Sei sulla pagina 1di 24

SINAES

Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior

18
Novembro / 2010

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

2010

Prova de

TECNOLOGIA EM GESTO HOSPITALAR


LEIA COM ATENO AS INSTRUES ABAIXO.
1 - Verifique se, alm deste caderno, voc recebeu o Caderno de Respostas, destinado transcrio das respostas das questes de mltipla escolha (objetivas), das questes discursivas e das respostas do questionrio de percepo da prova. 2 - Confira se este caderno contm as questes de mltipla escolha (objetivas) e discursivas de formao geral e do componente especfico da rea, e as questes relativas sua percepo da prova, assim distribudas:
Partes Formao Geral/Mltipla Escolha Formao Geral/Discursivas Componente Especfico/Mltipla Escolha Componente Especfico/Discursivas Questionrio de percepo da Prova Nmero das questes 1 a 8 9 e 10 11 a 37 38 a 40 1 a 9 Peso das questes 60% 25% 40% 85% 75% 15% _ _ Peso dos componentes

3 - Verifique se a prova est completa e se o seu nome est correto no Caderno de Respostas. Caso contrrio, avise imediatamente um dos responsveis pela aplicao da prova. Voc deve assinar o Caderno de Respostas no espao prprio, com caneta esferogrfica de tinta preta. 4 - Observe as instrues expressas no Caderno de Respostas sobre a marcao das respostas s questes de mltipla escolha (apenas uma resposta por questo). 5 - Use caneta esferogrfica de tinta preta tanto para marcar as respostas das questes objetivas quanto para escrever as respostas das questes discursivas. 6 - No use calculadora; no se comunique com os demais estudantes nem troque de material com eles; no consulte material bibliogrfico, cadernos ou anotaes de qualquer espcie. 7 - Voc ter quatro horas para responder s questes de mltipla escolha e discursivas e ao questionrio de percepo da prova. 8 - Quando terminar, entregue ao Aplicador ou Fiscal o seu Caderno de Respostas. 9 - Ateno! Voc s poder levar este Caderno de Prova aps decorridas trs horas do incio do Exame.

Ministrio da Educao

2010
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

FORMAO GERAL
QUESTO 1
6HUi GH WHUUD tua derradeira camisa: te veste, como nunca em vida. 6HUi GH WHUUD e tua melhor camisa: te veste e ningum cobia. 7HUiV GH WHUUD completo agora o teu fato: e pela primeira vez, sapato. Como s homem, D WHUUD WH GDUi FKDSpX fosses mulher, xale ou vu.
Painel da srie Retirantes, de Cndido Portinari. Disponvel em: <http://3.bp.blogspot.com>. Acesso em: 24 ago. 2010.

Tua roupa melhor VHUi GH WHUUD H QmR GH ID]HQGD no se rasga nem se remenda.

Morte e Vida Severina


(trecho)

Tua roupa melhor H WH FDUi EHP FLQJLGD como roupa feita medida.

$t FDUis para sempre, livre do sol e da chuva, criando tuas savas. $JRUD WUDEDOKDUiV s para ti, no a meias, como antes em terra alheia. 7UDEDOKDUiV XPD WHUUD da qual, alm de senhor, VHUiV KRPHP GH HLWR H WUDWRU Trabalhando nessa terra, tu sozinho tudo empreitas: VHUiV VHPHQWH DGXER FROKHLWD 7UDEDOKDUiV QXPD WHUUD que tambm te abriga e te veste: embora com o brim do Nordeste.
Joo Cabral de Melo Neto. Morte e Vida Severina. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.

Analisando o painel de Portinari apresentado e o trecho destacado de Morte e Vida Severina, conclui-se que A ambos revelam o trabalho dos homens na terra, com destaque para os produtos que nela podem ser cultivados. B ambos mostram as possibilidades de desenvolvimento do homem que trabalha a terra, com destaque para um dos personagens. C DPERV PRVWUDP JXUDWLYDPHQWH R GHVWLQR GR VXMHLWR sucumbido pela seca, com a diferena de que a cena GH 3RUWLQDUL GHVWDFD R VRIULPHQWR GRV TXH FDP D o poema revela a esperana, por meio de versos livres, assim como a cena de Portinari traz uma perspectiva prspera de futuro, por meio do gesto. E R SRHPD PRVWUD XP FHQiULR SUyVSHUR FRP HOHPHQtos da natureza, como sol, chuva, insetos, e, por isso, mantm uma relao de oposio com a cena de Portinari.
TECNOLOGIA EM GESTO HOSPITALAR

2010
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 2

QUESTO 3
De agosto de 2008 a janeiro de 2009, o desmatamento na Amaznia Legal concentrou-se em UHJL}HV HVSHFtFDV 'R SRQWR GH YLVWD IXQGLiULR D PDLRU parte do desmatamento (cerca de 80%) aconteceu em iUHDV SULYDGDV RX HP GLYHUVRV HVWiJLRV GH SRVVH 2 restante do desmatamento ocorreu em assentamentos promovidos pelo INCRA, conforme a poltica de Reforma $JUiULD   XQLGDGHV GH FRQVHUYDomR  H HP WHUUDV indgenas (7%).
Disponvel em: <www.imazon.org.br>. Acesso em: 26 ago. 2010. (com adaptaes).

,QIHUHVH GR WH[WR TXH VRE R SRQWR GH YLVWD IXQGLiULR o problema do desmatamento na Amaznia Legal HVWi FHQWUDGR
Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Disponvel em:<http://etica-bioetica.zip.net>. Acesso em: 30 ago. 2010.

A charge acima representa um grupo de cidados pensando e agindo de modo diferenciado, frente a uma deciso cujo caminho exige um percurso tico. Considerando a imagem e as ideias que ela transmite, DYDOLH DV DUPDWLYDV TXH VH VHJXHP I. A tica no se impe imperativamente nem XQLYHUVDOPHQWH D FDGD FLGDGmR FDGD XP WHUi que escolher por si mesmo os seus valores e ideias, isto , praticar a autotica. II. $ pWLFD SROtWLFD VXS}H R VXMHLWR UHVSRQViYHO por suas aes e pelo seu modo de agir na sociedade. III. A tica pode se reduzir ao poltico, do mesmo modo que o poltico pode se reduzir tica, em XP SURFHVVR D VHUYLoR GR VXMHLWR UHVSRQViYHO IV. A tica prescinde de condies histricas e sociais, pois no homem que se situa a deciso tica, quando ele escolhe os seus valores e as VXDV QDOLGDGHV V. $ pWLFD VH Gi GH IRUD SDUD GHQWUR FRPR compreenso do mundo, na perspectiva do fortalecimento dos valores pessoais. e FRUUHWR DSHQDV R TXH VH DUPD HP A B C D E I e II. I e V. II e IV. III e IV. III e V.

