|c2000.

Novembro 2005

3XX DESCRIO FSICA, ETC.

300 DESCRIO FSICA (R)

310 PERIODICIDADE ACTUAL DA PUBLICAO (NR)

321 PERIODICIDADE ANTERIOR DA PUBLICAO (R)

362 LIMITES CRONOLGICOS E NUMRICOS PARA SRIES ZONA 3 (R)

300 DESCRIO FSICA (R)

INDICADORES

1 indicador: Sem valor atribudo

2 indicador: Sem valor atribudo

SUBCAMPOS

|a Extenso (R) Em obras no completadas, indica-se apenas o tipo de unidade fsica precedido de 3 espaos. Inclui todos os dados at ao sinal de pontuao seguinte: dois pontos (:), ponto e vrgula (;) ou sinal mais (+).

|b Outras caractersticas fsicas (NR) Precedido de dois pontos (:). Inclui todos os dados que seguem os dois pontos at ao sinal de pontuao seguinte: ponto e vrgula (;) ou sinal mais (+).

|c Dimenses (R) Precedido de ponto e vrgula (;) Inclui todos os dados que seguem o ponto e vrgula at ao sinal de pontuao seguinte: sinal mais (+).

|e Material acompanhante (NR) Precedido de sinal mais (+)

PONTUAO

O campo termina com ponto final (.) se o registo incluir campos 4xx; se no incluir, terminar com ponto final ou com outro sinal de pontuao ou parntesis, se presentes.

EXEMPLOS

300.##|aX, 109 p.

300.##|a vol. ;|c25 cm.

Novembro 2005

300.##|a189 p., [4] f. est. :|bil. ;|c31 cm.

300.##|a106 p. :|bmuito il. ;|c22 cm.

300.##|a[348] p. :|bil. ;|c21 cm. +|e1 vol. (facsimiles)

Novembro 2005

310 PERIODICIDADE ACTUAL DA PUBLICAO (NR)

O campo contm informao sobre a periodicidade actual da publicao.

INDICADORES

1 indicador: Sem valor atribudo

2 indicador: Sem valor atribudo

SUBCAMPOS

|a Periodicidade actual da publicao (NR) Contm a indicao de periodicidade, excepto datas seguido de vrgula se existir o subcampo |b

|b Data da periodicidade actual da publicao (NR) Contm a data de incio da periodicidade actual da publicao quando difere da data de incio da publicao.

PONTUAO

O campo no termina com qualquer sinal de pontuao, excepto se a ltima palavra for uma abreviatura, inicial/letra ou outros dados que terminem com sinal de pontuao.

EXEMPLOS

310.##|aMensal

310.##|aMensal (excepto Julho e Agosto)

310.##|aAnual,|b1983-

Novembro 2005

321 PERIODICIDADE ANTERIOR DA PUBLICAO (R)

O campo contm informao sobre a periodicidade anterior da publicao e s preenchido se existir no registo um campo 310.

INDICADORES

1 indicador: Sem valor atribudo

2 indicador: Sem valor atribudo

SUBCAMPOS

|a Periodicidade anterior da publicao (NR) Contm a indicao de periodicidade, excepto datas seguido de vrgula se existir o subcampo |b Pode utilizar-se a frase ' a periodicidade varia', quando se conhecem mais de 3 periodicidades anteriores.

|b Data da periodicidade anterior da publicao (NR) Contm a data de incio e fim da periodicidade anterior da publicao. Se o subcampo |a incluir a frase 'a periodicidade varia', |b integrar as datas limites dessas periodicidades anteriores. Quando presente, precedido de vrgula (,).

PONTUAO

O campo no termina com qualquer sinal de pontuao, excepto se a ltima palavra for uma abreviatura, inicial/letra ou outros dados que terminem com sinal de pontuao.

EXEMPLOS

310.##|aAnual,|b1983321.##|aBianual,|b1981/1982

310.##|aMensal,|b1955-1980 321.##|aAnual,|b1935-1954

Novembro 2005

362 LIMITES CRONOLGICOS E NUMRICOS ZONA 3 ISBD(S) E (CR)

INDICADORES

1 indicador: Formato da data

2 indicador: Sem valor atribudo

0 Formatada 1 No formatada

SUBCAMPOS

|a Limites cronolgicos e numricos (NR)

|z Fonte da informao (NR) Precedido de ponto final, excepto se |a terminar com outro sinal de pontuao.

PONTUAO

O campo termina com ponto final, excepto se o ltimo elemento terminar com outro sinal de pontuao.

EXEMPLOS

362.0#|aVol. 4, n. 1/6 (1917)

362.0#|aVol. 1, n. 1 (1914) Vol. 3, n. 7/12 (1916).

362.0#|a15 Jan. 1960

362.0#|aVol. 1 (1921)-vol. 19 (1939) ; n.s., Vol. 1 (1946)

362.1#|aComeou em 1964.

Novembro 2005

4XX SRIE

440 INDICAO DA SRIE (R)

440 INDICAO DA SRIE (R)

O campo contm os elementos previstos na zona 6 das ISBDs. Possibilita um ponto de acesso (entrada secundria) para a srie.

INDICADORES

1 indicador: Sem valor atribudo

2 indicador: Alfabetao - caracteres vazios

0/9 Nmero de caracteres vazios

SUBCAMPOS

|a Ttulo da srie (NR)

|n Nmero da parte/seco (R) precedido de ponto final (.)

|p Nome da parte/seco (R) precedido de vrgula (,) ou, no existindo |n, de ponto final (.)

|v Indicao do volume (NR) precedida de ponto e vrgula (;)

|x ISSN (NR) precedido de vrgula (,) Nota: se existir um ISSN da srie, mas o ttulo no se encontrar no documento, o ISSN ser introduzido num campo 500 (nota geral). A abreviatura ISSN gerada na visualizao.

PONTUAO

Utiliza-se a pontuao prescrita nas ISBDs. O campo no termina com sinal de pontuao, excepto se a ltima palavra for uma abreviatura, incial/letra, ou outros dados que terminem com sinal de pontuao. Os parntesis curvos que incluem a indicao da srie so gerados como 'display constant'.

Novembro 2005

EXEMPLOS

440.#0|aObras Completas de Abel Salazar

440.#0|aColeco Almedina ;|v13

440.#0|aCorpus Christianorum.|pContinuatio Mediaevalis ;|v49

440.#0|aBiblioteca de iniciacin cultural.|nSeccin XII,|pCiencias naturales ;|v183

440.#0|aBiblioteca breve.|pLiteratura,|x0871-5165 ;|v22

440.#0|aInternational map of the world 1:1 000 000 = Carte internationale du monde au 1:1 000 000

Novembro 2005

5XX NOTAS 500 NOTA GERAL (R) 501 NOTA "COM", "PUBLICADO COM" (R) 502 NOTA DE TESE (R) 504 NOTA DE BIBLIOGRAFIA, ETC. (R) 505 NOTA DE CONTEDO (R) 506 NOTA SOBRE RESTRICES CONSULTA (R) 508 NOTA SOBRE CRDITOS (R) 510 NOTA DE CITAO/REFERNCIA, NDICES EXTERNOS (R) 515 NOTA SOBRE PARTICULARIDADES DA NUMERAO (R) 520 RESUMO, ETC. (R) 525 NOTA DE SUPLEMENTO (R) 530 NOTA SOBRE OUTROS FORMATOS FSICOS (R) 533 NOTA SOBRE REPRODUES (R) 534 NOTA SOBRE O ORIGINAL (R) 538 NOTA SOBRE REQUISITOS DO SISTEMA RECURSOS ELECTRNICOS (R) 546 NOTA SOBRE A LNGUA (R) 550 NOTA SOBRE COLECTIVIDADES LIGADAS PUBLICAO/EDIO (R) 555 NOTA SOBRE NDICES CUMULATIVOS OU EQUIVALENTE (R) 580 NOTA SOBRE ENTRADAS RELACIONADAS (R)

500 NOTA GERAL (R) O campo contm informao para a qual no existe campo 5xx especfico.

INDICADORES

1 indicador: Sem valor atribudo

2 indicador: Sem valor atribudo

SUBCAMPOS

|a Texto da nota (NR)

PONTUAO

O campo termina com um ponto final (.), excepto se existir outro sinal de pontuao.

EXEMPLOS

500.##|aAutor identificado em fontes de referncia: Padre Antnio Pereira de Figueiredo (Inoc. VI, 161)

500.##|aSep. de: Actas do Congresso "Histria da Universidade", vol. 5, 1990.

500.##|aVerso das folhas em branco.

500.##|aTt. paralelos em vrias lnguas.

500.##|aPginas tambm numeradas: 321-350.

Novembro 2005

501 NOTA "COM:"; "PUBLICADO COM:"(R)

O campo contm uma nota que indica a existncia de mais de um ttulo, numa s unidade bibliogrfica, no momento da publicao. Normalmente, a unidade bibliogrfica no apresenta ttulo colectivo.

Em registos sonoros, utiliza-se a nota para vrias obras de autores diferentes publicadas no mesmo suporte, para as quais se criaram registos separados, cada um dos quais apresentando uma nota "Com".

Em vdeos e filmes, a utilizao da nota indica que dois ou mais ttulos diferentes se apresentam na mesma bobine, banda, cassette, etc.

O campo inicia-se com a preposio Com, ou com a frase Publicado com.

INDICADORES

1 indicador: Sem valor atribudo

2 indicador: Sem valor atribudo

SUBCAMPOS

|a Nota "Com"(NR)

PONTUAO

O campo termina com um ponto final (.), excepto se existir outro sinal de pontuao.

EXEMPLOS

501.##|aPublicado com: Carta de Guia de Casados / Francisco Manuel de Melo. [Pressupe a criao de um registo bibliogrfico autnomo para a(s) outra(s) obra(s) includa(s) na mesma unidade fsica]

501.##|aPublicado com: Lancillotti Galliae ... Patrocinium pro republica Alexandrina

100.1#|aDbussy, Claude,|d1862-1918. 245.10|aClair de lune. 501.##|aPublicado com: La lune blanche / Igor Strawinsky.

Novembro 2005

Novembro 2005

502 NOTA DE TESE (R)

O campo indica que o documento uma tese, dando informaes sobre o tema, faculdade e universidade e data de apresentao. Informaes sobre edies posteriores das teses, correspondendo a notas do tipo Originalmente tese de doutoramento, etc., so registadas numa nota geral 500.

INDICADORES

1 indicador: Sem valor atribudo

2 indicador: Sem valor atribudo

SUBCAMPOS

|a Texto da nota (NR)

PONTUAO

O campo termina com um ponto final (.), excepto se existir outro sinal de pontuao.

EXEMPLOS

502.##|aDissertao de Mestrado em Geografia (Geografia Fsica e Estudos Ambientais), apresentada Fac. de Letras da Univ. de Coimbra.

502.##|aTese : Paris : Letras, 1970.

500.##|aOrig. tese de doutoramento em Histria, apresentada Fac. de Letras da Univ. de Coimbra, em 1983. [Edio comercial da dissertao original: 500 e no 502]

Novembro 2005

504 NOTA DE BIBLIOGRAFIA, ETC. (R)

O campo contm informao sobre existncia de bibliografias, filmografias, discografias, etc. no documento ou no seu material acompanhante.

INDICADORES

1 indicador: Sem valor atribudo

2 indicador: Sem valor atribudo

SUBCAMPOS

|a Texto da nota (NR)

PONTUAO

O campo termina com um ponto final (.), excepto se existir outro sinal de pontuao.

EXEMPLOS

504.##|aBibliografia: p. 340-345.

504.##|aDiscografia: p. 25-30.

504.##|aFilmografia: p. 200-220.

504.##|aInclui referncias bibliogrficas.

504.##|aLista cronolgica das obras do A.: p. 250-251

Novembro 2005

505 NOTA DE CONTEDO (R)

O campo contm uma nota de contedo formatada. Notas no formatadas ("Inclui em apndice o texto das alteraes constitucionais", p. ex.) sero introduzidas numa nota geral 500.

