Sei sulla pagina 1di 33

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI AULA 3

46

Finanas Pblicas para AFRF

Carssimos alunos (as),

Iniciamos hoje a nossa aula 3 de Finanas Pblicas para o concurso de Auditor da Receita Federal. A aula consistir na anlise dos impactos dos impostos sobre consumidores e produtores, com o objetivo de verificarmos de que maneira feito o repasse da tributao aos agentes privados internos do mercado.

O segundo ponto a ser analisado refere-se s conseqncias geradas pelo excesso de tributao sobre o consumidor, em que o poder pblico busca saber qual seria a alquota ideal a ser cobrada, com o objetivo de maximizao da arrecadao tributria, sem que esta mesma arrecadao acabe por re-alocar de forma regressiva a tributao sobre os consumidores.

Os resultados provocados pelo processo inflacionrio na distribuio da carga fiscal ser o nosso ltimo ponto a ser abordado nesta aula.

Gostaria de inform-los que o gabarito comentado dos exerccios ser disponibilizado excepcionalmente na prxima aula.

Mos obra!

Um abrao,

Francisco

46 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

47

5. Impactos sobre o consumidor e a indstria de cada tipo de imposto Os impactos pertinentes tributao sobre o consumidor e a indstria geram resultados diretos na eficincia do sistema econmico.

Para que possamos analisar os impactos da tributao sobre consumidores e produtos torna-se importante o prvio conhecimento da estrutura da oferta de bens e servios produzidos pela indstria em uma economia e, ao mesmo tempo, a composio da demanda dos consumidores por estes mesmos bens e servios. 5.1. Oferta e Demanda 5.1.1. A curva de demanda A Curva de demanda ou procura pode ser definida como as vrias quantidades de um determinado bem ou servio que os consumidores estaro dispostos e aptos a adquirir, em funo dos vrios nveis de preos possveis. Podemos ainda dizer que a demanda a correlao entre as diversas quantidades procuradas de um bem, com os diversos nveis de preos apresentados.

A lei da demanda diz que h uma correlao inversa entre preos e quantidades demandadas, coeteris paribus (expresso latina que significa tudo o mais constante, como a renda do consumidor, os preos de outros bens e as preferncias dos consumidores). Quanto maior for o preo, menor ser a quantidade demandada do bem que o consumidor estar disposto a adquirir, valendo o contrrio caso o preo tenda a diminuir. Vejamos o grfico abaixo:
P Quanto maior o
10

preo, menor a quantidade

demandada

47 20 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

48

20

40

A relao inversa existente entre preo e quantidade leva a afirmao de que a curva de demanda apresenta inclinao (declividade) negativa.

5.1.1.1.

Distino entre demanda e quantidade demandada

Embora tais termos tendam a serem utilizados como sinnimos, estes possuem interpretaes diferentes. Por demanda entendemos toda a escala ou curva que relaciona os diferentes preos e quantidades dos bens transacionados na economia. Por quantidade demandada devemos entender um ponto da curva que relaciona o preo e a quantidade demandada de um determinado bem.

No grfico a seguir, a curva de demanda esta indicada pela letra D, sendo que a quantidade demandada relacionada ao preo P0 e a quantidade Q0. Caso o preo aumentasse para P1, haveria uma diminuio na quantidade demandada e no na demanda. Ou seja, as alteraes da quantidade demandada ocorrem ao longo da mesma curva de demanda.
P

10

20

40

Obs: Como vocs podem perceber estou chamando uma reta de curva de demanda. Isto ocorre pelo fato de estarmos utilizando uma aproximao, o que torna mais fcil a anlise existente entre preos e quantidades demandas. O mesmo ser feito para o caso da oferta e da quantidade ofertada.

48 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

49

No grfico abaixo, a curva da demanda inicial est indicada por D0. Caso houvesse um aumento na renda dos consumidores, coeteris paribus, a demanda ir se deslocar para a direita D1, indicando que o consumidor estaria disposto a adquirir maiores quantidades de bens e servios.

10

D1
5

D0
Q

20

40

Verificamos que movimentos da quantidade demandada ocorrem ao longo da mesma curva de demanda (D0), devido somente a mudanas no preo do bem. Quando a curva de demanda se desloca (devido a variaes da renda ou de outras variveis, que no o preo do bem), temos um deslocamento da demanda (e no somente da quantidade demandada).

5.1.2. A curva de oferta

Pode-se conceituar a curva de oferta como sendo as vrias quantidades de bens e servios que produtores esto dispostos a oferecer no mercado aos mais variados nveis de preos. Ao contrrio da funo demanda, a funo oferta representa a correlao positiva (direta) entre quantidade ofertada e nvel de preos.

P O 10 5 www.pontodosconcursos.com.br 20 40 Q 49

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

50

A oferta de bens e servios tambm alterada por diversos fatores. Imaginemos o caso de um aumento na produo de bens de consumo durveis (geladeira, carro, etc.). Neste caso ocorre o deslocamento da curva de oferta para a direita e no ao longo da curva de oferta (O1).

P 10 5

O0 O1

20

40

5.1.3. Equilbrio entre demanda e oferta 5.1.4. Determinao do Preo de Equilbrio de Mercado A interao entre a demanda e a oferta por bens e servios determina o preo e a quantidade de equilbrio no mercado.

