Sei sulla pagina 1di 5

FISPQ N 8 ACIDO FOSFRICO LTIMA REVISO: 19/09/03 TOTAL DE PGINAS: 5

FICHA DE INFORMAES DE SEGURANA DE PRODUTOS QUMICOS

CIDO FOSFRICO
1. IDENTIFICAO DO PRODUTO E DA EMPRESA
Nome do Produto: ACIDO FOSFRICO 85% Nome da Empresa: Makeni Chemicals Comrcio de Produtos Qumicos Ltda. Av. Presidente Juscelino, 570 Diadema SP CEP 09950-370 Telefone: (0XX11) 4360-6400 / 0800197597 Telefone de Emergncia: 0800-111767 Fax: 4071-0693 E-mail: sales@makeni.com.br

2. COMPOSIO E INFORMAES SOBRE INGREDIENTES


Substncia: cido fosfrico Nome qumico comum ou o nome genrico: ACIDO FOSFRICO Sinnimos: cido orto-fosfrico Registro no Chemical abstract Service (nCAS): 7664-38-2 Ingredientes que contribuam para o perigo: nenhum.

3. IDENTIFICAO DE PERIGOS
Perigos mais importantes e efeitos do produto. Efeitos adversos sade humana: causa danos a todos os tecidos. Causa danos se inalado ou ingerido. Efeitos ambientais: Miscvel com gua podendo contaminar esgotos, rios, crregos e outras correntes de gua. Perigos fsicos e qumicos: Lquido e vapor inflamveis. Pode-se formar xidos fosforosos na decomposio. Perigos especficos: causa queimaduras a todos os tecidos. Principais sintomas: - Ingesto: Corrosivo. Pode causar irritao na garganta, dores abdominais, nusea, queimaduras severas a boca, garganta e estmago. Altas concentraes podem causar estado de choque, colapso respiratrio e a morte. - Inalao: no esperado ser perigosa, a menos que aquecido a altas temperaturas. - Contato com a Pele: corrosivo. Pode causar vermelhido, dor e severas queimaduras. - Contato com os olhos: Corrosivo. Pode causar vermelhido, dor, viso turva, queimadura dos olhos e danos permanentes aos olhos. Classificao do produto qumico: produto classificado pela ONU como corrosivo. Viso geral de emergncias: em caso de vazamentos, incndios e contaminao humana ou ambiental acionar as autoridades locais e assistncia mdica imediatamente.

4. MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS


Mantenha a vtima tranqila. Devem ser tomadas as aes necessrias para garantir a sade do prestador de socorros, antes de se aplicarem medidas de primeiros socorros.

FISPQ N 8 ACIDO FOSFRICO LTIMA REVISO: 19/09/03 TOTAL DE PGINAS: 5

Inalao: Remover para o ar fresco. Dar respirao artificial, se no respirar. Se a respirao estiver difcil, pode ser dado oxignio por pessoal qualificado. Obter cuidados mdicos imediatamente. Contato com a pele: Remover as roupas contaminadas. Lavar a pele com muita gua durante 15 minutos. Procure ajuda mdica. Contato com os olhos: Imediatamente, irrigar os olhos com gua por 15 minutos, com as plpebras bem abertas. Procure ajuda mdica imediatamente. Ingesto: No caso de ingesto no induza ao vmito, lavar a boca vrias vezes e fornecer muita gua. Procure ajuda mdica imediatamente. Principais sintomas efeitos: vide seo 3. Proteo para o prestador de socorros e/ou notas para o mdico: utilizar os EPIs descritos na seo 8.

5. MEDIDAS DE COMBATE A INCNDIO


Meios de extino apropriados: no esperado incndio. Meios de extino inapropriados: no aplicvel. Perigos especficos: o contato com a maioria dos metais causa a formao do gs hidrognio, que inflamvel e explosivo. Mtodos especiais: nenhum. Proteo de bombeiros: Utilizar equipamentos especiais de proteo ao fogo, com aparato respiratrio.

