Sei sulla pagina 1di 2

VACINA: Exerccio 1: (CESPE 2006) Com relao imunologia, julgue os itens subsequentes.

. A) B) O leite materno possui anticorpos que so transferidos da me para o filho, caracterizando a imunidade do tipo celular. Suponha que uma criana tenha recebido uma vacina contra determinada doena nos meses de janeiro, julho e dezembro do mesmo ano. Nesse caso, correto afirmar que a quantidade de anticorpos produzida pelo organismo maior em dezembro que em janeiro. Os linfcitos A e D esto envolvidos na imunidade ativa.

C)

Exerccio 2: (UFF 2010) Desde o surgimento da gripe suna, vacinas tm sido desenvolvidas na tentativa de estabelecer um mtodo de proteo para a populao. Assinale a alternativa que apresenta o mecanismo clssico de imunizao em que se baseiam as vacinas. A) Imunizao ativa mecanismo, segundo o qual se introduz uma pequena quantidade de antgeno no organismo para produo de anticorpo. Imunizao passiva mecanismo, segundo o qual se introduz uma grande quantidade de antgeno no organismo para produo de anticorpo. Imunizao ativa mecanismo, segundo o qual se introduz uma grande quantidade de anticorpos no organismo para o combate ao antgeno. Imunizao passiva mecanismo, segundo o qual se introduz uma pequena quantidade de anticorpos para o combate ao antgeno. Imunizao ativa mecanismo, segundo o qual se inocula o complexo antgeno anticorpo para o combate infeco.

B)

C)

D)

E)

3-(Enem/2010) A vacina, o soro e os antibiticos submetem os organismos a processos biolgicos diferentes. Pessoas que viajam para regies em que ocorrem altas incidncias de febre amarela, de picadas de cobras peonhentas e de leptospirose e querem evitar ou tratar problemas de sade relacionados a essas ocorrncias devem seguir determinadas orientaes . Ao procurar um posto de sade, um viajante deveria ser orientado por um mdico a tomar preventivamente ou como medida de tratamento a) antibitico contra o vrus da febre amarela, soro antiofdico caso seja picado por uma cobra e vacina contra leptospirose. b) vacina contra o vrus da febre amarela, soro antiofdico caso seja picado por uma cobra e antibitico caso entre em contato com a Leptospira sp. c) soro contra o vrus da febre amarela, antibitico caso seja picado por uma cobra e soro contra toxinas bacterianas. d) antibitico ou soro, tanto contra o vrus da febre amarela como para veneno de cobras, e vacina contra a leptospirose. e) soro antiofdico e antibitico contra a Leptospira sp e vacina contra a febre amarela caso entre em contato com o vrus causador da doena GABARITO: 1-B 2-A 3-Resoluo: Os antibiticos so ineficazes contra os vrus, devendo ser usados no tratamento de doenas causadas por bactrias; no caso, leptospirose. O soro deve ser administrado em situaes em que a pessoa recebe uma toxina muito forte, como a de uma cobra venenosa. As vacinas, com carter preventivo, deve ser administrada, no caso acima, quando h risco de contrair a febre amarela. Resposta: B

Potrebbero piacerti anche