Sei sulla pagina 1di 8

ATOS ADMINISTRATIVOS

Ato administrativo uma espcie do gnero ato jurdico, que consiste em todo ato lcito praticado pela administrao, com atributos especficos de poder pblico, que tenha por fim adquirir, transferir, resguardar, modificar ou extinguir direitos. sempre manifestao unilateral da administrao, praticado em todas as esferas de governo e pelo executivo, legislativo e judicirio. (Ex.: Tribunais praticam ato administrativo ao nomearem novos juzes) ATO ADMINISTRATIVO no se confunde com ATOS DA ADMINISTRAO PBLICA, pois para que o ato seja considerado administrativo, tem de possuir ao menos um dos atributos especficos do poder pblico (sero estudados posteriormente). Assim, nem todos os atos da administrao so considerados atos administrativos, pois por vezes o poder pblico realiza certas condutas sem as prerrogativas que lhes so conferidas pelas normas publicistas, ficando em tais casos na posio de um particular. Ex.: Emisso de cheque para pagamento de despesa. Difere tambm dos ATOS DE GOVERNO, pois estes no se regem pelas normas de direito administrativo, pois so medidas decorrentes de poderes polticos estabelecidos na CF (Ex.: Edio de medidas provisrias; decretao de guerra; interveno federal) Tambm difere do FATO ADMINISTRATIVO, que um fato natural ocorrido na administrao pblica que embora produza consequncias jurdicas, no traduz uma manifestao da vontade da pessoa ou do Estado. Ex.: Falecimento de servidor que deixa vago cargo pblico, aula ministrada em escola estadual, cirurgia feita em hospital pblico. Processo administrativo Procedimento: O primeiro conjunto de atos feitos pela administrao visando atingir uma s finalidade. conjunto de medidas jurdicas praticadas em certa ordem cronolgica (Ex.: Licitao) O segundo o modo/rito pelo qual se realiza o processo.

ELEMENTOS
Os atos administrativos possuem 5 elementos formadores, (Competncia, objeto, forma, finalidade, motivao). So requisitos de validade do ato, sem as quais poder haver a invalidao deste. COMPETNCIA: Faculdade estabelecida em lei que outorga/atribui ao agente o poder de realizar certas condutas. mais do que capacidade civil, o agente pode ser civilmente capaz, mas incompetente para a prtica de certo ato administrativo. Admite a delegao e a avocao, desde que de acordo com a lei, assim, no se pode admitir a delegao de certas funes exclusivas. Ex.: Edio de decreto s cabe ao chefe do executivo; parecer jurdico elaborado por servidor no formado em direito. OBJETO: Contedo/substncia do ato. Deve ser sempre lcito, possvel e de acordo com a moralidade. O objeto pode ser vinculado (quando a lei expressamente o estabelece: objeto vinculado=ato vinculado) ou discricionrio (faculta ao gestor decidir qual o contedo mais adequado para a prtica do ato: Objeto discricionrio= ato discricionrio). Assim, o ato possuir sempre a natureza de seu objeto. (Ex.: Pedido de frias do servidor: Possibilidade de concesso ou no conforme a convenincia ao Estado= ato discricionrio) FORMA: Ao contrrio do direito privado, onde a regra a liberdade de forma, no dir. administrativo (pblico), as formas so obrigatrias e vinculadas. Assim, em geral os atos administrativos devem revestir-se da forma escrita, exceto casos expecionais. MOTIVO: Todos os atos administrativos, inclusive os discricionrios devem ser motivados. No significa apenas citar o dispositivo legal, mas expor a razo ftica que levou materializao do ato. Deve ser completa, tempestiva, clara e congruente com as normas.

Teoria dos motivos determinantes- A validade do ato fica condicionada a existncia real das razes alegadas para sua prtica. Assim, se um ato excepcionalmente no necessitar de motivao (como a desinvestidura de ocupante de cargo comissionado), e ainda sim o administrador optar por motiv-lo, a validade do ato estar subordinada comprovao das causas alegadas. FINALIDADE: Decorre do princpio da impessoalidade, pois o ato deve visar interesses coletivos e no pessoais dos agentes, devendo atender finalidade prevista na norma.

