Sei sulla pagina 1di 7

Cabo de par tranado Wikipdia, a enciclopdia livre

31/08/2012 13:25

Cabo de par tranado


Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

O cabeamento por par tranado (Twisted pair) um tipo de cabo que tem um par fios entrelaados um ao redor do outro para cancelar as interferncias eletromagnticas de fontes externas e interferncias mtuas (linha cruzada ou, em ingls, crosstalk) entre cabos vizinhos. A taxa de giro (normalmente definida em termos de giros por metro) parte da especificao de certo tipo de cabo. Quanto maior o nmero de giros, mais o rudo cancelado. Foi um sistema originalmente produzido para transmisso telefnica analgica que utilizou o sistema de transmisso por par de fios. Aproveita-se esta tecnologia que j tradicional por causa do seu tempo de uso e do grande nmero de linhas instaladas. A matria-prima fundamental utilizada para a fabricao destes cabos o cobre, por oferecer tima condutividade e baixo custo, portanto deve-se analisar com bastante cuidado a segurana contra descargas eltricas. Um acidente com descarga eltrica em qualquer ponto da rede pode comprometer toda a rede local .

ndice
1 Histrico 2 Taxa de transmisso 3 Tipos 3.1 Categoria 4 Cores 5 Crossover 5.1 1 e 2 pontas 6 Montagem do Cabo de Rede de Par Tranado CAT3/CAT4/CAT5 ou CAT5e 7 Ver tambm 8 Fonte

Histrico
Nos anos 90 era muito comum encontrar rede de computadores usando cabo coaxial de 50 Ohms. Isso se dava pelo fato de ser uma rede mais fcil de ser instalada pois o cabo era parecido com o cabo de antena de televiso e poderia ser instalado em qualquer local sem problemas com interferncias. Com o avano das redes de computadores, aumentando sua taxa de transferncia, o cabo coaxial comeou a ser substitudo pelo cabo par tranado. As principais vantagens de uso do cabo par tranado so: uma maior taxa de transferncia de arquivos, baixo custo do cabo e baixo custo de manuteno de rede. As taxas usadas nas redes com o cabo par tranado so:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cabo_de_par_tranado Pgina 1 de 7

Cabo de par tranado Wikipdia, a enciclopdia livre

31/08/2012 13:25

10 Mbps (Ethernet) 100 Mbps (Fast Ethernet) 1000 Mbps (Gigabit Ethernet) 10000 Mbps ou 10Gbps (10Gigabit Ethernet)

Cabo UTP sem blindagem com 4 pares

Os cabos par tranado so muito comuns em equipamentos para internet banda larga como ADSL E televiso a cabo para ligar a placa de rede nos Hubs, Switch ou Roteador. Estes equipamentos geralmente so instalados em redes domsticas atravs do cabo UTP Categoria 5. Atualmente so usadas outras categorias como CAT 6 em ambientes corporativos. Os cabos e dispositivos que possibilitam o uso de maiores taxas so geralmentes usados em Backbones ou trechos de alta velocidade, como em interligaes de roteadores em redes distintas geograficamente. o padro 10Gbps Ethernet pode ser usado por Cabo UTP (par tranado) e por Fibra tica. Fonte(TORRES, Gabriel, Redes de Computadores, verso revisada e atualizada)

Taxa de transmisso
A qualidade da linha de transmisso que utiliza o par de fios depende, basicamente, da qualidade dos condutores empregados, bitola dos fios (quanto maior a bitola, menor a resistncia hmica por quilmetro), tcnicas usadas para a transmisso dos dados atravs da linha e proteo dos componentes da linha para evitar a induo nos condutores. A induo ocorre devido a alguma interferncia eltrica externa ocasionada por centelhamentos, harmnicos, osciladores, motores ou geradores eltricos, mau contato ou contato acidental com outras linhas de transmisso que no estejam isoladas corretamente ou at mesmo tempestades eltricas ou proximidades com linhas de alta tenso.

