Sei sulla pagina 1di 6

Trabalho de histria !

1 A relao entre a abdicao de D.Pedro I e as revoltas da dcada de 1830.


Perodo inicial do Imprio, estende-se da Independncia do Brasil, em 1822, at a abdicao de Dom Pedro I , em 1831. Aclamado primeiro imperador do pas a 12 de outubro de 1822, Dom Pedro I enfrenta a resistncia de tropas portuguesas. Ao venclas, em meados do ano seguinte, consolida sua liderana.Seu primeiro ato poltico importante a convocao da Assemblia Constituinte, eleita no incio de 1823. tambm seu primeiro fracasso: devido a uma forte divergncia entre os deputados brasileiros e o soberano, que exigia um poder pessoal superior ao do Legislativo e do Judicirio, a Assemblia dissolvida em novembro. A Constituio outorgada pelo imperador em 1824. Contra essa deciso rebelam-se algumas provncias do Nordeste, lideradas por Pernambuco. A revolta, conhecida pelo nome de Confederao do Equador, severamente reprimida pelas tropas imperiais.Embora a Constituio de 1824 determine que o regime vigente no pas seja liberal, o governo autoritrio. Freqentemente, Dom Pedro impe sua vontade aos polticos. Esse impasse constante gera um crescente conflito com os liberais, que passam a v-lo cada vez mais como um governante autoritrio. Preocupa tambm o seu excessivo envolvimento com a poltica interna portuguesa. Os problemas de Dom Pedro I agravam-se a partir de 1825, com a entrada e a derrota do Brasil na Guerra da Cisplatina . A perda da provncia da Cisplatina e a independncia do Uruguai, em 1828, alm das dificuldades econmicas, levam boa parte da opinio pblica a reagir contra as medidas personalistas do imperador.

2 As principais revoltas do perodo regencial e suas caractersticas .

Perodo regencial como ficou conhecido o decnio de 1831 a 1840 na Histria do Brasil, compreendido entre a abdicao de D. Pedro I e o chamado "Golpe da Maioridade", quando seu filho D. Pedro II teve a maioridade proclamada.Nascido a 2 de dezembro de 1825, Pedro II contava, quando da renncia paterna, 5 anos e 4 meses, no podendo portanto assumir o governo que, por fora da lei, seria dirigido por uma regncia integrada por trs representantes. Durante esta dcada sucederam-se quatro regncias: A Provisria Trina, a Permanente Trina, a Una do Padre Feij e a Una de Arajo Lima.Foi um dos mais importantes e agitados perodos da Histria brasileira; nele se firmaram a unidade territorial do pas e a estruturao das Foras Armadas, alm de serem discutidos o grau de autonomia das provncias e a centralizao do poder.Ocorre nesta fase uma srie de rebelies localizadas, como a Cabanagem, no Par, a Balaiada no Maranho, a Sabinada na Bahia e a Guerra dos Farrapos, no Rio Grande do Sul, a maior e mais longa - que mostravam descontentamento com o poder central e as tenses sociais latentes da nao recm-independente - o que provocou o esforo conjunto de opositores por manter a ordem; sobre o perodo registrou Joaquim Nabuco que "No Brasil, porm, a Regncia foi a repblica de fato, a repblica provisria..." Tratava-se de se construir um arranjo poltico que garantisse aos grupos a preservao de seus interesses, bem como a unidade territorial sob o manto da monarquia centralizadora - algo que apenas se consolidou somente por volta de 1850.

3 Os regentes brasileiros e as principais medidas polticas do perodo .


Na data de abdicao de D Pedro I a assemblia nacional estava de frias, assim os poucos polticos que l encontravam resolveram eleger uma regncia provisria para governara nao at a volta. Essa regncia teve durao de aproximadamente trs meses. Entre as principais medidas tomadas pela regncia provisria, est: Volta dos ministrios dos brasileiros Suspenso parcial do uso do poder moderador pelos regentes Anistia s pessoas presas por motivos polticos Apesar de manter as estruturas do antigo imprio, s atitudes tomadas pela regncia trina provisria foi de carter liberal e antiabsolutista.Reunindo senadores e deputados de todo o Brasil, a assemblia geral elegeu a regncia trina permanente. A nova regncia era composta pelos deputados Joo Brulio, Jos da Costa Carvalho e Brigadeiro Francisco de Lima e Silva.Para impor a ordem, o governo precisava de uma fora militar fiel, no podia ser os militares, pois a qualquer momento poderiam revoltar contra o governo. Assim a soluo criada foi criao da Guarda Nacional: uma policia de confiana do governo e das classes dominantes agrrias. A grande rivalidade dos regressistas e progressistas tornava o pas um palco de discusses polticas em que o grande alvo era o regente. Alem disso a situao socioeconmica da populao brasileira eram precria, alguns passavam fome nas ruas e a burguesia brigava em trono dos seus interesses. Vendo tudo aquilo acontecer populao no podia ficar de braos cruzados, ento varias revoltas estouraram no pas, principalmente reivindicando a situao de vida no pas e tambem o excesso de poder dos governantes, que na verdade era uma grande aristocracia (o governo de poucos). Entre as principais :

