Sei sulla pagina 1di 97

I=

VR

FAETEC CENTRO VOCACIONAL TECNOLGICO BELFORD ROXO SERVIOS DE MANUTENO

REPARO DE CIRCUITOS ELETRNICOS

ELETRICIDADE BSICA
APOSTILA 01
Prof. Eli Jardim

HISTRICO DA ELETRICIDADE 1

Se o homem no tivesse descoberto como utilizar a energia eltrica, a vida hoje seria muito diferente, principalmente nas cidades. Para quem est acostumado com todas essas comodidades: luz eltrica, rdio, televiso, geladeira, computadores, telefones celulares, alm de uma infinidade de outros aparelhos inteligentes, fica at difcil imaginar como tudo estaria acontecendo neste momento.

comum associarmos a noo de eletricidade a equipamentos, a algo criado pelo homem. Mas, na verdade, a eletricidade sempre existiu, desde a criao do universo. Mesmo antes do surgimento da vida em nosso planeta, a eletricidade j estava presente e se manifestava, por exemplo, nos intensos relmpagos que costumavam ocorrer. Os nossos corpos so dotados de eletricidade. O sistema nervoso, por exemplo, s funciona por causa dos impulsos eltricos que passam de clula a clula. As batidas do corao tambm funcionam por meio de descargas eltricas. Como se v, a eletricidade um fenmeno natural. O homem apenas a descobriu e desenvolveu formas de como us-la. A eletricidade como cincia comeou na idade moderna com a sua produo de forma artificial e depois por explicaes que culminaram no sculo passado com o avano da eletrnica, pelo conhecimento da estrutura da matria, formada por tomos, avanando ainda mais com teorias como a da relatividade e a quntica, at chegar a nossos dias. A energia eltrica demonstrou-se segura de manejar, limpa e econmica quando extrada das quedas d'gua, utilizvel em motores, na produo de calor e luz, nas telecomunicaes e na criao de milhes de dispositivos eletroeletrnicos, das campainhas caseiras at os computadores e robs. A energia eltrica pode ser produzida por diversos meios: por frico ou eletricidade esttica, pela atmosfera ou descargas dos raios, por reaes qumicas, como numa pilha eltrica, por usinas geradoras de potencia eltrica. A energia eltrica produzida pelas usinas geradoras obtida a partir de alguma outra forma de energia que esteja disponvel em abundncia no local, tais como: 2

a) Energia hidroeltrica - transformao da energia hidrulica (gua represada), em energia eltrica produzida por geradores eltricos, acionados por turbinas nas usinas geradoras. b) Energia termoeltrica - vapor sob presso produzido por caldeiras aquecidas com combustvel disponvel em abundncia no local, como exemplo, o gs, leo diesel, carvo ou lenha, que acionam as turbinas ligadas aos geradores eltricos, nas usinas geradoras. c) Energia nuclear existem elementos qumicos que se desintegram quando seus tomos se dividem, liberando enorme quantidade de energia em forma de calor. Uma barrinha de urnio ao se desintegrar pode produzir tanta energia quanto, milhares de toneladas de petrleo. Entretanto, podemos fazer esta desintegrao de forma controlada, mais lenta. O calor gerado tambm usado para aquecer gua e produzir vapor para acionar turbinas ligadas aos geradores eltricos.

Usina hidroeltrica

Turbina geradora

Desintegrao nuclear

Outras formas de produo de energia eltrica esto em estudo ou at mesmo j so bastante utilizadas, tais como: energia elica, produzida pelos ventos que acionam geradores; energia solar, produzida por painis fotovoltaicos que recarregam baterias; energia das mars, subida e descida do nvel da gua pelas mars, que acionam geradores clula a combustvel, normalmente um gs, o hidrognio levado a uma cmara, onde se combina em eletrodos especiais, com o oxignio do ar, produzindo gua. Nesta reao qumica liberada energia que aparece sob forma de tenso nestes eletrodos. O rendimento alto, podendo ser obtidas grandes potncias em volumes relativamente pequenos e no poluentes. Veculos usando clulas de hidrognio, j se encontram circulando em diversos pases do mundo, inclusive no Brasil. 3

A NATUREZA DA ELETRICIDADE Para entender e aprender o que a eletricidade devemos antes compreender a natureza da prpria matria. Todos os corpos que nos cercam so feitos de minsculas partculas denominadas tomos. Acreditou-se durante muito tempo que o tomo fosse a menor parte da matria, tanto assim que seu prprio nome (do grego, a= sem; tomo=dividir) significa o que no se pode dividir. Os tomos so feitos de partculas ainda menores, que se organizam de forma bem definida, conforme mostrado na figura 1.

Essas partculas, denominadas eltrons, prtons e nutrons, possuem propriedades que denominamos eltricas. Elas so dotadas de cargas eltricas e, por conveno, as cargas dos eltrons so ditas negativas (-), enquanto que as cargas dos prtons so ditas positivas (+). Os nutrons no possuem cargas eltricas. Obs.: A representao acima utilizada apenas para fins didticos, pois como sabemos o tomo no visvel, no tendo como realmente determinarmos sua forma exata. A quantidade de prtons, nutrons e eltrons que cada tomo possui, gera um elemento diferente como o hidrognio, oxignio, carbono etc. Na natureza, os elementos buscam o equilbrio, mas a maioria no est em equilbrio, pois seus tomos esto com falta ou excesso de eltrons. Esses tomos se aproximam, buscando o equilbrio, assim formando molculas, por exemplo, H2O, a molcula da gua. O que 4

caracteriza uma molcula so o tipo de tomo, a quantidade deles e o modo como so combinados para constitu-la. A molcula a menor partcula de uma substncia, que ainda conserva as suas propriedades. A Estrutura da Matria - Termos importantes: matria tudo aquilo que possui massa e ocupa lugar no espao. molcula - a menor parte da matria, que ainda conserva as suas caractersticas. elemento - substncia que no pode ser dividida por reaes qumicas. tomo - a menor partcula de um elemento que mantm suas propriedades qumicas.. ncleo - parte central densa de um tomo (feito de prtons e nutrons). prton - partcula existente no ncleo de um tomo com carga positiva. nutron - partcula sem carga existente no ncleo de um tomo. eltron - partcula que orbita ao redor do ncleo de um tomo e possui carga negativa on - tomo carregado eletricamente (ou seja, com excesso de carga positiva ou negativa) Propriedades das Cargas Eltricas Uma propriedade das cargas eltricas, e que deve ser sempre lembrada, que cargas de mesmo sinal (ambas positivas ou ambas negativas) se repelem, e que carga de sinais opostos (positivas ou negativas), se atraem. A figura 2 mostra isso.

O Modelo Atmico

Os cientistas Rutherford (estudo da radioatividade) e Bohr (estudo da mecnica quntica) criaram este modelo para explicar a estrutura do tomo: um ncleo central composto por prtons (cargas eltricas positivas) e nutrons (sem carga); volta deste ncleo, como se fossem satlites, giram os eltrons (cargas negativas), partculas que realizam milhes de rotaes por segundo. As trajetrias desses eltrons se organizam em camadas sucessivas chamadas rbitas eletrnicas. Estas camadas so denominadas pelas letras K, L, M, N, O, P e Q, cada uma delas mais afastada do ncleo, contendo no mximo 2, 8, 18, 32, 18, 18 e 8 eltrons respectivamente. Entretanto, para a camada mais externa, o nmero mximo ser sempre 8 (oito). Os prtons do ncleo e os eltrons das rbitas se atraem entre si. A esta fora de atrao recproca chamamos de fora eltrica. a fora eltrica que mantm os eltrons girando volta dos prtons do ncleo. Os eltrons, entretanto, repelem outros eltrons e os prtons repelem outros prtons. Os eltrons mais prximos do ncleo tm maior dificuldade de se desprenderem de suas rbitas, devido atrao exercida pelo ncleo; assim os chamamos de eltrons presos. Os eltrons mais distantes do ncleo (ltima camada) tm maior facilidade de se desprenderem de suas rbitas porque a atrao exercida pelo ncleo pequena; assim recebem o nome de eltrons livres.

Prtons e nutrons tm massas aproximadamente iguais; j a massa de um eltron 1837 vezes menor que a de um prton. O nmero de prtons, dentro do ncleo de qualquer tomo especfico, determina o nmero atmico daquele tomo. 6

O elemento mais simples o hidrognio. Seu tomo tem um nico eltron em rbita ao redor do ncleo, com um nico prton (nmero atmico = 1). Um dos mais complexos elementos o urnio, que tem 92 eltrons em rbita ao redor de um ncleo e com 92 prtons (nmero atmico = 92).

CONCEITOS BSICOS DA ELETRICIDADE Eletricidade Esttica No incio dos descobrimentos da eletricidade, pouco se conhecia sobre sua natureza e seu comportamento. Assim, muitos dos estudos realizados nos primeiros tempos envolviam os corpos que acumulavam cargas eltricas, ou seja, os corpos carregados eletricamente. Como essas cargas no se moviam nos corpos, a no ser em determinados instantes, quando eram descarregados ou carregados, a eletrosttica teve uma grande importncia naqueles dias. Com o tempo, os fenmenos relacionados com as cargas em movimento (dinmicos) passaram a ser muito mais importantes e com isso a ateno maior passou a estar voltada para a eletrodinmica.

Nos nossos dias a eletrosttica voltou a ter uma grande importncia, pois existem muitos componentes, dispositivos e aplicaes que se baseiam em seus fenmenos ou so muito influenciados por eles. A descarga eletrosttica, conhecida na sigla em ingls como evento ESD, causada por contato direto ou induzida por um campo eletrosttico, pode danificar ou reduzir significativamente a vida til de componentes eletrnicos sensveis, exigindo, portanto procedimentos e equipamentos especficos ao serem manuseados, como veremos no decorrer deste curso de reaparo de circuitos eletrnicos. Eletrizao A tendncia natural dos corpos manter um estado de neutralidade, ou seja, igual nmero de cargas positivas e negativas. Estas cargas se cancelam e, com isso nenhum fenmeno de natureza eltrica possa se manifestar. Isso significa que, em condies normais, os tomos de um corpo tem o mesmo nmero de prtons (+) e de eltrons (-). Abaixo representamos um corpo neutro.

Na prtica, entretanto, nem sempre os corpos esto neutros. Isso significa que os tomos de um corpo podem tanto perder com ganhar eltrons, quando ento ficam carregados ou eletrizados. Quando um corpo tem excesso de eltrons (mais eltrons do que prtons), dizemos que ele est carregado ou eletrizado negativamente. Quando um corpo tem falta de eltrons (menos eltrons do que prtons), dizemos que ele est carregado positivamente. Abaixo mostramos os dois casos.

Processos de Eletrizao Basicamente podemos retirar ou colocar eltrons nos corpos, ou eletriz-los de trs formas ou segundo trs processos.

Atrito: quando esfregamos um corpo noutro, eltrons de um passam para o outro. Um fica com falta de eltrons (positivo) e o outro negativo (excesso de eltrons). Isso ocorre quando atritamos um pente na roupa e ele eletriza (+), passando a atrair pedacinhos de papel. b) Contato: quando encostamos um corpo carregado em outro que no est carregado e, com isso ele cede parte de suas cargas. c) Induo: quando a aproximao de um corpo carregado de outro neutro, faz com que cargas se movimentem no seu interior, fazendo com que uma parte fique carregada e outra no. Abaixo mostramos os trs processos.

Conforme observado na sequncia mostrada pelas figuras acima, podemos concluir que: Eltrons podem ser levados a abandonar seus tomos em muitos materiais; Uma energia advinda, por exemplo, de frico necessria para causar a fuga dos eltrons de seus respectivos tomos, que compem estes materiais; Cargas de mesmo sinal se repelem e cargas de sinal contrrio se atraem. Obs.: Ligao com a Terra: "Ao se interligar um corpo eletrizado a Terra, ele se descarrega. Embora seja possvel produzir mquinas alimentadas por alta tenso e baixa corrente, caracterstica da eletricidade esttica, isto no economicamente vivel. As poucas aplicaes prticas da eletricidade 9

esttica incluem a impresso xerogrfica, o filtro de ar eletrosttico, e o gerador de alta tenso Van de Graaff. MATERIAIS CONDUTORES E ISOLANTES Cada elemento tem sua prpria estrutura atmica, porm cada tomo de um mesmo elemento tem igual nmero de prtons e eltrons.

O elemento cobre muito empregado em materiais eltricos, porque um bom condutor de eletricidade. Essa concluso pode ser facilmente verificada observando-se a figura acima. O tomo de cobre contm 29 prtons e 29 eltrons. Os eltrons esto distribudos em quatro camadas ou anis. Deve-se notar, porm, que existe apenas um eltron na ltima camada (anel exterior). Esse o segredo de um bom condutor de eletricidade. Materiais cujos tomos tm menos de quatro eltrons em seus respectivos anis exteriores so geralmente denominados condutores, tais como os metais em geral. Elementos cujos tomos tm mais de quatro eltrons em seus respectivos anis exteriores so denominados isolantes, tais como a borracha, o vidro, madeira etc.

Materiais Semicondutores Semicondutores so materiais que se encontram entre os condutores e os isolantes eltricos. Possuem quatro eltrons em sua ltima camada e, formam as substncias cristalinas. Os mais conhecidos so os cristais de silcio e germnio, usados na fabricao dos componentes eletrnicos. O silcio, no entanto, por suas caractersticas mais adequadas largamente empregado em dispositivos tais como diodos, transistores e circuitos integrados (CIs ou Chips).

10

Movimento de Cargas Eltricas Os eltrons livres que se deslocam de um tomo para outro nos materiais condutores, constituem um movimento de cargas eltricas. No entanto, esse movimento desordenado ou catico, devido nada mais que a influencia da temperatura ambiente, no existindo, porem, corrente eltrica no condutor. Esta relativa mobilidade de eltrons dentro de um material, conhecida como condutividade.

