Sei sulla pagina 1di 6

A MISSA DO PADRE PIO

Recebi h pouco esta entrevista do Padre Pio e no pude deixar de public-la, tamanha a grandeza do que ele viveu nessas missas que se tornaram famosas em todo o mundo. Que nossos fiis e leitores amigos possam tirar dessas palavras um caminho para melhor assistir a sua missa. Queria acrescentar aqui um pequeno comentrio: onde fica, depois de se ler esta pungente entrevista, a missa alegrinha dos carismticos? Que distncia entre esta descrio de um verdadeiro Sacrifcio realizado no altar, e os shows mundanos, sentimentais e mediticos dessa nova religio de Vaticano II.

Padre, o Sr. ama o Sacrifcio da Missa? Sim, porque Ela regenera o mundo. Que glria d a Deus a Missa? Uma glria infinita. Que devemos fazer durante a Missa? Compadecer-nos e amar. Padre, como devemos assistir Santa Missa? Como assistiram a Santssima Virgem e as piedosas mulheres. Como assistiu S. Joo Evangelista ao Sacrifcio Eucarstico e ao Sacrifcio cruento da Cruz. Padre, que benefcios recebemos ao assistir Santa Missa? No se podem contar. V-lo-s no cu. Quando assistires Santa Missa, renova a tua f e medita na Vtima que se imola por ti Divina Justia. No te afastes do altar sem derramar lgrimas de dor e de amor a Jesus, Crucificado por tua salvao. A Virgem Dolorosa te acompanhar e ser tua doce inspirao. Padre, que sua Missa? Uma unio sagrada com a Paixo de Jesus. Minha responsabilidade nica no mundo. (Dizia-o chorando.) Que devo descobrir na sua Santa Missa? Todo o Calvrio. Padre, diga-me tudo o que o senhor sofre durante a Santa Missa. Sofro tudo o que Jesus sofreu na sua Paixo, embora sem proporo, s enquanto pode faz-lo uma criatura humana. E isto, apesar de cada uma de minhas faltas e s por sua bondade. Padre, durante o Sacrifcio divino o senhor carrega os nossos pecados? No posso deixar de faz-lo, j que uma parte do Santo Sacrifcio. O senhor considera a si mesmo um pecador?
www.capela.org.br/Missa/padrepio.htm 1/6

No o sei, mas temo que assim seja. Eu j vi o senhor tremer ao subir aos degraus do altar. Por qu? Pelo que tem de sofrer? No pelo que tenho de sofrer, mas pelo que tenho de oferecer. Em que momento da Missa o senhor sofre mais? Na Consagrao e na Comunho. Padre, esta manh na Missa, ao ler a histria de Esa, que vendeu os direitos de sua primogenitura, seus olhos se encheram de lgrimas. Parece-te pouco desprezar o dom de Deus!? Por que, ao ler o Evangelho, o senhor chorou quando leu estas palavras: Quem come a minha carne e bebe o meu sangue... Chora comigo de ternura! Padre, por que o senhor chora quase sempre que l o Evangelho na Missa? A ns nos parece que no tem importncia que um Deus fale s suas criaturas e elas O contradigam e continuamente O ofendam com sua ingratido e incredulidade. Sua Missa, Padre, um sacrifcio cruento? Herege! Perdo, Padre, quis dizer que na Missa o Sacrifcio de Jesus no cruento, mas a sua participao em toda a Paixo o . Engano-me? No, nisso no te enganas. Creio que tens toda a razo. Quem lhe limpa o sangue durante a Missa? Ningum. Padre, por que o senhor chora no Ofertrio? Queres saber o segredo? Pois bem: porque o momento em que a alma se separa das coisas profanas. Durante sua Missa, Padre, o povo faz um pouco de barulho... Se estivesses no Calvrio, no ouvirias gritos, blasfmias, rudos, e ameaas? Havia um alvoroo enorme. No o distraem os rudos? Em nada. Padre, por que sofre tanto na Consagrao? No sejas maldoso... (No quero que me perguntes isso...)
www.capela.org.br/Missa/padrepio.htm 2/6

Padre, diga-me: por que sofre tanto na Consagrao? Porque nesse momento se produz realmente uma nova e admirvel destruio e criao. Padre, por que chora no altar, e que significam as palavras que pronuncia na Elevao? Pergunto por curiosidade, mas tambm porque quero repeti-las com o senhor. Os segredos do Rei Supremo no podem revelar-se nem profanar-se. Pergunta-mes por que choro, mas eu no queria derramar essas pobres lagrimazinhas, mas torrentes de lgrimas. No meditas neste grandioso mistrio? Padre, o senhor sofre, durante a Missa, a amargura do fel? Sim, muito freqentemente... Padre, como pode estar-se de p no Altar? Como estava Jesus na Cruz. No altar, o senhor est pregado na Cruz, como Jesus no Calvrio? E ainda me perguntas? Como se acha o senhor? Como Jesus no Calvrio. Padre, os carrascos deitaram a Cruz no cho para pregar os cravos em Jesus? Evidentemente. Ao senhor tambm lhos pregam? E de que maneira! Tambm deitam a Cruz para o senhor? Sim, mas no devemos ter medo. Padre, durante a Missa o senhor pronuncia as Sete Palavras que Jesus disse na Cruz? Sim, indignamente, mas tambm as pronuncio. E a quem diz: Mulher, eis a teu filho? Digo para Ela: Eis aqui os filhos de Teu Filho. O senhor sofre a sede e o abandono de Jesus? Sim. Em que momento? Depois da Consagrao. At que momento?
www.capela.org.br/Missa/padrepio.htm 3/6