Cabanagem (Par) Farroupilha (Rio Grande do Sul) Balaiada (Maranho) Sabinada (Bahia)

4 A criao da Guarda Nacional e as respostas do governo as revoltas .


A Guarda Nacional foi uma fora paramilitar organizada por lei no Brasil durante o perodo regencial, em agosto de 1831, para servir de "sentinela da constituio jurada", e desmobilizada em setembro de 1922. No ato de sua criao lia-se: "Com a criao da Guarda Nacional foram extintos os antigos corpos de milcias, as ordenanas e as guardas municipais." Em 1850 a Guarda Nacional foi reorganizada e manteve suas competncias subordinadas ao ministro da Justia e aos presidentes de provncia. Em 1873 ocorreu nova reforma que diminuiu a importncia da instituio em relao ao Exrcito Brasileiro. Com o advento da Repblica a Guarda Nacional foi transferida em 1892 para o Ministrio da Justia e Negcios Interiores. Em 1918 passou a Guarda Nacional a ser subordinada ao Ministrio de Guerra atravs da organizao do Exrcito Nacional de 2 Linha, que constituiu de certo modo sua absoro pelo Exrcito.A Guarda Nacional foi criada num contexto aps abdicao de D. Pedro I, onde ocorriam diversos choques entre nacionais e lusos e havia receio na sociedade que os militares tomassem alguma atitude restauradora, posicionando-se pela volta de D. Pedro I. O exrcito tinha sua base formada basicamente de negros, mulatos, homens pobres, na maioria dos casos, sem nenhuma qualificao profissional, pouco considerados socialmente, j os altos postos de comando eram ocupados por estrangeiros, provocando uma falta de confiana do governo na fidelidade do Exrcito, considerado uma ameaa em potencial ao liberalismo da nova ordem instaurada com a Regncia.

5 O tratamento diferenciado dado aos revoltosos farroupilhas (Guerra dos farrapos )

Em 1839, liderados pelo general Davi Canabarro e pelo revolucionrio italiano Giuseppe Garibaldi, os farroupilhas conquistaram Laguna, em Santa Catarina, e l proclamaram a Repblica Juliana. Em 1842, o imprio enviou para o Sul 12 mil soldados comandados por Lus Alves de Lima e Silva, futuro Duque de Caxias, a fim de combater os farroupilhas . As lutas prolongaram-se por trs longos anos. Durante esse tempo, Caxias conseguiu estabelecer acordos separadamente com os comandantes farroupilhas, criando, desse modo, condies para a assinatura do acordo que ps fim guerra e conhecido como "paz honrosa" (1845).A revoluo durou quase 10 anos, sem vencedor e vencido. O tratado de paz foi assinado em Ponche Verde, pelo baro Duque de Caxias e o general Davi Canabarro, em 28/02/1845. Na poca, Porto Alegre era um porto comercial, e no tinha razes para aderir revolta. Seus comerciantes no comungavam com as idias separatistas dos lderes da regio da Campanha, como Bento Gonalves da Silva e Antnio de Souza Netto, que veio a proclamar a Repblica Riograndense, no ano seguinte. Por isso, rechaaram os rebeldes, em 15/06/1836. A partir da, at dezembro de 1840, a capital ficou sitiada, com dificuldades de suprimento de itens essenciais na poca: charque, leo para os lampies, farinha, feijo e outros gneros alimentcios. Em funo da fidelidade da capital ao imprio, recebeu o ttulo de "Leal e Valorosa" em 19/10/1841, que permanece no seu braso at os dias atuais.Fora da capital, os farroupilhas passaram a ter expressivos xitos. Na batalha do Seival (que fica no atual municpio de Candiota), o general Antnio de Souza Netto imps fragorosa derrota ao legalista Joo da Silva Tavares, que possua 170 combatentes a mais. No dia seguinte, em 11/09/1836, Netto proclamou a Repblica Riograndense, com sede em Piratini.Todavia, os farrapos sofreram outro duro revs perto da capital, que sitiavam, ao serem batidos na Ilha de Fanfa; o exrcito rebelde de 1.000 homens se dispersou e seu comandante, general Bento Gonalves da Silva, foi preso e levado para a Fortaleza da Laje, no Rio de Janeiro. Em 1839, junta-se ao exrcito farrapo o corsrio italiano Giuseppe Garibaldi. Os farrapos precisavam, aps 4 anos de combates, acesso Lagoa dos Patos e ao Oceano, que eram bloqueados pelos imperialistas assentados em Porto Alegre e Rio Grande, respectivamente. Para romper o cerco, resolveram sublevar Santa Catarina, onde possuam simpatizantes. Para tanto, decidiram tomar a estratgica cidade de Laguna. Para tanto, Garibaldi mandou construir dois enormes lanches numa fazenda do atual municpio de Camaqu (que dista cerca de 125 km de Porto Alegre), que foram arrastados entre o atual municpio de Palmares do Sul e a foz do Rio Tramanda (no atual municpio de Tramanda) sobre carreta de 8 rodas, por cerca de 200 bois. Em Ararangu, no Estado de Santa Catarina, o lancho Rio Pardo naufragou; todavia, seguiram em frente com o lancho Seival, comandados pelo americano John Griggs (apelidado de "Joo Grande").