Tipos
Existem trs tipos de cabos Par tranado: Unshielded Twisted Pair - UTP ou Par Tranado sem Blindagem: o mais usado atualmente tanto em redes domsticas quanto em grandes redes industriais devido ao fcil manuseio, instalao, permitindo taxas de transmisso de at 100 Mbps com a utilizao do cabo CAT 5e; o mais barato para distncias de at 100 metros; Para distncias maiores emprega-se cabos de fibra ptica. Sua estrutura de quatro pares de fios entrelaados e revestidos por uma capa de PVC. Pela falta de blindagem este tipo de cabo no recomendado ser instalado prximo a equipamentos que possam gerar campos magnticos (fios de rede eltrica, motores, inversores de frequncia) e tambm no podem ficar em ambientes com umidade. Shield Twisted Pair - STP ou Par Tranado Blindado (cabo com blindagem): semelhante ao UTP. A diferena que possui uma blindagem feita com a malha metlica em cada par. recomendado para ambientes com interferncia eletromagntica acentuada. Por causa de sua blindagem especial em cada par acaba possuindo um custo mais elevado. Caso o ambiente possua umidade, grande interferncia eletromagntica, distncias acima de 100 metros ou exposto diretamente ao sol ainda aconselhvel o uso de cabos de fibra ptica. Screened Twisted Pair - ScTP tambm referenciado como FTP (Foil Twisted Pair), os cabos so cobertos pelo mesmo composto do UTP categoria 5 Plenum, para este tipo de cabo, no entanto, uma
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cabo_de_par_tranado Pgina 2 de 7

Cabo de par tranado Wikipdia, a enciclopdia livre

31/08/2012 13:25

pelcula de metal enrolada sobre o conjunto de pares tranados, melhorando a resposta ao EMI, embora exija maiores cuidados quanto ao aterramento para garantir eficcia frente s interferncias.

Categoria
Os cabos UTP foram padronizados pelas normas da EIA/TIA-568-B e so divididos em 10 categorias, levando em conta o nvel de segurana e a bitola do fio, onde os nmeros maiores indicam fios com dimetros menores, veja abaixo um resumo simplificado dos cabos UTP. Categoria do cabo 1 (CAT1): Consiste em um cabo blindado com dois pares tranados compostos por fios 26 AWG. So utilizados por equipamentos de telecomunicao e rdio. Foi usado nas primeiras redes Token-ring mas no aconselhvel para uma rede par tranado. (CAT1 no mais recomendado pela TIA/EIA). Categoria do cabo 2 (CAT2): formado por pares de fios blindados (para voz) e pares de fios no blindados (para dados). Tambm foi projetado para antigas redes token ring E ARCnet chegando a velocidade de 4 Mbps. (CAT2 no mais recomendado pela TIA/EIA). Categoria do cabo 3 (CAT3): um cabo no blindado (UTP) usado para dados de at 10Mbits com a capacidade de banda de at 16 MHz. Foi muito usado nas redes Ethernet criadas nos anos noventa (10BASET). Ele ainda pode ser usado para VOIP, rede de telefonia e redes de comunicao 10BASET e 100BASET4. (CAT3 recomendado pela norma TIA/EIA-568-B). Categoria do cabo 4 (CAT4): um cabo par tranado no blindado (UTP) que pode ser utilizado para transmitir dados a uma frequncia de at 20 MHz e dados a 20 Mbps. Foi usado em redes que podem atuar com taxa de transmisso de at 20Mbps como token ring, 10BASET e 100BASET4. No mais utilizado pois foi substituido pelos cabos CAT5 e CAT5e. (CAT4 no mais recomendado pela TIA/EIA). Categoria do cabo 5 (CAT5): usado em redes fast ethernet em frequncias de at 100 MHz com uma taxa de 100 Mbps. (CAT5 no mais recomendado pela TIA/EIA). Categoria do cabo 5e (CAT5e): uma melhoria da categoria 5. Pode ser usado para frequncias at 125 MHz em redes 1000BASE-T gigabit ethernet. Ela foi criada com a nova reviso da norma EIA/TIA-568-B. (CAT5e recomendado pela norma EIA/TIA-568-B). Categoria do cabo 6 (CAT6): definido pela norma ANSI EIA/TIA-568-B-2.1 possui bitola 24 AWG e banda passante de at 250 MHz e pode ser usado em redes gigabit ethernet a velocidade de 1Gbps. (CAT6 recomendado pela norma EIA/TIA-568-B). Categoria: CAT 6a: uma melhoria dos cabos CAT6. O a de CAT6a significa augmented
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cabo_de_par_tranado Pgina 3 de 7

