Sei sulla pagina 1di 18

UNIDADE 2 Integrao de Linguagens

Informao verbal e no-verbal A comunicao humana lana mo de recursos provenientes de diferentes sistemas semiticos1. O sentido atribudo a uma mensagem o resultado da combinao desses diferentes recursos, em uma dada situao de interao. Assim, quando conversamos com algum, o significado do que nos dito resultante da integrao de informao verbal e no verbal. A expresso facial, o movimento corporal, o tom de voz, tudo considerado na interpretao da fala realizada pelo nosso interlocutor. Veja, por exemplo, o experimento chamado de efeito McGurk2, que revela como informaes visuais e auditivas so integradas no processamento dos sons da fala. At mesmo o silncio e as pausas so parte do sentido construdo. Podem indicar consentimento, dvida, reflexo, perplexidade, dependendo da situao em que ocorrem.
Acesse a tela 1 desta unidade em Contedo do Mdulo e veja como podem ser explorados o silncio, expresso facial e corporal.

Da mesma forma como a criana aprende naturalmente a lngua materna, desenvolve tambm a percepo de sinais no-verbais - visuais, sonoros, tteis - que vo permitir sua interao com o mundo. A interpretao desses sinais intermediada pela cultura.

A Semitica (do grego semeiotik ou "a arte dos sinais") a cincia geral dos signos e da semiose,

que estuda todos os fenmenos culturais como se fossem sistemas sgnicos, isto , sistemas de significao. Ocupa-se do estudo do processo de significao ou representao, na natureza e na cultura, do conceito ou da idia. Em oposio lingstica, que se restringe ao estudo dos signos lingsticos, ou seja, do sistema sgnico da linguagem verbal, esta cincia tem por objeto qualquer sistema sgnico - artes visuais, fotografia, cinema, msica, culinria, vesturio, gestos, religio, cincia, etc. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Semi%C3%B3tica
2

http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/2124/o-efeito-mcgurk-iluso-audio-visual

[1]

Enquanto em determinadas culturas, maior ou menor proximidade corporal em relao ao interlocutor pode significar intimidade, em outras pode sinalizar invaso de espao privado; a forma de cumprimentar sofre variaes dependendo da cultura dos interlocutores; o prprio tom de voz interpretado como educado ou no a depender das prticas culturais da comunidade em que o falante se insere. Alguns gestos ou expresses corporais esto to associados a determinados significados em uma cultura, que torna-se difcil dissoci-los. Sua decodificao automtica. No entanto, algum elemento estranho, inesperado, pode provocar uma ruptura em relao significao original, levando a uma releitura ou reviso desse gesto ou expresso.
Acesse a tela 2 desta unidade em Contedo do Mdulo, compare as duas imagens e reflita sobre o efeito de significao que essa comparao produz.

Como no caso das imagens, tambm existem determinados significados que esto associados a recursos sonoros. Certos gneros multimdia tm na sonorizao um de seus elementos constitutivos. Risadas so tpicas de cenas de humor; gritos so tpicos de cenas de horror e desespero; barulhos de patas de cavalo se associam a cenas de faroeste; som de espadas se cruzando so comuns em cenas de aventura e lutas marciais. A sonorizao de filmes, peas teatrais, obras televisivas contribui para a significao de uma cena, para a caracterizao de um personagem, para a criao de um clima complementar s imagens e aos dilogos. Quebras nessa integrao podem gerar incoerncias e, quando propositais, podem provocar um deslocamento da interpretao, levando a uma nova leitura da obra. O humor se serve desse tipo de recurso sistematicamente. Como vimos, a comunicao envolve a integrao de diversas linguagens. Cada uma dessas linguagens possui uma gramtica prpria e pode ser estudada em termos de seus elementos constituintes e da forma como se relacionam. Nesta unidade, vamos explorar algumas propriedades de linguagens no-verbais, procurando verificar como estas se integram linguagem verbal na interpretao e produo de textos. O domnio das habilidades necessrias decodificao de mensagens no-verbais deve ser visto como um dos objetivos do currculo escolar, pois fazem parte do processo de Letramento.

