Sei sulla pagina 1di 16

CENTRAL DE ALARME

sem fio

FLEX-870

8 SETORES

MANUAL DE INSTALAO E OPERAO


LEIA TODO O CONTEDO DESTE MANUAL ANTES DE INICIAR A INSTALAO

INTRODUO
A FLEX-870 uma central de alarme de 8 setores (4 mistos e 4 com fio). Todos os setores so individualmente configurveis como: imediato, temporizado ou 24 horas. A central pode ser armada/desarmada por controle remoto, senha (teclado) ou telefone (chamada originada ou recebida). Possui discador telefnico (TOM e PULSO), receptor interno de 433MHz (hopping code), funes de PNICO e COAO e fonte com carregador para bateria. A central totalmente programvel atravs do teclado, permitindo assim maior versatilidade na instalao: a grande maioria de suas funes so habilitveis. (a programo armazenada em memria no-voltil: no perde a programao na falta de energia eltrica) Indicada para sistemas de segurana eletrnica patrimonial: residencial, comercial e industrial. Recomenda-se que a instalao seja realizada por um tcnico e/ou empresa especializados. O bom funcionamento do sistema depende da qualidade da instalao e de todos os dispositivos utilizados. Sensores de m qualidade podem causar disparos falsos na central.

CARACTERSTICAS GERAIS
8 setores (4 mistos e 4 com fio) configurveis (imediato, temporizado ou 24 horas) arma e desarma por controle remoto, senha (teclado) e telefone (chamada originada ou recebida) programao dos tempos de entrada, sada e durao do disparo discador para 6 nmeros telefnicos (TOM e PULSO) receptor interno de 433MHz (hopping code) funes de PNICO e COAO (discagem diferenciada na coao) aviso de bateria fraca para sensores sem fio arme automtico por falta de movimento (tempo programvel) memria de disparo e indicao de setor violado cancelamento automtico de setor (habilitvel) bloqueio de setor pelo teclado: particionamento entrada para mdulo de voz opcional entradas para teclado externo e boto de pnico (ambos NA - pulso) sada auxiliar CH-CH programvel e acionvel por telefone sada para led (indicao externa de armado/desarmado) detecta falta de AC (sinalizao sonora e visual) alerta de memria da discadora vazia (nenhum telefone programado)

INFORMAES TCNICAS
Alimentao: Tenso AC: 127/220 Vac / 60Hz Bateria: 12 Vdc x 7Ah (bateria para backup do sistema) Tenso de carga da bateria: 13,6 Vdc Consumo de energia: 5,0 Watts (+/- 5%) - equivalente 3,6 KWh/ms Caractersticas Fsicas: Dimenses: 230 x 240 x 85 milmetros Alojamento para bateria de 12 V x 7Ah (gel - selada) Peso bruto: 1,45 Kg RF: frequncia e padro: 433MHz hopping code memrias: 126 dispositivos (controles remoto e sensores sem fio) alcance mximo: 100 metros sem obstculos Outros: Sada de alimentao auxiliar (12V): 13,6 Vdc x 800mA (mx.) Sada para sirene: 13,6 Vdc x 450mA (mx.) fusveis de proteo nas entradas de AC (0,3A) e bateria (5,0A) discagem silenciosa, mesmo em modo PULSO memria no voltil: no perde a programao na falta de energia eltrica

REVISO: 02 (Set/2005)

-3-

FUNCIONAMENTO
PARTE EXTERNA
LEDS GERAIS LEDS SETORES

TECLADO Armar e desarmar a central Programar a central

Figura 1: componentes externos.

Led REDE: indica a presena de energia na rede eltrica local. Quando aceso indica tambm que a bateria est em carga e que a fonte de alimentao da central est funcionando. Led BATERIA: indica que a central est sendo alimentada pela bateria. Led ARMADO: quando aceso indica que a central est armada (pronta para disparar por qualquer setor). Se estiver piscando indica que a central est contando tempo de sada (no dispara pelos setores temporizados). Se estiver piscando rapidamente indica que a central est em modo de programao. Led DISPARO: indica que a central est disparada. Led LINHA: indica que a discadora telefnica est realizando alguma chamada telefnica. Se estiver piscando rapidamente indica que todas as memrias da discadora (nmeros de telefone) esto vazias alerta de memria vazia. Quando a linha telefnica est tocando, o led LINHA acende simultneamente ao sinal da chamada. Leds SETOR 1 a SETOR 4: indica que algum sensor (com ou sem fio) ligado ao setor (1 a 4) est disparado. Leds SETOR 5 a SETOR 8: indica que algum sensor (com fio) ligado ao setor (5 a 8) est disparado.