A palavra Contm, ou a frase Contedo incompleto, sero visualizadas em OPAC, mas no se introduziro no registo.

INDICADORES

1 indicador: Controlador de 'display constant2 indicador: Nvel de codificao

0 Contedo [completo]

# Bsico Utilizao de um nico subcampo |a

1 Contedo incompleto 2 Contedo parcial 8 Sem visualizao de nota

0 Pormenorizado

De acordo com a prtica catalogrfica portuguesa, utilizar-se-o os valores 0 ou 1, no 1 indicador, e # no 2 indicador.

SUBCAMPOS

|a Texto da nota, formatado (NR)

PONTUAO

O campo termina com um ponto final (.), excepto se existir outro sinal de pontuao ou parntesis rectos [ ]. Se o contedo do campo est incompleto no se coloca o ponto final (.), excepto se a ltima palavra, letra/inicial ou abreviatura terminar com esse sinal de pontuao.

A nota de contedo pode incluir a pontuao prescrita nas ISBDs.

Novembro 2005

EXEMPLOS

505.0#|aVol. 1: Reconstituio de famlias e outros mtodos microanalticos para a histria das populaes : estado actual e perspectivas para o futuro / coord. David Reher. - Vol. 2: Mulheres, trabalho e reproduo : atitudes sociais e polticas de proteco vida / coord. Mary Nash, Rosa Ballester. - Vol. 3: Expostos e ilegtimos na realidade ibrica : do sculo XVI ao presente / coord. Vicente Prez Moreda.

300.##|a vol. :|bfacsimil. ;|c23 cm. 505.1#|aParte I : Catena Sinautica. - XXXVIII, 323 p. - Parte II : Collectio Coisliniana in Genesim. CXIX, 308 p [Obra em publicao; o campo no termina com ponto final]

500.##|aContm um texto original portugus: O mistrio dos Painis / de Maria Jorge Couto Viana Lomba. [Nota de contedo no formatada]

Novembro 2005

506 NOTA SOBRE RESTRIES CONSULTA (R)

O campo contm informao sobre as restries impostas consulta do documento. Utilizar este campo para documentos manuscritos, ou impressos no publicados.

INDICADORES

1 indicador: Sem valor atribudo

2 indicador: Sem valor atribudo

SUBCAMPOS

|a Texto da nota (NR)

PONTUAO

O campo termina com um ponto final (.), excepto se existir outro sinal de pontuao.

EXEMPLOS

506.##|aClassificado.

506.##|aConfidencial.

506.##|aPara circulao interna.

506.##|aConsulta restrita: material frgil.

506.##|aConsulta mediante solicitao escrita.

506.##|aConsulta interdita at 2020.

Novembro 2005

508 NOTA SOBRE CRDITOS (R)

O campo inclui os nomes de pessoas ou colectividades que participaram na produo e/ou criao da obra, excepto os intrpretes. O termo Crditos no ser introduzido no registo, mas gerado como 'display constant' associado a esta etiqueta.

INDICADORES

1 indicador: Sem valor atribudo

2 indicador: Sem valor atribudo

SUBCAMPOS

|a Texto da nota (NR)

PONTUAO

O campo termina com um ponto final (.), excepto se existir outro sinal de pontuao.

EXEMPLOS

508.##|aCenrio e dilogo Richard Roy, Odile Poliquin et Michel Michau; msica original Charles Papasoff.

508.##|aBaseado no romance homnimo de Camilo Castelo Branco.

Novembro 2005

510 NOTA DE CITAO/REFERNCIA, NDICES EXTERNOS (R)

O campo contm informao sobre obras de referncia (fontes externas) em que so citados, referenciados ou recenseados os documentos que se catalogam. Quando o documento referenciado, citado ou recenseado em vrias obras de referncia, repete-se o campo.

INDICADORES

indicador:

Localizao

na

obra

de indicador: Sem valor atribudo 2

referncia 0 Localizao desconhecida 1 Localizao completa 2 Localizao selectiva 3 Localizao no fornecida apenas o ttulo da obra de referncia 4 Localizao fornecida o ttulo e a localizao especfica (pg., n, vol., coluna) #

Utilizar-se-o os valores 0 (display constant Indexado por:); 3 (display constant Referenciado em:); 4 (display constant Referenciado em:)

SUBCAMPOS

|a Ttulo da obra de referncia (NR)

|b Limites cronolgicos (NR) Precedido de vrgula (,)

|c Localizao na obra de referncia (NR) Precedido de vrgula (,)

|x ISSN Precedido de vrgula (,)

Novembro 2005

PONTUAO

O campo no termina com sinal de pontuao, excepto se o ltimo elemento do campo for uma abreviatura, inicial/letra, ou outros dados que terminem com sinal de pontuao. Se o ltimo subcampo for |b e incluir uma data em aberto, o campo terminar com hfen.

EXEMPLOS

510.0#|aEducation Index,|x0013-1385,|b1966-

510.0#|aChemical abstracts,|x0009-2258

510.3#|aCopac (http://copac.ac.uk/)

510.4#|aInocncio,|cVII, p. 63 510.4#|aPinto de Matos,|cp. 482

Novembro 2005

515 NOTA SOBRE PARTICULARIDADES DA NUMERAO (R)

O campo contm informao textual sobre irregularidades ou particularidades que respeitam numerao.

INDICADORES

1 indicador: Sem valor atribudo

2 indicador: Sem valor atribudo

SUBCAMPOS

|a Texto da nota (NR)

PONTUAO

O campo termina com um ponto final (.), excepto se existir outro sinal de pontuao.

EXEMPLOS

515.##|aA designao 'Nova Srie' desaparece no vol. 30.

515.##|aAlguns volumes sem numerao.

515.##|aSuspensa entre 1939-1945.

Novembro 2005

520 RESUMO, ETC. (R)

O campo contm informao textual abreviada sobre o objectivo e contedo dos documentos. Pode incluir um resumo, 'abstract', anotao, recenso crtica ou, simplesmente, uma frase descrevendo o documento.

INDICADORES

1 indicador: Controlador de 'display constant' indicador: Sem valor atribudo 2

# Resumo 0 Assunto 1 Recenso 2 Objectivos e contedo 3 'Abstract' 8 Sem 'display constant'

Se o campo for preenchido, utilizar-se-, em princpio o valor # no 1 indicador.

SUBCAMPOS

|a Texto do resumo, etc. (NR)

PONTUAO

O campo termina com um ponto final (.), excepto se existir outro sinal de pontuao.

EXEMPLOS

520.##|aMiscelnea de legislao portuguesa, sobre temas vrios, produzida entre 1703-1832.

Novembro 2005

525 NOTA DE SUPLEMENTO (R)

O campo contm informao sobre suplementos ou nmeros especiais que no foram catalogados separadamente, nem integram o campo 770. A nota utilizada, apenas, para suplementos sem designao e/ou nmeros especiais.

INDICADORES

1 indicador: Sem valor atribudo

2 indicador: Sem valor atribudo

SUBCAMPOS

|a Texto da nota (NR)

PONTUAO

O campo termina com um ponto final (.), excepto se existir outro sinal de pontuao.

EXEMPLOS

525.##|aAlguns nmeros tm suplementos.

525.##|aA publicao apresenta vrios suplementos.

Novembro 2005

530 NOTA SOBRE OUTROS FORMATOS FSICOS (R)

O campo inclui informao sobre outros suportes em que o documento descrito se encontra disponvel. O campo 530 utilizado, apenas, para notas relativas a outros suportes. Informaes sobre outras edies verses anteriores, abreviadas ou em diferentes lnguas registamse numa nota geral 500.

INDICADORES

1 indicador: Sem valor atribudo

2 indicador: Sem valor atribudo

SUBCAMPOS

|a Texto da nota (NR)

|u URI Identificador de Recurso Uniforme (R) Inclui um URL ou um URN que conduz a um recurso electrnico

PONTUAO

O campo termina com um ponto final (.), excepto se existir outro sinal de pontuao.

EXEMPLOS

530.##|aCD-ROM disponvel para consulta.

530.##|aTambm disponvel em microficha.

530.##|aVerso online disponvel em|uhttp://www.ifla.org/VII/s13/pubs/isbd.htm.

Novembro 2005

533 NOTA SOBRE REPRODUES (R)

O campo inclui informao sobre a reproduo de documentos, ocupando a descrio dos originais a parte principal do registo bibliogrfico. Utiliza-se o campo quando, existindo diferenas entre o original e a reproduo, a biblioteca pretende fornecer num mesmo registo informao sobre o original (parte descritiva principal) e sobre a reproduo (nota).

INDICADORES

1 indicador: Sem valor atribudo

2 indicador: Sem valor atribudo

SUBCAMPOS

|a Tipo de reproduo (NR) |b Local da reproduo (R) |c Agncia responsvel pela reproduo (R) |d Data da reproduo (NR) |e Descrio fsica da reproduo (NR) |f Indicao da srie da reproduo (NR) |m Datas dos documentos/nmeros originais reproduzidos (R) |n Nota sobre a reproduo (R)
PONTUAO

O campo termina com um ponto final (.), excepto se existir outro sinal de pontuao.
EXEMPLOS

533.##|aMicrofilme.|m1962-1965.|bAnn Arbor, Mich :|cUniversity Microfilms International,|d1988. |e1 microfilme ; 35mm.

Novembro 2005

534 NOTA SOBRE O ORIGINAL (R)

O campo inclui informao sobre o documento original, ocupando a descrio da reproduo a parte principal do registo bibliogrfico.

INDICADORES

1 indicador: Sem valor atribudo

2 indicador: Sem valor atribudo

SUBCAMPOS

|a Entrada principal do original (NR) |b Indicao de edio do original (NR) |c Publicao, distribuio, etc. do original (NR) |e Descrio fsica do original (NR) |f Indicao da srie do original (R) |k Ttulo-chave do original (R) |l Localizao do original (NR) |m Dados das zonas 3 (NR) |n Nota sobre o original (R) |p Frase introdutria (NR) |t Ttulo do original (NR) |x ISSN do original (R) |z ISBN DO ORIGINAL (R)
NOTA: De acordo

com a prtica catalogrfica portuguesa, os subcampos mais utilizados sero |p e |c

Novembro 2005

PONTUAO

No subcampo |c utiliza-se a pontuao prescrita pela ISBD. O campo termina com um ponto final (.), excepto se existir outro sinal de pontuao.

EXEMPLOS

245.10|a[Libro de horas de la Virgen Tejedora]. 260.##|aEspanha :|bFundacin Lzaro Galiano: Millenium Liber,|cD.L. 2002. 534.##|pFacsimile de:|emanuscrito 15452 da|lBiblioteca da Fundacin Lzaro Galdiano, |cproduzido provavelmente em Paris no sculo 15.

245.10|aOs Lusadas. 260.##|a[S.l.] :|bACD Editores,|cD.L. 2004. 534.##|pFacsimile da|b1 ed.,|cLisboa : em casa de Antnio Gonalves impressor, 1572.

Novembro 2005

538 NOTA SOBRE REQUISITOS DO SISTEMA RECURSOS ELECTRNICOS (R)

O campo inclui certos tipos de cdigos ou caractersticas fsicas de ficheiros de computador: linguagem de programao, modo de acesso, modelo do computador, sistema operativo, memria, perifricos necessrios.

INDICADORES

1 indicador: Sem valor atribudo

2 indicador: Sem valor atribudo

SUBCAMPOS

|a Requisitos do sistema (NR)

|i Texto livre para visualizao (NR)

|u Identificador de recurso uniforme URI (NR)

Em regra, utiliza-se apenas o subcampo |a.

PONTUAO

O campo termina com um ponto final (.), excepto se existir outro sinal de pontuao. Se o ltimo subcampo for |u, o sinal de pontuao preced-lo-.

EXEMPLOS

538.##|aEscrito em FORTRAN H.

538.##|aDados em caracteres ASCII.

538.##|aModo de acesso: Internet.