Costuma ser at a Comunho. O senhor diz que tem vergonha de dizer: Procurei quem me consolasse e no achei. Por qu? Porque nossos sofrimentos de verdadeiros culpados no so nada em comparao com os de Jesus. Diante de quem sente vergonha? Diante de Deus e da minha conscincia. Os Anjos do Senhor o reconfortam no Altar em que o senhor se imola? Pois... no o sinto. Se no lhe vem o consolo at alma durante o Santo Sacrifcio, e o senhor sofre, como Jesus, o abandono total, nossa presena no serve para nada. A utilidade para vs. Por acaso foi intil a presena da Virgem Dolorosa, de So Joo e das piedosas mulheres aos ps de Jesus agonizante? Que a Sagrada Comunho? toda uma misericrdia interior e exterior, todo um abrao. Pede a Jesus que se deixe sentir sensivelmente. Quando Jesus vem, visita somente a alma? O ser inteiro. Que faz Jesus na Comunho? Deleita-se na sua criatura. Quando se une a Jesus na Santa Comunho, que quer peamos a Deus pelo senhor? Que eu seja outro Jesus, todo Jesus e sempre Jesus. O senhor sofre tambm na Comunho? o ponto culminante. Depois da Comunho, continuam seus sofrimentos? Sim, mas no sofrimentos de amor. A quem se dirigiu o ltimo olhar de Jesus agonizante? sua Me. E o senhor para quem olha? Para meus irmos de exlio. O senhor morre na Santa Missa?
www.capela.org.br/Missa/padrepio.htm 4/6

Misticamente, na Sagrada Comunho. por excesso de amor ou de dor? Por ambas as coisas, porm mais por amor. Se o senhor morre na Comunho, continua a ficar no Altar? Por qu? Jesus morto permanecia pendente da Cruz no Calvrio. Padre, o senhor disse que a vtima morre na Comunho. Colocam o senhor nos braos de Nossa Senhora? Nos de So Francisco. Padre, Jesus desprega os braos da Cruz para descansar no Senhor? Sou eu quem descansa nEle! Quanto ama a Jesus? Meu desejo infinito, mas a verdade que, infelizmente, tenho de dizer nada e me causa pena. Padre, por que o senhor chora ao pronunciar a ltima palavra do Evangelho de So Joo: E vimos sua glria como do Unignito Pai, cheio de graa e de verdade? Parece-te pouco? Se os Apstolos, com seus olhos de carne, viram essa glria, como ser a que veremos no Filho de Deus, em Jesus, quando se manifestar no cu? Que unio teremos ento com Jesus? A Eucaristia nos d uma idia. A Santssima Virgem assiste sua Missa? Julgas que a Me no se interessa por seu Filho? E os Anjos? Em multides. Padre, quem est mais perto do Altar? Todo o Paraso. O senhor gostaria de celebrar mais de uma Missa por dia? Se eu pudesse, no quereria descer do Altar. Disseram-me que traz com o senhor o seu prprio Altar... Sim, porque se realizam estas palavras do Apstolo: Eu trago no meu corpo os estigmas de Jesus. Estou cravado com Cristo na Cruz. Castigo o meu corpo, e o reduzo escravido... Nesse caso, no me engano quando digo que estou vendo Jesus Crucificado! (Nenhuma resposta)
www.capela.org.br/Missa/padrepio.htm 5/6

Padre, o senhor se lembra de mim na Santa Missa? Durante toda a Missa, desde o princpio at o fim, lembro-me de ti. A Missa do Padre Pio, em seus primeiros anos, durava mais de duas horas. Sempre foi um xtase de amor e de dor. Seu rosto estava inteiramente concentrado em Deus e cheio de lgrimas. Um dia, ao confessarme, perguntei-lhe sobre este grande mistrio: Padre, quero fazer-lhe uma pergunta. Dize-me, filho. Padre, queria perguntar-lhe que a Missa? Por que me perguntas isto? Para ouvi-la melhor, Padre. Filho, posso dizer-te que a minha Missa. Pois isso o que quero saber, Padre. Meu filho, estamos na Cruz, e a Missa uma contnua agonia. Tirada de Tradition Catolica, n 141, nov. 98 citando "Assim Falou o Padre Pio" (S. Giovanni Rotondo,

Foggia, Itlia, 1974) com o Imprimatur de D. Fanton, Bispo Auxiliar de Vicenza. Volta para o ndice

www.capela.org.br/Missa/padrepio.htm

6/6

Potrebbero piacerti anche