Sei sulla pagina 1di 17

Integrao

Lavoura Pecuria
A B E A S

CONVNIO N 420013200500139/SDC/MAPA

A B E A S

Apresentao
Esta cartilha, produto do esforo do Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento MAPA, em parceria com a Associao Brasileira de Educao Agrcola Superior ABEAS, dirigido a produtores rurais interessados em promover um salto qualitativo no uso de tecnologias sustentveis em suas atividades produtivas. Ao longo do texto so apresentadas informaes sobre o conceito de integrao lavoura-pecuria, os principais benefcios gerados pela adoo de tais sistemas e dessas tecnologias e, tambm, informaes sobre como implantar um projeto em sua propriedade. A publicao orienta, ainda, sobre os locais onde podero obter informaes adicionais sobre o assunto. A cartilha no pretende esgotar os assuntos citados, mas oferecer um panorama geral da recuperao de pastagens degradadas com a utilizao do sistema de integrao lavoura-pecuria e despert-los para a necessidade de pensar a produo rural sob o ponto de vista da sustentabilidade ambiental, social e econmica. Pretende-se, tambm, incentivar os produtores para que busquem, continuamente, melhorias de qualidade, inovao e competitividade no contexto das diversas cadeias produtivas, pois no basta mais apenas produzir bem. necessrio conhecer o mercado e antecipar s suas demandas e exigncias para garantir a obteno de lucro.

ndice
APRESENTAO INTEGRAO DA LAVOURA COM A PECURIA 1.O que a integrao lavourapecuria 2.Objetivos da integrao lavoura-pecuria 3.Benefcios da integrao lavoura-pecuria 4. Alternativas de integrao lavoura-pecuria 5.Como implantar um projeto de integrao lavoura-pecuria 6.Resultados obtidos em sistemas de integrao lavourapecuria 7.Financiamento para projetos de integrao lavoura-pecuria 8.Centros de referncia e de divulgao dos sistemas de integrao lavoura-pecuria

4 5 7 9 12 14 16 18

Produo Tcnica e Editorao Ludigraf Editora Ltda.


Consultores: Eng. Agr. Joo Lustosa Tec. de Marketing Abdiel Rocha

Braslia, abril de 2007

www.lavourapecuaria.com.br

.03

INTEGRAO DA LAVOURA COM A PECURIA 1. O que a Integrao Lavoura-Pecuria


A integrao lavoura-pecuria consiste de diferentes sistemas produtivos de gros, fibras, madeira, carne, leite e agroenergia, implantados na mesma rea, em consrcio, em rotao ou em sucesso. Normalmente essa integrao envolve, principalmente, o plantio de gros e a recuperao ou implantao de pastagens. O plantio de lavouras em reas de pastagens degradadas uma frmula usada h muitas dcadas pelos produtores rurais para recuperar a capacidade produtiva dos pastos e dos solos. Com o avano da tecnologia no campo, essa prtica se modernizou e vem sendo executada com a adoo de tcnicas combinadas que geram altas produtividades. Uma dessas tcnicas o plantio direto, que promove a reduo do impacto da agricultura sobre o meio ambiente.

A formao de palhada condio essencial para a utilizao do sistema plantio direto

O Que o Plantio Direto na Palha O sistema de plantio direto na palha um conjunto de tcnicas integradas que visa melhorar as condies ambientais para as plantas, respeitando-se trs requisitos mnimos:
O no revolvimento do solo; A rotao de culturas; e O uso de culturas de cobertura para formao de palhada, que servir de proteo para o solo.

.04

www.lavourapecuaria.com.br

A cobertura do solo com a palhada reduz a perda na lavoura mesmo se houver pequenos perodos de estiagem no ps-plantio

2. Objetivos da Integrao Lavoura-Pecuria


Os objetivos da integrao so variados, conforme pode ser visto a seguir: Recuperar ou reformar pastagens degradadas Nesse sistema, as culturas anuais so utilizadas a fim de que a produo de gros pague, pelo menos em parte, os custos da recuperao ou da reforma das pastagens. Na rea da pastagem degradada cultiva-se gros por um, dois ou mais anos e, depois, volta-se com a pastagem, que vai aproveitar os nutrientes residuais das lavouras.