538.##|aConfigurao mnima : IBM-PC; Pentium a 133 MHz; Windows 95,98 ou NT 4.0; 16 MB de memria RAM; 2 MB de espao no disco; leitor de CD-ROM; placa de vdeo SVGA.

Novembro 2005

546 NOTA SOBRE A LNGUA (R)

O campo inclui uma nota textual que indica a(s) lngua(s) do documento. Utiliza-se ainda para indicar alfabetos, escritas ou outros sistemas de smbolos presentes no documento. A informao codificada sobre a(s) lngua(s) regista-se em 008, posio 35-37 e no campo 041.

INDICADORES

1 indicador: Sem valor atribudo

2 indicador: Sem valor atribudo

SUBCAMPOS

|a Nota sobre a lngua (NR)

|b Cdigo ou alfabeto (R) Precedido de ponto e vrgula (;)

PONTUAO

O campo termina com um ponto final (.), excepto se existir outro sinal de pontuao.

EXEMPLOS

008/35-37: eng 546.##|aTexto em ingls.

008/35-37: hun 041.0#|ahun|bfre|bger|brus 546.##|aTexto em hngaro; resumos em francs, alemo, russo.

546.##|aPortugus;|bbraille.

Novembro 2005

550 NOTA SOBRE COLECTIVIDADES LIGADAS PUBLICAO/EDIO (R)

O campo inclui informao sobre organismos ligados publicao de um documento. bem como informaes sobre se um documento o rgo oficial de uma colectividade, etc. Utiliza-se normalmente o campo para explicitar a funo de uma colectividade registada num campo 7XX.

INDICADORES

1 indicador: Sem valor atribudo #

2 indicador: Sem valor atribudo #

SUBCAMPOS

|a Texto da nota (NR)

PONTUAO

O campo termina com um ponto final (.), excepto se existir outro sinal de pontuao.

EXEMPLOS

550.##|argo da Associao Recreativa Aurora da Liberdade. 710.2#|aAssocio Recreativa Aurora da Liberdade

550.##|aA partir de 1974- publicado em colaborao com Kansas State Board of Agriculture. 710.1#|aKansas.|bState Board of Agriculture.

550.##|aVols. 1921-1927 publicados com o patrocnio do British Institute of International Affairs. 710.2#|aBritish Institute of International Affairs.

Novembro 2005

555 NOTA SOBRE NDICES CUMULATIVOS/INSTRUMENTOS DE PESQUISA (R)

O campo inclui informao sobre a existncia de ndices cumulativos/instrumentos de pesquisa respeitantes ao documento que se descreve. Utiliza-se para manuscritos, documentos visuais e, sobretudo, para publicaes em srie. No confundir com a nota 510, utilizada para indicar as obras de referncia em que so citados, referenciados ou recenseados os documentos que se catalogam.

INDICADORES

1 indicador: controlador de 'display constant'2 indicador: Sem valor atribudo

# ndices Display constant: Indce: 0 Instrumentos de pesquisa Display constant: Instrumento de pesquisa 1 No gera texto

SUBCAMPOS

|a Indicao de ndice cumulativo/instrumentos de pesquisa (NR)

PONTUAO

O campo termina com um ponto final (.), excepto se existir outro sinal de pontuao.

EXEMPLOS

555.##|aVol. 1 (1917)-vol. 10 (1944), em Vol. 11, n1.

Novembro 2005

580 NOTA SOBRE ENTRADAS RELACIONADAS (R)

O campo fornece informao sobre relaes existentes entre o documento que se descreve e outros documentos e que os campos 760-787 no mostram de forma clara.

INDICADORES

1 indicador: Sem valor atribudo

2 indicador: Sem valor atribudo

SUBCAMPOS

|a Texto da nota (NR)

PONTUAO

O campo termina com um ponto final (.), excepto se existir outro sinal de pontuao.

EXEMPLOS

245.10|aBulletin signaltique. 19, Sciences humaines. 580.##|aCont. em 1970 por: Bulletin signaltique.520 Sciences de l'ducation. 785.10|tBulletin signaltique.520 Sciences de l'ducation

245.10|aRevista de actualidades, artes y letras. 580.##|aFundida com Gran via, para formar: Revista Gran va de actualidades, artes y letras. 785.17|tGran via 785.17|tRevista Gran va de actualidades, artes y letras

Novembro 2005

6XX ASSUNTOS PONTOS DE ACESSO/ENTRADAS SECUNDRIAS

600 AUTOR PESSOA FSICA (R) 610 AUTOR COLECTIVIDADE (R) 611 AUTOR GRUPO EVENTUAL (R) 630 TTULO UNIFORME (R) 650 SUBSTANTIVO OU FRASE (TOPICAL) (R) 651 NOME GEOGRFICO (R)

600 ASSUNTO - AUTOR PESSOA FSICA (R)

O campo contm o nome de um autor pessoa fsica, utilizado como entrada secundria de assunto.

INDICADORES

1 indicador: Palavra de entrada

2 indicador: Thesaurus / Listas de termos

0 Nome prprio 1 Apelido

0 Lista de ass. Bibl. do Congresso 1 Lista de ass. Bibl. do Congresso literatura para crianas

3 Nome de famlia

2 Medical Subject Headings (MeSH) 3 Lista de ass. National Agricultural Libr. 4 Fonte no especificada 5 Lista de ass. Bibl. Nacional do Canad 6 Lista de ass. Bibl. da Univ. de Laval 7 Fonte especificada no subcampo |2

INDICADORES

1 indicador - ver campo 100

2 indicador Nas bibliotecas universitrias de Coimbra utilizar-se-o, em princpio, os valores 2, 4 ou 7

SUBCAMPOS

|a |b |c |d ver campo 100

|t Ttulo da obra (NR) precedido de ponto final (.)

|v Subdiviso formal (R)

|x Subdiviso geral (R)

|y Subdiviso cronolgica (R)

Novembro 2005

|z Subdiviso geogrfica (R)

|2 Fonte do termo/cabealho (NR) Este subcampo s se encontra presente quando o valor do 2 indicador igual a 7.

PONTUAO

O campo termina com um sinal de pontuao ou parntesis ( ). Se o ltimo subcampo for |2, o sinal de pontuao ou os parntesis preced-lo-o. Os subcampos |v, |x, |y e |z no so precedidos de qualquer pontuao; o sistema gera, na visualizao, o travesso ( - ) que precede o contedo destes subcampos.

EXEMPLOS

600.04|aPedro,|cCondestvel de Portugal,|d1429-1466.

600.17|aAndresen, Sofia de Melo Breyner,|d1919-2004|xobra.|2UCBG

600.14|aA., Ruben,|d1920-1975.|tO Caranguejo|vTeses.

Novembro 2005

610 ASSUNTO - AUTOR COLECTIVIDADE (R)

O campo contm o nome de uma colectividade, utilizada como entrada secundria de assunto.

INDICADORES

1 indicador: Palavra de entrada

2 indicador: Thesaurus / Listas de termos

0 Nome na ordem inversa no se utiliza nas RPC 1 Jurisdio

0 Lista de ass. Bibl. do Congresso

1 Lista de ass. Bibl. do Congresso literatura para crianas

2 Nome na ordem directa

2 Medical Subject Headings (MeSH) 3 Lista de ass. National Agricultural Libr. 4 Fonte no especificada 5 Lista de ass. Bibl. Nacional do Canad 6 Lista de ass. Bibl. da Univ. de Laval 7 Fonte especificada no subcampo |2

INDICADORES

1 indicador ver campo 110

2 indicador Nas bibliotecas universitrias de Coimbra utilizar-se-o, em princpio, os valores 2, 4 ou 7

SUBCAMPOS

|a |b ver campo 110

|v Subdiviso formal (R)

|x Subdiviso geral (R)

|y Subdiviso cronolgica (R)

|z Subdiviso geogrfica (R)

Novembro 2005

|2 Fonte do termo/cabealho (NR) Este subcampo s se encontra presente quando o valor do 2 indicador igual a 7

PONTUAO

O campo termina com um sinal de pontuao ou parntesis ( ). Se o ltimo subcampo for |2, o sinal de pontuao ou os parntesis preced-lo-o. Os subcampos |v, |x, |y e |z no so precedidos de qualquer pontuao; o sistema gera, na visualizao, o travesso ( - ) que precede o contedo destes subcampos.

EXEMPLOS

610.14|aPortugal.|bAssembleia da Repblica|y2000.

610.17|aPortugal.|bBiblioteca Nacional|xcatlogo.|2UCBG

610.27|aAssociao Acadmica de Coimbra.|2UCFE

610.27|aOCDE|xhistria.|2UCBG

610.24|aOrdem dos Cnegos Regrantes de Santo Agostinho.

Novembro 2005

611 ASSUNTO - AUTOR GRUPO EVENTUAL (R)

O campo contm o nome de um grupo eventual, utilizado como entrada secundria de assunto.

INDICADORES

1 indicador: Palavra de entrada

2 indicador: Thesaurus / Listas de termos

0 Nome na ordem inversa no se utiliza nas RPC 1 Jurisdio no se utiliza nas RPC 2 Nome na ordem directa

0 Lista de ass. Bibl. do Congresso

1 Lista de ass. Bibl. do Congresso literatura para crianas 2 Medical Subject Headings (MeSH) 3 Lista de ass. National Agricultural Libr. 4 Fonte no especificada 5 Lista de ass. Bibl. Nacional do Canad 6 Lista de ass. Bibl. da Univ. de Laval 7 Fonte especificada no subcampo |2

INDICADORES

1 indicador ver campo 111

2 indicador Nas bibliotecas universitrias de Coimbra utilizar-se-o, em princpio, os valores 2, 4 ou 7

SUBCAMPOS

|a |c |d |n ver campo 111

|v Subdiviso formal (R)

|x Subdiviso geral (R)

|y Subdiviso cronolgica (R)

|z Subdiviso geogrfica (R)

Novembro 2005

|2 Fonte do termo/cabealho (NR) Este subcampo s se encontra presente quando o valor do 2 indicador igual a 7

PONTUAO

O campo termina com um sinal de pontuao ou parntesis ( ). Se o ltimo subcampo for |2, o sinal de pontuao ou os parntesis preced-lo-o. Os subcampos |v, |x, |y e |z no so precedidos de qualquer pontuao; o sistema gera, na visualizao, o travesso ( - ) que precede o contedo destes subcampos.

EXEMPLOS

611.27|aFestival Internacional de Teatro de Expresso Ibrica.|2UCBG

611.27|aEncontro dos Bibliotecrios Arquivistas Portugueses|n3|cPorto|d1968.|2UCBG

611.24|aVolta a Portugal em bicicleta|xpatrocnio.

Novembro 2005

630 ASSUNTO TTULO UNIFORME (R)

O campo contm um ttulo uniforme, utilizado como entrada secundria de assunto. Um ttulo uniforme integrado numa frase que constitui o termo de indexao (Bblia e atesmo, p. ex.), formatado em 650.
INDICADORES

1 indicador: Alfabetao - caracteres 2 indicador: Thesaurus / Listas de termos vazios 0/9 Nmero de caracteres vazios 0 Lista de ass. Bibl. do Congresso 1 Lista de ass. Bibl. do Congresso literatura para crianas 2 Medical Subject Headings (MeSH) 3 Lista de ass. National Agricultural Libr. 4 Fonte no especificada 5 Lista de ass. Bibl. Nacional do Canad 6 Lista de ass. Bibl. da Univ. de Laval 7 Fonte especificada no subcampo |2

INDICADORES

1 indicador ver campo 130 2 indicador Nas bibliotecas universitrias de Coimbra utilizar-se-o, em princpio, os valores 2, 4 ou 7
SUBCAMPOS

|a |d |f |g |k |l |m |n |o |p |r |s ver campo 130 |v Subdiviso formal (R) |x Subdiviso geral (R) |y Subdiviso cronolgica (R) |z Subdiviso geogrfica (R) |2 Fonte do termo/cabealho (NR) Este subcampo s se encontra presente quando o valor do 2 indicador igual a 7
Novembro 2005

PONTUAO

O campo termina com um sinal de pontuao ou parntesis ( ). Se o ltimo subcampo for |2, o sinal de pontuao ou os parntesis preced-lo-o. Os subcampos |v, |x, |y e |z no so precedidos de qualquer pontuao; o sistema gera, na visualizao, o travesso ( - ) que precede o contedo destes subcampos.