[2]

Material Complementar Para uma leitura inicial sobre o papel da escola nesse aprendizado, leia o texto A leitura da imagem, de Luclia Helena do Carmo Garcez.

O cdigo escrito O primeiro aspecto que vamos abordar a propriedade grfica intrnseca lngua escrita. A escrita um cdigo visual que representa parcialmente a lngua falada. Os grafemas so sinais visuais convencionados para a representao da linguagem verbal. A interpretao de um determinado sinal grfico como grafema depende de sua insero num contexto interpretado como textual. Observe, por exemplo, que identificamos como uma mesma letra formas muito diferentes:

A, a, A,A, a,A, a, A, A, a, A, a.
Isso significa que temos, em nossa mente, uma representao do que um A. A mesma forma, em outro contexto, poderia ser interpretada diferentemente: um telhado, um cavalete etc. Da mesma forma, uma assinatura ilegvel interpretada como uma representao legtima de uma cadeia sonora com um determinado significado. O cdigo escrito envolve mais do que grafemas (letras ou ideogramas), j que se constri numa dada direcionalidade, com dado espaamento e diagramao. Logo, para ler um texto necessrio lidar com informaes visuais alm do nvel do grafema: a formatao, por exemplo, pode dar pistas sobre o gnero do texto lido; a segmentao do texto em pargrafos est associada a blocos informacionais; palavras em negrito indicam informao saliente; notas de rodap so interpretadas como informao adicional; listas de frases, recuos e margens, espaamentos diferenciados, todos esses elementos tm um significado especfico no texto e contribuem para a interpretao do que est escrito.

[3]

Veja as manchas grficas na tela 6 desta unidade em Contedo do Mdulo e relacione-as a um dos gneros textuais.

Alm dos sinais grficos, tambm merece destaque a pontuao. Os sinais de pontuao, alm de serem importante pista acerca da estruturao sinttica das sentenas, tambm permitem indicar aspectos prosdicos e entonacionais, tpicos da lngua falada, bem como marcar turnos de fala. Machado de Assis, no captulo Velho dilogo de Ado e Eva, na obra Memrias Pstumas de Brs Cubas, cria, atravs da formatao grfica e dos sinais de pontuao, um dilogo entre os personagens Virglia e Brs Cubas. Na linguagem utilizada em e-mails e blogs, informaes sobre entonao e estados de esprito do produtor se realizam por meio de emoticons, uso de caixa alta, repetio de letras, etc. Todos esses recursos constituem o repertrio da linguagem verbal escrita, somando-se aos elementos lingsticos propriamente ditos e aos outros elementos visuais que tambm so utilizados em textos. A linguagem visual Assim como as lnguas naturais apresentam uma gramtica que determina o modo como os signos lingsticos se combinam, pode-se dizer que os sistemas visuais tambm apresentam signos prprios e uma sintaxe particular. Princpios funcionais determinariam a escolha dos signos visuais e de suas possibilidades combinatrias. De acordo com Lemke3, possvel analisar a gramtica visual em relao a 3 funes inicialmente propostas para a anlise da linguagem verbal por Halliday4:

LEMKE, J.L. Multiplying Meaning. In: MARTIN, J.R. & VEEL, R. (Eds.). Reading Sciences. London:

Routledge. 1998.Visual and Verbal Resources for Evaluative Meaning in Political Cartoons. Disponvel em: http://www.personal.umich.edu/~jaylemke/papers/polcart.htm. Acessado em 21/10/2004.
4

HALLIDAY, M. A. K. An Introduction to functional grammar. 2. ed. London: E. Arnold, 1994.

[4]

funo organizacional; funo representacional; funo orientacional.