A pastagem degradada poder ser recuperada de forma mais econmica com a utilizao do sistema de integrao lavoura-pecuria

Produzir pasto, forragem e gros para alimentao animal na estao seca Alm da produo de silagem e de gros, a integrao lavoura-pecuria possibilita que a pastagem produzida no consrcio seja utilizada durante a estao seca. A correo do solo proporciona melhor desenvolvimento do sistema radicular da forrageira que, assim, aprofunda-se no solo e absorve gua a maiores profundidades, mantendo-se verde por mais tempo.
www.lavourapecuaria.com.br

.05

Pastagem recuperada por meio da integrao lavoura-pecuria. Observa-se a gramnea dominando o campo de pastejo aps a colheita do milho

Recuperar a fertilidade do solo com a lavoura em reas de pastagens degradadas A correo qumica do solo e a adubao para cultivo de lavouras recuperam a fertilidade do solo. Isso aumenta a oferta de nutrientes para o pasto e, por conseguinte, o seu potencial de produo . Reduzir os custos, tanto da atividade agrcola quanto da pecuria O sistema de integrao lavoura-pecuria aumenta a produtividade das lavouras e das pastagens, reduz o consumo de agrotxicos e racionaliza a utilizao da mo-de-obra. Em conseqncia, os custos de produo se reduzem. Melhorar as condies fsicas e biolgicas do solo com a pastagem em reas de lavoura As pastagens deixam quantidades apreciveis de palha e de razes no solo. Isso aumenta a quantidade de matria orgnica, que fundamental na melhoria da sua estrutura fsica. Ela tambm fonte de nutrientes para os organismos do solo. Esse novo ambiente, criado no solo pela integrao lavoura-pecuria, fundamental para aumentar a produtividade tanto da lavoura quanto da pecuria.

A pastagem dessecada com herbicida proporciona o aumento da quantidade de matria orgnica no solo e a melhoria da sua estrutura fsica e qumica. O resultado um menor gasto com fertilizantes, aumento da produtividade da lavoura e da renda do produtor

.06

www.lavourapecuaria.com.br

Diversificar e estabilizar a renda do produtor A diversificao de culturas nos sistemas de rotao e o aumento de produtividade conferem maior estabilidade de renda, pois diminuem os riscos inerentes ao cultivo de uma nica cultura.

3. Benefcios da Integrao Lavoura-Pecuria


A integrao lavoura-pecuria se baseia na melhor utilizao dos recursos disponveis na propriedade, permitindo, com baixo investimento, otimizar o uso dos recursos requeridos para desenvolver essas atividades. Os benefcios do sistema de integrao lavoura-pecuria pode ser dividido em trs grupos: 1. Benefcios da pecuria para a lavoura; 2. Benefcios da lavoura para a pecuria; 3. Benefcios decorrentes do plantio direto.

Consrcio de cultura anual com pastagem amortiza parte das despesas com a implantao ou recuperao de pastos degradados

Benefcios da pecuria para a lavoura 1. Produo de palha para ser usada no sistema plantio direto; 2. Eliminao de plantas daninhas; 3. Reciclagem de nutrientes (extrados de camadas profundas graas ao sistema radicular das pastagens); e 4. Retorno de matria orgnica ao solo (com seus benefcios fsicos e qumicos na fertilidade e estrutura do solo).
O sistema radicular das gramneas possui capacidade de extrair nutrientes das camadas mais profundas do solo. Essa reciclagem de nutrientes reduz a despesa com fertilizantes por ocasio do plantio da cultura anual, que ser realizada aps a dessecao da pastagem

