Sei sulla pagina 1di 2

Moldados Pela...

Tendo sido, pois, justificados pela f, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela f a esta graa na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperana da glria de Deus. No s isso, mas tambm nos gloriamos nas tribulaes, porque sabemos que a tribulao produz perseverana; a perseverana, um carter aprovado; e o carter aprovado, esperana. E a esperana no nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos coraes, por meio do Esprito Santo que ele nos concedeu. (Romanos 5:1-5) Para facilitar abaixo esto os significados das palavras, acima, em destaque. Deus nos molda de diversas formas, mas a mais temida a tribulao, pois nos fora a nos ajustarmos (em uma perspectiva individualista), na verdade se ns nos moldssemos, no precisaramos ser moldados, mas no somos capazes. Se a tribulao fosse um fim (objetivo) em si mesma, de nada serviria. A crise um momento de mudana. Para ns Paulo revela que a tribulao produz perseverana, ou seja, nos torna firmes (num propsito), constantes (no caminho). A perseverana produz um carter aprovado, qual melhor exemplo de carter aprovado que o de Jesus? [Ver Fp 2:5-18] E o carter aprovado produz esperana, a esperana tambm um fim? No, pois se fosse no seria esperana: Pois nessa esperana fomos salvos. Mas, esperana que se v no esperana. Quem espera por aquilo que est vendo? Mas se esperamos o que ainda no vemos, aguardamolo pacientemente. (Romanos 8:24-25). Ento, o que esperamos? Pois aqueles que de antemo conheceu, tambm os predestinou para serem conformes imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primognito entre muitos irmos. E aos que predestinou, tambm chamou; aos que chamou, tambm justificou; aos que justificou, tambm glorificou. (Romanos 8:29-30). Se somos conhecidos, previamente por Deus, que nos criou, tambm somos predestinados a sermos semelhantes a Cristo, novamente o carter de Cristo, deve ser moldado em ns. Por isso somos chamados, no por mrito, mas porque precisamos mudar e isso para ns a justia de Deus. E no s isso [a criao que geme], mas ns mesmos, que temos os primeiros frutos do Esprito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoo como filhos, a redeno do nosso corpo. (Romanos 8:23). O Corpo de Cristo j foi aperfeioado por completo? No h mais doentes entre ns? J vemos a glria de Deus? Eu tenho algo a esperar neste novo ano, a cada dia, at que tudo se cumpra! Portanto Alegrem-se na esperana, sejam pacientes na tribulao, perseverem na orao. (Romanos 12:12), Pois Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propsito. (Romanos 8:28) Igor R. M. Menezes

tribulao s. f. 1. Aflio, adversidade. 2. Perseguio. 3. Desassossego. 4. Trabalho. 5. Angstia.

perseverana (latim perseverantia, -ae) s. f. 1. Qualidade ou ao de quem persevera. 2. Constncia, firmeza, pertincia. 3. Durao aturada de alguma coisa.

carter sm (gr kharaktr) 1. Figura que se usa na escrita. 2. Tip Cada um dos tipos de imprensa. 3. Tip A forma que se d a um tipo. 4. Cunho, distintivo, marca. 5. Feitio moral. 6. ndole. 7. Qualidade inerente a certos modos de ser ou estados. 8. Sinal de abreviatura. 9. Expresso ajustada, propriedade. 10. Misso, ttulo: Apresentou-se com o carter de representante da imprensa. 11. Honradez: Homem de carter. Pl: caracteres (). Caracteres adquiridos, Biol: caracteres somticos adquiridos pelo indivduo sob a ao de fatores ambientais e que no se tornam hereditrios como acreditava Lamarck. C. especfico, Biol: carter que distingue uma espcie de outra ou de todas as outras espcies do mesmo gnero. esperana (esperar + -ana) s. f. 1. Disposio do esprito que induz a esperar que uma coisa se h de realizar ou suceder. 2. Expectativa. 3. Coisa que se espera. 4. Confiana. 5. Relig. Uma das virtudes teologais. adj. 2 gn. s. 2 gn. 6. Desp. Diz-se de ou categoria de desportistas, de idade varivel consoante o desporto, situada geralmente depois dos juvenis e antes dos juniores. 7. Desp. Diz-se de ou desportista dessa categoria. dar esperanas: estar prometedor, animar com esperanas. estar ou andar de esperana: estar no perodo de gravidez (s se diz da mulher).

Potrebbero piacerti anche