Sei sulla pagina 1di 2

g) Todos os bullies tm uma baixa autoestima.

Alguns bullies tm uma elevada autoestima e por esse motivo que eles provocam as outras pessoas, fazendo com que se sinta ainda melhores. O bullying no est ligado com uma elevada ou baixa autoestima. Tem a ver com o poder que alguns exercem sobre os outros. h) Dizer a um adulto que vtima de bullying fazer queixinhas. a melhor coisa a ser feita nessa situao, sendo vtima ou testemunha. Pois um adulto poder orientar o que deve ser feito nessa situao. i) A melhor forma de lidar com um bully lutar ou retaliar mais tarde. Nunca revide! Pea que pare e, caso no parem, leve ao conhecimento do diretor da escola, pais, responsveis e pessoas que podem ajudar na resoluo do problema. j) As pessoas que so vtimas de bullying podem se sentir ofendidas por algum tempo, mas isso passa. O bullying deixa marcas, que por vezes, dura a vida inteira da vtima, levando algumas crianas ao abandono escolar ou at mesmo ao suicdio. k) As pessoas que praticam bullying nascem assim. Alguns bullies agem por no ter limites, noo de cidadania, praticam o bullying circunstancialmente e, a minoria, o praticam por ter tendncia a transgresso. No entanto esses comportamentos devem ser mudados e desestimulados.

l) O bullying um problema da escola e s os professores que devem se preocupar. um problema social e como tal deve ser tambm combatido fora do ambiente escolar. Atravs da participao dos pais, amigos, colegas, avs e pessoas que se solidarizem com a agresso sofrida pela vtima. 8. Legislao/Sites de interesse
PL 1785/2011 - Em Tramitao no Congresso PL 1011/2011 - Tipifica o "bullying" como crime contra a honra. (Em tramitao no Congresso Nacional) bullyingnaoebrincadeiradcrianca.blogspot.com.br bullyingportalprofessor.wordpress.com

BULLYING
VOC PODE EVITAR!

Alunos:
Alcileia Rocha de Andrade Antonny Fernando M. Santos Bruno Manoel Vieira Nery Rocha Kelly Cristina Leal Dantas Lays da Silva Moura Mateus S de Freitas Maurcio de Souza Melissa Gonalves da Cunha Sandra Rodrigues da Fonseca

1. O que Bullying? um termo em ingls e no h traduo especfica para o portugus, sendo utilizado como toda manifestao de atitudes verbais ou fsicas, intencionais ou repetitivas, que ocorrem sem motivao especfica e so exercidas por um ou mais indivduos, causando dor e angstia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizada dentro de uma relao desigual de foras ou poder. Caractersticas do bullying:
A inteno do autor em ferir o alvo; A repetio da agresso; A presena de um pblico espectador que nada

CyberBullying - praticada por meio de tecnologias digitais, tais como: redes sociais, mensageiros eletrnicos, etc. 3. Caractersticas do agressor Os agressores so em sua maioria autoritrios, tem pouco empatia, pertencentes famlias desestruturadas em que o relacionamento afetivo entre seus membros tendem a ser precrios. A violncia verbal e social so praticados, em sua grande maioria, por mulheres e a violncia fsica, em sua maioria, praticada, por homens. 4. Caractersticas da vtima Normalmente tem uma baixa autoestima e uma fraca estrutura psicolgica, socialmente isolada, a distinguindo, portanto, dos outros alunos e as tornando facilmente identificveis, so inseguras, o que as impede de solicitar ajuda. 5. Sintomas do Bullying Enurese noturna (urinar na cama); distrbios do sono; problemas de estmago; dores no corpo;marcas de ferimentos; transtornos alimentares; isolamento social; poucos ou nenhum amigo; tentativas de suicdio; irritabilidade, agressividade; transtornos de ansiedade; depresso; relatos frequentes de medo; resistncia/averso a ir escola; demonstraes constantes de tristeza; mau rendimento escolar; atos deliberados de autoagresso. 6. Bullying na vida adulta chamado de Work Place Bullying (Bullying no local de trabalho) e tem o objetivo de humilhar e denegrir a vtima, ferindo a sua autoconfiana fazendo com que o agressor se sobressaia perante os outros no ambiente de trabalho.

7. Mito x Realidade a) O bullying uma simples provocao. O bullying uma grande agresso. Muitos bullies se utilizam da provocao e da intimidao e outras diversas tticas chegando mesmo o uso da violncia no intuito de agredir suas vtimas. b) Algumas pessoas merecem ser vtimas de bullying. Ningum merece ser vtima de bullying ser diferente no uma razo para tanto. Os bullies provocam suas vtimas simplesmente porque so diferentes deles. c) S os rapazes so bullies. As meninas tambm podem ser bullies, o bullying social praticado, em sua maioria, por mulheres. d) As pessoas que se queixam dos bullies comportam-se como bebs. As vtimas so mais maduras do que os bullies j que, ao se queixarem, lutam pelo seu direito de no ser vtimas de bullying. e) O bullying normal na fase de crescimento. Ser atormentado, provocado, intimidado, ameaado, insultado, magoado e agredido no normal. Se pensarmos dessa maneira, estamos aceitando as agresses e no estaremos fazendo nada para ajudar. f) Os bullies os deixam em paz, se forem ignorados. Alguns bullies podem deixar a vtima em paz, no entanto outros podero permanecer agredindo, at obter uma reao.

faz para no sofram de bullying tambm;


A vtima toma como verdade a agresso; e O bullying no justivel.

2. Tipos de Bullying Verbal - praticado atravs de xingamentos, sarcasmos, gozaes com caractersticas particulares do outro. Fsico - Todo tipo de violncia fsica, tais como: socos, pontaps, empurres, etc. Social - Excluso e isolamento dos grupos existentes no ambiente social que participa. Racista - No Brasil, praticado com mais frequncia com a minoria negra, mas ocorre tambm preconceitos cultur6ais, religiosas e etc.

Potrebbero piacerti anche