Sei sulla pagina 1di 14

ATENO: Esta apostila uma verso de demonstrao, contendo 14 pginas.

. A apostila completa contm 136 pginas e est disponvel para download aos usurios que participarem da promoo em

http://www.acheiconcursos.com.br

APOSTILA PARA CONCURSOS PBLICOS

COMRCIO INTERNACIONAL

Encontre o material de estudo para seu concurso preferido em

www.acheiconcursos.com.br

Contedo: 1. Polticas comerciais; 2. Organizao Mundial do Comrcio; 3. Acordos regionais; 4. Mercosul; 5. Sistemas gerais de preferncias, defesa comercial e prticas desleais de comrcio; 6. rgos intervenientes no comrcio exterior brasileiro; 7. Classificao aduaneira; 8. Contratos internacionais; 9. Termos Internacionais de Comrcio (Incoterms).

www.acheiconcursos.com.br

Polticas comerciais

Liberalismo
O liberalismo tambm conhecido como doutrina do laissez-faire ou do livre-cambismo. Segundo Jayme Maia1, o liberalismo tem as seguintes caractersticas principais: mercado livre o Estado no intervm na economia; livre concorrncia os preos formam-se em funo do prprio mercado. Consequentemente, somente as empresas ecientes subsistem; iniciativa individual qualquer indivduo pode exercer a funo que quiser; desregulamentao o Estado deve remover todos os obstculos s atividades econmicas; diviso internacional da produo os pases devem produzir somente o que for economicamente mais conveniente e, por meio do comrcio internacional, trocaro seus excedentes. Com isso, haver diminuio dos custos e maior bem-estar social. O Estado deve preocupar-se somente com: preservao da justia; defesa nacional; complementao da iniciativa privada. O livre-comrcio proporciona aumento de oferta dos produtos entre os pases, haja vista no produzirem, por inmeros fatores, tudo o que consomem.
1

MAIA, Jayme. Economia Internacional e Comrcio Exterior. 12. ed. So Paulo: Atlas, 2008.

www.acheiconcursos.com.br

Polticas comerciais
2

Idem.

O incremento na oferta tem como consequncia2: aumento da satisfao pessoal do consumidor ele pode escolher entre vrios produtos disponveis; barateamento dos produtos por causa da concorrncia; incremento tecnolgico as empresas nacionais veem-se obrigadas a melhorar a qualidade dos produtos. O incremento tecnolgico resulta em incremento das exportaes, que geram divisas para o pas. O aumento nas vendas externas proporciona ganhos de escala (ou economias de escala) a produo aumenta por conta de um maior mercado consumidor, o que leva a custo unitrio mais baixo. Um pas tambm obtm ganhos com o comrcio internacional quando no h mo de obra especializada ou suciente para produzir ou consertar o produto. Alguns tericos do liberalismo: Adam Smith: considerado o fundador da moderna economia. Suas ideias esto corporicadas no livro A Riqueza das Naes. Smith escreveu que o indivduo, ao procurar o seu prprio interesse, promove o interesse da sociedade. O que faz, por exemplo, o padeiro acordar s 4 horas da manh para fazer po no o amor coletividade, mas o lucro. A comunidade, no entanto, benecia-se dessa atitude. Adam Smith criou a teoria das vantagens absolutas, de acordo com a qual os pases deveriam especializar-se no produto que conseguissem produzir mais com menor nmero de horas de trabalho. Se o Brasil, por exemplo, gastasse 1 hora de trabalho (ht) para produzir camisa de algodo e 2 ht para produzir cala jeans, e os EUA gastassem 3 ht para produzir camisa de algodo e 1 ht para produzir cala jeans, o melhor que os dois pases tm a fazer especializarem-se naquilo que produzem com menos ht. Segundo Smith, o governo no deveria proteger a produo, porque essa medida direcionaria o capital de forma diferente da que ocorreria sob condies de livre-comrcio. Seria o caso do agricultor brasileiro que, devido proteo no mercado, aplicasse seus recursos plantando produtos de baixa produtividade no territrio brasileiro. Se esse produtor plantasse somente produtos de alta produtividade no territrio brasileiro, haveria as seguintes consequncias:

