Sei sulla pagina 1di 35

ELETRNICA INDUSTRIAL II Parte 1

Introduo Conversores CA / CC
Os conversores CA-CC so amplamente utilizados, devido necessidade freqente de se obter tenses contnuas, a partir de tenses senoidais de entrada. Neste caso so muito comuns circuitos reguladores com transistores operando na regio linear. medida que a potncia do conversor cresce, este tipo de projeto torna-se inconveniente, pois os dispositivos semicondutores tipo transistores, quando operam na regio linear, apresentam maiores perdas de energia, por dissipao de calor. O uso de tcnicas de chaveamento apresenta melhorias na eficincia do conversor uma vez que os dispositivos s semicondutores quando funcionam no modo chaveado, ou seja, corte e saturao, apresentando menores perdas do que quando atuam na regio linear. De modo geral, um conversor eletrnico de potncia composto de um estgio de potncia conectado a um estgio com circuitos eletrnicos que realiza a funo de controle. O estgio de controle gera os pulsos para conduo e corte das chaves semicondutoras de potncia que podem ser transistores, bipolares, mosfets e IGBTs (Insulated Gate Bipolar Transistor) ou tiristores, tais como SCR(Silicon Controled Rectifier).

Retificador Monofsico de Meia Onda a Diodo


Retificador monofsico de meia onda alimentando carga resistiva.

Para o exemplo em anlise, retificador monofsico de meia onda com carga puramente resistiva, a corrente que circula pelo diodo possui a forma apresentada na figura a seguir:

O diodo encontra-se bloqueado (no conduz) durante o semi-ciclo negativo da tenso alternada de alimentao v(wt). Desse modo, somente os semi-ciclos positivos so aplicados resistncia de carga R. O valor mdio da tenso na carga dado por: 2 V Vo = 2

Retificador monofsico de meia onda alimentando carga R-L.

As formas de onda relativas carga R-L esto representadas na figura a seguir:

Devido a presena da indutncia, o diodo no se bloqueia quando t=. O bloqueio ocorre no ngulo (ngulo de extino), que superior a . Enquanto a corrente de carga no se anula, o 2

diodo se mantm em conduo e a tenso de carga, para ngulos superiores a , torna-se instantaneamente negativa.

Retificador Monofsico de Onda Completa com Ponto Mdio


A estrutura do retificador monofsico de onda completa a diodo com ponto mdio est representada na figura a seguir:

Retificador monofsico de onda completa a diodo com ponto mdio.

Etapas de funcionamento. Durante o semiciclo positivo da tenso da rede (v), o diodo D1 conduz e D2 se mantm bloqueado. Durante o semiciclo negativo da tenso da rede, D1 bloqueia e D2 conduz a corrente de carga. As formas de onda correspondentes:

O valor mdio da tenso na carga dado por: 2 V Vo =

Retificador Monofsico de Onda Completa em Ponte


A estrutura do retificador monofsico de onda completa em ponte, alimentando carga resistiva, apresentada na figura a seguir:

Retificador monofsico em ponte a diodos.

Etapas de funcionamento. Durante a primeira etapa de funcionamento, a tenso de alimentao positiva. Os diodos D1 e D4 so polarizados diretamente e conduzem a corrente de carga. Os diodos D2 e D3 encontram-se polarizados reversamente e permanecem bloqueados. 4

Durante a segunda etapa de funcionamento, os diodos D1 e D4 ficam bloqueados, enquanto D2 e D3 conduzem a corrente de carga. As formas de onda correspondentes:

O valor mdio da tenso na carga dado por: 2 V Vo =

Percebe-se que a tenso mdia para ponto mdio e configurao em ponte so as mesmas.

Retificador Trifsico com Ponto Mdio


A estrutura apresentada na figura a seguir pode se considerada uma associao de trs retificadores monofsicos de meia onda. Cada diodo associado a uma das fases de rede de alimentao. Nesse tipo de retificador indispensvel o emprego do neutro do sistema de alimentao.

Retificador trifsico com ponto mdio. As formas de onda representativas do comportamento da estrutura alimentando uma carga resistiva esto representadas na figura a seguir. Cada diodo do retificador conduz durante um intervalo de tempo que corresponde a 120 graus eltricos da tenso da rede.

O valor mdio da tenso na carga dado por: 3 3 2 V Vo = 2

Retificador Trifsico de Onda Completa


A ponte de Graetz, uma das estruturas mais empregadas industrialmente, encontra-se representada na figura a seguir:

Ponte trifsica completa a diodos - Ponte de Graetz. Para efeito de estudo, a ponte de Graetz pode ser considerada como uma associao srie de dois retificadores trifsicos de ponto mdio.