P O 10 5 D

20

40

Q 50 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

51

A demanda e a oferta por bens e servios transacionados no mercado so sensveis a variaes nos preos. Esta sensibilidade pode ser medida atravs do conceito de elasticidade. Genericamente, a elasticidade reflete o grau de reao ou sensibilidade da demanda ou da oferta diante de alteraes nos preos dos bens e servios. 5.1.5. Elasticidade preo da demanda

A elasticidade preo de demanda a resposta relativa da quantidade demandada de um bem X s variaes dos preos do bem X. Em outras palavras, a variao percentual na quantidade procurada do bem X em relao a uma variao percentual no preo do bem X. Como a correlao entre preos e quantidade demandada inversa, o resultado encontrado negativo (lembre-se que a inclinao da curva de demanda negativa), sendo seu resultado expresso em mdulo.

Podemos expressar simbolicamente tal conceito da seguinte forma:

EPD = Q/Q(mdia) P/P(mdio) Em termos grficos temos: Se realizarmos a simples diviso demonstrada acima, variao da quantidade (Q/Qmdio) B 5 4 Quantidade final Quantidade Inicial/ Preo final menos preo inicial 50 100 [(50 100/ 75) / (5 4/4,5)] = - 3 = 3 51 www.pontodosconcursos.com.br A dividida pela variao no preo (P/Pmdio), chegaremos a seguinte resposta:

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

52

A elasticidade igual a 3 serve de referncia para analisarmos qual a sensibilidade da demanda as variaes nos preos dos bens e servios. A curva de demanda pode ser classificada como: Inelstica: Quando a variao na quantidade demandada menor do que a variao nos preos dos produtos. EPD < 1 Exemplos de produtos inelsticos: (sal, remdios de uso controlado)

Elstica Unitria: Quando a variao na quantidade demandada igual variao nos preos dos produtos. EPD = 1 Exemplos de produtos de elasticidade unitria, exatamente, so difceis de se classificar.

Elstica: Quando a variao na quantidade demandada maior do que a variao nos preos dos produtos. EPD > 1 Exemplos de produtos elsticos: (bens suprfluos)

5.1.6. Fatores que influenciam o grau de elasticidade - preo da demanda

5.1.6.1.

Disponibilidade de Bens Substitutos

Quanto mais substitutos existirem para um bem, mais elstica ser sua demanda, pois pequenas variaes em seu preo, para cima, por exemplo, faro com que o consumidor passe a adquirir seu substituto, provocando uma queda na demanda mais que proporcional variao do preo do bem.

52 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI 5.1.6.2. Essencialidade do Bem

53

Se o bem essencial, ser pouco sensvel a variao de preo, tendo portanto uma demanda inelstica.

5.1.6.3.

Elasticidade preo da oferta

O mesmo raciocnio aplicado para a demanda tambm se aplica para a oferta, observando-se, no entanto, que o resultado da elasticidade ser positivo, pois a correlao entre preo e quantidade ofertada direta. Quanto maior o preo, maior a quantidade que o empresrio estar disposto a ofertar.

EPO = Q/Q(mdia) P/P(mdio)

Mdio = Mdia aritmtica das quantidades e dos preos

5 4

B A

50

100

Sendo a demanda por bens e servios representada pelos consumidores e a oferta dos mesmos bens e servios representada pela indstria, podemos, a partir de agora, mensurar como a imposio de tributos pelo Estado afeta o preo e a alocao da renda da economia.

53 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI 5.2.

54

A incidncia tributria e os impostos especfico (ad-rem) e ad-valorem

(alquota)

A tributao realizada pelo governo impacta no somente os consumidores mas tambm a produtores de bens e servios. Se pensarmos que o simples fato da incidncia tributria tende a aumentar o preo dos bens, os consumidores procuraro diminuir suas compras diante de preos mais altos. Ressalta-se que os preos elevados no representam ganhos extras para produtores mas, to somente, repasse do nus tributrio.

Ao analisarmos os impactos dos impostos sobre a oferta e a demanda por bens e servios, temos que distinguir a forma de incidncia destes na formao dos preos dos produtos.

5.2.1. O imposto especfico

Este imposto representado por um valor fixo em reais para cada unidade de produto vendido, independente do valor da mercadoria. Exemplo, o valor do imposto de R$ 100,00, devendo ser agregado ao valor do produto sem imposto, por exemplo, R$ 1000,00.

Anteriormente incidncia do imposto, teramos o seguinte equilbrio entre a oferta (indstria) e a demanda (consumidores), com os preos em P0 e Q0 sendo transacionados. P O0

P0

D0 Q 54 www.pontodosconcursos.com.br

Q0

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

55

Com a incidncia do imposto especfico, ocorre um deslocamento da curva de oferta para cima, especialmente porque a imposio do imposto feita pelo governo sobre a indstria, por mais que esta ltima repasse parte da tributao aos consumidores.