A nos grupos engajados na poltica de proteo ambiental, pois eles no aprofundaram o debate DFHUFD GD TXHVWmR IXQGLiULD B QRV SRYRV LQGtJHQDV SRLV HOHV GHVPDWDUDP D iUHD que ocupavam mais do que a comunidade dos assentados pelo INCRA. C QRV SRVVHLURV LUUHJXODUHV H SURSULHWiULRV UHJXODUL]DGRV que desmataram mais, pois muitos ainda no esto LQWHJUDGRV DRV SODQRV GH PDQHMR VXVWHQWiYHO GD WHUUD D nas unidades de conservao, que costumam burlar OHLV IXQGLiULDV QHODV R GHVPDWDPHQWR IRL PDLRU TXH R realizado pelos assentados pelo INCRA. E nos assentamentos regulamentados pelo INCRA, nos quais o desmatamento foi maior que o realizado SHORV GRQRV GH iUHDV SULYDGDV GD $PD]{QLD /HJDO

REA LIVRE

TECNOLOGIA EM GESTO HOSPITALAR

2010
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 4
Conquistar um diploma de curso superior no garante s mulheres a equiparao salarial com os homens, como mostra o estudo Mulher no mercado de trabalho: perguntas e respostas, divulgado pelo ,QVWLWXWR %UDVLOHLUR GH *HRJUDD H (VWDWtVWLFD ,%*(  nesta segunda-feira, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. Segundo o trabalho, embasado na Pesquisa Mensal de Emprego de 2009, nos diversos grupamentos de atividade econmica, a escolaridade de nvel superior no aproxima os rendimentos recebidos por homens H PXOKHUHV 3HOR FRQWUiULR D GLIHUHQoD DFHQWXDVH No caso do comrcio, por exemplo, a diferena de UHQGLPHQWR SDUD SURVVLRQDLV FRP HVFRODULGDGH GH RQ]H anos ou mais de estudo de R$ 616,80 a mais para os homens. Quando a comparao feita para o nvel VXSHULRU D GLIHUHQoD p GH 5  SDUD HOHV
Disponvel em: <http://oglobo.globo.com/economia/boachance/ mat/2010/03/08>. Acesso em: 19 out. 2010 (com adaptaes).

QUESTO 5
2 PDSD DEDL[R UHSUHVHQWD DV iUHDV SRSXODFLRQDLV VHP DFHVVR DR VDQHDPHQWR EiVLFR

Considerando o tema abordado acima, analise as DUPDo}HV VHJXLQWHV I. 4XDQWR PDLRU R QtYHO GH DQiOLVH GRV LQGLFDGRUHV GH JrQHURV PDLRU VHUi D SRVVLELOLGDGH GH LGHQWLFDomR GD UHDOLGDGH YLYLGD SHODV PXOKHUHV no mundo do trabalho e da busca por uma SROtWLFD LJXDOLWiULD FDSD] GH VXSHUDU RV GHVDRV das representaes de gnero. II. Conhecer direitos e deveres, no local de trabalho H QD YLGD FRWLGLDQD p VXFLHQWH SDUD JDUDQWLU D alterao dos padres de insero das mulheres no mercado de trabalho. III. No Brasil, a desigualdade social das minorias pWQLFDV GH JrQHUR H GH LGDGH QmR HVWi DSHQDV circunscrita pelas relaes econmicas, mas DEUDQJH IDWRUHV GH FDUiWHU KLVWyULFRFXOWXUDO IV. Desde a aprovao da Constituio de 1988, tem havido incremento dos movimentos gerados no mbito da sociedade para diminuir ou minimizar a violncia e o preconceito contra a mulher, a criana, o idoso e o negro. e FRUUHWR DSHQDV R TXH VH DUPD HP A B C D E
4

Philippe Rekacewicz (Le Monde Diplomatique). Organizao Mundial da Sade, 2006. Disponvel em: <http://www.google.com.br/mapas>. Acesso em: 28 ago. 2010.

Considerando o mapa apresentado, DUPDo}HV TXH VH VHJXHP

analise

as

I. A globalizao fenmeno que ocorre de maneira desigual entre os pases, e o progresso social independe dos avanos econmicos. II. Existe relao direta entre o crescimento da ocupao humana e o maior acesso ao VDQHDPHQWR EiVLFR III. Brasil, Rssia, ndia e China, pases pertencentes ao bloco dos emergentes, possuem percentual da populao com acesso ao saneamento EiVLFR DEDL[R GD PpGLD PXQGLDO IV. 2 PDLRU DFHVVR DR VDQHDPHQWR EiVLFR RFRUUH em geral, em pases desenvolvidos. V. Para se analisar o ndice de desenvolvimento humano (IDH) de um pas, deve-se diagnosticar VXDV FRQGLo}HV EiVLFDV GH LQIUDHVWUXWXUD VHX PIB per capita, a sade e a educao. e FRUUHWR DSHQDV R TXH VH DUPD HP A B C D E I e II. I e III. II e V. III e IV. IV e V.

I e II. II e IV. III e IV. I, II e III. I, III e IV.

TECNOLOGIA EM GESTO HOSPITALAR

2010
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 6
Levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo e publicado em 11 de abril de 2009, com base em dados de 2008, revela que o ndice de homicdios por 100 mil habitantes no Brasil varia de 10,6 a 66,2. O levantamento inclui dados GH  HVWDGRV H GR 'LVWULWR )HGHUDO 'H DFRUGR FRP D 2UJDQL]DomR 0XQGLDO GD 6D~GH 206  iUHDV FRP tQGLFHV superiores a 10 assassinatos por 100 mil habitantes so consideradas zonas epidmicas de homicdios.

$QiOLVH GD PRUWDOLGDGH SRU KRPLFtGLRV QR %UDVLO Disponvel em: <KWWSZZZIROKDXROFRPEUIROKDFRWLGLDQRXOWXVKWPO! Acesso em: 22 ago. 2010.