www.acheiconcursos.com.br

Polticas comerciais

para o agricultor teria produo menos dependente do governo; para o pas outras naes, por reciprocidade, poderiam adotar sistemas protecionistas contra produtos brasileiros de alta produtividade, o que prejudicaria o produtor nacional; para o povo o nus da proteo seria pago pelo povo, por meio de subveno, mantida pelos impostos; para o mundo a diviso internacional do trabalho, leia-se especializao da produo nos pases, aumenta a produo, reduz custos e aumenta o bem-estar dos povos. David Ricardo: sua teoria das vantagens comparativas constitui a base essencial da teoria do comrcio internacional. Demonstrou que duas naes podem beneciar-se do comrcio livre, mesmo que uma nao seja menos eciente na produo de todos os tipos de bens do que o seu parceiro comercial. Segundo Ricardo, nem a quantidade de dinheiro em um pas nem o valor monetrio desse dinheiro o maior determinante para a riqueza de uma nao; uma nao rica em razo da abundncia de mercadorias que contribuam para a comodidade e o bem-estar de seus habitantes.3 Heckscher-Ohlin: os dois autores armam que os custos de produo dos bens em um pas dependem da dotao de fatores, ou seja, da disponibilidade dos fatores de produo naquele pas. Os clssicos limitavam-se a armar que a diferena de custos entre produtos idnticos decorria da diferena de tecnologia dos pases. O teorema Heckscher-Ohlin no nega a validade da teoria das vantagens comparativas, apenas a aperfeioa. Tal teorema pode ser assim sintetizado: cada pas se especializa e exporta o bem que requer utilizao mais intensiva de seu fator de produo abundante. A teoria trabalha com diferentes dotaes de trabalho, capital e recursos naturais, mas com a mesma tecnologia. A teoria Heckscher-Ohlin serviu para que os pases industrializados e desenvolvidos defendessem a especializao dos pases em desenvolvimento em produtos agrcolas, uma vez que tinham abundncia de recursos naturais. Na dcada de 50, o economista argentino Ral Prebisch formulou a teoria da deteriorao dos termos de troca, em contraposio ao teorema Heckscher-Ohlin. Prebisch advogava em favor da substituio de importaes, o que ser estudado mais adiante.

A existncia de pases que adotam polticas comerciais perfeitamente consoantes aos princpios originalmente formulados por Smith e Ricardo representa mais exceo que regra. O exemplo mais signicativo o da Gr-Bretanha, entre 1840 e 1920. Nesse perodo, suprimiram-se duas polticas protecionistas importantes: as Leis dos Cereais, que tarifavam excessivamente os alimentos importados; e os Atos de Navegao, que outorgavam monoplio aos navios de bandeira britnica para importao de produtos para a Gr-Bretanha. (PAIVA; CUNHA, 2008, p. 282).

11

www.acheiconcursos.com.br

Polticas comerciais

Crticas ao liberalismo: a liberdade pode levar concentrao do mercado a liberdade sem controle do Estado permite a formao de trustes, cartis, oligoplios etc.; conitos de interesses os interesses do Estado e das empresas muitas vezes tornam-se conitantes; colonialismo o liberalismo provocou o crescimento industrial dos pases europeus, particularmente da Inglaterra, que, devido ao fato de sua quantidade de matria-prima ser insuciente, pressionava os demais pases a no se industrializarem e a continuarem apenas como fornecedores de matrias-primas.

Protecionismo
O protecionismo uma poltica econmica em que o Estado bastante intervencionista. Enquanto no liberalismo as decises econmicas so produtos do mercado, no protecionismo essas decises so dadas pelos burocratas estatais. Para proteger a economia dos pases, os governos criam as seguintes barreiras4: alfandegrias o governo aumenta os impostos alfandegrios, tornando o preo do produto maior, o que diculta a aquisio; quotas de importao so implantadas quando a indstria nacional produz em quantidade insuciente para atender ao consumo interno. Diante disso, o governo permite importar somente o necessrio para compensar a falta de produto, sem, portanto, prejudicar a produo nacional; taxa de cmbio quando o governo mantm o controle do cmbio (monoplio cambial), eleva a taxa cambial para encarecer a mercado(...) ria importada, tornando-a proibitiva. Tem muita semelhana com a barreira alfandegria. ESTE UM MODELO DE DEMONSTRAO DA APOSTILA E CONTM APENAS UM TRECHO DO CONTEDO ORIGINAL. O protecionismo pode ser: O DESENVOLVIMENTO DA MATRIA CONTINUA POR MAIS agressivo quando se assemelha a uma verdadeira guerra PGINAS NA APOSTILA COMPLETA, QUE VOC PODER comercial; OBTER EM http://www.acheiconcursos.com.br .