Podemos compor o novo preo do produto vendido da seguinte forma:

P2 = P1 - T; ou P1 = P2 + T
Vejamos o novo equilbrio entre preos e quantidades conforme o grfico abaixo: O1 (COM IMPOSTO) P O0 (SEM IMPOSTO)
P1 P0 P2

D0
Q1 Q0

Perceba que o novo equilbrio entre consumidores e a indstria ocorre em P1 e Q1. P1 o preo pelo qual o produto foi vendido (adquirido pelo consumidor) mas no o preo recebido pela indstria. O preo recebido foi, na verdade, P2, abaixo do preo de equilbrio P0. Para entendermos o porque desse resultado, com um nvel maior de preo do produto sendo cobrado (P1 > P0) mas com uma menor oferta de bens (Q1 < Q0) importante que relembremos dos conceitos anteriormente aprendidos.

55 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

56

Com a incidncia do tributo ocorre uma imperfeio nas relaes entre consumidores e produtores. Esta imperfeio devida ao imposto especfico, que faz alterar o equilbrio representado pela combinao de preo P0 e quantidade Q0. Como o valor recebido pelo produtor agora P2, menor do que P0, menos ele oferta de bens e servios (Q1). O imposto devido repartido entre consumidores e produtores na diferena entre o novo preo do produto (P1) e o preo inicial (P0) para os consumidores. Para a indstria, devido na diferena entre o preo do produto antes da incidncia do imposto (P0) e o novo valor recebido (P2). Assim temos:

Valor do imposto pago pelos consumidores = P1 P0 Valor do imposto pago pela indstria= P0 P2 Cabe destacar que a arrecadao tributria do governo ser composta pelo diferencial pago pelos consumidores com a compra do bem, multiplicado pelo nmero de unidades demandadas. Adicionada a esta arrecadao tem-se o valor no recebido pelos produtores, que o resultado do preo anteriormente recebido pelos produtores com a venda dos produtos menos o novo preo recebido, por conta da incidncia tributria.

Valor total de impostos pagos pelos consumidores = ((P1 P0) * Q1) Valor total de impostos pagos pelos produtores = ((P0 P2) * Q1) Considerando que o nus tributrio recai sobre consumidores e produtores, importa-nos saber como essa incidncia repartida entre os agentes. O conceito da elasticidade procura demonstrar a reao de consumidores e produtores a alteraes nos preos dos bens e servios.

O que parece razovel de pensar que para todo produto em que seus consumidores so mais elsticos a variaes nos preos, estes tendem a ter a 56 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

57

demanda amplamente diminuda. Traduzindo, com a imposio do nus tributrio, que tende a elevar o preo dos produtos, consumidores acabam por diminuir em muito a procura pelo bem, deixando nas mos do produtor a necessidade de arcar com a maior parte do nus do tributo.

De forma inversa, caso a demanda pelo produto seja inelstica, variaes nos preos tendem a ser mais bem aceitas pelos consumidores,

possibilitando, por conseqncia, maior margem ao produtor de poder transferir ao consumidor o mximo de imposto possvel.

Estas concluses esto expressas no grfico abaixo:

O (COM IMPOSTO)

(inelstica) P1 (elstica) P1 (equilbrio) P0 (inelstica) P2 (elstica) P2

O (SEM IMPOSTO)

D (ELSTICA) D (INELSTICA)

Q1 (elstica) Q1 (inelstica) Q0 (equilbrio)

importante destacar que com a incidncia tributria ocorre um deslocamento da curva de oferta para a esquerda, sem que haja mudana na inclinao da reta (coeficiente angular).

57 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

58

A parte hachurada em preto representa o chamado peso morto dos impostos, que seria a perda de bem estar econmico e social proveniente da imposio da tributao pelo Estado. Trata-se do chamado custo social dos impostos.

Vejamos um exerccio que aborda o assunto:

(AFRF/SRF ESAF/2003) Com base na imposio de um imposto, assinale a nica opo falsa:

a) Quando um imposto aplicado num mercado, h dois preos de interesse: o que o demandante paga e o que o ofertante recebe. b) O imposto sobre a quantidade uma taxa cobrada por cada unidade vendida ou comprada do bem. c) O imposto sobre o valor uma taxa expressa em unidades percentuais. d) A parte de um imposto que repassada aos consumidores independe das inclinaes relativas das curvas de oferta e demanda. e) A produo perdida o custo social do imposto.

Resposta:

a) Nos mercados taxados pela incidncia tributria, consumidores e produtores realizam trocas. Acontece que estas no so eficientes, devido ao fato do nus tributrio recair diretamente sobre o bem ou servio vendido, alterando o preo pago pelo consumidor e recebido pelo produtor. Destaca-se, conforme vimos, que o preo pago pelo consumidor diferente do preo recebido pelo produtor, isto pelo fato de que no valor do bem vendido est includa a tributao. Conforme o grfico acima, o valor que o demandante paga maior que o recebido pelo produtor.

Assertiva Correta

b) Para cada unidade comprada ou vendida (quantidade) cobrada uma taxa percentual na forma de tributao. 58 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Assertiva Correta

59

c) O imposto sobre o valor, tambm chamado de imposto ad valorem, incide sobre o preo pago pelo consumidor. Assim, temos que:

Preo recebido pelo produtor P2 = P1 (preo pago pelo consumidor) t * P1 = P1 * (1 t). O clculo desse imposto feito pelo mtodo por dentro. O valor pago de tributao T = P1*t. Com isso podemos dizer que o clculo do imposto por

dentro se utiliza do preo do produto j com a contabilizao do imposto.