ATRIBUTOS
So caractersticas ou peculiaridades que tornam tais atos distintos dos demais praticados pela administrao pblica. So 3: Presuno de legitimidade; autoexecutoriedade e imperatividade. Presuno de legitimidade: Presente em todos os atos administrativos, sem exceo, pois estes j nascem com presuno relativa (juris tantum) que foram editados conforme as normas legais. Isso s no ocorrer se o destinatrio provar o contrrio, quando ocorrer a invalidao do ato. Assim, o nus da prova que o ato no foi editado conforme a lei do interessado. Da presuno de legitimidade advm outra caractersticas dos atos administrativos, que a f pblica. Esta se refere diretamente matria ftica, e no norma, fazendo presumir que verdico aquilo que afirmado por quem detenha a chamada f de ofcio (competncia para fazer algo) (Ex.: Presume-se que o que relatado por oficiais do registro civil verdadeiro) AUTOEXECUTORIEDADE: No est presente em todos os atos administrativos, mas naqueles em que ela pode executar por s e automaticamente. o poder de executar diretamente determinados atos, sem necessidade de autorizao judicial. Facilita a atuao do Estado em casos de emergncia. Em regra possuem autexecutoriedade: atos decorrente do poder hierrquico (ordenar, fiscalizar, rever) do poder disciplinar (punir servidores, exceto demisso de vitalcios, que pede processo judicial). Tambm as medidas da polcia administrativa (multa, interdio, demolio de obra irregular) Imperatividade (ou poder extroverso ou cogente): a caracterstica pela qual os atos administrativos se impem coercitivamente a terceiros independente de sua concordncia. No presente em todos os atos, pois nem sempre o Estado precisa se impor (Ex.: conceder autorizao de uso de bem pblico). indispensvel em atos do poder normativo (decretos, resolues, etc.) e nos do poder de polcia (multa, destruio de coisas, etc.).

CLASSIFICAO
H vrias formas possveis de classificao, a mais abrangente se d com base nos seguintes elementos: Disciplinamento legal; Contedo; Efeitos; Prerrogativas; Destinatrios; Provenincia do ato; Validade. QUANTO AO DISCIPLINAMENTO LEGAL: ATOS VINCULADOS E DISCRICIONRIOS: a mais importante classificao. Ato vinculado: Quando a lei no d margem de escolha ao administrador, estabelecendo a forma do ato, finalidade, competncia, motivo e seu objeto (principal elemento do ato vinculado). O ato vinculado depende da ocorrncia de todos os pressupostos previstos em lei, sob pena de anulao pela prpria administrao ou pelo judicirio. Como exemplo temos a Licena para dirigir: Se o particular que a estiver requerendo preencher todos os requisitos exigidos, o rgo pblico no pode se negar a conced-la. Outros exemplos: Licena para edificar, ou cobrana de um tributo pelo agente fazendrio. (Art. 3 CTN) J o ato discricionrio d possibilidade ao administrador de escolher qual a melhor opo ao interesse pblico de acordo com a situao concreta. O gestor ter de escolher entre as alternativas legais previstas na norma, pois agindo fora da norma, no se trata mais de discricionariedade, mas de ARBITRARIEDADE, postura contrria aos princpios constitucionais de direito. indispensvel que a norma confira explicita ou implicitamente tal poder ao administrador e lhe assinale os limites de sua liberdade. O ato discricionrio livr quanto a seu motivo