ARMANDO e DESARMANDO a central pelo teclado da central: digitar a senha de usurio (apenas os quatro dgitos da senha). por controle remoto: um clique em qualquer boto (previamente memorizado) botes 1 e 2: sinalizam na sirene boto 3: silencioso
Figura 2: botes do controle remoto

Observaes: o controle remoto arma a central imediatamente, independente da programao do tempo de sada; se a central for armada por teclado, o contador do tempo de sada ser iniciado e, ao final deste, a central ser armada (o tempo de sada pode ser desabilitado, programando-o como 000). quando a central armada ou desarmada a sirene emite bipes (exceto em modo silencioso) como forma de sinalizao. Veja a tabela:

Tabela 1 - Bipes na sirene -4-

Bloqueio de setor (particionamento): atravs desta funo o usurio pode bloquear temporariamente qualquer setor da central. Pode ser usado quando for necessrio armar parcialmente, ignorando algum setor. bloqueio/desbloqueio: E + setor (1 a 8) visualizao do bloqueio: E + 0 aps o comando (bloqueio-desbloqueio ou visualizao) a situao de boqueio dos setores exibida nos leds por 0,5 segundos: led ARMADO: pisca rapidamente leds SETORES: aceso = o setor correspondente est desbloqueado apagado = o setor correspondente est bloqueado Observaes: 1 - no necessrio acessar o modo de programao. 2 - pode ser realizado com a central armada ou desarmada. 3 - quando a central desarmada todos os setores bloqueados voltam sua configurao original. Funo PNICO: disparo emergencial (ativa a sirene), normalmente utilizado com o intuito de afastar um possvel intruso. por controle remoto: pressionar (manter pressionado) o boto 1 ou 2 por trs segundos por boto externo (requer instalao): pressionar o boto Funo COAO: disparo silencioso, normalmente utilizado em caso de abordagem a mo-armada. A central simula um desarme (3 bipes na sirene - habilitvel), porm inicia a discadora e ativa o rel CH-CH (habilitvel). A central pode ser programada para no ligar para todas as memrias durante a coao (veja maiores detalhes na programao da discadora). Acionamento da coao: por teclado: P + senha de usurio por controle remoto: pressionar (manter pressionado) o boto 3 por trs segundos obs.: Quando a central entra em coao a sirene emite 3 bipes (estes bipes podem ser desabilitados). Aps acionar a coao, a central conta um tempo de 30 segundos antes de iniciar a discadora. Ao final da coao (durao do disparo) a central desarmada automaticamente. Aviso de bateria fraca (sensores sem fio): toda vez que um sensor sem fio que estiver com a bateria fraca disparar e a central estiver desarmada ser feita a sinalizao de bateria fraca (3 bipes na sirene - habilitvel). A sinalizao no acontece se a central estiver armada.
sensor com bateria fraca >>> dispara >>> central desarmada >>> sinalizao

Arme automtico por falta de movimento: quando a central desarmada inicia-se a contagem do tempo de arme automtico por falta de movimento (habilitvel). Este tempo reiniciado sempre que um sensor dispara. Cancelamento automtico de setor: quando um mesmo setor dispara a central trs vezes consecutivas ele cancelado automaticamente (recurso habilitvel). O cancelamento s vlido enquanto a central estiver armada. Caso outro setor atue, o cancelamento ignorado e a central dispara novamente. Memria de disparo e indicao de setor atuado: quando a central for desarmada aps ter disparado, sero emitidos 4 bipes ao invs de 2. Estes bipes indicam que houve algum disparo enquanto a central esteve armada. Ainda aps o desarme, o led do setor responsvel pelo ltimo disparo pisca de 3 em 3 segundos, mostrando qual foi o setor atuado. Alerta de memria vazia (discadora): indica que no h nenhum nmero de telefone programado. Se todas as memrias de telefone da discadora estiverem vazias o led LINHA fica piscando rapidamente.

-5-

INSTALAO
Procure um local discreto, livre da chuva e da incidncia direta da luz do sol para a fixao da central. Por segurana, a central dever estar fora do alcance de crianas e de pessoas estranhas. importante que a fiao do sistema seja menos visvel o possvel (embutida e/ou longe de portas e janelas). Para sensores magnticos recomenda-se que a distncia entre o im e o sensor no ultrapasse 5mm. Verifique o movimento de "folga" existente nas portas e janelas fechados (o vento pode provocar este movimento). Para sensores infravermelhos passivos tome os seguintes cuidados: - o local deve ser isento do trnsito de animais; - o sensor no deve estar direcionado para portas ou janelas de vidro; - evite a instalao em locais com grande circulao de ar.
DIAGRAMA DE FIAO (RESUMIDO)

F2: 5,0A Fusvel de proteo da bateria. A queima deste fusvel pode ser provocada por algum problema na bateria (curto) ou inverso da polaridade na ligao.
220 127

ANTENA Fio flexvel. No faa emendas neste fio!