EXEMPLOS

630.04|aChanson de Roland.

630.07|aOs Lusadas|xvocabulrio.|2UCBG [Pretende-se que o artigo seja alfabetado]

630.07|aTalmude|xestudo crtico.|2UCLE

Novembro 2005

650 ASSUNTO SUBSTANTIVO OU FRASE (topical) (R)

O campo contm um substantivo ou frase, utilizado como entrada secundria de assunto. Um ttulo, um nome geogrfico, ou um nome de colectividade includos numa frase que constitui o termo de indexao (Bblia e atesmo, Iro no Coro, Igreja Catlica e humanismo, p. ex.), registam-se neste campo.

INDICADORES

1 indicador: Nvel de assunto

2 indicador: Thesaurus / Listas de termos

# Informao no fornecida 0 Nvel no especificado

0 Lista de ass. Bibl. do Congresso 1 Lista de ass. Bibl. do Congresso para crianas literatura

1 Assunto primrio 2 Assunto secundrio

2 Medical Subject Headings (MeSH) 3 Lista de ass. National Agricultural Libr. 4 Fonte no especificada 5 Lista de ass. Bibl. Nacional do Canad 6 Lista de ass. Bibl. da Univ. de Laval 7 Fonte especificada no subcampo |2

INDICADORES

1 indicador Nas bibliotecas universitrias de Coimbra utilizar-se- o valor #.

2 indicador Nas bibliotecas universitrias de Coimbra utilizar-se-o, em princpio, os valores 2, 4 ou 7

SUBCAMPOS

|a Substantivo ou frase (topical) (NR)

|v Subdiviso formal (R)

|x Subdiviso geral (R)

|y Subdiviso cronolgica (R)

Novembro 2005

|z Subdiviso geogrfica (R)

|2 Fonte do termo/cabealho (NR) Este subcampo s se encontra presente quando o valor do 2 indicador igual a 7

PONTUAO

O campo termina com um sinal de pontuao ou parntesis curvos ( ( ) ). Se o ltimo subcampo for |2, o sinal de pontuao preced-lo-. Os subcampos |v, |x, |y e |z no so precedidos de qualquer pontuao; o sistema gera, na visualizao, o travesso ( - ) que precede o contedo destes subcampos.

ESPAOS

No se introduzem espaos entre iniciais ou letras que constituem siglas ou abreviaturas. Uma abreviatura composta por mais do que uma letra separada das palavras ou letras que a seguem e/ou precedem por um espao.

ARTIGOS INICIAIS

So normalmente omitidos, excepto se se pretende a sua alfabetao.

EXEMPLOS

650.#2|aCirurgia torcica.

650.#7|aModernismo (literatura)|2UCBG

650.#4|aPintura|zPortugal|y1945-1988.

650.#7|aHistria de Portugal|y1807-2000.|2UCBG

650.#7|aConstituio poltica|zPortugal|y1976|xreviso de 1989.|2UCBG

Novembro 2005

651 ASSUNTO NOME GEOGRFICO (R)

O campo contm um nome geogrfico, utilizado como entrada secundria de assunto. Nomes geogrficos includos numa frase que constitui o termo de indexao, registam-se neste campo (Iro no Coro).

INDICADORES

1 indicador: Sem valor atribudo

2 indicador: Thesaurus / Listas de termos

0 Lista de ass. Bibl. do Congresso 1 Lista de ass. Bibl. do Congresso para crianas 2 Medical Subject Headings (MeSH) 3 Lista de ass. National Agricultural Libr. 4 Fonte no especificada 5 Lista de ass. Bibl. Nacional do Canad 6 Lista de ass. Bibl. da Univ. de Laval 7 Fonte especificada no subcampo |2 literatura

INDICADORES

2 indicador Nas bibliotecas universitrias de Coimbra utilizar-se-o, em princpio, os valores 2, 4 e 7


SUBCAMPOS

|a Nome geogrfico (NR)

|v Subdiviso formal (R)

|x Subdiviso geral (R)

|y Subdiviso cronolgica (R)

|z Subdiviso geogrfica (R)

|2 Fonte do termo/cabealho (NR) Este subcampo s se encontra presente quando o valor do 2 indicador igual a 7.
Novembro 2005

PONTUAO

O campo termina com um sinal de pontuao ou com parntesis curvos ( ( ) ). Se o ltimo subcampo for |2, o sinal de pontuao preced-lo-. Os subcampos |v, |x, |y e |z no so precedidos de qualquer pontuao; o sistema gera, na visualizao, o travesso ( - ) que precede o contedo destes subcampos.

ESPAOS

Uma abreviatura composta por mais do que uma letra separada das palavras ou letras que a seguem e/ou precedem por um espao.

ARTIGOS INICIAIS

So normalmente omitidos, excepto se se pretende a sua alfabetao.

EXEMPLOS

651.#7|aPortugal|xpoltica|y1807-2000.|2UCBG

651.#4|aCoimbra|ysc. 16-20|xhistria.

651.#4|aRio Amazonas.

651.#7|aLagoa (concelho de Faro)|xiconografia.|2UCBG

Novembro 2005

700 711 ; 730 740 ; 752 ENTRADAS SECUNDRIAS


CABEALHOS DE AUTORES, TTULOS UNIFORMES E LOCAL DE PUBLICAO

700 AUTOR PESSOA FSICA (R) 710 AUTOR COLECTIVIDADE (R) 711 AUTOR GRUPO EVENTUAL (R) 730 TTULO UNIFORME (R) 740 OUTROS TTULOS 752 LOCAL DE PUBLICAO

Os campos 700 a 711 e 730 incluem informao destinada a facultar pontos de acesso adicionais, alm do principal, para outros autores e/ou ttulos uniformes presentes num documento. O campo 740 regista outros ttulos includos no documento, relativos a parte ou partes da obra que se cataloga e que no foram sujeitos a controlo de autoridade.

700 ENTRADA SECUNDRIA AUTOR PESSOA FSICA (NR)

O campo contm o nome de um autor pessoa fsica, utilizado como entrada secundria.

INDICADORES

1 indicador: Palavra de entrada

2 indicador: Tipo de entrada secundria

0 Nome prprio 1 Apelido 2 Nome de famlia

# Informao no fornecida 2 Entrada analtica

INDICADORES

1 indicador ver campo 100

2 indicador Tipo de entrada secundria

# Informao no fornecida O valor # indica que o ponto de acesso no corresponde a autor(es), ttulo(s) ou autor(es)/ttulo(s) de obras individuais contidas no documento que se cataloga. Utiliza-se para registar co-autores e/ou colaboradores do autor dito principal.

2 Entrada analtica O valor 2 indica que o documento que se cataloga integra autor(es) de parte ou partes da obra e que esto representados no(s) cabealho(s)/ponto(s) de acesso (entradas secundrias ditas 'analticas').

Nas bibliotecas universitrias de Coimbra, e de acordo com as RPC, este valor utilizado - em documentos com vrias obras de autores diferentes e sem ttulo colectivo, para cujo registo se elaboram entradas secundrias/pontos de acesso destinadas aos autores das obras individuais neles includas;

- em obras em vrios volumes, com ttulo comum e, em cada um dos volumes, ttulos especficos com autores diferentes, para cujo registo se elaboram, tambm, entradas secundrias/pontos de acesso destinadas aos autores especficos de cada volume.

Novembro 2005

SUBCAMPOS

|a |b |c |d |4 ver campo 100

|t Ttulo da obra (NR)

PONTUAO

Ver campo 100

ESPAOS

Ver campo 100

EXEMPLOS

700.0#|aJoo|bXXIII,|cPapa.|4aut

700.1#|aMoura, Helena Cidade,|d1924-.|4edt

700.1#|aGil, Ildefonso Manuel.|4trl

245.10|aCartas de amor ao cavaleiro de Chamilly /|cSoror Mariana . Carta de guia de casados / D. Francisco Manuel de Melo. 700.12|aMelo, Francisco Manuel de,|d1608-1666.|4aut [Trata-se de um documento que rene, sem ttulo colectivo, 2 obras de autores diferentes]

Novembro 2005

710 ENTRADA SECUNDRIA AUTOR COLECTIVIDADE (R)

O campo contm o nome de uma colectividade, utilizado como entrada secundria.

INDICADORES

1 indicador: Palavra de entrada

2 indicador: Tipo de entrada secundria

0 Nome na ordem inversa no previsto nas RPC 1 Jurisdio 2 Nome na ordem directa

# Informao no fornecida

2 Entrada analtica

INDICADORES

1 indicador ver campo 110

2 indicador Tipo de entrada secundria

# Informao no fornecida O valor # indica que o ponto de acesso no corresponde a autor(es), de obras individuais contidas no documento que se cataloga. Destina-se a co-autores e/ou colaboradores do autor dito principal.

2 Entrada analtica O valor 2 indica que o documento que se cataloga integra autor(es) de parte ou partes da obra e que esto representados no(s) cabealho(s)/ponto(s) de acesso (entradas secundrias ditas 'analticas').

Nas bibliotecas universitrias de Coimbra, e de acordo com as RPC, este valor utilizado - em documentos com vrias obras e sem ttulo colectivo, para cujo registo se elaboram entradas secundrias/pontos de acesso destinadas aos autores das obras individuais neles includas;

- em obras em vrios volumes, com ttulo comum e, em cada um dos volumes, autores/ttulos especficos, para os quais se elaboram entradas secundrias/pontos de acesso destinadas aos autores especficos de cada volume.

Novembro 2005

SUBCAMPOS

|a |b |g |4 ver campo 110

PONTUAO

Ver campo 110

ESPAOS

Ver campo 110

EXEMPLOS

245.00|aCadernos /|cCentro de Estudos do Surrealismo, Fundao Cupertino de Miranda. 710.2#|aFundao Cupertino de Miranda.|bCentro de Estudos do Surrealismo.|4650

110.2#|aIgreja Catlica.|bPapa. 245.10|aRerum Novarum /|cS.S. Leo XIII . Quadragesimo anno / S.S. Pio XI. 710.22|aIgreja Catlica.|bPapa,|g1878-1903 (Leo XIII) 710.22|aIgreja Catlica.|bPapa,|g1922-1939 (Pio XI) [Trata-se de uma compilao em que os autores compilados so objecto de entradas secundrias, ditas 'analticas']

Novembro 2005

711 ENTRADA SECUNDRIA AUTOR GRUPO EVENTUAL (R)

O campo contm o nome de um grupo eventual, utilizado como entrada secundria.

INDICADORES

1 indicador: Palavra de entrada 0 Nome na ordem inversa no previsto nas RPC 1 Jurisdio no previsto nas RPC 2 Nome na ordem directa

2 indicador: Tipo de entrada secundria # Informo no fornecida

2 Entrada analtica

INDICADORES

1 indicador ver campo 111.

2 indicador Tipo de entrada secundria

# Informo no fornecida O valor # indica que o ponto de acesso no corresponde a autor(es) de obras individuais contidas no documento que se cataloga. Destina-se a co-autores e/ou colaboradores do autor dito principal.

2 Entrada analtica O valor 2 indica que o documento que se cataloga integra autores de parte ou partes da obra e que esto representado nos cabealhos/pontos de acesso (entradas secundrias ditas 'analticas').

Nas bibliotecas universitrias de Coimbra, e de acordo com as RPC, este valor utilizado - em documentos com vrias obras de autores diferentes e sem ttulo colectivo, para cujo registo se elaboram entradas secundrias (pontos de acesso) destinadas aos autores das obras individuais neles includas;

- em obras em vrios volumes, com ttulo comum e, em cada um dos volumes, autores/ttulos especficos para cujo registo se elaboram, tambm, entradas secundrias (pontos de acesso) destinadas aos autores especficos de cada volume.