(oportunidade e convenincia) e seu contedo. Ex.:Deferimento ou no de licena para capacitao ao servidor pblico. (art. 87 da Lei n 8.112/90); autorizar ou no licena para tratar de assuntos particulares. QUANTO AO CONTEDO: ATOS CONCRETOS, PERMANENTES E ABSTRATOS: ATOS CONCRETOS: Editados com a finalidade de determinar um comando a ser aplicado em um caso especfico, ex.: multa e edio de portara nomeando servidor pblico. Os atos concretos podem, eventualmente, possuir efeitos PERMANENTES, que se prolongam no tempo enquanto a situao de que eles tratam perdurar. Isso no ocorre nos atos ABSTRATOS, praticados com o objetivo de disciplinar casos inespecficos, aplicando-se quantas vezes ocorram as circunstncias que devam incidir, como ocorre nos atos de contedo normativo. Ex.: Regulamento QUANTO AOS EFEITOS: ATOS DE EFEITO INTERNO E EXTERNO: Os INTERNOS s produzem efeito no mbito interno das entidades e rgos. Podem ser gerais ou especiais, normativos, ordinatrios, punitivos, etc. No dependem de publicao para sua vigncia. No geram direitos subjetivos (podem ser revogados a qualquer tempo) No se destinam a terceiros. So todos os atos decorrentes dos poderes hierrquicos e disciplinar, como uma portaria aplicando sano de suspenso a determinado servidor. Como exemplos temos os atos de imposio de penalidades a servidores e as circulares que estabelecem o horrio de funcionamento das reparties. Atos externos incidem fora do mbito da administrao pblica, alcanando administrados, contratantes, e em alguns casos os servidores, provendo sobre seus direitos e obrigaes, como os atos decorrentes do poder de polcia (Ex.: Multa). Devido a sua rea de atuao, s geram efeitos aps sua publicao. A publicidade de tais atos principio de legitimidade. So exemplos as autorizaes, permisses, licenas. Existem atos de efeito externo e interno ao mesmo tempo, como se d com o uso de instrumentos do poder normativo (ex: decretos e regulamentos) QUANTO S PRERROGATIVAS: ATOS DE IMPRIO, DE GESTO E DE EXPEDIENTE. ATOS DE IMPRIO: Praticados pelo Estado com supremacia sobre o administrado, tem fora impositiva. Podem ser gerais ou individuais, internos ou externos, mas sempre so unilaterais, pois representam a onipotncia do estado.Ex.: Desapropriaes, interdies, e atos do poder de polcia, como multa e embargo de obra. Atos de gesto: So os atos que a administrao pratica sem usar de supremacia sobre os destinatrios. Tem natureza decisria e determinativa, mas no tem fora cogente, pela ausncia de imperatividade. So muitas vezes bilaterais, sendo vinculantes e gerando direitos subjetivos e imodificveis pela administrao Ex.: Atos negociais com os particulares, certido e atos resultantes de contratos feitos pelo Estado. Atos de mero expediente: simples medidas do gestor para dar segmentos a processos e rotinas dirias, sem coercibilidade nem carga decisria, e no vinculantes. Assim, os agentes responsveis por atos de expediente no tem competncia para expedir atos de imprio nem de gesto Ex.: Despacho encaminhando requerimento a um rgo. QUANTO AOS DESTINATRIOS: ATOS GERAIS OU INDIVIDUAIS. Gerais (ou normativos): No tem destinatrio determinado, dada a generalidade de seu contedo, s sero aplicveis a pessoas que eventualmente se enquadrarem nas hipteses nele contidas. No aspecto material no diferem das leis, mas so diferentes destas pois no podem inovar no direito, seu contedo deve estar sempre limitado pelas leis. Prevalecem sobre os individuais, assim, um decreto individual no pode contrariar um geral ou regulamentar. Quando de efeitos externos, dependem de publicao no rgo oficial. Os atos gerais so sempre discricionrios quanto ao seu contedo, pois a administrao ter sempre a discricionariedade de ponderar se a situao corresponde hiptese prevista em lei. EX.: Resolues, regimentos, regulamentos, instrues normativas. Individuais: Destinam-se a uma pessoa ou grupo de indivduos determinado ou determinvel. So todos os atos que possuem destinatrio certo. Se de efeito externo, tambm depende de publicao. Normalmente geram direito subjetivo para seus destinatrios, assim como encargos. Se gerar direito adquirido irrevogvel, nos demais casos podem ser revogados desde que a administrao indenize o prejudicado. Admite anulao pela prpria