Assertiva Correta

d) Os impactos da incidncia tributria sobre os bens e servios adquiridos pelos consumidores esto diretamente relacionados elasticidade das curvas de oferta e de demanda. Quanto mais elsticos forem os consumidores, menor a aceitao de variaes positivas nos preos dos bens adquiridos. De forma inversa, quanto mais inelsticos forem os consumidores, maior a aceitao de variaes positivas nos preos dos bens.

Assertiva Incorreta (Gabarito)

e) A diminuio da produo por parte dos ofertantes de bens e servios est relacionada perda que estes tm com a diminuio dos valores provenientes das vendas dos produtos. o chamado custo social dos impostos.

Assertiva Correta

Adendo: O imposto ad-valorem

Conforme j tivemos oportunidade de destacar na questo anterior, os impostos do tipo ad-valorem so comumente calculados levando em considerao 59 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

60

como base de clculo o valor de venda do bem, na forma percentual, ou seja, j includo o valor do imposto. Trata-se assim do chamado imposto por dentro.

Dessa forma, o valor recebido pelo produtor ser:

P2 = P1 (preo pago pelo consumidor) t * P1 = P1 * (1 t) Uma outra forma de cobrana do imposto ad-valorem feita pelo chamado conceito por fora, em que o imposto calculado a partir do preo do bem antes da incidncia tributria.

P1 = P2 + t * P2 = P2 *(1 + t) Esta forma de incidncia tributria (ad valorem), diferentemente do imposto especfico, altera a inclinao da curva de oferta, pois a medida que aumenta o valor do bem, maior ser a fatia recolhida pelo governo (valor arrecadado).

Vejamos esta concluso atravs do grfico seguinte: Veja que a incidncia tributria altera a inclinao da curva de oferta. Perceba tambm que quando a oferta de bens e servios zero, a arrecadao tributria tambm igual a zero.

O1 P
P1 (equilbrio) P0 P2

O0

D0
Q1 Q0

Peso morto dos impostos. Q

5.3.

Os impactos dos impostos sobre firmas competitivas e em regime de

monoplio 60 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

61

A incidncia tributria exerce impactos diferenciados nas diversas estruturas de mercado existentes na economia. Os mercados de compra e venda de bens e servios so em sua maioria divididos em mercado de perfeita competio (muitas empresas atuantes), monopolizado (uma nica empresa) e oligopolizado (poucas empresas).

Para a nossa anlise, vamos nos deter rapidamente aos impactos da tributao sobre os mercados de concorrncia perfeita e monoplio, normalmente solicitados nas questes de concurso.

Inicialmente, e como forma de definir o nosso resultado, podemos dizer que no regime de concorrncia perfeita, o impacto de um imposto tipo lump-sun tax (imposto por unidade fabricada) sobre as empresas, se dar na forma do aumento de custos (inicialmente no custo fixo, sendo repassado ao custo total). A repartio da tributao sobre consumidores e produtores ser diretamente dependente das elasticidades da demanda e da oferta.

Empresas que atuam em mercados competitivos trabalham no regime em que cada unidade adicional produzida vendida ao preo P, sendo este preo igual receita marginal (receita adicional com a venda de uma unidade adicional de produto).

Destaca-se ainda que cada unidade adicional produzida gera o que chamamos de custo marginal (adicional), que exatamente igual a receita marginal com a venda do produto. Por esta simples definio poderamos dizer que a venda no mercado concorrencial no gera resultado positivo, o que, no entanto, no acontece. No mercado de concorrncia perfeita os lucros das empresas devido ao chamado retorno implcito. Como para os economistas existe o chamado custo de oportunidade, que representa o custo do prprio investimento no processo produtivo, ao invs da realizao de aplicaes financeiras, entende-se que no clculo do custo marginal j est contabilizado este custo, que na verdade o ganho implcito com a atividade produtiva. 61 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

62

De qualquer maneira, a informao acima serve de parmetro para afirmarmos que o nus da tributao no mercado de concorrncia perfeita ser repartido entre os produtores e os consumidores segundo as elasticidades das curvas de oferta e de demanda pelo bem.

No regime de monoplio, o produtor exerce grande influncia sobre a formao do preo do produto, estabelecendo o seu ganho a partir da composio dos custos, neste includo o imposto. Ressalta-se ainda que o produtor estabelece o preo a ser cobrado pelo bem ou servio oferecido, partindo da igualdade existente entre a receita marginal e o custo marginal de produo. Como no regime monopolista existe apenas uma empresa ofertando os bens e servios, a curva de demanda do produtor a prpria curva de demanda do mercado. Desta maneira, a imposio do nus tributrio gerar um aumento do custo marginal. Considerando o fato de que o monopolista igual a receita marginal ao custo marginal, o resultado da imposio tributria ser o aumento no preo do bem ou servio oferecido, sendo o grau de aumento do preo dependente da elasticidade da curva de demanda do consumidor.

Veja ainda que caso o monopolista queira continuar a vender mais unidades, ele necessitar diminuir o preo de seus produtos, reduzindo a margem existente entre este e a receita marginal obtida com a venda do produto.

5.3.1. A transferncia (repartio dos impostos)

Conforme verificamos, a repartio dos tributos entre consumidores e produtores est diretamente vinculada ao grau de elasticidade destes ao bem ou servio oferecido.