$ SDUWLU GDV LQIRUPDo}HV GR WH[WR H GR JUiFR DFLPD FRQFOXLVH TXH A o nmero total de homicdios em 2008 no estado da Paraba inferior ao do estado de So Paulo. B os estados que no divulgaram os seus dados de homicdios encontram-se na regio Centro-Oeste. C a mdia aritmtica das taxas de homicdios por 100 mil habitantes da regio Sul superior taxa mdia aproximada do Brasil. D a taxa de homicdios por 100 mil habitantes do estado da Bahia, em 2008, supera a do Rio Grande do Norte em mais de 100%. E Roraima o estado com menor taxa de homicdios por 100 mil habitantes, no se caracterizando como zona epidmica de homicdios.
TECNOLOGIA EM GESTO HOSPITALAR 

2010
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 7
Para preservar a lngua, preciso o cuidado de falar de acordo com a norma padro. Uma dica para o bom desempenho lingustico seguir o modelo de escrita dos FOiVVLFRV ,VVR QmR VLJQLFD QHJDU R SDSHO GD JUDPiWLFD normativa; trata-se apenas de ilustrar o modelo dado por ela. A escola um lugar privilegiado de limpeza dos vcios de fala, pois oferece inmeros recursos para o domnio da norma padro e consequente distncia GD QmR SDGUmR (VVH GRPtQLR p R TXH OHYDUi R VXMHLWR D GHVHPSHQKDU FRPSHWHQWHPHQWH DV SUiWLFDV VRFLDLV trata-se do legado mais importante da humanidade. PORQUE $ OLQJXDJHP Gi DR KRPHP XPD SRVVLELOLGDGH GH FULDU mundos, de criar realidades, de evocar realidades no presentes. E a lngua uma forma particular dessa faculdade [a linguagem] de criar mundos. A lngua, nesse sentido, a concretizao de uma experincia KLVWyULFD (OD HVWi UDGLFDOPHQWH SUHVD j VRFLHGDGH
XAVIER, A. C. & CORTEZ, S. (orgs.). Conversas com Linguistas: virtudes e controvrsias da Lingustica. Rio de Janeiro: 3DUiEROD (GLWRULDO S  FRP DGDSWDo}HV 

QUESTO 8
Istopos radioativos esto ajudando a diagnosticar as causas da poluio atmosfrica. Podemos, com essa tecnologia, por exemplo, analisar o ar de uma regio e determinar se um poluente vem da queima do petrleo ou da vegetao. Outra utilizao dos istopos radioativos que SRGH QR IXWXUR GLPLQXLU D iUHD GH GHVPDWDPHQWR para uso da agricultura a irradiao nos alimentos. A tcnica consiste em irradiar com istopos radioativos para combater os micro-organismos que causam o apodrecimento dos vegetais e aumentar a longevidade dos alimentos, diminuindo o desperdcio. A irradiao GH SURGXWRV DOLPHQWtFLRV Mi p XPD UHDOLGDGH SRLV grandes indstrias que vendem frutas ou suco utilizam essa tcnica. 1D iUHD PpGLFD DV VROXo}HV QXFOHDUHV HVWmR HP IHUUDPHQWDV GH GLDJQyVWLFR FRPR D WRPRJUDD e a ressonncia magntica, que conseguem apontar, sem interveno cirrgica, mudanas metablicas em iUHDV GR FRUSR 2V H[DPHV FRQVHJXHP LQFOXVLYH detectar tumores que ainda no causam sintomas, possibilitando um tratamento precoce do cncer e maior possibilidade de cura.
Correio Popular de Campinas, 22 ago. 2010, p.B9 (com adaptaes).

Analisando a relao proposta entre as duas asseres acima, assinale a opo correta. A As duas asseres so proposies verdadeiras, e a VHJXQGD p XPD MXVWLFDWLYD FRUUHWD GD SULPHLUD B As duas asseres so proposies verdadeiras, mas D VHJXQGD QmR p XPD MXVWLFDWLYD FRUUHWD GD SULPHLUD C A primeira assero uma proposio verdadeira, e a segunda uma proposio falsa. D A primeira assero uma proposio falsa, e a segunda uma proposio verdadeira. E As duas asseres so proposies falsas.

A notcia acima A comenta os malefcios do uso de istopos radioativos, relacionando-os s causas da poluio atmosfrica. B elenca possibilidades de uso de istopos radioativos, evidenciando, assim, benefcios do avano tecnolgico. C destaca os perigos da radiao para a sade, alertando sobre os cuidados que devem ter a medicina e a agroindstria. D prope solues nucleares como ferramentas de diagnstico em doenas de animais, alertando para os malefcios que podem causar ao ser humano. E H[SOLFD FLHQWLFDPHQWH DV YiULDV WpFQLFDV GH tratamento em que se utilizam istopos radioativos para matar os micro-organismos que causam o apodrecimento dos vegetais.

REA LIVRE

TECNOLOGIA EM GESTO HOSPITALAR

2010
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 9
As seguintes acepes dos termos democracia e tica foram extradDV GR 'LFLRQiULR +RXDLVV GD /tQJXD 3RUWXJXHVD democracia. POL. 1 governo do povo; governo em que o povo exerce a soberania 2 sistema poltico cujas aes atendem aos interesses populares 3 governo no qual o povo toma as decises importantes a respeito das polticas pblicas, no de forma ocasional ou circunstancial, mas segundo princpios permanentes de legalidade 4 sistema poltico comprometido com a igualdade ou com a distribuio equitativa de poder entre todos os cidados 5 governo que acata a vontade da maioria da populao, embora respeitando os direitos e a livre expresso das minorias tica. 1 SDUWH GD ORVRD UHVSRQViYHO SHOD LQYHVWLJDomR GRV SULQFtSLRV TXH PRWLYDP GLVWRUFHP GLVFLSOLQDP RX RULHQWDP R FRPSRUWDPHQWR KXPDQR UHHWLQGR HVS D UHVSHLWR GD HVVrQFLD GDV QRUPDV YDORUHV SUHVFULo}HV H H[RUWDo}HV presentes em qualquer realidade social 2 p.ext. conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivduo, de um grupo social ou de uma sociedade
Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

&RQVLGHUDQGR DV DFHSo}HV DFLPD HODERUH XP WH[WR GLVVHUWDWLYR FRP DWp  OLQKDV DFHUFD GR VHJXLQWH WHPD Comportamento tico nas sociedades democrticas. Em seu texto, aborde os seguintes aspectos: D FRQFHLWR GH VRFLHGDGH GHPRFUiWLFD YDORU  SRQWRV b) evidncias de um comportamento no tico de um indivduo; (valor: 3,0 pontos) c) exemplo de um comportamento ticR GH XP IXWXUR SURVVLRQDO FRPSURPHWLGR FRP D FLGDGDQLD YDORU  SRQWRV RASCUNHO - QUESTO 9
1 2 3 4  6 7 8 9 10 11 12 13 14 

