Sei sulla pagina 1di 5

O teorema de Pitgoras: a soma das reas dosquadrados construdos sobre os catetos (a e b) equivale rea do quadrado construdo sobre a hipotenusa

(c).

Aplicao do Teorema de Pitgoras

Encontrar este item


Livro novo Vdeo novo Livro em sebos Livro usado

Apresentao
Uma escada de 5 m de comprimento est apoiada num muro. O p da escada est afastado 3 m da base do muro. Qual a altura, no muro, que a escada alcana? Para resolver esse problema, usaremos uma propriedade muito importante dos tringulos retngulos. Ela conhecida como Teorema de Pitgoras e diz o que est escrito acima.

1.Uma escada com 6 metros de comprimento, est encostada a um muro


com 4,47 metros de altura, de modo que uma das extremidades da escada encostada parte de cima do muro.

Qual a distncia da escada ao muro, medida sobre o cho?

Resoluo

2.

Calcula a rea do tringulo issceles cuja base mede 60 cm e o

permetro 216 cm . Resoluo Na figura , dividimos o tringulo issceles em 2 tringulos rectngulos.

Para calcular os outros lados do tringulo, cujo comprimento designaremos por T, basta resolver a equao 2T + 60 = 216, pois o permetro a soma dos comprimentos dos lados. Logo, aps a resoluo daquela equao, temos T = 78.

Conhecidos os comprimentos dos lados iguais, vamos determinar a altura, que designaremos por h. Aplicando o Teorema de Pitgoras no tringulo vem : (78)2 = (30)2 + h2 de onde , h=72. H agora que determinar a rea de tringulo. Conhecemos o comprimento da base e a altura e como a rea se calcula multiplicando a base pela altura e dividindo por dois , temos A= (60 x 72)/2 =2160 cm 2.

3. Um navio partiu de um ponto A, percorreu 70 milhas para sul e


atingiu o porto B. Em seguida percorreu 30 milhas para leste e atingiu o ponto C. Finalmente, navegou 110 milhas para o norte e chegou ao porto D.

Quantas milhas teria poupado se fosse directamente do porto A para o porto D? Vamos comear por fazer um esquema do percurso do navio, desde o porto A at ao porto D, traduzindo as distncias pelos comprimentos dos segmentos.

AB +BC +CD =210 milhas

E se o navio fosse directamente de A para D? Ento, AD =[(30)2 + (40)2 ] <=> AD=50 Concluso : O navio teria poupado 210 50 =160 milhas .

Resoluo Podemos encarar este problema de uma maneira "matemtica ", resumindose determinao da medida P de um dos catetos de um tringulo rectngulo de hipotenusa 6 e em que o outro cateto mede 4,47.

4,47cm P=?
Aplicando o Teorema de Pitgoras : 62 =(4,47)2 +x2.Logo , x2 = 16.0191. Aplicando a raiz quadrada a x , vem : x = 4.0024.

6 cm

4. Depois de se ter aplicado algumas situaes do Teorema de


Pitgoras no plano vamos agora aplicar o mesmo teorema, mas, numa situao do espao.

Suponhamos que pretendemos construir em cartolina um chapu de um palhao com as medidas indicadas na figura seguinte:

Qual ter que ser a altura do chapu?

Resoluo Visto que o dimetro do cone (a figura geomtrica representada por um chapu de palhao um cone) mede 16 cm, o raio, sendo metade do dimetro, mede 8 cm. Encontramo-nos em condies de aplicar o Teorema de Pitgoras: 172=h2+82 <=> h2=172-82 <=> h= 225 Portanto, h=15 cm, isto , a altura do chapu teria que ser 15 cm.

Potrebbero piacerti anche