CAMPOS, Diego Araujo. Comrcio Internacional. Florianpolis: Conceito Editorial, 2010.

www.acheiconcursos.com.br

Organizao Mundial do Comrcio I

Histrico
No nal da Segunda Guerra Mundial, diversos pases resolveram reunir-se, sob a inuncia norte-americana, para formular as diretrizes do sistema econmico-nanceiro do ps-guerra. A Conferncia que se realizou em Bretton Woods, nos EUA, cou conhecida como Conferncia de Bretton Woods.1 Os trs pilares do sistema de Bretton Woods so: Fundo Monetrio Internacional (FMI), Banco Internacional de Reconstruo e Desenvolvimento (BIRD) e o General Agreement on Taris and Trade (GATT).2 O GATT, tratado multilateral de comrcio, foi criado em 1947, com o objetivo de facilitar a criao do que deveria ter sido a Organizao Internacional do Comrcio. Na ausncia de uma real organizao internacional para o comrcio, o GATT supriu essa demanda, como uma instituio provisria.3 O GATT foi o nico instrumento multilateral a tratar do comrcio internacional de 1947 at o estabelecimento, em 1995, da OMC. Apesar das tentativas de se criar algum mecanismo institucionalizado para tratar do comrcio internacional, o GATT continuou operando por quase meio sculo como um mecanismo semi-institucionalizado.4 As negociaes no mbito do antigo GATT e hoje na OMC so chamadas de rodadas. A cada rodada lanada uma agenda de temas, que sero discutidos entre os membros da OMC para rmarem acordos. O artigo XXVIII do GATT prev as rodadas como forma dos membros da OMC negociarem e decidirem sobre a diminuio das tarifas de importao e a abertura dos mercados, por exemplo. No GATT (1947 a 1994) ocorreram 8 (oito) Rodadas de Negociao e na OMC, em 2001, iniciou-se a Rodada Doha, ainda em curso.

1 CAMPOS, Diego Araujo. Relaes Internacionais para Provas e Concursos. Niteri: Impetus, 2010.

Idem.

Idem.

Idem.

29

19

www.acheiconcursos.com.br

Organizao Mundial do Comrcio I

Ver: <www.wto.org>.

Eis o resumo das Rodadas de Negociao na histria do sistema multilateral de comrcio5, 6: 1. rodada Genebra, 1947, 23 pases participantes, tema coberto: tarifas. 2. rodada Annecy, 1949, 13 pases participantes, tema coberto: tarifas. 3. rodada Torquay, 1950/51, 38 pases participantes, tema coberto: tarifas. 4. rodada Genebra, 1955/56, 26 pases participantes, tema coberto: tarifas. 5. rodada Dillon, 1960/61, 26 pases participantes, tema coberto: tarifas. 6. rodada Kennedy, 1964/67, 62 pases participantes, temas cobertos: tarifas e medidas antidumping. 7. rodada Tquio, 1973/79, 102 pases participantes, temas cobertos: tarifas, medidas no tarifrias, clusula de habilitao. 8. rodada Uruguai, 1986/93, 123 pases participantes, temas cobertos: tarifas, agricultura, servios, propriedade intelectual, medidas de investimento, novo marco jurdico, OMC. 9. rodada Doha, 2001/?, 153 pases participantes, temas cobertos: tarifas, agricultura, servios, facilitao de comrcio, soluo de controvrsias, regras. As seis primeiras rodadas ocuparam-se exclusivamente de redues tarifrias. O procedimento utilizado era complicado e os progressos em termos de reduo tarifria no foram muito expressivos. A Rodada Tquio: a partir da crise do petrleo os pases desenvolvidos enfrentam os problemas de desemprego e inao acelerada, e o resultado foi o crescimento de restries comerciais por parte desses pases. Os resultados obtidos foram os seguintes7: reduo de tarifa mdia para produtos industriais em 30%; elaborao de cdigos que visavam regular os procedimentos relativos a barreiras no tarifrias valorao aduaneira, licenciamento de importaes, barreiras tcnicas, compras governamentais, subsdios e antidumping.