TECNOLOGIA EM GESTO HOSPITALAR

2010
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 10
Para a verso atual do Plano Nacional de Educao (PNE), em vigor desde 2001 e com encerramento previsto para 2010, a esmagadora maioria dos municpios e estados no aprovou uma legislao que garantisse recursos para cumprir suas metas. A seguir, apresentam-se alguns indicativos do PNE 2001. (QWUH  H   PLOK}HV GH SHVVRDV ]HUDP parte de turmas de Educao de Jovens e Adultos (EJA). Parece muito, mas representa apenas um tero dos mais de 29 milhes de pessoas que no chegaram 4 srie e seriam o pblico-alvo dessa faixa de ensino. A incluso da EJA no Fundo de Manuteno e 'HVHQYROYLPHQWR GD (GXFDomR %iVLFD H GH 9DORUL]DomR GRV 3URVVLRQDLV GD (GXFDomR )81'(% UHSUHVHQWRX uma fonte de recursos para ampliar a oferta, mas no atacou a evaso, hoje em alarmantes 43%.
Disponvel em: <http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas>. Acesso em: 31 ago. 2010 (com adaptaes).

Com base nos dados do texto acima e tendo em vista que novas diretrizes daro origem ao PNE de 2011 documento que organiza prioridades e prope metas a serem alcanadas nos dez anos seguintes , redija um nico texto DUJXPHQWDWLYR HP QR Pi[LPR  OLQKDV DFHUFD GD VHJXLQWH DVVHUWLYD 2 GHVDR KRMH QmR p Vy PDWULFXODU PDV PDQWHU RV DOXQRV GD (GXFDomR GH -RYHQV H $GXOWRV QD HVFROD diminuindo a repetncia e o abandono. Em seu texto, contemple os seguintes aspectos: D D DVVRFLDomR HQWUH HVFROD H WUDEDOKR QD YLGD GRV HVWXGDQWHV GD (-$ YDORU  SRQWRV b) uma proposta de ao que garanta a qualidade do ensino e da aprendizagem e diminua a repetncia e a evaso. YDORU  SRQWRV RASCUNHO - QUESTO 10
1 2 3 4  6 7 8 9 10 11 12 13 14 

TECNOLOGIA EM GESTO HOSPITALAR

2010
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

COMPONENTE ESPECFICO
QUESTO 11
Um grupo empresarial decidiu investir na rea da sade e planeja construir um hospital modelo. Com esse objetivo, foi HODERUDGR R TXDGUR DEDL[R FRP R X[R GH FDL[D SDUD RV FLQFR SULPHLURV DQRV GR HPSUHHQGLPHQWR ano obra equipamento (em R$) (em R$) (em R$) (em R$) projeto de assessoria terreno/outras despesas total de investimentos supervit (em R$) (em R$) saldo de caixa

-1 0 1 2 3 4 5 Total

15 560 12 370

2 320 3 580 10 429

3 612

3 211 2 564 1 245

24 703 18 514 11 674 3 588 16 976 26 543 37 965 42 778

-24 703 -43 217 -51 303 -34 327 -7 784 30 181 72 959 72 959

27 930

16 329

3 612

7 020

54 891

127 850

Com base nos valores apresentados na tabela, a taxa de retorno do investimento do grupo, em R$, A 18 068. B 54 891. C 69 347. D 72 959. E 127 850.

QUESTO 12
1R SODQHMDPHQWR GH FHQiULRV QR VHWRU GH VD~GH Ki TXH VH FRQVLGHUDU R SDSHO IXQGDPHQWDO GDV YDULiYHLV GHPRJUiFDV e a presso que exercem sobre a prestao de servios futuros. $VVLQDOH D RSomR TXH DSUHVHQWD XPD YDULiYHO GHPRJUiFD A Reduo da taxa de fecundidade. B Incorporao de inovaes tecnolgicas. C Ampliao do intervencionismo e da medicalizao. D Reduo da mortalidade por doenas infectocontagiosas. E Transformao na regulamentao de prestao de servios.
TECNOLOGIA EM GESTO HOSPITALAR 9

2010
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 13
Gerenciar e organizar a rea de gesto de pessoas implica vrios processos, como proviso, aplicao, manuteno, desenvolvimento e monitorao. O SURVVLRQDO GH JHVWmR KRVSLWDODU DR WUDEDOKDU FRP R processo de proviso, desenvolve as atividades de A B C D treinamento de pessoal. descrio e anlise de cargos. produtividade e banco de dados. recrutamento e seleo de pessoal e pesquisa de mercado. E avaliao de desempenho e plano de cargos e salrios.

QUESTO 15
Na reunio de diretoria de uma unidade de sade, o diretor financeiro apresentou o seguinte demonstrativo contbil.

QUESTO 14
A direo de um hospital quer introduzir tecnologias de ponta em todos os setores e, para isso, recorre gesto da comunicao interna. Considerando esse cenrio, DYDOLH DV DUPDWLYDV TXH VH VHJXHP I. As mudanas tecnolgicas tm impacto sobre as estruturas hierrquicas, os processos de trabalho e os relacionamentos entre os IXQFLRQiULRV H GHSHQGHP GD HFiFLD QD JHVWmR da comunicao interna. II. A aquisio de novas tecnologias requer uma anlise das capacidades cognitivas das equipes de trabalho para que sejam determinadas as estratgias de gesto da comunicao. III. A aquisio de novas tecnologias est FRQGLFLRQDGD j PRGLFDomR QD JHVWmR GD comunicao entre os funcionrios de um mesmo departamento e manuteno dos estilos interdepartamentais. IV. $ HFiFLD GD JHVWmR GD FRPXQLFDomR LQWHUQD JDUDQWH D HFLrQFLD QDV Do}HV SURSRVWDV pelo planejamento estratgico, bem como o cumprimento dos prazos. V. As novas tecnologias geram mudanas nos conceitos de trabalho que sero absorvidas mais rapidamente pelos funcionrios que esto h mais tempo na organizao. e FRUUHWR DSHQDV R TXH VH DUPD HP A B C D E
10

Com base nas informaes apresentadas, conclui-se que o demonstrativo contbil est A certo, e o resultado superavitrio de R$ 455,00. B errado, pois a depreciao deveria ser uma sada, o TXH OHYDULD D XP UHVXOWDGR GHFLWiULR GH 5  C errado, pois no deveria conter a depreciao. Ento, o resultado seria superavitrio de R$ 135,00. D errado, pois a previso para devedores duvidosos uma entrada. Logo, o resultado deveria ser de R$ 505,00 positivos. E errado, pois no pode existir previso para devedores duvidosos. Assim, o resultado deveria ser superavitrio de R$ 480,00.