administrao ou pelo judicirio. EX.: Decreto de nomeao, de exonerao, de desapropriao, licena, permisso e autorizao. QUANTO PROVENINCIA DO ATO: SIMPLES, COMPLEXOS E COMPOSTOS. Simples: Praticado por apenas uma entidade ou rgo. Pode ser simples regular (quando advm de ente composto por apenas um membro) ou simples coletivo/colegiado (ente composto de vrios rgos). Exemplos: nomeao pelo Presidente da Repblica, deciso de um Conselho. Complexo: Quando o ato feito por mais de uma entidade ou rgo. Ex.: Nomeao de desembargador estadual em hiptese de vaga oriunda de quinto constitucional. Esses atos no se confundem com o processo administrativo, que resulta da soma de vrios atos sequenciados. Exemplo: Nomeao feita pelo chefe de executivo, complementado pela posse dada pelo chefe da repartio em que o nomeado vai servir; Decreto do prefeito referendado pelo secretrio. Composto: Praticado por apenas uma entidade ou rgo, mas sujeito a ratificao/homologao de outro hierarquicamente superior. Essa hierarquia inexiste em atos complexos, pois todos os entes envolvidos concorrem igualmente para a prtica do ato. Ex.: Dispensa de licitao com homologao de autoridade superior; autorizao que necessita de visto para complementar; nomeao de ministro do Superior Tribunal feito pelo Presidente da Repblica e que depende de aprovao do Senado. QUANTO EFICCIA: ATOS VLIDOS, INEXISTENTES, NULOS E ANULVEIS. O ato VLIDO quando preencher todos os requisitos legais. INEXISTENTE quando invivel, seja por possuir objeto impossvel ou por faltar elemento necessrio sua formao. Ex.: decreto de agente publico municipal disciplinando funcionamento de repartio federal; multa aplicada por particular. NULO quando tiver vcio insanvel (defeito que atinja seus requisitos de finalidade, motivo e objeto) ou que atinja seu procedimento, tornando-o invlido. ilegtimo ou ilegal e no produz efeito entre as partes. A nulidade deve ser reconhecida pela administrao ou judicirio. Tem efeito ex tunc s produzindo efeitos quanto a terceiros de boa f. Sendo o ato nulo ou inexistente, a consequncia ser a mesma, ou seja, sua invalidao. ANULVEL: aquele praticado com inobservncia da forma ou da competncia. Pode ser sanvel mediante a convalidao. QUANTO AO CONTEDO OU EFEITOS: CONSTITUTIVO, DECLARATRIO: CONSTITUTIVO: aquele que cria uma nova situao jurdica para o administrado, criando, modificando ou extinguindo o seu direito. Exemplo: dispensa, aplicao de penalidade, revogao; DECLARATRIO: o ato em que a Administrao reconhece um direito existente anteriormente. Exemplo: licena, iseno.

ESPCIES
Espcies de atos administrativos existentes, conforme o objeto que esses atos possuam ou sua finalidade. Essas espcies so tratadas de forma no exaustiva, vez que na prtica existem outras formas de exteriorizao dos atos administrativos aqui elencados. Ex.: Memorando- embora no previsto no ordenamento, aceito.

ATOS GERENCIAIS OU ORDINATRIOS.


Sua finalidade maior concretizar o poder hierrquico e impulsionar a conduo dos negcios pblico. Tem por objetivo orientar o funcionamento da administrao e conduta de seus agentes. Visam tambm disciplinar o funcionamento da administrao e a conduta de seus agentes. Emanam do poder hierrquico, podendo ser expedidos por qualquer chefe de servio aos seus subordinados. S atuam no mbito interno das reparties e s alcanam os subordinados chefia de quem o expediu. So inferiores lei, ao decreto, ao regimento e ao regulamento.

1. Portarias: atos praticados por chefes de entidades e rgos que emitem determinaes gerais ou individuais ao funcionalismo, assim como veiculam atos de gesto pessoal. Ex.: concesso de frias, nomeao, exonerao e aplicao de punies. 2. Instrues: Trazem determinao de carter geral feita por superiores para organizar o modo de execuo de determinado srvio pblico realizado por servidores subalternos. 3. Avisos: Editados por agentes pblicos visando informar externa ou internamente fatos ou interesses do estado. 4. Circulares: ato gerencial estabelecendo ordem de natureza coletiva ou comunicando fatos a vrios rgos. 5. Ordens de servio: ato ordinatrio contendo determinao especfica a agentes incumbidos de obras ou servios pblicos 6. Ofcios: Estabelece comunicao escrita e formal entre entidades, rgos e agentes pblicos ou entre estes e particulares. 7. Memorandos e cartas: Semelhante ao ofcio. 8. Despachos: Contm deciso de autoridade administrativa sobre um caso especfico. Pode eventualmente no possuir teor decisrio, quando so proferidos objetivando tramitao de processos internos na repartio.