Formas de onda:

Observando a figura anterior, podemos estabelecer as seguintes concluses iniciais a respeito da figura. Cada diodo conduz durante um intervalo igual a 120o; Existem sempre dois diodos em conduo, um no grupo positivo e outro no grupo negativo do conversor; Ocorre uma comutao a cada 60o; A freqncia da componente fundamental da tenso igual a 6 vezes a freqncia das tenses de alimentao. O valor mdio da tenso na carga dado por: 3 2 V Vo =

Retificador Monofsico Controlado de Meia Onda


O circuito e as formas de onda do retificador monofsico de meia onda a tiristor esto representados na figura seguinte:

Circuito para o Retificador monofsico de meia onda a tiristor.

Principais Formas de onda. No intervalo (0,), o tiristor encontra-se bloqueado. A tenso de carga nula. No instante t=, o tiristor disparado, por ao da corrente de gatilho (gate) ig. Assim, no intervalo (,), a tenso de carga igual tenso da fonte. 8

No instante t= a corrente atravs do tiristor torna-se nula e o tiristor ento bloqueado. No intervalo (,2), a tenso da fonte torna-se negativa e o tiristor se mantm bloqueado. Portanto, durante este intervalo, a tenso e corrente de carga permanecem nulas. O valor mdio da tenso na carga dado por: 2 V Vo = (1 + cos ) 2
Retificador monofsico Controlado de meia onda alimentando carga R-L.

Retificador de meia onda a tiristor alimentando carga R-L.

Principais formas de onda. Neste caso, o ngulo de extino da corrente atravs do tiristor igual a , maior que . Desta forma, enquanto a corrente atravs do tiristor (idntica corrente de carga) no se anula, a tenso de carga se mantm igual da fonte. Observa-se neste caso que, sendo o ngulo de extino maior que , a tenso de carga assume valores negativos. Como conseqncia, o valor mdio da tenso na carga se reduzir, em relao quele para carga puramente resistiva.

Retificador Monofsico Controlado de Onda Completa


A estrutura do retificador monofsico em ponte completa est representada na figura a seguir:

Retificador monofsico em ponte completa a tiristores.

Retificadores controlados em ponte mista. A estrutura de onda completa com ponto mdio est representada na figura a seguir. Para o funcionamento desta estrutura exige-se a presena de um transformador.

Retificador monofsico de onda completa, com ponto mdio, a tiristores. Todas as estruturas monofsicas de onda completa apresentadas comportam-se do mesmo modo quando alimentam uma carga resistiva. As principais formas de onda esto representadas na figura a seguir.

10

Formas de onda para carga resistiva, dos retificadores mostrados nas figuras anteriores. O valor mdio da tenso na carga dado por: 2 V Vo = (1 + cos )

Comportamento para Carga Indutiva

Formas de onda para cargas R-L.

Retificador Trifsico Controlado com Ponto Mdio a Tiristor


A estrutura do retificador trifsico como ponto mdio a tiristor est representada na figura a seguir:

Retificador trifsico controlado de ponto mdio. 11

De acordo com a figura seguinte, na qual representada a tenso de carga. Observar que para a estrutura trifsica, o ngulo de disparo nulo quando duas ondas de tenso se interceptam e no quando a tenso passa por zero, como o caso das estruturas monofsicas.

Tenso na carga para = 30o Tenso na carga para = 0o

Tenso na carga para = 60o, para o retificador de ponto mdio. O valor mdio da tenso na carga dado por: 3 3 2 V Vo = cos 2

12

Comportamento com Carga Indutiva

O valor mdio da tenso na carga dado por: 3 3 2 V Vo = cos 2

Retificador Trifsico Controlado Configurao em Ponte a Tiristor


A ponte de Graetz ou retificador trifsico de onda completa a tiristor, est representada na figura a seguir:

Ponte de Graetz a tiristor.

13

Formas de onda do funcionamento:

14

Tenses de linha da rede, Tenses na carga para: (a) = 0( t = 60o); (b) = /3( t = 120o); (c) > /3. O valor mdio da tenso na carga dado por: 3 2 V Vo = cos

Ponte Trifsica Mista


Nas aplicaes onde no se deseja a operao em dois quadrantes (ou seja, aplicaes apenas como retificador), recomendvel o emprego da ponte mista, representada na figura 3.48, em substituio ponte completa.Isto reduz o custo da implementao da estrutura, pelas seguintes razes: Utiliza circuitos de comandos mais simples; Emprega apenas 3 tiristores, associados em ponte a 3 diodos.

Ponte trifsica mista.

15

Conversores CC-CC
Em certas aplicaes, algumas vezes necessrio transformar uma tenso cc em outra com magnitude diferente, seja em trens ou metrs onde uma tenso de cerca de 4000V do sistema de distribuio transformada em 300V na alimentao de um motor cc, ou um inversor, ou ento, a partir de 12V alimentar um equipamento de 120V. Em sistemas de corrente alternada esta operao de baixar, ou elevar a tenso facilmente feito com um transformador. Em sistemas em cc a situao bem diferente, e requer o uso de um conversor chaveado.

