Sei sulla pagina 1di 23

ARTE ROMANA

A arte romana sofreu duas fortes influncias: a da arte etrusca popular e voltada para a expresso da realidade vivida, e a da grego-helenstica, orientada para a expresso de um ideal de beleza. Um dos legados culturais mais importantes que os etruscos deixaram aos romanos foi o uso do arco e da abbada nas construes.

ARQUITETURA As caractersticas gerais da arquitetura romana so: * busca do til imediato, senso de realismo; * grandeza material, realando a idia de fora; * energia e sentimento; * predomnio do carter sobre a beleza; * originais: urbanismo, vias de comunicao, anfiteatro, termas.

As construo eram, basicamente, de cinco espcies, de acordo com as funes: 1) Religio: Templos Pouco se conhece deles. Os mais conhecidos so o templo de Jpiter Stater, o de Saturno, o da Concrdia e o de Csar. O Panteo, construdo em Roma durante o reinado do Imperador Adriano foi planejado para reunir a grande variedade de deuses existentes em todo o Imprio, esse templo romano, com sua planta circular fechada por uma cpula, cria um local isolado do exterior onde o povo se reunia para o culto.

2) Comrcio e civismo: Baslica A princpio destinada a operaes comerciais e a atos judicirios, a baslica servia para reunies da bolsa, para tribunal e leitura de editos. Mais tarde, j com o Cristianismo, passou a designar uma igreja com certos privilgios. A baslica apresenta uma caracterstica inconfundvel: a planta retangular (de quatro a cinco mil metros), dividida em vrias colunatas. Para citar uma, a baslica Julia, iniciada no governo de Jlio Csar, foi concluda no Imprio de Otvio Augusto.

3) Higiene: Termas Constitudas de ginsio, piscina, prticos e jardins, as termas eram o centro social de Roma. As mais famosas so as termas de Caracala que, alm de casas de banho, eram centro de reunies sociais e esportes.

4) Divertimentos: a) Circo: extremamente afeito aos divertimentos, foi de Roma que se originou o circo. Dos jogos praticados temos: =jogos circenses - corridas de carros; =ginsios - includos neles o pugilato; =jogos de Tria - aquele em que havia torneios a cavalo; =jogos de escravos - executados por cavaleiros conduzidos por escravos; Sob a influncia grega, os verdadeiros jogos circenses romanos s surgiram pelo ano 264 a.C. Dos circos romanos, o mais clebre o "Circus Maximus".
b) Teatro: imitado do teatro grego. O principal teatro o de Marcelus. Tinha cenrios versteis, giratrios e retirveis.

c) Anfiteatro: o povo romano apreciava muito as lutas dos gladiadores. Essas lutas compunham um espetculo que podia ser apreciado de qualquer ngulo. Pois a palavra anfiteatro significa teatro de um e de outro lado. Assim era o Coliseu, certamente o mais belo dos anfiteatros romanos. Externamente o edifcio era ornamentado por esculturas, que ficavam dentro dos arcos, e por trs andares com as ordens de colunas gregas (de baixo para cima: ordem drica, ordem jnica e ordem corntia). Essas colunas, na verdade eram meias colunas, pois ficavam presas estrutura das arcadas. Portanto, no tinham a funo de sustentar a construo, mas apenas de ornament-la. Esse anfiteatro de enormes propores chegava a acomodar 40.000 pessoas sentadas e mais de 5.000 em p.

5) Monumentos decorativos a) Arco de Triunfo: prtico monumental feito em homenagem aos imperadores e generais vitoriosos. O mais famoso deles o arco de Tito, todo em mrmore, construdo no Frum Romano para comemorar a tomada de Jerusalm.
b) Coluna Triunfal: a mais famosa a coluna de Trajano, com seu caracterstico friso em espiral que possui a narrativa histrica dos feitos do Imperador em baixos-relevos no fuste. Foi erguida por ordem do Senado para comemorar a vitria de Trajano sobre os dcios e os partos.

6) Moradia: Casa Era construda ao redor de um ptio chamada trio.

PINTURA
O Mosaico foi muito utilizado na decorao dos muros e pisos da arquitetura em geral. A maior parte das pinturas romanas que conhecemos hoje provm das cidades de Pompia e Herculano, que foram soterradas pela erupo do Vesvio em 79 a.C. Os estudiosos da pintura existente em Pompia classificam a decorao das paredes internas dos edifcios em quatro estilos. -Primeiro estilo: recobrir as paredes de uma sala com uma camada de gesso pintado; que dava impresso de placas de mrmore.

-Segundo estilo: Os artistas comearam ento a pintar painis que criavam a iluso de janelas abertas por onde eram vistas paisagens com animais, aves e pessoas, formando um grande mural.
-Terceiro estilo: representaes fiis da realidade e valorizou a delicadeza dos pequenos detalhes. -Quarto estilo: um painel de fundo vermelho, tendo ao centro uma pintura, geralmente cpia de obra grega, imitando um cenrio teatral.

ESCULTURA Os romanos eram grandes admiradores da arte grega, mas por temperamento, eram muito diferentes dos gregos. Por serem realistas e prticos, suas esculturas so uma representao fiel das pessoas e no a de um ideal de beleza humana, como fizeram os gregos. Retratavam os imperadores e os homens da sociedade. Mais realista que idealista, a estaturia romana teve seu maior xito nos retratos. Com a invaso dos brbaros as preocupaes com as artes diminuram e poucos monumentos foram realizados pelo Estado. Era o comeo da decadncia do Imprio Romano que, no sc. V precisamente no ano de 476 - perde o domnio do seu vasto territrio do Ocidente para os invasores germnicos.

MOSAICO Partidrios de um profundo respeito pelo ambiente arquitetnico, adotando solues de clara matriz decorativa, os mosastas chegaram a resultados onde existe uma certa parte de estudo direto da natureza. As cores vivas e a possibilidade de colocao sobre qualquer superfcie e a durao dos materiais levaram a que os mosaicos viessem a prevalecer sobre a pintura. Nos sculos seguintes, tornar-se-o essenciais para medir a ampliao das primeiras igrejas crists.

Questes
1. Explique comparando o tipo de influncia

das artes grega e etrusca na arte de Roma. 2. Escreva sobre a importncia dos arcos e abbadas na arquitetura romana, em especial na construo de anfiteatros.

Referncias Bibliogrficas:

www.historiadaarte.com.br www.mundoeducacao.com.br Artes www.portaldarte.com.br/ http://www.portaldarte.com.br/

Pesquisa e projeto: Daniela de Brito

Potrebbero piacerti anche