Funo organizacional Os textos visuais apresentam uma organizao prpria e seus diferentes elementos (cores, formas, traos, tipos de fontes, textura, saturao, etc.) podem ser combinados de variadas maneiras. Nesse sentido, podemos falar que os textos visuais apresentam uma gramtica e os elementos selecionados, bem como suas possibilidades de articulao, so responsveis pela mensagem que estes iro expressar.
Acesse a tela 9 desta unidade em Contedo do Mdulo e veja um exemplo de como o jogo de textura, contraste, cores muito saturadas e metlicas tm possveis significaes: modernidade e fico cientfica seriam algumas delas.

O posicionamento das imagens, a diviso do campo visual em vetores, a iluminao, o contraste de cores, o jogo de sombras, etc. so significativos do status informacional da imagem.

Uma informao que se quer destacar aparecer em primeiro plano, mais iluminada, com cores mais saturadas, por exemplo.

Funo representacional Os textos visuais expressam estados de coisas, isto , permitem representar situaes em que esto envolvidos participantes (pessoas, objetos, elementos da natureza, etc.) e o modo como estes se relacionam na cena apresentada na imagem da tela 11, desta unidade.

[5]

Assim, quando estamos vendo um quadro, uma fotografia, ou mesmo um grfico, h elementos nesses textos visuais que mostram os participantes da cena, qual o seu papel na situao, que relao mantm com outros elementos que compem a imagem. O quadro Os jogadores de carta, de Paul Czanne (Ver em Contedo do Mdulo ou pesquise na internet), representa uma situao de jogo de cartas, em que se destacam dois participantes, sentados na mesma posio. O quadro construdo a partir de linhas verticais e horizontais, ou vetores, que colocam os dois participantes na mesma posio hierrquica. Essa simetria visual corresponde a uma simetria na relao interpessoal entre os dois jogadores na cena pintada. As diferenas individuais so ressaltadas pelo jogo de luz e cor. O espectador fica de fora da cena como observador. Em alguns textos visuais, a funo representacional predomina. A informao apresentada de forma mais direta, como, por exemplo, numa fotografia. Mesmo nesse caso, contudo, preciso lembrar que o enquadre da cena pelo fotgrafo, o jogo de luzes, a prpria posio da imagem (vertical ou horizontal) revelam um olhar sobre a cena fotografada. Nesse sentido, o enquadramento, o jogo de luzes e a posio da imagem fazem um recorte da realidade, ou seja, o que a fotografia representa j resultado do ponto de vista do observador em relao cena fotografada.
Acesse a tela 12 desta unidade em Contedo do Mdulo para ver um exemplo.

Funo Orientacional Os textos visuais apresentam elementos que permitem orientar a percepo da cena pelo intrprete, isto , se a cena deve ser interpretada como trgica, cmica, cotidiana, surpreendente, etc. O produtor tambm se serve de recursos visuais para posicionar o espectador em relao cena uma relao de intimidade ou de distncia - e para indicar que tipo de atitude espera do intrprete em relao imagem se deve entender a imagem como uma informao, uma pergunta, uma ordem, um convite, uma promessa, etc.

[6]

A ilustrao da tela 13 desta unidade enquadra a cena na perspectiva de quem estava segurando a pipa, ao colocar o brao do personagem em primeiro plano e superdimensionar seu tamanho em relao aos demais. Esse enquadramento orienta a leitura da cena para uma chave cotidiana. O espectador, por sua vez, colocado como um observador cuja viso da cena estaria alinhada a do personagem que segurava a pipa. Na imagem da tela 14, a linha do olhar se dirige diretamente ao espectador. O olhar, muitas vezes, pode transmitir atitudes e sentimentos, alm de expressar a personalidade de uma pessoa. Por isso, importante ensinar aos alunos a olhar e a ler o que diz a imagem. Observe como em fotografias o recurso do olhar direcionado para a cmera estabelece uma relao de intimidade entre o retratado e o observador, que de natureza distinta com cada personagem.

Material Complementar Um pouco mais sobre a gramtica do texto visual e sua aplicao pedaggica, encontramos no artigo Texto visual e leitura crtica: o dito, o omitido, o sugerido, de Sara Oliveira.