Novembro 2005

SUBCAMPOS

|a |c |d |n |4 ver campo 111

PONTUAO

Utiliza-se a pontuao prescrita nas regras de catalogao (RPC, AACR2). O campo termina com um sinal de pontuao ou parntesis ( ). Se o ltimo subcampo for |4, o sinal de pontuao ou os parntesis preced-lo-o.

ESPAOS

No se colocam espaos entre as letras que compem as siglas ou entre iniciais/letras que faam parte de um nome de grupo eventual. Uma abreviatura composta por mais do que uma letra separada das palavras ou letras que a seguem e/ou precedem por um espao. As datas em aberto so seguidas de um espao, se existirem outros elementos depois delas.

ARTIGOS INICIAIS

Os artigos iniciais so omitidos, excepto se se pretender inclu-los na ordenao alfabtica.

EXEMPLOS

111.2#|aInternational Conference of the International Society for Neoplatonic Studies,|n6,|cOklahoma,|d1984. 245.00|aNeoplatonism and Gnosticism :|bpapers presented at the 6th International Conference of the International Society for Neoplatonic Studies, entitled International Conference on Neoplatonism and Gnosticism held at University of Oklahoma, 1984 /|cRichard T. Wallis, ed. 711.2#|aInternational Conference on Neoplatonism and Gnosticism, |cOklahoma,|d1984.

110.1#|aFAO.|cComit des Pches.|g15e session, Rome, 1983. 245.00|a Rapport de la quinzime session du Comit des Pches, Rome, 10-19 octobre 1983 :|bphase tchnique de la Confrence Mondiale de la FAO sur l'Amnagement et le Dveloppement des Pches. 711.22|aConfrence Mondiale de la FAO sur l'Amnagement et le Dveloppement des Pches.|4aut

Novembro 2005

730 ENTRADA SECUNDRIA TTULO UNIFORME (R)

O campo contm um ponto de acesso/entrada secundria para um ttulo uniforme 'controlado', isto , que foi sujeito a controlo de autoridade.
INDICADORES

1 indicador: Alfabetao - caracteres 2 indicador: Tipo de entrada secundria vazios 0/9 Nmero de caracteres vazios # Informao no fornecida 2 Entrada analtica

Para informao sobre identificadores de subcampo, pontuao e espaos, ver campo 130.
INDICADORES

1 indicador ver campo 130 2 indicador Tipo de entrada secundria # Informao no fornecida O valor # indica que o ponto de acesso no corresponde a ttulo(s) uniforme(s) de mais do que uma obra individual contida no documento que se cataloga.

2 Entrada analtica O valor 2 indica que o documento a catalogar integra ttulo(s) uniformes de parte ou partes da obra e que so representado(s) no(s) cabealho(s)/ponto(s) de acesso (entradas secundrias).

Nas bibliotecas universitrias de Coimbra, e de acordo com as RPC, este valor utilizado - em documentos sem ttulo colectivo, para cujo registo se elaboram entradas secundrias/pontos de acesso destinadas aos ttulos uniformes das obras individuais a includas;

- em obras em vrios volumes, com ttulo comum e ttulos especficos em cada um dos volumes, para cujo registo se elaboram, tambm, entradas secundrias/pontos de acesso destinadas aos ttulos uniformes especficos de cada volume.

^tNovembro 2005

SUBCAMPOS

|a Ttulo uniforme (NR) |d Data de assinatura de tratado Precedido de vrgula (,) |f Data de publicao do documento (NR) Precedido de vrgula (,) |g Informao vria (R) Precedido de vrgula ou ponto final |k Subcabealho formal (R) Precedido de ponto final (.); para Manuscrito |l Lngua da obra Precedido de ponto final (.) |m Meio de execuo msica (R) Precedido de ponto final (.) |n Nmero da parte/seco (R) Precedido de ponto final (.) |o Indicao de arranjo msica (NR) Precedido de ponto final (.) |p Nome da parte/seco (R) Precedido vrgula ou ponto final |r Tonalidade msica (NR) Precedido de ponto final (.) |s Verso: designao ou data da verso original (NR) Precedido de ponto final (.)

^tNovembro 2005

PONTUAO

Utiliza-se a pontuao prescrita nas regras de catalogao (RPC, AACR2). O campo termina com um sinal de pontuao ou parntesis ( ).

ESPAOS

No se colocam espaos entre as letras que compem as siglas que integram um ttulo uniforme (IEEE). Uma abreviatura composta por mais do que uma letra separada das palavras ou letras que a seguem e/ou precedem por um espao.
ARTIGOS INICIAIS

Os artigos iniciais so omitidos, excepto se se pretender inclu-los na ordenao alfabtica.

EXEMPLOS

100.1#|aCames, Lus de,|d1524?-1580. 245.10|aLos Lusiadas /|cLuis de Camoens ; trad., prl. y notas de Ildefonso Manuel Gil. 730.0#|aOs Lusadas.|lCastelhano.

^tNovembro 2005

740 ENTRADA SECUNDRIA TTULOS NO CONTROLADOS (R)

O campo contm ttulos, que no foram sujeitos a controlo de autoridade, utilizados como entradas secundrias.

INDICADORES

1 indicador: Alfabetao - caracteres vazios 2 indicador: Tipo de entrada secundria 0/9 Nmero de caracteres vazios # Informao no fornecida 2 Entrada analtica

INDICADORES

2 indicador Tipo de entrada secundria

# Informao no fornecida O valor # indica que o ponto de acesso no corresponde a ttulo(s) de mais do que uma obra individual contida no documento que se cataloga.

2 Entrada analtica O valor 2 indica que o documento a catalogar integra, alm do primeiro, outros ttulos que no foram sujeitos a controlo de autoridade e para os quais se pretende elaborar pontos de acesso (entradas secundrias ditas 'analticas').

Nas bibliotecas universitrias de Coimbra, e de acordo com as RPC, este valor utilizado - em documentos com vrias obras e sem ttulo colectivo, para cujo registo se elaboram entradas secundrias/pontos de acesso destinadas aos ttulos das obras individuais a includas;

- em obras em vrios volumes, com ttulo comum e ttulos especficos em cada um dos volumes, para cujo registo se elaboram, tambm, entradas secundrias/pontos de acesso destinadas aos ttulos especficos de cada volume.

Novembro 2005

SUBCAMPOS

|a Ttulo (NR)

|h Designao genrica de documento (NR) includa entre [ ]

|n Nmero da parte (R) precedido de ponto final (.)

|p Nome da parte (R) precedido de vrgula (,) ou de ponto final (.)

PONTUAO

O campo termina com um sinal de pontuao ou com parntesis curvos ( ( ) ).

ESPAOS

No se colocam espaos entre iniciais. Uma abreviatura composta por mais do que uma letra separada das palavras ou letras que a seguem e/ou precedem por um espao.

EXEMPLOS

100.10|aCames, Lus de,|d1524?-1580. 245.00|aEpisodio de D. Ignez de Castro :|bexcerpto dos Lusadas... 740.0#|aEpisdio de D. Ins de Castro.

100.10|aAlcoforado, Mariana,|d1640-1723. 245.10|aCartas de amor ao cavaleiro de Chamilly /|cSoror Mariana . Carta de guia de casados / D. Francisco Manuel de Melo. 740.02|aCarta de guia de casados.

100.10|aPacheco, Lus. 245.10|aTextos de circunstncia ;|bseguidos de A Pide nunca existiu /|cLuiz Pacheco. 740.22|aA Pide nunca existiu.

Novembro 2005

110.2#|aIgreja Catallica.|bPapa. 245.10|aRerum Novarum /|cS.S. Leo XIII . Quadragesimo anno / S.S. Pio XI. 740.02|aQuadragesimo anno.

100.10|aChekhov, Anton Pavlovitch,|d1860-1904. 245.10|aTeatro de Anton Tchekhov :|b6 peas em 1 acto /|csel. e ed. de Correia Alves ; pref. de Deniz Jacinto. 740.22|aO canto do cisne. 740.22|aO urso. 740.22|a O trgico fora. 740.22|aO aniversrio no banco. 740.32|aOs malefcios do tabaco.

100.10|aAmado, Jorge,|d1912-2001. 245.10|aOs subterrneos da liberdade. 505.0#|a1 v.: Os speros tempos. 2 v.: Agonia da noite. 3 v.: A luz no tnel 740.32|aOs speros tempos. 740.02|aAgonia da noite. 740.22|aA luz no tnel.

Novembro 2005

752 ENTRADA SECUNDRIA LOCAL DE PUBLICAO (R)

O campo contm um nome geogrfico/local de publicao utilizado como ponto de acesso/entrada secundria. Tendo em conta as directrizes da PORBASE, utilizar-se- apenas o subcampo |d.

INDICADORES

1 indicador: Sem valor atribudo

2 indicador: Sem valor atribudo

SUBCAMPOS

|d Cidade/local (NR)

PONTUAO

O campo termina com um sinal de pontuao, normalmente um ponto final.

EXEMPLOS

752.##|dBragana.

752.##|dLeipzig.

Novembro 2005

76X 78X ENTRADAS RELACIONADAS

765 ENTRADA PARA O TTULO ORIGINAL (R) 767 ENTRADA PARA TTULOS TRADUZIDOS (R) 770 ENTRADA PARA SUPLEMENTO/NMERO ESPECIAL (R) 772 ENTRADA PARA O DOCUMENTO QUE TEM SUPLEMENTO (R) 773 ENTRADA PARA O DOCUMENTO HOSPEDEIRO (R) 776 ENTRADA PARA OUTROS SUPORTES (R) 777 ENTRADA "PUBLICADO COM" (R) 780 ENTRADA PARA TTULOS ANTERIORES (R) 785 ENTRADA PARA TTULOS SUBSEQUENTES (R) 787 ENTRADA PARA RELAES NO ESPECIFICADAS NAS ETIQUETAS ANTERIORES (R)

Foram seleccionadas as etiquetas e os subcampos mais frequentemente utilizados. O uso destas etiquetas no substitui, no que toca aos dados em causa, os pontos de acesso/entradas secundrias. As etiquetas 76x-78x geram notas e podem ligar registos; mas no fornecem pontos de acesso. Nos ttulos utilizar-se-o as etiquetas 730 ou 740, consoante se trate de um ttulo uniforme ou de um ttulo no sujeito a controlo de autoridade. Os artigos iniciais sero omitidos.

Subcampo |i texto introdutrio, destinado visualizao: precede os outros subcampos e utilizado quando o valor do 2 indicador 8, excepto nos campos 780 e 785.

580 Nota para entradas relacionadas complexas Quando a relao entre dois documentos demasiado complexa para ser expressa atravs do texto gerado pela nota, redige-se, na etiqueta 580, uma nota que clarifique a relao. Nestes casos, o valor do 1 indicador determina se a nota gerada a partir do campo destinado entrada relacionada (valor 0), ou a partir da etiqueta 580 (valor 1 em 76x-78x).

765 ENTRADA PARA O TTULO ORIGINAL (R)

O campo contm informao sobre o ttulo original do documento alvo (documento que se cataloga) quando este uma traduo (relao horizontal).

INDICADORES

1 indicador: Controlador de nota

2 indicador: Controlador do texto da nota

0 Gera nota 1 No gera nota

# Traduo de: 8 Sem texto

SUBCAMPOS

|t Ttulo (NR)

PONTUAO

O campo no termina com sinal de pontuao, excepto se o ltimo elemento do campo for uma abreviatura, inicial/letra, ou outro elemento que termine com um ponto final.

EXEMPLOS

110.2#|aIFLA 245.10|aISBD(S) :|bdescrio bibliogrfica internacional normalizada das publicaes em srie. 765.0#|tISBD(S) : international standard bibliographic description for serials

100.1#|aPessoa, Fernando,|d1888-1935. 245.14|aThe book of the disquietude /|cFernando Pessoa; transl. with an introd. by Richard Zenith. 765.0#|tO livro do desassosego

Novembro 2005

767 ENTRADA PARA TRADUES (R)

O campo contm informao sobre tradues existentes, quando o documento alvo o original ou uma das tradues (relao horizontal).