A chamada transferncia para frente ocorre quando os produtores conseguem transferir seno plenamente, a maior parte da carga tributria ao consumidor final, ficando assim assegurado a estes a perfeitamente mensurao da sua rentabilidade com a produo e venda dos produtos ofertados. A transferncia 62 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

63

para frente muito comum em mercados monopolizados (apenas uma empresa vendedora) e oligopolizados (poucas empresas vendedoras). J a chamada transferncia para trs ocorre quando o comprador da

matria-prima ou do produto consegue impor ao seu fornecedor a reduo do preo do bem ou servio por ele consumido, uma vez que associado a este preo, encontra-se a tributao indireta incidente sobre o produto. comum a existncia da transferncia para trs nos mercados monopsnicos (apenas um comprador) ou oligopsnicos (poucos compradores).

Vamos a resoluo de alguns exerccios para fixarmos estes conceitos.

Exerccios:

31 (AFRF/SRF ESAF/2003) Sob o ponto de vista da distribuio da incidncia tributria, indique a opo errada:

a) Um imposto sobre os vendedores desloca a curva de oferta para cima, em montante maior ao do imposto. b) Quando um bem tributado, compradores e vendedores compartilham o nus do imposto. c) A nica diferena entre tributar o consumidor e tributar o vendedor est em quem envia o dinheiro para o governo. d) A incidncia tributria depende das elasticidades-preo da oferta e da demanda. e) O nus do imposto tende a recair sobre o lado do mercado que for menos elstico. 63 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

64

32 (AFRF/SRF ESAF/2002) Modelos simples de oferta e demanda podem ser utilizados para analisar uma ampla variedade de polticas governamentais. Com base no impacto de um imposto, aponte a nica opo falsa:

a) O impacto de um imposto depende das elasticidades da oferta e da demanda. b) Se a demanda for muito inelstica em relao oferta, a carga fiscal recair principalmente sobre os compradores. c) Se a curva de oferta for horizontal, nenhuma parcela do imposto ser repassada aos consumidores. d) Se a demanda for muito elstica em relao oferta, a carga fiscal incidir principalmente sobre os vendedores. e) O nus de um imposto a perda lquida excedente dos consumidores e produtores resultante da aplicao do imposto.

33 (AFRF/SRF ESAF/2003) Suponha uma alquota tributria de 50%, incidente sobre um produto que agrega valor a matrias-primas, sem o uso de outros produtos que tenham passado previamente por algum processo de transformao. O valor por unidade do produto de R$100,00. O preo do produto quando o imposto calculado por dentro ser:

a) R$ 125,00 b) R$ 175,00 c) R$ 150,00 d) R$ 155,00 e) R$ 200,00

34 (AFRF/SRF ESAF/2005) Com relao incidncia tributria de um imposto, assinale a nica opo incorreta.

a) Quando o governo cria um imposto ou subsdio, o preo geralmente no reflete elevao ou queda igual ao valor total do imposto ou subsdio. 64 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

65

b) A incidncia de um imposto ou de um subsdio , normalmente, compartilhada por produtores e consumidores, sendo que a frao que cada um acabar pagando, depender das elasticidades da oferta e da demanda. c) A interveno governamental resulta, geralmente, em um peso morto. d) O peso morto uma forma de ineficincia econmica que deve ser levada em considerao quando polticas so elaboradas e implementadas. e) Se o governo impe um imposto sobre vendas de determinada mercadoria, esse imposto ter por efeito deslocar a curva de demanda dessa mercadoria para cima.

35 (AFRF/SRF ESAF/2000) Considere que o governo, num mercado em concorrncia perfeita, lana um imposto sobre a venda de determinada mercadoria, sendo estabelecido um imposto por unidade vendida. Com relao aos impactos sobre o consumidor e sobre o produtor desse tipo de imposto, no correto afirmar que: a) se a demanda for menos elstica que a oferta, quem deve arcar com a menor parcela do imposto o consumidor. b) a parcela do imposto paga pelo produtor a diferena entre o que receberia sem o imposto menos o que recebe aps o imposto, multiplicada pela quantidade vendida. c) a parcela do imposto paga pelo consumidor a diferena entre o que paga com o imposto menos o que pagaria sem o imposto, multiplicada pela quantidade comprada. d) se a demanda for mais elstica que a oferta, a maior parte do imposto incidir sobre os produtores. e) a arrecadao total do governo a soma da parcela do imposto paga pelo consumidor mais a parcela do imposto paga pelo produtor.

36 (APO/MPOG ESAF/2002) Existem vrias modalidades de impostos sobre vendas de mercadorias e servios. No tocante incidncia de um imposto sobre vendas, indique a opo incorreta

65 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

66

a) Os impostos sobre as vendas so impostos indiretos, pois incidem sobre o preo das mercadorias. b) Afirma-se que o imposto especfico apresenta um valor fixo, em unidades monetrias, por unidade vendida, independente do valor da mercadoria. c) Diz-se que, no imposto ad valorem, se aplica uma alquota fixa sobre o valor, em unidades monetrias, de cada unidade de mercadoria vendida. d) A incidncia do imposto especfico depende das elasticidades das curvas de oferta e demanda da mercadoria. e) O estabelecimento de um imposto sobre vendas funciona como custo adicional para o produtor, deslocando a curva de oferta para baixo e para a direita.