Receptor de 433,92MHz

APRENDER Boto e led de programao de controle remoto e sensor sem fio

Rede eltrica local 127/220 VAC F1: 0,3A Fusvel de proteo da entrada AC da fonte da central. A queima deste fusvel pode ser provocada por sobretenso na rede ou descargas atmosfricas. CN1 Conector do cabo do transformador

J5: Jumper de reset

(ver procedimento de reset) J1 a J4: Jumpers de bloqueio das entradas com fio dos setores 1 a 4

CN2 Conector do cabo do painel

Buzzer interno

24 25 26 27 28
16 17 18 19 20 21 22 23
+B 12V CH-CH SIR 1 2 3 4 5 6 7 8 PAN LIGA LED TEL LINHA

Transformador de rede (15+15V / 1,2A)

12V: sada para alimentao de sensores e acessrios


(mx. 800mA)

LINHA: entrada para a linha telefnica (direto do padro) TEL: sada para extenso (continuao da linha)

fio preto

fio vermelho

SIR: sada para sirene piezoeltrica (mx. 450mA)


1 2 3 4 5 6 7 8

12V

Aterramento. Utililize apenas sistemas prprios para telefonia.

12 VOLTS X 7Ah Bateria de backup do sistema

1 a 8: setores 1 a 8 - entradas dos setores para sensores com fio. Sensores tipo NF / fechados com o "-" ALERTA Jamais conecte a um aterramento de cerca eletrificada!

Ateno Confira a polaridade da bateria antes de conect-la central.

-6-

CONEXES DOS TERMINAIS


Term inal 1 (0) 2 (127) 3 (220) 4 6, 12, 15 e 18 +B Nom e Descrio Rede eltrica local: 127 / 220Vac - 60Hz para alimentao em 220 Volts rede em "0" e "220" Sada do positivo da bateria. GND (comum). Utilizado para a alimentao negativa da sirene e de qualquer outro acessrio que utilize a sada de 12V da central. Tambm utilizado em conjunto com os bornes dos setores (1 a 8). 5 7e8 +12 CH, CH Sada de 12 Volts (13,6 Vdc) para alimentao de acessrios. A corrente mxima de 800mA. Sada normalmente aberta (N.A.) do rel auxiliar. Esta sada acionada quando a central dispara ou entra em coao. A corrente mxima 5A. Sada para sirenes. Esta sada disponibiliza 13,6 volts quando a central dispara. A corrente mxima para a ligao de sirenes de 450mA. Utilize sirenes do tipo piezoeltricas (mximo duas). 10, 11, 13 14, 16, 17 19 e 20 setores (1 a 8) Entradas para sensores com fio. Os jumpers J1 a J4 bloqueiam a entrada com fio dos setores 1 a 4, que so mistos. Qualquer sensor NF pode ser utilizado. A resistncia mxima de retorno de 4.000 ohms. A ligao entre o borne do setor (1 a 8) e o borne "-". 21 PAN Entrada para boto de pnico. Ligao entre o borne "PAN" e o borne "-". O boto deve ser do tipo NA (normalmente aberto). Entrada para teclado de senha. Qualquer dispositivo NA sem 22 LIGA reteno (pulso) pode ser utilizado. A ligao entre o borne "LIGA" e o borne "-". 23 LED Sada para a ligao de um led sinalizador de alarme armado-desarmado. A ligao entre o borne "LED" e o borne "-". Sada para telefone. a continuao da linha telefnica aps a mesma entrar na central de alarme (extenso). Esta sada cortada quando a central realiza ligaes telefnicas. 26 27 e 28 LINHA Aterramento. Proteo da entrada telefnica e da entrada de AC. Jamais conecte a um aterramento de cerca eltrica! Entrada da linha telefnica para a central de alarme.
Tabela 2 - Conexes dos terminais

REDE AC para alimentao em 127 Volts rede em "0" e "127"

SIR

24 e 25

TEL

AJUSTE DOS JUMPERS J1 a J4 - Set.1 a Set.4: jumpers de bloqueio das entradas de sensores com fio para os respectivos setores. jumper conectado - no dispara por sensor com fio (bloqueado) jumper desconectado - disparo normal Obs.: estes jumpers no bloqueiam o disparo por sensor sem fio! Quando forem utilizados apenas sensores sem fio no setor, o jumper deve ser conectado. J5 - RESET: utilizado para reiniciar o microcontrolador e no procedimento de RESET da central (restaurao da condio de fbrica).

