Sei sulla pagina 1di 11

1

FACULDADES INTEGRADAS SANTA CRUZ DE CURITIBA - FARESC

A IMPORTNCIA DOS PARADIGMAS EDUCACIONAIS NA FORMAO DE ALUNOS E PROFESSORES.

Denise Gomes, Jssica Pricily, Luciane Gomes Silva.

Resumo: Este trabalho trata de paradigmas educacionais, desde o incio da histria, passando pelas geraes at a atualidade, abordando assuntos que dizem respeito a sociedade, orientado pelas concepes de diversos autores. Trazendo a abordagem tradicional, como ela surgiu e os reflexos que ainda hoje se mantm. Palavras-chave: Paradigmas, educao, sociedade, abordagem tradicional.

1 - Introduo Os paradigmas educacionais so modelos de comportamento e ensino que servem como base para o bom andamento e regularidade da educao em toda a sociedade, desta forma, no havendo desigualdade no ensino e na formao do sujeito. Este artigo mostra apenas algumas das muitas ideias que surgiram ao longo do tempo sobre um tema to importante quanto complexo, paradigmas, em especial,

na rea da educao. E a sua importncia no desenvolvimento e evoluo do ser humano. No geral, a ideia de paradigma para os autores pesquisados, so praticamente as mesmas, porm cada um tem uma concepo individual e construtiva na rea educacional, a partir dessas concepes, temos uma ideia ampla e fundamentada sobre o curso da educao desde sua gnese, a educao contempornea e o futuro da escola.

2 - A importncia das geraes para o futuro da educao. A transformao do ser humano para a evoluo da histria, sempre esteve ligada ao conhecimento, as descobertas e a busca de explicaes para os mesmos. As dvidas e questionamentos sobre o novo sempre existiu, tanto na natureza quanto no mundo social e individual, e que, atravs de modificaes inevitveis do pensamento humano, est sujeita a mudanas ao longo do tempo. Desde o incio da civilizao existiam pessoas dispostas a ensinar. Na poca Mtica as histrias eram contadas em praas pblicas mais conhecidas como epopeias. Fenmenos naturais eram usados como forma de castigo e os ritos de sacrifcio eram oferecidos aos deuses como forma de evit- los. J na poca grega com o surgimento da escrita e da moeda, o ser humano passou a refletir sobre suas concepes do sobre natural e passou a questionar os motivos dos acontecimentos; a partir desses questionamentos da vida no geral, surgiu tambm a filosofia. Na educao o objetivo dos gregos era o de formar o homem perfeito atravs da unio e da ao. Com a Paidia, desenvolver bons oradores e boa argumentao. Porm com a invaso de Roma Grcia derrubada a Paidia e implantado uma educao geral: lnguas, aritmtica, geografia, filosofia. Na poca medieval todo o conhecimento era dominado pela igreja, existia a viso teocntrica onde Deus sabe tudo e a palavra da Bblia era a verdade absoluta. Somente alguns nobres e pessoas ligadas igreja tinham acesso educao.

Existia uma sociedade organizada em feudos, onde poltica e religio se misturavam; tambm foi nesta poca onde iniciaram as escolas e universidades. Com o Renascimento surgiu idade moderna, onde surgiu tambm o capitalismo, a explorao do conhecimento, a tecnologia, a industrializao, a diviso de classes, os sindicatos, e o ser humano foi absurdamente desvalorizado, usado como uma pea, que em juno com outras servia para gerar lucro para as classes mais abastadas. Na educao, disciplina, rigor nas tarefas, desenvolvimento do raciocnio lgico, questionamento da verdade absoluta, ecologia, II Guerra mundial. Com a chegada da idade ps-moderna houve uma transformao nas artes, na poesia e na literatura e tambm o desenvolvimento descomedido da tecnologia, mudando inclusive as formas de contato pessoal como telefone, carta para e-mail. A histria do conhecimento vem atravs dos tempos mostrando que a inteligncia do homem capaz de desenvolver, criar, despertar, refletir, modificar. E que por conta destas capacidades a histria passou por vrias fases at chegar onde estamos hoje, na sociedade contempornea, temos um grande desafio a enfrentar, no s na rea da educao onde ainda existe o analfabetismo e a falta de cidadania, mas na sociedade em geral onde a falta de recursos bsicos, a pobreza extrema, o individualismo, a virtualizao das relaes e da realidade prejudicam o homem e valorizam o lucro. Isso nos distancia da real situao em que caminham as pessoas com quem cruzamos o tempo todo. Classes sociais extremamente opostas competindo pelas mesmas vagas em universidades federais, injustia, falta de democracia, polticas pblicas corruptas. Mas apesar de todas estas situaes, uma sociedade que ainda assim trs muitas possibilidades.

atravs do conhecimento da histria que buscamos responder as questes atuais sobre a sociedade e compreender a necessidade que um indivduo tem de se tornar um ser desenvolvido e integrado no meio em que vive.