37 - (APO/MPOG ESAF/2003) No que concerne incidncia tributria, aponte a nica opo incorreta.

a) A anlise da incidncia de impostos sobre vendas preocupa-se em examinar as condies em que o nus do pagamento do tributo pode ser transferido para terceiros. b) Diz-se que ocorre transferncia para frente, quando o imposto, incorporado ao preo da mercadoria, transferido para o consumidor final. c) Afirma-se que ocorre transferncia para trs, no caso em que o nus do imposto transferido para os fornecedores dos principais insumos utilizados pela empresa via reduo na remunerao de mo-de-obra e/ou no preo pago pelas matriasprimas utilizadas no processo de produo. d) A transferncia do imposto depende da forma pela qual o poder de influenciar os preos se distribui entre produtores, fornecedores e consumidores. e) Em um mercado de concorrncia perfeita, a possibilidade de transferncia do imposto sobre vendas total para o consumidor, quando a demanda for perfeitamente elstica.

66 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

67

Gabarito:

31 32 33 34 35 36 37

a c e e a e e

67 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

68

6. Efeitos da ausncia ou do excesso de cobrana de impostos

Os efeitos da ausncia ou excesso de tributos podem ser traduzidos como a melhora ou a piora das inter-relaes existentes entre consumidores, produtores e o prprio governo.

A tributao objetivada na necessidade de gerao de caixa para o governo, para que este possa realizar a manuteno da mquina estatal, bem como para ser o promovedor de polticas de estmulo ao crescimento econmico nas mais diversas formas (sade, educao, transportes e etc.), alm de atuar na minimizao das distores existentes entre as relaes negociais de produtores e consumidores. 68 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

69

Conforme dissemos anteriormente, os mercados sem a interferncia governamental so aqueles chamados de perfeitamente competitivos, onde a alocao dos recursos pode levar ao chamado na economia de timo de Pareto, situao em que o aumento do bem-estar de um indivduo acaba por piorar a o bemestar dos demais integrantes da sociedade.

Ao abordarmos a ausncia ou excesso de impostos, como forma de interveno governamental, na melhoria do ambiente econmico e social, partimos de alguns pressupostos, em especial aqueles relacionados s estruturas de mercado em que o governo atua atravs do gravame tributrio.

A existncia de mercados onde a concentrao da oferta de bens e servios nas mos de poucos ntida, acaba por piorar o nvel de bem estar da populao. Nestes mercados, na maior parte das vezes chamadas de estruturas oligoplicas ou mesmo monoplios, a existncia do governo e sua poltica tributria acabam por contribuir para a melhor repartio dos ganhos, onde a imposio e a arrecadao de impostos so direcionadas cobertura de bem-estar perdido pelos consumidores.

Vale mencionar que toda a atividade interventiva deve ser pautada nos princpios da tributao de neutralidade e equidade, de forma que o nus tributrio seja utilizado mais dirimir distores nos mercados do que para inibir as transaes entre consumidores e produtores.

7. O excesso de cobrana de tributos e a curva reversa

Ao estudarmos a aula 2, nos deparamos com o conceito de curva de Lafer, que procura representar o nvel de carga fiscal tima na qual o governo deve adotar como forma de maximizar as suas receitas e, ao mesmo tempo, minimizar as distores geradas no processo de trocas na sociedade.

Total da arrecadao

Carga Fiscal tima

69 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

70

Alquota do Imposto
0% 30% 50% 70% 100%

A tributao imposta sociedade deve ser adequada, de forma a no desestimular as atividades econmicas, uma vez que o salrio, remunerao do processo produtivo, tambm conhecido como renda do trabalhador, gravado pelo prprio nus tributrio. Na medida em que crescem as alquotas de impostos, cresce na mesma direo o desestmulo a oferta de trabalho, o que, por si s, traz como resultado o impacto sobre o crescimento da renda e do produto da economia.

Partindo da racionalidade econmica, podemos interpretar que maiores salrios sero seguidos de maior oferta de trabalho, mas, no entanto, at que ponto est afirmao verdadeira?

Esta argumentao baseia-se princpio econmico da utilidade, onde nveis mais altos de utilidade representam uma maior satisfao dos consumidores.

Destaca-se no entanto que o salrio lquido, real valor recebido pelo trabalhador, diminui em proporo ao aumento de trabalho ofertado, uma vez que a tributao imposta sobre a renda progressiva. Diante desta situao, maior ser o desestmulo ao aumento de horas trabalhadas.

A incidncia tributria sobre a renda dos consumidores gera os chamados efeitos substituio e efeito renda.

No caso do efeito substituio, o trabalhador, ao verificar a incidncia tributria sobre a renda, entende que a sua remunerao lquida est diminuindo proporcionalmente s horas trabalhadas, de tal maneira que se torna mais interessante para ele SUBSTITUIR trabalho por lazer. 70 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

71

Diante desta situao, conclui-se que quanto maior a carga tributria, menor ser o estimulo do trabalhador a oferecer trabalho, impactando negativamente a arrecadao fiscal.