-7-

LIGAO DE SIRENES E SENSORES COM FIO CENTRAL A central FLEX-870 possui uma sada para sirenes e oito entradas para sensores (setores). A sada para sirenes limitada em 450 miliamperes, o que permite a ligao de at duas sirenes piezoeltricas. As entradas para sensores possuem, como limitao, a resistncia de retorno, que no deve ultrapassar 4.000 ohms. Para sensores que necessitam de alimentao (infravermelhos por exemplo) deve-se atentar ao fato de que a sada de 12 volts da central (borne +12) possui uma limitao de 800mA, ou seja, a soma do consumo de corrente dos acessrios ligados a essa alimentao no deve ultrapassar tal corrente. Quando forem instalados sensores com fio nos setores de 1 a 4, o jumper do respectivo setor (J1 "set. 1" a J4 "set. 4") dever ser retirado a fim de desbloquear a entrada. A figura abaixo ilustra a instalao de 2 sirenes piezoeltricas, dois sensores magnticos com fio ligados ao setor 1 e dois sensores infravermelhos passivos (sensor de presena) ligados ao setor 8.
12V Placa da central

+
Sirenes: Ligao em paralelo.
Sensores de abertura (magntico com fio)
12V ALARM 12V ALARM

Sensores infravermelhos

Figura 4: ligao de sirenes e sensores.

LIGAO DE ACESSRIOS A central FLEX-870 possui entradas para teclado de senha (externo) e boto de pnico. Estas entradas so do tipo NA (normalmente aberto) com o negativo (-). A central possui, tambm, sada para led de sinalizao remota (armada/desarmada) e sada auxiliar CH-CH (contato seco NA).
12V Placa da central

LED: sada para led externo

CH-CH Contato "seco" NA (mx. 5A)

(sinalizao de status)

liga: entrada para teclado externo


(pulso NA com o negativo)

dispositivo acionado pelo rel auxiliar. Figura 5: Ligao de acessrios. -8PAN: entrada para boto de pnico
(pulso NA com o negativo)

PROGRAMAO
Toda a o programao da central armazenada em memria no-voltil: no perde os dados na falta de energia eltrica. A sinalizao de programao bem sucedida ou erro na programao feita atravs do buzzer interno: - programao OK: bipe agudo; - erro na programao: bipe grave; entrar em modo de programao: P + (senha de programao)
o led ARMADO fica piscando rapidamente

sair do modo de programao: P + P EM MODO DE PROGRAMAO: Programao da discadora

Observao: senha de programao padro de fbrica: 9 8 7 6

memrias da discadora (nmeros de telefone): P + (memria) + (n de telefone) + E memrias: de 1 a 6 nmero de telefone com, no mximo, 16 dgitos >>> Comando de pausa para PABX: tecla P aps o dgito de pegar linha (normalmente o dgito 0) >>> Discagem diferenciada na coao: para que um nmero de telefone no seja discado na coao, basta colocar o dgito "P" como primeiro dgito. Exemplo: para no discar para o celular do prprio usurio (9876-9999) que ser armazenado na memria 1: P + 1 + P + 9 + 8 + 7 + 6 + 9 + 9 + 9 + 9 limpar memrias da discadora: P + (memria) + E exemplos: 1. programao do telefone 3333-9849 na memria quatro: P + 4 + 3 + 3 + 3 + 3 + 9 + 8 + 4 + 9 + E 2. apagar a memria cinco: P + 5 + E 3. programar o telefone 3210-9876 na memria 1 com a central ligada a um PABX que utiliza o dgito 0 (zero) para pegar linha: P + 1 + 0 + P + 3 + 2 + 1 + 0 + 9 + 8 + 7 + 6 + E gravaao da mensagem de voz: P + 0 + (ditar a mensagem) + E o mdulo de voz (opcional) deve estar conectado central mensagem com no mximo 20 segundos teste da programao da discadora: E + (memria) qualquer tecla finaliza o teste uma memria vazia sinalizada como erro
Observao: No se esquea de entrar em modo de programao!

Programao das senhas As senhas so necessariamente de 4 dgitos e somente so vlidos os dgitos numricos. As senhas de usurio e programao devem ser diferentes. senha de programao: senha utilizada para entrar em modo de programao. P + 80 + (senha) Exemplo: senha de programao igual a 6-7-8-9: P + 8 + 0 + 6 + 7 + 8 + 9 senha de usurio: senha utilizada para armar e desarmar a central. Tambm pode ser usada em coao. P + 81 + (senha) Exemplo: senha de usurio igual 4-3-2-1: P + 8 + 1 + 4 + 3 + 2 + 1