CONCLUSO
Revolta do Guanais de 1832. Foi uma revolta ocorrida na Bahia,Durante a Regncia Trina Permanente,Aps trs dias de lutas, os revoltosos se rendem as foras do governo. Revolta dos Mals de 1835. Ocorreu na cidade de Salvador ,Bahia.No final da Regncia Trina Permanente,Foi uma rebelio de escravos africanos das etnias hau e nag, de religio islmica, organizados em torno de propostas radicais para libertao dos demais escravos e criar um reino muulmano na Bahia.Foi rpida e duramente reprimida pelos poderes constitudos. A Cabanagem (1835-1840). Ocorreu tambm no final da Regncia Trina Permanente. foi a revolta na qual negros e ndios se insurgiram contra a elite poltica e tomaram o poder no Par (Brasil). Entre as causas da revolta encontram-se a extrema pobreza das populaes ribeirinhas e a irrelevncia poltica qual a provncia foi relegada aps a independncia do Brasil. Guerra dos Farrapos ou Revoluo Farroupilha(1835-1845). Ocorreu na Regncia Una de Feijo e s terminou no 2 reinado. Sabinada de 1837-1838

Foi uma revolta autonomista que ocorreu na Regncia Una de Feij.Na ento Provncia da Bahia. Balaiada de 1838-1841. foi uma revolta de fundo social, ocorrida na regncia de Una Araujo Lima(o marqus de Olinda) no interior da ento Provncia do Maranho, no Brasil. Foi feita por pobres da regio, escravos, fugitivos e prisioneiros. O motivo era a disputa pelo controle do poder local. Na minha opinio , as foram muitas rebelies que marcaram o perodo regencial muitas por causa dos fundos sociais e as economias e todas tem um breve motivo de acontecerem : pssimas condies de vida da populao mais pobre; a falta de autonomia das provncias, devido centralizao do governo imperial; o excesso de impostos, cobrados pelo governo central; a luta pelo poder entre partidos e grupos polticos.A emancipao poltica do Brasil no trouxe nenhuma alterao na secular estrutura social. A enorme populao de escravos e de homens livres no proprietrios, dispersa pelo Brasil e distante dos principais centros, permaneceu absolutamente indiferente independncia. Entretanto, nos centros urbanos do sul, em especial no Rio de janeiro, a massa popular aderiu, em vrias ocasies, aos impulsos revolucionrios, mas foi prontamente esmagada por Jos Bonifcio.O Golpe da Maioridade foi dado em 24 de julho de 1840 com o apoio do Partido Liberal, ao perodo regencial brasileiro. Os liberais agitaram o povo, que pressionou o Senado a declarar o jovem Pedro II maior de idade aos 14 anos. Esse golpe teve como principal objetivo dar o poder para Dom Pedro II para que esse, inexperiente, atendesse aos interesses liberais.O gabinete da maioridade ou o Ministrio dos Irmos. Imediatamente aps o golpe, organizou-se o ministrio, o primeiro da maioridade, dominado pelos "maioristas", todos eles ligados ao Partido Liberal. Do novo gabinete participavam os irmos Andrada (Antnio Carlos e Martim Francisco) e os irmos Cavalcanti (futuros viscondes de Albuquerque e de Suassuna), donde decorreu o nome de Ministrio dos Irmos. Fontes : Google.com , Livro de historia , matrias do caderno , wikipedia.com.br , yahoo.com/respostas

Potrebbero piacerti anche