Sei sulla pagina 1di 6

Direito Civil

IV Exame de Ordem Unificado (2011.1)


FGV - Prova aplicada em 21/8/2011

Pea Profissional
Antnio Pedro, morador da cidade Daluz (Comarca de Guaiaqui), foi casado com Lourdes por mais de quatro dcadas, tendo tido apenas um filho, Arlindo, morador de Italquise (Comarca de Medeiros), dono de rede de hotelaria. Com o falecimento da esposa, Antnio Pedro deixou de trabalhar em razo de grande tristeza que o acometeu. J com 72 anos, Antnio comeou a passar por dificuldades financeiras, sobrevivendo da ajuda de vizinhos e alguns parentes, como Marieta, sua sobrinha-neta. A jovem, que acabara de ingressar no curso de graduao em Direito, relatando aos colegas de curso o desapontamento com o abandono que seu tio sofrera, foi informada de que a Constituio Federal assegura que os filhos maiores tm o dever de amparar os pais na velhice, carncia ou enfermidade. De posse de tal informao, sugere a seu tio-av que busque o Poder Judicirio a fim de que lhe seja garantido o direito de receber suporte financeiro mnimo de seu filho. Antnio Pedro procura, ento, voc como advogado(a) para propor a ao cabvel. Elabore a pea processual apropriada ao caso narrado acima. (Valor: 5,0 - Foram disponibilizadas 150 linhas para resposta)

Padro de Resposta / Espelho de Correo Petio Inicial de Alimentos


A pea cabvel PETIO INICIAL DE ALIMENTOS com pedido de fixaoinitio litis de ALIMENTOS PROVISRIOS. A fonte legal a ser utilizada a Lei 5.478/68. A competncia ser o domiclio do alimentando, no caso, Comarca de Guaiaqui (art. 100, II, do CPC). Informar que se procede por rito especial (art. 1 da Lei de Alimentos) e requerer prioridade na tramitao, por se tratar de idoso (art. 71 da Lei n. 10.741/03 c/c art. 1.211A do CPC). Dever atender aos requisitos da petio inicial (282 do CPC) e aos requisitos especficos disciplinados pela Lei Especial, provando a relao de parentesco, as necessidades do alimentando, e obedecendo ao art. 2 da Lei 5478/68, bem como a Lei 11.419/06. Dever demonstrar a necessidade e possibilidade ao pedido de alimentos. O examinando dever ainda indicar o recolhimento de custas ou fundamentar pedido de concesso de gratuidade de justia (2 do art. 1 da Lei de Alimentos c/c Lei 1.060/50). No pedido, dever requerer que o juiz, ao despachar a petio inicial, fixe desde logo os alimentos provisrios, na forma do art. 4. da Lei de Alimentos, a citao do ru (art. 282, VII, do CPC), condenao em alimentos definitivos e a intimao do Ministrio Pblico como custus legis sob pena de nulidade do feito, visto ser obrigatria a sua intimao nos termos do art. 75 e seguintes do Estatuto do Idoso (Lei n. 10.741/03) c/c arts. 84 e 246 do CPC. Por fim, requerer a condenao nas custas e honorrios de sucumbncia e a produo de provas (art. 282, VI, do CPC) e indicar o valor da causa (art. 282, V, do CPC).

Item Indicao de competncia absoluta (Justia Comum Estadual). Indicao correta do polo ativo Antnio Pedro (0,2) e do polo passivo Arlindo (0,2); indicao de qualificao