-9-

Programao dos tempos, ciclos de discagem e nmero de toques para atender Os tempos, ciclos de discagem e nmero de toques devem ser digitados necessariamente com 3 dgitos. So vlidos valores entre 000 e 255. durao do disparo (em minutos): indica o tempo que a sirene deve permanecer ativada, quando a central disparar. O valor mnimo deve ser 001 (1 minuto). P + 82 + (tempo) Tempo: 001 a 255 minutos Exemplo: durao do disparo com 5 minutos: P + 8 + 2 + 0 + 0 + 5 tempo de sada (segundos): tempo que a central leva para armar, aps a senha de usurio ter sido digitada, estando a central desarmada. Durante a contagem do tempo de sada, qualquer disparo em setores configurados como "temporizado" ser ignorado. P + 83 + (tempo) Exemplo: tempo de sada igual a 60 segundos: P + 8 + 3 + 0 + 6 + 0
tempo igual a 000 desabilita a funo, deixando o arme por teclado imediato!

tempo de entrada (segundos): tempo que a central leva para disparar, aps algum setor temporizado atuar, estando a central armada. Durante a contagem do tempo de entrada pode-se desarmar a central, cancelando o disparo que iria acontecer. P + 84 + (tempo) Exemplo: tempo de entrada com 15 segundos: P + 8 + 4 + 0 + 1 + 5
tempo igual a 000 desabilita a funo, deixando os setores temporizados com disparo imediato!

tempo de rearme automtico (minutos): tempo para a central armar-se automaticamente, na ausncia de movimento (disparo em sensores). P + 85 + (tempo) Exemplo: arme automtico aps 30 minutos sem movimento: P + 8 + 5 + 0 + 3 + 0
tempo igual a 000 desabilita a funo!

programao de ciclos de discagem: indica a quantidade de ciclos de ligaes telefnicas que sero realizados quando a central dispara. Um ciclo completado quando a discadora disca para a ltima memria telefnica programada. P + 86 + (quantidade de ciclos) Exemplo: 3 cilcos de discagem: P + 8 + 6 + 0 + 0 + 3 discagem interrompida (0 ciclos de discagem): P + 8 + 6 + 0 + 0 + 0 Observaes: 1. se a central disparar com a contagem de ciclos habilitada (valores entre 001 e 015), as ligaes telefnicas sero realizadas, independentemente da durao do disparo ou de a central ser desarmada. 2. com os ciclos em 000 (desabilitado) as discagens sero realizadas enquanto a sirene estiver tocando
tambm conhecido como modo contnuo ou interrompido!

nmero de toques para atender: define a quantidade de toques (rings) na linha telefnica para que a central atenda chamada. P + 87 + (nmero de toques) Exemplo: atender aps 3 toques: P + 8 + 7 + 0 + 0 + 3
nmero de toques igual a 000 desabilita a funo, fazendo com que a central no atenda s ligaes! -10-

tempo de setor inteligente (segundos): tempo que ser utilizado pela central para validar o disparo em setores definidos como "inteligentes". Setores inteligentes necessitam de, pelo menos, dois disparos em um perodo de tempo inferior ao "tempo de setor inteligente" para que a central aceite o disparo. P + 88 + (tempo) Exemplo: tempo de setor inteligente igual a 10 segundos: P + 8 + 8 + 0 + 1 + 0

Configurao de recursos da central (habilita/desabilita): comando P + 9 + 0 - aps digitar o comando (P + 9 + 0), os leds dos setores (1 a 8) indicam se a funo correspondente est habilitada ou no: led aceso = funo habilitada led apagado = funo desabilitada - o led LINHA exibe o modo de discagem atual: led aceso = TOM e led apagado = PULSO - pressine a tecla correspondente funo para alter-la (conforme tabela abaixo) - pressione E para sair da programao P90

LINHA 1 2 3 4 5 6 7 8

0 1 2 3 4 5 6 7 8

modo de discagem (led aceso = TOM / led apagado = PULSO) monitor de AC bip de coao (3 bipes na sirene quando a coao acionada) bip de arme/desarme por teclado cancelamento automtico de setor indicao de bateria fraca para sensores sem fio atuao do rel CH-CH no disparo (com sirene) atuao do rel CH-CH em coao (sem sirene) arme/desarme via telefone

modo de discagem: indica se as disagens telefnicas sero realizadas em modo TOM (dtmf) ou PULSO. led LINHA aceso = TOM (DTMF) led LINHA apagado = PULSO (decdica) >>> tecla 0 muda o estado monitor de falta de AC: habilita/desabilita a sinalizao da falta de AC atravs de bipes no buzzer interno da central. Quando habilitado, a central emite bipes graves de 5 em 5 segundos se estiver alimentada apenas pela bateria (led REDE apagado). led SETOR 1 aceso = habilitado led SETOR 1 apagado = desabilitado >>> tecla 1 muda o estado (habilita/desabilita) bipes de coao: habilita/desabilita a emisso dos bipes (3 bipes) na sirene quando a funo de coao acionada. Quando habilitado a central emite trs bipes quando a coao utilizada. led SETOR 2 aceso = habilitado led SETOR 2 apagado = desabilitado >>> tecla 2 muda o estado (habilita/desabilita) bipe de arme e desarme por teclado: habilita/desabilita a emisso de bipes na sirene quando a central armada ou desarmada pelo teclado (da central ou externo). led SETOR 3 aceso = habilitado led SETOR 3 apagado = desabilitado >>> tecla 3 muda o estado (habilita/desabilita) cancelamento automtico de setor: habilita/desabilita o cancelamento automtico de setor que acontece quando um mesmo setor disapara a central 3 vezes consecutivas. led SETOR 4 aceso = habilitado led SETOR 4 apagado = desabilitado >>> tecla 4 muda o estado (habilita/desabilita)