2.1 - Os paradigmas da educao formando professores pensadores.

O paradigma existe em todas as esferas da vida, um modelo criado para ser seguido e atender as necessidades da sociedade no geral. Tem uma estrutura que define suas caractersticas, logo, um conjunto de ideias que se organiza na forma de um modelo, e que serve para organizar o nosso pensamento e em consequncia disso nos fazer compreender a sociedade em que vivemos. Um paradigma construdo a partir de um estudo, um conhecimento aprofundado sobre algum tema, tornando - se assim um estudo cientfico. um conjunto de concepes que orientam a ideia de mundo de uma poca. Moldando a mentalidade das pessoas segundo essas ideias. Na histria, existem diversos paradigmas observados. So situaes no geral impostas pelos indivduos dominantes e influentes na sociedade que com o tempo sem discusso ou argumentao torna - se algo verdadeiro, concreto, algo que se torna exemplo, e que por geraes seguido sem questionamentos. A mudana no ritmo de vida do sujeito na sociedade o leva a refletir sobre a situao em que est vivendo e esses questionamentos geram uma busca pela real verdade, apesar de haver uma dificuldade geral em se abandonar um paradigma velho, h ao mesmo tempo uma necessidade em aceitar a nova concepo, j que esta transio pode trazer mudanas significativas para a estrutura da sociedade. Para esta mudana acontecer necessria a quebra de paradigmas, para assim surgir um novo padro, mtodo, um novo modelo que ser seguido da em diante. Essa mudana, movimenta a sociedade, porm os valores permanecem. Mas para estas mudanas ocorrerem preciso que haja um profundo conhecimento do andamento da sociedade, uma viso ampla do mundo ao redor, e s assim possvel ter um fundamento para uma reestruturao do velho paradigma. Que segundo Khun:
O paradigma uma concepo de mundo que, pressupondo um modo de ver e de praticar, engloba um conjunto de teorias, instrumentos, conceitos e mtodos de investigao; tambm utilizado para significar um conjunto de realizaes cientficas concretas capazes de fornecer "modelos dos quais brotam as tradies coerentes e especficas da pesquisa cientfica". "Assim, a descrio de Newton do movimento dos

planetas (Lei da Gravitao Universal), ou a descrio de Franklin da garrafa de Leyden so, respectivamente, exemplos de paradigmas para a prtica da mecnica e para a cincia da

electricidade. exemplares".

Kuhn

tambm

designa

estes

modelos

concretos

como

modelos

Com base nas ideias de Thomas Khun e as trazendo para a realidade contempornea da educao, observamos a necessidade de mudanas, e de quebra de paradimas para o bom funcionamento do sistema escolar, e a renovao do paradigma comportamental dos prprios educadores, mudando a concepo de ensino, j que, apesar da evoluo do tempo e modernizao da tecnologia, a forma de ensinar continua em muitas escolas voltadas para o mtodo utilizado na idade moderna, onde o ensino era depositado no aluno, sem qualquer questionamento ou forma de reflexo do aprendiz, tornando uma educao fechada, onde no havia opo, o que era passado pelo professor era verdade absoluta e incontestvel. Sem despertar o interesse do aluno pelo conhecimento, sem ensinar o aluno a refletir sobre o mundo em que vive e as diferentes realidades sociais. Assim como a autora Maria Candida Moraes considera a sociedade hoje:
Cndida no ignora que, junto ao inegvel movimento de avano das cincias, da tecnologia e das comunicaes, vivemos em uma sociedade excludente e desumanizada.