6. MEDIDA DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO


Precaues pessoais (remoo de fontes de ignio): no fumar, no provocar fascas, desligar todos os circuitos eltricos. No deixe o produto entra em contato com metais. Preveno da inalao e do contato com a pele, mucosas, e olhos: Utilize os EPIs descritos na seo 8 para se aproximar da rea afetada pelo vazamento. Precaues ao meio ambiente: Se possvel interrompa o vazamento imediatamente. Circunscreva o local com barreiras de conteno. Sistemas de alarme: Acione o alarme se disponvel no local. Mtodos de limpeza: coletar em um recipiente adequado. Neutralizar com material alcalino e absorver com material inerte. No utilize materiais combustveis. Preveno de perigos secundrios: no descarte o material colhido sem tratamento prvio.

7. MANUSEIO E ARMAZENAMENTO
Manuseio: Manusear o produto com os EPIs descritos na seo 8. No coloque o produto junto a metais. Sempre alivie a presso antes de abrir um compartimento que contenha o produto. Ventile o local para disperso dos vapores. Evite

FISPQ N 8 ACIDO FOSFRICO LTIMA REVISO: 19/09/03 TOTAL DE PGINAS: 5 contato com produtos incompatveis descritos na seo 10. No descarte o produto sem tratamento prvio. Nunca adicione gua no cido. Condies de armazenamento: Manter longe de ignio ou luz solar direta, em lugar ventilado. Sinalizar seus riscos no local de armazenagem. Coloque o produto afastado de outros produtos incompatveis. No utilize a embalagem para outras finalidades. Proteja do congelamento. Conservar na embalagem original, fechado quando no estiver sendo utilizado. Evite contato com produtos incompatveis descritos na seo 10.

8. CONTROLE DE EXPOSIO E PROTEO INDIVIDUAL


Medidas de controle de engenharia: Ventilao local adequada, sistema de exausto e outros controles de engenharia necessrios para manter os nveis de exposio abaixo dos limites recomendados. Chuveiros de emergncia e lava-olhos devem estar prximos ao local de trabalho. Parmetros de controle especficos: -Limites de exposio ocupacional: OSHA - PEL: 1mg/m3 (TWA) -Indicadores biolgicos: no disponvel -Outros limites e valores: no disponvel. Procedimentos recomendados para monitoramento: devem ser seguidos os procedimentos recomendados pelo ministrio do trabalho. Equipamentos de proteo individual: Proteo respiratria: proteo respiratria/facial completa. Proteo das mos: luvas impermeveis apropriadas. Proteo dos olhos: culos de segurana com proteo lateral, ou protetor facial. Proteo da pele e do corpo: roupa de proteo impermevel. Precaues especiais: nunca entre em contato direto com o produto. Medidas de higiene: no se alimente no local de trabalho. Lave bem as mos antes de se alimentar. Tome banho logo aps a jornada de trabalho. ACGIH (TLV): 1mg/m3 (TWA) 3mg/m3 (STEL).

9. PROPRIEDADES FSICO-QUMICAS
Aspecto: Lquido claro, incolor de odor adocicado. a) pH: 1,5 (soluo 0,1N, soluo aquosa) b) Temperaturas especficas ou faixas de temperaturas nas quais ocorrem mudana de estado fsico: - Ponto de ebulio: 158 C - Faixa de destilao: no disponvel. - Ponto de fuso: 21C c) Temperatura de decomposio: no disponvel. d) Ponto de fulgor: no ocorre. e) Temperatura de auto-ignio: no ocorre. f) Limite de explosividade inferior/superior: no disponvel. g) Presso de vapor: 0,03 mm Hg a 20C h) Densidade do vapor: 3,4 (ar=1) i) Densidade: 1,69 a 25 C (gua =1) j) Solubilidade: miscvel em gua em todas as propores. k) Coeficiente de partio octanol/gua: no disponvel l) Taxa de evaporao: (acetato de butila=1): no disponvel.