www.lavourapecuaria.com.br

.07

Benefcios da lavoura para a pecuria 1. Aproveitamento do resduo das adubaes da lavoura; 2. Produo de forragem de melhor qualidade; 3. Recuperao da produtividade da pastagem; 4. Menor custo na implantao de uma nova pastagem; 5. Aumento da produtividade de carne; e 6. Ganho de peso dos animais mesmo na poca seca. Benefcios decorrentes do plantio direto Benefcio econmico: O plantio direto reduz a necessidade de mquinas na atividade produtiva (at 48% a menos do que um plantio convencional), de mode-obra (at 70%) e de leo combustvel (at 74%). Promove, ainda, o controle de ervas daninhas e conseqente reduo de capinas mecnicas ou qumicas. Tudo isso somado se traduz em custos menores para implantar e manter a lavoura.

O plantio direto reduz a utilizao de mquinas e mo-de-obra, quando comparado com o plantio convencional

Benefcio agronmico: O uso de gramneas para a produo de palhada proporciona o aumento de matria orgnica nos solos, em quantidade e em qualidade. Benefcio para o meio ambiente: A importncia do plantio direto na palha reduz a compactao e controla a eroso em face da reduo do escorrimento superficial e aumento na infiltrao da gua no solo. Os benefcios so a reteno de umidade no solo, a reduo do assoreamento dos cursos d'gua e maior aporte de gua para o lenol fretico.

.08

www.lavourapecuaria.com.br

Plantio de lavoura anual sobre a palhada dessecada: garantia contra perdas de solo

Benefcios do Sistema de Integrao Lavoura-Pecuria Maior produo de forragem na seca Fornecimento de nutrientes para a pastagem Facilita a troca de espcie forrageira Aumento da produtividade da pastagem Reduo nos custos de implantao da pastagem Possibilita expandir a produo de gros sem a necessidade de novas derrubadas de floresta Aumento da renda com a atividade rural Reduz a compactao do solo Promove o controle da eroso Quebra os ciclos de pragas e doenas Aumento da matria orgnica no solo Reduo no assoreamento dos cursos d'gua

4. Alternativas para Integrao da Lavoura com a Pecuria


ALTERNATIVA 1 Integrao em reas com pastagem e solo degradados Consrcios, rotaes e sucesses lavouras-forrageiras so recomendados para a recuperao de solos e pastagens degradados. Na seqncia, seguem alguns exemplos de integrao:
Consrcio de culturas anuais com forrageiras: Pastagens degradadas em solo degradado podem ser recuperadas consorciando-se arroz com pastagens. A produo de gros tem sido suficiente para amortizar, parcial ou totalmente, os gastos despendidos com a recuperao ou renovao das pastagens.

www.lavourapecuaria.com.br

.09

O aproveitamento do resduo da adubao aplicada na cultura anual, alm de proporcionar forragem de melhor qualidade, reduz o custo de implantao da nova pastagem

Sucesso lavoura anual-pastagem anual: A sucesso de culturas anuais com forrageiras anuais tem sido utilizada quando o objetivo produzir forragem para ensilagem ou pastejo, principalmente na entressafra. Esta alternativa contempla o plantio de cultura de vero, que pode ser a soja, seguida de cultivo de espcie forrageira anual, especialmente milheto ou sorgo pastejo. Rotao cultura anualforrageira: Em reas com pastagem e solo degradados tambm possvel estabelecer a rotao lavourapastagem, envolvendo principalmente as culturas de arroz e soja, desde que a rea seja devidamente corrigida em relao acidez do solo e adubao.

Rotao pastagemleguminosa em sistema de plantio direto. Observa-se a boa cobertura do solo com pastagem dessecada

ALTERNATIVA 2 Integrao em reas com pastagem degradada Com o objetivo de restabelecer um bom ndice de produtividade da pastagem, possvel adotar as modalidades de integrao relacionadas a seguir.