Estruturas estticas feitas de chaves ativas e idealmente sem perdas que convertem uma tenso contnua em uma outra com certa magnitude. O dispositivo semicondutor opera a uma freqncia alta, quando comparado com variaes na tenso de entrada. possvel o uso de filtros passa-baixa para retirar componentes indesejveis na tenso devido ao chaveamento.

Aplicaes:
Os conversores cc-cc so usados em fontes para computadores, TV, vdeos, aplicam-se tambm em trao de carros eltricos. Permitem freios regenerativos com economia de energia em sistemas com freqentes partidas e paradas. Tm ampla aplicao como reguladores de tenso contnua, carregadores de bateria. Aplicados tambm em sistemas para aproveitamento de energias renovveis.

Princpio de Operao

Calculo da tenso mdia: ton Vo = V T

16

CONVERSORES CA-CA
Veremos os conversores que, a partir de uma tenso de entrada alternada, produzem na sada uma tenso tambm alternada, mas de potncia varivel na sada. Como aplicaes tpicas podem-se citar, dentre outras: aquecimento (controle de temperatura); reguladores de tenso; controle de intensidade luminosa em lmpadas incandescentes; acionamento de motores CA; partida suave de motores de induo; compensao de reativos em sistemas de potncia (RCT, CCT). Os dispositivos semicondutores de potncia empregados em tais conversores so, tipicamente tiristores, uma vez que se pode contar com a ocorrncia de comutao natural. Em aplicaes de baixa potncia pode-se fazer uso de TRIACs, enquanto para potncia mais elevada utilizam-se 2 SCRs em antiparalelo, como mostra a figura a seguir.

Variador de tenso CA (monofsico) com TRIAC e com SCR.

Controle Liga-Desliga
Este tipo de controle usado em situaes em que a constante de tempo da carga muito grande em relao ao perodo da rede CA, como em sistemas de aquecimento. O controle consiste simplesmente em ligar e desligar a alimentao da carga (em geral uma resistncia). O intervalo de conduo e tambm o de bloqueio do interruptor tipicamente de muitos ciclos da rede. Quando a carga do tipo resistivo, tanto o incio da conduo quanto seu final podem ocorrer em situaes em que tenso e corrente so nulas (incio e final de cada semiciclo da rede) tem-se, ento, o chamado controle por ciclos inteiros. Sua vantagem o de praticamente eliminar problemas de Interferncia Eletromagntica (IEM) devido a baixos valores de di/dt e dv/dt produzidos por este tipo de modulao. Escolhe-se uma base de tempo contendo muitos ciclos da tenso de alimentao. Dentro do perodo escolhido, a durao do fornecimento de potncia carga varia desde um nmero mximo inteiro de semiciclos at zero. A preciso do ajuste depende, assim, da base de tempo utilizada. Por exemplo, numa base de 1 segundo existem 120 semiciclos. O ajuste da tenso aplicada carga pode ter uma resoluo mnima de 1/120. 17

Um mtodo de se conseguir o controle usar um gerador de sinal triangular, de freqncia fixa que comparado com um sinal CC de controle. O sinal dente de serra estabelece a base de tempo do sistema. O sinal de controle CC vem do circuito de controle da temperatura. A potncia entregue carga varia proporcionalmente a este sinal. A figura 10.2 ilustra este funcionamento. Durante n ciclos a carga permanece conectada alimentao, enquanto fica m desconectada.

Tenso sobre a carga

Controle de fase
No chamado Controle de Fase, em um dado semiciclo da rede, o interruptor (tiristor) acionado em um determinado instante, fazendo com que a carga esteja conectada entrada por um intervalo de tempo menor ou igual a um semiciclo. Os valores de tenso, corrente e potncia na carga dependero, no apenas de ngulo de disparo, mas tambm do tipo de carga alimentada.

18

Circuito e forma de onda de variador de tenso CA monofsico alimentando carga resistiva

Inversores CC CA
O inversor uma estrutura que possibilita a obteno de energia processada eletronicamente de forma alternada (CA) a partir de uma fonte de alimentao contnua (CC) e de entregar parte, ou idealmente toda esta energia s mais diferentes formas de carga. Ou seja, atravs do inversor pode-se realizar uma converso CC - CA entre o elemento gerador e o elemento consumidor de uma determinada fonte de energia.

Converso DC/AC
Atravs do chaveamento de transistores em um circuito trifsico, vamos fazer uma "prvia", em um circuito monofsico. Observem a figura abaixo, e notem que a estrutura de um inversor trifsico praticamente igual ao nosso modelo monofsico. A primeira etapa o mdulo de retificao e filtragem, que gera uma tenso DC fixa (barramento DC) e que alimenta os transistores IGBT's.