INDICADORES

1 indicador: Controlador de nota

2 indicador: Controlador do texto da nota

0 Gera nota 1 No gera nota

# Traduzido com o ttulo: 8 Sem texto

SUBCAMPOS

|t Ttulo (NR)

PONTUAO

O campo no termina com sinal de pontuao, excepto se o ltimo elemento do campo for uma abreviatura, inicial/letra, ou outro elemento que termine com um ponto final.

EXEMPLOS

100.1#|aPessoa, Fernando,|d1888-1935. 245.12|aO livro do desassossego. 580.##|aTambm disponvel em ingls e romeno 767.0#|tThe book of the disquietude 767.0# |tCartea nelinistirii

100.1#|aPessoa, Fernando,|d1888-1935. 245.14|aThe book of the disquietude /|cFernando Pessoa; transl. with an introd. by Richard Zenith. 765.0#|aO livro do desassosego 767.0# |tCartea nelinistirii

Novembro 2005

770 ENTRADA PARA SUPLEMENTO/NMERO ESPECIAL TEM SUPLEMENTO (R)

O campo contm informao sobre suplementos ou nmeros especiais (que foram catalogados separadamente) associados ao documento alvo (relao vertical).

INDICADORES

1 indicador: Controlador de nota 0 Gera nota 1 No gera nota

2 indicador: Controlador do texto da nota # Tem suplemento 8 Sem texto

SUBCAMPOS

|t Ttulo (NR) |w Nmero de controlo do registo (R)

PONTUAO

O campo no termina com sinal de pontuao, excepto se o ltimo elemento do campo for uma abreviatura, inicial/letra, ou outro elemento que termine com um ponto final.

EXEMPLOS

245.00|aJournal of cellular biochemistry. [Ttulo da publicao principal] 770.0#|tJournal of cellular biochemistry. Suplemment [Ttulo do suplemento]

Novembro 2005

772 ENTRADA PARA SUPLEMENTO SUPLEMENTO DE (R)

O campo contm informao sobre a publicao principal quando o documento alvo um suplemento (relao vertical).

INDICADORES

1 indicador: Controlador de nota 0 Gera nota 1 No gera nota

2 indicador: Controlador do texto da nota # Suplemento de: 8 Sem texto

SUBCAMPOS

|t Ttulo (NR)

|w Nmero de controlo do registo, se necessrio (R)

PONTUAO

O campo no termina com sinal de pontuao, excepto se o ltimo elemento do campo for uma abreviatura, inicial/letra, ou outro elemento que termine com um ponto final.

EXEMPLOS

245.00|aDonnes statistiques pour la Haute-Normandie. 580.##|aSuplemento a: Statistiques pour l'conomie normande 772.1#|tStatistiques pour l'conomie normande

Novembro 2005

773 ENTRADA PARA O DOCUMENTO HOSPEDEIRO (R)

O campo contm informao sobre o documento hospedeiro, quando se est a catalogar uma parte componente ou uma parte integrante (relao vertical). Tem como objectivo facultar ao utilizador a localizao da unidade bibliogrfica que contm a parte componente ou integrante.

INDICADORES

1 indicador: Controlador de nota

2 indicador: Controlador do texto da nota

0 Gera nota 1 No gera nota

# In: 8 Sem texto

SUBCAMPOS

|a Autor (NR)

|t Ttulo (NR)

|d Local, editor, data (NR)

|g Localizao (R)

PONTUAO

O campo no termina com sinal de pontuao, excepto se o ltimo elemento do campo for uma abreviatura, inicial/letra, ou outro elemento que termine com um ponto final.

EXEMPLOS

100.1#|aGomes, F. Portela,|d1908. 245.10|aPneumonite crnica espontnea na cobaia (cavia Cobaya) :|bnota prvia) /|cpor F. Portela-Gomes. 773.0#|tArquivo de Anatomia e Antropologia|gVol. 30 (1959), p. 233-241

Novembro 2005

100.10|aMoura, Olga. 245.10|aEspcies de profundidade. 773.0#|aSemana das Pescas dos Aores, 18 e 19, 1999-2000|tRelatrio 1999-2000|dAores : Secretaria Regional da Agricultura e Pescas, 2002|gp.61-79

Novembro 2005

776 ENTRADA PARA OUTROS SUPORTES FSICOS (R)

O campo contm informao sobre outros suportes disponveis para o documento alvo (relao horizontal) e usado para ligar registos correspondentes a vrios suportes de um mesmo ttulo/documento.

INDICADORES

1 indicador: Controlador de nota

2 indicador: Controlador do texto da nota

0 Gera nota 1 No gera nota

# Disponvel noutro suporte: 8 Sem texto

SUBCAMPOS

|t Ttulo (NR)

|x Nmero de controlo do registo (R)

PONTUAO

O campo no termina com sinal de pontuao, excepto se o ltimo elemento do campo for uma abreviatura, inicial/letra, ou outro elemento que termine com um ponto final.

EXEMPLOS

100.10|aLopes, Maria da Conceio,|d1961245.12|aA cidade romana de Beja :|bpercursos e debates acerca da "civitas" de Pax Ivlia /|cMaria da Conceio Lopes. 260.##|aCoimbra :|b[s.n.],|c2000. 580.##|aTambm disponvel em CD-ROM 776.0#|tA cidade romana de Beja : percursos e debates acerca da "civitas" de Pax Ivlia|wx694608431

Novembro 2005

777 ENTRADA "PUBLICADO COM" (R)

O campo contm informao sobre publicaes que foram catalogadas separadamente, mas editadas conjuntamente num nico documento o documento que se est a catalogar (relao horizontal).

NB: o campo no utilizado para documentos autnomos encadernados localmente (cfr. nota 501), nem para partes componentes.

INDICADORES

1 indicador: Controlador de nota

2 indicador: Controlador do texto da nota

0 Gera nota 1 No gera nota

# Publicado com: 8 Sem texto

SUBCAMPOS

|t Ttulo (NR)

PONTUAO

O campo no termina com sinal de pontuao, excepto se o ltimo elemento do campo for uma abreviatura, inicial/letra, ou outro elemento que termine com um ponto final.

EXEMPLOS

245.0#|aMemoriam instauratae religionis evangelicae. 777.0#|aSacra natalitia

Novembro 2005

780 ENTRADA PARA TTULOS ANTERIORES (R)

O campo contm informao sobre ttulos que antecedem o documento alvo (relao cronolgica). Se existir mais do que um ttulo anterior, repete-se o campo.

INDICADORES

1 indicador: Controlador de nota

2 indicador: Tipo de relao

0 Gera nota 1 No gera nota

0 Continuao de 1 Continua em parte 2 Substitui 3 Substitui em parte 4 Fuso de e de 5 Absorveu 6 Absorveu em parte 7 Ciso de

SUBCAMPOS

|t Ttulo (NR)
PONTUAO

O campo no termina com sinal de pontuao, excepto se o ltimo elemento do campo for uma abreviatura, inicial/letra, ou outro elemento que termine com um ponto final.
EXEMPLOS

245.00|aBoletim da Biblioteca da Universidade de Coimbra. 780.10|tBoletim bibliogrfico da Biblioteca da Universidade de Coimbra 245.00|aBibliografia espaola.|pMonografias. 780.11|tBibliografia espaola 245.xx|aTtulo. 580.##|aFuso de A e de B 780.14|tA 780.14|tB [A nota visualizada a partir da etiqueta 580; o valor 1 na 1 posio no gera nota]
Novembro 2005

785 ENTRADA PARA TTULOS SUBSEQUENTES (R)

O campo contm informao sobre ttulos subsequentes do documento alvo (relao cronolgica). Se existir mais do que um ttulo subsequente, repete-se o campo.

INDICADORES

1 indicador: Controlador de nota 0 Gera nota 1 No gera nota

2 indicador: Tipo de relao 0 Continuado por 1 Continuado em parte por 2 Substituda por 3 Substituda em parte por 4 Absorvida por 5 Absorvida em parte por 6 Cindida em e 7 Fundida compara formar 8 Retomou o ttulo

SUBCAMPOS

|t Ttulo (NR)

|x ISSN (NR)

PONTUAO

O campo no termina com sinal de pontuao, excepto se o ltimo elemento do campo for uma abreviatura, inicial/letra, ou outro elemento que termine com um ponto final.

EXEMPLOS

245.00|aBoletim bibliogrfico da Biblioteca da Universidade de Coimbra. 785.00|tBoletim da Biblioteca da Universidade de Coimbra

245.00|aBoletim de bibliografia portuguesa. 785.16|tBoletim de bibliografia portuguesa. Monografias 785.16|tBoletim de bibliografia portuguesa. Publicaes em srie 785.16|tBoletim de bibliografia portuguesa. Documentos no textuais

Novembro 2005

8XX 856 LOCALIZAO E ACESSO ELECTRNICOS (R)

856 LOCALIZAO E ACESSO ELECTRNICOS (R)

O campo contm a informao necessria para localizar e aceder a recursos electrnicos. Utiliza-se no registo bibliogrfico de um recurso, desde que este, ou um seu subconjunto, esteja disponvel electronicamente. Pode ainda ser utilizado na descrio de um recurso no electrnico, para localizar e aceder a uma sua verso electrnica ou a um recurso electrnico relacionado.

Repete-se o campo 856 quando os elementos de localizao variam (URL em |u, ou quando se utilizam os subcampo |a, |b, |d). Repete-se igualmente este campo se se utilizam vrios mtodos de acesso, se diferentes partes do documento esto disponveis electronicamente, se se registam rplicas de locais web, se se indicam formatos/resolues diferentes com URLs tambm diferentes, se se registam documentos relacionados. Ver Directivas para a utilizao do campo 856 em www.loc.gov/marc/856guide.html

INDICADORES

1 indicador: Mtodo de acesso

2 indicador: Relao

# Informao no fornecida 0 E-mail 1 FTP 2 Ligao remota (Telnet) 3 Ligao telefnica 4 HTTP 7 Mtodo especificado em |2

# Informao no fornecida 0 Recurso 1 Verso do recurso 2 Recurso relacionado 8 Sem 'display constant'

O 2 indicador contm valores que indicam a relao entre o recurso electrnico na localizao especificada no campo 856 e o documento descrito no registo.

# Informao no fornecida No se fornece informao sobre a relao entre o recurso electrnico e o documento bibliogrfico descrito no registo. 0 Recurso A localizao electrnica em 856 aplica-se ao mesmo recurso descrito no registo, ou seja, o documento representado no registo um recurso electrnico. Se os dados de 856 se referem a uma parte integrante do recurso representada no registo, utiliza-se o subcampo |3 a parte ou partes s quais o campo se aplica.
Novembro 2005

1 Verso do recurso A localizao electrnica em 856 aplica-se a uma verso electrnica do recurso descrito no registo, ou seja, o documento representado no registo no um recurso electrnico, mas encontrase disponvel uma verso electrnica. Se os dados de 856 se referem a uma parte integrante do recurso representada no registo, utiliza-se o subcampo |3 para a parte ou partes s quais o campo se aplica.

2 Recurso relacionado A localizao electrnica em 856 aplica-se a um recurso electrnico relacionado com o documento descrito no registo, ou seja, o documento representado no registo no o prprio recurso electrnico. Pode utilizar-se o subcampo |3 para caracterizar a relao entre o documento electrnico identificado em 856 e o documento representado no registo.

SUBCAMPOS

|a Nome do hospedeiro (R)

|b Nmero de acesso (R)

|c Informao sobre a compresso (R)

|d Percurso (R)

|f Nome electrnico (R)

|h Processador do pedido (correio electrnico) (NR) Contm o nome do utilizador, normalmente os dados que precedem o smbolo @ no endereo do hospedeiro.

|i Instruo (R) Contm uma instruo ou comando necessrio ao computador hospedeiro (remoto) para processar o pedido.

|j Bits por segundo (NR) Contm o nmero mais baixo e mais alto de bits de dados que podem se transmitidos por segundo durante a ligao a um hospedeiro.