6 CAMPOS, Diego Araujo. op. cit.

Idem.

20

www.acheiconcursos.com.br

Organizao Mundial do Comrcio I

Para os pases em desenvolvimento na Rodada Tquio: Foi ocialmente reconhecido o direito iseno na clusula da Nao Mais Favorecida e reciprocidade. A Clusula de Habilitao permite que os pases desenvolvidos concedam tratamento diferenciado e mais favorvel aos pases em desenvolvimento, sem reciprocidade.8 Foi tambm facilitado o uso de restries no tarifrias em funo de distores no Balano de Pagamentos (artigo XVIII). O Brasil foi um dos pases que defendeu essa posio e utilizou por bastante tempo tal prerrogativa, da qual abriu mo ocialmente em 1990, com o Governo Collor.9 Rodada Uruguai10: reduziram-se as restries ao comrcio e s barreiras gradualmente, em lento processo de negociao. O GATT, mediante o processo de negociaes de reduo tarifria, contribuiu sensivelmente para estimular a expanso comercial, ainda que funcionasse de forma provisria. Entretanto, nas ltimas dcadas surgiram fenmenos polticos e comerciais que inuenciaram os rumos da economia internacional, entre eles: servios e tecnologia aparecem como valores de grande importncia na economia internacional, alm do comrcio tradicional de bens; forte tendncia organizao em blocos comerciais; surgimento de novos componentes na concorrncia comercial, como aspectos relacionados ao meio ambiente, normas sanitrias mais exigentes, defesa dos interesses dos consumidores e da propriedade intelectual; ps-guerra fria, que eliminou o panorama bipolar das relaes internacionais, permitindo o aparecimento do multilateralismo, a globalizao; derrocada da losoa comunista como modelo de governo e o alargamento das fronteiras do capitalismo, principalmente no que diz respeito aos pases do leste europeu. Os principais temas negociados na Rodada Uruguai foram: criao da OMC; rebaixamento tarifrio para produtos industriais e para produtos agrcolas;
31

Idem.

Idem.

10

LUZ, Rodrigo. Relaes Econmicas Internacionais. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

21

www.acheiconcursos.com.br

Organizao Mundial do Comrcio I

introduo de novos setores para o quadro do GATT e liberalizao dos mesmos agricultura, txteis, servios e propriedade intelectual; reforo das regras do GATT em temas como antidumping, subsdios, salvaguardas, regras de origem, licenas de importao etc.; negociao de um novo processo de soluo de controvrsias; negociao de uma srie de entendimentos sobre diversos artigos do Acordo Geral artigo XXIV sobre a formao de acordos preferenciais de comrcio, artigos XII e XVIII sobre problemas relativos ao Balano de Pagamentos e assistncia ao desenvolvimento econmico, artigo XXVIII sobre alteraes nas listas de concesses e negociaes sobre tarifas e artigo XVII sobre empresas estatais e comrcio exterior.
11

Idem.

O Sistema de Soluo de Controvrsias do GATT11: o GATT, alm de um foro de negociaes, tambm era o rbitro das regras de liberalizao do comrcio negociadas entre as partes. Casos de conitos eram levados a painis criados pelo prprio GATT, que podia autorizar medidas de retaliao. Um dos principais problemas do antigo GATT era, no entanto, o fato de as partes que perdiam o painel poderem bloquear a sua adoo, uma vez que a prtica era adotar decises por consenso. Apesar de no ter fora de um tribunal, o GATT exercia forte presso poltica para as partes do acordo cumprirem as regras preestabelecidas. A ata nal, conjunto dos acordos e decises elaborados nas negociaes da Rodada Uruguai, foi aprovada e rmada em 15/04/1994, em Marrakech, e em 01/01/1995 a OMC entrou em funcionamento.

As principais caractersticas do comrcio internacional


A criao da OMC, em 1995, resultou de negociao marcada por alguns fatores determinantes do atual cenrio internacional: o m do modelo bipolar das relaes internacionais e sua substituio por um modelo multipolar; a nova reorganizao econmica dos pases em acordos regionais de comrcio;

22

www.acheiconcursos.com.br

Organizao Mundial do Comrcio I

o papel das empresas transnacionais no comrcio internacional; a maior interdependncia das polticas internas e do comrcio internacional com o fenmeno da globalizao.