19

Imaginem agora que o circuito de lgica de controle ligue os transistores 2 a 2 na seguinte ordem: Primeiro tempo - transistores Tl e T4 ligados, e T3 e T2 desligados. Nesse caso, a corrente circula no sentido de A para B (figura abaixo):

Segundo tempo - transistores T1 e T4 desligados, e T3 e T 2 ligados. Nesse caso, a corrente circula no sentido de B para A (figura abaixo).

Ao inverter-se o sentido de corrente, a tenso na carga (motor) passa a ser alternada, mesmo estando conectada a uma fonte DC. Caso aumentemos a freqncia de chaveamento desses transistores, tambm aumentaremos a velocidade de rotao do motor, e vice-versa. Como os transistores operam como chaves (corte ou saturao), a forma de onda de tenso de sada do inversor de freqncia sempre quadrada. Na prtica, os transistores chaveiam modulando largura de pulso (PWM), a fim de se obter uma forma de onda de tenso mais prxima da senoidal.

Curva V/F
Como vimos anteriormente, se variarmos a freqncia da tenso de sada no inversor, alteramos na mesma proporo, a velocidade de rotao do motor. Normalmente, a faixa de variao de freqncia dos inversores fica entre 0,5 e 400 Hz, dependendo da marca e modelo. (Obs: para trabalhar em freqncias muito altas, o motor deve ser preparado). A funo do inversor de freqncia, entretanto, no apenas controlar a velocidade de um motor AC. Ele precisa manter o torque (conjugado) constante para no provocar alteraes na rotao quando o motor estiver com carga. Um exemplo clssico desse problema em uma mquina operatriz. Imaginem um inversor controlando a velocidade de rotao de uma placa (parte da mquina onde a pea a

20

ser usinada fixada) de um torno. Quando introduzimos a ferramenta de corte, uma carga mecnica imposta ao motor, que deve manter a rotao constante. Caso a rotao se altere, a pea pode apresentar um mau acabamento de usinagem. Para que esse torque realmente fique constante, por sua vez, o inversor deve manter a razo V/F (Tenso Freqncia) constante. Isto , caso haja mudana de freqncia, ele deve mudar (na mesma proporo) a tenso, para que a razo se mantenha, como por exemplo: F = 50Hz V = 300V V/F = 6 Situao 1: O inversor foi programado para enviar 50 Hz ao motor, e sua curva V/F est parametrizada em 6. Automaticamente, ele alimenta o motor com 300 V; F = 60Hz V = 360V V/F = 6 Situao 2: O inversor recebeu uma nova instruo para mudar de 50 Hz para 60 Hz. Agora a tenso passa a ser 360 V e a razo V/F mantm-se em 6. O valor de V/F pode ser programado (parametrizado) em um inversor, e seu valor depender da aplicao. Quando o inversor necessita de um grande torque, porm no atinge velocidade muito alta, atribumos a ele o maior V/F que o equipamento puder fornecer, e desse modo ele ter um melhor rendimento em baixas velocidades, alm de alto torque. J no caso em que o inversor deva operar com altas rotaes e com torques no to altos, parametrizamos um V/F menor e encontraremos o melhor rendimento para Essa outra situao. Mas, como o inversor pode mudar a tenso V se ela fixada no barramento DC, atravs da retificao e filtragem da prpria rede? O inversor altera a tenso V oriunda do barramento DC, atravs da modulao por largura de pulso (PWM). A unidade lgica, alm de distribuir os pulsos aos IGBT's do modo j estudado, tambm controla o tempo em que cada IGBT permanece ligado (ciclo de trabalho). Quando V tem que aumentar ,os pulsos so alargados (maior tempo em 0N) Quando V tem que diminuir, os pulsos so estreitados. Dessa forma, a tenso eficaz entregue ao motor pode ser controlada. A frequncia de PWM tambm pode ser parametrizada, e geralmente encontra-se entre 2,5 kHz e 16 kHz. Na medida do possvel, devemos deix-la prximas do limite inferior, pois, assim Diminumos as interferncias eletromagnticas geradas pelo sistema (EMI).

Inversor Vetorial
Podemos classificar os inversores em dois tipos: inversores escalares e vetoriais. Os escalares e vetoriais possuem a mesma estrutura de funcionamento, mas a diferena esta no modo em que o torque controlado. Nos inversores escalares, como dissemos anteriormente, a curva V/F fixada (parametrizada), tomando como base o tipo de regime de trabalho em que o inversor ir operar. Existe porm, uma condio problemtica que justamente o ponto crtico de qualquer sistema de acionamento AC: as baixas rotaes. O sistema AC no consegue um bom torque com velocidades baixas, devido ao prprio rendimento do motor AC. Para compensar esse fenmeno, desenvolveu-se o inversor de freqncia vetorial. Muito mais caro e complexo que o escalar, ele no funciona com uma curva V/F pr-fixada (parametrizada).