Pontuao 0 / 0,25 0 / 0,2 / 0,4 /

das partes (0,2). Indicao do pedido de concesso dos benefcios de gratuidade de justia (2 do art. 1 da Lei de Alimentos c/c Lei 1.060/50) OU indicao de recolhimento de custas. Demonstrao e fundamentao do procedimento especial fundado no art. 1 da Lei de Alimentos (OU de outro procedimento adequado com fundamentao legal). Fundamentao para a concesso de fixao de alimentos provisrios/provisionais initio litis (art. 4 da Lei 5.478/68) ou em outro procedimento com pedido de tutela de urgncia (com devida fundamentao legal). Fatos e fundamentos jurdicos com riqueza na argumentao, coerncia e raciocnio jurdico. Requisitos exigveis ao caso: - Indicao da relao de parentesco ou obrigao de alimentar do devedor (0,2); - Necessidades do alimentando (0,2); - Possibilidades do alimentante (o quanto ganha ou recursos de que dispe o devedor) (0,2). Os demais requisitos previstos no dispositivo j foram avaliados e pontuados na qualificao das partes (indicao do nome, sobrenome, residncia ou local de trabalho, profisso, naturalidade). Fundamentos legais (0,2 por dispositivo, no mximo 0,4 ponto) Dispositivos correlatos ao tema: - Constituio Federal, art. 229; - Leis 5.478/68 - Lei de Alimentos; - 10.741/03 - Estatuto do Idoso, arts. 3, 11 e 12 (alimentos) e 75 (Interveno do MP); - Cdigo de Processo Civil, arts. 1.211 - A (prioridade na tramitao Idoso), 84 e 246 (interveno obrigatria do Ministrio Pblico); - Cdigo Civil, arts. 1.694 a 1.699 (alimentos). Pedidos (0,3 cada): I. concesso initio litis de alimentos provisrios/provisionais; II. condenao ao pagamento dos alimentos definitivos; III. citao do ru. Outros pelo menos mais um no mximo 0,3: IV. prioridade na tramitao (idoso); V. benefcio da assistncia jurdica gratuita; VI. intimao do Ministrio Pblico; VII. condenao nas custas e honorrios de sucumbncia. Valor da causa Produo de provas

0,6 0 / 0,2

0 / 0,25

0 / 0,25 / 0,5 0 / 0,2 / 0,4 / 0,6

0 / 0,2/ 0,4 / 0,6

0 / 0,2 / 0,4

0 / 0,3 / 0,6 / 0,9 / 1,2

0 / 0,2 0 / 0,2

Direito Civil
IV Exame de Ordem Unificado (2011.1)
FGV - Prova aplicada em 21/8/2011

Situao-Problema Questo 1
Maria, casada em regime de comunho parcial de bens com Jos por 3 anos, descobre que ele no havia lhe sido fiel, e a vida em comum se torna insuportvel. O casal se separou de fato, e cada um foi residir em nova moradia, cessando a coabitao. Da unio no nasceu nenhum filho, nem foi formado patrimnio comum. Aps dez meses da separao de fato, Maria procura um advogado, que entra com a ao de divrcio direto, alegando que essa era a viso moderna do Direito de Famlia, pois, ao dissolver uma unio insustentvel, seria facilitada a instituio de nova famlia. Aps a citao, Joo contesta, alegando que o pedido no poderia ser acolhido, uma vez que ainda no havia transcorrido o prazo de dois anos da separao de fato exigidos pelo artigo 40 da Lei 6.515/77. Diante da hiptese apresentada, responda aos itens a seguir, empregando os argumentos jurdicos apropriados e a fundamentao legal pertinente ao caso.

a) Nessa situao juridicamente possvel que o magistrado decrete o divrcio, no obstante no exista comprovao do decurso do prazo de dois anos da separao de fato como pretende Maria, ou Joo est juridicamente correto, devendo o processo ser convertido em separao judicial para posterior converso em divrcio? (Valor: 0,65) b) Caso houvesse consenso, considerando as inovaes legislativas, o ex-casal poderia procurar via alternativa ao Judicirio para atingir o seu objetivo ou nada poderia fazer antes do decurso dos dois anos da separao de fato? (Valor: 0,6)

Padro de Resposta / Espelho de Correo


No primeiro tpico o candidato deve destacar que a Emenda Constitucional 66/2010 deu nova redao ao pargrafo 6 do artigo 226 da Constituio Federal, excluindo a exigncia do prazo de 2 (dois) anos da separao de fato para o divrcio direto, motivo pelo qual o magistrado poder decretar o divrcio como pretende Maria, j que o dispositivo da Constituio prevalece sobre o artigo 40 da Lei 6515/77, por se tratar de norma hierarquicamente superior legislao federal. No segundo tpico o candidato deve ressaltar que a Lei 11.441/2007 acrescentou o artigo 1.124-A ao Cdigo de Processo Civil possibilitando a separao consensual e o divrcio consensual em cartrio, atravs de escritura pblica e observados os requisitos legais quanto aos prazos, como uma forma alternativa de resoluo de conflitos de interesses ao Poder Judicirio. Assim, o ex-casal, por no haver filhos melhores e haver consenso no Divrcio, j que a Emenda Constitucional 66/2010, que deu nova redao ao pargrafo 6 do artigo 226 da Constituio Federal, acabou com a exigncia do decurso do prazo de 2 (dois) anos da separao de fato para a dissoluo do casamento pelo divrcio, poder efetivar o divrcio direto em cartrio, valendo-se da autorizao dada pelo artigo 1.124-A do CPC.