.10

www.lavourapecuaria.com.br

Consrcio de culturas anuais com forrageiras: Pastagem degradada pode ser recuperada pelo consrcio de culturas anuais, como milho ou sorgo, com braquirias e Panicum, e soja com braquiria. Aps a colheita da cultura anual, a forrageira ainda ter chuva suficiente para o seu pleno estabelecimento.

Consrcio de cultura anual com forrageira. Observa-se que no h competio entre o milho e a pastagem

Rotao/sucesso de culturas anuais com forrageiras: Recomenda-se que pastagens implantadas em solos ainda no degradados sejam recuperadas pela rotao com soja. O procedimento consiste de calagem do solo, se necessrio, e semeadura direta da soja sobre a palhada da braquiria. Caso seja necessrio manter a rotao por mais de um ano, para melhor condicionamento da fertilidade do solo, pode-se, a cada entressafra, plantar forrageiras anuais na rea.

esquerda, a pastagem suceder o milho aps a sua colheita, mantendose a cobertura do solo e garantindo alimentao para o rebanho na poca seca. direita, soja solteira, que dar lugar pastagem na safra seguinte

www.lavourapecuaria.com.br

.11

ALTERNATIVA 3 Integrao em reas de lavoura com solo corrigido Em solos sob explorao de lavouras, as alternativas de integrao visam principalmente a produo forrageira para a entressafra. Desta forma, o produtor poder adotar as opes que se seguem, em funo de seu interesse.
Consrcio de culturas anuais com forrageiras: No consrcio de culturas anuais com forrageiras, em reas de produo de gros das principais culturas anuais, so possveis as associaes de milho e sorgo, com Brachiaria e Panicum, e soja com Brachiaria. Rotao cultura anual-forrageira: Esta alternativa de integrao rene todas as vantagens inerentes s exploraes lavoureira e pecuria, tanto para a manuteno de altas produtividades nas pastagens quanto para a produo de gros. Poder ser plantado o milho ou a soja, rotacionados principalmente com forrageiras dos gneros Brachiaria e Panicum. Sucesso cultura anual-forrageira anual: A sucesso de culturas anuais com forrageira objetiva a produo de pastagens para a entressafra ou perodo seco. Consiste em semear, aps a colheita da cultura de vero, forrageira anual como o sorgo pastejo ou o milheto.

O consrcio do milho com a forrageira um bom exemplo de integrao lavoura-pecuria em reas tradicionalmente utilizadas para a produo de gros

5. Como Implantar um Projeto de Integrao Lavoura-Pecuria


Para implantar um sistema de integrao lavoura-pecuria o produtor deve buscar a assistncia tcnica do servio de extenso rural ou das cooperativas. O tcnico do servio de extenso rural ou da cooperativa, acompanhado do produtor, dever efetuar um diagnstico da propriedade, definir qual o sistema de integrao mais adequado s necessidades do produtor rural e, depois, elaborar, implantar e acompanhar o projeto.

.12

www.lavourapecuaria.com.br

Passo 2
Elaborar planejamento

Passo 3
Elaborar projeto

Passo 1
Fazer diagnstico da propriedade

Passo 4
Implantar, acompanhar e avaliar o projeto

Passo 1
FAZER DIAGNSTICO DA PROPRIEDADE Antes de iniciar o projeto, o produtor dever buscar o apoio de um tcnico para levantar a situao atual das atividades desenvolvidas na propriedade. esse diagnstico que vai possibilitar o planejamento e, consequentemente, o estabelecimento de objetivos, metas, cronograma de atividades e avaliao dos resultados do sistema de integrao lavoura-pecuria.