FISPQ N 8 ACIDO FOSFRICO LTIMA REVISO: 19/09/03 TOTAL DE PGINAS: 5

10. ESTABILIDADE E REATIVIDADE


Estabilidade qumica: estvel. Luz solar direta e aquecimento podem causar instabilidade. Condies a evitar: luz solar direta, alta temperatura, umidade e fontes de ignio. Materiais ou substncias incompatveis: Libera gs hidrognio quando reagido com cloro e alguns metais. Pode reagir violentamente com tetrahidroborato de sdio. Reaes exotrmicas com aldedos, aminas, amidas, lcoois, e glicis, compostos azo, carbamatos, steres, custicas, fenis e cresis, cetonas, organofosfatos, epxidos, explosivos, materiais combustveis, hlidos, insaturados, perxidos orgnicos. O cido fosfrico, forma gases inflamveis com sulfitos, mercaptans, cianetos e aldedos. Tambm forma fumaa txica com cianetos, sulfitos, flor, perxidos orgnicos, e orgnicos halogenados. Misturas com nitrometano so explosivas. Aditivos e inibidores: no aplicvel Produtos perigosos da decomposio: monxido de carbono e dixido de carbono e vapores txicos e irritantes.

11. INFORMAES TOXICOLGICAS


Toxicidade Aguda: - Ingesto: LD 50/oral/ratos: 3310 mg/kg - Inalao: no esperado ser perigosa, a menos que aquecido a altas temperaturas. - Contato com a Pele: corrosivo. Pode causar vermelhido, dor e severas queimaduras. - Contato com os olhos: Corrosivo. Pode causar vermelhido, dor, viso turva, queimadura dos olhos e danos permanentes aos olhos. Sensibilizao: no disponvel. Toxicidade Crnica: no disponvel. Efeitos especficos: no cancergeno no teste NTP.

12. INFORMAES ECOLGICAS


a) Mobilidade: Miscvel com gua podendo contaminar esgotos, rios, crregos e outras correntes de gua. b) Persistncia/degradabilidade: quando atinge o solo, o material pode formar lixvias em guas subterrneas. Quando atinge a gua, a acidez pode ser rapidamente reduzida por materiais minerais presentes na gua. O fosfato, entretanto, deve persistir indefinidamente. c) Bioacumulao: Pode ocorrer o acmulo de fosfato na gua. d) Comportamento esperado: vide mobilidade. e) Impacto ambiental: pode haver contaminao do meio ambiente. f) Ecotoxidade: no disponvel.

13. CONSIDERAES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIO


Disponha todo o resduo e equipamento contaminado de acordo com as leis federais. Recuperao e reuso, mais apropriados que o descarte, devem ser a meta definitiva para se concentrar esforos. Os materiais resultantes da limpeza podem ser perigosos e esto sob regulamentao especfica.

14. INFORMAES SOBRE TRANSPORTE


Regulamentaes nacionais e internacionais: a)Terrestre: vide informaes abaixo. b)Fluvial: no disponvel c)Martimo: Cdigo IMDG: no disponvel. d)Areo: Cdigo ICAO/IATA: no disponvel.

FISPQ N 8 ACIDO FOSFRICO LTIMA REVISO: 19/09/03 TOTAL DE PGINAS: 5

Nmero da ONU: 1805 Nome apropriado para embarque: CIDO FOSFRICO. Classe de risco: 8 Nmero de risco: 80 Grupo de embalagem: III

15. REGULAMENTAES
Este produto deve estar de acordo com as leis federais na sua utilizao. Informaes sobre riscos e segurana conforme escritas no rtulo: Perigos, nmero da ONU, nmero de risco, classe ou subclasse de risco, descrio da classe de risco, cuidados no manuseio e armazenamento, cuidados com o meio ambiente, informaes ao mdico, riscos ao fogo e vazamentos. Consultar as sees anteriores para obter as informaes necessrias.

16. OUTRAS INFORMAES


Declarao de responsabilidade: As informaes contidas nessa ficha de segurana foram obtidas por fontes confiveis. Entretanto, estas informaes no possuem qualquer garantia, expressa ou implicada com sua exatido. Algumas informaes presentes so fontes de testes diretos da substncia. As condies ou mtodos de manuseio, armazenagem e disposio do produto esto fora do nosso alcance e conhecimento. Por essa e outras razes, ns no assumimos perdas, danos ou custos surgidos ligados a manuseio, armazenagem, uso e disposio do produto. Se o produto for usado como componente em outro produto, esta ficha de segurana no ser mais vlida.

Potrebbero piacerti anche