-11-

alerta de bateria fraca para sensores sem fio: habilita/desabilita a sinalizao (3 bipes na sirene) quando um sensor sem fio com bateria fraca dispara, estando a central desarmada. led SETOR 5 aceso = habilitado led SETOR 5 apagado = desabilitado >>> tecla 5 muda o estado (habilita/desabilita) rel CH-CH no disparo: indica se o rel auxiliar (CH-CH) vai atuar no disparo normal (com a sirene tocando). led SETOR 6 aceso = rel atua led SETOR 6 apagado = rel no atua >>> tecla 6 muda o estado (habilita/desabilita) rel CH-CH em coao: indica se o rel auxiliar (CH-CH) vai atuar no disparo de coao (silencioso). led SETOR 7 aceso = rel atua led SETOR 7 apagado = rel no atua >>> tecla 7 muda o estado (habilita/desabilita) arme/desarme via telefone: indica se a central pode ser armada/desarmada por telefone led SETOR 8 aceso = pode armar/desarmar por telefone led SETOR 8 apagado = no arma/desarma por telefone >>> tecla 8 muda o estado (habilita/desabilita)

Setores inteligentes Os setores inteligentes necessitam de dois disparos dentro do "tempo de setor inteligente" para que a central considere o disparo como vlido. Na central Flex-870 qualquer setor pode ser ou no inteligente: a atribuio individual. comando: P + 70 - aps digitar o comando (P + 7 + 0), os leds dos setores (1 a 8) indicam se o setor ou no inteligente: led aceso = setor inteligente led apagado = setor comum - pressine a tecla correspondente ao setor para alterar o estado - pressione E para sair da programao P70 Configurao dos setores Os 8 setores da central Flex-870 possuem configurao individual e qualquer um deles pode ser: imediato, temporizado, 24 horas ou ainda estar desabilitado (via software). Obs.: na configurao dos setores, aps digitar o comando (P71 a P78), a configurao atual exibida nos leds setores (1, 2 ou 3). Entre com o valor correspondente configurao desejada para o setor (tabela abaixo) P + 71 : configurao do setor 1 P + 72 : configurao do setor 2 P + 73 : configurao do setor 3 P + 74 : configurao do setor 4 P + 75 : configurao do setor 5 P + 76 : configurao do setor 6 P + 77 : configurao do setor 7 P + 78 : configurao do setor 8
CONFIGURAO DOS SETORES valor 0 1 2 3 configurao desabilitado imediato temporizado 24 horas descrio o setor no dispara a central. o setor dispara a central imediatamente, assim que o sensor atua. quando o sensor atua inicia-se a contagem do tempo de entrada, disparando a central ao final deste tempo. o setor dispara a central independente de a mesma estar armada ou desarmada.

Exemplos: - configurando o setor 3 como imediato: P + 7 + 3 + 1 - configurando o setor 8 como 24 horas: P + 7 + 8 + 3 - configurando o setor 5 como temporizado: P + 7 + 5 + 2 Ateno: os setores 5 a 8 saem de fbrica desabilitados!
-12-

MEMORIZAO DE CONTROLES REMOTO E SENSORES SEM FIO


a central de alarme FLEX-870 possui memria para at 126 dispositivos sem fio (controles remoto e sensores). para controle remoto, independente de quantos botes sejam gravados, apenas uma memria ser ocupada. sensores sem fio memorizados podem ser mudados de setor a qualquer instante, bastando apenas mudar o jumper no prprio sensor (setor 1 a 4) PROGRAMAO DOS CONTROLES REMOTO: d um clique no boto APRENDER (CH1) na placa da central ... o led de programao (LD1) ficar aceso; pressione o boto do controle remoto ... o led de programao piscar uma vez e continuar aceso; confirme a programao pressionando novamente o boto do controle remoto ... o led ir apagar; Obs.: 1. para gravar dois botes para um mesmo controle remoto basta usar um boto na 1 transmisso e o outro boto desejado na 2
transmisso (confirmao). 2. repetindo-se o processo de programao para gravar o terceiro boto apenas uma memria ser ocupada!