Deslocamento desordenado

Corrente Eltrica
O que aconteceria, no entanto, se um pedao de fio condutor de cobre fosse submetido a uma carga positiva em um extremo e, a uma carga negativa no outro, isto , a uma diferena de potencial? O fio de cobre contm bilhes de tomos com eltrons livres. Um desses eltrons prximo ao plo positivo seria atrado por essa carga e abandonaria seu tomo. Esse tomo se tornaria carregado positivamente e atrairia um eltron do prximo, que se carregaria positivamente e, assim sucessivamente por toda a extenso do condutor. O resultado integrado uma movimentao (fluxo) de eltrons atravs do condutor entre o plo negativo (-) e o plo positivo (+). Considerando-se que nos terminais do material abaixo temos de lado um plo positivo e de outro um plo negativo, o movimento dos eltrons toma um determinado sentido, da seguinte maneira: Os eltrons (-) so atrados pelo plo positivo e repelidos pelo negativo. 11

Deslocamento ordenado Assim, os eltrons livres passam a ter um movimento ordenado, sobreposto ao movimento desordenado (todos para a mesma direo). A este movimento ordenado de eltrons damos o nome de corrente eltrica. Para ser mais preciso isto poderia ser chamado de eletricidade dinmica, em contraste com eletricidade esttica. Esse fluxo ou corrente de eltrons continuar, enquanto as cargas, positiva e negativa, forem mantidas nos extremos do fio. Isto o fenmeno da eletricidade atuando, donde se conclui que: A CORRENTE ELTRICA O FLUXO DE ELTRONS ATUANDO DE FORMA ORDENADA EM UM CONDUTOR. O Sentido da Corrente Eltrica Pelo at aqui exposto, verificamos que o verdadeiro sentido da corrente eltrica em um condutor o sentido do movimento dos eltrons, sendo assim chamado Sentido Eletrnico.

Neste circuito, o sentido da corrente mostrada o eletrnico, tendo em vista que a fonte de energia empurra eltrons, partindo do plo negativo em direo ao plo positivo, atravs do fio condutor e do filamento da lmpada, que estar acesa enquanto o circuito permanecer fechado e a fonte for capaz de sustentar esse fluxo de eltrons. No entanto, na analise de circuitos, adotamos at hoje, o sentido inverso ao eletrnico, tendo em vista que a estrutura do tomo ainda no era conhecida poca do descobrimento da eletricidade, sendo este sentido inverso chamado de Sentido Convencional. As setas colocadas nos diagramas sempre indicaro o sentido convencional. Porm, voc deve ficar atento 12

que esse s seria o sentido correto se o fluxo ordenado (corrente) fosse constitudo por partculas com carga positiva e no pelos eltrons, partculas negativas. Intensidade da Corrente Eltrica (I) Entende-se por intensidade de corrente eltrica (I) a quantidade de eltrons que fluem atravs de um condutor durante certo intervalo de tempo. Para se ter uma idia exata da intensidade de uma corrente eltrica, tornou-se necessrio estabelecer uma unidade padro. Falar em eltrons que passam por segundo num condutor impraticvel, pois como sabemos os nmeros envolvidos seriam enormes. A fim de se eliminar esse inconveniente, fez-se uso de uma unidade de carga eltrica, o Coulomb, que corresponde quantidade de 6,28 x 1018 eltrons. Assim, a intensidade da corrente eltrica a quantidade de Coulomb que passa por segundo em um condutor, recebendo o nome de AMPER, em homenagem a Andre Marie Ampre. Assim, temos: 1 Amper = 1 Coulomb por segundo. Unidade de Medida da Intensidade da Corrente Eltrica (A) A unidade padro de corrente eltrica o Amper, representado pela letra maiscula A. Exemplo: I = 3 ampres I =3A

Mltiplos e submltiplos

Para correntes inferiores utilizamos o miliamper (mA)e, para correntes superiores o kiloamper (kA). a) I = 2 mA = 0,002 A; Lembrar que de unidade menor para unidade maior, divide-se por mil. I = 2 mA =

21000

A = 0,002 A

b) I = 0,1 A = 100 mA; Lembrar que, de unidade maior para unidade menor, multiplica-se por mil. I = 0,1 A = 0,1 x 1000 mA = 100 mA O aparelho utilizado para medir a intensidade de corrente eltrica (I) o AMPERMETRO. ATENO: O ampermetro deve ser ligado em srie com o circuito a ser medido. 13

Tipos de Corrente Eltrica Corrente contnua (DC) aquela cujo sentido se mantm constante. Ex: corrente de uma pilha, bateria de carro, etc.

Corrente alternada (AC) aquela cujo sentido varia alternadamente. Ex: corrente de usinas hidreltricas, usadas nas casas.

Pode-se observar que a corrente contnua se mantm constante em relao ao tempo, enquanto que a corrente alternada varivel tanto na polaridade (+ e -) quanto na intensidade (valores medidos). Tenso Eltrica (V ) Para que haja corrente eltrica em um condutor necessrio que haja uma fora ou presso eltrica entre seus terminais. Os eltrons so empurrados por esta fora (fora eletromotriz), do polo negativo para o polo positivo, causando um desequilbrio eltrico entre os mesmos. So as fontes de energia, tais como pilhas, baterias e geradores que produzem a fora eletromotriz (f.e.m), capaz de manter constante um desequilbrio eltrico entre seus terminais. Este desequilbrio eltrico uma grandeza, chamada diferena de potencial (ddp) e seu smbolo grfico, representado pelas letras U, V, v. 14

A unidade padro de diferena de potencial o Volt, representado pela letra maiscula V. Ex: V = 12 volts V =

12 V

A diferena de potencial (ddp) pode ainda ser chamada de: Voltagem por ser medida em volts Tenso por ser a presso eltrica TENSO ELTRICA A FORA CAPAZ DE MOVIMENTAR ELTRONS ORDENADAMENTE NUM CONDUTOR, ENTRE DOIS PONTOS.

Podemos observar no grfico acima, que a tenso contnua se mantm constante em relao ao tempo

15

A tenso alternada varivel em relao ao tempo, tanto na polaridade quanto na sua intensidade.

Unidade de Medida da Tenso Tltrica (V) A unidade de medida padro da tenso eltrica o VOLT representado pela letra maiscula V Ex: V = 127 volts V = 127 V

Mltiplos e submltiplos

Para tenses inferiores utilizamos o milivolt (mV) e para tenses superiores o Kilovolt (kV). a) 13,8 kilovolt = 13,8 x 1000 V = 13.800 V (maior para menor multiplica-se por mil) b) 100 mV =

1001000

V = 0,1 V (menor para maior divide-se por mil)

O aparelho utilizado para medir a tenso eltrica (V) chama-se VOLTMETRO. ATENO: O voltmetro deve ser ligado em paralelo com o circuito a ser medido. 16

Atividade 01: Responda 1. Por que alguns eltrons recebem a denominao de eltrons livres? 2. Diga, com suas palavras, o que uma corrente eltrica. 3. Qual o verdadeiro sentido da corrente eltrica num condutor? 4. Em que situaes temos atrao entre duas cargas eltricas? E em que condies elas se repelem? 5. Defina o que eletricidade esttica e como evit-la. 6. Qual a diferena entre corrente contnua (CC) e corrente alternada (CA) 7. O que necessrio para ser estabelecida uma corrente eltrica num material condutor? 8. Qual a unidade de medida da corrente eltrica e seu smbolo? 9. Qual a unidade de medida da tenso eltrica e seu smbolo? 10. Como deve ser ligado o ampermetro e o voltmetro num circuito eltrico? Fontes de Corrente Contnua (DC) As fontes mais utilizadas para fornecimento de tenses e correntes contnuas so as pilhas e baterias. Em 1800, aps alguns anos de constante experimentao, Alessandro Volta descobriu que empilhando alternadamente discos de metais diferentes, como prata e zinco, prata e cobre, ou cobre e chumbo e, entremeando estes discos metlicos com discos de flanela embebidos em gua e sal ou em vinagre, a pilha de discos produzia eletricidade.

17

Sempre que metais diferentes forem colocados

em contato atravs de um lquido salgado ou cido, ocorrer um fluxo de eltrons de um metal para outro.

A pilha de Volta A pilha seca atual Essa descoberta levou produo de uma grande variedade de pilhas midas. O cido do vinagre produz reaes qumicas nos metais. Devido a essas reaes, o zinco fica com excesso de eltrons em relao ao cobre, ocorrendo uma diferena de potencial (ddp) entre eles. Como essas reaes de retirada e adio de eltrons no cessam, o zinco vai acumulando progressivamente mais eltrons e no pode do-los ao cobre, a no ser que se faa um contato entre eles. Se esse contato for feito por meio de um condutor metlico, os eltrons excedentes do zinco fluiro para o cobre. Em outras palavras, a pilha bombeia corrente eltrica pelo condutor (filamento da lmpada).

As pilhas midas de Alessandro Volta, difceis de transportar, foram hoje substitudas pelas pilhas secas, conhecidas como pilhas comuns. Nestas, um basto de carvo imerso em camadas pastosas de dixido de mangans e cloreto de amnia, formando o eletrlito. O conjunto lacrado numa carcaa de zinco. H uma lenta reao qumica, que produz uma diferena de potencial. Quando colocamos em contato o carvo (plo positivo) e o zinco (plo negativo), atravs de uma carga, a corrente flui como na pilha de Volta, isto , uma fonte de corrente contnua. Durante este processo, o plo negativo vai sendo consumido em funo da reao qumica, que retira eltrons do mesmo. Uma vez esgotados os reagentes dessa 18

reao, as pilhas "acabam" e no podem ser recarregadas. Estas pilhas so chamadas de pilhas primrias, porque so descartveis. As pilhas alcalinas so mais durveis que as pilhas de carvo e zinco (comuns), embora sejam tambm descartveis (no devem ser jogadas em qualquer lugar e sim em locais adequados). A capacidade de uma pilha ou bateria expressa em amper-hora, que corresponde descarga de um amper, durante uma hora. O tamanho fsico destas pilhas determina a sua durabilidade, sendo as mesmas classificadas em AAA (palito); AA (pequena); C (mdia); D (grande). Pilhas e baterias comuns ou alcalinas so fabricadas com tenses de 1,5V e 9V.

Pilhas comuns

Pilhas e baterias

alcalinas As pilhas recarregveis, ou secundrias so feitas de nquel-cdmio (Nicad ou NiCd), de nquel metal-hidreto (NiMH) ou on de ltio (LiIon). Estas ltimas, de altssima capacidade de fornecimento de energia so as mais usadas em celulares,

19

cmeras

digitais

etc,

no

possuem

efeito

memria.

Bateria de Metal-Hidreto

Bateria de Nquel-Cdmio

Bateria de Ltio

Pilhas e baterias recarregveis, como as vistas acima possuem longa durabilidade e tambm tenses diversas, de acordo com sua composio. As baterias de chumbo-cido, usadas em automvel ou ainda as de gel, tambm so recarregveis e, possuem vida til muito mais prolongada devido a sua alta capacidade em amper-hora. Baterias alcalinas em geral, no podem ser manuseadas ou guardadas junto com baterias cidas, por serem quimicamente incompatveis, isto uma destri a outra. Abaixo, temos dois modelos dessas baterias, totalmente a prova de vazamentos lquidos.

Bateria de Chumbo

Bateria de Gel

20

Smbolo representativo de pilhas ou baterias

Atividade 02: Responda 1. Por que as pilhas primrias so descartveis? 2. O que vem a ser uma bateria eltrica? 3. Qual a diferena entre a corrente eltrica gerada por uma pilha e a gerada pela usina hidreltrica? 4. Qual a diferena entre tenso contnua e tenso alternada? 5. O que significa ddp ?

Resistncia Eltrica (R) Resistncia eltrica a oposio que os materiais oferecem passagem da corrente eltrica. De um modo geral, os diversos materiais variam em termos de comportamento eltrico, de acordo com sua estrutura atmica. Como sabemos, uns apresentam-se como condutores e outros como isolantes. Nos circuitos eltricos, a resistncia representada pela letra R e seu smbolo como visto abaixo:

21

Unidade de medida de resistncia eltrica (R) A unidade de medida de resistncia eltrica o OHM, simbolizado pela letra grega mega (). Exemplo: R = 320 ohms R = 320 Mltiplos e submltiplos

Mega-ohm = M;

kilo- ohm = K;

mili- ohm = m;

micro- ohm= u

Exs: a) 5 K = 5 x 1.000 = 5.000 b) 5 K = 51000 M = 0,005 M O aparelho utilizado para medir resistncia eltrica chama-se OHMMETRO. ATENO: O ohmmetro deve ser ligado aos terminais do material de que se deseja saber sua resistncia eltrica, quando este no estiver conectado a um circuito eltrico ou a outro material qualquer. Caractersticas da Resistncia Eltrica Material de fabricao: Existem materiais que so bons condutores, como, por exemplo, o cobre, a prata e o alumnio, usados em instalaes eltricas. Da mesma forma, h outros menos condutores, como nquel-cromo e o tungstnio, usados em equipamentos de aquecimento eltrico e filamentos de lmpadas incandescentes. Comprimento: Quanto maior for o comprimento (tamanho) do condutor, maior ser a sua resistncia eltrica. Por exemplo, para levar energia eltrica a uma distncia mais longa, teremos uma resistncia 22

eltrica maior e, consequentemente uma perda de energia maior, pois a dificuldade que os eltrons tero para percorrer esse caminho ser maior. Seo transversal: A parte interna do condutor, geralmente de cobre, a parte condutora. A seo transversal a rea de cobre (grossura) do condutor, tambm chamada de bitola. Quanto menor for a seo transversal do material ou a rea desse condutor, maior ser a resistncia eltrica. Ao contrrio, quanto maior for a seo transversal, menor ser a sua resistncia eltrica. Temperatura do material: Quanto maior for a temperatura do material, maior ser a sua resistncia eltrica (a temperatura do condutor pode variar por vrios motivos, como passagem de corrente eltrica e/ou de acordo com a temperatura ambiente) Resistividade Eltrica dos Materiais () O fluxo de eltrons atravs de um material sofre uma resistncia especifica em funo do tipo desse material. Um condutor, por exemplo, ter uma resistncia que varia em funo da constituio de seu material, do seu comprimento, de sua seo transversal e, da temperatura de seu corpo. O valor da resistividade de um material () obtido por verificao experimental da sua resistncia eltrica (R), utilizando-se 1 (um) metro de seu comprimento (l = 1m), com seo transversal de 1 (um) milmetro quadrado (S = 1mm2), numa determinada temperatura. Assim, a resistncia eltrica de um dado material pode ser calculada por: R= ohm;

x lS

Sendo: R

.mm2/m;

l m;