QUESTO 16
O processo de compras em hospitais pblicos apresenta prticas distintas daquelas observadas nos hospitais privados. Entre as diferentes prticas de compras, aquela que ainda no ocorre nos hospitais pblicos A a solicitao da unidade produtora. B a correlao entre insumo e produto. C D FRWD SUHGHQLGD D SDUWLU GH QtYHLV GH FRQVXPR D o histrico de consumo com intervalos de desabastecimento. E o indicador de estoque mnimo, estoque mximo ou estoque de risco.

I e II. I e V. II e IV. III e IV. III e V.

TECNOLOGIA EM GESTO HOSPITALAR

2010
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 17
No que se refere gesto e ao acompanhamento de contratos, assinale a alternativa que apresenta o instrumento utilizado para controle das atividades planejadas e realizadas. A B C D E plano de trabalho contrato oramentrio planejamento de pessoal compromisso de execuo contrato registrado em cartrio

QUESTO 19
Os estoques das farmcias hospitalares abrigam grande diversidade de produtos, e cada medicamento SRVVXL FDUDFWHUtVWLFDV JHUHQFLDLV HVSHFtFDV $ demanda por esses produtos caracterizada por sua alta imprevisibilidade, combinada com o fato de alguns medicamentos serem imprescindveis, o que torna o gerenciamento desse tipo de estoque uma operao complexa. Nesse contexto, o gestor hospitalar pode A manter os estoques em nvel mximo de consumo, de forma a minimizar problemas com a falta de medicamentos crticos. B recorrer a procedimentos de compra adotando a gesto just in time, com o objetivo de manter estoque zero e baixar os custos. C manter os estoques em nvel mnimo de consumo para todos os medicamentos, para garantir a melhor gesto dos custos. D realizar a padronizao dos medicamentos em grupos, levando em conta o custo e a natureza do consumo, com base na gesto activity based cost. E recorrer especializao do estoque segundo a gesto supply chain management, j que os medicamentos no so padronizveis.

QUESTO 18
2 JUiFR DEDL[R PRVWUD RV FXVWRV PpGLRV GH trs modelos diferentes de atendimento de certa especialidade, propostos por uma empresa de consultoria em gesto hospitalar. As curvas de custo mdio apresentam comportamento linear em funo do tempo de atendimento (u.m. - unidades de moeda; u.t. - unidades de tempo).

QUESTO 20
2 JHVWRU GH XPD UHGH GH KRVSLWDLV DUPRX HP UHXQLmR administrativa, que a crise econmica mundial no SURYRFRX LPSDFWRV VLJQLFDWLYRV QDV QDQoDV GRV KRVSLWDLV GD UHGH QR DQR GH  3DUD MXVWLFDU VXD anlise, elencou trs aes realizadas em sua gesto. I. Estudo prvio da funcionalidade dos equipamentos e do custo/benefcio de novas aquisies. II. Aquisio de novos equipamentos, em substituio queles atualmente sem custo de manuteno. III. Centralizao das compras junto a poucos fornecedores, ampliando o poder de negociao da rede. Quanto melhoria do processo de compras nessa rede GH KRVSLWDLV p FRUUHWR DSHQDV R TXH VH DUPD HP A B C D E I. II. III. I e III. II e III.
11

&RPR EDVH QRV GDGRV DSUHVHQWDGRV QR JUiFR DVVLQDOH a opo correta. A O custo mdio do modelo B de 6 u.m. por u.t. B O custo mdio do atendimento por unidade de tempo no modelo C, em u.m. por u.t., igual a 10. C Em t = 2 u.t., o custo mdio do atendimento por unidade de tempo do modelo A 4 vezes maior do que o do modelo C. D Em t = 7 u.t., os modelos apresentam o mesmo custo mdio por unidade de tempo. E Em t = 4 u.t., o custo mdio do atendimento do modelo A dez vezes maior que o do modelo B.

TECNOLOGIA EM GESTO HOSPITALAR

2010
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 21
Suponha que um gestor do Sistema nico de Sade (SUS), ao realizar um levantamento da situao dos servidores em sua unidade, de acordo com a Lei n. 8 080/1990, YHULFRX TXH XP VHUYLGRU HVWDYD DFXPXODQGR GRLV FDUJRV e(ou) empregos, exercendo suas funes em mais de um estabelecimento do SUS. Nessa situao, as restries previstas na Lei n. 8080/1990 se aplicam ao ocupante do cargo de A B C D E auxiliar tcnico de manuteno. atendente de enfermagem. chefe de setor. recepcionista. vigilante.

QUESTO 23

QUESTO 22
As novas tecnologias fomentam mudanas nas organizaes de todos os setores. Essa realidade impe IRUPDV GLIHUHQWHV GH JHULU RV SURVVLRQDLV YLVWR TXH DR se implantarem tecnologias recentes, at as funes mais simples podem parecer complexas aos funcionrios acostumados a procedimentos anteriores. Considerando esse contexto, o diretor de uma organizao envolvida em processo de aquisio tecnolgica deve I. analisar as competncias requeridas pelas novas tecnologias e relacion-las ao planejamento e desenvolvimento de pessoal. II. analisar as competncias requeridas pelas novas tecnologias e relacion-las aos processo de seleo de pessoal. III. adquirir novas tecnologias e avaliar o desempenho das equipes com o objetivo de LGHQWLFDU RV PDLV DSWRV IV. analisar as competncias que os funcionrios possuem e adquirir as tecnologias interrelacionadas a essa realidade. e FRUUHWR DSHQDV R TXH VH DUPD HP A B C D E
12

O organograma apresentado acima produto de levantamento efetuado por um gestor em uma unidade de sade. Considerando que as letras representam as unidades administrativas, um problema evidente nesse organograma a A existncia de um nico nvel organizacional inferior, representado por L. B existncia de somente um nvel de direo superior, representado por A. C existncia de doze nveis hierrquicos diferentes, de A a L. D falta de homogeneidade da organizao, H[HPSOLFDGD SHOD GLIHUHQoD HQWUH DV UHODo}HV '+ versus C-G e K-L. E ausncia de comando em algumas unidades, como nos nveis organizacionais representados por G, K, L.

QUESTO 24
De acordo com a Lei n. 8 080/1990, o art. 33, 1, GRV UHFXUVRV QDQFHLURV GR 686 QD HVIHUD IHGHUDO originrios da Seguridade Social e de outros oramentos da Unio, so administrados pelo(a) A Conselho Nacional de Secretrios da Sade, por meio do Congresso Nacional. B Sistema nico de Sade, por meio do Fundo Nacional da Sade. C Congresso Nacional, por meio do Fundo Nacional da Sade. D Ministrio da Sade, por meio do Fundo Nacional da Sade. E Conferncia da Sade, por meio do Congresso Nacional.