Cabo de par tranado Wikipdia, a enciclopdia livre

31/08/2012 13:25

(ampliado). Os cabos dessa categoria suportam at 500 MHz e podem ter at 55 metros no caso da rede ser de 10Gbps, caso contrario podem ter at 100 metros. Para que os cabos CAT 6a sofressem menos interferncias os pares de fios so separados uns dos outros, o que aumentou o seu tamanho e os tornou menos flexveis. Essa categoria de cabos tem os seus conectores especficos que ajudam evitar interferncias. Categoria 7 (CAT7): est sendo criada para permitir a criao de redes de 40Gbps em cabos de 50m usando fio de cobre (apesar de atualmente esse tipo de rede esteja sendo usado pela rede CAT6). :Esta norma baseia-se na Classe F que ainda no reconhecida pela TIA/EIA. Categoria 7a (CAT7a): est sendo criada para permitir a criao de redes de 100Gbps em cabos de 15m usando fio de cobre (apesar de atualmente esse tipo de rede esteja sendo usado pela rede CAT6). :Esta norma baseia-se na Classe Fa que ainda no reconhecida pela TIA/EIA.

Cores
As cores dos fios so: Laranja e branco Laranja Verde e branco Azul Azul e branco Verde Castanho (ou marrom) e branco Castanho (ou marrom) importante que a sequncia de cores seja respeitada ao se montar um cabo. Caso contrrio, pode haver perda parcial ou total de pacotes, principalmente em cabos de mais de 3 metros. A norma EIA/TIA-568-B prev duas montagens para os cabos, denominadas T568A e T568B. A montagem T568A usa a sequncia branco e verde, verde, branco e laranja, azul, branco e azul, laranja, branco e castanho, castanho. A montagem T568B usa a sequncia branco e laranja, laranja, branco e verde, azul, branco e azul, verde, branco e castanho, castanho. As duas montagens so totalmente equivalentes em termos de desempenho, cabendo ao montador escolher uma delas como padro para sua instalao. boa prtica que todos os cabos dentro de uma instalao sigam o mesmo padro de montagem. Um cabo cujas duas pontas usam a mesma montagem denominado Direto (cabo), e serve para ligar estaes de trabalho e roteadores a switches ou hubs. Um cabo em que cada ponta usado uma das montagens denominado Crossover, e serve para ligar equipamentos do mesmo tipo entre si. Existem cabos com diferentes representaes destes cdigos de cores. O fio com a cor branca pode ser a cor mais clara (verde-claro, azul-claro, laranja-claro, castanhoclaro);
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cabo_de_par_tranado Pgina 4 de 7

Cabo de par tranado Wikipdia, a enciclopdia livre

31/08/2012 13:25

Fio branco com uma lista de cor; Fio completamente branco. Neste caso necessrio ter ateno aos cabos que esto entrelaados; Fio dourado representando o fio "branco e castanho". Existem tambm limites de comprimentos para esse tipo de cabo. Quando o cabo usado para transmisso de dados em Ethernet, Fast Ethernet ou Gigabit Ethernet, o limite para o enlace (distncia entre os equipamentos nas duas pontas do cabo) de no mximo 100 metros. Caso seja necessrio interligar equipamentos a distncias maiores, preciso usar repetidores, ou instalar uma ponte de rede ou switch no meio do caminho, de forma que cada enlace tenha no mximo 100 metros. A norma EIA/TIA-568-B prev ainda que os cabos UTP sejam divididos em "slidos" (os condutores so formados de um nico filamento) e "flexveis". O cabo "slido" deve ser usado para instalaes estticas, onde no h movimentao do cabo. O cabo "flexvel" deve ser usado para as pontas da instalao, onde h movimentaes constantes do cabo. Como o cabo "flexvel" tem caractersticas eltricas diferentes das do cabo "slido", h a recomendao de que seja usado no mximo 10 metros de cabo flexvel num enlace. Caso seja necessrio usar cabos flexveis numa distncia maior, o tamanho do enlace deve ser diminudo proporcionalmente, para evitar perda de sinal (p.ex., com 20 metros de cabo flexvel, o tamanho mximo do enlace desce para 90 metros). Outras aplicaes que no a transmisso de dados em Ethernet, Fast Ethernet ou Gigabit Ethernet podem ter limites diferentes para o tamanho mximo do cabo.