21

Na verdade ele varia tenso e freqncia, de modo a otimizar o torque para qualquer condio de rotao (baixa ou alta). como se ficssemos parametrizando a cada ms, uma nova curva V/F para cada nova situao. O inversor vetorial controla V/F atravs das correntes de magnetizao e rotrica do motor. Normalmente um tacmetro, ou um encoder utilizado como sensores de velocidade, formando uma "malha fechada" de controle de velocidade. Existem, porm os inversores vetoriais sensorless, que no utilizam sensores de velocidade externos.

Modulao PWM
Agora que j temos uma boa idia do motor de corrente alternada, vamos a outro conceito fundamental para entendermos o inversor: a tcnica de PWM, que significa "Pulse Width Modulation". Se traduzirmos a sigla PWM para portugus temos "modulao por largura de pulso". Ela uma tcnica de controle de potncia, tenso, ou corrente atravs da largura do pulso de excitao oriundos dos sistemas de controle. Esse controle feito atravs do seu ciclo de trabalho (Duty Cycle). O ciclo de trabalho uma caracterstica de um sinal quadrado que representa a porcentagem ativa do seu perodo. Podemos entender melhor o processo atravs da Figura a seguir. Nela notamos trs sinais cuja forma de onda quadrada. A amplitude dos trs tambm a mesma, no exemplo, igual a 5 Vcc. Como os trs tm mesmo perodo, ento, a freqncia tem o mesmo valor para todos (f = 1=T). Se os sinais tm a mesma forma-de-onda, mesma amplitude, e mesma freqncia, qual a diferena a entre eles? O ciclo de trabalho. O primeiro sinal tem o seu ciclo divido em duas partes iguais: metade "ativa"(on), e metade "desativada"(off ). Nesse caso temos um ciclo de trabalho de 50%, ou 0,5. J, na segunda situao, apenas 30% do total do perodo, est em "ON", portanto, temos um ciclo de trabalho igual a 30%. E, naturalmente, na terceira situao um ciclo de 70%.

Ciclo de Trabalho "E para que isso serve? "Podemos controlar a tenso sob uma carga atravs desta tcnica. Imaginem, ainda com base no exemplo anterior, que o sinal de ciclo de trabalho de 50% fosse aplicado a uma lmpada, o de 30% em outra, e o de 70% em uma terceira (todas com as mesmas caractersticas). A primeira lmpada teria um brilho mdio, a segunda pouco brilho, e a terceira seria a mais brilhante. 22

Como isso aconteceu se no variamos a amplitude? A resposta a esta pergunta justamente a razo de ser da tcnica de controle da potncia atravs da largura de pulso, e no da amplitude. Em outras palavras, variamos sim a tenso, mas a eficaz, e no a tenso da fonte de alimentao. Esta permanece invarivel. Com a tcnica de PWM, ento, podemos alterar a tenso eficaz na carga sem alterar a tenso na fonte. Como isto pode ser feito na prtica? A figura a seguir mostra um amplificador operacional em malha aberta (sem realimentao). Desta maneira ele se comporta como um comparador de tenso. Em sua sada, como o ganho infinito, ou temos toda a tenso da fonte (+ Vcc), ou nada (0 Volt, terra). Depende apenas de qual sinal tem maior amplitude em determinado momento. Conforme se pode observar, tem-se um sinal dente-de-serra na entrada inversora, e um sinal perfeitamente contnuo fixo na entrada no inversora (tambm conhecida como entrada de referncia). O resultado que entre to e t1 a tenso na entrada no inversora maior que a inversora, levando a sada do AmpOp para saturao (+ Vcc). J entre t1 e t2, a tenso dente-de-serra supera a referncia, levando agora a sada a zero Volt. Ou seja, a sada do circuito de funo da comparao entre os sinais, e a largura do pulso depende do nvel da tenso cc de referncia.

Tcnica PWM Na Figura a seguir aumentou-se o valor da entrada no inversora, e, consequentemente, a largura do pulso tambm, uma vez que se modificou o ponto de interseco entre o sinal dente-de-serra e o de referncia.

23

CIRCUITO INTEGRADO DE DISPARO TCA785


A finalidade desse circuito integrado a de facilitar o projeto de circuitos de disparo e torn-los mais compactos e confiveis.

Podemos dizer que todo circuito de disparo, em retificadores controlados, deve ser sincronizado com a rede, ou ocorrer o disparo aleatrio dos tiristores, uma vez que cada pulso ser aplicado num instante diferente, que no est relacionado com a tenso da rede.

24

Detector da passagem por zero


Um ponto de referncia para o sincronismo a passagem da rede por zero. Isto ocorre a cada 8,33ms, aproximadamente, em redes de 60Hz. No TCA 785, existe um detector da passagem por zero(bloco DPZ), que gera um pulso de sincronismo toda vez que a tenso da rede passa por zero. Referncia para detector de passagem por zero A fonte de alimentao para os circuitos internos de 3,1V, regulada pelo prprio TCA785, a partir da tenso de alimentao do circuito integrado (Vs). Podendo assim a alimentao variar de 8V 18V. A tenso de 3,1V tambm est disponvel externamente (pino 8).