Os Textos Cientficos Textos informativos, de natureza cientfica, so em geral compostos de grficos, tabelas, esquemas, mapas, etc. Esses recursos constituem gneros textuais especficos que integram informao verbal e visual com vistas a apresentar, de forma resumida e esquemtica, dados relevantes para a compreenso dos textos cientficos em que se inserem. A leitura do texto cientfico depende, pois, da articulao do que apresentado ao longo do texto com a informao depreendida desses elementos. Estes gneros textuais, contudo, so muitas vezes tratados como meros itens ilustrativos, como apndices, e no como parte integrante do texto. Os alunos no so ensinados a produzir e a ler esse tipo de material; no sabem como explorar todo o seu potencial informativo.

[7]

preciso fazer com que o aluno conhea, por exemplo, os diferentes tipos de grficos e quais os tipos de informao que veiculam de forma mais adequada.

Vocs j pensaram que informaes, por exemplo, poderiam os alunos retirar de uma imagem da Amrica Latina noite feita por satlite?
Ao construir uma tabela, o aluno precisa saber que informaes deve inserir em linhas e colunas e como pode organiz-las de modo claro para o leitor. Ao produzir um quadro esquemtico, preciso verificar se as relaes entre as partes do esquema foram corretamente estabelecidas, se as palavras-chave escolhidas so adequadas, etc. A produo de mapas requer o aprendizado de conceitos especficos como o de escala grfica e numrica, proporo, direcionalidade, etc.

O computador conta com recursos que facilitam a produo desses gneros textuais.
A gerao de um grfico, por exemplo, pode ser feita com a entrada de dados em uma planilha; h modelos j prontos de tabelas, que podem ser adaptados para o registro das informaes desejadas; softwares especficos permitem a manipulao de textos e imagens para a produo de esquemas, etc. Imagens de satlite ajudam na compreenso de conceitos espaciais, na visualizao dos diversos tipos de acidentes geogrficos, etc. O professor pode se servir desses programas para ampliar a capacidade de produo e de leitura do aluno em sua disciplina.

Compreenso A linguagem visual facilitadora da compreenso. Muitas vezes o uso de recursos visuais tem como objetivo tornar mais clara a mensagem transmitida pelo texto verbal. Recursos grficos como legendas, caixas de texto, linhas de tempo, itemizao, tamanho da fonte permitem destacar as informaes mais relevantes, indicar etapas de procedimentos, agrupar informaes complementares, etc. Podemos perceber isso com clareza quando comparamos, por exemplo, os textos disponveis no site do IBGE (http://www.ibge.gov.br/home) com os dos sites dos canais

[8]

temticos IBGE - 7 a 12 e IBGE teen, voltados, respectivamente, para crianas e adolescentes. Vemos nesse exemplo um mesmo produtor de informaes o IBGE dialogando com trs perfis distintos de pblico utilizando-se de recursos textuais e visuais buscando dar relevncia para cada contedo a partir do referencial de cada segmento.

Material Complementar Para exemplos de atividades interativas que se servem de grficos, tabelas, esquemas, etc., ver atividades em http://rived.proinfo.mec.gov.br/site_objeto_lis.php. A rea de biologia apresenta vrias propostas interessantes. Para projetos que envolvem o uso de mapas, ver O DVD Cartografia na escola, da TV Escola, e ler o texto Cartografia na escola. Leia tambm o texto O tesouro dos mapas, disponvel em http://revistaescola.abril.com.br/geografia/fundamentos/tesouro-mapas-426510.shtml

A linguagem sonora Em nosso dia-a-dia, estamos cercados de sons (e de silncios sonoros). Desde o momento em que nascemos ou mesmo antes disso, na vida intra-uterina somos cercados por ondas sonoras dos mais diferentes tipos, caracterizadas por diferentes propriedades5, as quais so captadas por nossos ouvidos e processadas em nosso crebro. H dimenses sonoras inclusive no interior de nosso corpo: caso nos trancssemos em uma cmara anecica, isto , uma cabine prova de som, como fez o msico e compositor John Cage (1912-1992), poderamos escutar, depois de algum tempo, a sinfonia dos movimentos peristlticos em nosso organismo, ou seja, as contraes do tubo digestivo, o latejar do sangue refluindo no ritmo do corao6