Um bom diagnstico da propriedade possibilita um melhor planejamento do uso da terra. A aptido de cada gleba de terra um princpio bsico a ser considerado na hora de planejar a utilizao do sistema de integrao lavoura-pecuria

Passo 2
ELABORAR O PLANEJAMENTO DA PROPRIEDADE Ao final do diagnstico o tcnico e o produtor tero todas as informaes necessrias avaliao dos negcios desenvolvidos na propriedade, tanto do ponto de vista tcnico quanto do ponto de vista econmico. Assim, munido dessas informaes, podero desenvolver o planejamento da propriedade de forma a contemplar novos sistemas produtivos, tendo como base a integrao lavourapecuria.
www.lavourapecuaria.com.br

.13

Passo 3
ELABORAR O PROJETO TCNICO O projeto tcnico funo das caractersticas da propriedade, obtida a partir do diagnstico feito anteriormente. Nesta etapa o produtor, com a orientao do tcnico, dever eleger o sistema produtivo que ser adotado.

Passo 4
IMPLANTAR, ACOMPANHAR E AVALIAR O PROJETO Como se trata de prtica tecnolgica em fase de introduo na propriedade, o produtor dever estar atento para o cumprimento de todas as etapas previstas na implantao do sistema de integrao, conforme preconizado nos sistemas de produo disponveis nos centros de referncia mencionados ao final desta publicao.

A utilizao do sistema de integrao lavoura-pecuria, ao aproveitar melhor os recursos da propriedade, proporciona maior lucratividade para o produtor rural

6. Resultados Obtidos em Sistemas de Integrao de Lavoura com a Pecuria


O quadro abaixo mostra resultado obtido em uma propriedade localizada em Lucas do Rio Verde, no norte do Mato Grosso, onde a introduo de Panicum maximum, cultivar Tanznia, em rotao com a soja, possibilitou elevar a maioria dos ndices zootcnicos do rebanho e, principalmente, a possibilidade de produo de novilho precoce a pasto.
Sistema de Integrao Lavoura com Pecuria 85 5 2 a 2 anos e meio 16 a 16,5 14

Fator Observado
Natalidade (%) Mortalidade de bezerros (%) Idade de Abate (anos) Peso de abate (arrobas) Intervalo entre Partos (meses)

Pecuria Tradicional
55 10 4 17 22

Fonte: extrado da publicao Integrao Lavoura-Pecuria, de autoria de Joo Kluthcouski e outros

.14

www.lavourapecuaria.com.br

Resultados de pesquisa demonstram que pastagens formadas com base no sistema de integrao lavoura-pecuria possibilita elevar os ndices zootcnicos do rebanho

O quadro que se segue demonstra que a integrao lavoura com a pecuria tem condies de viabilizar uma propriedade, pois proporcionou um incremento de 66% na rentabilidade da atividade produtiva em sistema de integrao lavoura-pecuria quando comparado com uma cultura de milho solteiro.
DISCRIMINAO Custo da lavoura Receita da lavoura Renda da lavoura Custo do Manejo de Ervas com Roundup (Manejo ps-colheita) Custo da Pecuria no Inverno Receita da Pecuria Renda da Pecuria Renda Total (R$)
MILHO SOLTEIRO(R$) MILHO CONSORCIADO COM Brachiaria Brizantha (R$)

1.967,00 2.400,00 433,00 40,00 0,00 0,00 0,00 389,00 (100%)

2.007,00 2.400,00 393,00 0,00 150,85 402,22 251,37 644,37 (166%)

Fonte: extrado do trabalho Viabilizao da Propriedade Rural Atravs da Integrao LavouraPecuria, de autoria do Eng. Agr. Mrcio Scala, que apresenta os resultados da integrao lavourapecuria na Fazenda Boa F (Uberaba-MG)

www.lavourapecuaria.com.br

.15

7. Financiamento para Projetos de Integrao Lavoura-Pecuria


O financiamento de projetos de integrao lavoura-pecuria poder ser obtido com recursos do Programa de Integrao Lavoura-Pecuria - PROLAPEC e dos Fundos Constitucionais (FNO, FNE e FCO). Os recursos do PROLAPEC podero ser obtidos, ainda, via Banco Nacional de Desenvolvimento econmico e Social BNDES. Beneficirios
Produtores rurais, pessoas fsicas ou jurdicas; Cooperativas de produo e associao de produtores rurais, desde que se dediquem atividade produtiva no setor rural.