Gerador de rampa
O gerador de rampa fornece uma tenso que varia linearmente com o tempo (reta). OU seja, a tenso dobra se o intervalo de tempo dobrar. A caracterstica do sincronismo do gerador de rampa ajustada atravs dos pinos 9 e 10 por Rr e Cr.

Monitor de descarga
Toda vez que tivermos uma descarga do capacitor (momento em que transistor satura) ns teremos um pulso atravs do monitor de descarga, liberando assim um sinal para memria de sincronizao.

Comparador de disparo
A tenso da rampa Vcr comparada com a tenso Vc, no pino 11 do TCA785, teremos na subida da rampa (carga do capacitor) nvel 1 em Vd, quando a tenso da rampa (Vcr) for maior que a tenso de controle teremos uma mudana de sinal indicando ao bloco lgica de formao de pulsos, que uma um pulso de disparo deve ser acoplado em uma de suas sadas.

25

Fonte de corrente constante


Proporciona a fonte de corrente para a carga e descarga do capacitor.

Transistor de descarga
Transistor que quando saturado vai proporcionar a descarga do capacitor de tempo da rampa.

Registrador de sincronismo
Ir gerar um pulso de sincronismo que saturar o transistor de descarga do capacitor. Para liberar este pulso ele tambm precisa do pulso de sincronismo com a rede

26

27

Sensores
So dispositivos que mudam seu comportamento, sob a ao de uma grandeza fsica, podendo fornecer diretamente ou indiretamente um sinal que indica esta grandeza. Quando operam diretamente, convertendo uma forma de energia neutra, so chamados transdutores. Os de operao indireta alteram suas propriedades, como a resistncia, a capacitncia ou a indutncia, sob ao de uma grandeza, de forma mais ou menos proporcional. O sinal de um sensor pode ser usado para detectar e corrigir desvios em sistemas de controle, e nos instrumentos de medio, que freqentemente esto associados aos SC de malha aberta (no automticos), orientando o usurio.

Caractersticas
Linearidade: o grau de proporcionalidade entre o sinal gerado e a grandeza fsica. Quanto maior, mais fiel a resposta do sensor ao estmulo. Os sensores mais usados so os mais lineares, conferindo mais preciso ao SC. Os sensores no lineares so usados em faixas limitadas, em que os desvios so aceitveis, ou com adaptadores especiais, que corrigem o sinal. Faixa de atuao: o intervalo de valores da grandeza em que pode ser usado o sensor, sem destruio ou impreciso.

Sensores de Temperatura
O controle de temperatura necessrio em processos industriais ou comerciais, como a refrigerao de alimentos e compostos qumicos, fornos de fuso (produo de metais e ligas, destilao fracionada (produo de bebidas e derivados de petrleo), usinas nucleares e aquecedores e refrigeradores domsticos (fornos eltricos e microondas, freezer e geladeiras)).

Termistores NTC
Termistores so controladores de modo trmico resistores sensveis cuja funo principal exibir uma mudana grande, previsvel e precisa em resistncia eltrica quando um equipamento ou produto sofrer uma mudana na temperatura de corpo. Coeficiente de Temperatura negativo (NTC) (Negative Temperature Coefficient) exibem uma diminuio em resistncia eltrica quando submetido a um aumento em temperatura do equipamento e Coeficiente de Temperatura Positivo (PTC) (Positive Temperature Coefficient) exibem um aumento em resistncia eltrica quando acontece a um aumento da temperatura do equipamento que est contido o termistor. Os termistores so capazes de operar em temperatura abaixo de -100 a mais de +600 Fahrenheit. Por causa das caractersticas muito previsveis deles e o excelente termo estabilidade longa deles, os termistores so os mais recomendados para medida de temperatura e controle de qualquer equipamento. A caracterstica mais importante de um termistor , sem dvida, seu coeficiente de

28

temperatura extremamente de resistncia alta. Tecnologia de um termistor moderno resulta na produo de dispositivos com resistncia extremamente preciso contra caractersticas de temperatura, lhes fazendo o sensor mais vantajoso para uma variedade larga de aplicaes. O processo de fabricao dos NTCs semelhante ao de fabricao das cermicas. Depois de uma mistura intensiva e do acrscimo de um agregante plstico, a massa moldada na forma desejada, ou extruso para obter tarugos ou por presso para obter discos e aquecida a uma temperatura suficientemente alta, para sintetizar os xidos constituintes. Depois, os contatos so colocados queimando-se os elementos e utilizando-se pasta de prata. Muitos tipos de encapsulamentos so utilizados conforme, dependendo da aplicao final do componente. Os tipos miniaturas, de menor capacidade trmica e maior prontido so usados nas medidas de temperatura (NTCs termoeltricos) , enquanto que os maiores so usados no controle de dispositivos diversos, por exemplo em alarmes e termostatos.