I e II. I e III. II e III. II e IV. III e IV.

TECNOLOGIA EM GESTO HOSPITALAR

2010
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 25
Um gestor props sua unidade de sade um quadro de indicadores de desempenho como forma de melhorar a qualidade dos atendimentos a mdio e longo prazo. A rea de internao foi escolhida para incio dos trabalhos e o tempo de atendimento ao paciente foi eleito como parmetro privilegiado. Nesse contexto, os indicadores mais adequados para avaliao do parmetro tempo de atendimento do paciente so A tempo de atendimento total, tempo de atendimento mdio e tempo de atendimento ponderado. B tempo de atendimento total, tempo de guich e tempo de espera para atendimento. C WHPSR GH HVSHUD QD OD WHPSR GH DWHQGLPHQWR QR guich e tempo de sada da unidade. D tempo de atendimento atual, tempo de atendimento desejvel e tempo de atendimento ideal. E tempo de transporte do paciente, tempo de espera QD OD H WHPSR GH PDFD DWp R DPEXODWyULR

QUESTO 27
Com relao Norma Operacional Bsica NOB-SUS  DYDOLH DV DUPDWLYDV TXH VH VHJXHP I. Os estabelecimentos ligados ao subsistema municipal no precisam ser obrigatoriamente de propriedade da prefeitura nem ter sede no territrio do municpio. II. O exerccio do papel de gestor requer sistema de apoio logstico e atuao estratgica, o TXH LQFOXL QDQFLDPHQWR GHVHQYROYLPHQWR GH recursos humanos e dados informatizados. III. A comisso de intergestores tripartite (CIT), que integra municpio, estado e federao, juntamente com a comisso bipartite (CIB), tem por funo a aquisio integrada de materiais e medicamentos para o sistema. IV. A gerncia corresponde administrao de unidade de sade municipal, estadual ou nacional, e tem funes de coordenao, negociao, planejamento e acompanhamento. V. Os mdicos responsveis e enfermeiros-chefes de todas as unidades de sade ligadas aos municpios, ao Distrito Federal, aos estados e rgos e s autarquias federais so, por competncia, os gerentes do sistema. e FRUUHWR DSHQDV R TXH VH DUPD HP A B C D E I, II, V. I, II, IV. I, III, IV. II, III, V. III, IV, V.

QUESTO 26

REA LIVRE
Amarildo. Direito sade. Disponvel em: <http://miriamsalles.info/wp/?p=3715>. Acesso em: 24 ago. 2010.

A charge de Amarildo destaca um direito do consumidor do sistema de sade que est relacionado possibilidade de A obter atendimento ambulatorial e exames em tempo razovel. B VHU LGHQWLFDGR SHOR QRPH H QmR GH PRGR JHQpULFR ou desrespeitoso. C tomar decises relacionadas sua sade com base em informaes adequadas. D HVFROKHU R SURVVLRQDO RX R VHUYLoR SDUD SURPRomR H recuperao da sade. E acessar gratuitamente medicamentos para tratar e restabelecer sua sade.
TECNOLOGIA EM GESTO HOSPITALAR 13

2010
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 28
A direo de um hospital privado implantou um sistema de prescrio de medicamentos que integra a farmcia hospitalar com o atendimento ao paciente nas enfermarias. O sistema funciona a partir do momento em que o mdico prescreve o medicamento, que segue para o paciente j embalado na dose correta, evitando desperdcios e possibilitando melhor controle dos estoques. Inicialmente, houve resistncia mudana no processo, mas a direo do hospital manteve-se UPH QD GHFLVmR GH LPSODQWDU R VLVWHPD HP IXQomR GD PHOKRULD GR X[R QDQFHLUR 1HVVD VLWXDomR HQWUH DV GLYHUVDV GLFXOGDGHV GHFRUUHQtes da implantao deste sistema, encontram-se I. resistncia s mudanas, o que requer o convencimento dos usurios quanto s funcionalidades oferecidas. II. integrao de sistemas, envolvendo rotinas de prescrio, farmcia, enfermagem e estoques. III. mudana na rea de hotelaria hospitalar devido forma como os medicamentos agora so ministrados pelo pessoal de enfermagem. IV. adequao do sistema de fornecimento e compras, o qual passou a funcionar segundo a metodologia just-in-time. e FRUUHWR R TXH VH DUPD HP A B C D E I e II, apenas. III e IV, apenas. I, II e IV, apenas. II, III e IV, apenas. I, II, III e IV.

QUESTO 30
A ANVISA responsvel pela coordenao, em mbito nacional, das aes de vigilncia sanitria nos servios de sade. No exerccio de suas atribuies, esto previstas as aes de I. autorizao de funcionamento de empresa distribuidora, transportadora, armazenadora e embaladora de medicamentos e insumos farmacuticos. II. contratao de pessoal oriundo de entidades sujeitas ao da vigilncia sanitria visando inteJUDU VXD HVWUXWXUD RUJDQL]DFLRQDO GH VFDOL]DomR III. normatizao e padronizao de limites de contaminantes, resduos txicos, desinfetantes, metais pesados e outros que envolvam risco sade. e FRUUHWR DSHQDV R TXH VH DUPD HP A B C D E I. II. III. I e II. I e III.

QUESTO 31
(QWUH RV GHVDRV GD VD~GH QR %UDVLO GHVWDFDVH a humanizao da assistncia. Assim, o Programa HumanizaSUS tem como principio norteador I. desenvolver um conjunto de indicadores de resultado e sistema de incentivo ao tratamento humanizado. II. HVWLPXODU FRP UHFXUVRV QDQFHLURV R Pi[LPR GH produo realizada pelos operadores da sade. III. IRUWDOHFHU R WUDEDOKR HP HTXLSH PXOWLSURVVLRQDO estimulando a transdisciplinaridade e a grupalidade. IV. atuar em rede com alta conectividade, de modo cooperativo e solidrio, em conformidade com as diretrizes do SUS. So princpios norteadores do Programa HumanizaSUS apenas os apresentados em A I e II. B I e III. C I e IV. D II e III. E III e IV.
TECNOLOGIA EM GESTO HOSPITALAR

QUESTO 29
A Portaria MTE n.o 485/2005 versa sobre a NR 32, cujo objeto segurana e sade no trabalho em servios de sade. A norma considera o risco biolgico como sendo a exposio ocupacional a agentes biolgicos, que podem ser I. PLFURUJDQLVPRV JHQHWLFDPHQWH PRGLFDGRV II. PLFURUJDQLVPRV QmR JHQHWLFDPHQWH PRGLFDGRV III. culturas de clulas. IV. parasitas. So agentes citados na referida Portaria A B C D E
14

I e II, apenas. II e III, apenas. I, III e IV, apenas. I, II e IV, apenas. I, II, III e IV.