Novembro 2005

|k Password (NR) Contm a password necessria para aceder ao recurso electrnico.

|l Conexo (NR) Contm os caracteres necessrios para a ligao (logon, login, etc.) a um recurso electrnico ou a um site FTP.

|m Contacto para ajuda no acesso (R) Contm o nome de um contacto (pessoa/recurso) que pode fornecer ajuda para aceder a um recurso localizado no hospedeiro especificado em |a.

|n Localizao do hospedeiro (NR) Contm o nome convencional da localizao do hospedeiro especificado em |a, incluindo a sua localizao geogrfica.

|o Sistema operativo (NR)

|p Porto (NR) Parte do endereo que identifica um processo ou servio no hospedeiro.

|q Tipo de formato electrnico (NR) Contm uma identificao do tipo de formato electrnico identificao dos dados do recurso, como texto em HTML, ASCII, ficheiro Postscript, aplicao executvel ou imagem JPEG.

|r Configuraes (NR) Contm as configuraes necessrias para transferncia de dados.

|s Dimenso do ficheiro (R)

|t Emulao de terminal (R)

|u URI Uniform Resource Identifier (R) Fornece dados de acesso electrnico numa sintaxe normalizada protocolos Internet, p. ex.

|v Horrio disponvel para o acesso (R)

|w N de controlo do registo (R)

Novembro 2005

|x Nota interna (R) No disponvel para o pblico

|y Texto de ligao (R) Texto utilizado para visualizao, em vez do URL no subcampo |u.

|z Nota para o pblico (R)

|2 Mtodo de acesso (NR) Utilizado quando o valor do 1 indicador 7. Inclui outros mtodos de acesso que no os 4 protocolos TCP/IP previstos neste indicador.

|3 Documentos especificados (NR) Contm informao que especifica a parte do documento qual o campo 856 se aplica.

EXEMPLOS

856.0#|umailto:ejap@phil.indiana.edu|iejap subscription 856.1#|uftp://path.net/pub/docs/urn2urc.ps 856.2#|utelnet://pucc.princeton.edu|nPrinceton University, Princeton, N.J. 856.3#|alocis.loc.gov|b140.147.254.3|mlconline@loc.gov|t3270|tline mode (e.g., vt100)|vM-F 06:00-21:30 USA EST, Sat. 08:30-17:00 USA EST, Sun. 13:00-17:00 USA EST 856.40|uhttp://jefferson.village.virginia.edu/pmc/contents.all.html 856.7#|3b & w film neg.|ddag|f3d01926|2file 856.42|3Finding aid|uhttp://www2.loc.gov/ammem/ead/jackson.sgm 856.41|uhttp://www.jstor.org/journals/0277903x.html 856.40|uhttp://www.cdc.gov/ncidod/EID/eid.htm|qtext/html 856.1#|uftp://harvarda.harvard.edu|kguest 856.42|3French version|uhttp://www.cgiar.org/ifpri/reports/0297rpt/0297-ft.htm 856.42|3Essays from annual reports|uhttp://woodrow.mpls.frb.fed.us/publs/ar/index.html 856.1#|uftp://wuarchive.wustl.edu/mirrors/info-mac/util/color-system-icons.hqx|s16874 bytes 856.2#|utelnet://maine.maine.edu|nUniversity of Maine|t3270

Novembro 2005

856.1#|uftp://wuarchive.wustl.edu/mirrors2/win3/games/atmoids.zip|cdecompress with PKUNZIP.exe|xcannot verify because of transfer difficulty 856.4#|zPart of the Ovid Mental Health Collection (MHC). Follow instructions on MedMenu page for Ovid login.|uhttp://info.med.yale.edu/medmenu/info%5Fcbc.html 856.40|uhttp://www.ref.oclc.org:2000|zAddress for accessing the journal using authorization number and password through OCLC FirstSearch Electronic Collections Online. Subscription to online journal required for access to abstracts and full text 856.2#|aanthrax.micro.umn.edu|b128.101.95.23 856.1#|amaine.maine.edu|cMust be decompressed with PKUNZIP|fresource.zip 856.0#|akentvm.bitnet|facadlist file 1|facadlist file2|facadlist file3 856.0#|auicvm.bitnet|fAN2|hListserv 856.2#|amadlab.sprl.umich.edu|nUniversity of Michigan Weather Underground|p3000 856.10|zFTP access to PostScript version includes groups of article files with.pdf extension|aftp.cdc.gov|d/pub/EIS/vol*no*/adobe|f*.pdf|lanonymous|qapplication/pdf 856.4#|uhttp://susdl.fcla.edu/cgi-bin/cgiwrap/~fdl/fdlcgi?FA00000011%2Fjpg|yElectronic resource (JPEG) 856.4#|uhttp://susdl.fcla.edu/cgi-bin/cgiwrap/~fdl/fdlcgi?FA00000011%2Fpdf|yElectronic resource (PDF)

Novembro 2005

9XX CAMPOS LOCAIS PROVENIENTES DO LIBERTAS

CAMPO 907

SUBCAMPOS

|a Cdigo de funo |b Forma da publicao (Libertas 008$f) |c Tipo de material (Libertas 008$q) |d "Class" de material (Libertas 008$r) |e Publicao governamental (Libertas 008$g) |f Identificador local (Libertas 009$a) |g Data de alterao |h No utilizado (Libertas 009$b) |i Data de criao

Novembro 2005

ANEXO

Cdigos de funo1

Actor [act] Pessoa ou entidade que exibe capacidades de representao musicais ou dramticas. Adaptador [adp] Pessoa ou entidade que 1) reformula uma composio musical, geralmente para um suporte diferente, ou 2) adapta novelas ou contos para filmes ou outro suporte audiovisual. Animador [anm] Pessoa ou entidade que desenha figuras a 2 dimenses, manipula os objectos a 3 dimenses e tambm programa o computador de forma a mover objectos e imagens para o filme animado. Cmaras de filmar, ecrs em celulide, transparncias e tintas so algumas das suas ferramentas. Anotador [ann] Pessoa que faz anotaes manuscritas num documento impresso. Use COMENTADOR DE TEXTO [cwt] para autores de comentrios ou notas explicativas de uma obra. Antecedente bibliogrfico [ant] Pessoa ou entidade responsvel por um trabalho, que baseado noutra trabalho. Apropriado para ser usado em adaptaes, continuaes, ndices, etc. Antigo possuidor [fmo] Pessoa ou entidade que possuiu um item no passado. Inclui aquelas pessoas a quem o item foi anteriormente oferecido. A pessoa ou entidade que o oferece ao actual possuidor designada por doador. Apresentador [hst] Pessoa que convidada ou que dirige regularmente um programa (geralmente transmitido na rdio ou televiso), que inclui outros convidados, artistas, etc. (ex. apresentador de talk show). Arguente [opn] Pessoa ou entidade responsvel pela discusso de uma tese ou dissertao. Arquitecto [arc] Pessoa ou entidade que concebe as estruturas ou fiscaliza a sua construo. Arquitecto paisagista [lsa] Pessoa ou entidade cujo trabalho envolve a coordenao da ornamentao de espaos exteriores novos ou j existentes.

Esta lista apresenta a verso portuguesa dos cdigos de funo mais frequentemente utilizados. Para consultar a lista completa destes cdigos, aceder a http://www.loc.gov/marc/relators/relaterm.html (sequncia alfabtica dos termos) ou a http://www.loc.gov/marc/relators/relacode.html (sequncia alfabtica dos cdigos).

Novembro 2005

Artista [art] Pessoa (ex. pintor) ou entidade que concebe e talvez execute tambm um desenho grfico original ou uma obra de arte. Utilizado quando no se desejam cdigos especficos (ex. [egr], [etr]). Use ILUSTRADOR [ill] para ilustrador de livros. Autor [aut] Pessoa ou entidade que o principal responsvel pelo contedo intelectual ou artstico de uma obra, geralmente texto impresso. Tambm pode ser usada a mesma designao quando mais do que uma pessoa ou colectividade partilham a responsabilidade. Usado tambm para CO-AUTOR. Ver ainda CRIADOR Autor do arranjo musical [arr] Pessoa ou entidade que transcreve uma composio musical, geralmente para um suporte diferente do original; num arranjo, a essncia musical permanece inalterada. Autor citado [aqt] Pessoa ou entidade cuja obra largamente citada em trabalhos para os quais no contribuiu directamente. Essas citaes encontram-se sobretudo em catlogos de exposies, coleces de fotografias, etc. Autor da dedicatria [dto] Autor de uma dedicatria que pode ser uma frase formal, ou apresentar-se sob a forma de epstola ou em verso. Autor do dilogo [aud] Pessoa ou entidade responsvel pelo dilogo ou comentrios udio, destinados a um filme ou registo sonoro Autor do guio [sce] Pessoa ou entidade autora do guio de um filme. Autor da ideia original [ccp] Pessoa ou entidade responsvel pela ideia original na qual se baseou uma obra. Inclui o autor cientfico de um item audiovisual e o autor que concebeu um anncio de publicidade. Para adaptaes, continuaes, ndices, etc. use Antecedente bibliogrfico [ant]. Autor incerto [dub] Pessoa ou entidade a quem foi atribuda a autoria, de forma duvidosa ou incorrecta. Autor da introduo, etc. [aui] Pessoa ou entidade responsvel pela introduo, prefcio ou outro tipo de texto introdutrio, e que no o autor principal. Autor de letras para textos musicais [lyr] Pessoa ou entidade que escreve o texto/letra de uma cano. Autor de material acompanhante [wam] Pessoa ou entidade que escreve texto significativo que acompanha um registo sonoro ou outro material audiovisual. Autor do posfcio, clofon, etc. [aft] Pessoa ou entidade responsvel pelo posfcio, clofon, etc., e que no o autor principal da obra.

Novembro 2005

Autor provvel [att] Usado para autor, artista, etc., relacionado-o/a com uma obra sobre a qual existe ou existiu critrio substancial que permite design-lo como autor, criador, etc. da obra. Autor de recenso [rev] Pessoa ou entidade responsvel pela recenso crtica de um livro, filme, representao teatral, etc. Bailarino [dnc] Pessoa ou entidade que dana numa representao musical ou dramtica. Calgrafo [cll] Pessoa ou entidade que desenvolve um trabalho de escrita manual artstica, geralmente como copista. Candidato a grau acadmico [dis] Pessoa que apresenta uma tese a uma universidade ou outra instituio de ensino superior. Cantor [sng] Pessoa ou entidade que usa a voz para produzir msica, com ou sem acompanhamento instrumental. A representao pode ou no incluir texto. Cartgrafo [ctg] Pessoa ou entidade responsvel pela criao de mapas e outros materiais cartogrficos. Censor [cns] Usado para censor, expurgador, etc., oficial ou privado. Co-autor Use AUTOR Colaborador [clb] Pessoa ou entidade que intervm, de forma limitada, na elaborao de uma obra de outra pessoa ou entidade, acrescentando complementos referida obra (ex. apndices, notas). Contribuidor [ctb] Pessoa ou entidade cuja obra contribuiu para outra, de maior dimenso, como uma antologia, publicao em srie ou outra compilao de obras individuais. No se utiliza este cdigo para as funes de autor, editor, compilador ou tradutor. Comentador [cmm] Pessoa ou entidade que faz a anlise, interpretao ou discusso do contedo de um registo sonoro, filme ou outro material audiovisual. Comentador de texto escrito [cwt] Pessoa ou entidade responsvel pelo comentrio ou notas explicativas de um texto. Use ANOTADOR [ann] para a pessoa que faz anotaes manuscritas num documento impresso Compilador [com] Pessoa ou entidade que produz uma obra ou publicao, seleccionando e juntando material proveniente de obras de vrias pessoas ou colectividades. Compositor [cmp] Pessoa ou entidade que cria uma obra musical, geralmente uma composio manuscrita ou impressa.