Termistores PTC

Termistores PTC
O termistor PTC um resistor termicamente sensvel feito de material cermico, a base de titanato de brio. Sua resistncia eltrica aumenta rapidamente com o aumento da temperatura, depois que uma determinada temperatura (temperatura de referencia ou de transio) tenha sido ultrapassada. Caractersticas Eltricas do Termistor PTC: A relao resistncia x temperatura em um termistor PTC pode ser considerada em trs partes distintas. A regio abaixo de zero grau at Rmax apresenta coeficiente de temperatura positivo atingindo valores to altos quanto 200% /C. Acima de Rmax o coeficiente de temperatura volta a assumir valores negativos. Caracterstica Tenso / Corrente A curva (VxI) de um PTC fortemente influenciada pelas condies de dissipao de potencia do componente assim como pelas condies ambientes. Normalmente adota-se a temperatura de 25C sob ar circulante para se levantar a curva (VxI) para o PTC. Aplicaes do PTC: - Sensores de Temperatura: Medindo a temperatura de equipamentos - PTC de aquecimento: Utilizado em equipamentos de aquecimentos como chapinhas para cabelos, desumidificador de papel. -PTC de proteo de motores ou termostatos: Usado junto ao enrolamento das bobinas dos motores indicando a temperatura para um rele de proteo. - PTC para surto de corrente: Quando acontece um curto-circuito ou uma condio de elevao de corrente, o PTC sofre uma transio para seu estado de alta resistncia hmica limitando o fluxo de corrente no circuito, mantendo-o em nvel de operao normal.

29

Sensores RTD
RTD abreviao inglesa de Resistance Temperature Detector. A base do funcionamento o conhecido fenmeno da variao da resistncia eltrica dos metais com a temperatura. Os metais mais usados so platina, nquel, cobre, ferro, molibdnio e/ou ligas dos mesmos. Embora os sensores vistos nos tpicos anteriores usem princpios similares, em geral eles no so classificados como RTDs, uma vez que os elementos resistivos no so metais, mas sim xidos e semicondutores.

Esboos dos dois tipos comuns de RTD Em (a), o RTD de fio (o fio metlico enrolado em forma de espiral dentro de um tubo cermico com suportes e outros detalhes no mostrados). Em (b), o RTD de filme (um filme metlico depositado sobre uma placa de cermica). O RTD de filme tambm colocado no interior de um tubo para proteo. O resultado prtico uma variao bastante pequena de resistncia e circuitos adequados devem ser usados. Ver no grfico a comparao com um termistor tpico.

praxe a especificao trmica de um RTD ser dada pelo coeficiente mdio () de temperatura na faixa de 0 a 100C. Pequenas propores de impurezas ou elementos de liga podem afetar consideravelmente o coeficiente de temperatura. Algumas vezes, impurezas so propositalmente adicionadas para contrabalanar o efeito de impurezas existentes de difcil remoo. Embora, para o caso de RTDs, seja desejvel a maior variao possvel de resistncia com a temperatura, em outros casos deve ser o contrrio. Exemplo: uma liga de 84% Cu 12% Mn 4% Ni quase no apresenta variao com a temperatura. usada para fabricar

30

resistores de preciso. Segue tabela comparativa para alguns metais e ligas mais usados. Metal Cobre Faixa C 200/260 200/200 80/260 200/200 240/660 Alfa 0,00427 0,00300 e 0,00385 0,00672 0,00518 0,00385 e 0,00392 Observaes Baixo custo. Opo de menor custo p/ Pt em faixa limitada. O custo baixo, mas a faixa limitada. Baixo custo. Boa preciso.

Cu

Molibdnio Mo Nquel Nquelferro Platina Ni NiFe Pt

Sensores Termopares
Os sensores anteriores operam basicamente pela variao da resistncia eltrica com a temperatura. Isso significa que uma corrente eltrica deve ser fornecida ao elemento sensor. O termopar opera de modo completamente diverso. Ele gera uma tenso eltrica que tem relao com a diferena de temperaturas entre junes de metais diferentes. A Figura d o esquema bsico do funcionamento.

A juno da extremidade a juno de medio e fica fisicamente no local do qual se deseja medir a temperatura. As duas junes de conexo dos fios para o dispositivo de medio so as junes de referncia ou junes frias. Embora sejam duas, na realidade podem ser consideradas nicas, pois o metal em ambos os condutores o mesmo (cobre normalmente). Alm da tenso provocada pela diferena de temperaturas entre junes, h a parcela gerada pelo gradiente de temperatura ao longo dos fios. Ao contrrio da primeira, ela tem uma relao quadrtica com a temperatura e responsvel pela relao no linear do dispositivo. Notar que junes na mesma temperatura no afetam a sada. Assim, elas podem ser soldadas (as junes produzidas pelo metal da solda esto na mesma temperatura).