S mm2;

Tabela de Resistividade dos Principais Materiais Resistividade ( mm2 / m) a 200 C Prata 0,016 Cobre 0,0173 Zinco 0,0615 Alumnio 0,0278 Ferro doce 0,1221 Estanho 0,1195 Grafite 0,60

A resistividade muito til para o clculo das perdas nos fios condutores de eletricidade. Exs: 1- Calcule a resistncia eltrica de um fio de alumnio, com 200 m de comprimento e 5mm2 de seo. R=

0,0278 x 2005 0,016 x 2005

= 1,112

R = 1,112 Ohms

2- Calcule a resistncia eltrica de um fio de prata das mesmas caractersticas do exemplo anterior. R= = 0,64 R = 0,640 Ohms (Prata menor resistncia)

3- Calcule a resistncia eltrica de um fio de cobre das mesmas caractersticas fsicas anteriores. 23

R=

0,0173 x 2005

= 0,692

R = 0,692 Ohms

ESTUDO DOS RESISTORES Os resistores so componentes eltricos fabricados com materiais de alta resistividade com a finalidade de oferecer maior resistncia passagem de corrente eltrica nos circuitos. O valor de sua resistncia pode variar de menos de um ohm at milhes de ohms, independentemente de seu tamanho. Geralmente os resistores de menor tamanho so os de maior valor hmico. Durante a construo, uma pelcula fina de carbono (filme) depositada sobre um pequeno tubo de cermica. O filme resistivo enrolado em hlice por fora do tubinho (tudo com mquina automtica) at que a resistncia entre os dois extremos fique to prxima quanto possvel do valor que se deseja. So acrescentados terminais (um em forma de tampa e outro em forma de fio) em cada extremo e, a seguir, o resistor recoberto com uma camada isolante. A etapa final pintar (tudo automaticamente) faixas coloridas transversais para indicar o valor da resistncia.

A ilustrao acima mostra detalhes construtivos de um resistor de filme de carbono (carvo): Resistores usados em equipamentos eletrnicos A maioria dos circuitos eletrnicos requer a presena de resistores, como limitadores de corrente, para seu correto funcionamento. Assim sendo, preciso saber alguns detalhes sobre diferentes tipos e como fazer uma boa escolha dos valores disponveis no mercado (valores comerciais), para uma particular aplicao. Resistores de filme de carbono (popularmente, resistores de carvo) so baratos, facilmente disponveis e podem ser obtidos com valores de 10% ou 5% dos valores neles marcados (ditos valores nominais).

Resistores de filme de metal ou de xido de metal so feitos de maneira similar aos de carbono, mas apresentam maior acuidade em seus valores. Podem ser obtidos com tolerncias de 2% ou 1% do valor nominal. 24

H algumas diferenas nos desempenhos de cada um desses tipos de resistores, mas nada to marcante que afete o uso deles em circuitos simples. Resistores de fio so feitos enrolando fios finos, de ligas especiais, sobre uma barra cermica. Eles podem ser confeccionados com extrema preciso ao ponto de serem recomendados para circuitos de multmetros, osciloscpios e outros aparelhos de medio e, tambm para fontes de alimentao. Para saber o valor de um resistor sem ter de medir, existe um cdigo de cores que nos ajuda a obter com facilidade este valor.

CR Prata Ouro Preto Marrom Vermelho Laranja Amarelo Verde Azul Violeta Cinza Branco Sem cor

CDIGO DE CORES PARA RESISTORES COM 4 FAIXAS: 1 FAIXA 2 FAIXA 3 FAIXA 4 FAIXA 1 algarismo 2 algarismo Multiplicador Tolerncia 0,01= 10-2 +/- 10 % -1 0,1= 10 +/- 5 % 0 0 1= 100 1 1 1 10=10 +/- 1 % 2 2 100=102 +/- 2 % 3 3 3 1.000=10 4 4 10.000=104 5 5 100.000=105 6 6 1.000.000=106 7 7 8 8 9 9 +/- 20 %

A primeira faixa em um resistor interpretada como o primeiro dgito do valor de sua resistncia. Para o resistor mostrado acima, a primeira faixa amarela, assim o primeiro dgito 4. A segunda faixa d o segundo dgito. Essa uma faixa violeta, ento o segundo dgito 7. A terceira faixa chamada de multiplicador e no interpretada do mesmo modo. O nmero associado cor do multiplicador nos informa quantos "zeros" devem ser colocados aps os dgitos que j temos. Devemos observar que o numero de zeros significa multiplicar os dois dgitos anteriores, pela potencia de base10 cujo expoente, corresponde cor desta terceira faixa. Aqui, uma faixa vermelha nos diz que devemos acrescentar 2 zeros, isto , devemos multiplicar por 102 (100). 25

O valor hmico desse resistor ento 4 7 x 102 = 47 x 100 ohms, quer dizer, 4 700 ou 4,7 k . A quarta faixa, um pouco mais afastada das outras trs, a faixa de tolerncia. Ela nos informa a preciso do valor real da resistncia em relao ao valor lido pelo cdigo de cores. Isto expresso em termos de porcentagem. A ausncia da quarta faixa indicaria uma tolerncia de 20%. A maioria dos resistores obtidos nas lojas apresenta uma faixa de cor prata, indicando que o valor real da resistncia est dentro da tolerncia de 10% do valor nominal. Nosso resistor apresenta uma quarta faixa de cor ouro. Isso significa que o valor nominal que encontramos 4 700 tem uma tolerncia de 5% para mais ou para menos. Ora, 5% de 4 700 so 235 ento, o valor real de nosso resistor pode ser qualquer um dentro da seguinte faixa de valores: 4 700 235 = 4 465 e, 4 700 + 235 = 4 935 . Quando voc for ler o valor hmico de resistor, procure a faixa de tolerncia, normalmente prata ou ouro e, segure o resistor com essa faixa mantida do lado direito. Valores de resistncias podem ser lidos rapidamente e com preciso, isso no difcil, mas requer prtica! AINDA SOBRE O CDIGO DE CORES O cdigo de cores como explicado acima permite interpretar valores acima de 100 ohms. Com o devido cuidado, ele pode se estendido para valores menores. Quais sero as cores para um resistor de valor nominal 12 ohms? R: marrom, vermelho e preto. A cor preta para a faixa do multiplicador indica que nenhum zero deve ser acrescentado aos dois dgitos j obtidos, uma vez que estamos multiplicando-os por 1, isto por 100 (1). Quais sero as cores para 47 ohms? R: amarelo, violeta e preto. (47 x 100 = 47 x 1 = 47 ohms) Usando esse mtodo, para indicar valores entre 10 ohms e 100 ohms, significa que todos os valores de resistor requerem o mesmo nmero de faixas. Para resistores com valores hmicos nominais entre 1 ohm e 10 ohms, a cor do multiplicador mudada para ouro. Por exemplo, as cores marrom, preto, ouro, marrom indicam um resistor de resistncia 1 ohm 1% . Outro exemplo, as cores vermelho, vermelho, ouro, ouro indicam uma resistncia de 2,2 5%. Nota: Nessa codificao vale o seguinte mtodo operacional: a cor ouro divide por 10 (ou multiplica por 10-1 o valor indicado pelas duas cores anteriores, pois 10-1 = 0,1) e a cor prata divide por 100 (ou multiplica por 10-2 = 0,01). Assim, um resistor com as cores vermelho, vermelho, prata, marrom indica resistncia de 0,22 ohms 1% e um resistor com as cores marrom, vermelho, ouro, vermelho indica uma resistncia de 1,2 ohms 2% . Observe que, nesses casos, a terceira faixa (ouro ou prata) no representa nem dgito caracterstico e nem tolerncia e sim um divisor. Resistores de filme de metal, fabricados com 1% ou 2% de tolerncia, usam frequentemente um cdigo com 5 faixas (sendo 4 faixas coloridas para os dgitos e 1 faixa para a tolerncia) Assim, um resistor de 1k , 1% ter as seguintes faixas: marrom, 1 preto, 0 preto, 0 marrom, (x101) = 1 zero marrom 1%

J, um resistor de 56k , 2% ter as seguintes faixas: 26

verde, 5

azul, 6

preto, 0

vermelho (10 ) = 2 zeros


2

vermelho 2%

A fim de evitar dvidas ao identificar de que lado se inicia a leitura dessa cores, a primeira faixa (primeiro dgito) costuma vir pintada com largura menor que as demais, isto , mais fininha. Resistores SMD H tambm resistores muito pequenos onde a utilizao de cores pintadas em seu corpo se torna impraticvel. o caso de micro resistores, montados diretamente sobre a superfcie da placa de circuito impresso, chamados resistores SMD (Surface Mounted Device) . Neste caso, usam-se nmeros e letras, micro gravadas nos

componentes, como nos exemplos a seguir. Possuem um cdigo de 3 ou 4 dgitos na sua configurao mais comum, conforme mostrado abaixo: 334 = 330 K ; 6R2 = 6,2 ; 0R1 = 0,1 ; R 22 = 0,22 ; 122 =1200 ; 1764 = 1,76M

provvel que voc utilize resistores de valores pequenos, assim como resistores de filme de metal de alta preciso, em muitas ocasies e por isso til saber todos esses detalhes. A maioria dos circuitos eletrnicos, porm, poder ser montada com resistores de carvo (filme de carbono) e, portanto, o mais usado ser o cdigo de quatro cores (dois dgitos + multiplicador + tolerncia). Esse voc tem que dominar, com certeza! Atividade 03: Faa a leitura dos seguintes resistores 1) verde, azul, amarelo, ouro 2) amarelo, violeta, marrom, prata 3)laranja, branco, preto, vermelho 4) laranja, laranja, ouro, marrom 5) azul, cinza, verde, marrom, marrom -

27

Atividade 04: Escreva as cores para os seguintes resistores (tabela para quatro faixas): a) 22 k 5% b) 6,9 M 10% c) 120 2% d) 3,3 k 1% e) 10 1% VALORES COMERCIAIS DE RESISTORES (padres E12 e E24) Se voc j tem alguma experincia na montagem de circuitos, ter notado que os resistores tm comumente valores como 2,2 (, k ou M), 3,3 (, k ou M) ou 4,7 (, k ou M) etc e, no se encontra no mercado valores igualmente espaados tais como 2, 3, 4, 5 etc. Os fabricantes no produzem resistores com esses valores hmicos nominais. Por que ser? A resposta, pelo menos em parte tem algo a ver com a preciso expressa pelas porcentagens. Na tabela abaixo indicamos os valores encontrados nos denominados padres E12 e E24, um para aqueles com tolerncia de 10% e outro para a tolerncia de 5%:

Os resistores so fabricados com resistncias nominais de valores mltiplos desses vistos nas tabelas acima, por exemplo, 1,2 12 120 1200 etc. Considere os valores adjacentes 100 e 120 do padro E12; 100 mltiplo de 10 e 120 mltiplo de 12. Ora, como esse padro para tolerncia de 10%, teremos: 10% de 100 = 10 e 10% de 120 = 12 . Assim sendo, os resistores marcados como 100 podero ter qualquer valor entre 90 e 110 e os marcados como 120 podero ter qualquer valor entre 108 e 132 . Essas duas faixas de alcances se sobrepem, mas s ligeiramente; s 2 , entre 108 e 110 . Nominal = 100 90 110 Nominal = 120 108 132 Vamos repetir o raciocnio para valores do extremo da tabela, digamos 680 e 820 . O marcado como 680 poder ter resistncia real de at 680 + 68 = 748 , enquanto que aquele marcado como 820 poder ter resistncia to baixa quanto 820 - 82 = 738 . 28

Novamente h superposio, porm, de valor bastante pequeno, s 10 ; os padres E12 e E24 so projetados para cobrir todos os valores de resistncia, com o mnimo de sobreposio entre eles. Isso significa que, quando voc for substituir um resistor danificado por outro com um valor nominal mais alto, sua resistncia real, quase certamente, tambm ter valor maior. Do ponto de vista prtico, tudo isso serviu para mostrar a voc que os resistores de filme de carbono so disponveis em mltiplos dos valores indicados nos padres E12 e E24. Que valor do padro E12 est mais prximo a 5 030 ? Resposta: 4700

OUTROS TIPOS DE RESISTORES 1 Potencimetros: So resistores variveis, ajustados pelo usurio atravs de um controle externo. a) Podem ser circulares e com eixo, muito usados em controle de volume de rdios, televiso, etc.

b) Podem ser retos e com um boto deslizante, usados no controle

de volume em alguns modelos de televisores e no controle de equalizao de som em vrios modelos de aparelhos de som. So usados tambm em controles de brilho de lmpadas e de velocidade de motores em aparelhos eletrodomsticos, atuando neste caso diretamente sobre o ponto de operao de um SCR ou TRIAC, sendo estes ltimos os responsveis pelo controle da potencia do aparelho.

29

c) Podem ser multivolta, que variam sua resistncia bem devagar

ao girarmos o seu eixo.