Altura, durao, intensidade e timbre: http://pt.wikipedia.org/wiki/Som

Extrado de: http://www.med.ucla.edu/wilkes/intro.html

[9]

Os sons lingsticos, os sons da natureza, a msica, os sussurros e os gritos das grandes cidades, tudo isso faz parte do nosso repertrio sonoro e nos afeta direta ou indiretamente tanto do ponto de vista cognitivo quanto emocional.

A percepo dos sons e sua interpretao tambm afetada pela cultura. As onomatopias (palavras que imitam sons da natureza), por exemplo, mostram como diferentes culturas, com diferentes lnguas, representam os sons emitidos por animais. Veja o exemplo de onomatopias para o latido do cachorro: algumas so muito semelhantes, outras muito diferentes. Exemplo: Cachorro Africner: woef Albans: ham ham / hum hum Alemo: wau wau, wuff wuff rabe (Algria): haw haw Bengali: ghaue-ghaue Catalo: bup, bup Chins (Mandarim): wang wang Coreano: mung-mung (/wang-wang) Croata: vau-vau Dinamarqus: vov Ingls: bow wow, arf, woof, ruff ruff Esloveno: hov-hov Espanhol (Espanha, Argentina): guau guau Esperanto: boj Estoniano: auh Finlands: hau hau /vuh vuh Francs: ouah ouah Grego: gav Hebraico: haw haw (/hav hav) Hindi: bho:-bho: Holands: woef

[10]

Hngaro: vau-vau Islands: voff Indonsio: gonggong Italiano: bau bau Japons: wanwan, kyankyan Noruegus: voff / vov-vov Polons: hau hau Portugus (Portugal): au au au (ditongo nasal) Portugus (Brasil): au-au Russo: gav-gav Sueco: vov vov Tailands: hoang hoang Turco: hav, hav Ucraniano: haf-haf Vietnamita: wau wau
Para ver outros exemplos de onomatopias em portugus (e ouvir os sons que representam), acesse a tela 19 desta unidade em Contedo do Mdulo.

A linguagem falada A escola, como um dos espaos que contribui para a ampliao dos sentidos - nas mais diferentes acepes que esse termo apresenta - no pode ficar surda grande quantidade de informaes sonoras que recebemos diariamente. Ela precisa explorar essas informaes, integr-las em suas atividades, de modo a que a linguagem sonora se torne mais um elemento que permitir ao aluno perceber e interpretar os diferentes tipos de mensagem a que est exposto dentro e fora da sala de aula. A linguagem falada apresenta caractersticas importantes para o trabalho pedaggico. Podemos pensar, inicialmente, no uso da fala como indicador da identidade do falante: sexo, idade, naturalidade, camada social e escolaridade, por exemplo, so marcadas pelo timbre, sotaque, entonao e pela forma de organizao e planejamento dos enunciados.

[11]

A escrita uma conveno que uniformiza a diversidade dos falares e se distancia bastante da realizao de enunciados orais. No escrevemos como falamos7. Para reproduzir a grafia dos sons da fala tal como foram pronunciados, existe um alfabeto fontico internacional.

Material Complementar H vrios projetos de estudo da lngua falada. Conhea alguns deles acessando o Museu da Lngua em que so investigadas as possibilidades de variao da lngua falada. http://estacaodaluz.org.br/ No texto Variao Lingstica, temos a transcrio de um trecho de entrevista com um homem natural do Estado da Paraba no qual podemos conhecer um dos variados sotaques da nossa lngua de um indivduo natural do estado da Paraba.

