Sei sulla pagina 1di 2

1.

Introduo A gua da chuva faz parte da vida do ser humano desde sempre, e por toda a histria da humanidade encontramos exemplos da sua captao e armazenamento para consumo. A progressiva conscincia sobre a sustentabilidade na utilizao dos recursos est a introduzir novas formas de projetar os edifcios e as cidades, de modo a que se volte a aproveitar a gua da chuva, no para os mesmos fins da antiguidade, como o consumo humano, mas para usos que dispensem a utilizao de gua potvel, que to caro nos custa a tornar prpria para consumo. 2. Conceitos 2.1. guas pluviais So denominadas guas pluviais as guas acumuladas pela chuva que podem pertencer quele que as represar em terreno de sua propriedade. Segundo o Decreto 24.643, de 10.7.1934 (Cdigo das guas), em seu artigo 102, so consideradas guas pluviais, as guas que procedem imediatamente das chuvas. 2.2. guas Fluviais so as guas dos rios.

2.3. Recursos Hdricos - Os recursos hdricos so as guas superficiais ou subterrneas disponveis para qualquer tipo de uso numa determinada regio, ou seja, a parcela de gua doce acessvel humanidade no estgio tecnolgico atual e a custos compatveis com seus diversos usos. A norma suprema afirma que os recursos hdricos para fins de gerao de energia eltrica so bens da Unio e que assegurada a participao no resultado dessa explorao aos Estados, ao Distrito federal e aos Municpios.

2.4. Bacias hidrogrficas - Bacia Hidrogrfica o conjunto de terras drenadas por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. Essa idia est associada noo da existncia de nascentes, divisores de gua e caractersticas dos cursos de gua, principais e secundrios, denominados afluentes e subafluentes. Uma bacia hidrogrfica evidencia a hierarquizao dos rios, ou seja , a organizao natural por ordem de menor volume para os mais caudalosos, que vai das partes mais altas para as mais baixas. o conjunto de terras drenadas por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. Essa ideia est associada noo da existncia O Brasil um pas privilegiado quanto ao volume de recursos hdricos, pois abriga 13,7% da gua doce do mundo. Porm, a disponibilidade desses recursos no uniforme. 3. Domnio das guas O cdigo de 1934 dividia as guas em trs classes: 1- As guas pblicas de uso comum que eram os mares territoriais, inclusive os golsfos, baas, enseadas e portos; as guas interiores correntes ou dormentes, navegveis ou flutuveis; as fontes e reservatrios pblicos, bem como as nascentes que pudessem constituir por si s as nascentes de um rio, constituindo o chamado caput fluminis. Essas guas eram de domnio da Unio, Estados e Municpios 2- As guas comuns eram as correntes no navegveis, nem flutuveis. Essas guas no eram objeto de domnio, mas consideradas bens de todos, assim como o ar, por exemplo.

3- As guas particulares eram as nascentes e demais guas contidas em terrenos particulares que no fossem comuns nem pblicas. Obs: guas pblicas eram as guas navegveis ou flutuveis, as demais eram comuns, sem dono; poucas e insignificantes eram as particulares.

Potrebbero piacerti anche