2 Trimpot: So resistores variveis, ajustados pelos tcnicos, atravs de uma chave de calibrao. Usados para calibrao de circuitos eletrnicos, durante a montagem ou manuteno.

3 Reostatos: so resistores varveis semelhantes aos potencimetros, porem fabricados com fios de nquel-cromo, para controle de altas potncias, como no caso de fontes de alimentao. 4 Fusistor (resistor-fusvel): so resistores que funcionam como fusveis, interrompendo a corrente e sendo destrudos, quando sua potncia mxima de dissipao excedida. Geralmente trazem em seu corpo informaes sobre a corrente e a temperatura limites. 5 Varistor (ou VDR-resistor dependente de tenso): so resistores que variam sua resistncia em funo da tenso aplicada. So usados como protetores de sobre-tenso em circuitos supressores de surge, na entrada de fontes de alimentao de eletroeletrnicos. 30

6 Termistores: so resistores que variam sua resistncia de acordo com a temperatura. So encontrados em srie com bobinas de motores de eletrodomsticos e bobinas desmagnetizadoras, alem de detectores de temperatura e instrumentos de medidas. Existem dois tipos: os de coeficiente positivo (PTC termistor), sua resistncia aumenta com o aumento da temperatura; os de coeficiente negativo (NTC termistor), sua resistncia diminui com o aumento da temperatura.

Termistor PTC Termistor NTC 7 LDR (resistor dependente de luz): so resistores que variam sua resistncia com a intensidade da luz. Usados em sensores de claridade, como os encontrados em iluminao pblica.

31

CIRCUITO ELTRICO E SEU DIAGRAMA Em geral, um circuito eltrico constitudo por um conjunto de componentes, ligados uns aos outros e conectados aos plos de uma fonte geradora, formando um caminho fechado e contnuo. No circuito eltrico importante determinar a funo de cada componente, para que se possa entender o seu funcionamento. Isto se faz atravs de uma anlise de seu diagrama eltrico. O diagrama eltrico uma representao grfica, que mostra a parte interna de um equipamento eletroeletrnico. Por meio de smbolos ele informa quais so os componentes que fazem parte desse equipamento e, como esto ligados. Abaixo, temos a representao fsica de um circuito eltrico simples, e ao lado sua representao simblica (diagrama eltrico).

Partes de um circuito eltrico e sua representao grfica. 1 Fonte geradora ou fonte de alimentao: o componente onde a energia eltrica gerada. Os geradores de energia podem ser: a) Qumicos: aqueles que transformam energia qumica em energia

eltrica. Ex: pilha e bateria. 32

b) Mecnicos: aqueles que transformam energia mecnica em eltrica. automvel, geradores de usinas eltricas.

Ex: dnamo de motor de

2 Receptores, consumidores ou cargas so os componentes que utilizam a corrente eltrica para produzir luz, fora, som, calor. Ex: lmpada, motor, chuveiro eltrico, etc. a) O principal receptor o motor eltrico, que transforma energia eltrica em mecnica.

b) Resistor eltrico 33

um dispositivo que transforma toda a energia eltrica consumida integralmente em calor. Como exemplo, podemos citar os aquecedores, o ferro eltrico, o chuveiro eltrico, a lmpada comum etc.

3 Chave ou interruptor o componente que abre ou fecha o circuito eltrico, deixando ou no passar a corrente eltrica: comutador, interruptor, etc.

4 Condutores so os componentes que conduzem a corrente eltrica da fonte geradora para os receptores ou cargas: fios, cabos, rabichos etc.

5 Dispositivos de segurana - So dispositivos que, ao serem atravessados por uma corrente de intensidade maior que a prevista, interrompem a passagem da corrente eltrica, preservando da destruio os demais elementos do circuito. Os mais comuns so os fusveis e os disjuntores.

34

6 Dispositivos de controle - So utilizados nos circuitos eltricos para medir a intensidade da corrente eltrica e da tenso (ddp) existente entre dois pontos, ou, simplesmente, para detect-las. Os mais comuns so o ampermetro e o voltmetro. a) Ampermetro: aparelho que serve para medir a intensidade da corrente eltrica. O ampermetro deve ser ligado em srie com o circuito, conforme figura abaixo:

b) Voltmetro: aparelho utilizado para medir a diferena de potencial entre dois pontos de um circuito eltrico. O voltmetro deve ser instalado em paralelo com o circuito a ser monitorado.

LEI DE OHM Para entendermos o funcionamento de um circuito eltrico e como os seus componentes se comportam no equipamento do qual fazem parte, precisamos conhecer uma lei que permite realizar clculos simples, que iro determinar como cada grandeza eltrica presente se inter-relaciona. O cientista alemo George Simon Ohm realizou vrias experincias, medindo estas grandezas. Verificou ento que, para todos os casos, a relao entre a tenso, a corrente e a resistncia obedecem a uma equao matemtica sempre constante. Este resultado ficou conhecido como Lei de Ohm. 35

A lei OHM determina a seguinte relao: A corrente eltrica em qualquer circuito diretamente proporcional tenso aplicada e inversamente proporcional resistncia do circuito. I = VR Assim temos as seguintes relaes: R = VI V= RxI Se, num circuito de resistncia R = 1 ohm, existir uma diferena de potencial ou tenso V = 5 Volt, a corrente ser I = 5 amper. Observe que a resistncia considerada uma grandeza linear, para a maioria dos clculos eltricos, sabendo-se na verdade que seu valor pode variar com a temperatura.

Triangulo mgico: Inter-relaciona as trs grandezas acima (Serve para memorizar a lei de Ohm)

36

APLICAES DA LEI DE OHM No circuito abaixo, simule valores para duas grandezas quaisquer e calcule a terceira (Lei de Ohm)

Ex.: V = 20 V; I = 2 A R = ? ANLISE DE CIRCUITOS RESISTIVOS

R=5 ; I=3A V =?

Circuitos que consistem em apenas uma bateria e uma resistncia de carga so muito simples de analisar, mas eles no so frequentemente encontrados em aplicaes prticas. Geralmente, achamos circuitos onde mais de dois componentes so ligados entre si. Todos os circuitos eltricos podem ser classificados, quanto ligao de seus componentes, em: Circuito srie Circuito paralelo Circuito srie-paralelo (misto) Uma lmpada incandescente basicamente uma resistncia (seu filamento um resistor feito de tungstnio). Assim, as ligaes entre lmpadas so feitas da mesma forma que as ligaes entre resistores ou outros componentes quaisquer de um circuito eltrico. Por serem mais simples, neste estudo usaremos inicialmente os resistores, para demonstrar o comportamento de circuitos ligados em srie, em paralelo ou de forma mista. As figuras abaixo ilustram dois modos diferentes de associaes de lmpadas: em srie e em paralelo

37

Qualquer associao de resistores, seja em srie, em paralelo ou mista pode, para efeito de anlise e clculo, ser substituda por um nico resistor equivalente Re, visando facilitar seu entendimento. ASSOCIAO DE RESISTORES EM SRIE Divisor de Tenso Numa associao de resistores em srie, a corrente eltrica que percorre um deles a mesma que percorre os demais. Se houver queima de um dos resistores, o circuito todo ficar interrompido (aberto) e, no haver circulao de corrente eltrica atravs dos demais.

O resistor equivalente (Re) a soma dos valores de todos os resistores: Re = R1 + R2 + R3 Na associao em srie, a corrente eltrica que percorre todos os resistores sempre da mesma intensidade, ou seja, ela constante em todo o percurso. (I constante). Em contrapartida, haver sempre uma queda de tenso em cada um dos resistores, proporcional ao seu valor. O somatrio de todas as quedas de tenso resultar no valor da tenso total, fornecida pela fonte. Por isto, este circuito conhecido como Divisor de Tenso.

EQUAES DO DIVISOR DE TENSO: V = V1 + V2 + V3 V1 = V x

R1R1+R2+R3

V 2 = V x R2R1+R2+R3

V3 = V

x R3R1+R2+R3
Obs: Estas equaes permitem o clculo direto das quedas de tenso em cada resistor associado. 38

No circuito acima, supondo V = 32 V, R1 = 4, R2 = 2 e R3 = 10. Calcule Re , I, V1 , V2 e V3 : 1) Re = R1 + R2 + R3 Re = 4 + 2 + 10 Re = 16

2) I = VR = 3216 = 2 A; 3) V1 = R1 x I = 4 x 2 = 8 V 12816 = 8 V 4) V2 = R2 x I = 2 x 2 = 4 V 6416 = 4 V 5) V3 = R3 x I = 10 x 2 = 20 V 32016 = 20 V ou V1 = V x

R1R1+R2+R3 = 32 x 44+2+10 =

ou

V2 = V x

R2R1+R2+R3 = 32 x

24+2+10 =

ou V3 = V x

R3R1+R2+R3 = 32 x

104+2+10 =

Confirmando: VT = V1 + V2 + V3 = 8 + 4 + 20 = 32 V

Concluso: Circuito srie aquele em que a corrente possui um nico caminho a seguir e a tenso da fonte se distribui pelos resistores que compem o circuito. Neste tipo de circuito existe a interdependncia entre os resistores. Se um deles queimar, a corrente no circular mais. ASSOCIAO DE RESISTORES EM PARALELO Divisor de corrente Numa associao de resistores em paralelo, a tenso aplicada sempre a mesma nos terminais dos diversos resistores interligados, enquanto a corrente se subdivide proporcionalmente a cada um deles. Caso ocorra a queima de um destes resistores, os demais no sofrero interrupo na sua alimentao, por serem totalmente independentes.

39

Na associao em paralelo, o resistor equivalente Re, igual ao inverso da soma dos inversos de cada um dos resistores da associao. Abaixo, a frmula geral que pode ser utilizada para qualquer nmero de resistores em paralelo.

1Re = 1R1 + 1R2 + + 1Rn

ou simplificando,

Re = 11R1

1R2 + + 1Rn
No caso particular de dois resistores em paralelo, o resistor equivalente Re igual ao resultado do produto desses dois valores, dividido pela soma dos mesmos. Abaixo, a frmula a ser utilizada para dois resistores em particular.

Re =R1 x R2R1+R2
Entretanto, mais fcil utilizar esta frmula particular para qualquer nmero de resistores, aplicando-a para dois resistores no primeiro passo e, em seguida associando o valor obtido ao valor de um terceiro e, assim sucessivamente, at o resultado final, para todo o conjunto No circuito acima, a corrente eltrica sai da bateria, subdivide-se nas resistncias que compem a associao e, finalmente retoma a bateria O somatrio das vrias correntes resultar no valor da corrente fornecida pela fonte. Por isto, este circuito conhecido como Divisor de corrente. EQUAES DO DIVISOR DE CORRENTE

I T = I 1 + I2 R1R1+ R2

I 1 = IT x R2R1+ R2

I 2 = IT x

Obs: Estas equaes permitem o clculo direto das correntes em cada resistor associado.

No circuito a seguir, supondo V = 120 V, R1 = 20 e R2 = 30 , calcule Re, IT , I1 e I2 .

40

1) Re = R1 x R2R1+R2 = 20 x 3020+30 = 60050 = 12 ; = VRe = 12012 = 10 A

2) IT

I1 = V R1 = 12020 = 6 A = 10 x 3050 = 6 A ;
3)

ou

I1 = IT x R2R1+ R2 = 10 x 3020+30

I2 = V R2 = 12030 = 4 A = 10 x 2050 = 4 A
4)

ou

I2 = IT x R1R1+ R2 = 10 x 2020+30

Confirmando: IT = I1 + I2 = 6 + 4 = 10 A Concluso: No circuito paralelo, a corrente se divide nos ramais, sendo a soma das mesmas igual a corrente total do circuito. A tenso sempre a mesma em todo o circuito. As resistncias so independentes, ou seja, se uma delas queimar continua passando corrente pelas outras. Observaes importantes: 1) Quando existirem dois ou mais resistores de mesmo valor, o resistor equivalente ( Re ) ser igual ao valor de um deles, dividido pela quantidade dos mesmos no conjunto. Re =

Rn

2) A resistncia equivalente numa associao em paralelo, ter sempre um valor menor do que o menor valor existente no conjunto. 3) Finalmente, observar que em ambos os casos, a fonte enxerga um nico resistor sua frente, como no exemplo do circuito acima, isto 12 ohms, ou seja, o equivalente da associao ( Re ).

41

ASSOCIAO DE RESISTORES EM SRIE-PARALELO (MISTO) aquele em que existem resistores, tanto em srie como em paralelo. Veja sua resoluo abaixo:

1) R1 e R2 esto em srie, ento: Req1 = R1 + R2 = 5 + 3 = 8

2) R3 e R4 esto em srie, ento encontramos Req2, onde: Re2 = R3 + R4 = 4 + 6 = 10

3) R6 e R7 esto em srie, ento encontramos Req3 onde: Re3 = R6 + R7 = 8 + 2 = 10

42

4) Re2 e Re3 esto em paralelo, ento encontramos Req4 = 1010+10 = 10020 = 5

Req2

Req3Req2+ Req3

= 10 x

5) Req1, Req4 e R5 esto em srie, ento: Req= Req1 + Req4+R5 = 8 + 5 + 16 = 29 Req = 29

Atividade 05: 1) Determine a resistncia equivalente das associaes esquematizadas a seguir. a)


Obj111

R1=6
Obj111

R3=10 R2=12 43

b)
Obj102

R1=2

Obj104 Obj103

R2=5

R4=5

Obj105

R3=10

c)
Obj107 Obj106

Obj108

Obj109

d)

Obj110

10 2 e)

15

Obj112 Obj111

44

2 10 6

Obj114 Obj113

Obj115

f) Calcule o valor da resistncia R1, sabendo que a resistncia equivalente da associao vale 4. R1

Obj116

R2=12 g) Na associao da figura, a corrente que passa por R1 3A. Calcule: 1) a resistncia equivalente Re ; 2) a corrente que passa por R2.