A linguagem sonora na fico Personagens se caracterizam por sua fala em textos de dilogos, em filmes, em peas teatrais, em novelas de TV. Uma criana vai falar de modo diferente de um adulto num dilogo, um personagem de determinada regio vai usar vocabulrio, sotaque e entonao prprios, um mdico vai usar o jargo de sua profisso. A emoo dos personagens tambm deve ser traduzida na sua forma de dizer sua fala.

7 O texto de J Soares a seguir brinca com a diferena entre fala e grafia. Note que o sotaque que ele reproduz o do Rio de Janeiro: Pois . U purtuguis muito fciu di aprender, purqui uma lngua qui a genti iscrevi ixatamenti cumu si fala. Num cumu inglis qui d at vontadi di ri quandu a genti discobri cumu qui si iscrevi algumas palavras. Im portuguis, s prestteno. U alemo pur exemplu. Qu coisa mais doida? Num bate nada cum nada. At nu espanhol qui parecidu, si iscrevi muito diferenti. Qui bom qui a minha lingua u purtuguis. Quem soub fal, sabi iscrev. J Soares, revista veja, 28 de novembro de 1990

[12]

A percepo de como a modulao da voz, o ritmo da fala, a altura da voz, por exemplo, criam e alteram significados pode ser desenvolvida na leitura em voz alta e na anlise da atuao de locutores e atores em programas televisivos, filmes, peas publicitrias etc. Veja-se, por exemplo, como o ritmo acelerado e a altura da voz aparecem em anncios voltados para uma faixa de pblico mais popular, em liquidaes de estoque, por exemplo. A acelerao da fala contribui para a formao da idia de necessidade de comprar rapidamente, antes que a liquidao e as ofertas de preo mais barato terminem. Alm dos sons de uma lngua, sons do ambiente tambm so significativos e contribuem para o desenvolvimento da trama e para a criao de ambientes. Pensemos, por exemplo, em rudos de passos, buzinas, sinos tocando, portas batendo. Esses sons acrescentam informaes sobre as aes dos personagens, sobre o espao e o tempo em que ocorre a narrativa. O tique-taque do relgio em um filme, por exemplo, pode criar a expectativa de urgncia de uma ao (desativar uma bomba, por exemplo), ou a sensao de monotonia do passar do tempo sem que nada acontea. O barulho suave de gua, passarinhos cantando, insetos voando, vo nos levar a um ambiente mais campestre. A msica igualmente contm significado e utilizada em conjunto com a imagem e a linguagem verbal em objetos multimdia. O ritmo, a melodia, os instrumentos, tudo contribui para a caracterizao de personagens, pocas, lugares, gneros textuais. Uma comdia romntica ter uma ambientao musical muito diferente de um filme de fico cientfica.

A Paisagem Sonora Uma atividade igualmente importante na escola a conscientizao da paisagem sonora em que vivemos. O termo paisagem sonora, em ingls soundscape, um neologismo criado pelo compositor canadense R. Murray Schafer, em analogia ao termo landscape (paisagem), para designar qualquer poro do ambiente sonoro vista como um campo de estudos. J vimos que, ao analisarmos uma cena, um evento, um texto, etc., alm de informao verbal, fazemos tambm uso de informao visual e de informao sonora. Nesse

[13]