Itens Financiveis

Adequao do solo para o plantio, aquisio, transporte, aplicao e incorporao de corretivos agrcolas (calcrio e outros), a marcao e construo de terraos, a realocao de estradas e plantio de cultura de cobertura do solo; Aquisio de sementes e mudas para formao de pastagens; Implantao de pastagens; Construo e modernizao de benfeitorias e de instalaes destinadas produo no sistema de integrao; Aquisio de mquinas e equipamentos para a agricultura e/ou pecuria associados ao projeto de integrao objeto do financiamento; Adequao ambiental da propriedade rural legislao vigente; Aquisio de bovinos, ovinos e caprinos para reproduo, recria e terminao; Aquisio de smen de bovinos, ovinos e caprinos; Capital de giro associado ao investimento; Assistncia tcnica; e Financiamento para custeio associado a projetos de implantao e ampliao de sistemas de integrao de agricultura com pecuria.

Condies de Financiamento Taxa de Juros: 8,75% a.a., includa a remunerao da instituio financeira credenciada. Prazo: at 60 (sessenta) meses, includos at 24 meses de carncia. Limite de Financiamento: cada beneficirio poder ter financiamentos contratados no perodo de 01.07.2006 a 30.06.2007, no valor de at R$ 300.000,00.

.16

www.lavourapecuaria.com.br

O limite de financiamento poder ser elevado para at R$ 345.000,00 desde que o produtor comprove:
A existncia de reservas legais e de reas de preservao permanente no empreendimento, na forma prevista na legislao ambiental; ou Apresentar plano de recuperao com anuncia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (IBAMA) ou do Ministrio Pblico Estadual.

Elaborao de Projeto e Assistncia Tcnica O agente financeiro exige a apresentao de projeto tcnico detalhado, indicando as caractersticas da rea e das tcnicas de integrao lavourapecuria, a capacidade de amortizao do investimento e o fluxo de caixa do projeto. A assistncia tcnica ao empreendimento obrigatria at a maturao do projeto.

As mquinas e os equipamentos para implantar o projeto de integrao lavoura-pecuria so financiados com recursos do PROLAPEC

Outras informaes sobre o PROLAPEC podero ser obtidas no Banco do Brasil, Banco da Amaznia, Banco do Nordeste e BNDES. Consulte www.bndes.gov.br, na Internet

www.lavourapecuaria.com.br

.17

8. Centros de Referncia e de Divulgao dos Sistemas de Integrao Lavoura-Pecuria


Os interessados em conhecer melhor as tecnologias e os sistemas produtivos para integrao da lavoura-pecuria podero buscar informaes na Internet (www.lavourapecuaria.com.br) ou nos centros de referncia listados a seguir: a) Associao de Plantio Direto no Cerrado APDC (www.apdc.com.br); b) Centros da Embrapa (www.embrapa.br); c) Cooperativas agrcolas; d) Grupo CAMPO (www.campo.com.br); e) Institutos de pesquisas agrcolas; f) Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (www.agricultura.gov.br); g) Superintendncias Federais do Ministrio da Agricultura nos estados; h) Servio de Extenso Rural nos Estados (Emater ou equivalente); i) Organizao das Cooperativas Brasileiras (www.ocb.org.br); j) Fundaes de apoio pesquisa; k) Sindicatos rurais; l) Universidades, faculdades e escolas agrotcnicas.

Secretaria de Desenvolvimento Agropecurio e Cooperativismo - SDC Departamento de Sistemas de Produo e Sustentabilidade - DEPROS Coordenao Geral de Desenvolvimento Sustentvel - CGDS Coordenao de Manejo Sustentvel dos Sistemas Produtivos - CMSP Telefones: (61) 3218.2417 e 3218.2433 - Fax: (61) 3223.5350 Braslia - Distrito Federal

.18

www.lavourapecuaria.com.br

Potrebbero piacerti anche