ATOS DE SANO OU PUNITIVOS:


Resultam do poder disciplinar ou de polcia, pois visam aplicar punies ao servidor ou sanes aos particulares. Visam prevenir, reprimir ou coibir certas condutas dos agentes pblicos ou dos administrados. Via de regra, a sano exteriorizada por meio de portaria (espcie de ato gerencial). No tem carter negocial, pois s podem ser de natureza negocial as sanes previstas contratos administrativos, mas estas tem natureza j de sano civil. Podem ser de atuao interna ou externa. Externa: Multa, interdio, destruio de coisas. 1. Multa: Impe aos administrados pagamento de valor pecunirio (em dinheiro) 2. Interdio de atividade: O ente pblico restringe condutas de particulares submetidos a seu controle/fiscalizao, pede a instaurao de processo administrativo, possibilitando o exerccio da ampla defesa e contraditrio. 3. Demolio de obras: Sano imposta a particular. Desfazimento compulsrio de edificao irregular. 4. Destruio de coisas: Medida que visa a inutilizao de bens emprestveis, nocivos ao consumo ou ilegais. 5. Censura e advertncia: punies brandas aplicadas ao servidor por faltas funcionais leves. 6. Suspenso: Sano para reprimir ilcitos de mdia gravidade. 7. Demisso: punio interna por falta de alta gravidade. Difere de exonerao, que no um ato punitivo. 8. Destituio: Se destina a ocupante de cargo em comisso ou de confiana em razo de falta grave, implicando desligamento total. 9. Cessao de benefcio ou de disponibilidade: medida aplicvel a servidor inativo ou em disponibilidade pela percepo indevida de benefcio ou pela prtica de ilcito quando exercia suas funes, resultado na extino da aposentadoria ou da disponibilidade que era titular.

ATOS NORMATIVOS OU GERAIS:


Trazem comandos de ordem geral, emitido pelo poder pblico abstratamente, visando a correta aplicao da lei. Tem objetivo de explicitar a norma legal, expressando minunciosamente o mandamento abstrato da lei. No so leis em sentido formal, estando em grau hierarquicamente inferior elas. So leis apenas em sentido material. So atos de feito concreto e podem ser invalidados pela via judicial. inconstitucional a edio de decreto autnomo (regulamento autnomo),que a elaborao de ato normativo para reger situao no prevista em lei (violao ao principio da reserva legal e usurpao da funo tpica do legislativo, que normativa.) 1. Decretos: Competem privativamente aos chefes do executivo. Disciplinam situaes gerais ou individuais que interessam administrao, explicando contedo de lei ou facilitando sua interpretao

2. 3. 4. 5. 6.

ou aplicao. Em alguns casos pode ser usado com finalidade no normativa. Ex.: decreto declarando determinado bem como de utilidade pblica. ato inferior lei, no devendo contrari-la. Regulamentos: atos normativos vinculados atravs de decretos visando detalhar uma norma. Infralegal, no pode contraria a lei ou dispor sobre matria nela no abrangida. Instrues normativas: editadas pelos min. De estado para facilitar execuo de leis, decretos e regularmentos. Regimentos: disciplina o funcionamento e rotinas internas das entidades e rgos, aplicam-se interna e externamente ao poder pblico (Ex.:Regimentos de tribunais) Resolues: praticados pelas autoridades administrativas com finalidade de reger matrias de sua competncia. Deliberaes: Atos com fins normativos, podendo excepcionalmente consolidar decises administrativas. S cabe em rgos colegiados.

ATOS DECLARATRIOS OU ENUNCIATIVOS:


Embora no contenham norma de atuao, nem ordenem atividade interna, nem estabeleam relao negocial, afirmam a existncia de um fato ocorrido na administrao j existente ou emitem opinio motivada sobre algum assunto, sem qualquer manifestao da vontade da administrao, por isso so atos apenas em sentido formal. A administrao aqui se limita a atestar um fato ou emitir opinio, sem se vincular ao enunciado, tais como: 1. CERTIDES: atos enunciativos dotados de f pblica, seu fornecimento no pode ser negado sob pena de mandado de segurana por violao de direito liquido e certo. Expedida apenas por quem possui competncia. 2. DECLARAES: termo escrito com afirmao sobre situaes verificadas no plano estatal, pode ser expedida por qualquer agente que tenha conhecimento do fato declarado. 3. ATESTADOS: Ato declaratrio que prova fato de interesse de entidades/rgos governamentais. 4. PARECERES: emitido por rgo tcnico que traz opinio fundamentada sobre matria posta a sua apreciao. Tem carter meramente opinativo e no so vinculantes. Podem se revestir de natureza tcnica (regra geral) ou normativa (quando convertido em norma de procedimento interno). Composto de ementa, relatrio, fundamentao e concluso. O parecer tcnico sem natureza normativa no se enquadra nos atos administrativos, prevalecendo o entendimento que apenas ato da administrao.