Obj117

I1

R1= 8

Obj118

I2

R2=12

POTNCIA ELTRICA Quando ligamos um aparelho ou uma mquina eltrica a uma fonte de eletricidade, produz-se certa quantidade de trabalho, custa da energia eltrica que se transforma. 45

Por definio geral, temos que: Potncia a rapidez com que se faz trabalho. Potencia Eltrica, a capacidade de produzir trabalho que uma carga eltrica possui. Vale lembrar que se esta potncia produz um trabalho efetivo, isto , ocorre a transformao da energia eltrica diretamente em outra forma de energia, ela chamada de Potencia Ativa ou Potencia Real. Exemplos de potencia ativa ou real: 1- O motor de um ventilador transforma a energia eltrica em energia mecnica, provocando um giro na hlice e conseqente circulao forada do ar.

2- O aquecimento do ferro de passar roupa se processa porque na resistncia do mesmo, se verifica uma transformao de energia eltrica em trmica (calor) 3- Ainda como exemplo, temos a lmpada incandescente que, atravs de um filamento interno, transforma a energia eltrica em energia luminosa. Podemos considerar, para facilidade de entendimento que, a potncia de uma carga depende de outras grandezas, que so: R (resistncia) e V (tenso aplicada). Uma vez aplicada uma tenso V resistncia, teremos a corrente I. Assim, a potncia eltrica calculada pela seguinte equao: onde: P Watt; V Volt; I Amper P=VxI

Pela lei de Ohm podemos deduzir que: Triangulo mgico

P = R x I2 ;

P=

V2R

e R=

V2P

P=VxI

I = PV

V = PI

Unidade de medida da potncia eltrica ( P ) A unidade de medida padro da potncia eltrica o Watt, representado pela letra maiscula W. 46

Watt a rapidez com que se faz um trabalho efetivo em um circuito, por onde flui uma corrente de 1 (um) Ampre, quando a tenso for de 1(um) Volt. Mltiplos e submltiplos

Normalmente usamos os mltiplos do watt: 1 kW = 1.000 W e 1 MW = 1.000.000 W O aparelho de medida da potncia eltrica ativa chama-se WATTMETRO. Ateno: O wattmetro deve ser conectado simultaneamente em srie e paralelo, com o circuito que se deseja medir. Notas: 1) Como vemos, o produto da tenso pela corrente (V x I) ser igual potncia ativa (P) indicada pelo wattmetro. 2) O Watt tambm conhecido como Joule por segundo. 3) A potencia medida em Watt refere-se a potencia ativa ou real, tanto nos circuitos de corrente contnua como nos de corrente alternada. chamada simplesmente de Potencia Eltrica. OUTRAS UNIDADES DE POTENCIA: Cavalo Vapor (CV) Horse Power (HP) British Thermal Unit (BTU) 1 CV=736 W 1 HP=746 W 1 BTU=0,293 W

EFEITO JOULE - Lei de Joule A Lei de Joule estuda a transformao de energia eltrica em calor: Sempre que uma corrente eltrica passar por um condutor, haver produo de calor, pois os condutores se aquecem sempre. Se a corrente bastante intensa, e o condutor oferece bastante resistncia sua passagem, os efeitos so considerveis.

47

O inventor da unidade Joule foi o fsico ingls Gicomo Presscotti Joule. A potncia eltrica absorvida por um motor transforma-se em grande parte em potncia mecnica e pequena parte em calor, por esta razo todas as mquinas eltricas se aquecem quando funcionam. POTNCIA NOS RESISTORES Quando a corrente eltrica circula atravs de resistores, em geral, esses sempre se aquecem. Neles ocorre converso de energia eltrica em energia trmica. importante e indispensvel que a energia trmica produzida num resistor seja transferida para o meio ambiente sob a forma de calor. Essa transferncia ir depender, entre outros fatores, da superfcie do corpo do resistor. Quanto maior for a rea dessa superfcie mais favorvel ser essa transferncia. Um resistor de tamanho pequeno (rea pequena) no poder dissipar calor (perder energia trmica) com rapidez adequada, quando percorrido por corrente muito intensa. Ele ir se aquecer em demasia e ser destrudo. A cada finalidade, prevendo-se as possveis intensidades de corrente que o atravessaro, deve-se escolher um resistor de tamanho adequado (potncia adequada) para seu correto funcionamento. Quanto maior o tamanho fsico de um resistor maior ser a potncia que pode dissipar (sem usar outros artifcios). A ilustrao abaixo mostra resistores de tamanhos diferentes e sua potencia caracterstica.

48

Os resistores de carvo mais comuns nos circuitos eltricos e eletrnicos so os de potncia de 0,5W. Em mdia, tais resistores, pelo seu tamanho, podem dissipar calor razo de 0,5 joules a cada segundo, ou seja, tm potncia mxima de 0,5 W. Alguns tipos de resistores (cujo tamanho fsico no pode exceder uma dada dimenso, mesmo porque nem caberiam nas caixas que alojam o circuito) devem usar outros recursos que permitam uma maior dissipao de calor, para os seus tamanhos. Um dos recursos manter uma ventilao forada mediante ventiladores. Outro coloc-los no interior de uma cpsula de alumnio dotada de aletas de dissipao. Isso determina uma superfcie efetiva bem maior. Ilustrao dessa tcnica, na figura acima, indica um resistor que dissipa 25 W.

Atividade 06: Exerccios 1. Quando uma lmpada ligada a uma tenso de 120V, a corrente que flui pelo filamento da lmpada vale 1A. Qual a potncia da lmpada? 2. Calcule a corrente que percorre o filamento de uma lmpada de 120V e 60W.

Obj119

3. Em um resistor, de resistncia igual a 10, passa uma corrente com intensidade de 2A. Calcule a potncia dissipada no resistor.

Obj120

4. De acordo com o fabricante, um determinado resistor de 100 pode dissipar, no mximo, potncia de 1 W. Qual a corrente mxima que pode atravessar esse resistor? 5. Num certo carro, o acendedor de cigarros tem potncia de 48W. A tenso no sistema eltrico desse carro 12V. Qual a resistncia eltrica do acendedor de cigarros?

ENERGIA ELTRICA a energia consumida. Podemos ainda dizer que ela representa o trabalho realizado por um aparelho eltrico. Na verdade, a energia est presente na natureza de vrias formas e o que fazemos transform-la para a produo de trabalho. Veja alguns exemplos de formas de energia que encontramos na natureza: Solar; Luminosa; Hidrulica; Mecnica; Elica 49

Unidade de medida da energia eltrica (E) A unidade padro de medida da energia eltrica o Watt-hora (Wh), ou o kiloWatt-hora (kWh), ou o megaWatt-hora (MWh). 1 kWh = 1000 Wh 1 MWh = 1.000.000 Wh

O aparelho que mede energia eltrica o medidor de kiloWatt-hora (kWh) O medidor de energia eltrica mais comumente usado em nossas residncias ligado como um wattmetro, conforme mostrado no esquema abaixo, podendo ser de leitura analgica ou digital.

A energia eltrica depende da potncia eltrica da carga (P) e do tempo (t) em que a mesma ficou ligada. Assim, temos: E (Wh) = P(W) x t(h) ou E(kW) = P(kW) x t(h) Um medidor de energia

eltrica pode ento ser comparado a um wattmetro e um relgio agindo simultaneamente.

50

1) Calcular o custo de utilizao mensal de um chuveiro eltrico, com potencia de 4.400W, ligado em tenso de 220 V, por um perodo de 30 minutos dirios, ao preo de R$ 0,40 por kilowatt.hora Resposta: Consumo mensal = 4,4 kW x 0,5 h x 30 d = 66 kWh Custo: 66 x 0,40 = R$ 26,40 2) Calcular o valor da resistncia do resistor usado neste chuveiro. Resposta: R = V2W = 220 x 2204.400 = 48.4004.400 = 11 Atividade 07: Exerccios 1. Qual o consumo de energia, durante um ms, em kWh, de um chuveiro de 4000 W, que utilizado meia hora por dia? 2. Qual o consumo de energia, em kWh de uma lmpada de 60 W que fica acesa 5h por dia durante os 30 dias do ms? 3. Em um ferro eltrico, l-se a inscrio 600W-120V. Isso significa que, quando o ferro eltrico estiver ligado a uma tenso de 120V, a potncia desenvolvida ser de 600W. Calcule a energia eltrica (em kWh) consumida em 2h. 4. Uma torradeira dissipa uma potncia de 3000W. Ela utilizada durante 0,5h. Pede-se: a) a energia eltrica consumida em kWh; b) o custo da operao, considerando o preo do kWh igual a R$ 0,12. Uma lmpada de 100W permanece acesa durante 20h. a) Determine a energia eltrica consumida em kWh; b) Determine o custo que essa lmpada representa sendo o preo do KWh igual a R$ 0,12. Um ferro eltrico consome uma potncia de 1100W quando ligado a uma tenso de 110V. a) Qual a energia consumida (em kWh) em 2 horas; b) Qual o custo da operao para 2 horas, sabendo que o preo do kWh de R$ 0,12? c) Qual o valor da resistncia eltrica do resistor usado neste ferro eltrico.

5.

6.

Obj121

7.

Um resistor de carvo de resistncia eltrica igual a 50 submetido a uma tenso de 20 V. a) Qual a energia dissipada nesse resistor em 1 minuto? b) Verificar se este resistor ser danificado ou no, nesse perodo de tempo. A CORRENTE ALTERNADA

A corrente eltrica estudada no inicio desta apostila chamada corrente contnua (DC). Assim chamamos todo tipo de corrente que no muda de sentido no decorrer do tempo. No caso da gerao de corrente alternada (AC), a forma de onda senoidal. Uma corrente alternada uma corrente varivel que percorre os condutores, tanto em um sentido quanto no outro. As tenses senoidais so produzidas nas usinas de energia eltrica pelos alternadores, mquinas eltricas, cujos rotores giram mergulhados dentro de um campo magntico (ver figura abaixo). 51

H ainda, aparelhos que geram eletronicamente ondas senoidais, alm de outras com formatos diversos, usados em oficinas de reparos eletrnicos. As ondas senoidais esto entre as mais teis de todos os sinais em circuitos eltricos, permitindo testes e avaliaes do desempenho de sistemas.

Caractersticas das ondas senoidais


Ciclo: O trecho A-B da figura abaixo tem o nome de ciclo.

Perodo ( T ): O tempo gasto para completar um ciclo (A-B) chamado de perodo (T) e medido em segundos (s).

52

Frequncia ( f ): O nmero de ciclos que se repetem em um segundo recebe o nome de frequncia. Como cada ciclo se realiza no intervalo de tempo T (perodo), podemos dizer que a frequncia o nmero de perodos necessrios para preencher a unidade de tempo. A unidade padro de medida de frequncia o Hertz (Hz), que representa o nmero de vezes que cada ciclo se repete em um segundo: 1 Hz = 1 ciclo por segundo

Desse modo, entre a frequncia e o perodo valem as relaes: f =

1T

ou, inversamente T =

1f

ngulo de fase entre duas ondas senoidais ( )


Se voc comparar duas ondas senoidais colhidas de fontes diferentes, mesmo que tenham a mesma amplitude e a mesma frequncia, poder reparar que, via de regra, os valores mximos dessas ondas no ocorrem ao mesmo tempo. Um exemplo disso comparar as tenses AC, colhidas de dois geradores eletromecnicos idnticos (atravs de um osciloscpio de duplo trao). H um deslocamento temporal entre as duas formas de onda. Quando uma delas est passando pelo valor mximo, a outra pode estar quase chegando nesse valor ou j passou desse valor. Para isto ficar fcil de entender, podemos dividir um ciclo da onda em graus (Xo) ou radianos (X rad) e assim descrever o comportamento do sinal, quer de grau em grau (1 / 360 do ciclo completo), quer de 90 em 90 graus (de quarto em quarto de ciclo), quer de 180 em 180 graus (de meio em meio ciclo) etc. Abaixo apresentamos o estado de uma tenso senoidal dividida em graus:

53

Conforme mostrado anteriormente, as tenses senoidais (AC) so, via de regra, geradas por mquinas dotadas de um rotor, que gira dentro de um campo magntico. Uma volta completa do rotor do gerador de tenso (360o) corresponde a um ciclo da onda senoidal. Consequentemente, 180o corresponde a meia volta, 90o a um quarto de volta e assim por diante. Por este mtodo, um ponto qualquer no grfico da onda senoidal pode ser identificado por um nmero particular de graus atravs do ciclo. o que se denomina verificar a fase da tenso naquele instante. Assim, se duas tenses senoidais tiverem a mesma frequncia e ocorrerem ao mesmo tempo, como em (A) na ilustrao abaixo, diremos que elas esto em fase ( = 0o), ou melhor, em concordncia de fase.

Se os estados de duas tenses no so concordantes no tempo, diremos que elas esto fora de fase. Quando isso ocorre, a diferena na fase pode ser medida em graus e denominado de ngulo de fase ( ). 54

Na ilustrao acima, em (B), podemos perceber que as duas tenses esto um quarto de ciclo fora de fase, assim, o ngulo de fase entre elas = 90o.

Amplitude de uma tenso senoidal


Vamos ver uma tenso de forma de onda senoidal mais detalhadamente.

A amplitude de uma tenso senoidal medida de trs modos distintos, cada qual com sua finalidade especfica, assim temos: (1) Amplitude de pico (Vp ou Up) - corresponde ao valor mximo da tenso senoidal. No grfico cartesiano V x t, corresponde medida vertical, que vai do eixo dos tempos (t) at a crista da onda. (2) Amplitude pico-a-pico (Vpp) - corresponde ao dobro da amplitude de pico; medida vertical entre os mximos valores positivo e negativo da onda; Vpp = 2.Vp . Em termos prticos essa frequentemente, a medida mais fcil de ser feita. (3) Amplitude rms (Vrms) o valor quadrtico mdio da funo seno em relao ao tempo, tambm denominado valor eficaz da tenso, ou ainda, valor nominal. Essa a amplitude AC de maior utilidade na prtica da eletricidade, por ser equivalente a uma tenso DC que produziria um mesmo trabalho efetivo. Ela se relaciona com as demais amplitudes pelas equaes seguintes: Vrms = Vp2 Vp = 2 x Vrms ou, aproximadamente Vrms = 0,707 Vp ou, aproximadamente Vp = 1,41 Vrms

O que vem a ser, AMPLITUDE RMS e por que ela TO IMPORTANTE?