No caso do efeito renda, o trabalhador, ao verificar que a sua renda lquida diminuiu, procura oferecer mais trabalho, de forma a diminuir o impacto da perda de bem-estar. Por conseqncia o trabalhador ter menos horas de lazer.

O resultados dos efeitos substituio e renda torna a oferta de trabalho na economia representada conforme o grfico abaixo. Inicialmente os trabalhadores oferecero mais trabalho, de forma a compensar a perda de renda, fazendo com que efeito renda seja superior ao efeito substituio. No obstante, como o dia s possui 24 horas, aumentos ainda maiores na tributao faro com o efeito substituio de trabalho por lazer dos trabalhadores seja maior do o efeito renda, fazendo com que mesmo aumentos salariais adicionais levem a diminuies nas horas de trabalho ofertadas.

W/P
W/P3

Curva Reversa, ocasionada em funo da progressividade do IR.

W/P2 W/P1

Horas trabalhadas
L1 L2 L3

Em concluso, pode-se afirmar que, em condies normais, o aumento dos salrios ser acompanhado de uma maior oferta de trabalho. No entanto, com a excessiva tributao sobre e renda, cada aumento salarial ser menos relevante 71 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

72

sobre a deciso de oferta de trabalho, uma vez que o salrio lquido, valor descontado dos impostos ser cada vez menor, diminuindo a utilidade adicional auferida pelo consumidor.

8. O efeito de curto, mdio e longo prazo da inflao e do crescimento econmico sobre a distribuio da carga fiscal

O efeito tabela e o imposto inflacionrio

A inflao subida generalizada do nvel de preos obriga consumidores e produtores a discutirem reajustes na renda recebida, tanto na forma de salrios consumidores -, quanto nos preos dos produtos, que so a renda dos produtores.

No obstante a essa necessidade de recomposio, existe o governo, que executa a cobrana de impostos tendo como objetivo a tributao progressiva sobre a sociedade, de forma que sobre os maiores salrios recairo maiores alquotas de impostos sobre a renda.

A questo a ser levantada neste sentido a exata dimenso do impacto inflacionrio sobre o resultado da arrecadao, na medida em que ocorram reajustes salariais como forma de recompor a perda de poder de compra percebida em perodo anterior. Considerando que os salrios sofrem reajustes nominais (recomposio das perdas inflacionrias), estes passam a serem tributados segundo a progressividade das tabelas de imposto sobre a renda, isto , os maiores salrios nominais pagaro mais impostos, resultando, por conseqncia da inflao, no achatamento do salrio real da populao. No longo prazo ocorre uma perda real cada vez maior, pois o reajuste da prpria tabela se d por uma mdia estipulada pelo governo, o que, no entanto, no reflete a perda salarial de cada categoria com a diminuio de poder de compra da moeda.

72 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

73

O resultado final do processo inflacionrio que, com o aumento da renda nominal gerada pelos reajustes anuais, maior ser ao longo do tempo o aumento da carga tributria, promovendo, ainda, maiores distores no sistema econmico.

Vejamos um exemplo que ilustra a descrio acima:

Atualmente a tabela de imposto de renda possui quatro faixas de enquadramento de incidncia do imposto1:
Fonte: site da SRF Base de clculo mensal em R$ At 1.434,59 De 1.434,60 at 2.150,00 De 2.150,01 at 2.866,70 De 2.866,71 at 3.582,00 Acima de 3.582,00 Alquota % 7,5 15,0 22,5 27,5 Parcela a deduzir do imposto em R$ 107,59 268,84 483,84 662,94

Imaginemos o caso de um trabalhador que no ano de 2009 (janeiro) teve seu salrio estabelecido no valor de R$ 1430,00. Conforme verificamos pela tabela acima, a remunerao deste trabalhador no sofre o gravame do IR. Imaginemos, no entanto, que devido inflao ocorrida no mesmo ano de 2009, estabelecida pela meta de inflao em 4,5%, o trabalhador receber uma recomposio salarial,

passando ento a receber R$ 1494,35 (R$1.430,00 + 4,5% de R$ 1.430,00).

O valor de R$ 1494,35 passar a ser recebido pelo trabalhador ao longo de todo o ano de 2010. Perceba que, diferentemente do ano de 2009, em 2010 o trabalhador ter que realizar a declarao do IR, pagando assim o imposto no valor que exceder a tabela do IR, ou seja, sobre o valor de R$ 64,35 (R$ 1494,35 R$ 1430,00)2.

1 2

Tabela retirada da pgina de Receita Federal do Brasil em junho de 2009. Fazemos duas ressalvas. A primeira a de que estamos abstraindo do clculo o desconto da base de clculo do IR relativo a Contribuio Previdenciria obrigatria. A segunda que desconsideramos que a tabela do IR de 2010 ser reajustada, de forma a fazer com que a renda recomposta pelo trabalhador passe a sofrer o gravame do imposto.

73 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

74

O resultado desta situao a de que o trabalhador estar em pior situao, dado que o seu salrio foi reajustado apenas para cobrir a perda do poder de compra em funo da inflao ocorrida. Uma vez que a tabela do IR no tenha sofrido alterao, o governo passa a ter uma maior base salarial sujeita tributao do IR.