Objetivos e funes da OMC


Um dos principais pontos da Rodada Uruguai foi a determinao de que s poderiam ser membros da OMC os participantes que aceitassem todos os acordos como um conjunto no dissocivel (single undertaking), em que os pases foram obrigados a aceitar todos os pontos negociados, e no como na Rodada Tquio, na qual os pases puderam escolher os cdigos a que desejassem aderir.

Objetivos
A elevao dos nveis de vida, o pleno emprego, a expanso da produo e do comrcio de bens e servios, a proteo do meio ambiente, o uso timo dos recursos naturais em nveis sustentveis e a necessidade de realizar esforos positivos para assegurar uma participao mais efetiva dos pases em desenvolvimento no comrcio internacional.

Funes
Suas funes so: administrar e aplicar os acordos comerciais multilaterais e plurilaterais, que, em conjunto, conguram o novo sistema de comrcio; servir de foro para as negociaes multilaterais; administrar o entendimento relativo s normas e procedimentos que regulam as solues de controvrsias;

(...)

supervisionar as polticas comerciais nacionais; ESTE UM MODELO DE DEMONSTRAO DA APOSTILA E CONTM APENAS UM demais instituies internacionais que participam da cooperar com as TRECHO DO CONTEDO ORIGINAL. O DESENVOLVIMENTO polticas econmicas em nvelPOR MAIS fomentao de DA MATRIA CONTINUA mundial FMI, BIRD e PGINAS NA APOSTILA COMPLETA, QUE VOC PODER organismos conexos. OBTER EM http://www.acheiconcursos.com.br .
33

23

www.acheiconcursos.com.br

Acordos regionais

Etapas do processo de integrao


reas de Preferncia Tarifria (APT): asseguram nveis tarifrios preferenciais entre os pases-membros do grupo, ou seja, passaro a trabalhar com tarifas inferiores s cobradas de pases no pertencentes ao grupo. Exemplo: Associao Latino-Americana de Integrao (ALADI). rea de Livre-Comrcio (ALC): a rea ou Zona de Livre-Comrcio forma-se por pases que concordam em eliminar ou reduzir as barreiras alfandegrias apenas para as importaes de mercadorias produzidas dentro dessa rea. Entretanto, cada pas ter uma poltica prpria para produtos originrios fora da zona de livre-comrcio.1 Exemplo o Acordo de Livre-Comrcio da Amrica do Norte (NAFTA). Unio Aduaneira: alm da eliminao das barreiras alfandegrias para as importaes de mercadorias produzidas dentro da rea, adota uma Tarifa Externa Comum (TEC).2 Na TEC, uma mercadoria importada de um pas fora da rea sujeitar-se- mesma tarifa nos pases que fazem parte da Unio Aduaneira. Tem-se dois exemplos substanciais na Amrica do Sul: o Mercosul e a Comunidade Andina de Naes (CAN). Mercado Comum: alm das caractersticas da Unio Aduaneira, o Mercado Comum caracteriza-se pela livre circulao de fatores de produo (capital e mo de obra). Por exemplo, o trabalhador de um pas pode trabalhar livremente em outro com o qual se mantm um Mercado Comum.3 A Comunidade Econmica Europeia (CEE) tornou-se um mercado comum em 1968. Unio Econmica: alm das caractersticas do Mercado Comum, os pases-membros de uma Unio Econmica harmonizam as polticas econmicas nacionais. Na Unio Econmica so harmonizadas as polticas econmicas, mas j nas formas anteriores de integrao havia alguns graus de harmonizao, mas no de poltica econmica.4 A Unio Europeia caracteriza-se por ser uma Unio Monetria e Econmica, visto que alm de harmonizao de polticas econmicas, 16 pases do bloco adotam uma moeda comum, o Euro. Integrao Econmica Total: vai alm da Unio Econmica, haja vista que busca a equalizao entre essas polticas.

1 MAIA, Jayme de Mariz. Economia Internacional e Comrcio Exterior. 11. ed. So Paulo: Atlas, 2007. p. 281.

Ibidem, p. 281.

LUZ, Rodrigo. Relaes Econmicas Internacionais. Rio de Janeiro: Elsevier. p. 370.

