Sei sulla pagina 1di 2

EXERCCIOS COMPLEMENTARES REDAO 1 Para construir o humor, J Soares faz, no texto abaixo, uso do vocabulrio mdico em sentido conotativo.

o. Leia com ateno: SALARIOSE ESPONTNEA s.f Micrbio insidioso que aparece de tempo em tempo, contamina uma parte dos parlamentares e faz com que eles aumentem, por sua prpria iniciativa, os seus salrios. O que mais impressiona neste micrbio que ele faz com que os deputados atingidos percam completamente a perspectiva e votem o assunto nos momentos mais inoportunos. Como na maioria dos casos das molstias mdico-polticas, o micrbio incontrolvel.
J Soares. Pequeno Dicionrio Mdico-Poltico Brasiliense

a) Identifique os termos que, em seu sentido denotativo, fazem parte do discurso mdico. b) Qual a inteno do humorista ao utiliz-los em sentido conotativo? 2 O texto abaixo faz uma afirmao que pode ser controversa. Brrrrrrr , que medo do Toutatis Por pouco que o mundo no acabou no sbado 30. So cientistas britnicos da Universidade de Cambridge que garantem isso: Um asteride passou muito perto da Terra, numa distncia equivalente a 14 vezes a que separa o nosso planeta e a Lua, o que significa zero no campo das astronomia. O nome do asteride quase assassino Toutatis. O que inquieta os pesquisadores o fato de existirem corpos celestes ainda no identificados e, dessa forma, fica difcil saber se esto ou no em rota de coliso com a Terra. Isto a) Transcreva do texto, a afirmao problemtica. b) Explique, com base em dados fornecidos pelo prprio texto, por que tal afirmao pode ser problemtica. c) H, no texto, alguma informao que poderia justificar a afirmao feita? 3 Leia com ateno os quadrinhos abaixo:

a) A fala de Helga indica um pressuposto sobre os homens. Explicite-o. b) Que opinio sobre o casamento fica implcita a partir da identificao desse pressuposto? 4 (Unicamp-SP) Para entender a tira abaixo, necessrio dar-se conta de que a pergunta de Helga pode ter duas interpretaes.

a) No contexto, como deve ser interpretada a fala de Helga? b) Como Hagar interpretou a fala de Helga? c) Explique por que o comportamento lingstico de Hagar no corresponde ao de um falante comum?

Potrebbero piacerti anche