Crossover
Um cabo crossover, um cabo de rede par tranado que permite a ligao de 2 (dois) computadores pelas respectivas placas de rede sem a necessidade de um concentrador (Hub ou Switch) ou a ligao de modems. A alterao dos padres das pinagens dos conectores RJ45 dos cabos torna possvel a configurao de cabo crossover. A ligao feita com um cabo de par tranado onde tem-se: em uma ponta o padro T568A, e, em outra, o padro T568B (utilizado tambm com modems ADSL).

1 e 2 pontas
(da esquerda para a direita sempre) Padro T568B: branco laranja (Recepo) laranja (Recepo) branco verde (Transmisso) azul branco azul verde (Transmisso) branco marrom marrom
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cabo_de_par_tranado

Ligao Crossover

Pgina 5 de 7

Cabo de par tranado Wikipdia, a enciclopdia livre

31/08/2012 13:25

pino funo cor Padro T568A: branco verde (transmisso) verde (transmisso) branco laranja (Recepo) azul branco azul laranja (Recepo) branco marrom ou marrom

Dois conectores T568B/T568A

Obs.: As informaes sobre transmisso e recepo so baseados nos padres 10BASET (Ethernet) e 100BASETX (Fast Ethernet. O padro 100BASET4, usado em algumas redes Fast Ethernet usa os 4 pares de fios. A rede 1000BASET tambm usa os 4 pares do cabo CAT5E.

Montagem do Cabo de Rede de Par Tranado CAT3/CAT4/CAT5 ou CAT5e


1. Corta-se o cabo de conexo horizontal (para ligar da tomada para o computador) no comprimento desejado (geralmente o cabo deve ter 1,5m). 2. Em cada ponta, com a lamina do alicate crimpador retira-se a capa de isolamento azul com um comprimento aproximado de Alicate de crimpar 2 cm. 3. Prepare os oito pequenos fios para serem inseridos dentro do conector RJ45, obedecendo a seqncia de cores desejada (T568A ou T568B). 4. Aps ajustar os fios na posio corta-se as pontas dos mesmos com um alicate ou com a lamina do prprio crimpador para que todos fiquem no mesmo alinhamento e sem rebarbas, para que no ofeream dificuldades na insero no conector RJ45. 5. Segure firmemente as pontas dos fios e os insira cuidadosamente dentro do conector observando que os fios fiquem bem posicionados. 6. Examine o cabo percebendo que as cabeas dos fios entraram totalmente no conector RJ45. Caso algum fio ainda no esteja alinhado refaa o item 4 para realinhar. 7. Inserir o conector j com os fios colocados dentro do alicate crimpador, e pressionar at o final. 8. Aps a crimpagem dos dois lados, use um testador de cabos! certificar que os 8 fios esto funcionando bem.

Notem que as pontas dos fios devem ficar totalmente dentro do conector RJ45

Conector RJ-45 no crimpado

Ver tambm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cabo_de_par_tranado Pgina 6 de 7

Cabo de par tranado Wikipdia, a enciclopdia livre

31/08/2012 13:25

Ver tambm
Anexo:Lista de tipos de cabeamento de redes de computadores Cabo coaxial Rede sem fio Fibra ptica

Fonte
Electronic Industries Alliance EIA/TIA - rgo norte-americano responsvel pela padronizao dos sistemas (http://www.eia.org) American National Standards Institute (ANSI) (http://www.ansi.org) Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) (http://www.abnt.org.br) Telecommunications Industry Association (TIA) (http://www.tiaonline.org) Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Cabo_de_par_tranado&oldid=31705952" Categorias: Telecomunicaes Cablagem Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 13h10min de 6 de agosto de 2012. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 no Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cabo_de_par_tranado

Pgina 7 de 7

Potrebbero piacerti anche