Sei sulla pagina 1di 3

APRESENTAO : CAIXA DE VELOCIDADES AUTOMTICA (AL4)

BVA AL4 E BVA AL4 E BVA AL4 DESDE OPS 7693 OU BVA AL4 E BVA AL4 E BVA AL4 E INJEO TU5 JP, 90 HP DESDE OPS 8211

1. Generalidades

A caixa de velocidades AL4 uma caixa de velocidades automtica transversal de 4 relaes para a frente com pilotagem eletrnica das passagens das velocidades. A gesto da passagem das velocidades assegurada por um calculador eletrnico especfico.

2. Particularidades
2.1. Particularidades mecnicas
Particularidades : A caixa de velocidades estanque e no necessita do esvaziamento de leo durante a substituio das transmisses O nvel de leo efetua-se por um parafuso de excesso de nvel situado no bujo de esvaziamento (controle do nvel peridico) Manuteno reduzida : A caixa de velocidades lubrificada para sempre. No h substituio de crivo na vida do veculo Um permutador trmico de gua/leo (ligado ao circuito de arrefecimento motor) permite a regulagem da temperatura da caixa de velocidades Conversor de binrio especfico Trem epicicloidal duplo : O trem epicicloidal compe-se de dois trens epicicloidais ligados entre eles 3 freios e 2 embreagens de discos e guarnies Bloco hidrulico equipado de 8 eletrovlvulas (comando eltrico) permitindo o comando das embreagens e dos freios CUIDADO : Esta nova caixa de velocidades utiliza um leo sinttico (comercializado nas Peas Soltas) idntico ao utilizado para a caixa de velocidades ZF 4HP20.

2.2. Gesto eletrnica da caixa de velocidades


A gesto da caixa de velocidades recorre aos elementos seguintes : Um calculador eletrnico especfico com memria "Flash" (permite a atualizao do programa por telecarregamento) Captadores e atuadores implantados sobre e dentro da caixa de velocidades Um contator "multifunes" (novo) Um seletor de programa Um afixador de dodos eletroluminescentes (no combinado) relembrando a posio da alavanca de velocidades e do programa escolhido pelo condutor Uma funo retrocomando (kick-down) comandada a partir de um contator no cabo do acelerador (pedal do acelerador com ponto duro) Uma funo de bloqueamento da alavanca de velocidades em posio "P" (shift-lock) Um alerta sonoro de esquecimento de retorno da alavanca de velocidades posio "P" ao desligar o contato Vantagens da interconexo do calculador da caixa de velocidades com o sistema de injeo : Melhorar a agradabilidade de conduo Aumentar a proteo mecnica do motor e da caixa de velocidades (proteo de sobre-regime) Aumentar a segurana de utilizao Responder s normas antipoluio Vantagens da gesto eletrnica : Um interruptor colocado esquerda do comando de seleo das velocidades permite ao condutor escolher um dos 3 programas de conduo : Normal (*), Neve, Sport Adaptao permanente dos limites de passagem das velocidades em funo do estilo de conduo, do perfil da estrada e da carga do veculo Melhoria da qualidade de passagem das velocidades (melhoria da agradabilidade de conduo) Autodiagnstico e modos de socorro ( dada prioridade mobilidade do veculo) Aumento da segurana de utilizao (*) : O programa normal tambm chamado autoadaptativo.

3. Identificao no veculo

(1) Ecr no quadro de bordo (dodos eletroluminescentes). (2) Avisador sport.

(3) Avisador neve. (4) Seletor de programa. (5) Alavanca de velocidades (com grelha deslocada). (6) Acionar o bloqueamento da alavanca de seleo de velocidades em posio "P". (7) Alerta sonoro de esquecimento de posio P. (8) Interruptor 1 imposta. (9) Interruptor neve. (10) Interruptor sport. Particularidades : Uma alavanca de velocidades com grelha de seleo "deslocada" e sistema de bloqueamento em posio "P" (shift-lock) Um afixador relembra a posio da alavanca de velocidades e o programa selecionado (dodos eletroluminescentes) Um alerta sonoro de esquecimento de retorno da alavanca de velocidades posio "P" ao desligar o contato (integrado no combinado) O seletor de programa permite : Escolher um dos 3 programas de conduo : Normal (*), Neve, Sport Impor a primeira velocidade (unicamente quando a alavanca de velocidades est em posio "2") (*) : O programa normal tambm chamado autoadaptativo.

Potrebbero piacerti anche