Sei sulla pagina 1di 3

COOPERATIVISMO AGRCOLA: UM INSTRUMENTO DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR? O CASO DA COOPERAFI COOPERATIVE AGRICOLE: AN INSTRUMET FOR STRENGTHENING OF FAMILY FARMING?

THE CASE OF COOPERAFI Resumo Este trabalho analisa as vantagens e desafios do cooperativismo no mbito da agricultura familiar, particularizando a relao entre agricultores e insero nos mercados1. Como o cooperativismo agrcola est contribuindo para o fortalecimento da agricultora familiar? Para responder a essas questes foi selecionado um estudo de caso da Cooperativa dos Produtores Rurais de Itapuranga (COOPERAFI), localizada no municpio de Itapuranga, Estado de Gois. Foram realizadas entrevistas semi estruturadas com dirigentes, cooperados, gerentes entre outros atores locais. A importncia deste trabalho est na possibilidade de contribuir para a compreenso em torno da relao entre cooperativismo agrcola e agricultura familiar, especialmente no que diz respeito a sua insero nos mercados. Palavras- chave: cooperativismo agrcola, agricultura familiar, mercados. Abstract This paper analyzes the advantages and challenges of cooperatives in the context of family farming, individualizing the relationship between farmers and market integration as the agricultural cooperative is contributing to strengthening the family farmer? To answer these questions was selected a case study from the cooperative of rural producers of the interior of Itapuranga (COOPERAFI) located in the city of Itapuranga, Gois .Were conducted semi structured interviews with directors, members, managers from other local actors. The importance of this work is the opportunity to contribute to an understanding regarding the relationship between agricultural cooperative and family farms, especially as regards the integrations into markets. Key Words: agricultural cooperative, family farms, markets.

Introduo Vale apena destacar a importncia da agricultura familiar para o abastecimento e segurana alimentar no mundo, esse segmento constantemente desafiado a apresentar resultados que satisfaam de maneira mais rpida aos processos de globalizao. Em todo Brasil a regio centro-oeste a regio que concentra um grande contingente de agricultores oriundos da agricultura familiar.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) indicam que, em Gois, h 88,4 mil estabelecimentos rurais familiares, ocupando cerca de 3,3 mil hectares. A economia goiana depende, em grande medida, dessas famlias agricultoras, tendo em vista que elas produzem, por ano, 46 mil toneladas de mandioca, 51 mil toneladas de arroz, 886 mil litros de leite, entre outros produtos. A renda gerada por esse grupo, conforme o IBGE, de R$ 1 bilho, distribudos entre a criao de animais de grande porte (bovinos), o cultivo de gros e a

horticultura. Alm disso, h a estimativa de que os estabelecimentos rurais familiares empreguem mais de 200 mil pessoas

O binmio cooperativismo e agricultura familiar ganha destaque no mundo evidenciado pela forte competitividade que caracteriza a globalizao da economia. Nesse contexto, a unio de foras via associativismo e cooperativismo constitui uma prerrogativa para a sustentabilidade da unidade produtiva e do negcio (PIRES, 2003). No mbito da agricultura familiar, a criao de associaes e cooperativas vem sendo destacado pela literatura como um canal importante de produo, organizao de produo, agregao de valor e de comercializao da produo (PIRES, 2003). Como observam Pires et. al. (2009), a relao entre cooperativismo e agricultura familiar foi, durante as ltimas dcadas, uma preocupao recorrente nas polticas pblicas brasileiras. Rech (2000) chama a ateno ainda para as vantagens do modelo cooperativo e suas possibilidades de barganhar melhores preos dos produtos ofertados, diversificar a produo, obter melhores condies de crdito e de eliminar os intermedirios. Neste sentido, frente s exigncias impostas pela globalizao, o cooperativismo agrcola vem se tornando uma alternativa para os agricultores, no que diz respeito a sua insero nos mercados locais e globais, ampliando a sua possibilidade de enfrentamento da concorrncia da agricultura empresarial ou patronal. A partir dessas preocupaes, cabe-nos questionar: Como o cooperativismo agrcola est contribuindo para o fortalecimento da agricultora familiar? Essa questo foi analisada com agricultores familiares no municpio de Bonito, na regio Agreste do estado de Pernambuco. Metodologia A metodologia teve por base uma abordagem qualitativa, atravs da seleo de um estudo de caso - agricultores familiares associados Cooperativa dos Produtores Rurais do Agreste Pernambucano (COPAG), no municpio de Bonito, Pernambuco. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com dirigentes da cooperativa, cooperados, alm do tcnico extensionista da regio, capazes de abranger a totalidade das variveis objeto de anlise na pesquisa (indicadores sociais, tcnicos e de produo). A partir de uma ampla reviso bibliogrfica, conceitos particularmente importantes na nossa anlise como: agricultura familiar, cooperativismo agrcola e desenvolvimento rural sustentvel foram aprofundados. Resultados e Discusso A Cooperativa dos Produtores Rurais do Agreste Pernambucano (COPAG) conta com cerca de 200 agricultores associados e o seu principal produto comercializado o inhame, destacando-se as variedades Inhame da Costa e o Car So Tom. O principal motivo para a

criao da cooperativa foi a tentativa de acabar com a figura do atravessador, que sempre obteve seus lucros sobre a produo dos agricultores familiares do municpio. Por muitas vezes, o atravessador trazia sua prpria balana, j alterada e no pagava o preo justo pelo inhame dos produtores. Atravs da COPAG, os agricultores passaram a se inserir em novos mercados da regio, abastecendo tambm alguns supermercados do Recife. Porm, ao lado das exigncias desses mercados, os agricultores enfrentaram tambm a dificuldade de no contarem com um transporte, o que dificultava enormemente o cumprimento dos prazos de entrega. Isso fez com que os agricultores, por meio da cooperativa, se voltassem a mercados e feiras locais e ao fornecimento de alimentos ao Centro de Abastecimento Alimentar de Pernambuco (CEASAPE), localizado na cidade do Recife. Na atual fase da pesquisa, os agricultores esto tentando viabilizar a compra de um caminho para lhes permitir a ampliao dos mercados. De acordo com os nossos informantes, foi possvel constatar que a criao da cooperativa permitiu o aumento da renda, o acesso ao crdito e a polticas pblicas, a exemplo do PRONAF.

Referncias Bibliogrficas GUANZIROLI, C. E. et al. Agricultura Familiar e Reforma Agrria no sculo XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2001. PIRES, Maria Luiza Lins e Silva. A (re)significao da extenso rural. O cooperativismo em debate. In: LIMA, Jorge R. T. (Org.). Extenso rural e desenvolvimento sustentvel. Recife: Bagao, 2003, 45-70. PIRES, Maria Luiza Lins e Silva. Cooperativismo, agricultura familiar e redes sociais na reconfigurao dos espaos rurais. XIV Congresso Brasileiro de Sociologia: Consensos e Controvrsias. Rio de Janeiro, 2009. RECH, Daniel. Cooperativas/; uma alternativa de organizao popular. Rio de Janeiro, DP&A, 2000. WANDERLEY, M. N. B. A ruralidade no Brasil moderno. Por um pacto social pelo desenvolvimento rural. In: Una nueva ruralidad em Amrica Latina?. Norma Giarracca. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, Ciudad Autnoma de Buenos Aires, Argentina. 2001. ISBN: 950-9231-58-4 Disponvel em: <http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/rural/wanderley.pdf> Acessado em: 12 jun/2009.

Potrebbero piacerti anche