Sei sulla pagina 1di 4

O Funk Como Cultura Popular O funk um estilo musical muito evidente e interessante de ser analisado na nossa sociedade.

. Este estilo musical traz aspectos particulares, resistentes e opositores em sua essncia. Mesmo sendo visto com maus olhos, por ser considerado extico, desviante e no cultural, o funk um movimento cultural riqussimo que podemos analis-lo sobre vrios aspectos. Antes de tudo vamos definir o funk como um estilo musical de cultura popular. Popular, no sentido que foi empregado, caracterstica da classe dominada, em oposio ao erudito, que caracterstica da classe dominante dentro da sociedade. a que est o ponto sustentador de todos os argumentos a serem expostos aqui. A cultura s popular se houver um grupo que a defina assim. Nesse meio de oposio entre o popular e o erudito as coisas so definidas e defendidas por interesses prprios de cada agrupamento cultural. Mas no caso, o popular legitimado, ou seja, definido e autenticado pelo erudito, pois o erudito est no comando, logo o erudito mantm uma postura etnocntrica nesse sistema. Entretanto, no necessariamente, o funk, por estar numa posio de dominado, utilizado pelas classes dominantes como meio alienador dos indivduos de certa comunidade. O aspecto alienador apenas um ponto de vista sobre essa subcultura, j que a conscincia apenas uma virtude dos dominantes. Outra virtude imposta sobre o funk o casamento e os valores de famlia que so agredidos (melhor, quebrados) nesse movimento cultural popular. A realidade do meio social onde produzido o funk outra. Entretanto, como estamos numa sociedade de valores burgueses, tudo visto a olhos burgueses (como um europeu olhava aos selvagens). O funk recebe caractersticas machistas, ultrapassadas e de no possuir criatividade. As rdios, numa quantidade generalizante, no tocam esse tipo de msica e os crticos (que so os detentores da autoridade de dizer isto arte, aquilo no) repudiam o funk, pondo aquelas pessoas que o ouvem numa posio de sem cultura, que tem pssimo gosto ou no entende de cultura. Alguns dizem que estamos em pocas que se consome muita besteira besteira para os interesses burgueses. As

instituies so burguesas (hospital, escola, tribunal), quase tudo que parece ser essencial para ns burgus. H dois mundos: um que tem o controle e outro que foge das imposies deste. Ento, na balana as coisas tornam-se desfavorveis e nebulosas para as pessoas envolvidas no contexto em que ouvido e apreciado o funk, quando elas tentam se apropriar de coisas burguesas e inserirem a si prprias no tal meio? Por exemplo, um garoto de uma comunidade pobre est habituado a ouvir e apreciar o funk, mas como aquilo contrrio aos valores burgueses, ele ter problemas na adaptao (seja lingustica, ideolgica ou moral). como se fosse uma esfera dentro duma outra maior e abas tm diferenas relevantes. H certa incompatibilidade em determinados pontos de cada subcultura inerente aos estilos musicais e suas ideologias, que refletem assim, nas posies tomadas por parte destes indivduos. Tanto que, com certo policiamento, podemos chamar: mundo do funk, da msica eletrnica, clssica, do reagae. Entretanto evitemos uso de catequeses. No se pretende usar de sensacionalismos, mas essa subcultura vai alm do contexto imaginado. Alm do sensacionalismo deve-se, tambm, evitar dizer que o popular imposto. Esse balano inicial dominante/dominado serve apenas para abrir uma reflexo cultural a respeito do funk. No pretendido, aqui, fazer-se de uso duma anlise poltica ou socioeconmica em torno do funk, mas duma sondagem cultural. Na antropologia no existe cultura popular e erudita, existe apenas variaes culturais. Logo, no se pode julgar certo estilo musical como o melhor ou o mais correto e/ou racional. Essa diviso apenas mais uma dentre tantas que tm o objetivo de justificar a imposio. Para ilustrar peguemos uma letra de funk carioca:
Muita polmica, muita confuso. Resolvi parar de cantar palavro. Por isso, nego, vou cantar essa cano... Quando eu te vi de patro, de cordo, de R1 e camisa azul, Logo encharcou minha xota e ali percebi que piscou o meu cu. Eu sei que voc j casado, mas me diz o que fazer. Porque quando a piroca tem dona que vem a vontade de fuder.

Ento mama, pega no meu grelo e mama Me chama de piranha na cama Minha xota quer gozar, quero dar, quero te dar. (Valesca Popozuda part. MC Catra)

Essa composio, com certeza no caiu legal para aquelas pessoas que no esto inseridas no mundo do funk. Tachar-lhe-o de imoral e destruidor da moral e dos bons costumes, sendo muitas vezes punidos por conta desse juzo de valor. Nos dois tpicos seguintes ser abordado, de forma mais profunda, quais as consequncias dessa moralizao, de certa forma defensiva, e quo essas concluses so precipitadas. Podemos considerar essa viso de juzos como etnocntrica, sobre o funk. Mesmo desta forma, o funk no algo totalmente estranho para as pessoas que tm essa viso da coisa, pois essa subcultura, como todas as outras existentes num contexto mais abrangente, coexiste com vrias diferentes. Todo esse processo de dominao e estranheza frente ao funk algo transitrio, pois a cultura, como as subculturas, sempre est sendo reinventada. O que popular hoje pode ser erudito amanh, assim como o erudito pode tornar-se popular. Um exemplo disso, distanciando por um momento do meio musical, o futebol. O futebol, quando chegou ao Brasil, era um esporte essencialmente elitista, logo podemos cham-lo de erudito. Mas depois houve um processo de popularizao, at chegar o ponto de o futebol tornar-se popular. Nem sempre, tambm, o popular oposto ao erudito. Pois h momentos em que o que caracterstico na cultura dominante, tambm na dominada. Msica clssica feita apenas na classe dominante para ela mesma? No. Estilos musicais nem sempre definem o que erudito ou popular. H certos estilos musicais considerados clssicos que possuem um pblico popular. E tambm h em certas msicas traos de erotismo, mas nem por isso deixam de ser eruditas (por se acreditar, principalmente por parte da classe dominante, que nessas msicas h um conhecimento e tcnicas muito trabalhadas, logo, superiores). Ento, conclui-se que o popular e o erudito so baseados em interesses de grupos culturais (ou classes, se preferires), portanto uma segmentao relativa e transitria. Os valores podem ser revistos, os interesses podem ser outros. Tudo que produzido pelo homem cultura.

Referncias:

VIANA, H. O Baile Funk Carioca: Festas e Estilos de Vida

Metropolitanos. 1987. 151 f. Dissertao (Mestrado em Antropologia Social) Museu Nacional, Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 1987.

VIANA, H. Funk e Cultura Popular Carioca. In: Estudos Histricos, Rio

de Janeiro, vol. 3, n. 6, 1990, p. 244-253. SANTOS, J.L. dos. O Que Cultura. So Paulo: Brasiliense, 2006. 110 p. (Coleo Primeiros Passos). MELLO, M.; LEMOS, J. Segura o Funk. Superinteressante, So Paulo, v. 163, p. 72-76, abril, 2001. COLI, Jorge. O Que Arte. So Paulo: Editora Brasiliense, 1995. 131 p. (Coleo Primeiros Passos). GUIMARES, E. O Que Etnocentrismo. So Paulo: Editora Brasiliense, 1988. 96 p. (Coleo Primeiros Passos). ARANTES, A. O Que Cultura Popular. So Paulo: Editora Brasiliense, 1980. 88 p. (Coleo Primeiros Passos).

Potrebbero piacerti anche