2010
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 32
A humanizao no ambiente hospitalar no se concretiza se estiver centrada unicamente em fatores motivacionais externos ou no usurio. Um programa de humanizao deve ser assumido como um processo de construo participativa que requer respeito e valorizao do ser humano. Assim, a humanizao exige que o processo seja I. centrado inicialmente no trabalhador, mediante problematizao coletiva da realidade concreta e da construo de relaes dialgicas, horizontais H UHH[LYDV II. construdo pela composio de um espao de troca entre todos os atores sociais que interagem no mesmo ambiente de trabalho, suprimindo a hierarquia de poder. III. efetuado segundo normas rgidas de procedimentos e com previso de punies no caso de no cumprimento dessas normas. IV. embasado na centralizao do poder e realizado por meio da determinao de procedimentos que garantam a postura humanizada junto ao paciente em atendimento. e FRUUHWR DSHQDV R TXH VH DUPD HP A B C D E I e II. I e III. II e III. II e IV. III e IV.

QUESTO 34
Determinado hospital muito atuante no que se refere comisso interna de preveno de acidentes (CIPA) e tem como princpio seguir rigorosamente as determinaes da legislao trabalhista e das normas regulamentadoras. Nesse hospital, h uma enfermeira que vem se negando a usar luvas em suas tarefas dirias, mesmo na manipulao de materiais infectados, alegando que as luvas atrapalham o seu trabalho. Por se recusar a usar esse equipamento de proteo individual (EPI), a enfremeira recebeu uma advertncia e, posteriormente uma suspenso por trs dias, o que no alterou seu comportamento. Nessa situao hipottica e de acordo com a legislao vigente, a enfermeira est sujeita a A B C D E mudana de funo. demisso por justa causa. outra suspenso, agora de trinta dias. punio determinada por deciso democrtica da CIPA. punio determinando sua participao em um novo curso obrigatrio de treinamento em EPIs.

REA LIVRE

QUESTO 33
A lavanderia hospitalar responsvel pelo processamento da roupa e sua distribuio em perfeitas condies de higiene e conservao, em quantidade adequada a todas s unidades do hospital. Assim, no que se refere a uma lavanderia hospitalar moderna, a principal medida introduzida para o controle das infeces A o uso de produtos qumicos, j que facilitam a descontaminao e reduzem a infeco hospitalar. B o descarte das roupas contaminadas, pois isso evita que elas contaminem as demais peas de roupas ou pessoas. C a instalao da lavanderia no segundo pavimento para que se d vazo sada de gua das mquinas. D o translado das roupas contaminadas para a lavanderia em baldes e por pessoas usando luvas. E a instalao da barreira de contaminao para diviso da lavanderia em duas reas distintas, o que ajuda a evitar contaminaes.
TECNOLOGIA EM GESTO HOSPITALAR 15

2010
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 35
A tabela a seguir apresenta dados referentes situao de morbidade hospitalar nas regies brasileiras, segundo estatsticas atuais do Ministrio da Sade. Morbidade Hospitalar do SUS - por local de internao - Brasil Regio Total Regio Norte Regio Nordeste Regio Sudeste Regio Sul Regio Centro-Oeste Internaes 918 080 74 595

QUESTO 36
Uma rede de hospitais decidiu adotar em sua gesto a ferramenta de balanced scorecard (BSC), visando DSULPRUDU D HFLrQFLD D HFiFLD H D HIHWLYLGDGH GD gesto. Com base na referida ferramenta, foram elaborados os seguintes indicadores: Indicador consultas realizadas urgncias em consultas 256 174 internamentos realizados 356 790 156 677 73 844 taxa de incidncia de infeces nmero de doentes / nmero de leitos nmero total de doentes com infeces / nmero total de doentes atendidos) * 100 Frmula nmero de consultas / total de mdicos nmero de urgncias / nmero de consultas

MINISTRIO DA SADE. Sistema de Informaes Hospitalares do SUS (SIHSUS) - DATASUS. Morbidade Hospitalar do SUS - por local de internao. Disponvel em: <http://tabnet.datasus.gov.br/cgi>. Acesso em: 29 ago. 2010.

LEITE, J.; HERNNDEZ, F. A. Um balanced scorecard para hospitais: alguns indicadores. In: Congresso do Instituto Internacional de Custos. VIII. Punta del Este, 2003 (adaptado).

Considerando os dados apresentados, avalie as DUPDWLYDV TXH VH VHJXHP I. As regies Norte e Centro-Oeste juntas possuem dados de internao prximos em valor aos da regio Sul. II. A regio Sudeste apresenta mais de um tero das internaes e, quando somada regio Sul, alcana mais da metade das internaes. III. A regio Sudeste, por possuir maior poder econmico, faz mais internaes. IV. A falta de uma poltica nacional de sade faz com que o nmero de internaes no seja homogneo entre as diversas regies do pas. e FRUUHWR R TXH VH DUPD HP A I e II, apenas. B I e III, apenas. C I, III e IV, apenas. D II, III e IV, apenas. E I, II, III e IV.
16

Uma anlise dos dados apresentados revela que foram construdos indicadores da perspectiva de A clientes. B QDQoDV C processos. D aprendizagem. E desenvolvimento.

QUESTO 37
A diviso de recursos humanos de um hospital resolveu aprimorar o setor de atendimento aos usurios de planos de sade por meio do sistema de rotao de cargos. Isso VLJQLFD TXH FDGD IXQFLRQiULR GHYH DSUHQGHU H H[HFXWDU tarefas relacionadas com cargos que estejam A abaixo do nvel hierrquico que ocupa. B no mesmo nvel hierrquico que ocupa. C no nvel hierrquico superior ao que ocupa. D HP WXUQRV TXH VmR PRGLFDGRV SHULRGLFDPHQWH E em nveis hierrquicos superiores e inferiores ao que ocupa.

TECNOLOGIA EM GESTO HOSPITALAR

2010
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 38
O quadro a seguir representa uma avaliao de trs projetos em relao a sua previso e realizao. A coluna previsto refere-se ao oramento alocado, e a coluna realizado pode ser analisada como os custos previstos versus gastos, ou produto/servio entregue, a partir da realizao do projeto.