55

Para

bem compreender isto, pense em duas lmpadas incandescentes idnticas conectadas s suas respectivas fontes de alimentao, uma AC e outra DC (ajustvel), como se ilustra abaixo:

O brilho da lmpada (indicativo da potncia) conectada fonte AC pode nos parecer constante; isso uma falsa impresso e pode perfeitamente ser verificada com o uso de aparelhos especiais (chamados estroboscpicos). A corrente circulante no filamento da lmpada no constante, quer em amplitude quer em sentido e, periodicamente, passa por zero (instante em que o sinal cruza o eixo dos tempos). O que se observa apenas o brilho mdio produzido pelo sinal AC. A segunda lmpada incandescente alimentada por fonte DC e seu brilho realmente constante porque a corrente constante e circula sempre no mesmo sentido. Obviamente podemos ajustar o valor da tenso dessa fonte de modo que as duas lmpadas sejam igualmente brilhantes. Quando isso acontecer, a fonte DC estar fornecendo uma tenso que se equipara ao valor eficaz da tenso fornecida pela fonte AC. O valor eficaz de uma tenso AC tambm chamado de valor mdio quadrtico ou ainda, de valor rms (em ingls: root mean square). O importante saber que a fonte DC e seu equivalente rms da fonte de AC fornecem a mesma potncia mdia: Amplitude rms o valor de uma tenso alternada (AC) que produziria o mesmo trabalho que uma tenso contnua (DC), numericamente equivalente.

56

Na ilustrao acima, pode ser observado o efeito trmico sobre um resistor (R), conectado alternativamente a duas fontes de potencia AC e DC. Este efeito ser o mesmo, se o valor rms da fonte AC, tiver o mesmo valor numrico da fonte DC, isto , o valor equivalente de uma tenso alternada (CA) que produziria o mesmo trabalho que uma tenso contnua (CC).

CAPACITORES Capacitores so componentes usados em eletrnica como acumuladores de cargas eltricas. So formados por duas placas condutoras ou eletrodos, separadas por um isolante chamado "dieltrico". o dieltrico que d nome ao capacitor. Por exemplo, se o capacitor dito de cermica, na verdade porque seu dieltrico que de cermica.

Princpio de funcionamento do capacitor Aplicando tenso contnua aos terminais do capacitor ele armazena cargas eltricas (negativas numa placa e positivas na outra). Enquanto o capacitor esta carregando, passa uma corrente no circuito chamada corrente de carga. Quando o capacitor j esta carregado, no circula mais corrente. Desligando-se a fonte de tenso, o capacitor permanece carregado por um tempo determinado. Para se descarreg-lo 57

instantaneamente, basta encostar um terminal ao outro e a corrente que passa chama-se corrente de descarga.

Dependendo do dieltrico usado em sua fabricao, os capacitores podem ser polarizados ou no polarizados (para uso em corrente alternada).

Capacitncia (valor dos capacitores) a propriedade do capacitor em armazenar cargas eltricas quando aplicamos uma tenso nos seus terminais. Nos circuitos eltricos, a capacitncia representada pela letra C e seu smbolo como visto abaixo: capacitor no polarizado capacitor polarizado

A capacitncia medida em Farad (F). Porm esta unidade muito grande e na prtica apenas so usadas as subunidades abaixo mencionadas. a) Microfarad (F): a maior unidade (10-6 F), sendo usada nos capacitores eletrolticos (alto valor) b) Nanofarad (nF) ou (kpF): mil vezes menor que o F (10-9 F), usada nos capacitores comuns de mdio valor. c) Picofarad (pF): um milho de vezes menor que o F (10-12 F), sendo usada nos capacitores comuns de baixo valor. Ex: 0,033 F = 33 nF ; 1.500 pF = 1,5 nF ; 100 nF = 0,1 F. ( Lembrando que da unidade menor para maior, divide-se por 1000 e, da maior para menor, multiplica-se por 1000.) Tenso de trabalho a mxima tenso que o capacitor pode receber nos seus terminais sem estourar. No circuito o capacitor sempre trabalha com uma tenso menor que a indicada no corpo dele. Na troca de um capacitor, sempre o faa por outro com a mesma tenso ou com tenso superior. 58

Tipos de capacitores a) Capacitores eletrolticos Estes tipos possuem alta capacitncia e so polarizados. Eles vm com o valor indicado em microfarad (F). So usados em filtros de fontes de alimentao, em acoplamentos de sinais, em circuitos de baixa frequncia, circuitos temporizadores etc. Possuem uma faixa no corpo que na maioria dos casos indica o plo negativo, no podendo ser invertido, caso em que explodir. De acordo com a posio de seus terminais, podemos classific-lo em radial ou axial.

b) Capacitores de polister formado internamente por uma tirinha de polister enrolada com duas tirinhas de papel metlico. Estes capacitores possuem valor mdio, entre 1 nanofaraf (nF) a 2,2 microfarad (F).

59

No tem polaridade e so usados nos circuitos que

trabalham em frequncias mais altas. Antigamente estes capacitores possuam anis coloridos em seu corpo, sendo chamados de "zebrinha". Hoje em dia este tipo no mais usado, mas pode ser encontrado em equipamentos antigos.

c) Capacitores de cermica Possuem internamente uma lmina de cermica. So usados em

circuitos que trabalham com altas frequncias. A maioria dos capacitores de cermica usados nos aparelhos eletrnicos possuem baixa capacitncia (menos de 10 nF).

d) Outros tipos de capacitores Entre os capacitores menos usados, podemos citar o capacitor a leo (foi muito usado antigamente em circuitos de alta tenso) e o capacitor de poliester.

60

Associao de capacitores.
a) Em srie: Os capacitores so

ligados no mesmo fio, um aps o outro, como podemos ver abaixo:

Para calcular a capacitncia total ou equivalente do circuito em srie, o processo o mesmo da associao de resistores em paralelo, ou seja, usamos duas regras: Valores iguais - basta dividir o valor de um dos capacitores pela quantidade dos mesmos existentes na associao, como vemos abaixo:

Valores diferentes - multiplique o valor dos dois e divida pela soma do valor dos mesmos. Veja abaixo: 61

A regra a mesma para os capacitores eletrolticos, mesmo que eles estejam ligados em oposio, formando um capacitor no polarizado, porm seus valores devem ser iguais. A tenso de trabalho do conjunto de capacitores em srie ser a soma das tenses de cada capacitor. b) Em paralelo:

Para calcular a capacitncia equivalente deste circuito, basta somar o valor dos capacitores. A tenso de trabalho corresponde ser a menor tenso de todos os capacitores. Veja a seguir:

O instrumento utilizado para medir capacitncia o CAPACMETRO. ATENO: O capacmetro deve ser ligado aos terminais do capacitor que se deseja medir, quando este no estiver conectado a um circuito eltrico ou a outro material qualquer. NOTAS: 1) Capacitores conectados a um circuito eltrico, mantm cargas armazenadas por certo tempo, aps ter sido desligada a fonte de alimentao. Portanto, eles devem ser descarregados, ligando-se seus terminais em curto ou atravs de um resistor de baixo valor, momentaneamente, antes de qualquer contato com as partes vivas ou quando inserindo instrumentos de medidas neste circuito. 2) Capacitores polarizados no podem ter seus terminais invertidos, pois podem explodir. 3) Outro cuidado importante com a tenso mxima de trabalho, estampada no corpo dos capacitores, que quando no respeitadas, tambm levam os capacitores a explodirem. 62

4) Para saber se um capacitor se encontra em condies eltricas mnimas para uso, basta medir a resistncia de seu dieltrico, utilizando-se para isto um ohmmetro em uma escala conveniente e, observar o tempo de carga e descarga at que a leitura no instrumento se estabilize. 5)O valor da capacitncia em microfarad (F) de um capacitor no polarizado, pode ser calculado utilizando-se a seguinte frmula experimental ( erro mximo de 10%):

C F= 2650 x I (amper)V volt


Sendo C, o valor da capacitncia obtida, em microfarads ( F ); V, o valor da tenso aplicada aos terminais do capacitor em questo e I, a corrente em amper, medida num espao de tempo mximo de dois (2) segundos. Funes dos capacitores nos circuitos Teoricamente um capacitor armazena uma carga, porm na prtica podemos dizer que os capacitores tm diversas funes em um circuito, dentre elas: Os capacitores podem ser usados, como filtro em fontes de alimentao de corrente contnua (DC), transformando corrente pulsante em contnua pura e, tambm em conjunto com motores de induo monofsicos, como divisores de fase. Servem tambm para bloquear corrente contnua e deixar passar apenas corrente alternada, em circuitos de acoplamento (neste caso, possui uma baixa resistncia para AC). Reatncia Capacitiva Da mesma forma que uma resistncia se ope passagem da corrente DC, em corrente alternada o capacitor produz o mesmo efeito e, a este efeito chamamos de reatncia capacitiva. A reatncia capacitiva mede-se em ohms e representa a maior ou menor oposio (resistncia) de um capacitor passagem da corrente alternada.

Esta frmula de clculo utilizada para Xc ter seu valor apresentado em OHM, desde que: f > frequncia em Hertz (Hz) c > capacidade em farad (F) 63

Verifica-se tambm um desfasamento de 90 entre a corrente e

a tenso, ficando a corrente adiantada em relao a tenso.

Fase entre a tenso e corrente senoidais num capacitor:

Quando a tenso se anula (inclinao mxima), a corrente mxima e que quando a tenso atinge os seus mximos negativos ou positivos (inclinao nula), a corrente anula-se. BOBINAS E TRANSFORMADORES Tanto a bobina (ou indutor) quanto o transformador (ou trafo) so componentes formados basicamente por fios enrolados em espiras. A bobina tem apenas um enrolamento, enquanto o transformador possui dois ou mais enrolamentos. 1 Bobina Tambm chamada de indutor um componente formado por um fio enrolado em espiras. Quando passa corrente eltrica no fio da bobina, ela produz um campo magntico (igual ao de um m). 64

Se a corrente for alternada, o campo produzido tambm ser alternado e induzir outra tenso na bobina. Esta tenso induzida (contra-fora eletromotriz) fica em oposio tenso aplicada, sendo subtrada da mesma. A propriedade que uma bobina tem em criar o campo magntico e se opor a corrente alternada, chama-se indutncia. A indutncia medida em Henry (H) e, depende da quantidade de espiras que cada bobina tem. Nos circuitos eltricos, a indutncia representada pela letra L e seu smbolo como visto abaixo:

Bobina com ncleo de ar

Bobina com ncleo de ferrite ou de ferro

desta forma que as bobinas dificultam a passagem da corrente alternada num circuito, sendo esta resistncia chamada de reatncia indutiva ( XL ) , medida em Ohm. Reatncia indutiva XL = 2 f L Bobinas pequenas so medidas em microhenrys (H) e as grandes em Henrys (H). Algumas tem o valor indicado no corpo em forma de nmero. Outras usam o cdigo de cores.

2 - Transformador (trafo) o componente formado por duas ou mais bobinas prximas, porm isoladas. Uma das bobinas recebe o nome de primrio e a outra o secundrio.

65

Nos circuitos eltricos, os transformadores so representados pelas

letras TR e seus smbolos como visto abaixo:

ncleo de ar

ncleo de ferro

ncleo de ferrite

Um transformador pode ter mais de um primrio ou mais de um secundrio. Aplicando-se uma tenso alternada no primrio, este produz um campo magntico alternado, o qual induzir uma tenso tambm alternada no secundrio. A tenso induzida no secundrio pode ser maior, igual ou

menor que a do primrio dependendo da quantidade de espiras do mesmo. Para que um transformador seja elevador de tenso, necessrio que tenha maior nmero de espiras no secundrio e menor nmero de espiras no primrio.

66

Para que um transformador seja redutor de tenso, necessrio que tenha maior nmero de espiras no primrio e menor nmero de espiras no secundrio. Assim, verificamos a relao entre tenso e espiras, a qual dada pela frmula:

V1V2 = N1N2
V1 = Tenso primria V2 = Tenso secundria N1 = Nmero de espiras do primrio N2 = Nmero de espiras do secundrio Exemplo: Um transformador tem 550 espiras no primrio e 1100 espiras no secundrio. Sua tenso de primrio de 110 V. Calcular a tenso do secundrio.

V1V2 = N1N2

110V2 = 5501100

110 x 1100 = V2 x 550

V2=

12100550

V2 = 220 V

67

Transformadores para fontes de

alimentao Nesta categoria temos os modelos com trs fios no primrio (um primrio s) ou quatro fios no primrio (na verdade so dois primrios). Ao lado vemos os dois modelos e a maneira correta de lig-los em 110 V ou em 220 V, atravs de uma chave seletora de voltagem. O secundrio tambm com trs fios pode ser ligado a diodos para formar retificadores de meia onda ou de onda completa, conforme sua necessidade e tenso de sada desejada (6, 12, 9, 18 Volts) Como exemplo, citamos os transformadores usados na alimentao de rdios e aparelhos de som em geral. Outros possuem mais espiras no secundrio, sendo chamados de elevadores. Como exemplos temos o transformador de alta tenso do forno microondas e o "fly-back" dos televisores.

68

Reatncia Indutiva Da mesma forma que uma resistncia se ope passagem da corrente DC, em corrente alternada uma bobina produz o mesmo efeito, a este efeito chama-se reatncia indutiva. A reatncia indutiva mede-se em ohms e representa a maior ou menor oposio (resistncia) de uma bobina passagem da corrente alternada.

