Sei sulla pagina 1di 4

N.

caracteres: 5828

As Provises e os Ajustamentos Contabilsticos


Por Joaquim Fernando da Cunha Guimares Setembro de 2004 Guia do Contribuinte n. 15, de Outubro de 2004, pp. 636-7 A Comisso de Normalizao Contabilstica (CNC) aprovou, em reunio do Conselho Geral da CNC de 30 de Junho do corrente ano, uma proposta de alteraes ao Plano Oficial de Contabilidade (POC), disponvel no site da CNC em

http://www.cnc.min-financas.pt, apresentada ao Governo, tendo em vista a transposio da Directiva 2003/51/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 18 de Junho de 2003, que altera, nomeadamente, as 4. e 7. Directivas relativas s contas anuais e s contas consolidadas, respectivamente. De notar que dos 14 Captulos do POC apenas no so alterados os n.os 1, 3 e 13 e essas alteraes so, de uma forma geral, devidas mutao do conceito de Provises previsto no item 2.9 do POC, que, acolhendo a redaco do art. 20. da 4. Directiva, passa a ser o seguinte: As provises tm por objecto reconhecer as responsabilidades cuja natureza esteja claramente definida e que data do balano sejam de ocorrncia provvel ou certa, mas incertas quanto ao seu valor ou data de ocorrncia. O montante das provises no pode ultrapassar as necessidades. As provises no podem ter por objecto corrigir os valores dos elementos activos.. Deste conceito destacamos o aspecto descrito no terceiro pargrafo supra, na medida em que deixam de existir as provises para correco de elementos do activo, i.e., as seguintes provises: 19 Provises para aplicaes de tesouraria, 28 Provises para cobranas duvidosas, 39 Provises para depreciao de existncias e 49 Provises para investimentos financeiros. Assim, as correces dos valores dos activos a que se referem essas provises passam a efectuar-se em contas prprias de Ajustamentos de valores do activo, prevendo-se o aditamento do ponto 2.12 ao POC com o seguinte texto:

A estrita aplicao do princpio da prudncia aos elementos do activo leva a que sejam reconhecidas as diferenas entre as quantias registadas a custo histrico e as quantias decorrentes da avaliao a preo de mercado, se inferior quele. Entre as alternativas da reduo directa na respectiva conta de activos e o reconhecimento indirecto daquela reduo, entende dever optar-se por este ltimo formato que traduz uma quase ausncia de ruptura face aos procedimentos que tm vindo a ser seguidos em Portugal.. Assim, os factos patrimoniais subjacentes a essas situaes passam a designar-se de ajustamentos em vez de provises. Por exemplo, a conta 19 Provises para aplicaes de tesouraria passa a intitular-se 19 Ajustamentos de aplicaes de tesouraria, sendo tambm alterados os ttulos das contas de custos (684 - Ajustamentos de aplicaes financeiras) e de proveitos (7881 Reverses de ajustamentos de aplicaes de tesouraria) que lhe servem de contrapartida. Neste contexto, tendo em conta o novo conceito de provises, apenas as relevadas na actual conta 29 Provises para riscos e encargos e respectivas subcontas (contas 291, 292, 293, 294, 295 e 298) se mantm, embora o ttulo dessa conta seja alterado para 29 Provises. Ou seja, apenas permanecem as provises evidenciadas no passivo. Por arrastamento, considerando que o princpio contabilstico Da prudncia o postulado principal subjacente contabilizao das provises, e, futuramente, dos ajustamentos, o mesmo ser alterado atravs do aditamento de um segundo pargrafo, pelo que a alnea e) do Captulo 4 do POC, passa a ter a seguinte redaco: Significa que possvel integrar nas contas um grau de precauo ao fazer as estimativas exigidas em condies de incerteza sem, contudo, permitir a criao de reservas ocultas ou provises excessivas ou a deliberada quantificao de activos e proveitos por defeito ou de passivos e custos por excesso. Devem tambm ser reconhecidas todas as responsabilidades ocorridas no perodo em causa ou num perodo anterior, mesmo que tais responsabilidades apenas se tornem patentes entre a data a que se reporta o balano e a data em que este elaborado..

De salientar que, apesar da proposta da CNC conter 37 itens, a sua grande maioria refere-se a aspectos de pormenor (v.g. ttulos das contas) contidos nos referidos captulos do POC relacionados com as alteraes conceptuais atrs referidas. No entanto, chamamos a ateno para as mutaes previstas nos modelos de demonstraes financeiras (Balano, Demonstraes dos Resultados por Naturezas e por Funes, Demonstrao dos Fluxos de Caixa e respectivos Anexos), bem como no Captulo 5 Critrios de valorimetria. Neste particular salientamos que mantm-se os aspectos conceptuais para a evidenciao contabilstica dos ajustamentos, designadamente a comparao entre o custo histrico e o preo de mercado (v.g. existncias, ttulos negociveis, investimentos financeiros). Refira-se, ainda, que, no quadro da Unio Europeia, aguardamos ainda os desenvolvimentos dos normativos contabilsticos nacionais em funo de uma outra proposta da CNC apresentada ao Governo em Janeiro de 2003, sob o ttulo Proposta de um Novo Modelo de Normalizao Contabilstica Nacional, na qual se prev, nomeadamente, a reviso do POC actualmente em vigor, aprovado pelo Decreto-Lei n. 410/89, de 21 de Novembro, bem como das restantes normas contabilsticas (v.g. Directrizes Contabilsticas), face implementao das Normas Internacionais de Contabilidade (NIC) e das Normas Internacionais de Relato Financeiro (NIRF) do International Accounting Standards Board (IASB), cujos documentos devero contemplar a proposta que aqui apreciamos. Com efeito, as alteraes preconizadas esto em sintonia com a NIC 37 Provises, Passivos Contingentes e Activos Contingentes do IASB. No plano fiscal, tais alteraes devero provocar, tambm, alteraes ao Cdigo do IRC (Subseco IV - Regime das Provises - Do art. 34. ao art. 38.). Com efeito, notese que o art. 34. do CIRC apenas se refere s provises fiscalmente dedutveis e descritas nos art.os 35. a 38., pelo que as provises destinadas a fazer face s responsabilidades contabilizadas na conta 29 Provises (com excepo da conta 293 Provises para processos judiciais em curso) no so aceites como custo fiscal, por no se encontrarem previstas no referido art. 34. do CIRC. Deste modo, a futura redaco dos articulados passar por considerar uma subseco prpria para os ajustamentos, ou ento, inclu-los na subseco das provises, denominando-a, por exemplo, Regime das provises e dos ajustamentos.

Por ltimo, demonstramos a nossa preocupao pelo facto dos respectivos diplomas legais deverem ser publicados com a celeridade exigida, de forma a possibilitar a adequada adaptao por parte dos profissionais de contabilidade e de informtica (v.g. software).

Potrebbero piacerti anche