A tabela de IR disponibilizada pela RFB ficou sem reajustes ao longo do governo Fernando Henrique Cardoso e no incio do governo Lula, o que promoveu um crescimento considervel da base de clculo do imposto para o prprio governo, as custas do salrio dos trabalhadores reajustado apenas por conta da inflao. A partir de fevereiro de 2006 a tabela passou a receber reajustes anuais segundo as metas de inflao estabelecidas para os anos entre 2006 e 2010.

Conforme j dito, como a tabela sofre alteraes a partir de uma mdia de preos, o trabalhador de determinados setores tendem a ser mais prejudicados do que os demais.

8.1.

O efeito TANZI X O efeito PATINKIN

A inflao tambm gera males na arrecadao tributria governamental. Esta definio baseia-se no chamado efeito TANZI, que afirma que a inflao reduz a receita tributria real, evidenciada pelo fato de que a data do fato gerador do imposto diferente da data de recolhimento da obrigao tributria.

Um pequeno exemplo pode ilustrar este entendimento: a gerao de obrigao tributria fato gerador - no montante de $ 100,00, ocorrida no incio de um ms que apresentou inflao de 10%, gerar perdas de arrecadao tributria at o seu recolhimento no valor de R$10.

Conforme TANZI, uma das formas de evitar esta perda de arrecadao e o conseqente crescimento do dficit do governo, atravs da indexao, o que corrigiria o valor da dvida da data do fato gerador a seu efetivo recolhimento. No 74 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

75

passado inflacionrio da economia brasileira foram criados vrios instrumentos que procuraram minimizar estas perdas, tais como a transformao das receitas tributrias em obrigaes, inicialmente conhecidas como Obrigaes do Tesouro Nacional - OTNs e posteriormente em Obrigaes Reajustveis do Tesouro Nacional ORTNs, que garantiam a manuteno das receitas fiscais em nveis reais.

De certa forma contraditria a idia de TANZI, PATINKIN afirmou que a inflao no ocasionaria o aumento do dficit, mas sim a sua reduo.

A proposio de PATINKIN baseou-se na idia de que o simples atraso no pagamento de dvidas reduziria o montante a ser pago, fazendo com que a inflao gerasse a diminuio das obrigaes do governo agora corroda pela prpria inflao. Estes questionamentos e teorias foram muito presentes na histria recente da economia brasileira pelo fato do processo inflacionrio constante. A partir do Plano Real estas perdas e ganhos tomaram pequenas dimenses, inclusive sendo extintas as ORTNs.

Com estas informaes terminamos o nosso terceiro encontro. Nada melhor ento do que praticarmos um pouco.

Um abrao,

Francisco Questes:

38 (AFRF/SRF ESAF/2000) Assinale a nica opo correta no que diz respeito ao efeito Tanzi e s finanas pblicas.

75 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

76

a) O efeito Tanzi demonstra que a inflao tende a corroer o valor da arrecadao fiscal do governo, pela defasagem existente entre o fato gerador e o recolhimento efetivo do imposto. b) De acordo com o efeito Tanzi, quanto maior a inflao, maior a arrecadao real do governo. c) Segundo o efeito Tanzi, a inflao tende a corroer as expectativas da sociedade como um todo. d) O efeito Tanzi apresenta a relao entre as altas taxas de inflao e o futuro quadro econmico a ser enfrentado pelo empresariado e pelo setor governamental. e) O efeito Tanzi afirma que o imposto inflacionrio representa a taxao que o Banco Central impe coletividade, pelo fato de deter o monoplio das emisses.

e) Em um contexto de crescimento econmico, uma elevao geral do nvel da renda real de todos os contribuintes, a longo prazo, eleva os coeficientes da carga tributria mdia em todos os extratos da distribuio.

39 (AFRF/SRF ESAF/2000) De acordo com os fundamentos da curva de Laffer, identifique a opo falsa.

a) Quando o ponto timo de alquota ultrapassado, a receita tributria pode ser aumentada mediante a elevao da alquota. b) Segundo Laffer, o imposto pago sem sonegao se a alquota for suficientemente baixa. c) H um ponto mximo de alquota que gera uma receita tributria mxima. d) O modelo presume que o incentivo sonegao cresce com a magnitude da alquota. e) A curva de Laffer mostra o efeito de variaes na alquota do imposto sobre a receita tributria.

40 (AFRF/SRF ESAF/2002) Distorcendo opes entre trabalho e lazer, ou entre consumo e investimento, os impostos criam custos para a economia. Com relao s perdas provocadas pelos impostos, identifique a nica opo incorreta. 76 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

77

a) Como resultado dos impostos sobre certos bens e atividades, as pessoas trabalham muito pouco, ou poupam muito pouco, ou compram muito pouco as mercadorias muito tributadas e muito mais as que so pouco tributadas. b) Aes decorrentes das distores causadas pelos impostos sobre os preos relativos fazem com que o bem-estar econmico diminua. c) Os custos dos impostos so, at certo ponto, inevitveis, porque os impostos so necessrios para arcar com os gastos governamentais. d) O efeito deslocamento diz que as famlias tero menos lazer quando ficarem mais pobres, em decorrncia do aumento de imposto sobre a renda. e) Impostos sobre a pessoa jurdica afetam decises de investimento.

Gabarito:

77 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI 38 39 40 a a d

78

78 www.pontodosconcursos.com.br

Potrebbero piacerti anche