Esta frmula de clculo utilizada para XL ter seu valor apresentado em OHM, desde que: f > frequncia em Hertz (Hz) L > Bobina em Henrie Verifica-se que existe um desfasamento de 90 entre a corrente

que percorre uma bobina e a tenso aos terminais dessa bobina, ficando a tenso adiantada em relao a corrente:

Fase entre a tenso e corrente senoidais numa bobina:

69

Quando a corrente se anula (inclinao mxima), a tenso mxima e que quando a corrente atinge os seus mximos negativos ou positivos (inclinao nula), a tenso anula-se.

Resposta de R, L e C em CA
a) Resposta de um resistor No caso de um dispositivo puramente resistivo, a tenso e a corrente no dispositivo esto em fase, sendo a relao entre os seus valores de pico dada pela lei de ohm.

R =

VRIR

(ohm)
70

b) Resposta de um indutor Um indutor, ou circuito com predominncia indutiva, se ope variao da corrente.

XL =

VLIL

(ohm)

XL = 2 f L
c) Resposta do capacitor Um capacitor, ou circuito com predominncia capacitiva, se ope variao de tenso.

71

XC =

VCIC

(ohm)

XC = 12fC

Impedncia
A impedncia tambm expressa em ohms, e designada pelo smbolo Z. Indica a oposio total que um circuito oferece ao fluxo de uma corrente eltrica varivel no tempo. Matematicamente, exprime-se: Z =

VI

(ohm)

Exibindo a relao entre impedncia, resistncia e reatncia, temos:

A impedncia total de uma associao srie de elementos passivos dada pela frmula:

Diagrama de impedncias

72

Ex: Construa o diagrama de impedncias para o circuito abaixo e determine a impedncia total.

ZT = 42+82 = 80 = 8,944 FUNDAMENTOS DO MAGNETISMO Introduo Antes de mostrarmos como conseguimos obter eletricidade atravs do magnetismo, vamos dar uma idia do que vem a ser este fenmeno. Conta a lenda que em uma remota antiguidade, os gregos descobriram que um certo tipo de rocha, existente inicialmente na cidade de Magnsia, na sia Menor, tinha o poder de atrair e segurar pedaos de ferro. A rocha encontrada era na realidade um tipo de minrio de ferro, chamado magnetita. Definio: Definimos magnetismo como sendo a propriedade que certos corpos possuem de atrarem materiais ferrosos. Estes corpos so chamados de ims, tambm conhecidos por magnetos. Ims Naturais e Artificiais A magnetita o im que se encontra na natureza e o classificamos como im natural. Entretanto, podemos, atravs de certos artifcios, fazer com que certos corpos, compostos por materiais ferrosos ou ferromagnticos se tornem ims. Os ims obtidos dessa forma so chamados ims artificiais. 73

Plos Magnticos: Um im no apresenta propriedades magnticas em toda a sua extenso, mas s em certas regies chamadas: regies polares. Abaixo ilustramos a configurao do campo magntico ao redor de um im (espectro magntico).

Dizemos que externamente, as linhas de fora deixam o plo norte e se dirigem ao plo sul dos ms. Atrao e Repulso dos Plos Magnticos Se dois ims estiverem prximos um do outro e com liberdade de movimento, eles podero se atrair ou se repelir. Esta propriedade dos ims resulta numa regra muito importante: plos magnticos diferentes se atraem, enquanto que plos magnticos iguais se repelem.

Observando a figura abaixo, vemos que existe uma concordncia de direo entre as linhas de fora dos plos norte e sul dos dois ims, da a atrao.

74

Por outro lado, a reao entre os campos magnticos de dois ims com plos do mesmo nome, um defronte do outro, tendem a repelir-se. Observando-se a figura abaixo, vemos que no existe uma concordncia de direo entre as linhas de fora dos plos norte dos dois ims, da a repulso.

Se cortarmos um im ao meio, teremos dois novos ims distintos, cada um com seu plo norte e sul. Da mesma forma ocorrer se cortarmos um im em vrios pedaos. 75

Determinao dos Plos Magnticos Com o auxlio de uma bssola, podemos determinar facilmente os plos magnticos de um im, como ilustra a figura abaixo.

Quando prximo da bssola, o im causa um desvio na direo da agulha. Dessa forma, a extremidade do im que atrair o plo norte da bssola ser o plo sul e vice-versa.
Sentido das Linhas de Fora num Im

Foi convencionado dizer que as linhas de fora num im so orientadas externamente do plo norte para o plo sul e internamente do plo sul para o plo norte, como ilustra a figura acima. Depois de conhecermos algumas propriedades dos ims, veremos os mais importantes fenmenos gerados pelo magnetismo (campo magntico) Materiais Magnticos: Os materiais que apresentam propriedades magnticas so classificados em trs tipos: materiais ferromagnticos, materiais paramagnticos e materiais diamagnticos. Materiais Ferromagnticos: Dizemos que um material ferromagntico quando ele fortemente atrado por um im, a exemplo do ferro, ao, nquel, cobalto e algumas ligas que contem esses elementos. 76

Atualmente, podemos encontrar ims artificiais, desenvolvidos com material feito de liga de alumnio, nquel e cobalto, conhecidos como ALNICO, com esplendida fora magntica. Materiais Paramagnticos: So materiais que no so atrados pelos ims, a exemplo do alumnio, platina, lato, etc. Materiais Diamagnticos So aqueles que so ligeiramente repelidos pelos ims, como por exemplo, ouro, zinco, mercrio. FUNDAMENTOS DO ELETROMAGNETISMO Introduo Sculos se passaram. A eletricidade foi descoberta e comeou a ser objeto de curiosidade dos cientistas e estudiosos da poca. Alessandro Volta construiu a primeira pilha eltrica, Andr Marie Amper iniciou suas teorias sobre a corrente de eltrons, entre outras atividades importantes da poca. At o ano de 1820, os cientistas pensavam que os fenmenos eltricos e magnticos eram totalmente independentes, isto , que no havia qualquer relao entre eles. Nesse ano, o fsico dinamarqus Hans Christian Orsted, professor da Universidade de Copenhague, realizou uma experincia que se tornou famosa por alterar completamente essas idias: Um condutor retilneo, conectado a uma bateria atravs de um interruptor, foi colocado paralelamente a uma agulha magntica, orientada livremente na direo norte-sul; Ao acionar o interruptor, fazendo-se passar uma corrente eltrica no condutor (do para o +), observou-se que a agulha se desviava; Interrompendo-se a corrente no condutor, a agulha voltava a se orientar na direo norte-sul. Portanto, a corrente eltrica no condutor atuou sobre a agulha magntica de maneira semelhante a um m que fosse colocado prximo a ela. Em outras palavras, a corrente eltrica estabeleceu um campo magntico em torno do condutor e esse campo foi o agente responsvel pelo desvio da agulha.

Esse experimento de Orsted deu origem a um dos importantes fundamentos do eletromagnetismo: 77

Quando por um condutor circula corrente de eltrons, surgem ao redor desse condutor, linhas de campo magntico. Faltava definir a orientao do campo ao redor do condutor. Sentido do campo magntico criado por um condutor retilneo Em 1826, o fsico francs Andr Marie Ampre, que continuou a desenvolver estudos da relao entre eletricidade e magnetismo, lanou uma teoria afirmando que todos os fenmenos eltricos, do magnetismo terrestre ao eletromagnetismo, derivam de um princpio nico: a ao mtua entre correntes eltricas. Este trabalho deu origem a lei de Ampre, e a regra da mo direita permitindo finalmente definir um sentido para o campo magntico ao redor de um condutor percorrido por uma corrente eltrica. As linhas do campo magntico so circulares, centradas no condutor. O sentido das linhas do campo magntico pode ser obtido pela regra da mo direita: segure o condutor com a mo direita, de maneira que o dedo polegar aponte o sentido convencional da corrente. Os demais dedos apontaro no sentido das linhas de campo.

Campo magntico no centro de uma espira Se o condutor tiver forma circular, ele se denomina espira. O campo magntico no centro de uma espira depende do raio do crculo e da intensidade da corrente eltrica. Quanto maior a corrente, maior o valor do campo. Quanto maior o raio da espira, menor o valor do campo.

78

Observe que as linhas de induo se concentram no interior do crculo e continua valendo a regra da mo direita para a determinao do seu sentido. Campo magntico de uma bobina (ou indutor) Uma bobina, ou indutor, constituda por um fio magntico, enrolado vria vezes, tomando uma forma cilndrica. Cada uma das voltas do fio da bobina uma espira. Uma bobina ou indutor pode ou no ter um ncleo de material ferromagntico.

Ligando-se a bobina a uma bateria, isto , estabelecendo-se uma corrente em suas espiras, essa corrente cria um campo magntico no interior da bobina. Para saber qual das extremidades de uma bobina o plo norte, voc pode aplicar a regra da mo direita, da mesma maneira que fez com o fio condutor e com a espira. Lembre-se que as linhas de campo vo do norte para o sul. Eletrom Um material ferromagntico pode ser transformado em um eletrom, ao ser colocado na parte central de uma bobina, atravessada por uma corrente eltrica de grande intensidade. De acordo com a composio, o material ser magnetizado e, assim permanecer to logo a corrente na bobina solenide tenha sido cortada, transformando este material num im artificial. A intensidade de um eletrom depende tambm da facilidade com que o material em seu interior magnetizado. A maior parte dos eletroms feita de ferro puro, que se magnetiza facilmente.

79

Na figura acima temos um condutor em forma de bobina onde se encontra um campo magntico com maior intensidade (linhas de fora). Ao se aplicar uma corrente baixa, obtm-se um campo fraco; ao se aplicar uma corrente alta, obtm-se um campo forte (mais intenso). Podemos aumentar um campo magntico colocando um ncleo de ferro no interior da botina.

O campo magntico pode ainda ser aumentado quando aumentamos a corrente na bobina.

Podemos tambm aumentar o campo magntico quando aumentamos o nmero de espira da bobina.

Ou ainda, invertendo-se o sentido da corrente mudarmos a polaridade do eletrom. 80

Obviamente, o eletrom s age como im quando percorrido por corrente em sua bobina.

Podemos conseguir o mesmo campo magntico de um im possante utilizando um pequeno eletrom, conforme ilustrado a seguir:

Abaixo temos uma aplicao do efeito causado pelo eletromagnetismo (princpio do eletrom), onde a corrente eltrica ao percorrer o condutor, cria um campo eletromagntico no mesmo, que est enrolado em um prego transferindo poderes eletromagnticos a este prego.

Fora magntica 81

O campo magntico capaz de exercer foras no apenas sobre ims, mas tambm sobre condutores percorridos por correntes eltricas.

A fora gerada a soma das pequenas foras que o campo magntico exerce sobre cada eltron em movimento. Em geral, cada partcula carregada e em movimento sofre a ao de uma fora exercida pelo campo magntico. Essa fora grande quando a partcula se desloca perpendicularmente s linhas de campo, e igual a zero quando a partcula se move na mesma direo do campo magntico.

A direo da fora perpendicular tanto direo do movimento como do campo magntico. A fora que um campo magntico exerce sobre um condutor percorrido por corrente pode ser utilizada para realizar trabalho. o que ocorre nos motores eltricos, que transformam energia eltrica em energia mecnica. Essa fora tambm usada para fazer funcionar uma grande variedade de aparelhos eltricos de medida, como ampermetros e voltmetros. Estes so alguns dos instrumentos analgicos mais usados.

Foras entre correntes paralelas O estudo do campo magntico iniciou-se com a descoberta de Orsted de que uma corrente eltrica aplica foras num im. Em seguida, Ampre mostrou que os ms 82

aplicam foras nas correntes eltricas. O passo seguinte foi a comprovao de que duas correntes eltricas tambm interagem.

Experimentalmente, observa-se que dois fios paralelos se atraem quando atravessados por correntes com o mesmo sentido, e se repelem quando as correntes tm sentidos contrrios. A interao entre correntes eltricas tem importantes aplicaes prticas, como em alguns tipos de motores eltricos, que funcionam a partir da interao entre uma bobina fixa e uma bobina giratria, que so os motores de corrente contnua e os motores universais. Induo eletromagntica Para gerar uma corrente eltrica, no precisamos dispor de uma pilha ou de uma bateria. Podemos faz-lo utilizando um im, ou seja, um campo magntico. Para demonstrar isso, vamos inicialmente ligar os extremos de uma bobina a um ampermetro de grande sensibilidade. Uma vez que inexiste gerador de tenso nesse circuito, no h qualquer passagem de corrente, e o ponteiro do instrumento indica intensidade zero.

Se, porm, aproximarmos da bobina um dos plos de um m, o ponteiro do ampermetro sofrer um desvio, revelando que uma corrente percorre o circuito. Quando o m pra, o ponteiro retorna a zero, assim permanecendo enquanto o m no voltar a se mover. Pudemos, portanto, criar uma corrente nesse circuito sem usar pilhas, baterias ou outros dispositivos semelhantes. As correntes que geramos desta forma recebem o nome de correntes induzidas, e esse fenmeno chamado induo eletromagntica, descoberto pelo cientista ingls Michael Faraday, em uma srie de trabalhos de ensaios experimentais, apresentados por volta de 1831.

83

Este o principio de funcionamento dos transformadores, geradores e motores de corrente alternada. Neste caso, o campo magntico varivel devido corrente ser tambm varivel (CA) Lei de Lenz A relao entre o sentido da corrente eltrica induzida em um circuito fechado e o campo magntico varivel que a induziu foi estabelecida pelo fsico russo Heinrich Lenz. Ele observou que a corrente eltrica induzida produzia efeitos opostos a suas causas. Mais especificamente, Lenz estabeleceu que o sentido da corrente eltrica induzida tal que o campo magntico criado por ela ope-se variao do campo magntico que a produziu. Em outras palavras, para gerar uma corrente induzida, necessrio gastar uma energia, que se contrape ao campo magntico que a induziu.