Considerando as informaes acima, resolva os itens a seguir. a) Compare o previsto com o realizado nos trs projetos, sob as ticas de custos/gastos e de produto/servio entregue; (valor: 6,0 pontos) b) Indique o melhor projeto do ponto de vista de custos e o melhor projeto do ponto de vista produto/servio HQWUHJXH MXVWLFDQGR VXD UHVSRVWD YDORU  SRQWRV RASCUNHO - QUESTO 38
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

TECNOLOGIA EM GESTO HOSPITALAR

17

2010
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 39
O relatrio de avaliao plurianual do perodo 2008-2011, exerccio 2009, do Ministrio da Sade, informa que a sade suplementar no Brasil apresenta um modelo de ateno tcnico-assistencial que est pouco voltado integralidade e que apresenta articulao insatisfatria com o SUS. Considerando as informaes acima, redija um texto, com at 15 linhas, abordando os seguintes aspectos: D GHQLomR GH VD~GH VXSOHPHQWDU VXD LPSRUWkQFLD QR VLVWHPD H VXD LQWHUDomR FRP R 686 YDORU  SRQWRV E HIHLWRV GD IUDJLOLGDGH HFRQ{PLFRQDQFHLUD GD VD~GH VXSOHPHQWDU VREUH R XVXiULR H DV Do}HV TXH R (VWDGR YHP realizando para contornar o problema. (valor: 4,0 pontos) RASCUNHO - QUESTO 39
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

REA LIVRE

18

TECNOLOGIA EM GESTO HOSPITALAR

2010
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 40
O Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) estabeleceu parmetros para o amplo gerenciamento de resduos na Resoluo n. 385/2005. Entre outros assuntos, a resoluo disciplina sobre estabelecimentos de sade, veterinrias, estabelecimentos para comercializao de frmacos humanos e animais, funerrias e necrotrios. Entretanto, os resduos domiciliares (como lenos e fraldas descartveis, fezes de animais domsticos, absorventes higinicos e alimentos perecveis) contm, em mdia, mais microrganismos com potencial patognico para humanos que os resduos dos servios de sade. 3RU LVVR DOJXQV FUtWLFRV DUPDP TXH D 5HVROXomR Q  p IDOKD SRU HVWDU DVVRFLDGD VRPHQWH j SUHRFXSDomR FRP JUDQGHV ULVFRV VHP HVSHFLFDU R WUDWDPHQWR GRV UHVtGXRV GRPpVWLFRV 3DUD HVVHV FUtWLFRV DV PHGLGDV GH biossegurana so extremamente falhas em nosso pas por no se aplicarem adequadamente a toda a sociedade.
GARCIA, L.P.; ZANETTI-RAMOS, B. G. Gerenciamento dos resduos de servios de sade: uma questo de biossegurana. In Cad. Sade Pblica, Rio de Janeiro, 20(3):744-752, mai-jun, 2004 (com adaptaes).

Considerando as informaes acima, redija um texto, com at 15 linhas, abordando os seguintes aspectos: D D HFiFLD GDV PHGLGDV GH ELRVVHJXUDQoD QDFLRQDO YDORU  SRQWRV b) as crticas referentes ao tratamento de resduos domsticos no Brasil. (valor: 5,0 pontos) RASCUNHO - QUESTO 40
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

TECNOLOGIA EM GESTO HOSPITALAR

19

2010
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTIONRIO DE PERCEPO DA PROVA As questes abaixo visam levantar sua opinio sobre a qualidade e a adequao da prova que voc acabou de realizar. Assinale as alternativas correspondentes sua opinio nos espaos apropriados do Caderno de Respostas. Agradecemos sua colaborao.

QUESTO 1
4XDO R JUDX GH GLFXOGDGH GHVWD SURYD QD SDUWH GH Formao Geral? A B C D E Muito fcil. Fcil. Mdio. Difcil. Muito difcil.

QUESTO 6
As informaes/instrues fornecidas para a resoluo GDV TXHVW}HV IRUDP VXFLHQWHV SDUD UHVROYrODV" A B C D E Sim, at excessivas. Sim, em todas elas. Sim, na maioria delas. Sim, somente em algumas. No, em nenhuma delas.

QUESTO 2
4XDO R JUDX GH GLFXOGDGH GHVWD SURYD QD SDUWH GH &RPSRQHQWH (VSHFtFR" A B C D E Muito fcil. Fcil. Mdio. Difcil. Muito difcil.

QUESTO 7
9RFr VH GHSDURX FRP DOJXPD GLFXOGDGH DR UHVSRQGHU prova. Qual? A B C D E Desconhecimento do contedo. Forma diferente de abordagem do contedo. (VSDoR LQVXFLHQWH SDUD UHVSRQGHU jV TXHVW}HV Falta de motivao para fazer a prova. 1mR WLYH TXDOTXHU WLSR GH GLFXOGDGH SDUD UHVSRQGHU prova.

QUESTO 3
Considerando a extenso da prova, em relao ao tempo total, voc considera que a prova foi A B C D E muito longa. longa. adequada. curta. muito curta.

QUESTO 8
Considerando apenas as questes objetivas da prova, voc percebeu que A no estudou ainda a maioria desses contedos. B estudou alguns desses contedos, mas no os aprendeu. C estudou a maioria desses contedos, mas no os aprendeu. D estudou e aprendeu muitos desses contedos. E estudou e aprendeu todos esses contedos.

QUESTO 4
Os enunciados das questes da prova na parte de Formao Geral estavam claros e objetivos? A B C D E Sim, todos. Sim, a maioria. Apenas cerca da metade. Poucos. No, nenhum.

QUESTO 5
Os enunciados das questes da prova na parte de &RPSRQHQWH (VSHFtFR HVWDYDP FODURV H REMHWLYRV" A B C D E
20

QUESTO 9
Qual foi o tempo gasto por voc para concluir a prova? A B C D E Menos de uma hora. Entre uma e duas horas. Entre duas e trs horas. Entre trs e quatro horas. Quatro horas, e no consegui terminar.

Sim, todos. Sim, a maioria. Apenas cerca da metade. Poucos. No, nenhum.

TECNOLOGIA EM GESTO HOSPITALAR

2010
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

REA LIVRE

TECNOLOGIA EM GESTO HOSPITALAR

21

2010
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

REA LIVRE

22

TECNOLOGIA EM GESTO HOSPITALAR

2010
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

REA LIVRE

TECNOLOGIA EM GESTO HOSPITALAR

23

SINAES
Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

2010

Ministrio da Educao

Potrebbero piacerti anche