Idem.

57

43

www.acheiconcursos.com.br

Acordos regionais

Como consequncia dessa unidade de polticas, a moeda nica e as polticas econmicas e sociais so formuladas por uma autoridade supranacional com representantes de cada pas-membro. Os pases delegam poderes a essa autoridade, submetendo-se s suas decises. Se a poltica monetria nica, as emisses de moeda, as taxas de juros e as demais variveis monetrias so idnticas.
5

Ibidem, p. 371.

[...] Essas caractersticas existem na Unio Europeia, apesar de no englobarem ainda a totalidade dos pases do bloco. 5

Comunidade Andina de Naes


Em 1969, Bolvia, Chile, Colmbia, Equador e Peru rmaram o Acordo de Cartagena, com o objetivo de promover el desarrollo equilibrado y armnico de los pases-miembros en condiciones de equidad, mediante la integracin y la cooperacin econmica y social; acelerar su crecimiento y la generacin de ocupacin; facilitar su participacin en el proceso de integracin regional, con miras a la formacin gradual de un mercado comn latinoamericano (art. 1.). Em 1973, a Venezuela aderiu ao acordo, mas, em 1976, o Chile retirou-se da organizao. Nos anos 1970, a poltica predominante no mbito do Pacto Andino era o modelo de substituio de importaes, ou modelo fechado, que protegia a indstria nacional impondo barreiras entrada de produtos estrangeiros. O controle estatal sobre a economia teve grande importncia poca. Esse modelo de desenvolvimento, no entanto, entrou em crise, sendo a dcada de 1980 para os pases do bloco uma dcada perdida. A crise da dvida afetou todos os pases latino-americanos, desde o Mxico ao Brasil. Em 1989, em reunio efetuada em Galpagos (Equador), decidiu-se abandonar o modelo de desenvolvimento fechado e adotou-se o aberto. O comrcio e o mercado adquiriram prioridade. Os pases andinos eliminaram entre si as tarifas e formaram uma rea de livre-comrcio em 1993. Os servios tambm foram liberalizados, especialmente as diferentes modalidades de transporte. O Peru comeou a entrar na rea de livre-comrcio em julho de 1997 e se incorporou totalmente em 2006. Em 1995, passou a vigorar a Unio Aduaneira, com a vigncia da Tarifa Externa Comum (TEC), adotada apenas por Colmbia, Equador, Venezuela e Bolvia. O Peru no usa a TEC do bloco. Os meios para alcanar a plena integrao esto explicitados no artigo 3. do ato constitutivo:

44

www.acheiconcursos.com.br

Acordos regionais

Artculo 3. Para alcanzar los objetivos del presente Acuerdo se emplearn, entre otros, los mecanismos y medidas siguientes: a) profundizacin de la integracin con los dems bloques econmicos regionales y de relacionamiento con esquemas extrarregionales en los mbitos poltico, social y econmico-comercial; b) la armonizacin gradual de polticas econmicas y sociales y la aproximacin de las legislaciones nacionales en las materias pertinentes; c) la programacin conjunta, la intensicacin del proceso de industrializacin subregional y la ejecucin de programas industriales y de otras modalidades de integracin industrial; d) un Programa de Liberacin del intercambio comercial ms avanzado que los compromisos derivados del Tratado de Montevideo 1980; e) un Arancel Externo Comn; f ) programas para acelerar el desarrollo de los sectores agropecuario y agroindustrial; g) la canalizacin de recursos internos y externos a la Subregin para proveer el nanciamiento de las inversiones que sean necesarias en el proceso de integracin; h) programas en el campo de los servicios y la liberacin del comercio intrasubregional de servicios; i) j) la integracin fsica; y tratamientos preferenciales a favor de Bolivia y el Ecuador.