Novembro 2005

Concessor de grau acadmico [dgg] Entidade que concede um grau acadmico para a obteno do qual foi apresentada a tese ou dissertao que se est a catalogar. Nome suposto Use AUTOR PROVVEL Copista [trc] Pessoa que prepara uma cpia manuscrita ou dactilografada de um documento original, incluindo a trabscrio de material ditado ou registado oralmente. Copyright, detentor de [cph] Pessoa ou entidade a quem foram atribudos os direitos legais pelo contedo intelectual de uma obra. O possuidor de copyright, apesar de no ser necessariamente o criador da obra, tem geralmente o direito exclusivo de receber o benefcio financeiro da venda e uso da obra qual aplicada a proteco de copyright. Coregrafo [chr] Pessoa ou entidade que compe ou coreografa danas ou outros movimentos de expresso corporal (ex. lutas de espadas), para uma representao musical ou dramtica. Corrector [crr] Pessoa ou entidade que corrige manuscritos, tal como o oficial de um scriptorium corrigia o trabalho de um escriba. Use REVISOR DE PROVAS para produto impresso Correspondente [crp] Pessoa ou entidade que foi ou o remetente ou o destinatrio de uma carta ou de outro tipo de comunicao. Ver tambm DESTINATRIO Criador [cre] Pessoa ou entidade responsvel pelo contedo intelectual ou artstico de uma obra. Ver ainda AUTOR Depositante [dpt] Pessoa ou entidade que coloca material guarda de uma biblioteca ou museu, sem transferir os direitos de propriedade. Desenhista [drm] Pessoa ou entidade que executa pormenorizadamente desenhos artsticos ou tcnicos (maquinaria, equipamentos, edifcios). Delineator [dln] Pessoa ou entidade que executa desenhos tcnicos a partir de criaes (desenhos) de outros. Designer [dsr] Pessoa ou entidade responsvel pela concepo/design. Usar, quando no se pretendem cdigos especficos (ex. [bkd], [tyd] ). Designer da capa [cov] Pessoa ou entidade responsvel pelo design grfico da capa de um livro, lbum, estojo, caixa, etc. Use DESIGNER DO LIVRO, para a pessoa responsvel pelo aspecto grfico da totalidade do livro; Use DESIGNER DA SOBRECAPA para o responsvel das sobrecapas.

Novembro 2005

Designer da encadernao [bdd] Pessoa ou entidade responsvel pelo design da encadernao de um livro, incluindo o tipo de encadernao, tipo de materiais usados e outros aspectos decorativos da encadernao. Designer de ex-libris [bpd] Pessoa ou entidade responsvel pelo design de um ex-libris, que geralmente colocado no interior da capa de um livro. Designer do livro [bkd] Pessoa ou entidade responsvel por todo o design grfico de um livro, incluindo o arranjo tipogrfico e as ilustraes, a escolha de materiais e o processo utilizado. Designer da sobrecapa [bjd] Pessoa ou entidade responsvel pelo design de capas flexveis concebidas para, ou publicadas com, um livro, incluindo o tipo de materiais usados e outros aspectos decorativos da sobrecapa Destinatrio [rcp] Pessoa ou entidade a quem a correspondncia endereada. Director [drt] Pessoa ou entidade responsvel pela direco geral de uma obra ou que supervisiona a produo de uma representao teatral, cinematogrfica ou de um registo sonoro. Director de publicao [pbd] Pessoa ou entidade que preside elaborao de uma obra colectiva, para assegurar a sua coerncia ou continuidade. O termo inclui editor principal, editor literrio, editor de sries, etc. Ver tambm EDITOR LITERRIO Dissertaes acadmicas Ver Candidato a grau acadmico [dis] e Concessor de grau acadmico [dgg] Doador [dnr] Pessoa ou entidade que o doador de um livro, manuscrito, etc. ao actual possuidor. Editor comercial [pbl] Pessoa ou entidade que produz material impresso, geralmente texto, mas tambm msica impressa, trabalhos artsticos, etc., disponveis ao pblico. Editor literrio [edt] Pessoa ou entidade que prepara para publicao uma obra que no de sua autoria, elaborando um texto elucidativo, acrescentando um texto introdutrio ou de outro tipo, ou dirigindo tecnicamente uma equipa editorial. Ver tambm DIRECTOR DE PUBLICAO Encadernador [bnd] Pessoa ou entidade responsvel pela encadernao de documentos impressos ou manuscritos. Ver tambm DESIGNER DA ENCADERNAO Engenheiro [eng] Pessoa ou entidade responsvel pelo projecto e design tcnico, particularmente em construo civil. Entrevistado [ive] Pessoa ou entidade que entrevistada, geralmente por um reprter ou outro agente de informao.

Novembro 2005

Entrevistador [ivr] Pessoa ou entidade que age como reprter, ou outro agente de informao, numa entrevista, envolvendo um ou mais indivduos. Ex-libris Ver DESIGNER DE EX-LIBRIS Executante de fac-simile [fac] Pessoa ou entidade que executou o fac-simile. Expurgador Use CENSOR Figurinista [cst] Pessoa ou entidade que desenha e executa o guarda-roupa, penteados, etc. para uma representao musical ou dramtica. Financiador [fnd] Pessoa ou entidade que financia a produo de uma obra. Fotgrafo [pht] Pessoa ou entidade responsvel pelas fotografias, quer sejam usadas na forma original quer em cpias. Gravador [egr] Pessoa ou entidade que grava caracteres, figuras, etc. numa superfcie de madeira ou metal, que se destinam a impresso. Para os vrios tipos de gravao, consultar o glossrio original. Guio, autor de Ver AUTOR DO GUIO Iluminador [ilu] Pessoa ou entidade responsvel pela decorao de uma obra, (normalmente material manuscrito), usando metais preciosos ou cor, geralmente com motivos elaborados. Ilustrador [ill] Pessoa ou entidade que concebe, e talvez tambm execute, um desenho ou ilustrao que geralmente acompanha um texto escrito. Impressor[prt] Pessoa ou organizao que imprime textos, qualquer que seja o tipo de matriz. Impressor de ilustraes [pop] Pessoa ou organizao que imprime ilustraes a partir de chapa gravada. Imprimatur Ver PESSOA QUE CONCEDE A LICENA DE IMPRESSO [lso] Instrumentista [itr] Pessoa ou entidade que toca um instrumento numa representao musical ou dramtica.

Novembro 2005

Intrprete [prf] Pessoa ou entidade que exibe qualidades musicais ou de representao num espectculo musical ou dramtico. No utilizar, se forem escolhidos os cdigos especficos para essas funes actor [act], bailarino [dnc], instrumentista [itr], vocalista [voc], etc. , situao em que o cdigo [prf] ser usado para uma pessoa cujo desempenho principal no conhecido ou especificado. Leiloeiro [auc] Pessoa ou entidade encarregada de avaliao e leilo de objectos, essencialmente livros, obras de arte, etc. Libretista [lbt] Pessoa ou entidade que escreve o libreto de uma pera, oratria, etc. Licena de impresso Ver PESSOA QUE CONCEDE A LICENA DE IMPRESSO [lso] Litgrafo [ltg] Pessoa ou entidade que prepara a pedra ou placa para impresso litogrfica, incluindo o artista grfico que cria o motivo directamente na superfcie que vai servir para impresso. Livreiro [bsl] Pessoa ou entidade que produz livros e outros materiais bibliogrficos disponveis para aquisio. Tem essencialmente fins lucrativos. Maestro [cnd] Pessoa que dirige uma orquestra, coro, pera, numa representao musical ou dramtica. Membro de equipa de investigao [rtm] Pessoa que participou num projecto de investigao, sem ter a seu cargo a direco ou gesto do projecto. Ver ainda RESPONSVEL DE EQUIPA DE INVESTIGAO Moderador [mod] Pessoa que modera um programa (geralmente rdio), onde so discutidos tpicos, geralmente com a participao de especialistas nas reas relacionadas com a temtica da discusso. Msico [mus] Pessoa ou entidade que executa msica ou contribui para o contedo musical de uma obra, quando no possvel ou desejvel identificar a funo com maior preciso. Nome associado [asn] Pessoa ou entidade associada a, ou referida em, um item ou coleco, e que no pode ser denominada anterior possuidor [fmo] ou levar outra funo indicativa de provenincia. Nome suposto Ver AUTOR PROVVEL [att] OPONENTE Ver ARGUENTE Organismo de normalizao [stn] Organizao responsvel pelo desenvolvimento ou execuo de uma norma.

Novembro 2005

Organizador de conferncia [orm] Pessoa ou entidade responsvel pela organizao de um congresso, para o qual um dos itens um relatrio ou actas. Orientador de tese [ths] Pessoa sob cuja orientao um candidato a grau acadmico desenvolve e apresenta uma tese, memria, ou texto de dissertao. Outro [oth] Usar para cdigos de funo de outras listas que no tm equivalncia na lista MARC, ou para termos aos quais no foi atribudo um cdigo especfico. Patrocinador [spn] Pessoa ou entidade que elabora um contrato ou sob cujo patrocnio se escreveu, imprimiu, publicou, etc., uma obra. Performer Ver INTRPRETE Pessoa a quem dedicada a obra [dte] Pessoa ou entidade a quem dedicado um livro, um manuscrito, etc. Pessoa que concede a licena de impresso [lso] Pessoa ou entidade que signatria da autorizao de impresso, do imprimatur, etc. Pessoa/instituio que empresta [len] Pessoa ou instituio que permite o uso temporrio de um livro, manuscrito, etc., eventualmente para ser fotocopiado ou microfilmado. Retratado [dpc] Entidade desenhada ou retratada, particularmente numa obra de arte. Pessoal da produo[prd] Pessoa ou entidade ligada produo (adereos, luzes, efeitos especiais, etc.), de uma representao musical ou dramtica. Possuidor [own] Pessoa ou entidade que o actual possuidor de um item ou coleco. Produtor [pro] Pessoa ou entidade responsvel pela elaborao de um filme, incluindo os aspectos comerciais, gesto da produo e sucesso comercial da obra. Produtor de vdeo [vdg] Pessoa ou entidade encarregada de uma produo em vdeo. O produtor de vdeo pode ser o operador de cmara ou supervisionar um ou mais operadores. No confundir com cineasta. Produtor do livro [bkp] Pessoa ou entidade responsvel pela produo de livros e outros materiais impressos. Utilizar quando no se pretendem cdigos especficos ([bkd], [egr], [tyd], [prt]. Programador [prg Pessoa ou entidade responsvel pela criao e/ou manuteno de documentos de design de programas de computador, cdigo fonte, ficheiros digitais executveis e documentos de suporte.

Novembro 2005

Remetente de carta Use CORRESPONDENTE Reprter [rpt] Pessoa ou entidade que escreve ou apresenta reportagens de notcias ou acontecimentos correntes, na rdio ou na imprensa escrita. . Responsvel de equipa de investigao [rth] Pessoa que dirigiu ou geriu um projecto de investigao. Revisor de provas [pfr] Pessoa que corrige material impresso. Use CORRECTOR [crr] para manuscritos Rubricator [rbr] Pessoa ou entidade responsvel por partes de uma obra, geralmente encabeamentos ou partes/letras iniciais de um manuscrito, que aparecem numa cor distinta, normalmente vermelha. Tcnico de gravao [rce] Pessoa ou entidade que supervisiona os aspectos tcnicos de uma sesso de gravao sonora ou em vdeo. Teses Ver Candidato a grau acadmico [dis] e Concessor de grau acadmico [dgg] Tipgrafo [tyg] Pessoa ou entidade responsvel principal pela escolha e arranjo tipogrfico de um item. Se o tipgrafo tambm for responsvel por outros aspectos do design grfico de um livro, (ex. designer do livro [bdk]), podem ser necessrios cdigos para as duas funes. Titular de licena [lse] Pessoa ou entidade que possui a licena de impresso. Tradutor [trl] Pessoa ou entidade que verte um texto de uma lngua para outra, ou de uma forma antiga para uma forma moderna da lngua.

Novembro 2005

Potrebbero piacerti anche