O sentido da corrente eltrica induzida, previsto pela lei de Lenz, indica que, para obtermos corrente eltrica na espira, temos que vencer uma certa resistncia, ou seja, temos que realizar um trabalho. Na espira temos a transformao de energia mecnica (movimento do m) em energia eltrica (corrente na espira). Atente para isto e, pense nos motores e geradores trabalhando. Geradores de corrente alternada

84

O gerador de corrente alternada uma aplicao da induo eletromagntica. Por meio desse dispositivo, consegue-se converter energia mecnica em energia eltrica.

Um gerador de corrente alternada constitudo basicamente de uma espira (ou um conjunto de espiras) girando dentro de uma regio onde existe um campo magntico. Enquanto a espira gira, podemos perceber que h uma variao do fluxo magntico atravs dela. Isto ocorre porque a inclinao da espira, em relao ao campo magntico, est variando continuamente. Ento uma fora eletromotriz induzida na espira, gerando uma corrente que ser indicada pelo ampermetro, visto na figura acima. Durante uma meia-volta da espira, o fluxo magntico atravs dela est aumentando e, ao efetuar a meia-volta seguinte, o fluxo est diminuindo. Por esse motivo, a corrente induzida aparecer, no circuito, ora em um sentido, ora em sentido contrrio. Em outras palavras, a espira girando dentro de um campo magntico gera uma corrente alternada, como se pode perceber pela indicao do ampermetro, representada pelo grfico acima (senoidal). Os grandes geradores de corrente alternada, encontrados nas usinas hidreltricas, funcionam de maneira semelhante que acabamos de descrever. A energia de uma queda d'gua usada para colocar em rotao estes geradores, transformando, ento, grandes quantidades de energia mecnica em energia eltrica. Energia eltrica das usinas de potencia A energia eltrica que mais utilizamos gerada pelas usinas de potencia em corrente alternada, o que possibilita sua distribuio em larga escala e a baixo custo.

85

Transmisso e distribuio da energia eltrica A energia eltrica produzida nas usinas geradoras levada, mediante condutores de eletricidade, aos lugares mais adequados para o seu aproveitamento. Ela iluminar cidades, movimentar mquinas e motores, proporcionando muitas comodidades. Para o transporte da energia eltrica at os pontos de utilizao, no bastam fios, torres e postes. Antes de tudo os geradores que a produzem precisam alimentar a rede de transmisso atravs de transformadores, que elevam milhares de vezes as tenses, diminuindo consideravelmente as correntes que circularo nesses fios. Na transmisso de altas potncias, tem sido necessrio adotar tenses cada vez mais elevadas, alcanando em alguns casos at 540.000 volts. Isto no s resolve um problema econmico, reduzindo os custos da transmisso (fios mais finos e leves), como melhoram a eficincia do processo. Depois que a energia produzida e transmitida a distancia, ela distribuda com tenses que podem variar de 13.800 a 23.000 volts. Quando a energia eltrica chega aos locais de consumo, subestaes transformadoras abaixam a tenso at os limites requeridos pelos usurios e, a distribuem de acordo com suas necessidades. Por razes de construo e, sobretudo de segurana, essas tenses tm valores, nos limites de algumas centenas de volts (em geral, 127 ou 220 volts)

86

Os geradores usados nas usinas de potncia eltrica so trifsicos, ou seja, possuem um enrolamento com trs bobinas, nas quais gerada a energia atravs da induo eletromagntica, e a cada uma destas bobinas damos o nome de fase. Como sabemos, estas bobinas giram a uma velocidade de 60 (sessenta) ciclos por segundo, ou seja, sua frequncia de 60 hertz. Circuitos Trifsicos
(+)

(-)

Corrente Alternada trifsica

Como estas trs bobinas esto dispostas em posies fsicas separadas e equidistantes umas das outras, a gerao ocorre em momentos distintos nas mesmas, provocando desta maneira um campo magntico girante. Temos ento trs tenses iguais e defasadas entre si (120 ), formando assim um circuito de corrente alternada trifsico.

87

Uma das extremidades das trs bobinas interligada a um condutor comum o qual damos o nome de neutro, e as extremidades restantes formam as trs fases onde cada uma representa uma bobina do gerador.

Entre qualquer uma das trs fases e o neutro temos uma tenso chamada de tenso fase-neutro (Vfn ) ou simplesmente tenso V. Entre duas fases quaisquer, a tenso encontrada bem maior, chamada de tenso fase-fase (Vff ) ou tenso composta U (tambm chamada de tenso de linha). Para melhor entendermos essas diferenas, faremos a seguinte analogia: Considerando trs circuitos monofsicos idnticos, ou seja: Com mesma tenso Com mesma carga

88

Vemos que utilizamos seis condutores para alimentarmos as cargas, o que aumenta o custo da instalao. Podemos ento reduzir o nmero de condutores, associando os condutores neutros em um s.

Logo um circuito trifsico composto de trs circuitos monofsicos, ou seja, trs fases e um neutro. Circuitos monofsicos
(+)

89

(-)

Corrente Alternada monofsica

Em um circuito trifsico de baixa tenso (residencial) podemos encontrar dois valores de tenso: a) Tenso simples (V) - entre uma fase qualquer e o neutro (circuitos monofsicos) b) Tenso composta (U) - entre duas fases quaisquer (circuitos trifsicos).

A tenso composta (entre fases) 1,73 (3) vezes maior que a tenso simples (monofsico). Assim: Sendo V = 127 V, teremos U = 127 V x 1,73 = 220 V Ligao de um circuito estrela (Y) Dizemos que um circuito est ligado em estrela, quando as cargas esto ligadas entre fase e neutro em um circuito trifsico.

90

Circuito estrela equilibrado Considerando um circuito trifsico, com trs cargas iguais, ligadas em estrela, notamos que no condutor neutro no h corrente, pois as cargas so iguais. Diz-se que o circuito estrela equilibrado. Assim podemos eliminar o condutor neutro, sem prejuzo para as cargas.

Circuito estrela desequilibrado Considerando um circuito trifsico, com trs cargas diferentes, ligadas em estrela, notamos que no condutor neutro h corrente, pois as cargas so diferentes. O circuito um estrela desequilibrado. Assim, no podemos retirar o condutor neutro, pois a fase que contm menos carga sofrer uma sobretenso e a fase com maior carga sofrer uma subtenso.

91

Nos

sistemas eltricos utilizamos comumente o aterramento do condutor neutro, a fim de garantir a sua continuidade e no caso de interrupo ter um retorno de corrente pela terra. Ligao de um circuito tringulo () Dizemos que um circuito est ligado em tringulo quando as cargas esto ligadas entre fase e fase, em um circuito trifsico.

Transformadores eltricos O transformador um dispositivo eletromagntico constitudo por duas bobinas acopladas atravs de um ncleo magntico de elevada permeabilidade magntica. O princpio de funcionamento do transformador baseia-se no fenmeno da induo eletromagntica, e em particular da induo eletromagntica mtua entre bobinas (estudados por Faraday e Lenz). Num transformador podemos observar fios de entrada e fios de sada. A entrada, chamamos de primrio e a sada chamamos de secundrio. A principal funo de um transformador elevar ou reduzir as amplitudes da tenso ou da corrente entre as bobinas do primrio e do secundrio. Assim, temos: 92

Eleva tenso e abaixa corrente:

Abaixa tenso e eleva a corrente

Os transformadores so utilizados numa gama muito variada de aplicaes de processamento de informao e de energia eltrica. Salientam-se, entre outras, a elevao e a reduo da tenso e do nmero de fases em redes de transporte e distribuio de energia eltrica. Graas a eles podemos elevar a tenso para transportamos a mesma potncia com uma corrente mais baixa, reduzindo-se assim as perdas, bem como abaixamos a tenso para valores mais seguros para que possa ser utilizada. Como sabemos, a maior parte da corrente eltrica que utilizamos alternada.

Outras aplicaes incluem a reduo da tenso ou da corrente em instrumentos de medida e fontes de alimentao de equipamentos eletrnicos, a adaptao de 93

impedncias ou simplesmente o isolamento galvnico entre partes de um mesmo circuito eltrico. Potncia em circuitos de corrente alternada Embora a energia seja uma coisa s, ela pode se apresentar de formas diferentes. Se ligarmos uma resistncia a uma rede eltrica com tenso, passar uma corrente eltrica que ir aquecer a resistncia. A resistncia absorve energia eltrica e a transforma em calor, tambm uma forma de energia. Um motor absorve energia eltrica da rede e a transforma em energia mecnica na ponta de seu eixo. Potncia aparente, ativa e reativa 1 - Circuito de corrente contnua A potencia eltrica em circuitos de corrente contnua, pode ser obtida atravs da relao da tenso (V), corrente ( I ) e resistncia ( R ) envolvidas no circuito, ou seja: P=V. I V= tenso em volt; ou, P=

V2R

ou,

P = R . I2

onde:

I = corrente amper;

R = resistncia em ohm;

P = potencia mdia em Watt

2 - Circuitos de corrente alternada (valores em rms ou eficaz) a) Cargas resistivas Resistores No caso de cargas resistivas, quanto maior a tenso da rede, maior ser a corrente e mais depressa a resistncia ir se aquecer. Isto quer dizer que a potencia eltrica ser maior. A potncia eltrica absorvida da rede, no caso das resistncias, calculada multiplicando-se a tenso da rede pela corrente, se a resistncia, for uma carga monofsica: P = Uf . If (W) No sistema trifsico a potencia em cada fase da carga ser Pf = Uf . If como se fosse um sistema monofsico de cargas independentes. A potncia total ser a soma das potencias das trs fases, ou seja: P = 3 Pf = 3 . Uf . If Lembrando que o sistema trifsico ligado em estrela ou triangulo, temos as seguintes relaes: Ligao estrela: U = 3 . Uf e I = If
;

Ligao tringulo: U = Uf P=3 . U . I (W)

I = 3 . If

Assim, a potncia total, para ambas as ligaes, ser:

OBS.: Esta expresso vale para a carga formada por resistncias, onde no h defasagem da corrente. b) Cargas reativas Bobinas e Capacitores 94

Para as cargas reativas, ou seja, onde existe defasagem, como o caso dos motores de induo, esta defasagem tem que ser levada em conta e, a expresso fica: P = 3 . U . I . cos (W), onde U e I so, respectivamente, tenso e corrente de linha e cos o angulo entre a tenso e a corrente de fase. A unidade de medida usual para potencia eltrica o Watt (W), correspondente a 1 volt x 1 amper. Esta unidade tambm usada para medida de potencia mecnica ( 1 HP = 746 W ). A unidade de medida usual para energia eltrica o quilowatt-hora (kWh) correspondente a energia fornecida por uma potencia de 1 kW funcionando durante uma hora - a unidade que aparece, para cobrana, nas contas de luz.

Tringulo de potncias (carga indutiva) S Potencia aparente (S) o resultado da multiplicao da tenso pela corrente (S = U . I , para sistemas monofsicos e 3 . U . I , para sistemas trifsicos). S= P Q

Corresponde a potencia que existiria se no houvesse defasagem da corrente, ou seja, se a carga fosse formada somente por resistncias. Ento, S = Pcos ( VA ) Evidentemente, para as cargas resistivas, cos = 1 e a potencia ativa se confunde com a potncia aparente. A unidade de medida para potncia aparente o volt-amper (VA) ou o seu mltiplo, o (kVA). Potencia ativa (P) a parcela da potencia aparente que realiza trabalho, ou seja, que transformada em energia: P = 3 . U . I . cos Potencia reativa (Q) a parcela da potencia aparente que no realiza trabalho. Apenas transferida e armazenada nos elementos passivos (capacitores e bobinas) do circuito. 95 (W) ou P = S . cos (W)

Q = 3. U. I sen Fator de potncia

(VAr)

ou

Q = S . sen

(VAr)

O fator de potencia indicado por cos , onde o angulo de defasagem da tenso em relao a corrente, e a relao entre a potencia ativa (ou real) P e a potencia aparente S (figura acima).

cos = PS = P W 3
Assim, 1Carga Resistiva: cos = 1 1 Carga Indutiva: cos atrasado 1 Carga Capacitiva: cos adiantado

. U. I

Um motor no consome apenas potencia ativa que depois convertida em trabalho mecnico, mas tambm potencia reativa, necessria para a sua magnetizao, mas que no produz trabalho. No diagrama da figura abaixo o vetor P representa a potencia ativa e o Q a potencia reativa, que somadas resultam na potencia aparente S. .....................
P
Q

A relao entre potencia ativa, medida em W e a potencia aparente medida em VA, chama-se fator de potencia. O fator de potencia determinado medindo-se a potencia de entrada, a tenso e a corrente de carga nominal. A importncia do fator de potncia Visando otimizar o aproveitamento do sistema eltrico brasileiro, reduzindo o transito de energia reativa nas linhas de transmisso, sub-transmisso e distribuio, a portaria do DNAEE nmero 85, de 25 de marco de 1992, determinou que o fator de potencia de referencia das cargas passasse dos ento atuais 0,85 para 0,92. A mudana do fator de potencia d maior disponibilidade de potencia ativa no sistema, j que a energia reativa limita a capacidade de transporte de energia util. Correo do fator de potncia O aumento do fator de potencia realizado, com a ligao de uma carga capacitiva, em geral, um capacitor ou motor sncrono super excitado, em paralelo com a carga.

96

Por exemplo: Um motor eltrico, trifsico de 100 CV (75 kW), quatro plos, operando com 100% da potencia nominal, com fator de potencia original de 0,87 e rendimento de 93,5%. O fator de potencia desejado de 0,95. Calcular o valor da potencia reativa necessria para elevar-se o fator de potencia de 0,87 para 0,95.

FIM

97

Potrebbero piacerti anche