Item a) possvel a decretao do divrcio (0,3) pela nova redao do art. 226, 6, CRFB, introduzida pela EC 66/10, que no exige lapso temporal de 2 anos (0,35). b) Sim, poderia buscar via alternativa (0,3), pois o art. 1124-A do CPC (e advento da EC 66/10) permite a realizao de divrcio em cartrio (0,3).

Pontuao 0 / 0,3 / 0,35 / 0,65 0 / 0,3 / 0,6

Direito Civil
IV Exame de Ordem Unificado (2011.1)
FGV - Prova aplicada em 21/8/2011

Situao-Problema Questo 2
Valter, solteiro, maior e capaz, proprietrio de um apartamento, lavrou, em 2004, escritura pblica por meio da qual constituiu usufruto vitalcio sobre o referido imvel em favor de sua irm, Juliana, solteira, maior e capaz. Em seguida, promoveu a respectiva averbao junto matrcula do Registro de Imveis. Em 2005, Juliana celebrou com Samuel contrato escrito de aluguel do apartamento pelo prazo de um ano. Concludo o prazo, Samuel restituiu o imvel a Juliana, que passou a ocup-lo desde ento. Em janeiro de 2011, Valter veio a falecer sem deixar testamento, sendo nico herdeiro seu filho Rafael, solteiro, maior e capaz. Diante disso, Rafael procura Juliana, a fim de que ela desocupe o imvel. Diante da situao descrita, responda aos itens a seguir, empregando os argumentos jurdicos apropriados e a fundamentao legal pertinente ao caso. a) Poderia Juliana ter alugado o apartamento a Samuel? (Valor: 0,65)

b) Est Juliana obrigada a desocupar o imvel em razo do falecimento de Valter? (Valor: 0,6) (Foram disponibilizadas 30 linhas para resposta)

Padro de Resposta / Espelho de Correo


a) Sim, de acordo com o artigo 1393, CC. Isso porque Juliana usufruturia do aludido imvel e, portanto, pode transferir o seu uso temporariamente a terceiros por meio de contrato de aluguel. b) No, de acordo com o artigo 1410, incisos I ou II, CC. O usufruto permanecer em favor de Juliana, passando Rafael a ser o nu-proprietrio. De acordo com o artigo 1410, I, CC, o falecimento do usufruturio que causa de extino do usufruto, e no o falecimento do nuproprietrio. Item a) Sim (0,3), a usufruturia pode alugar o imvel (art. 1393, CC) (0,35). b) No (0,3). O usufruto permanece em favor de Juliana (art. 1410, incisos I ou II, CC) (0,3). Pontuao 0 / 0,3 / 0,35 / 0,65 0 / 0,3 / 0,6

Direito Civil
IV Exame de Ordem Unificado (2011.1)
FGV - Prova aplicada em 21/8/2011

Situao-Problema Questo 3
Lrian, dona de casa, decide fazer compras em determinado dia e, para chegar ao mercado, utiliza seu carro. Ocorre que, logo aps passar por um movimentado cruzamento da cidade de Londrinpolis e frear seu carro obedecendo sinalizao do local que indicava a necessidade de parar para que pedestres atravessassem, Lrian tem seu veculo atingido na traseira por outro veculo, dirigido por Danilo. Como Danilo se recusa a pagar voluntariamente os prejuzos gerados a Lrian, resolve ela ajuizar ao indenizatria em face de Danilo, pelo rito comum sumrio, que considera mais clere e adequado, uma vez que no deseja realizar prova pericial, com a finalidade de receber do ru a quantia correspondente ao valor de cento e vinte salrios mnimos. Ocorre que Danilo acredita s ter batido no carro de Lrian porque, instante antes, Matheus bateu no seu carro, gerando um engavetamento. Por tal razo e temendo ter que reparar Lrian pelos prejuzos gerados, Danilo resolve fazer uma denunciao da lide em face de Matheus com a finalidade de agir regressivamente contra ele em caso de eventual condenao. Diante da situao descrita, responda aos itens a seguir, empregando os argumentos jurdicos apropriados e a fundamentao legal pertinente ao caso. a) Agiu corretamente Lrian ao optar pelo ajuizamento da ao indenizatria segundo o rito comum sumrio? (Valor: 0,75) b) Agiu corretamente Danilo ao realizar a denunciao da lide em face de Matheus? (Valor: 0,5) (Foram disponibilizadas 30 linhas para resposta)