A importncia do conhecimento dos paradigmas para a formao do professor est em compreender a necessidade da existncia de regras e mtodos no ensino, em conhecer todas as suas fases ao longo da histria e formar a sua concepo, e atravs de pesquisa e estudo buscar formas de melhorar a educao e formao dos futuros cidados. Sempre buscando a evoluo e construo de uma sociedade melhor para todos. Considerando os velhos paradigmas como base para uma viso mais abrangente de mundo e coletividade. muito difcil tratar de paradigmas educacionais, mtodos numa sociedade que emerge, que evolui to rapidamente, onde as mudanas ocorrem de um dia para o outro, onde sequer as pessoas acompanham o que est acontecendo na sua

____________________ http://educa.fcc.org.br/pdf/cp/n100/n100a02.pdf
http://srvapp2s.urisan.tche.br/seer/index.php/direitosculturais/article/viewFile/73/54

rea profissional, onde regras e mtodos j so deixados de lado para dar lugar a tecnologia, que usa de outras ferramentas que no o trabalho do sujeito profissional. Nesse caso podemos compreender o pensamento do autor Edgar Morin:
A reflexo epistemolgica de Edgar Morin parte do diagnstico da crise daquilo a que chama o Paradigma da Simplificao, ou seja, o modelo de produo, organizao, validao e transmisso do saber que esteve na base dos prodigiosos avanos das cincias e da tecnologia dos ltimos 300 anos. Torna-se claro que preciso opor ao paradigma da simplificao uma nova forma de pensar que seja capaz de apreender a complexidade do real.

Como profissionais da educao temos que nos colocar na realidade em que vivemos, pensar nas diferenas sociais, nas ms formaes de famlia, e nas concepes e preconceitos que nos barram diante do novo. Quando estamos presos a um paradigma, dificilmente conseguimos aceitar outro paradigma que compita com ele. S se fizermos um esforo grande para nos situarmos no outro paradigma que, ento, subitamente, passaremos a ver as coisas de uma forma completamente diferente. Devemos acompanhar a emergente evoluo assim como diz Edgar Morin:
4

. A partir de uma impressionante informao sobre diversos campos da cincia, da

recuperao de questes e ensinamento da filosofia e sobretudo de um notvel trabalho de organizao de elementos aparentemente sem relao entre si, Morin procura aclarar os princpios e o mtodo de uma nova forma de pensar cientificamente o real e de acolher a sua complexidade.

Para Thomas Kuhn, no perodo da Cincia Normal o mundo era visto por todos os seus praticantes segundo uma mesma perspectiva. Todos vm o mundo da mesma maneira. A partir das dvidas sobre esta nica viso de mundo, surgiram s diversas formas de ver o mundo, chamadas paradigmas.

Uma cincia que j estabeleceu os seus paradigmas considerada uma

____________________
http://www.marcinholima.com.br/artigos/emergente.pdf
4

.http://30anos.ipiaget.org/complexidade-valores-educaocao-futuro-edgar

morin/programa/conferencistas/edgar-morin/conceitos-chave.htm

cincia normal. os grandes progressos de uma cincia s acontecem quando os seus prprios paradigmas so desafiados e substitudos por novos paradigmas. O conceito de paradigma tornou-se muito popular a partir das propostas de Kuhn e hoje significa, uma maneira de ver a realidade. Trata-se de um conceito particularmente importante para compreender, no apenas a cincia, mas a prpria vida em sociedade.

3. SEGUINDO PELA ABORDAGEM TRADICIONAL

A educao vem ao longo dos anos seguindo um processo que vai se atualizando para uma melhor qualidade no ensino, no entanto, analisando a abordagem tradicional vemos que o objetivo era o ensino cientfico, conduzindo o aluno s grandes realizaes da humanidade. Valorizando o papel do professor e no se importando se o aluno estava aprendendo ou no. J a viso de homem segundo a autora Mizukami:
.O homem, no incio de sua vida, considerado uma tbula rasa, na qual so impressas, progressivamente, imagens e informaes fornecidas pelo ambiente. (MIZUKAMI, 1986, pg 8-9).

Como parte do mundo, o homem receber informaes at que possa repassar esse conhecimento adquirido. Atravs dos modelos e ideais que foram sendo construdos atravs dos sculos, o homem munido com todo o conhecimento, e compreendendo melhor o mundo em que vive, poder contribuir para a melhoria da sociedade a sua volta. O mundo, Externo ao indviduo, transmite todo o conhecimento necessrio ao homem que por sua vez, contribuir para as mudanas do mundo. O conhecimento a atividade do ser humano de agregar informaes sobre o mundo. Para que isso seja possvel, necessrio o desenvolvimento da curiosidade, da pesquisa e o interesse pela busca do conhecimento, porm, na abordagem tradicional o que ocorre um ensino simplificado, resumido, decorado, onde o objetivo a memorizao da matria dada, sem questionamentos. O que vale a palavra do professor.