sentido, entender como o som percebido pelo homem e que fatores interferem nesse processo fundamental para o desenvolvimento da capacidade interpretativa do aluno. Um primeiro aspecto que deve ser considerado que todo objeto sonoro, alm de informao sobre a fonte que o produziu, carrega tambm informao sobre o ambiente acstico8 em que foi produzido. Essas informaes dizem respeito referencialidade do objeto sonoro e permitem ao ouvinte reconhecer se est diante de um som natural, de um som humano, de sons da sociedade, de sons mecnicos, etc. A movimentao da fonte sonora em relao ao ouvinte, bem como as caractersticas do ambiente em que o som produzido, alteram a qualidade e a percepo do som. Experimente, por exemplo, de olhos fechados, ouvir a fala de algum caminhando por uma sala. Tente apontar para o local de onde provm o som. Note as diferenas na qualidade da voz quando a pessoa est de frente ou de costas para voc, quando est parada num canto da sala, ou quando h algum objeto funcionando como barreira para o som. Cada uma dessas pequenas modificaes altera a qualidade dos sons ouvidos. Essa atividade nos ajuda a ver nuances que normalmente nos passariam despercebidas. importante notar que, assim como as palavras podem assumir significados diferentes em funo do contexto de comunicao, o ambiente em que o ouvinte est inserido tambm pode interferir na interpretao do objeto sonoro. Um mesmo objeto sonoro pode, portanto, assumir significados perceptuais diferentes em funo do contexto/ambiente em que est o ouvinte, o que, por sua vez, ir gerar aes diferentes por parte deste.

Material Complementar
8

Manipulaes no ambiente acstico provocam alteraes na percepo do som, mesmo que a

fonte seja a mesma. O zunido de uma abelha na natureza ou dentro de um ambiente fechado, como um quarto, por exemplo, certamente ser percebido de forma diferente. O mesmo se aplica, por exemplo, a um concerto de msica, ouvido em uma sala de concerto, em uma catedral ou em uma apresentao ao ar-livre.

[14]

Um timo exemplo sobre a alterao na percepo e qualidade do som apresentado no texto Paisagem sonora, uma proposta de anlise. Os autores analisam as aes que o som de um tiro pode deflagrar: Estando na linha de largada de uma corrida de atletismo o som de um tiro vai gerar uma ao particular, a de correr. Por outro lado, estando numa escola o mesmo som pode gerar um comportamento distinto, como o de buscar abrigo.

A escola deve desenvolver a percepo seletiva dos alunos, mostrando que reconhecer os diferentes sons tambm uma forma de se inserir na cultura. importante que o aluno descubra que h sons prprios de um determinado lugar e que nosso dicionrio sonoro sofre alteraes, com o desenvolvimento cultural e tecnolgico das sociedades. Nesse sentido, certos sons podem ficar obsoletos9 dado o desaparecimento da fonte que o produzia. Outro aspecto importante que a escola pode trabalhar a relao entre memria e som. Os sons evocam lembranas, ativam memrias, contribuem para o estabelecimento de relaes. Uma criana, por exemplo, que l um texto em um ambiente de internet, no qual, alm dos recursos visuais, h tambm recursos sonoros a estes integrados, certamente ter uma apresentao mais rica do contedo, o que poder contribuir para a manuteno da informao recebida. necessrio, contudo, ficar atento poluio sonora e visual dessas fontes de informao, pois quando recebemos um nmero muito grande de dados visuais, sonoros e verbais, enfrentamos dificuldade de selecionar o que ou no relevante.

Material Complementar

bem provvel, por exemplo, que uma criana identifique rapidamente os sons de um

videogame, um bip de um forno de microondas ou o clique do teclado de um computador. No entanto, se essa mesma criana for exposta ao chiado de um disco de acetato, o barulho de uma mquina de escrever ou de uma caixa registradora antiga, ter dificuldades de identificar ou mesmo no conseguir reconhecer o som.

[15]

Leia o texto Ecologia Sonora: abordagem necessria e as atividades propostas no endereo: http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/radio/radio_basico/pdfs/ecologiasonora.pd f

A msica A msica deve estar presente na escola, porque est presente na vida de todos ns, em todos os momentos. Cantamos e ouvimos msica nas festas, nas brincadeiras, na morte e nos aniversrios, nas cerimnias religiosas e cvicas, no jogo de futebol e no chuveiro. No h nenhuma razo para ela ser esquecida pela escola. Atravs da msica temos informaes sobre fsica acstica, sobre a fontica de uma lngua, sobre a histria de um povo, sobre a geografia e os costumes de um lugar. A msica10, como todas as formas de expresso artstica, reflete estilos de poca, de autores, falam sobre valores e costumes de uma sociedade em dado tempo e lugar. A integrao da msica nas atividades escolares e nos projetos pedaggicos importante para que o aluno conhea os grupos musicais da sua comunidade (e se reconhea como parte desses grupos), para que tenha contato com a msica universal em toda a sua diversidade e para que aprenda a valorizar essa diversidade, sem preconceitos.