Padro de Resposta / Espelho de Correo


No primeiro tpico deve o candidato apontar o acerto da escolha do rito comum sumrio para reger a ao, uma vez que inexistindo necessidade de produo de prova pericial complexa, encontra-se a hiptese amparada pelo art. 275, II, d, CPC, que permite a busca de indenizao por fora de danos ocorridos em acidentes envolvendo veculos de via terrestre, qualquer que seja o valor pretendido pelo autor. O segundo tpico deve ser respondido negativamente pelo candidato, uma vez que o art. 280, CPC, expressamente veda a ocorrncia de denunciao da lide em aes que observem o rito comum sumrio.

Item Caracterizao do cabimento do rito comum sumrio. Referncia ao cabimento do rito sumrio em matrias do art. 275, II, d, CPC. No cabimento de denunciao da lide (0,25), art. 280, CPC (0,25).

Pontuao 0 / 0,35 0 / 0,4 0 / 0,25 / 0,5

Direito Civil
IV Exame de Ordem Unificado (2011.1)
FGV - Prova aplicada em 21/8/2011

Situao-Problema Questo 4
A arquiteta Veronise comprou um espremedor de frutas da marca Bom Suco no dia 5 de janeiro de 2011. Quarenta dias aps Veronise iniciar sua utilizao, o produto quebrou. Veronise procurou uma autorizada e foi informada de que o aparelho era fabricado na China e no havia peas de reposio no mercado. No mesmo dia, ela ligou para o Servio de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa. A orientao foi completamente diferente: o produto deveria ser levado para o conserto. Passados 30 dias da ocasio em que o espremedor foi encaminhado autorizada, o fabricante informou que ainda no havia recebido a pea para realizar o conserto, mas que ela chegaria em trs dias. Como o problema persistiu, o fabricante determinou que a consumidora recebesse um espremedor novo do mesmo modelo. Diante da situao apresentada, responda aos itens a seguir, empregando os argumentos jurdicos apropriados e a fundamentao legal pertinente ao caso. a) O caso narrado caracteriza a ocorrncia de qual instituto jurdico, no que se refere ao defeito apresentado pelo espremedor de frutas? (Valor: 0,5) b) Como advogado (a) de Veronise, analise a conduta do fornecedor, indicando se procedeu de maneira correta ao deixar de realizar o reparo por falta de pea e determinar a substituio do produto por um novo espremedor de frutas. (Valor: 0,75) (Foram disponibilizadas 30 linhas para resposta)

Padro de Resposta / Espelho de Correo


No primeiro tpico, o examinando deve informar a ocorrncia de vcio do produto, instituto caracterizado no artigo 18, caput, da Lei 8078/90. Deve explicitar que o defeito contido no espremedor de sucos o torna inadequado ao consumo a que se destina, o que caracteriza seu vcio de qualidade, no se podendo falar em fato no produto, in casu.

No segundo tpico, o candidato deve explicitar que h, por parte do fabricante, obrigatoriedade de manter peas de reposio no mercado (art. 32 do CDC), mas no caso em tela, como se passaram mais de 30 dias que o produto foi para conserto, cabe ao consumidor decidir se quer a troca do produto, abatimento no preo ou devoluo do dinheiro, nos termos do art. 18, 1 e 3, Lei 8078/90, razo pela qual se pode afirmar que procedeu equivocadamente o fornecedor ao determinar, sem previamente consultar a consumidora, a substituio do produto.

Item Vcio do produto (0,25). Art. 18, caput, da Lei 8.078/90 (0,25). Necessidade de manter peas de reposio no mercado (0,2) (art. 32, CDC) (0,2). escolha do consumidor trocar o produto, obter abatimento ou devoluo do dinheiro por no ter sido o vcio sanado em at 30 dias (0,2) (art. 18, 1, CDC) (0,15)

Pontuao 0 / 0,25 / 0,5 0 / 0,2 / 0,4 0 / 0,15 / 0,2 / 0,35

Potrebbero piacerti anche