Sociedade e cultura podem ser variados no uso desse tipo de ensino , o objetivo educacional se v relacionado aos valores tidos pela sociedade na qual se realiza. Os programas retiram nveis culturais a serem adquiridos na trajetria da educao formal . A reprovao do aluno comea a ser necessria quando o mnimo de aprendizagem no alcanado , e as provas so usadas para se ter certeza de que o mnimo exigido para a srie foi adquirido pelo aluno , e o diploma pode ser pego . Essa hierarquia cultural , considerada como se fosse fundada no saber , no conhecimento da verdade. O diploma desempenha um papel mdio entre formao cultural e o exerccio de funes sociais. As tendncias nesse tipo de abordagem, tem uma viso individual do processo educacional. A educao entendida como instruo ou transmisso de conhecimentos. Na abordagem tradicional caracterizada pela concepo de educao como um produto, j que os modelos a serem alcanados so pr-estabelecidos, encontrado em vrios momentos da histria permanece ainda hoje de diferentes formas.

4 - Sntese As geraes passaram por vrias transformaes ao longo do tempo, desde que o homem passou a questionar o novo, tudo a sua volta passou a ter um novo sentido, a busca das respostas para esses questionamentos trouxe como consequncia a evoluo da humanidade. A criao de paradigmas foi necessria e continua sendo at hoje, por ajudar na construo de uma sociedade completa, organizada e justa para todos. Servindo para organizar tambm o pensamento do homem e fazer com que este compreenda a sociedade a sua volta. Para os autores pesquisados neste trabalho, a questo paradigma esta voltada para a busca do conhecimento, a busca da realidade da sociedade, a renovao e evoluo dos conceitos que constroem as geraes. Na educao, observando a abordagem tradicional, nota-se o quanto se evoluiu desde ento, o professor era o papel principal, importavam-se com o contedo ensinado e a matria dada, no com o que o aluno realmente aprendia, hoje, aos poucos, este paradigma esta mudando, devido aos questionamentos e estudos cientficos, visando uma melhor qualidade da sociedade num todo, e analisando o homem individualmente, suas diferenas e dificuldades, hoje o aluno passa a ser o foco, importando se ele aprende ou no.

10

5- Consideraes Finais Paradigmas so conceitos de regras e mtodos padronizados que servem de modelo para (nesse caso) a educao ao longo das geraes, passando por reformulaes e atualizaes de acordo com a poca e a forma de ensino atual. Assim, professores que sonham e acreditam numa educao de qualidade devem acompanhar o progresso da sociedade em que vive, estar ciente do que esta acontecendo. E atravs da sua formao e luta pela melhoria da escola e da educao buscar sempre o conhecimento geral para ter voz e oportunidade de quebrar velhos paradigmas implantando novas ideias, incentivando o mesmo sentimento de luta e a mesma coragem de mudar, em seus alunos que so o futuro dessa sociedade.

11

5 Referncias

MORAES, Maria Cndida. O paradigma educacional emergente. 11. ed. Campinas: Papirus, 1997. (Coleo Praxis) Mrcio Roberto de Lima. Disponvel em:

<http://www.sinprominas.org.br/imagensDin/arquivos/670.pdf>. Acesso em: 05. Set. 2011.

OSTERMANN, Fernanda. A epistemologia de Kuhn. Instituto de Fsica, UFRGS Porto Alegre RS. Disponvel em: < http://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&q=paradigmas+para+kuhn> . Acesso em: 09. Set. 2011.

MIRANDA, Marlia Gouvea. Novo paradigma de conhecimento e polticas educacionais na Amrica Latina. Faculdade de educao da UFG. Disponvel em:

<http://educa.fcc.org.br/pdf/cp/n100/n100a02.pdf>. Acesso em: 09. Set. 2011.

LIMA, Mrcio Roberto. O paradigma educacional emergente. Resenha publicada na 2 edio da Revista Extra Classe. Disponvel em: <http://www.sinprominas.org.br/imagensDin/arquivos/670.pdf>. Acesso em: 09.set.2011.

Escola,

Nova.

Noo

de

Paradigma.

Thomas

Kuhn.

Disponvel

em:

<http://filosofia.projectos.esffl.pt/T_Khun/Paradigmas_Khun.pdf>. Acesso em: 12. Set. 2011.

Piaget, Instituto. Apresentao sinttica dos conceitos-chave do pensamento de Edgar Morin. Disponvel em: <http://30anos.ipiaget.org/complexidade-valores-educaocao-futuro-edgar-

morin/programa/conferencistas/edgar-morin/conceitos-chave.htm>. Acesso em 12. Set. 2011.

MIZUKAMI, Maria da Graa Nicoletti. Ensino: As abordagens do processo (Coleo Temas Bsicos de Educao e Ensino). So Paulo, E.P.U, 1986.

Potrebbero piacerti anche