PROGRAMAO DOS SENSORES SEM FIO: d um clique no boto APRENDER (CH1) na placa da central ... o led de programao (L1) ficar aceso; acione (dispare) o sensor ... o led de programao piscar uma vez e continuar aceso; Confirme a programao acionando novamente o sensor sem fio ..... o led ir apagar; Obs.: repita os passos acima para programar mais controles remoto ou sensores sem fio

LIMPANDO A MEMRIA (apaga controles remoto e sensores sem fio) Pressione (mantenha pressionado) o boto APRENDER na central por aproximadamente 5 segundos at que o led de programao comece a piscar. Este procedimento apaga todos os controles remoto e sensores sem fio memorizados.

PROCEDIMENTO DE RESET DA CENTRAL


Para resetar a central, ou seja, restaurar a programao de fbrica proceda da seguinte maneira: feche o jumper RESET (J5) na placa da central: - todos os leds do painel da central se apagam pressione (mantenha pressionado) o boto APRENDER (CH1) na placa da central: com o boto pressionado, retire o jumper RESET (J5) - aps aproximadamente 3 segundos a central comea a emitir bipes graves no buzzer interno solte o boto de programao (CH1)
O procedimento de reset no apaga os controles remoto e sensores sem fio memorizados!

Configurao de fbrica (restaurada pelo procedimento acima):


- senha de programao: 9-8-7-6 - senha de usurio: 1-2-3-4 - durao do disparo: 5 minutos - tempo de sada: 40 segundos - tempo de entrada: 20 segundos - arme automtico: 000 (desabilitado) - ciclos de discagem: 000 (discagem interrompida) - nmero de toques para atender: 5 - tempo para setor inteligente: 10 segundos - setores inteligentes: nenhum - configurao dos setores: 1 a 4 = imediato / 5 a 8 = desabilitados - modo de discagem: PULSO - monitor de falta de AC: habilitado - bip de coao: habilitado - bip de arme/desarme por teclado: habilitado - cancelamento automtico de setor: habilitado - sinalizao de bateria fraca (sensor sem fio): habilitado - rel CH-CH no disparo: no atua - rel CH-CH em coao: atua - arme/desarme via telefone: habilitado

-13-

RESUMO DA PROGRAMAO
memrias 7x configurao dos setores P + 70 : setores inteligentes >>> define quais setores so inteligentes
led do setor aceso = setor inteligente pressione a tecla correspondente ao setor para alterar sua definio pressione E para sair

P + 71 : configurao do setor 1 P + 72 : configurao do setor 2 P + 73 : configurao do setor 3 P + 74 : configurao do setor 4 P + 75 : configurao do setor 5 P + 76 : configurao do setor 6 P + 77 : configurao do setor 7 P + 78 : configurao do setor 8

CONFIGURAO DOS SETORES valor 0 1 2 3 configurao desabilitado / no dispara a central imediato temporizado 24 horas

Obs.: na configurao dos setores (P71 a P78), aps digitar o comando P7x, a configurao atual exibida nos leds setores (1, 2 ou 3). Entre com o valor correspondente configurao desejada para o setor (tabela acima).

memrias 8x senhas, tempos e ciclos de discagem - senhas de 4 dgitos - tempos de 000 a 255. A unidade (segundos ou minutos) depende da funo P + 80 : senha de programao P + 81 : senha de usurio P + 82 : durao do disparo, em minutos (de 001 a 255) P + 83 : tempo de sada (000 desabilita), em segundos P + 84 : tempo de entrada (000 desabilita) , em segundos P + 85 : tempo de rearme automtico (000 desabilita), em minutos P + 86 : ciclos de discagem da discadora (000 = discagem interrompida) (de 000 a 015) P + 87 : nmero de toques para atender (000 desabilita) (de 000 a 015) P + 88 : tempo para setor inteligente, em segundos (de 001 a 255)

Obs.: os tempos de sada (P83) e entrada (P84) sero utilizados apenas para setores configurados como TEMPORIZADO.

memrias 90 configurao de recursos (habilita/desabilita) - aps digitar P + 9 + 0 o leds dos setores (1 a 8) indicam se o recurso est habilitado ou desabilitado - o led LINHA exibe o modo de discagem atual: led aceso = TOM / led apagado = PULSO - pressione a tecla correspondente funo para alter-la (conforme tabela abaixo) - pressione E para sair da programao P90
(led aceso = habilitado / led apagado = desabilitado)

LINHA 1 2 3 4 5 6 7 8 -14-

0 1 2 3 4 5 6 7 8

modo de discagem (led aceso = TOM / led apagado = PULSO) monitor de AC bip de coao (3 bipes na sirene quando a coao acionada) bip de arme/desarme por teclado cancelamento automtico de setor indicao de bateria fraca para sensores sem fio atuao do rel CH-CH no disparo (com sirene) atuao do rel CH-CH em coao (sem sirene) arme/desarme via telefone