ATOS NEGOCIAIS
So editados quando o ordenamento exige que o particular obtenha autorizao da administrao para realizar determinada atividade de interesse dele. Tem interesse predominantemente privado (devendo esse interesse ter como finalidade algo pblico), desde que esse interesse no colida com o interesse pblico, pois este tem sempre supremacia. Sua edio passam pelo exame e controle e fiscalizao da atividade dos particulares, objetivando adequar essas atividades aos interesse coletivos. No h qui imperatividade, coercibilidade ou autoexecutoriedade. No um contrato, e sim ato unilateral da administrao. Produzem efeitos concretos e individuais para os administrados. Podem ser vinculados; definitivos; discricionrios ou precrios. Os vinculados reconhecem um direito subjetivo ao particular, uma vez preenchidos os requisitos no requerimento, ter de ser concedido o direito. Os discricionrios podem ser negados mesmo que o particular preencha os requisitos, pois no um direito subjetivo, mas mero interesse do particular. Os precrios no geram direito adquirido, podendo ser revogados a qualquer tempo. S os atos discricionrios podem ser precrios. Os definitivos so praticados em face de um direito individual do requerente, so vinculados, por isso no pode haver revogao, podendo no entanto, serem cassados em hiptese das condies exigidas para sua concesso deixarem de ser cumpridas. Podem tambm serem anulados se constatado ilegalidade na sua edio. So espcies de atos negociais: LICENA: Ato vinculado e definitivo fundamentado no poder de polcia administrativa, editada quando o ordenamento exige autorizao para o exerccio pelo particular de um direito subjetivo dele. ato vinculado, por isso tem expectativa de definitividade e por isso tambm no pode ser revogada, embora seja passvel de cassao

ou anulao. Exs.: Concesso de alvar para obra, para funcionamento de estabelecimento comercial, para exerccio de profisso, para dirigir, etc. AUTORIZAO: Ato pelo qual a administrao possibilita ao particular realizao de atividade de interesse predominante dele ou a utilizao de bem pblico. Geralmente ato ada polcia administrativa, mas tambm so exigidas em alguns casos para descentralizao mediante delegao, visando a prestao indireta de servio pblico. SEMPRE ato discricionrio, pois no direito subjetivo do particular, podendo mesmo aps concedida ser revogada a qualquer tempo, por ser ato administrativo precrio, sem direito a indenizao. outorgada sem prazo determinado, normalmente trada de atividade perigosa ou potencialmente lesiva a bens jurdicos coletivos. Exs: Autorizao para porte de arma de fogo, autorizao para exercer atividade que no seja de titularidade exclusiva do poder pblico, como servios de educao e sade; autorizao para bloquear uma rua para uma competio esportiva (uso de bem pblico); autorizao para prestar servio de txi (aqui trata-se de uma delegao para prestao indireta de servio de titularidade exclusiva do poder pblico, e no de um ato de polcia administrativa. Obs: Exceo: A autorizao para explorao de servio de telecomunicao no regime privado ato administrativo VINCULADO. PERMISSO: Ato discricionrio e precrio que consente ao particular uma conduta de interesse predominante da coletividade. Aqui no se encaixa a permisso de servio pblico, pois estes so contratos (atos bilaterais) e no unilateriais. Pode ter prazo determinado e remunerado. Apesar de precrio, quando deferida por prazo determinado no pode ser revogada se acarretar nus para a administrao. A permisso para prestar servio pblico hoje deve ser via CONTRATO DE ADESO(ato bilateral), e no mais simples ato administrativo unilateral. Permisso de servio pblico a delegao a titulo precrio, mediante licitao, da prestao de servio pblico concedida a pessoa fsica ou jurdica que demonstre capacidade para seu desempenho por sua conta e risco. Podem, no entanto, ser revogado unilateralmente. Assim, a permisso como ato administrativo s se aplica hoje s permisses que NO constituam delegao de servios pblicos, que deve ser mediante contrato. exemplo de ato administrativo negocial a permisso de uso de bem pblico. Vale aqui diferenciar autorizao de permisso e concesso. Autorizao, qualquer que seja seu objeto, ato precrio e discricionrio (exceto autorizao para explorao de servio de telecomunicao pela rede privada, que ato vinculado). Permisso de uso de bem pblico ato discricionrio e precrio; permisso de servios pblicos (instrumento de delegao de servio pblico) ocorre mediante contrato de adeso caracterizado pela precariedade e revogabilidade unilateral. Concesso, independente de seu objeto, contrato administrativo, assim, no existe concesso precria nem passvel de revogao. Outros atos negociais so os vistos, aprovao ou homologao e a renncia.