Vantagens e desvantagens
Termopares geram sua prpria tenso, no requerem corrente de excitao (isso significa 31

que no h erros por auto-aquecimento, que podem ocorrer com os anteriores). So simples, robustos, imunes a vibraes, fceis de construir, operam em ampla faixa de valores. Por essas caractersticas, so amplamente usados em equipamentos industriais. Certamente as principais desvantagens so o baixo nvel da sada (valores tpicos esto na faixa de 50 mV), a no linearidade e a necessidade de compensao da temperatura da juno de referncia. Com nveis to baixos de tenso, cuidados devem ser tomados para evitar ao de interferncias (blindagens, fios tranados, etc).

Dois exemplos de arranjos de termopares. Em (a), o elemento colocado no interior de um tubo (ao inox com peas internas de cermica para evitar contato eltrico para temperaturas mais altas). Essa construo d alguma proteo contra ao do meio. Em (b), o elemento envolvido por uma barra cermica, deixando somente a juno exposta. H menor proteo, mas as respostas s variaes so mais rpidas. A tabela abaixo relaciona alguns tipos de termopares mais usados. Tipo Positivo B C D E G J K M N R Pt 30%Rh W 5%Re W 3%Re Ni 10%Cr W Fe Ni 10%Cr Ni Ni 14%Cr 1,5%Si Pt 13%Rh Negativo Pt 6%Rh W 26%Re W 25%Re Cu 45%Ni W 26%Re Cu 45%Ni Ni 2%Al 2%Mn 1%Si Ni 18%Mo Ni 4,5%Si 0,1%Mg Pt Preciso 0,5% >800C 1% >425C 1% >425C 0,5% ou 1,7C 1% >425C 0,75% ou 2,2C 0,75% ou 2,2C 0,75% ou 2,2C 0,75% ou 2,2C 0,25% ou 1,5C Faixa 50 a 1820 0 a 2315 0 a 2315 270 a 1000 0 a 2315 210 a 1200 270 a 1372 50 a 1410 270 a 1300 50 a 1768 Observaes Para altas temperaturas. Para temperaturas muito altas. Para temperaturas muito altas. Uso geral para temperaturas mdias e baixas. Para temperaturas muito altas. Alta temperatura em atmosfera redutora. Uso geral, alta temperatura em atmosfera oxidante.

Substituto melhor para o tipo K De preciso, para alta temperatura.

32

S T

Pt 10%Rh Cu

Pt Cu 45%Ni

0,25% ou 1,5C 0,75% ou 1,0C

50 a 1768 270 a 400

De preciso, para alta temperatura Uso geral p/ baixa temperatura, resistente umidade

Compensao
Conforme j dito, a tenso do termopar funo da diferena de temperaturas das junes de medio e de referncia. Por estar junto do equipamento, a temperatura desta ltima normalmente acima da temperatura ambiente. E o que se deseja saber a temperatura da juno de medio e no essa diferena. Um meio de se evitar isso o uso de cabos especiais, dos mesmos metais dos elementos do termopar ou ligas com caractersticas termoeltricas similares. Assim, eletricamente no h a juno de referncia. como se o termopar se estendesse at o dispositivo de medio.

Outra possibilidade so circuitos de compensao conforme Figura 03, que dispensam cabos especiais, podendo ser usados condutores de cobre. As junes de referncia devem estar em um bloco de material isolante com alguma condutividade trmica, de forma que um sensor (termistor ou RTD) capta a temperatura real da juno. Na medio analgica (a), o sinal do sensor de temperatura amplificado para um nvel tal que o somador compensa a tenso gerada pela juno de referncia. No arranjo digital (b) o circuito de medio faz o processamento. uma soluo melhor. Em caso de mudana do tipo de termopar, o ajuste pode ser facilmente executado via software. O circuito de medio tambm deve compensar a no linearidade da funo tenso x temperatura do termopar. Termopares tambm podem ser ligados em srie, formando uma termopilha. Com isso, a tenso de sada aumentada, amenizando o problema da baixa tenso individual.

33

No diagrama da figura acima, a tenso V proporcional diferena de temperaturas Ta Tb. Termopilhas com dezenas ou centenas de termopares so usadas em instrumentos como medidores de fluxo de calor, radimetros e outros. Podem ser construdas com fios ou outras tcnicas como eletrodeposio. O efeito termoeltrico tambm pode ser usado para gerar energia. Geradores termoeltricos foram usados em algumas sondas espaciais. Com termopilhas e ligas especiais para maximizar a corrente. A fonte de calor um material radioativo como o plutnio e o resfriamento dado pela dissipao no espao. Geradores desse tipo podem fornecer dezenas de watts por vrios anos. Entretanto, os perigos da radioatividade impedem o emprego em outras reas. O termopar pode operar de forma inversa, isto , se uma corrente aplicada no mesmo, uma juno aquece e a outra esfria. Isso chamado efeito Peltier e usado em pequenos dispositivos de refrigerao.

34

Potrebbero piacerti anche