INTERFACE VIA LINHA TELEFNCA


A central de alarme FLEX-870 possui uma interface via linha telefnica atravs da qual o usurio pode interagir com a central. possvel armar e desarmar a central, dispar-la, controlar o rel auxiliar (CH-CH), bloquear setores e verificar qual foi o ltimo setor que disparou a central. O usurio pode acessar a central tanto em chamdas originadas (discadora telefnica) como em chamadas recebidas (usurio disca para a central). A senha de usurio (mesma usada para armar/desarmar a central em seu teclado) deve ser digitada para acessar o menu principal da interface via linha telefnica. >>> quando for uma chamada originada pela discadora, o usurio deve, primeiramente, finalizar o alerta (bipe ou mensagem de voz) pressionado a tecla "#". Para se comunicar com a central, o usurio deve digitar os comandos em seu aparelho telefnico, seguindo os passos ilustrados abaixo. A central reconhece apenas dgitos DTMF, portanto o telefone deve estar ajustado em modo TOM (tone).

central disca para usurio usurio disca para a central central atende (1 bipe) usurio atende (sinal de alerta ou msg. de voz) digitar "#" (finaliza alerta)

SINALIZAO DE STATUS
1 bipe 2 bipes 3 bipes 4 bipes 5 bipes armada desarmada (nenhum disparo) armada (disparo memorizado) desarmada (disparo memorizado) disparada (sirene tocando)

senha invlida (desconecta aps 3 erros)

digitar senha de usurio + "#" senha vlida

RESUMO DOS COMANDOS MENU PRINCIPAL


#+# #+0 #+1 a #+8 #+9 arma/desarma a central exibe ltimo setor que disparou a central bloqueia/desbloqueia setor dispara a central (apenas sirene) encerra ligao telefnica liga o rel auxiliar (CH-CH) desliga o rel auxiliar aciona o rel auxiliar por 3 segundos

central sinaliza status MENU PRINCIPAL

O comando encerra a ligao telefnica atual e finaliza a discadora, ou seja, a central no continua ligando para as prximas memrias (no disparo atual). Caso o usurio no finalize a comunicao com este comando, a discadora continuar discando para as memrias seguintes, at o final do disparo ou final dos ciclos (conforme configurao). Para melhor identificao pela central, digite os comandos (DTMF) de forma pausada e longa (1 seg.). Interferncias e rudos na linha telefnica podem provocar dificuldades na operao e, em casos extremos, at mesmo o no funcionamento da interface por linha telefnica.

-15-

GARANTIA
O equipamento que voc acaba de adquirir passou por todos os testes exigidos pelo Controle de Qualidade da TEM INDSTRIA ELETRNICA e est integralmente de acordo com os padres de eficincia observados desde o seu projeto at sua fabricao. PRAZO DE GARANTIA Este produto est garantido por um perodo de 12 MESES contados a partir da data de emisso da nota fiscal de venda ao primeiro adquirente ou consumidor sendo 3 (trs) meses de garantia legal assegurados por lei e 9 (nove) meses de garantia contratual. CONDIES QUE ANULAM A VALIDADE DA GARANTIA 1. Defeitos causados por mau uso ou em negligncia ao que determina o manual de instalao/operao; 2. Violao ou alterao do produto por pessoas no autorizadas; 3. Defeitos ou danos ao produto originados de casos fortuitos ou fora maior assim como problemas causados por agentes da natureza e acidentes (gua, fogo, descarga eltrica, raio); 4. Defeitos provocados por erros de instalao; 5. Equipamento ligado fonte de energia (rede eltrica, baterias, pilhas, etc) de caractersticas diferentes daquelas especificadas no manual de instalao ou sujeitas a flutuaes excessivas de surtos de energia. ITENS NO INCLUIDOS NA GARANTIA CONTRATUAL Gabinete, emblemas, painel, chaves, parafusos, bornes e embalagem. IMPORTANTE Dentro do prazo de garantia (12 meses) a troca de partes, peas e componentes eventualmente defeituosos e includos na garantia, assim como mo de obra aplicada sero gratuitos desde que realizados pela TEM INDSTRIA ELETRNICA ou uma assistncia tcnica autorizada. A garantia no inclui a retirada do produto no local, sendo o transporte de inteira responsabilidade do cliente e/ou empresa responsvel pela instalao.

As informaes contidas neste manual esto sujeitas a alteraes sem prvio aviso.

fabricado por:

TEM INDSTRIA ELETRNICA E COMRCIO LTDA. CNPJ: 06.219.211/0001-04 www.temeletronica.com.br

Potrebbero piacerti anche