No incio, somente dois rgos foram previstos como sustentculo do Pacto Andino: Junta do Acordo de Cartagena (JUNAC) objetiva defender os interesses coletivos do Pacto. Formada por trs funcionrios indicados pela Comisso, a Junta desempenha funes administrativas e, sobretudo, acompanha a aplicao do Ato Constitutivo. Sua relativa autonomia foi abolida pelo Protocolo de Quito [...] O seu direito de iniciativa, bem como a possibilidade de manter relaes diretas com os pases-membros, foram suprimidas. A partir de ento, a Junta perdeu grande parte de seus poderes supranacionais6. Comisso rgo pleno e mximo, formada por um representante de cada Estado-membro, a Comisso detm amplos poderes, entre os quais esto a denio da poltica geral do Pacto; a capacidade para propor modicaes ao Pacto; a aprovao do oramento; e a coordenao dos planos de harmonizao e desenvolvimento dos pases-membros. Ela rene-se pelo menos trs vezes ao ano e decide pela maioria positiva de dois teros.
Posteriormente, foram criados Comits Consultivos e outros organismos fundamentais para o Pacto. Assim foi criado, a 5 de janeiro de 1985, o Tribunal de Justia do Pacto Andino, encarregado do contencioso. Formado por cinco magistrados dos Estados-membros, o Tribunal sediado em Quito.
59

6 SEITENFUS, Ricardo. Manual das Organizaes Internacionais. 3. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2003. p. 241.

45

www.acheiconcursos.com.br

Acordos regionais

Idem.

A 27 de outubro de 1979, foi criado o Parlamento Andino, com o objetivo de promover, orientar e legitimar o processo de integrao. formado por cinco representantes de cada Estado-membro. Inicialmente, eles so indicados pelos Parlamentos nacionais, mas est prevista, tal como ocorre na Unio Europeia, a organizao de eleies diretas.7

8 Disponvel em: </www. comunidadandina.org/ sai/estructura_6.html>. Acesso em: 20 jan. 2009.

Em abril de 1997, foram adotados o Protocolo Modicativo do Tratado Constitutivo e o Protocolo Adicional sobre Eleies Diretas e Universais dos Representantes. Por meio do ltimo, xaram-se os procedimentos para eleies diretas e universais para representantes. Venezuela, Equador e Peru foram os primeiros a eleger representantes de acordo com o Protocolo Adicional8. Quanto ao primeiro, tambm chamado de Protocolo de Trujillo, introduziu reformas ao Acordo de Cartagena (Acordo Constitutivo do Pacto Andino). A reforma permitiu que a conduo do processo de integrao passasse para as mos dos presidentes e que tanto o Conselho Andino de Ministros das Relaes Exteriores quanto o Conselho Presidencial Andino formassem parte da estrutura institucional. Criou-se a Comunidade Andina de Naes (CAN) em lugar do Pacto Andino. Alm disso, a Junta do Acordo de Cartagena foi substituda por uma Secretaria-Geral, com funes tcnicas e polticas. Em 2006, a Venezuela decidiu retirar-se da CAN. No mesmo ano, o Conselho Andino de Ministros das Relaes Exteriores outorgou ao Chile a condio de pas-membro associado, abrindo caminho para o ingresso chileno no bloco. Alm do Chile, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai so membros associados. Um importante rgo da CAN a Corporao Andina de Fomento (CAF), instituio nanceira multilateral que apoia o desenvolvimento sustentvel dos pases acionistas e da integrao regional. Os seus principais acionistas so Bolvia, Colmbia, Equador, Peru e, ainda, Brasil, Argentina, Chile, Costa Rica, Espanha, Jamaica, Mxico, Panam, Paraguai, Repblica Dominicana, Trinidad e Tobago, Uruguai e 15 bancos privados da regio. O Regime de Origem do Pacto Andino foi estabelecido na Deciso 416, em 30 de julho de 1997. Em resumo, ser considerada originria do bloco, para poder ter vantagens comerciais, a mercadoria que:

(...)

for integralmente produzida no bloco;

ESTE UM MODELO DE DEMONSTRAO DA APOSTILA receber nova individualidade, esta caracterizada com a mudana na E CONTM APENAS UM TRECHO DO CONTEDO ORIGINAL. posio da mercadoria dentro da Nomenclatura Andina (NANDINA); O DESENVOLVIMENTO DA MATRIA CONTINUA POR MAIS PGINAS NA APOSTILAagregao regional de, pelo menos, 50% (exceto para tiver ndice de COMPLETA, QUE VOC PODER OBTER EM Bolvia e Equador, que somente precisam responder por 40% do valor http://www.acheiconcursos.com.br . nal do produto exportado).
Estrutura atual da Comunidade Andina de Naes:

46

Potrebbero piacerti anche