Material Complementar
10

(...) a msica constitui uma importante forma de comunicao e expresso humana e

praticamente todos os povos do mundo possuem algum tipo de msica (Ilari & Majlis, 2002; Trehub & Schellenberg, 1995). Em segundo lugar, a msica carrega traos de histria, cultura, e identidade social, que so transmitidos e desenvolvidos atravs da educao musical. Em terceiro lugar, o fazer musical da aula de msica envolve diversas formas de aprendizagem contidas em atividades como audio, canto, representao, reproduo, criao, composio, improvisao, movimento, dana e execuo instrumental entre outras. http://www.rem.ufpr.br/REMv9-1/ilari.html

[16]

Num projeto pedaggico, o uso de recursos sonoros deve ser levado em considerao. A pesquisa sobre msica, a sonoplastia, a caracterizao do sotaque e do som de voz de um personagem deve ser pensada e planejada. Oficinas de Contadores de Histrias ou brincadeiras que utilizam a materialidade dos sons da fala podem ser uma estratgia interessante para incorporar elementos sonoros variados e trabalhar a funo potica s narrativas. Veja, por exemplo, as sugestes de Francisco Marques o Chico dos Bonecos em Aventura partilhada.

A coleta de depoimentos e a apresentao oral Temos hoje diversos recursos tecnolgicos para coletar dados sonoros e para inclu-los nos projetos pedaggicos. Num projeto que tenha como objetivo a coleta de material para a caracterizao de uma comunidade, por exemplo, gravar depoimentos, levantar o repertrio musical daquele grupo social, pode ser um instrumento para a caracterizao e fidedignidade dos fatos reportados. O professor deve instrumentalizar o aluno para a realizao dessa recolha de material sonoro. Um exemplo de gnero que requer planejamento a entrevista que visa busca de informaes. Ao preparar uma entrevista, deve-se ter clareza quanto ao: Objetivo ou propsito da busca de informaes Tempo disponvel para a entrevista Local em que ser realizada Perfil dos entrevistados Alm desses pontos enumerados acima, preciso ainda definir o tipo de entrevista: estruturada, com perguntas j definidas na forma de questionrio; semi-estruturada; aberta etc. Por fim, o professor deve orientar seu aluno em relao transcrio dos dados coletados, indicando, se for o caso, a necessidade de adequar o material gravado modalidade escrita da lngua.

A integrao dos sentidos e interdisciplinaridade So recursos que sua escola deve possuir e que indicam caminhos de trabalhos interdisciplinares envolvendo diferentes linguagens.

[17]

A partir deles e das indicaes que fornecemos (bastante bsicas para assuntos to ricos e complexos), acreditamos que voc poder enriquecer o trabalho integrado com texto, imagem e som com sua prpria experincia e referncias. Para finalizar este mdulo, indicamos a leitura do texto a seguir. Linguagens e Sentidos

Atividade Final H um universo de textos, imagens e sons disponveis na escola e no seu entorno. Mdias de todos os tipos podem ser utilizadas a fim de auxiliar na aprendizagem de diferentes contedos. Alguns textos, imagens e sons so produzidos especificamente com esse intuito, outros no. Mesmo assim so ricos em possibilidades de criao de estratgias que levem os alunos a trabalhar com o conhecimento contextualizado.

Mesclar essa riqueza de materiais um desafio do professor perante as tecnologias.


Vimos que o trabalho com projetos um forte aliado para vencermos esse desafio.

Atividade A atividade desta unidade est disponvel em Mdulo > Contedo Mdulo no e-ProInfo, na tela 1, clicando no cone Atividade.

[18]

Potrebbero piacerti anche