DESCONSTITUIO:
Os atos administrativos s devem ser mantidos quando presentes seus requisitos legais ou at que sejam convenientes, assim, quando manifestar-se inconveniente, deve a administrao proceder o desfazimento do ato, que pode ocorrer das seguintes formas: REVOGAO: Desconstitui o ato pelo critrio da inconvenincia, note-se que s se revoga o ato administrativo vlido, ou seja, aquele que contenha todos os requisitos legais, mas que se tornou inconveniente ou inoportuno ao bem comum. S pode ser realizada pela pessoa administrativa que praticou o ato a ser desconstitudo, nunca pelo judicirio, salvo se o prprio judicirio fora quem praticou o ato. No tem efeitos retroativos. Todos os atos administrativos so passveis de revogao, exceto os vinculados ou os que gerem direitos subjetivos, todavia, mesmo gerando direito subjetivo pode ser revogado desde que preserve ao seu titular os efeitos que lhe so favorveis ou o indenize pelos prejuzos causados, operando a revogao apenas para as demais pessoas que no tenham adquirido esse direito.

ANULAO OU INVALIDAO: Extingue atos que afrontam regras/princpios normativos ou que lhes falte algum requisito de validade. Um ato pode se iniciar regular e posteriormente se tornar ilegal. Pode ser feita pelo judicirio e pela administrao, pois tem como objeto a juridicidade do ato. O judicirio pode apreciar a juridicidade de todos os atos administrativos, sejam vinculados ou discricionrios. Tem efeito retroativo, restituindo a situao ao status anterior ao ato. Ex.: Servidor que ocupa dois cargos pblicos, implica a devoluo dos valores recebidos por ele. Todavia, a anulao no pode ser feita perpetuamente, pois pode ceder lugar a situaes jurdicas j consolidadas devido ao decurso do tempo ou boa f. (5 anos da data do ato) CASSAO E CADUCIDADE: A primeira forma de sano pelo descumprimento de condio necessria sua permancia, J a caducidade a extino do ato em virtude de: escoamento do prazo para que o ato produzisse efeitos, sendo isso fato independente de ao humana; supervenincia de norma jurdica que veda a situao antes permitida pelo direito e autorizada pelo ato administrativo. CONVALIDAO E REFORMA: Se o ato for eivado de ilegalidade, deve-se proceder sua anulao, mas se o vcio puder ser sanado, pode haver a convalidao (medida administrativa), tornando-se o ato legtimo em todos os seus efeitos a partir da data em que foi praticado. (S atos anulveis, os nulos no so passiveis de convalidao, pois so insanveis) So passveis de convalidao os atos que deixaram de observar tais requisitos: Da competncia: desde que no se trate de competncia privativa, como ocorre com decretos e instrues normativas, que s podem ser editados pelo chefe do executivo e ministros do Estado; b) da forma: salvo se a lei determinar uma nica forma possvel. No se admite a convalidao de atos que no tenham objeto lcito e moral, a finalidade pblica e o motivo. Admite-se tambm a alterao do ato administrativo mediante a reforma, no para sanar vcios como na convalidao, mas para ampliar ou reduzir seu objeto e seus efeitos, au ainda para converter o ato em outro diverso mais adequado ao interesse pblico.

Potrebbero piacerti anche